quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Confira a correção da prova de História geral (Primeiro ano)

Confira a correção da avaliação de História (primeiro ano)
Terceiro bimestre


1. (Ufc) Observe o comentário abaixo apresentado:
" ... Os Mosteiros eram em primeiro lugar casas, cada uma abrigando sua "família" ...os mais abundantes recursos convergiam para a instituição monástica, levando-a aos postos avançados do progresso cultural."
(Fonte: DUBY, Georges: "História da Vida Privada" 2: da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 52)

Cite as razões de os mosteiros serem considerados "postos avançados do progresso cultural".


resposta:
Os Mosteiros medievais constituíam locais de oração e trabalho. Tornaram-se centros culturais, pois em suas bibliotecas foram preservadas obras de autores clássicos, fundamentais para a compreensão da Cultura greco-romana.

2. (Mackenzie) "... Deus tinha distribuído tarefas especificas a cada homem; uns deviam orar pela salvação de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religião e da guerra. Este padrão, que rapidamente marcou a consciência coletiva, apresentava uma forma simples e em conformidade com o plano divino e assim sancionava a desigualdade social e todas as formas de exploração econômica..."
Georges Duby

Assinale a alternativa na qual as relações feudais de produção NÃO correspondem ao texto.
a) O trabalho no manso senhorial chamava-se corvéia e constituía uma das bases da relação servil.
b) As famílias camponesas cultivavam seus lotes de terra, extraindo deles o necessário para a subsistência.
c) A principal unidade econômica de produção dividia-se em três partes distintas, isto é, o manso senhorial, o manso servil e o manso comunal.
d) O sistema individual de cultivo das terras estimulou a produção de excedentes e rendas monetárias.
e) O modo de produção deste período tinha por base o trabalho servil e a economia agrária voltada para a subsistência.


resposta:[D]

3. (Unesp) Leia atentamente o texto. "Servidão: uma obrigação imposta ao produtor pela força e independentemente de sua vontade para satisfazer certas exigências econômicas de um senhor, quer tais exigências tomem a forma de serviços a prestar ou de taxas a pagar em dinheiro ou em espécie."
(Maurice Dobb - A EVOLUÇÃO DO CAPITALISMO)
a) A "corvéia" e a "talha" estavam entre as "exigências econômicas" dos senhores em relação ao servos. Esclareça no que consistiam.
b) O que diferencia a servidão da vassalagem?


resposta:
a) Corveia e talha consistem respectivamente, na obrigação em dias de trabalho e na cessão de parte da produção agrícola, ouseja, no pagamento em espécie.
b) A servidão está relacionada aos camponeses que prestavam serviços e pagavam determinadas obrigações aos senhores feudais em troca de proteca, e a vassalagem consistia num sistema social e econômico que foi usado principalmente na Idade Média onde um indivíduo oferece ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção.

4. (Unicamp) O feudo era a principal unidade de produção da Idade Média.
a) Como se dividia o feudo?
b) Explique a função de cada uma das partes do feudo.


resposta:
a) O feudo se dividia em manso senhorial, manso servil e terras comunais.
b) No manso senhorial os servos trabalhavam gratuitamente algumas vezes por semanas (entre 2 e 3 dias), no manso servil predominavam as atividades agrícolas e nas terras comunais localizavam-se as áreas utilizadas tanto pelos nobres feudais como pelos servos, lá se encontravam os campos e os bosques destinados à caça, atividade nobre.


Questões extras

1. (Ufc) A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham.
Bispo Adalbéron de Laon, século XVI, apud Jacques Le Goff. "A Civilização do Ocidente Medieval". Lisboa: Editorial Estampa, 1984, v.II. p 45-6.

Caracterize a sociedade feudal, destacando a relação entre os que "combatem" (nobreza) e os que "trabalham" (servos).


resposta:

 
A sociedade feudal era estamental, polarizada por senhores e servos e incluindo-se os clérigos, os cavaleiros, os ministeriais e os escravos.
O papel das classes era definido pela Igreja sendo a nobreza senhorial responsável pela proteção dos servos que por seu lado constituíam a classe produtora dos recursos necessários à subsistência das demais classes. 

 
 2. (Unesp) A Idade Média pode ser caracterizada por um longo processo de desenvolvimento e de lenta dissolução das relações servis de produção. Relacione os fatores históricos estruturais e conjunturais que contribuíram e influíram na formação do sistema feudal.


resposta:
Com a decadência do Império Romano e as invasões bárbaras, os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando consigo camponeses (com medo de serem saqueados ou escravizados).E com vários povos bárbaros dominando a Europa Medieval, foi impossível unirem-se entre si e entre os descendentes de nobres romanos, que eram donos de pequenos agrupamentos de terra.Fazendo assim com que surgissem o feudalismo.

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