Saiba mais sobre a Grécia Antiga
Confira as principais características da civilização grega.
Roteiro de estudos: A Antiguidade Clássica – Grécia Antiga
1. (Unesp) "O escravo torna
possível o jogo social, não porque garanta a totalidade do trabalho material
(isso jamais será verdade), mas porque seu estatuto de anticidadão, de
estrangeiro absoluto, permite que o estatuto do cidadão se desenvolva; porque o
comércio de escravos e o comércio simplesmente, a economia monetária, permitem
que um número bem excepcional de atenienses sejam cidadãos."
(Pierre Vidal-Naquet,
TRABALHO E ESCRAVIDÃO NA GRÉCIA ANTIGA.)
Esse desenvolvimento paralelo da
escravidão e da cidadania obrigou os atenienses a realizarem sucessivas
reformas políticas. Discorra sobre o papel de Clístenes nesse processo.
resposta:
Clístenes foi o legislador grego
que chegou ao conceito de democracia apesar de restrita a menos de 10% dos
atenienses.
2. (Unesp 93) A civilização grega
atingiu extraordinário desenvolvimento. Os ideais gregos de liberdade e a
crença na capacidade criadora do homem têm permanente significado. Acerca do
imenso e diversificado legado cultural grego, é correto afirmar que:
a) a importância dos jogos
olímpicos limitava-se aos esportes.
b) a democracia espartana era
representativa.
c) a escultura helênica, embora
desligada da religião, valorizava o corpo humano.
d) os atenienses valorizavam o
ócio e desprezavam os negócios.
e) poemas, com narrações sobre
aventuras épicas, são importantes para a compreensão do período homérico.
resposta:[E]
3. (Unesp 94) As agitações
sociais e políticas vivenciadas pelos atenienses no Século VI a.C. colocaram em
evidência certos legisladores e tiranos. Indique duas contribuições de
Sólon para atenuar os conflitos.
resposta:
Sólon retirou os privilégios dos
primogênitos e limitou as exportações de cereais, incentivou o comércio e acabou
com a escravidão por dívidas.
4. (Unesp 96) "Depois da
colonização grega do século VIII a. C., a riqueza fundiária não mais
representou a única riqueza possível. Ninguém mais podia subestimar a riqueza
mobiliária. Ora, com maior freqüência, esta não chegou às mãos dos nobres,
afastados pelos velhos preconceitos das atividades comerciais e industriais. A
classe dirigente teve de contar com as reivindicações dos novos-ricos encorajados
pelos seus êxitos materiais e que também desejavam participar dos negócios da
cidade."
(André Aymard e
Jeannine Auboyer - O ORIENTE E GRÉCIA ANTIGA, texto adaptado).
O texto faz referência a um dos
fatores da
a) guerra contra os persas.
b) decadência ateniense no
período arcaico.
c) crise do regime aristocrático
nas cidades gregas.
d) queda da monarquia e
implantação da república.
e) criação do tribunato da plebe.
resposta:[C]
5. (Unesp 97) "A
conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da
civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos
arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais do que ruínas. Ao mesmo
tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de uma
técnica de administração, e todas as criações artísticas..."
(Pierre Lévêque, A
AVENTURA GREGA.)
O texto refere-se às invasões
a) persas.
b) germânicas.
c) macedônicas.
d) dórias.
e) cretenses.
resposta:[D]
6. (Unesp 98) "Jamais usam
eles qualquer título, ou modificam as leis:
ocupam o poder e suas vias pelos seus amigos, clientes, seu grupo,
enfim; vigiam e lançam pontos de apoio nas assembléias, tribunais e conselhos,
desenvolvendo uma incômoda inquisição policial; ferozes adversários dos nobres,
confiscam suas terras, condenamnos ao exílio e por vezes executam-nos, em casos
de conspiração; favorecem os marinheiros, artesãos, pequenos proprietários,
realizam um amálgama igualitário das classes e deslocam deliberadamente o
poderio dos genetas e dos 'eupátridas'."
(Paul Petit,
"História Antiga".)
O autor refere-se ao fenômeno da
tirania grega. Tomando como base o texto, caracterize o papel da tirania no
processo de construção da democracia na Grécia.
resposta:
A tirania na Grécia Antiga foi
instalada diante da incompatibilidade dos partidos aristocrático e popular,
sobretudo quanto às reformas reclamadas pelos setores populares que encontravam
resistência dos aristocratas. Os tiranos, em particular Pisístrato, usurparam o
poder com apoio popular fragilizando a aristocracia. Dessa forma, abriram
caminho para a democracia, ao favorecerem a expressão política dos setores
populares.
7. (Unesp 99) Péricles,
governante de Atenas no século V a.C., enaltecendo as glórias da democracia
ateniense, declarou: "O poder está nas mãos não da minoria, mas de todo o
povo, e todos são iguais perante a lei".
(Tucídides.
"Guerra do Peloponeso".)
Na prática da vida política
ateniense, a idéia de democracia na época de Péricles, diferentemente da atual,
significava que:
a) os habitantes da cidade, ricos
e pobres, homens e mulheres, podiam participar da vida política.
b) os escravos possuíam direitos
políticos porque a escravidão constituída por dívida era temporária.
c) os direitos políticos eram
privilégios dos cidadãos e vetados aos metecos, escravos e mulheres.
d) os metecos tinham privilégios
políticos por sustentarem o comércio e a economia da cidade.
e) os pobres e os estrangeiros
podiam ser eleitos para os cargos do Estado porque recebiam remuneração.
resposta:[C]
8. (Unesp 2000) "Existem
numerosos tipos de alimentação que determinam diversos modos de vida, tanto nos
animais como nos homens... Os mais indolentes são pastores...
Outros homens vivem da caça,
alguns por exemplo vivem de pilhagem, outros vivem da pesca: são aqueles que
vivem perto dos lagos, dos pântanos, dos rios ou de um mar piscoso; outros
alimentam-se de pássaros ou de animais selvagens. Mas, de um modo geral, a raça
humana vive, principalmente, da terra e do cultivo de seus produtos."
(Aristóteles, POLÍTICA, séc. IV
a.C.)
a) Qual o conceito de economia
expresso pelo texto de Aristóteles?
b) Aponte uma diferença entre o
conceito de economia de Aristóteles e o conceito de economia no capitalismo.
resposta:
a) O texto de Aristóteles destaca
a economia agropastoril ou de atividades primárias sendo a natureza o meio
fundamental da sobrevivência.
b) Na economia capitalista o
trabalho destaca-se como o meio de sobrevivência ou como principal fonte
geradora de riquezas.
9. (Unesp 2003) A palavra
democracia originou-se na Grécia antiga e ganhou conteúdo diferente a partir do
século XIX. Ao contrário do seu significado contemporâneo, a democracia na
polis grega
a) funcionava num quadro de
restrições específicas de direitos políticos, convivendo com a escravidão,
excluindo do direito de participação os estrangeiros e as mulheres.
b) abrangia o conjunto da
população da cidade, reconhecendo o direito de participação de camponeses e
artesãos em assembléias plebéias livremente eleitas.
c) pregava a igualdade de todas
as camadas sociais perante a lei, garantindo a todos o direito de tomar a
palavra na Assembléia dos cidadãos reunida na praça da cidade.
d) evitava a participação dos
militares e guerreiros, considerando-os incapazes para o exercício da livre
discussão e para a tomada de decisões consensuais.
e) era exercida pelos cidadãos de
maneira indireta, considerando que estes escolhiam seus representantes
políticos por intermédio de eleições periódicas e regulares.
resposta:[A]
10. (Unesp 2004) A oposição entre
gregos e bárbaros motivou explicações e reflexões de diversos autores no
período clássico da Grécia antiga. Esta visão dualista do mundo influenciou os
romanos, herdeiros culturais dos gregos.
A partir destas informações,
responda.
a) Que povo “bárbaro” invadiu, em
duas oportunidades, a península grega, sendo derrotado?
b) Que relação é possível
estabelecer entre a ocupação da Europa pelos "bárbaros" germânicos e
a formação do feudalismo?
resposta:
a) Os persas no contexto
das Guerras Greco-Pérsicas ou Guerras Médicas. A primeira incursão persa na Grécia foi conduzida por Dario I. e a
segunda por Xérxes. Ambos foram derrotados pelos gregos nas Batalhas da
Maratona (490 a.C)
e de Platéia (479 a.C), respectivamente.
b) No contexto da desintegração
do Império Romano, os povos germânicos que se estabeleceram no ocidente, integraram
aos costumes romanos, costumes como o comitatus (fidelidade dos guerreiros ao
um chefe tribal), o beneficium (concessão de terras pelos chefes aos seus colaboradores)
e as imunidades (autonomia dos guerreiros concessionários em seus territórios).
Tais costumes constituíram as bases das relações políticas feudais pautadas nas
relações feudo-vassálicas e na conseqüente descentralização do poder político.
Contribuíram ainda para a estruturação da economia agrária e amonetária do feudalismo.
11. (Unesp 2006) O historiador
ateniense Tucídides, que viveu durante a Guerra do Peloponeso, escreveu sobre
os gregos:
"... antes da Guerra de
Tróia, [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo
não era empregado para designá-la no seu conjunto. [...] O que fica bem
comprovado [nos livros de] Homero: ele que viveu numa época bem posterior à
Guerra de Tróia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos
gregos]. [...]
Não utilizou, também, a expressão
"bárbaros" porque, na minha opinião, os gregos não se encontravam
ainda reunidos [...] sob um único nome que [lhes] permitisse
[diferenciar-se de outros povos].
De qualquer forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos [...]
nada fizeram conjuntamente antes da Guerra de Tróia.
[...] Essa expedição mesma os
reuniu apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se
mais desenvolvida".
(Tucídides. "A
guerra do Peloponeso". Século V a. C.)
Baseando-se no texto, responda.
a) Qual característica política
dos gregos na Antigüidade é apresentada por Tucídides?
b) Por que, apesar da situação
política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?
resposta:
a) Inexistência de unidade
política, pois politicamente os antigos gregos se organizavam em comunidades autônomas,
as cidades-estado.
b) Por que do ponto de vista
étnico e cultural, os gregos apresentavam elementos comuns, tais como a
religião, a língua e organização familiar e econômica.
12. (Unesp 2008) "É preciso
dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza,
[...] [os muito ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados
[...] Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios
tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns, incapazes de
mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se
submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade
despótica."
(Aristóteles, "A
Política".)
Segundo Aristóteles (384-322 a.C.), que viveu em
Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe
a) o confronto social entre ricos
e pobres.
b) a coragem e a bondade dos
cidadãos.
c) uma eficiente organização
militar do Estado.
d) a atenuação das desigualdades
entre cidadãos.
e) um pequeno número de
habitantes na cidade.
resposta:[D]
13. (Unesp 2008) A palavra
colonização deriva do verbo latino "colo", com significado de
"morar e ocupar a terra". Nesse sentido geral, o termo colonização
aplica-se a deslocamentos populacionais que visam ocupar e explorar novas
terras. Nos séculos VIII e VII a.C., os gregos fundaram cidades na Ásia Menor,
na península itálica, na Sicília, no norte da África. Identifique algumas das
características desse processo de colonização que o diferenciam da colonização
realizada pelos europeus no continente americano nos séculos XVI ao XIX.
resposta:
A colonização grega dos séculos
VIII e VII a.C., relacionase ao processo conhecido como "Segunda
Diáspora", vinculado à desintegração do
sistema gentílico (dos genos).
Já a colonização do continente
americano resultou daExpansão Marítimo-Comercial
Européia, inserida no
contexto da transição
feudo-capitalista.No caso da colonização grega,
surgiram cidades-Estado quemantinham relações comerciais com
a metrópole, mas nãose subordinavam à economia da
segunda e a produçãobaseava-se no escravismo antigo. Quanto às colônias americanas da
Idade Moderna, não dispunham de autonomia econômica,
pois estavam inteiramente subordinadas aos
interesses da metrópole.
Nelas empregava-se o trabalho
escravo, porém em moldes capitalistas, isto é, associado à
acumulação primitiva de capitais.
14. (Fuvest 95) "Usamos a
riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória;
entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o
possível para evitá-la... olhamos o homem alheio às atividades públicas não
como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil...
decidimos as questões públicas por nós mesmos, oupelo menos nos esforçamos por
compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é o empecilho à
ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a
hora da ação".
Esta passagem de um discurso de
Péricles, reproduzido por Tucídides, expressa:
a) os valores ético-políticos que
caracterizam a democracia ateniense no períodoclássico.
b) os valores ético-militares que
caracterizaram a vida política espartana em toda a sua história.
c) a admiração pela frugalidade e
pela pobreza que caracterizou Atenas durante a fase democrática.
d) o desprezo que a aristocracia
espartana devotou ao luxo e à riqueza ao longo de toda a sua história.
e) os valores ético-políticos de
todas as cidades gregas, independentemente de sua forma de governo.
resposta:[A]
15. (Fuvest 95) "Então
Alexandre aproximou-se ainda mais dos costumes bárbaros que ele também se
esforçou em modificar mediante a introdução de hábitos gregos, com a idéia de
que essa mistura e essa comunicação recíproca de costumes dos dois povos...
contribuiria mais do que a força para solidificar seu poder..."
(Plutarco, VIDAS
PARALELAS)
O texto trata da política de
conquista de Alexandre o Grande.
a) Quem eram os bárbaros?
b) No que consistiu a sua
política de conquista?
resposta:
a) Bárbaros eram os povos
pertencentes ao Império Persa que Alexandre conquistou.
b) Aproximou-se da cultura dos
povos orientais e introduziu costumes gregos. Essa é a origem da cultura
helenística.
16. (Fuvest 93) Com o advento da
democracia na pólis grega durante o período clássico, foram:
a) abandonados completamente os
ideais de autarquia da pólis, de glorificação da guerra e a visão aristocrática
da sociedade e da política, que haviam caracterizado os períodos anteriores.
b) introduzidos novos ideais
baseados na economia de mercado, na condenação da guerra e na valorização da
democracia, mais condizentes com a igualdade vigente.
c) preservados os antigos ideais
de autarquia, da guerra, da propriedade da terra, do ócio, como valores
positivos.
d) recuperadas antigas práticas
do período homérico -abandonadas no período arcaico - como a escravidão em
grande escala e o imperialismo econômico.
e) adaptados aos antigos ideais
aristocráticos e de autarquia (do período homérico e arcaico) os novos ideais
de economia de mercado do período clássico.
resposta: [C]
17. (Fuvest 92) Explique o
processo de colonização grega,
a) identificando no mapa a seguir
as áreas abrangidas;
b) destacando a contribuição das
novas colônias.
resposta:
a) A colonização deu-se pela
disputa por terras férteis na península grega levando-os a colonizar o Norte da
África, a Magna Grécia e a entrada do Mar Negro.
b) As colônias mantinham
intercâmbio cultural e forneciam alimentos para os peninsulares.
18. (Fuvest-gv 91) "A
Constituição que nos rege nada tem de invejar à dos outros povos; não imita
nenhuma; ao contrário serve-lhes de modelo.
Seu nome é democracia, porque não funciona no interesse de uma minoria
mas em benefício do maior número. Tem por princípio fundamental a
igualdade. Na vida privada, a lei não
faz diferença alguma entre os cidadãos.
Na vida pública a consideração não se ganha pelo nascimento ou pela
fortuna, mas, unicamente, pelo mérito; e não são as distinções sociais, mas a
competência e o talento que abrem o caminho das honrarias. Em Atenas, todos entendem de política e se
preocupam com ela; e aquele que se mantém afastado dos negócios públicos é
considerado um ser inútil. Reunidos em Assembléia; os cidadãos sabem julgar
corretamente quais são as melhores soluções, porque não acreditam que a palavra
prejudique a ação e, pelo contrário, desejam que a luz surja da
discussão."
(De um discurso de
Péricles, apud Tucídites, HISTÓRIA DA GUERRA DO PELOPONESO, século V a.C.)
Este trecho do discurso de
Péricles, que define a democracia ateniense, reflete intensa atualidade em
relação aos estados democráticos contemporâneos. Explique porquê.
resposta:
O Antigo Regime era fundamentado
no poder absoluto dos reis, os súditos não tinham direitos e a sociedade era caracterizada pela
desigualdade. A posição do indivíduo na sociedade dependia do "berço"
(nobreza) ou da "função", no caso do clero. As revoluções liberais,
inspiradas na democracia ateniense,
provocaram mudanças estruturais que contribuíram para a transformação do
súdito em cidadão e determinaram a divisão de poderes (Executivo, Legislativo e
Judiciário). A valorização do indivíduo pela competência e a escolha dos
governantes, através de sufrágio universal em muitas democracias modernas,
reflete a atualidade do texto de Péricles.
19. (Fuvest 88) "Democracia e
imperialismo foram duas faces da mesma moeda na Atenas do século V a.C.".
Tal afirmativa é:
a) correta, já que a prosperidade
proporcionada pelos recursos provenientes das regiões submetidas liberava, aos
cidadãos atenienses, o tempo necessário a uma maior participação na vida
política.
b) falsa, pois aquelas práticas
políticas eram consideradas contraditórias, tanto que fora em nome da
democracia que Atenas enfrentara o poderoso Império Persa nas Guerras Peloponésicas.
c) correta, pois foi o desejo de
manter a Grécia unificada e de estender a democracia a todas suas cidades que
levou os atenienses a se oporem ao imperialismo espartano.
d) falsa, já que o orgulho por
seu sistema político sempre fez com que Atenas ficasse fechada sobre si mesma,
desprezando os contatos com outras cidades-Estado.
e) correta, se aplicada
exclusivamente ao período das Guerras Médicas contra Esparta e sua liga
aristocrática.
resposta: [A]
20. (Fuvest 85) Qual o papel
social dos hilotas em Esparta ?
a) Cidadãos, com todas as funções
políticas, dedicados principalmente às tarefas militares.
b) Estrangeiros, geralmente
comerciantes e artesãos, sem participação política.
c) Servos, em geral trabalhadores
braçais, sem direitos políticos reconhecidos.
d) Governantes de Esparta nos
períodos de guerra e líderes nas Assembléias Gerais dos cidadãos.
e) Responsáveis pelas tarefas
religiosas e membros da Assembléia de Anciãos.
resposta:[C]
21. (Fuvest 85) Nápoles, Paestum,
Síbaris, Tarento, Siracusa e Agrigento eram:
a) colônias troianas, a leste da
Península Grega, constituindo a Grécia da Ásia.
b) colônias fenícias no norte da
África, que constituíam a Grande Cartago.
c) colônias romanas, estabelecidas
ao longo da Península Itálica, formando a Etrúria Latina.
d) colônias gregas, fundadas a
oeste da Península Grega, constituindo a Magna Grécia.
e) colônias persas, no
Mediterrâneo Ocidental, formando a Grande Macedônia.
resposta:[D]
22. (Unicamp 99) "A época arcaica (séculos VIl-VI a.
C.) é talvez o período mais importante da história grega. O período arcaico
trouxe consigo inovações capitais em todos os domínios. A novidade maior é o
desenvolvimento da pólis (cidade-estado grega) cuja característica essencial é
a unificação entre cidade e campo. Outras conquistas da época arcaica foram o
aparecimento da noção de cidadão e a codificação das leis, que limitavam os
poderes arbitrários dos poderosos, a justiça torna-se, portanto, um negócio
público".
(Adaptado de M. Austin e R Vidal-Naquet, "Economia e
Sociedade na Grécia Antiga",Edições 70, s/d)
a) Cite três características da pólis grega.
b) Por que a codificação das leis foi uma etapa importante
na formação da pólis?
resposta:
a) A autonomia política, a origem em bases aristocráticas e
o emprego do trabalho escravo.
b) Porque amenizou as tensões político-sociais entre os
setores aristocrático e popular e definiu o conceito de cidadania estabelecendo
os direitos políticos de determinados grupos sociais.
23. (Fuvest 89) Na Antigüidade, a
Europa mediterrânea e o Oriente Próximo viram o surgimento e o esfacelamento de
diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar que
a) a unidade política acabou
depois de algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade religiosa.
b) a diversidade racial e
cultural enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que pretendiam
estabelecer uma real unidade.
c) os centros políticos
coincidiam sempre com os centros econômicos.
d) com exceção do Império Romano,
todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante luta interna.
e) seus centros dinâmicos
localizavam-se nas zonas litorâneas, por terem economias essencialmente
mercantis.
resposta:[B]
24. (Fuvest 97) Ajudaram os
espartanos a vencer os atenienses na Guerra do Peloponeso, mas não foram eles
que acabaram por conquistar toda a Grécia. Pelo contrário, posteriormente, eles
foram também conquistados e integrados a um novo império. Trata-se dos
a) egípcios e do Império Romano.
b) fenícios e do Império
Cartaginês.
c) persas e do Império
Helenístico.
d) siracusanos e do Império
Siciliota.
e) macedônios e do Império Babilônico.
resposta:[C]
25. (Fuvest 87) Na estratificação
da sociedade ateniense, os eupátridas constituíam:
a) a aristocracia, compondo a
camada dirigente possuidora das melhores terras.
b) o campesinato, com direito a
uma parte das terras.
c) a plebe, que não dispunha de
nenhum direito político.
d) o segmento servil, que exercia
o trabalho doméstico.
e) a população escrava, reduzida
a completa sujeição política e econômica.
resposta:[A]
26. (Fuvest 99) "Ao povo dei tanto privilégio quanto lhe
bastasse, nada tirando ou acrescentando à sua honra;
Quanto aos que tinham poder e
eram famosos por sua riqueza,também tive cuidado para que não sofressem nenhum
dano...e não permiti que nenhum dos dois lados triunfasse injustamente."
Sobre esse texto, é correto
afirmar que seu autor,
a) o dramaturgo Sólon, reproduz
um famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia ateniense;
b) o demagogo Sólon, recorre à
eloqüência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para
alcançar o poder;
c) o tirano Sólon, lembra como,
astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e
pobres às mesmas leis;
d) o filósofo Sólon, evoca de
maneira poética a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia
ateniense;
e) o legislador Sólon, exprime o
orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando
governou a cidade.
resposta:[E]
27. (Fuvest 2001) "Em
verdade é maravilhoso refletir sobre a grandeza que Atenas alcançou no espaço
de cem anos depois de se livrar da tirania... Mas acima de tudo é ainda mais
maravilhoso observar a grandeza a que Roma chegou depois de se livrar de seus
reis."
(Maquiavel,
"Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio").
Nessa afirmação, o autor
a) critica a liberdade política e
a participação dos cidadãos no governo.
b) celebra a democracia ateniense
e a República romana.
c) condena as aristocracias ateniense
e romana.
d) expressa uma concepção
populista sobre a antigüidade clássica.
e) defende a pólis grega e o
Império romano.
resposta:[B]
28. (Fuvest 2002) A cidade e o
Estado não surgiram na Grécia antiga. Mas a Pólis, entre os séculos VIII e III
a.C., foi uma criação especificamente grega.
a) Indique as instituições
básicas da Pólis.
b) Comente sua especificidade e
sua importância histórica.
resposta:
a) A questão faz referência a
Pólis Ateniense onde nasceu a democracia que assegurava a igualdade de direitos
políticos aos cidadãos (somente os homens livres, adultos e nascidos na
cidade). A Eclésia (Assembléia dos Cidadãos) e o Ostracismo (exílio temporário
dos maus cidadãos) eram fundamentais à democracia.
b) A falta de unidade política
entre as cidades-Estado gregas, resultou da dificuldade de comunicação entre as
comunidades ainda no período de formação da civilização grega devido as
condições geográficas (relevo acidentado inúmeras ilhas). As realizações
culturais da Pólis grega, são consideradas alicerces da civilização ocidental.
29. (Fuvest 2003) "Cada um
deve observar as religiões e os costumes, as leis e as convenções, os dias
festivos e as comemorações que observavam nos dias de Dario. Cada um deve
permanecer persa em seu modo de vida, e viver em sua cidade (...). Porque eu
desejo tornar a terra bastante próspera e usar as estradas persas como
pacíficos e tranqüilos canais de comércio."
"Edito de
Alexandre para os cidadãos das cidades persas" conquistadas. 331 a. C.
A partir do texto, responda:
a) Quem foi Alexandre e quais os
objetivos de suas conquistas?
b) Indique algumas
características do "helenismo".
resposta:
a) Rei da Macedônia e da Grécia. Os
objetivos de suas conquistas seriam preservar a paz nas regiões conquistadas e
desenvolver as relações de comércio.
b) Preservação dos elementos
culturais persas sob uma dominação política grega (helênica).
30. (Fuvest 2005) "Vendo
Sólon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre facções e que alguns
cidadãos, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar
uma lei específica contra eles, obrigando-os, se não quisessem perder seus
direitos de cidadãos, a escolher um
dos partidos".
Aristóteles, em "A
Constituição de Atenas"
A lei visava
a) diminuir a participação dos
cidadãos na vida política da cidade.
b) obrigar os cidadãos a
participar da vida política da cidade.
c) aumentar a segurança dos
cidadãos que participavam da política.
d) deixar aos cidadãos a decisão
de participar ou não da política.
e) impedir que conflitos entre os
cidadãos prejudicassem a cidade.
resposta:[B]
31. (Fuvest 2007) "Num
processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes
[orador político, 384-322 a.C.]
jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas:
'Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de
insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança,
freqüentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me
obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando
criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava'.
Demóstenes ganhou triunfalmente o processo."
Paul Veyne,
"História da Vida Privada", I, 1992.
A fala de Demóstenes expressa a
a) transformação política que fez
Atenas retornar ao regime aristocrático depois de derrotar Esparta na Guerra do
Peloponeso.
b) continuidade dos mesmos
valores sociais igualitários que marcaram Atenas a partir do momento em que se
tornou uma democracia.
c) valorização da independência
econômica e do ócio, imperante não só em Atenas, mas em todo o mundo grego
antigo.
d) decadência moral de Atenas,
depois que o poder político na cidade passou a ser exercido pelo partido conservador.
e) crítica ao princípio da
igualdade entre os cidadãos, mesmo quando a democracia era a forma de governo
dominante em Atenas.
resposta:[C]
32. (Fuvest 2008) Na atualidade,
praticamente todos os dirigentes políticos, no Brasil e no mundo, dizem-se
defensores de padrões democráticos e de valores republicanos. Na Antigüidade,
tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense, quanto
na república romana, quando predominaram
a) a liberdade e o
individualismo.
b) o debate e o bem público.
c) a demagogia e o populismo.
d) o consenso e o respeito à
privacidade.
e) a tolerância religiosa e o
direito civil.
resposta:[B]
33. (Fuvest 2008) A cidade antiga
(grega, entre os séculos VIII e IV a.C.) e a cidade medieval (européia, entre
os séculos XII e XIV), quando comparadas, apresentam tanto aspectos comuns
quanto contrastantes.
Indique aspectos que são
a) comuns às cidades antiga e
medieval.
b) específicos de cada uma delas.
resposta:
a) Aspectos comuns:
- Os vínculos entre a área urbana
e seu entorno rural;
- O fato de as cidades
constituírem centros de trocas comerciais, salvo algumas exceções, como no caso
de
Esparta;
- O fato de algumas comunas
medievais apresentarem autonomia política como a verificada nas poleis grega.
b) Aspectos específicos de cada
uma delas:
- A cidade grega antiga
apresentava-se de forma mais dispersa e possuía um caráter mais urbanístico. Já
a cidade medieval caracterizava-se pela aglomeração de edifícios que, em muitos
casos, eram local de moradia e trabalho.
Além disso, seu espaço era delimitado por muralhas.
- Quanto às estruturas sociais,
na cidade antiga predominava o poder de uma aristocracia vinculada à terra. Na
cidade medieval, devido ao desenvolvimento do comércio (simultâneo ao das
cidades), setores vinculados às atividades mercantis detinham o poder político
e a disseminavam novos valores, com ênfase na liberdade, em contraposição aos
valores calcados na submissão e dependência, típicos da sociedade feudal.
34. (Unicamp 93) Para a
historiadora francesa J. Romillys, a Guerra do Peloponeso foi o "suicídio
profundo da Grécia das Cidades".
a) O que foi a Guerra do Peloponeso?
b) Por que a autora afirma que a
guerra foi o "suicídio" das cidades-Estado gregas?
resposta:
a) Conflito entre cidades-estado
gregas (Atenas e Esparta).
b) Conflito fraticida
enfraquecendo a Grécia e facilitando a conquista externa.
35. (Unicamp 2003) A relutância
dos aliados da Liga de Delos em pagar tributos aumentou quando Atenas decidiu
dedicar o enorme excedente acumulado por quase trinta anos para reconstruir os
templos e monumentos da Acrópole ateniense, destruídos pelos persas em 480 e 479 a. C..
(Adaptado de Peter
Jones (org.), "O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica
ateniense". São Paulo, Martins Fontes, 1997, p. 241.)
a) O que foi a Liga de Delos e
quais seus objetivos iniciais?
b) Quais os mecanismos que
asseguravam a hegemonia ateniense sobre seus aliados neste período?
c) Qual a importância da Acrópole
na Atenas clássica?
resposta:
a) Confederação militar liderada
por Atenas, formada pela maioria das póleis gregas, com o objetivo de combater
o imperialismo persa, dentro das Guerras Médicas.
b) Liderança política, comando
militar da Liga de Delos e supremacia naval ateniense.
c) Simboliza o apogeu do
desenvolvimento cultural da Grécia Antiga, ocorrido no século V a.C., dentro do
Período Clássico.
36. (Unicamp 2006) A
característica mais notável da Grécia antiga, a razão profunda de todas as suas
grandezas e de todas as suas fraquezas, é ter sido repartida numa infinidade de
cidades que formavam um número correspondente de Estados. As condições
geográficas da Grécia contribuíram fortemente para dar-lhe sua feição
histórica. Recortada pelo embate entre a montanha e o mar, há uma fragmentação
física e política das diferentes sociedades.
(Adaptado de Gustave
Glotz, "A cidade grega". São Paulo: Difel, 1980, p. 1.)
a) Segundo o texto, qual a
organização política mais relevante da Grécia antiga? Indique suas principais
características.
b) Relacione a economia da Grécia
antiga com as condições geográficas indicadas no texto.
resposta:
a) A pólis ou cidade-Estado,
cujas principais características eram a soberania, a autonomia e participação
direta dos cidadãos nas questões políticas.
b) O relevo montanhoso e o clima
árido no continente inibiu a prática da agricultura, restrita aos poucos vales
férteis. Porém, nas áreas litorâneas, a facilidade de comunicação com as
inúmeras ilhas e com outras regiões do Mediterrâneo, favoreceu o comércio
marítimo.
37. (Unicamp 2008) Nada é mais
presente na vida cotidiana da coletividade do que a oratória, que partilha com
o teatro a característica de ser a manifestação cultural mais popular e mais
praticada na Atenas clássica. A civilização da Atenas clássica é uma civilização
do debate. As reações dos atenienses na Assembléia eram influenciadas por sua
experiência como público do teatro e vice-versa. Trata-se de uma civilização
substancialmente oral. O grego era educado para escutar. O caminho de Sócrates
a Aristóteles ilustra perfeitamente o percurso da cultura grega da oralidade à
civilização da escrita, que corresponde, no plano político e social, à passagem
da cidade-estado ao ecumenismo helenístico.
(Adaptado de Agostino Masaracchia, "La prosa greca del V e del IV
secolo a.C.". In: Giovanni D'Anna (org.). Storia della letteratura
greca. Roma: Tascabile Economici Newton, 1995, p. 52-54.)
a) Estabeleça relações entre o
modelo político vigente na Atenas clássica e a importância assumida pelo teatro
e pela oratória nesse período.
b) Aponte características do
período helenístico que o diferenciam da Atenas clássica.
resposta:
a) Na democracia anteniense, os
cidadãos participavam diretamente da vida pública, atuando nos debates sobres
as questões políticas, e envolviam-se praticamente da mesma forma nas apresentações
das tragédias e comédias. A oratória, comum às duas situações, possuía valor
relevante, tanto para a reflexão sobre questões políticas, quanto sobre valores
morais.
b) O período helenístico
caracterizou-se pela formação de um vasto império de caráter universal,
diferentemente do regionalismo da Atenas clássica. A democracia foi superada
pelo centralismo autocrático de Alexandre, o Grande. A cultura helênica,
fundamentada no racionalismo, foi superada ao se fundir à cultura oriental, na
qual se sobressaía a suntuosidade e o realismo excessivo, dando lugar à cultura
helenística.
38. (Mackenzie) Acerca da
participação política na Grécia Antiga, é correto afirmar que:
a) em Esparta, espartíatas,
mulheres e periecos escolhiam membros da Gerúsia.
b) em Atenas, os eupátridas,
mulheres, demiurgos e metecos escolhiam seus representantes na Assembléia Popular.
c) em Esparta, os espartíatas,
hilotas e periecos escolhiam os membros da Ápela.
d) em Atenas, apenas os cidadãos
participavam da Assembléia Popular.
e) em Atenas, todos os habitantes
da cidade, exceto os escravos, participavam da Assembléia Popular.
resposta:[D]
39. (Mackenzie) Assinale a
alternativa que corresponde, na História da Antiga Grécia, à II Guerra Médica:
a) Em 480 a.C., o rei Leônidas, no
desfiladeiro das Termópilas, à frente de 300 espartanos, reteve temporariamente
o avanço do poderoso exército de Xerxes.
b) O general tebano Epaminondas
venceu Esparta, na Batalha de Leutras em 371 a.C., impondo a supremacia de Tebas sobre a
Grécia.
c) Os espartanos, contando com um
vultoso auxílio persa, construíram uma esquadra e derrotaram a marinha ateniense
comandada por Alcebíades na Batalha de Egos-Potamos, em 404 a.C.
d) Felipe II, em 338 a.C., na Batalha de
Queronéia (na Beócia), integrou a Grécia à sua monarquia.
e) A "Ilíada", poema
épico de Homero, narra que o rapto de Helena por Páris levou Agamenon, rei de
Micenas, a comandar os gregos na guerra contra Ilion.
resposta:[A]
40. (ENEM) Segundo Aristóteles, “na cidade
com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos,
os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses
tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco
devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável
ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.
(VAN ACKER, T. Grécia. A vida
cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994).
O trecho, retirado da obra
Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania
a) possui uma dimensão histórica
que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época
fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
b) era entendida como uma
dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção
política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) estava vinculada, na Grécia
Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da
pólis a participarem da vida cívica.
d) tinha profundas conexões com a
justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às
atividades vinculadas aos tribunais.
e) vivida pelos atenienses era, de
fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para
resolver os problemas da cidade.
resposta:[B]
Para o filósofo
grego Aristóteles, o trabalho era um empecilho para aqueles que se preocupavam
com questões políticas. Desta forma, apenas os grupos mais privilegiados, podiam
exercer plenamente a cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário