Roteiro de estudos: Teorias Socialistas
1. (Ufsj 2012) Analise as afirmativas abaixo.
I. As revoluções liberais do século XIX foram originadas a
partir das Revoluções Americana (1776), Inglesa (1688) e
Francesa (1789), bem como da Revolução Industrial
Inglesa, que vinha acontecendo desde meados do século
XVIII.
II. As revoluções liberais do século XIX atingiram seu ápice
em 1848, trazendo, além do seu caráter liberal e
burguês, um novo elemento: a participação da classe
operária vinculada à indústria, com tendências
socialistas.
III. As bases do liberalismo defendido pelos revolucionários
liberais do século XIX eram: propriedade privada,
individualismo econômico e liberdade de comércio, de
produção e de contrato de trabalho sem controle do
Estado.
IV. As revoluções liberais do século XIX tiveram caráter
socialista e anarquista e defendiam uma sociedade livre,
sem classes sociais, fim da propriedade privada e da
livre concorrência.
Sobre as revoluções liberais do século XIX, estão CORRETAS
apenas as afirmações:
a) l, II e lV
b) I, II e III
c) I, III e IV
d) II, III e lV
2. (Ufpe 2012) No século XIX, houve mudanças na forma de
pensar as relações políticas e sociais. Observando os
acontecimentos da época, nos diversos campos do saber,
podemos assinalar que:
( ) o pensamento de Auguste Comte se destacou na
formulação das pesquisas científicas, com
repercussões na cultura internacional, embora não
tenha ficado livre de críticas.
( ) os estudos históricos ganharam dinamismo, com
interesses de muitas nações em formar seus acervos
e sedimentar a atividade de intelectuais especialistas.
( ) as teorias de Marx tiveram presença no movimento
dos trabalhadores, incentivando rebeldias e críticas
ao capitalismo.
( ) as teses iluministas foram contestadas amplamente,
com a crise do liberalismo e a ascensão dos partidos
socialistas.
( ) a formação de novos conhecimentos contribuiu
também para fortalecer preconceitos e criar
hierarquias sociais violentas.
3. (Fuvest 2012) O cartaz abaixo parte de uma campanha
sindical pela redução da jornada diária de trabalho, foi
divulgado em 1919 pela União Interdepartamental da
Confederação Geral dos Trabalhadores da
Região do Sena, na França.
Tradução dos escritos do cartaz: “União dos Sindicatos de
Trabalhadores do Sena”. “As 8 horas”. “Operário, a regra foi
aprovada, mas apenas sua ação a fará ser aplicada”.
a) Identifique um elemento visual no cartaz que caracterize
a principal reivindicação dos sindicatos e o explique.
b) Identifique e analise a visão de luta social que a cena
principal do cartaz apresenta.
4. (Fatec 2012) Em 1848, dois jovens revolucionários
alemães escreveram:
“Assim, o desenvolvimento da grande indústria mina sob os
pés da burguesia as bases sobre as quais ela estabeleceu o
seu sistema de produção e de apropriação. A burguesia
produz, antes de mais nada, os seus próprios coveiros. A
sua queda e a vitória do proletariado são igualmente
inevitáveis.”
(Cf. K. Marx-F. Engels. Obras Escolhidas em três tomos.
Lisboa-Moscovo: Edições “Avante!”/Edições Progresso,
1982.)
Esse texto expressa princípios da ideologia
a) fascista.
b) capitalista.
c) comunista.
d) iluminista.
e) darwinista.
5. (Ufmg 2012) Observe este cartaz comemorativo da
Comuna de Paris:
A partir da análise desse cartaz e considerando outros
conhecimentos sobre o assunto,
a) Descreva o contexto histórico que motivou a revolta que
deu origem à Comuna de Paris, em 1871.
b) Cite duas medidas adotadas pelo governo constituído
pela Comuna de Paris.
c) Explique como cada um dos dois elementos
representados no cartaz – a mulher e os dois homens –
se relaciona com o contexto da Comuna de Paris.
6. (Uespi 2012) A modernidade não se fez sem a
multiplicidade de saberes e o confronto de concepções de
mundo. Por exemplo, no século XIX, o movimento
romântico:
a) incentivou ideais nacionalistas e construiu críticas ao
Iluminismo.
b) negou as principais teorias de Rousseau e dos filósofos
idealistas.
c) foi contra as tradições populares, o que favoreceu a
escolha de caminhos elitistas.
d) aceitou muitas regras do classicismo, desprezando o
individualismo burguês.
e) anulou a importância da memória histórica e do apego às
tradições.
7. (Uespi 2012) O capitalismo se propagou em busca de
mercados e de novas técnicas de produção. No entanto, o
progresso desejado não atingia a todos e provocava
desigualdades. Uma crítica radical ao capitalismo se
expressou na obra de Marx, que:
a) renovou a concepção econômica da época, negando
todos os princípios defendidos pelos economistas
clássicos e fisiocratas.
b) formulou propostas de revoluções sociais que lembram
as teses anarquistas mais comuns no movimento
bolchevique.
c) definiu utopias importantes para resolver as questões da
desigualdade social, adotadas, com coerência, pelo
socialismo no século XX.
d) acusou a existência de exploração do trabalho humano,
que trazia dificuldades sociais para a maioria de
população.
e) defendeu a organização da classe operária em sindicatos
urbanos com a finalidade de constituir seus movimentos
de reivindicação.
8. (Espm 2011) Em conjunto com as grandes
transformações econômicas, políticas e sociais do século
XIX, surgiram doutrinas e correntes ideológicas. Uma delas
foi o Anarquismo que pregava:
a) o respeito à propriedade privada, o controle demográfico
e a observância da lei natural da oferta e da procura;
b) a revolução socialista, o controle do Estado pela ditadura
do proletariado, o comunismo;
c) a erradicação do Estado, das classes, das instituições e
tradições visando à imediata instalação do comunismo;
d) a necessidade de um contrato entre os governados e o
Estado, o imperativo da moral e do bem comum como
fundamentos do poder político;
e) a religião como instrumento de reforma e justiça social,
além da formação de comunidades coletivistas.
9. (Unicamp 2011) A história de todas as sociedades tem
sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo
despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania
política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta
e direta substituiu a exploração velada por ilusões
religiosas.
A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas
formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou
filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o
seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que
ele contrai que determinam a sua consciência.
(Adaptado de K. Marx e F. Engels, Obras escolhidas. São
Paulo: AlfaÔmega, s./d., vol 1, p. 21-23, 301-302.0
As proposições dos enunciados acima podem ser
associadas ao pensamento conhecido como
a) materialismo histórico, que compreende as sociedades
humanas a partir de ideias universais independentes da
realidade histórica e social.
b) materialismo histórico, que concebe a história a partir da
luta de classes e da determinação das formas ideológicas
pelas relações de produção.
c) socialismo utópico, que propõe a destruição do
capitalismo por meio de uma revolução e a implantação
de uma ditadura do proletariado.
d) socialismo utópico, que defende a reforma do
capitalismo, com o fim da exploração econômica e a
abolição do Estado por meio da ação direta.
10. (Ufjf 2010) Entre fins do século XIX e as primeiras
décadas do século XX, os trabalhadores se organizavam na
defesa de seus interesses. Com base em seus
conhecimentos sobre o tema, marque a alternativa
INCORRETA.
a) A Comuna de Paris foi um movimento social ocorrido ao
final do século XIX, que resultou na organização de um
governo popular na França, inspirado sobretudo pelos
ideais anarquistas e socialistas.
b) A I Internacional, fundada em Londres em 1864,
expressou uma das estratégias de luta dos
trabalhadores, que consistia na organização de
associações nacionais e internacionais.
c) As greves de 1918 e 1919, ocorridas no Brasil,
constituíram-se em exemplos de resistência operária, na
maior parte das vezes, duramente reprimidas pelas
autoridades policiais.
d) Entre as conquistas obtidas pela luta dos trabalhadores
podemos destacar o fordismo nos Estados Unidos e o
corporativismo sindical no Brasil.
e) Em geral, o movimento operário ocorrido neste período
foi inspirado pelas ideias anarquistas e socialistas, que
remontavam às teses de Bakunin e Marx,
respectivamente.
11. (Uff 2010) “Os libertários – anarquistas e
anarcossindicalistas – concentram sua atuação na vida
educativa, feita através da propaganda escrita e oral –
jornais, livros, folhetos, revistas, conferências, comícios,
além de festas, piqueniques, peças teatrais –, no sentido de
disseminar o ideal libertário de emancipação social (...)”
SFERRA, Giuseppina. Anarquismo e Anarcossindicalismo.
São Paulo: Ática, 1987, p. 21.
Tomando como referência o fragmento de texto acima:
a) indique duas ideias ligadas ao movimento anarquista na
Europa do século XIX;
b) analise a concepção de Estado defendida pelos
anarquistas.
12. (Ufg 2010) Leia o texto a seguir.
Viva o Esporte Proletário!
A necessidade de esporte para a juventude é um
fato incontestável.
A burguesia se aproveita desse fato para canalizar
todos os jovens das fábricas para seus clubes.
Que fazem os jovens nos clubes burgueses?
Defendem as cores desses clubes. Se o clube é de
uma fábrica, é o nome e a cor da fábrica que defendem; a
burguesia cultiva neles a paixão e a luta contra a juventude
de outras empresas […]
Todo operário footballer deve ingressar nos clubes
proletários.
O trabalhador gráfico. 25 jun. 1928.
Apud DECCA, Maria
Auxiliadora Guzzo de. Indústria, trabalho e cotidiano. Brasil
– 1889 a 1930. São Paulo: Atual, 1991. p. 71. (Adaptado).
O fragmento do jornal conclama a uma prática organizativa
própria do movimento anarquista brasileiro, segundo a qual
a) o exercício físico seria o meio para o fortalecimento do
espírito dos militantes.
b) a militância política deveria ser exercida em todas as
dimensões da vida do trabalhador.
c) a participação dos cidadãos nos clubes de futebol das
fábricas reforçaria a harmonia social.
d) a aliança proletário-burguesa deveria ser buscada por
intermédio das práticas desportivas.
e) os militantes deveriam conscientizar os operários de que
o futebol é um esporte alienante.
13. (UECE 2010) Leia com atenção o texto a seguir.
“Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem
como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua
escolha e sim sob aquelas com que se defrontam
diretamente, legadas e transmitidas pelo passado”.
MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Louis Bonaparte. São
Paulo: Centauro, 2006.
Baseado no texto, assinale a afirmação verdadeira.
a) A história não é construída pelos homens porque ela é
pré-definida pelo destino.
b) A história permite perceber que a realidade depende
unicamente das escolhas dos homens.
c) A história é feita pelos homens dentro de
condicionamentos herdados do passado.
d) A história não é feita pelo passado e sim pelas
circunstâncias das escolhas.
14. (Enem 2ª aplicação 2010) O movimento operário
ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável
no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de
classe e a ambição de classe. Os pobres então se
organizavam em uma classe específica, a classe operária,
diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A
Revolução Francesa lhes deu confiança: a Revolução
Industrial trouxe a necessidade da mobilização
permanente.
HOBSBAWN, E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e
Terra, 1977.
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e
Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a
“confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do
significado da vitória revolucionária sobre as classes
dominantes, a “necessidade da mobilização permanente”,
trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão
de que
a) a competitividade do trabalho industrial exigia um
permanente esforço de qualificação para o
enfrentamento do desemprego.
b) a completa transformação da economia capitalista seria
fundamental para a emancipação dos operários.
c) a introdução das máquinas no processo produtivo
diminuía as possibilidades de ganho material para os
operários.
d) o progresso tecnológico geraria a distribuição de
riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos
novos tempos industriais.
e) a melhoria das condições de vida dos operários seria
conquistada com as manifestações coletivas em favor
dos direitos trabalhistas.
15. (Uerj 2010) Socialista surgiu como descrição filosófica
em princípios do século XIX. Sua raiz linguística era o
sentido desenvolvido de social.
A distinção decisiva entre socialista e comunista, como em
certo sentido esses termos são hoje comumente utilizados,
veio com a mudança de nome, em 1918, do Partido
Operário Socialdemocrata Russo para Partido Comunista
Panrusso. Dessa época em diante, uma distinção entre
socialista e comunista tornou-se amplamente vigente.
RAYMOND WILLIAMS Adaptado de “Socialista”. In:
Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São
Paulo: Boitempo, 2007.
Na história europeia, durante o século XX, estabeleceu-se
uma diferença entre socialismo e comunismo relacionada
ao seguinte aspecto:
a) crítica dos valores liberais
b) controle da indústria pelo Estado
c) defesa da ditadura do proletariado
d) importância do sentimento patriótico
16. (UNESP) Leon Trotski argumentava em 1904
que a tese política defendida por Lênin poderia "conduzir a organização do partido a
substituir o partido, o Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um 'ditador' a
substituir o Comitê central".
(Trotski, "NOSSAS TAREFAS
POLÍTICAS", Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra).
Assinale a alternativa com o nome
do responsável pelo regime que, na prática, confirmou a previsão de Trotski.
a) Bukharin.
b) Stalin.
c) Kalinin.
d) Brejnev.
e) Molotov
17. (FATEC) "A queda da
burguesia e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis (...). Os
proletários nada têm a perder com ela, a não ser as próprias cadeias. E têm um
mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos".
Esse trecho, extraído do
Manifesto Comunista de Marx e Engels, foi escrito no contexto histórico marcado
a) pelo acirramento das
contradições políticas, econômicas e sociais decorrentes do processo conhecido
como Revolução Industrial.
b) pelos conflitos entre
trabalhadores e patrões que começaram a pontuar os países capitalistas a partir
da ocorrência da Revolução Russa.
c) pela afirmação dos Estados
Unidos como potência imperialista com interesses econômicos e políticos em
várias regiões do planeta.
d) pelo confronto entre vassalos
e suseranos, no momento de ápice da crise do modo de produção feudal e de
enfraquecimento da autoridade religiosa.
e) pelo incremento das
contestações populares às diretrizes
políticas implantadas pelos regimes autoritários que floresceram na Europa, na
primeira metade do século XX.
18. (FGV) Considere os seguintes
itens:
I. "... nasceu de um
movimento espontâneo de massas e não de um plano ou de um programa previamente
elaborado por um partido operário..."
II. "... revelou a tendência
da classe operária para ultrapassar o estágio puramente econômico da sua luta
(...) combinando simultânea e constantemente reivindicações econômicas e
reivindicações políticas..."
III. "... refletiu a
tendência da classe operária para destruir o aparelho do Estado burguês, para
substituir a democracia burguesa por uma forma superior de democracia..."
IV. "... conduziu a classe
operária, pela primeira vez, à conquista do poder político, ainda que na área
de uma única cidade..."
I, II, III e IV referem-se
a) à Comuna de Paris, que resumiu
todas as tendências que estavam na origem e na primeira expansão do movimento
operário moderno.
b) ao Ludismo, que representou
uma forma de resistência clara à disciplinação do trabalho imposto pelo sistema
fabril.
c) ao Cartismo, que resultou da
conscientização da classe operária que passou a exigir melhores condições de
trabalho.
d) às Trade Unions, que se
caracterizaram pelo assistencialismo paternalista.
e) aos Sindicatos Profissionais
de Londres, que surgiram com o objetivo de garantir uma transformação social
ampla.
19. (Fgv) Na distinção entre
'socialistas utópicos e socialistas científicos', são representantes dos
primeiros:
a) L.Bianc, R. Owen e M. Bakunin;
b) C. Fouder, Saint-Simom e F. Engels;
c) M. Bakunin, Proudhon e A. Bebel;
d) R. Owen, F. Engels e A. Bebel;
e) L. Blanc, Saint-Simom e
Proudhon.
20. (FGV) Leia com atenção as
proposições abaixo:
I. "A história de qualquer
sociedade até aos nossos dias foi apenas a história da luta de classes. Homem
livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre e companheiro, numa
palavra opressores e oprimidos em oposição constante, desenvolveram uma guerra
que acabava sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade
inteira, ou pela destruição das duas classes em luta."
II. "Se me pedissem para
responder à pergunta - 'O que é a escravidão?' e eu respondesse numa só
palavra: 'Assassinato!', todos entenderiam imediatamente o significado da minha
resposta. Não seria necessário utilizar nenhum outro argumento para demonstrar
que o poder de roubar um homem de suas idéias, de sua vontade e sua personalidade
é um poder de vida ou morte e que escravizar um homem é o mesmo que matá-lo.
Por que, então, não posso responder da mesma forma a essa outra pergunta: 'O
que é a propriedade?' com uma palavra só: 'Roubo'."
Assinale a alternativa CORRETA:
a) A primeira proposição reproduz
um trecho de uma das mais importantes obras do filósofo alemão Karl Marx, que
serviu de base para a ideologia liberal desenvolvida no século XIX.
b) A segunda proposição refere-se
ao manifesto cristão proposto por bispos da Igreja, indignados com a miséria
que assolava as classes trabalhadoras européias no século XIX.
c) A "luta de classes"
é um dos principais aspectos da doutrina marxista e a definição da
"propriedade como um roubo" tornou-se um dos principais lemas do
anarquismo desde o século XIX.
d) A segunda proposição é de
Joseph Proudhon, teórico liberal francês, indignado com a escravidão ainda
praticada em determinados continentes no século XIX.
e) A segunda proposição refere-se
à região da Palestina na perspectiva sionista, desenvolvida na Europa ao final
do século XIX.
21. (Mackenzie) No século XIX, o
mundo do trabalho fez surgir novas perspectivas para a compreensão da sociedade
contemporânea. O Manifesto Comunista (1848), de Marx e Engels, indica a mudança
de concepções abstratas e utópicas sobre a sociedade, para outras mais
concretas e combativas.
(Carlos Guilherme Mota)
Sobre Karl Marx e Friedrich
Engels é INCORRETO afirmar.
a) A obra que sintetizou as suas
teorias econômicas, sociais, políticas e culturais foi O Capital, que retomava
a tradição do pensamento dialético, aprofundando-o na linha do Materialismo
Histórico.
b) A sociedade capitalista é
contraditória, uma vez que produz um trabalho excedente que jamais retorna ao
trabalhador, isto é, a mais valia.
c) Formularam um socialismo de um
novo tipo, baseado na concepção de que o capitalismo deve progressiva e
pacificamente evoluir para o socialismo.
d) Criticavam os socialistas
Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, que não se baseavam, como eles, num
estudo científico da história para aprender as leis da sociedade e da economia.
e) As lutas de classes entre
proprietários e trabalhadores eram percebidas por eles como uma contradição
fundamental do sistema capitalista e que levariam à abolição da ordem burguesa
e do Estado que sobre ela se sustentava.
22. (Mackenzie) Os primeiros
socialistas, ao formularem profundas críticas ao progresso industrial, estavam
ainda impregnados de valores liberais. Atacando os grandes proprietários, mas
tendo, em geral, muita estima pelos pequenos, esses teóricos acreditavam que
pudesse haver um acordo entre as classes.
Cláudio Vicentino e Gianpaolo
Dorigo
Os historiadores acima estão se
referindo aos:
a) socialistas científicos.
b) socialistas utópicos.
c) anarquistas.
d) marxistas.
e) socialistas liberais.
9. (Pucmg) Na segunda metade do
século XIX, surgiu o "socialismo científico", cujo teórico mais
importante foi Karl Heinrich Marx. São elementos fundamentais do pensamento
marxista, EXCETO:
a) o materialismo dialético.
b) a interpretação econômica da
história
c) o conceito de luta de classes.
d) a teoria da mais-valia.
e) o princípio de não-intervenção
estatal.
23. (Pucmg) A primeira
"Internacional", ou seja, associação mundial de trabalhadores foi
criada em Londres, no ano de 1864, por Marx e Engels e aglutinava entidades
operárias de toda a Europa, de tendências político-ideológicas as mais
variadas. Em 1876, essa organização dissolveu-se, em parte, pelas agudas
divergências entre:
a) anarquistas e marxistas.
b) revisionistas e
revolucionários.
c) trotskistas e stalinistas.
d) socialistas e comunistas.
24. (Pucmg) O chamado socialismo
científico, formulado por Marx e Engels no século XIX, propunha:
a) a superação do capitalismo
pela ação revolucionária dos trabalhadores, aglutinados em torno da
Internacional Socialista.
b) a redução do papel do Estado
na economia para efetivar o controle direto pelo proletariado sobre os meios de
produção.
c) a supressão de toda legislação
trabalhista e social, tida como mecanismo de alienação e cooptação do
proletariado.
d) a realização de sucessivas
reformas na estrutura capitalista, possibilitando a gradativa implantação do
comunismo avançado.
25. (Pucmg) No início do século
XIX, um grupo de operários ingleses liderados por Ned Ludlam organizou um
movimento de protesto contra as precárias condições de vida e trabalho do
proletariado. O ludismo caracterizou-se:
a) pela tomada do poder e
instalação de um governo revolucionário que suprimiu a propriedade particular e
estimulou a criação de cooperativas.
b) pela elaboração da chamada
Carta do Povo exigindo do Parlamento britânico a realização de uma série de
reformas sociais e políticas.
c) pela destruição de máquinas e
equipamentos industriais considerados responsáveis pelo crescente desemprego e
depauperação dos trabalhadores.
d) pela constituição de uma
poderosa estrutura sindical e partidária, que permitiu a organização do
proletariado e o aumento de sua força política.
26. (Pucpr) Como o Marxismo, o
Anarquismo foi um movimento contrário ao Capitalismo. Talvez mais radicais que
os marxistas, os anarquistas desejavam a destruição do Estado, que deveria ser
substituído pela cooperação de grupos associados.
No Paraná, no século XIX, o
agrônomo e músico italiano Giovanni Rossi fundou uma experiência anarquista em:
a) Palmeira - Colônia Cecília
b) Cerro Azul - Colônia Assungui
c) Paranaguá - Colônia Superagüi
d) Colombo - Colônia Alfredo
Chaves
e) Santa Felicidade - Colônia
Senador Dantas.
27. (Ueg) O movimento operário
europeu conheceu, durante o século XIX, períodos de ascensão e refluxo,
vinculados, em certa medida, ao emprego progressivo de máquinas no processo
produtivo, que levou à substituição gradual da mão-de-obra operária.
Com base no exposto, julgue as
proposições que se seguem:
I. O ludismo, no início do século
XIX, propunha-se a resolver o problema da miséria social através da destruição
do maquinário. Essa iniciativa possibilitou a resolução parcial da crise, visto
que os trabalhadores foram beneficiados com leis mais flexíveis no que se
refere à redução de sua carga de trabalho.
II. O cartismo, movimento popular
que reivindicava reformas nas condições de trabalho e direitos políticos para
os trabalhadores, representou uma das primeiras manifestações organizadas do
operariado inglês.
III. As revoluções de 1848
representaram uma novidade para o panorama político europeu, resultando na
emergência de ideologias políticas heterogêneas, tais como nacionalismo,
liberalismo e socialismo.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I e II
são verdadeiras.
b) Apenas as proposições II e III
são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III
são verdadeiras.
d) Apenas a proposição I é
verdadeira.
e) Todas as proposições são
verdadeiras.
28. (Uerj) Os anarquistas,
senhores, são cidadãos que, em um século em que se prega por toda a parte a
liberdade das opiniões, acreditam ser seu dever recomendar a liberdade
ilimitada. (...)
Os anarquistas propõem-se, pois,
a ensinar ao povo a viver sem governo, da mesma forma como ele começa a aprender
a viver sem Deus.
Declaração dos Anarquistas, 1883.
(VOILLIARD, Odette et alii.
Documents d'Histoire Contemporaine (1851-1971). Paris: Armand Colin, 1964.)
No texto acima, está apresentado
o seguinte princípio do anarquismo:
a) rejeição do poder instituído,
negando a necessidade do Estado
b) recusa das eleições,
substituindo-as pelo sindicalismo revolucionário
c) fim do Estado e da Igreja,
pregando sua substituição por ações de um cooperativismo associacionista
d) superioridade da ação
profissional sobre a da política, buscando a independência dos partidos
políticos
29. (Ufmg) Leia o texto.
"O bem estar de grande
número, único fim legítimo, deve ser a única preocupação também do governo.
Como preliminar essencial a estas reformas e a outras para assegurar ao povo os
meios pelos quais seus interesses poderão ser eficazmente defendidos e
assegurados, pedimos que, na confecção das leis, a voz de todos possa, sem
entraves, ser ouvida."
(PETIÇÃO CARTISTA, Inglaterra,
1838)
Todas as alternativas apresentam
reformas defendidas pelo Movimento Cartista, EXCETO:
a) A abolição do voto censitário.
b) A extinção do bicameralismo.
c) A realização de eleições
anuais.
d) O pagamento aos deputados.
e) O sufrágio universal.
30. (Ufmg) Em 1891, o Papa Leão
XIII editou um documento - a encíclica "Rerum Novarum" - que deixou
marcas profundas na Igreja Católica. A importância desse documento transcende
os muros da Igreja, haja vista que ele redefiniu o pensamento católico e o modo
como essa Instituição se relacionava com as sociedades em que atuava.
Considerando-se a influência da
"Rerum Novarum", é CORRETO afirmar que essa encíclica
a) significou uma condenação
vigorosa da guerra e do colonialismo, pela manifestação do pacifismo e do
humanismo inerentes aos valores cristãos.
b) deu origem ao pensamento
social católico, a partir do impacto da expansão do capitalismo e do
crescimento do ideário socialista.
c) transformou a Igreja em aliada
do movimento fascista, abrindo caminho para a Concordata entre o Papa e o
Estado italiano.
d) representou uma tomada de
posição do Vaticano contra a religião muçulmana, que crescia em ritmo acelerado
e ameaçava a posição hegemônica do catolicismo.
31. (Ufpe) A consolidação da
sociedade capitalista foi o resultado de muitas lutas e confrontos entre
projetos políticos dos mais diversos. O século XIX foi cenário privilegiado
desses confrontos e do surgimento de propostas que denunciavam as injustiças
sociais trazidas pela ordem capitalista, entre elas, a proposta dos anarquistas
que defendiam:
( ) a socialização da propriedade
territorial e a instalação de governos centralizados comandados por operários.
( ) o fim das hierarquias políticas, com a
formação de governos formados por assembleias populares socialistas compostas
de líderes dos partidos políticos.
( ) a vitória dos ideais socialistas
divulgados pelo Manifesto Comunista de 1848, escrito por Marx e Engels.
( ) a destruição do estado burguês e o fim
da propriedade privada dos meios de produção.
( ) uma ação revolucionária contra os
desmandos do capitalismo e a construção de uma outra sociedade justa e
igualitária.
32. (Ufpr) No filme
"Matrix" (1999), dos irmãos Andy e Larry Wachowski, a vida humana não
passa de uma ilusão, pois os seres humanos vivem ligados às máquinas como
baterias de um amplo sistema de controle tecnológico. Esse filme suscitou
inúmeras reflexões e debates de natureza filosófica e religiosa, mas um aspecto
que merece ser destacado é o político, pois é um filme que apresenta uma visão
pessimista e antiutópica do futuro humano. Contudo, muito antes dos filmes de
ficção científica, as esperanças e os desejos de uma sociedade ideal já
inspiravam pensadores e escritores, que deixaram em suas obras modelos de transformação
social. Sobre a imaginação utópica e seus fundamentos, é correto afirmar:
a) As obras caracterizadas como
utópicas são assim chamadas devido à sua natureza ficcional, sem nenhuma
relação com a realidade.
b) "A República", obra
utópica escrita por Platão, previa um mundo controlado pelos sacerdotes.
c) Em seu livro "A
Utopia", o humanista inglês Thomas More, ao defender a propriedade privada
e o enriquecimento, tinha como modelo ideal a seguir a sociedade inglesa de sua
época.
d) Durante o século XIX,
multiplicaram-se as utopias de caráter socialista-comunista, como as de Owen,
Saint-Simon e Fourier, enfatizando a transformação das condições materiais da
sociedade.
e) O livro "1984", de
George Orwell, é uma utopia socialista inspirada na Revolução Russa e na
admiração do autor pelo sistema político soviético.
33. (Ufrrj) "A criação de um proletariado
despossuído, (...) cultivadores vítimas de expropriações violentas repetidas,
foi necessariamente mais rápida que sua absorção pela nascentes manufaturas.
(...) Forma-se uma massa de mendigos, ladrões e vagabundos. Desde o final do
século XV e durante todo o século XVI na Europa Ocidental foi criada uma
legislação sanguinária contra o ócio. Os pais da atual classe operária foram
castigados por terem sido reduzidos à situação de vagabundos e pobres. A
legislação os tratava como criminosos voluntários; ela pressupunha que dependia
de seu livre arbítrio continuar a trabalhar como antes."
(MARX, Karl. "O
Capital". Paris, Garnier-Flamarion, 1969.)
As transformações econômicas e
sociais costumam gerar profundas alterações no chamado "mundo do
trabalho". A situação apontada por Marx refere-se ao processo histórico
a) das revoluções
anti-capitalistas, ocorridas na Europa, contra as quais a burguesia determinou
severa repressão.
b) das revoltas operárias, como o
ludismo, voltadas à destruição das máquinas e à exploração por elas causada.
c) da Revolução Francesa, na qual
os trabalhadores foram transformados em massa de manobra dos interesses
burgueses.
d) de cercamento dos campos, com
o deslocamento de um grande contingente de despossuídos da sua área rural de
origem.
e) da Revolução Industrial,
quando os criminosos eram expulsos das fábricas e proibidos de trabalhar em
outra ocupação, pela legislação vigente.
34. (ENEM) Na produção social que os homens
realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes
de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de
desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas
relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre
o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem
determinadas formas de consciência social.
MARX, K. Prefácio à Crítica da
economia política. In. MARX,
K. ENGELS F. Textos 3. São Paulo. Edições Sociais, 1977 (adaptado).
Para o autor, a relação entre
economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que
A) o proletariado seja contemplado
pelo processo de mais-valia.
B) o trabalho se constitua como o
fundamento real da produção material.
C) a consolidação das forças
produtivas seja compatível com o progresso humano.
D) a autonomia da sociedade civil
seja proporcional ao desenvolvimento econômico.
E) a burguesia revolucione o
processo social de formação da consciência de classe.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[B]
A afirmação IV está incorreta, pois as revoluções liberais do
século XIX tiveram caráter nacionalista e liberal. Não
visavam abolir a propriedade privada e estimulavam a livre
concorrência.
Resposta da questão 2:
V - V - V - F - V.
O pensamento de Augusto Comte deu origem ao
positivismo e refletiu a modernização da França no século
XIX. O racionalismo e o cientificismo se fortaleceram e,
consequentemente, as ciências humanas também, que se
tornaram mais especializadas. O movimento socialista
ganhou maior expressão após 1848, quando foi publicado o
“Manifesto Comunista” de Marx. Os ideais iluministas se
fortaleceram e se consolidaram como base do pensamento
liberal e dos governos burgueses que se formaram e
consolidaram na época. Contraditoriamente, a ciência foi
utilizada para ampliar o preconceito, processo conhecido
como “darwinismo social”.
Resposta da questão 3:
a) O relógio do cartaz marca oito horas, numa alusão à
principal reivindicação dos trabalhadores franceses
naquele momento: a jornada de trabalho de oito horas.
Desde a primeira Revolução Industrial, quando a jornada
de trabalho chegava a 15 horas diárias, os operários
procuraram se organizar e reduzi-la, como forma de
melhorar o padrão de vida.
b) A principal cena de luta social é identificada pelos dois
grupos de operários puxando os ponteiros do relógio. Os
dizeres do cartaz nos dão a ideia de seu significado: apenas
com a aliança e organização dos trabalhadores a lei
aprovada será efetivamente cumprida.
Resposta da questão 4:
[C]
Karl Marx e Friedrich Engels, fundadores do movimento
socialista moderno, trouxeram à tona os interesses
antagônicos entre as classes sociais (burguesia versus
proletariado) e a apresentaram uma nova doutrina social: o
comunismo.
Resposta da questão 5:
a) A Comuna de Paris foi uma insurreição operária de
março a maio de 1871, quando o novo governo francês,
liderado por Adolphe Thiers, subordinou-se às exigências
de Bismark, após a vitória prussiana sobre a França. Se,
para os alemães o momento representa a conclusão da
unificação, para os franceses representou o fim da
ditadura de Napoleão III e a perda de territórios.
b) Influenciado por ideias socialistas, o governo da Comuna,
instituído em março de 1871, adotou um conjunto de
medidas que buscaram favorecer as massas
trabalhadoras, destacando-se a abolição do trabalho
noturno, a redução da jornada de trabalho, a concessão
de pensão a viúvas e órfãos, a substituição dos antigos
ministérios por comissões eletivas e a separação entre
Igreja e Estado.
c) A figura da mulher popular resgata a imagem tradicional
de “Marienne”, associada à liberdade. É verdade que
Marienne e a Revolução Francesa são símbolos do
liberalismo burguês, enquanto que, na gravura acima, a
mulher representa a liberdade, sob ponto de vista popular.
Do lado esquerdo há a imagem de um trabalhador urbano
e, do direito, de um trabalhador rural, reforçando o caráter
popular e socialista do movimento.
Resposta da questão 6:
[A]
O iluminismo desenvolveu valores considerados universais,
mas foi criticado por representar valores burgueses e, em
alguns casos, franceses. No século XIX, o romantismo
passou a criticar o desprezo às velhas tradições como
desprezo aos elementos que formam a identidade de um
povo e recuperou algumas tradições para reforçar o
sentimento nacionalista, numa época em que as divisões de
classe se tornavam uma ameaça e a disputa por colônias
reafirmava as divisões econômicas entre as nações.
Resposta da questão 7:
[D]
Na metade do século XIX, Marx lançou a obra “O Manifesto
Comunista” na qual desenvolveu a ideia de que “a história
da humanidade é a História da luta de classes”, ou seja,
existem duas classes sociais antagônicas e um processo de
exploração de uma pela outra. No século XIX, a burguesia
controlava o Estado e promovia grande acumulação de
capitais à custa da exploração da classe operária.
Resposta da questão 8:
[C]
A teoria anarquista se desenvolveu no século XIX, em
ruptura com o marxismo (socialismo científico). Os
anarquistas se consideravam comunistas, defendiam uma
sociedade igualitária, porém, negavam a necessidade de
um partido político para comandar a revolução e um novo
Estado. Os anarquistas defendiam a supressão do Estado e
a “autogestão” das sociedades.
Resposta da questão 9:
[B]
O Marxismo ou materialismo histórico compreende a
história da humanidade como a história da luta de classes,
definidas pela propriedade dos meios de produção e pela exploração de uma classe sobre a outra. Baseia-se numa
análise das condições materiais das sociedades humanas
como determinantes para a compreensão de suas formas
políticas e religiosas.
Resposta da questão 10:
[D]
A questão se torna mais difícil por se tratar de um assunto
pouco abordado nas aulas de História: o movimento
operário e as ideias sociais e políticas do século XIX.
Comuna de Paris, I Internacional, greves de 1918 no Brasil,
anarquismo e socialismo são exemplos de luta operária
nesse período. A alternativa [D] está totalmente
equivocada: primeiro porque o fordismo foi um modelo de
exploração da classe trabalhadora, pois desenvolveu a linha
de montagem e tornou o operário mais preso à máquina;
segundo porque o corporativismo sindical no Brasil foi uma
expressão do sindicalismo pelego da Era Vargas que em
nada contribuía para a classe operária, mas estava a serviço
do governo, sobretudo do Estado Novo.
Resposta da questão 11:
a) Várias ideias podem ser associadas aos anarquistas na
Europa do século XIX dentre elas a de que a educação deve
ser um agente revolucionário e ter como objetivo destruir
tudo que oprime e explora o ser humano. Outra ideia
central do movimento anarquista é a da primazia do
indivíduo sobre a sociedade, da qual decorre a noção de
que o indivíduo é único e que possui, por sua natureza,
direitos que não podem ser discutidos por nenhuma forma
de organização social. O movimento também se posiciona
contra o sistema de representação característico das
democracias liberais, afirmando a ação direta do indivíduo
na sociedade. As ideias anarquistas também contemplam a
crítica a todas as formas de preconceitos morais e
ideológicos, com isso pretendiam fazer do indivíduo um ser
sem condicionamentos mentais, garantindo a sua total
liberdade.
Desse modo, podemos sintetizar assim essas ideias: defesa
de uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos,
solidariedade, coexistência harmoniosa, propriedade
coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e
coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
b) Os anarquistas defendem que em lugar de se
apoderarem do Estado, os trabalhadores devem lutar pela
sua abolição radical e imediata. Da mesma forma,
acreditam que deve ser abolido todo o tipo de autoridade
política opressora da liberdade humana. Preconizam a
autogestão. E também concordam com a organização dos
indivíduos.
Essa organização deve levar em conta a ação consciente e
voluntária de seus membros, promovendo a total igualdade
de modo a limitar as formas tradicionais de domínio
político. Os anarquistas defendem desde o século XIX a
criação de sociedades mutualistas, cooperativas,
associações de trabalhadores (sindicatos e confederações),
escolas, colônias e experiências de autogestão.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
Sferra, Giuseppina. Anarquismo e Anarcossindicalismo. São
Paulo, Ática, 1987.
Addor, Carlos. A insurreição anarquista no Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro, Dois Pontos, 1986.
Anarquismo é uma filosofia política surgida no século XIX
que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a
eliminação total de todas as formas de governo
compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra
qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja
livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de
organizações libertárias.
A consolidação dos seus ideais se baseia numa série de
debates em torno da forma mais adequada para se alcançar
e se manter uma sociedade anárquica. Eles perpassam a
necessidade ou não da existência de uma moral anarquista,
de uma plataforma organizacional, questões referentes ao
determinismo da natureza humana, modelos educacionais
e implicações técnicas, científicas, sociais e políticas da
sociedade pós-revolução.
Resposta da questão 12:
[B]
O anarquismo é uma teoria de origem socialista, que
pressupõe a divisão da sociedade em classes sociais
antagônicas e nega as paixões nacionalistas. Para o autor,
mesmo no esporte existem os interesses de classe e os
jovens esportistas proletários devem perceber os interesses
da burguesia em atraí-los e iludi-los através do futebol;
portanto, devem participar efetivamente dos clubes
proletários, fiéis à sua classe social.
Resposta da questão 13:
[C]
A resposta exige a interpretação correta do trecho
escolhido e a associação com o pensamento marxista,
segundo o qual a compreensão das circunstâncias
transmitidas pelo passado é fundamental para a sua
transformação através de uma ação revolucionária.
Resposta da questão 14:
[B]
A Revolução Industrial foi responsável por novas formas de
exploração dos trabalhadores, daí a necessidade de
organização da nova classe que se formou. No entanto, vale
à pena destacar que o autor, reconhecido historiador de
formação marxista, pressupõe a mobilização permanente
da classe operária não para mudar o capitalismo, mas para
destruí-lo.
Resposta da questão 15:
[C]
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de
organização econômica que estabelece a propriedade e a
administração coletiva dos meios de produção e
distribuição dos bens e de uma sociedade caracterizada
pela igualdade de oportunidade e meios para todos os
indivíduos.
O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo
origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da
classe trabalhadora que criticavam os efeitos da
industrialização e da propriedade privada sobre a
sociedade. Karl Marx afirmava que o socialismo seria
alcançado através da luta de classes e de uma revolução do
proletariado, tornando-se a fase de transição do
capitalismo para o comunismo, entendido como a
plenitude da sociedade igualitária.
Resposta da questão 16:[B]
Características principais do Stalinismo:
- Ditadura burocrática do regime de
partido único;
- centralização dos processos de
tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
- burocratização do aparelho
estatal;
- completa eliminação de quaisquer
formas de oposição;
- culto à personalidade do(s)
líder(es) do Partido e do Estado;
- intensa presença de propaganda
estatal e exacerbado nacionalismo;
- censura aos meios de comunicação
e expressão;
- perseguição das religiões e
igrejas estabelecidas (ver: Ateísmo marxista-leninista);
- coletivização obrigatória dos
meios de produção agrícola e industrial;
- militarização da sociedade e dos
quadros do Partido.
Resposta da questão 17:[A]
Resposta da questão 18:[A]
Resposta da questão 19:[E]
Resposta da questão 20:[C]
Resposta da questão 21:[C]
Resposta da questão 22:[B]
Resposta da questão 23:[É]
Resposta da questão 24:[A]
Resposta da questão 25:[A]
Resposta da questão 26:[C]
Resposta da questão 27:[A]
Resposta da questão 28:[B]
Resposta da questão 29:[A]
Resposta da questão 30:[B]
Resposta da questão 30:[B]
Resposta da questão 31:F F F V V
Resposta da questão 32:[D]
Resposta da questão 33:[D]
Resposta da questão 34:[B]
Segundo Karl Marx e Friedrich
Engels, o trabalho seria a expressão da vida humana, ou seja, por meio do trabalho o homem transforma a natureza e a si
mesmo. Essa condição foi alterada na sociedade capitalista, em que o homem
passa a explorar a força de trabalho do outro homem.
Muito obrigado, António Batalha! Um abraço.
ResponderExcluirLegal, Antônio! Que bom que gostaste do blog!
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