domingo, 26 de agosto de 2012

Aprenda mais sobre o Renascimento Cultural

Saiba mais sobre o Renascimento Cultural





Orientação de estudos: O Renascimento Cultural

1. (UFJF 2012) As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realidade que se estruturou entre os séculos XVI e XVIII.




Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, responda ao que se pede:

a) Que processo histórico pode ser identificado pelas referências acima?
b) Cite e analise uma característica desse novo modo de conceber o conhecimento.
c) Explique o impacto desse novo modo de conceber o conhecimento sobre os dogmas religiosos vigentes na época.
  
resposta:
 a) Revolução Científica. Também serão aceitos: renascimento científico, renascimento da ciência moderna. O Renascimento Científico pode ser enquadrado no contexto do Renascimento Cultural que, ao contrário do senso comum, não deve ser vinculado apenas à arte, mas a toda produção cultural guiada pelo racionalismo, espírito crítico, antropocentrismo e humanismo.
b) O estudante poderá destacar, dentre outras: o racionalismo, empirismo, o antropocentrismo, a experimentação, a observação. O racionalismo se contrapõe ao dogmatismo (a crença em verdades absolutas e universais), dessa forma está associado ao senso crítico e a possibilidade de levantar e discutir novas hipóteses em todos os campos do saber. O antropocentrismo não deve ser percebido apenas como “o homem no centro”, representa a preocupação em entender e, nesse sentido, em dar importância ao ser humano.
c) O estudante poderá destacar, dentre outros: o choque entre as concepções teocêntricas e da Igreja Católica e as baseadas no empirismo e no racionalismo. Também será considerada a identificação das reações que este processo produziu na Igreja, a exemplo do acirramento das perseguições aos adeptos desta nova forma de pensar e da condenação de diversas obras de intelectuais da época. Além de obras condenadas, diversos intelectuais foram condenados e executados na fogueira, destacando-se como principais exemplos Giordano Bruno e Galileu Galilei (que para fugir à condenação negou suas teorias).  

2. (UNEMAT) Leia atentamente o texto abaixo.
“O homem que segue o curso da natureza é aquele que se orienta pela razão nos seus apetites e desprezos. Ora, a razão inspira, em primeiro lugar, ao homem, o amor e aveneração pela majestade divina, a cuja bondade devemos o ser e a possibilidade de atingir a felicidade. E, em segundo lugar, ensina-nos e incita-nos a viver alegremente esem tristezas, levando-nos a auxiliar e a desenvolver nos outros o respeito pela natureza, que nos leva obter tal felicidade”
(MORE, Thomas. A utopia. São Paulo: MartinClaret, 2005. pp. 76).

A obra A Utopia de Thomas More, publicada no ano de 1516, é considerada uma dasreferências do pensamento renascentista. O trecho acima refere-se a uma dascaracterísticas deste movimento artístico e cultural.
Assinale a alternativa correta.
a) O Renascimento valorizava a cultura gótica, por considerá-la genuinamenteeuropeia.
b) A literatura renascentista se caracterizava pela busca e valorização da fé, pois seacreditava que nela estava a salvação da humanidade.
c) O pensamento renascentista surgiu na Europa a partir da divulgação das obras dofilósofo escolástico São Tomás de Aquino.
d) Os pensadores e escritores do Renascimento eram conhecidos como idealistas emcontraposição ao racionalismo, que predominava no período medieval.
e) O Renascimento colocava o homem como o centro do universo, valorizando a razãoe a natureza, o que acarretou uma mudança de valores em relação à vida.

resposta:[E]

3. (ENEM 2011) Acompanhando a intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.

SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas: Unicamp, 1984.

O texto apresenta um espírito de época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação entre

a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.




resposta:[B]
 
O Renascimento é caracterizado pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se ao pensamento teocêntrico predominante no período medieval.
Esse movimento artístico-cultural contribuiu para o estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado no texto: “os cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
4. (Uff 2012) O Renascimento é caracterizado pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se ao pensamento teocêntrico predominante no período medieval.
Esse movimento artístico-cultural contribuiu para o estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado no texto: “os cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento”.
Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo.

a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI.

b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.

resposta:
a) Os candidatos poderão explicar que as repúblicas italianas da Renascença desenvolveram formas de organização política opostas ao domínio dos senhores feudais, estabelecendo como base a cidade e nela constituindo um governo coletivo voltado para a garantia de sobrevivência da cidade e liderado pelos chanceleres.
Para efetivar isso, desenvolveram uma verdadeira atitude de patriotismo entre os seus habitantes que recebeu o nome de virtude cívica e que coloca a cidade como principal objetivo da vida do cidadão. O principal nome da política de Florença foi Maquiavel.

b) Os candidatos devem explicar o papel vanguardista de Veneza no desenvolvimento do comércio com o Oriente e associar a isso a variedade de produtos colocados na Europa que aumentaram o comércio e expandiram o luxo. Em decorrência disso, foram criadas novas necessidades que ajudaram a alterar as formas econômicas feudais e que levaram às trocas científicas e culturais com o Ocidente. Tais modificações alimentaram mudanças no cenário da ciência, da religião e da arte.

5. (Unesp 2012) Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).

(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)

Os “centros artísticos” descritos no texto podem ser identificados
a) nos mosteiros medievais, onde se valorizava especialmente a arte sacra.
b) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.
c) nos centros urbanos romanos, onde predominava a escultura gótica.
d) nas cidades-estados gregas, onde o estilo dórico era hegemônico.
e) nos castelos senhoriais, onde prevalecia a arquitetura românica




resposta:[B]

Resultado do processo de transformações pelas quais a Europa passou a partir da Baixa Idade Média, em especial o desenvolvimento da burguesia, o Resnacimento floresceu nas cidades que, como o texto de Ginzburg demonstra, reuniam artistas, consumidores e recursos ligados a esse movimento cultural. Dessa forma, tais núcleos urbanos se tornaram o centro produtor e irradiador da arte renascentista.

6. (Fuvest 2011) Observe a imagem e leia o texto a seguir.

 
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Creation_of_Adam.jpg

Michelangelo começou cedo na arte de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência decisiva sobre a arte que então se produzia.
(Clayton Levy, "Pesquisadores dissecam lição de anatomia de Michelangelo". Jornal da Unicamp, n. 256, junho de 2004
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html. Acessado em 11/06/2010.)

a) Explique a relação, mencionada no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do Renascimento.
b) Identifique, na imagem acima, duas características da arte renascentista.

 resposta:
a) Influenciado pelas concepções gregas de humanismo e naturalismo, os renascentistas procuravam reproduzir e valorizar o homem. A dissecação de cadáveres - como mencionada no texto - permitiu maior conhecimento do corpo humano, favorecendo a riqueza de detalhes e fortalecendo o realismo.
b) A valorização do ser humano (antropocentrismo) e a adoção da perspectiva na pintura, associada a novidades como a noção de profundidade e a projeção de luz e sombra.

 
7.  (Puc-rs) Responder à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento italiano (colunaa) com as características gerais de suas obras (colunab).

Coluna A
1. Sandro Boticcelli
2. Leonardo da Vinci
3. Giovanni Boccaccio
4. Michelangelo

Coluna B
( ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e Moisés, inspirando-se na escultura grecoromana.
( ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época.
( ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo.
( ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 2 - 4
b) 2 - 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2 - 4
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 4 - 3 - 2 - 1


resposta:[E]
 
8. (Fuvest) O Renascimento marcou o início da Idade Moderna. Indique e comente duas características fundamentais do Renascimento.



resposta:
Racionalismo (razão como único caminho a chegar ao conhecimento), antropocentrismo (homem como o centro de todas as coisas) e humanismo (glorificação do homem e da natureza humana).

9. (Unicamp) "Renascimento é o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados na mitologia e na vida cotidiana."
(DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)
                      
Em que momento da história europeia se situa esse movimento e qual a principal fonte de inspiração para os intelectuais e artistas renascentistas?



resposta:

Na transição feudo-capitalismo, no renascimento  comercial, urbano e buscavam a inspiração na cultura  clássica greco-romana.



10. (Unesp) A revolução cultural renascentista expressa um conjunto de mutações históricas. Esclareça a importância das cidades e dos mecenas para o Renascimento na Itália.

resposta:
As cidades eram centros econômicos e preservavam a cultura clássica. Os mecenas eram os patrocinadores dos artistas.  

 
11. (Fuvest)  Com relação às artes e às letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam:
a) que a literatura e as artes plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao período medieval.
b) que a literatura e as artes plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o esplendor da Antiguidade.
c) que as letras continuavam as tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam com os velhos estilos.
d) que as artes plásticas continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.
e) que o alto nível das artes e das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período medieval.



resposta:[B]

 
12. (Puc) A Pietà é uma escultura em mármore de Michelangelo (1475-1564), realizada no fim do século XV, no contexto do Renascimento. Giorgio Vasari (1511-1574), um dos mais importantes intérpretes da obra de Michelangelo, ao falar desta obra, destaca seu refinamento técnico. O próprio Michelangelo reconheceu a maestria da Pietà ao gravar, pela primeira vez, sua assinatura na faixa que atravessa o peito da Virgem. Ainda a propósito dessa escultura, Vasari comenta: "Como a mão do artista pôde realizar, de maneira tão divina, em tão pouco tempo uma obra tão admirável? Parece um milagre: que uma rocha informe tenha atingido uma perfeição tamanha que a própria natureza só raramente a modela na carne."
Paolucci, Antonio. MICHELANGELO. Florença, ATS. 1993.
 
A partir do comentário de Vasari, apresente o contexto histórico em que se insere o Renascimento, as novas concepções que passaram a orientar a produção artística e sua relação com a nova visão - humanista - de mundo que marca esse movimento estético-cultural. Produza um texto-síntese em que as informações utilizadas estejam claramente articuladas, contextualizadas e relacionadas às discussões propostas. A resposta poderá, ainda, ser aprofundada por meio do destaque de outras obras e nomes expressivos do Renascimento.



resposta:

Inserido na passagem da Idade Média para a Moderna. O racionalismo, experimentação, observação, individualismo e valorização do homem foram os valores renascentistas. Outros exemplos do período: Gioconda, de Da Vinci, Moisés, de Miguel Angelo e etc.
A redação deve conter o conceito de antropocentrismo, as características da arte renascentista; relacionar com o desenvolvimento da burguesia.  

 
 13. (UFMT) No século XIV, na Europa Ocidental, uma crise generalizada em meio às transformações que já estavam ocorrendo abalou o sistema feudal. Esse contexto alterou a forma de pensar especialmente da burguesia, refletindo na literatura,nas artes e na ciência, caracterizando, entre os séculos XV e XVI, o movimento cultural denominado Renascimento. Caracteriza esse movimento a:
a) retomada dos valores humanistas da Antiguidade Clássica que privilegiava o homem, por exemplo, os deuses, construídos por ele à sua imagem, tinham forma, personalidade e sentimentos humanos e não eram vistos como seres perfeitos;
b) Crítica à visão antropocêntrica de mundo imposta pelos reis que, ao unificarem seus reinos formando os Estados Modernos, passaram também a impor uma visão de mundo que os colocava como divinos e passíveis de serem adorados;
c) abrangência de uma nova mentalidade que passou a integrar todas as camadas sociais em contraposição ao sistema feudal que, até seu apogeu, dividia a sociedade em estamentos isolados uns dos outros em todos os sentidos;
d) transição do antropocentrismo para o teocentrismo, demonstrada em obras de arte, a exemplo de pinturas, que passaram a ter como tema o homem no seu cotidiano;
e) origem rural, com financiamento pelos senhores feudais, que percebiam no Renascimento uma estratégia de enfrentamento para deter a burguesia que, naquele momento histórico, aliada aos reis, pretendia tirar-lhes o poder político.

resposta:[A]

 
14. (UFU) A imagem adiante foi concebida em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck (1390-1441). A cena foi encomendada pelo mercador italiano Giovanni Arnolfini - retratado na tela ao lado de sua noiva, Jeanne de Chenany - e testemunhava a união conjugal desse casal.
 
Considerando o contexto social, econômico e artístico em que esse quadro foi pintado, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O quadro é indicativo de transformações históricas pelas quais passavam a Europa desde a crise do feudalismo. Ele testemunha a emergência de novas classes sociais e de novos sentidos para a arte no contexto da chamada Revolução Comercial, retratando uma cena cotidiana de pessoas comuns (no caso, burgueses).
b) No século XV, a presença de mercadores italianos no norte da Europa era comum. Flandres e a Península Itálica estavam conectadas entre si desde, pelo menos, o século XIII, fazendo parte de uma grande rede de comunicação comercial, marítima e terrestre constituída na Europa.
c) O quadro demonstra que a nascente burguesia européia, do século XV em diante, passou a gozar de status social correspondente ao da nobreza. Isso porque, ao longo dos séculos XV, XVI e XVII, figurar em obras de arte era privilégio exclusivo dos grupos sociais de maior poder e prestígio.
d) A pintura flamenga do século XV dialogou com o Renascimento Italiano. A técnica da pintura a óleo, por exemplo, foi introduzida em Flandres e também na Itália naquela época. Essa técnica permitiu que pintores flamengos, florentinos e venezianos dessem mais realismo e vivacidade às suas obras.

resposta:[C]

 15. (Mackenzie) O comerciante italiano Giovanni Arnolfili contratou o pintor flamengo Jan van Eyck para retratar o registro do contrato de matrimônio com Giovanna Cenami. Na obra, há vários elementos que indicam a importância e a riqueza do banqueiro. Na janela, há algumas laranjas importadas e bastante caras na época. Também as roupas, móveis e o tapete da Anatólia indicam o luxo e a riqueza. (...) Retrato duplo do Banqueiro Arnolfili e sua noiva é um dos nomes que se dá a essa pintura de 1434. Andréa Montellato, Conceição Cabrini e Roberto Cateli Junior Dentre as circunstâncias que influenciaram o banqueiro a encomendar esse quadro, é INCORRETO apontar:
a) as transformações econômicas do final da Idade Média, associadas ao processo de urbanização e ascensão da burguesia.
b) as novas concepções artístico-literárias que afloraram no desenvolvimento comercial e na nova sociedade urbana emergente.
c) a emergência de uma vitalidade cultural que rompia com os tradicionais limites dos homens medievais.
d) a renovação cultural que ficou conhecida genericamente como Renascimento, em que a pintura se encontra imbuída do espírito universalista e individualista.
e) o desejo, por parte da burguesia, de refletir e assumir os valores da nobreza medieval, identificados com os interesses das novas classes sociais que ascendiam naquele momento.


resposta:[E]

 
16. (Ufg) Leia o texto. "Somos anões carregados nos ombros de gigantes. Assim vemos mais, e vemos mais longe do que eles, não porque nossa visão seja mais aguda ou nossa estatura mais elevada, mas porque eles nos carregam no alto e nos levantam acima de sua altura gigantesca".
(LE GOFF, Jacques. "Os intelectuais na Idade Média". Rio de Janeiro: José Olímpio, 2003. p. 36.)

As Universidades nasceram no Ocidente, nos séculos XII e XIII, no cenário do renascimento urbano, ligadas ao desenvolvimento da escolástica e sob o peso da contribuição greco-árabe. O texto apresentado acima é uma citação do mestre Bernard, professor do principal centro científico do século XII, a Escola de Chartres, e expressa uma nova concepção do que é a ciência e o conhecimento. Nesse período, conhecer significava
a) produzir um saber singular, que se diferenciasse da tradição clássica.
b) desenvolver a tradição por meio do comentário dos textos herdados da cultura antiga.
c) utilizar instrumentos científicos, que permitissem alcançar a verdade.
d) observar os fenômenos naturais para encontrar as leis que regiam seu funcionamento.
e) cultivar o espírito racional por meio da refutação da autoridade dos textos teológicos.


resposta:[B]

 
17. (Ufla) "(...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. (...)".
(SHAKESPEARE, William. "Hamlet".)

Shakespeare, autor renascentista, no trecho da peça teatral Hamlet citado, está valorizando a figura do ser humano. Essa postura adotada pelo autor pode ser entendida como a quebra de um paradigma na época do Renascimento. Entre as alternativas abaixo, assinale a que NÃO demonstra mudanças comportamentais próprias do Renascimento.
a) A sociedade adota uma postura anticlerical e anti-escolástica, revigorando os valores pré-feudais oriundos da Antiguidade clássica.
b) A sociedade adota o regime Absolutista, em que o soberano exerce o poder sem quaisquer limites.
c) Com a consolidação da burguesia como classe social, surgem os mecenas, que financiavam obras artísticas e experimentos científicos.
d) A valorização da figura humana passa a ser a inspiração para a pintura, escultura e outras áreas.
e) Considerando-se a capacidade de raciocínio do ser humano, a burguesia passa a financiar a Expansão Marítima, o que, conseqüentemente, gerou a Expansão Comercial.


resposta:[B]

 
18. (Mackenzie/2009) "A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se esse ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus."
                                                                                                            (Erasmo de Roterdã)

No trecho anterior, datado de 1529, do filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a presença do pensamento:
a) teocentrista, priorizando a ideia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica.
c) escolasticista, doutrina que admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.

resposta:[D]
Erasmo de Roterdã é considerado uma das maiores expressões do Humanismo na Idade Moderna e o seu  texto citado valoriza a figura humana, configurando-se em uma obra de perfil antropocêntrico.
 
19. (Unifesp) O Renascimento Cultural se iniciou na Itália no século XIV, expandindo-se para outras partes da Europa nos séculos seguintes. Uma de suas características foi:
a) a adoção de temas religiosos, com o objetivo de auxiliar o trabalho da catequese.
b) a pesquisa técnica e tecnológica na busca de novas formas de representação.
c) a rejeição dos valores da nobreza devido à valorização da cultura popular.
d) a manutenção dos padrões culturais medievais na busca da imitação da Natureza.
e) a rejeição da tradição clássica e de seu principio antropocêntrico.

resposta:[B]

 
20. (Ufba) O Renascimento, como expressão de concepções inovadoras de artistas, escritores e cientistas, marcou o campo cultural e o científico da civilização europeia ocidental.
Partindo dos conhecimentos sobre o movimento renascentista, indique uma concepção, relativa a cada grupo indicado, responsável por modificações na mentalidade da época.

Concepção inovadora de
• artistas:

• escritores:

• cientistas:

resposta:

  Concepções inovadoras de artistas:
• técnicas de perspectiva, de tridimensionalidade, introduzindo a impressão de realismo;
• inclusão de paisagens da natureza;
• influência do humanismo na reprodução de formas humanas;
• temas religiosos revestidos de percepção humanista.

Concepções inovadoras de escritores:
• humanismo, destacando-se as emoções humanas;
• textos em línguas nacionais, abordando temas profanos e das culturas locais;
• revisão crítica de textos clássicos;
• inclusão de temas políticos.

Concepções inovadoras de cientistas:
• valorização da observação e da experiência;
• influência do humanismo, libertando o estudo do universo e da Terra;
• abordagens de estudos no campo da física e no da medicina.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Gabriel, a resposta para a sua dúvida já foi publicada no Mestres da História. Grande abraço e volte sempre.

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