Saiba mais sobre o Renascimento Cultural
Orientação de estudos: O
Renascimento Cultural
1. (UFJF 2012) As imagens abaixo
ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e
explicar a realidade que se estruturou entre os séculos XVI e XVIII.
Com base nas informações acima e
em seus conhecimentos, responda ao que se pede:
a) Que processo histórico pode
ser identificado pelas referências acima?
b) Cite e analise uma
característica desse novo modo de conceber o conhecimento.
c) Explique o impacto desse novo
modo de conceber o conhecimento sobre os dogmas religiosos vigentes na época.
resposta:
a) Revolução Científica. Também serão aceitos:
renascimento científico, renascimento da ciência moderna. O Renascimento
Científico pode ser enquadrado no contexto do Renascimento Cultural que, ao
contrário do senso comum, não deve ser vinculado apenas à arte, mas a toda
produção cultural guiada pelo racionalismo, espírito crítico, antropocentrismo
e humanismo.
b) O estudante poderá destacar, dentre
outras: o racionalismo, empirismo, o antropocentrismo, a experimentação, a
observação. O racionalismo se contrapõe ao dogmatismo (a crença em verdades
absolutas e universais), dessa forma está associado ao senso crítico e a
possibilidade de levantar e discutir novas hipóteses em todos os campos do
saber. O antropocentrismo não deve ser percebido apenas como “o homem no
centro”, representa a preocupação em entender e, nesse sentido, em dar
importância ao ser humano.
c) O estudante poderá destacar, dentre
outros: o choque entre as concepções teocêntricas e da Igreja Católica e as
baseadas no empirismo e no racionalismo. Também será considerada a
identificação das reações que este processo produziu na Igreja, a exemplo do
acirramento das perseguições aos adeptos desta nova forma de pensar e da
condenação de diversas obras de intelectuais da época. Além de obras condenadas,
diversos intelectuais foram condenados e executados na fogueira, destacando-se
como principais exemplos Giordano Bruno e Galileu Galilei (que para fugir à
condenação negou suas teorias).
2. (UNEMAT) Leia atentamente o
texto abaixo.
“O homem que segue o curso da
natureza é aquele que se orienta pela razão nos seus apetites e desprezos. Ora, a
razão inspira, em primeiro lugar, ao homem, o amor e aveneração pela majestade
divina, a cuja bondade devemos o ser e a possibilidade de atingir a felicidade. E,
em segundo lugar, ensina-nos e incita-nos a viver alegremente esem tristezas, levando-nos
a auxiliar e a desenvolver nos outros o respeito pela natureza, que nos leva
obter tal felicidade”
(MORE, Thomas. A utopia. São
Paulo: MartinClaret, 2005. pp. 76).
A obra A Utopia de Thomas More, publicada
no ano de 1516, é considerada uma dasreferências do pensamento renascentista. O
trecho acima refere-se a uma dascaracterísticas deste movimento artístico e
cultural.
Assinale a alternativa correta.
a) O Renascimento valorizava a
cultura gótica, por considerá-la genuinamenteeuropeia.
b) A literatura renascentista se
caracterizava pela busca e valorização da fé, pois seacreditava que nela estava
a salvação da humanidade.
c) O pensamento renascentista
surgiu na Europa a partir da divulgação das obras dofilósofo escolástico São
Tomás de Aquino.
d) Os pensadores e escritores do
Renascimento eram conhecidos como idealistas emcontraposição ao racionalismo, que
predominava no período medieval.
e) O Renascimento colocava o
homem como o centro do universo, valorizando a razãoe a natureza, o que
acarretou uma mudança de valores em relação à vida.
resposta:[E]
3. (ENEM 2011) Acompanhando a
intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e
sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção
tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando
conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o
sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento. Campinas:
Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de
época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação
entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
resposta:[B]
O Renascimento é caracterizado
pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se ao pensamento
teocêntrico predominante no período medieval.
Esse movimento artístico-cultural contribuiu para o
estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado no texto: “os
cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz,
a cor e mesmo a expressão e o sentimento.
4. (Uff 2012) O Renascimento é
caracterizado pela valorização do homem, da razão e da ciência, contrapondo-se
ao pensamento teocêntrico predominante no período medieval.
Esse movimento artístico-cultural
contribuiu para o estreitamento das relações entre ciência e arte, como citado
no texto: “os cientistas também iriam [...] conquistar a forma, o movimento, o
espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o sentimento”.
Um dos aspectos mais importantes
da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas.
Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no
sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem
no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo.
a) Tomando o caso de Florença, explique
como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política
e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal
representante das ideias sobre a política florentina no século XVI.
b) Analise o papel de Veneza no
desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.
resposta:
a) Os candidatos poderão explicar
que as repúblicas italianas da Renascença desenvolveram formas de organização
política opostas ao domínio dos senhores feudais, estabelecendo como base a
cidade e nela constituindo um governo coletivo voltado para a garantia de
sobrevivência da cidade e liderado pelos chanceleres.
Para efetivar isso, desenvolveram
uma verdadeira atitude de patriotismo entre os seus habitantes que recebeu o
nome de virtude cívica e que coloca a cidade como principal objetivo da vida do
cidadão. O principal nome da política de Florença foi Maquiavel.
b) Os candidatos devem explicar o
papel vanguardista de Veneza no desenvolvimento do comércio com o Oriente e
associar a isso a variedade de produtos colocados na Europa que aumentaram o
comércio e expandiram o luxo. Em decorrência disso, foram criadas novas
necessidades que ajudaram a alterar as formas econômicas feudais e que levaram
às trocas científicas e culturais com o Ocidente. Tais modificações alimentaram
mudanças no cenário da ciência, da religião e da arte.
5. (Unesp 2012) Os centros
artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela
presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de
consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual,
desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em
obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente,
que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades consideráveis de recursos
eventualmente destinados à produção artística. Além disso, poderá ser dotado de
instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de
distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos
consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo, certamente (...).
(Carlo Ginzburg. A
micro-história e outros ensaios, 1991.)
Os “centros artísticos” descritos
no texto podem ser identificados
a) nos mosteiros medievais, onde
se valorizava especialmente a arte sacra.
b) nas cidades modernas, onde
floresceu o Renascimento cultural.
c) nos centros urbanos romanos, onde
predominava a escultura gótica.
d) nas cidades-estados gregas, onde
o estilo dórico era hegemônico.
e) nos castelos senhoriais, onde
prevalecia a arquitetura românica
resposta:[B]
Resultado do processo de
transformações pelas quais a Europa passou a partir da Baixa Idade Média, em
especial o desenvolvimento da burguesia, o Resnacimento floresceu nas cidades
que, como o texto de Ginzburg demonstra, reuniam artistas, consumidores e recursos
ligados a esse movimento cultural. Dessa forma, tais núcleos urbanos se
tornaram o centro produtor e irradiador da arte renascentista.
6. (Fuvest 2011) Observe a imagem
e leia o texto a seguir.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Creation_of_Adam.jpg
Michelangelo começou cedo na arte
de dissecar cadáveres. Tinha apenas 13 anos quando participou das primeiras
sessões. A ligação do artista com a medicina foi reflexo da efervescência
cultural e científica do Renascimento. A prática da dissecação, que se
encontrava dormente havia 1.400 anos, foi retomada e exerceu influência
decisiva sobre a arte que então se produzia.
(Clayton Levy, "Pesquisadores
dissecam lição de anatomia de Michelangelo". Jornal da Unicamp, n. 256, junho
de 2004
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/junho2004/ju256pag1.html.
Acessado em 11/06/2010.)
a) Explique a relação, mencionada
no texto, entre artes plásticas e dissecação de cadáveres, no contexto do
Renascimento.
b) Identifique, na imagem acima, duas
características da arte renascentista.
resposta:
a) Influenciado pelas concepções
gregas de humanismo e naturalismo, os renascentistas procuravam reproduzir e
valorizar o homem. A dissecação de cadáveres - como mencionada no texto - permitiu
maior conhecimento do corpo humano, favorecendo a riqueza de detalhes e
fortalecendo o realismo.
b) A valorização do ser humano (antropocentrismo)
e a adoção da perspectiva na pintura, associada a novidades como a noção de
profundidade e a projeção de luz e sombra.
7. (Puc-rs) Responder
à questão associando os nomes dos artistas e escritores do Renascimento
italiano (colunaa) com as características gerais de suas obras (colunab).
Coluna A
1. Sandro
Boticcelli
2. Leonardo da
Vinci
3. Giovanni
Boccaccio
4. Michelangelo
Coluna B
( ) Escultor e pintor que realizou as obras Pietá, Davi e
Moisés, inspirando-se na escultura grecoromana.
( ) Escritor que produziu Decameron em dialeto italiano, obra
na qual, com humor, faz uma crítica ao clero e aos costumes da época.
( ) Pintor que, além de ter produzido o retrato mais famoso
da história da arte, notabilizou-se como gênio inventivo.
( ) Pintor que, influenciado pela mitologia clássica, concebeu
Nascimento de Vênus e Alegoria da Primavera.
A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 1 - 3 - 2 - 4
b) 2 - 4 - 3 - 1
c) 3 - 1 - 2 - 4
d) 4 - 3 - 1 - 2
e) 4 - 3 - 2 - 1
resposta:[E]
8. (Fuvest) O Renascimento marcou
o início da Idade Moderna. Indique e comente duas características fundamentais
do Renascimento.
resposta:
Racionalismo (razão como único
caminho a chegar ao conhecimento), antropocentrismo (homem como o centro de
todas as coisas) e humanismo (glorificação do homem e da natureza humana).
9. (Unicamp) "Renascimento é
o nome dado a um movimento cultural italiano e às suas repercussões em outros
países. Caracteriza-se pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na
arquitetura acrescentando aos temas cristãos medievais outros temas inspirados
na mitologia e na vida cotidiana."
(DICIONÁRIO DO
RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)
Em que momento da história
europeia se situa esse movimento e qual a principal fonte de inspiração para os
intelectuais e artistas renascentistas?
resposta:
Na transição feudo-capitalismo,
no renascimento comercial, urbano e
buscavam a inspiração na cultura clássica
greco-romana.
10. (Unesp) A
revolução cultural renascentista expressa um conjunto de mutações históricas. Esclareça
a importância das cidades e dos mecenas para o Renascimento na Itália.
resposta:
As cidades eram centros
econômicos e preservavam a cultura clássica. Os mecenas eram os patrocinadores
dos artistas.
11. (Fuvest) Com relação às artes e às letras de seu tempo,
os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam:
a) que a literatura e as artes
plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao
período medieval.
b) que a literatura e as artes
plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o
esplendor da Antiguidade.
c) que as letras continuavam as
tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam
com os velhos estilos.
d) que as artes plásticas
continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.
e) que o alto nível das artes e
das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período
medieval.
resposta:[B]
12. (Puc) A Pietà é uma escultura
em mármore de Michelangelo (1475-1564), realizada no fim do século XV, no
contexto do Renascimento. Giorgio Vasari (1511-1574), um dos mais importantes
intérpretes da obra de Michelangelo, ao falar desta obra, destaca seu
refinamento técnico. O próprio Michelangelo reconheceu a maestria da Pietà ao
gravar, pela primeira vez, sua assinatura na faixa que atravessa o peito da
Virgem. Ainda a propósito dessa escultura, Vasari comenta: "Como a mão do
artista pôde realizar, de maneira tão divina, em tão pouco tempo uma obra tão
admirável? Parece um milagre: que uma rocha informe tenha atingido uma
perfeição tamanha que a própria natureza só raramente a modela na carne."
Paolucci, Antonio. MICHELANGELO. Florença,
ATS. 1993.
A partir do comentário de Vasari,
apresente o contexto histórico em que se insere o Renascimento, as novas
concepções que passaram a orientar a produção artística e sua relação com a
nova visão - humanista - de mundo que marca esse movimento estético-cultural. Produza
um texto-síntese em que as informações utilizadas estejam claramente
articuladas, contextualizadas e relacionadas às discussões propostas. A
resposta poderá, ainda, ser aprofundada por meio do destaque de outras obras e
nomes expressivos do Renascimento.
resposta:
Inserido na passagem da Idade
Média para a Moderna. O racionalismo, experimentação, observação, individualismo
e valorização do homem foram os valores renascentistas. Outros exemplos do
período: Gioconda, de Da Vinci, Moisés, de Miguel Angelo e etc.
A redação deve conter o conceito
de antropocentrismo, as características da arte renascentista; relacionar com o
desenvolvimento da burguesia.
13. (UFMT) No século XIV, na Europa Ocidental,
uma crise generalizada em meio às transformações que já estavam ocorrendo
abalou o sistema feudal. Esse contexto alterou a forma de pensar especialmente
da burguesia, refletindo na literatura,nas artes e na ciência, caracterizando, entre
os séculos XV e XVI, o movimento cultural denominado Renascimento. Caracteriza
esse movimento a:
a) retomada dos valores
humanistas da Antiguidade Clássica que privilegiava o homem, por exemplo, os
deuses, construídos por ele à sua imagem, tinham forma, personalidade e
sentimentos humanos e não eram vistos como seres perfeitos;
b) Crítica à visão
antropocêntrica de mundo imposta pelos reis que, ao unificarem seus reinos
formando os Estados Modernos, passaram também a impor uma visão de mundo que os
colocava como divinos e passíveis de serem adorados;
c) abrangência de uma nova
mentalidade que passou a integrar todas as camadas sociais em contraposição ao
sistema feudal que, até seu apogeu, dividia a sociedade em estamentos isolados
uns dos outros em todos os sentidos;
d) transição do antropocentrismo
para o teocentrismo, demonstrada em obras de arte, a exemplo de pinturas, que
passaram a ter como tema o homem no seu cotidiano;
e) origem rural, com
financiamento pelos senhores feudais, que percebiam no Renascimento uma estratégia
de enfrentamento para deter a burguesia que, naquele momento histórico, aliada
aos reis, pretendia tirar-lhes o poder político.
resposta:[A]
14. (UFU) A imagem adiante foi
concebida em 1434 pelo artista flamengo Jan Van Eyck (1390-1441). A cena foi
encomendada pelo mercador italiano Giovanni Arnolfini - retratado na tela ao
lado de sua noiva, Jeanne de Chenany - e testemunhava a união conjugal desse
casal.
Considerando o contexto social, econômico
e artístico em que esse quadro foi pintado, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O quadro é indicativo de
transformações históricas pelas quais passavam a Europa desde a crise do
feudalismo. Ele testemunha a emergência de novas classes sociais e de novos
sentidos para a arte no contexto da chamada Revolução Comercial, retratando uma
cena cotidiana de pessoas comuns (no caso, burgueses).
b) No século XV, a presença de
mercadores italianos no norte da Europa era comum. Flandres e a Península
Itálica estavam conectadas entre si desde, pelo menos, o século XIII, fazendo
parte de uma grande rede de comunicação comercial, marítima e terrestre
constituída na Europa.
c) O quadro demonstra que a
nascente burguesia européia, do século XV em diante, passou a gozar de status
social correspondente ao da nobreza. Isso porque, ao longo dos séculos XV, XVI
e XVII, figurar em obras de arte era privilégio exclusivo dos grupos sociais de
maior poder e prestígio.
d) A pintura flamenga do século
XV dialogou com o Renascimento Italiano. A técnica da pintura a óleo, por
exemplo, foi introduzida em Flandres e também na Itália naquela época. Essa
técnica permitiu que pintores flamengos, florentinos e venezianos dessem mais
realismo e vivacidade às suas obras.
resposta:[C]
15. (Mackenzie) O comerciante
italiano Giovanni Arnolfili contratou o pintor flamengo Jan van Eyck para
retratar o registro do contrato de matrimônio com Giovanna Cenami. Na obra, há
vários elementos que indicam a importância e a riqueza do banqueiro. Na janela,
há algumas laranjas importadas e bastante caras na época. Também as roupas, móveis
e o tapete da Anatólia indicam o luxo e a riqueza. (...) Retrato duplo do
Banqueiro Arnolfili e sua noiva é um dos nomes que se dá a essa pintura de 1434.
Andréa Montellato, Conceição Cabrini e Roberto Cateli Junior Dentre as circunstâncias
que influenciaram o banqueiro a encomendar esse quadro, é INCORRETO apontar:
a) as transformações econômicas
do final da Idade Média, associadas ao processo de urbanização e ascensão da
burguesia.
b) as novas concepções artístico-literárias
que afloraram no desenvolvimento comercial e na nova sociedade urbana emergente.
c) a emergência de uma vitalidade
cultural que rompia com os tradicionais limites dos homens medievais.
d) a renovação cultural que ficou
conhecida genericamente como Renascimento, em que a pintura se encontra imbuída
do espírito universalista e individualista.
e) o desejo, por parte da
burguesia, de refletir e assumir os valores da nobreza medieval, identificados
com os interesses das novas classes sociais que ascendiam naquele momento.
resposta:[E]
16. (Ufg) Leia o texto. "Somos
anões carregados nos ombros de gigantes. Assim vemos mais, e vemos mais longe
do que eles, não porque nossa visão seja mais aguda ou nossa estatura mais
elevada, mas porque eles nos carregam no alto e nos levantam acima de sua
altura gigantesca".
(LE GOFF, Jacques. "Os
intelectuais na Idade Média". Rio de Janeiro: José Olímpio, 2003. p. 36.)
As Universidades nasceram no
Ocidente, nos séculos XII e XIII, no cenário do renascimento urbano, ligadas ao
desenvolvimento da escolástica e sob o peso da contribuição greco-árabe. O
texto apresentado acima é uma citação do mestre Bernard, professor do principal
centro científico do século XII, a Escola de Chartres, e expressa uma nova
concepção do que é a ciência e o conhecimento. Nesse período, conhecer
significava
a) produzir um saber singular, que
se diferenciasse da tradição clássica.
b) desenvolver a tradição por
meio do comentário dos textos herdados da cultura antiga.
c) utilizar instrumentos
científicos, que permitissem alcançar a verdade.
d) observar os fenômenos naturais
para encontrar as leis que regiam seu funcionamento.
e) cultivar o espírito racional
por meio da refutação da autoridade dos textos teológicos.
resposta:[B]
17. (Ufla) "(...) Que obra
de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade;
em forma de movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no
entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais.
(...)".
(SHAKESPEARE, William.
"Hamlet".)
Shakespeare, autor renascentista,
no trecho da peça teatral Hamlet citado, está valorizando a figura do ser
humano. Essa postura adotada pelo autor pode ser entendida como a quebra de um
paradigma na época do Renascimento. Entre as alternativas abaixo, assinale a
que NÃO demonstra mudanças comportamentais próprias do Renascimento.
a) A sociedade adota uma postura
anticlerical e anti-escolástica, revigorando os valores pré-feudais oriundos da
Antiguidade clássica.
b) A sociedade adota o regime
Absolutista, em que o soberano exerce o poder sem quaisquer limites.
c) Com a consolidação da
burguesia como classe social, surgem os mecenas, que financiavam obras
artísticas e experimentos científicos.
d) A valorização da figura humana
passa a ser a inspiração para a pintura, escultura e outras áreas.
e) Considerando-se a capacidade
de raciocínio do ser humano, a burguesia passa a financiar a Expansão Marítima,
o que, conseqüentemente, gerou a Expansão Comercial.
resposta:[B]
18. (Mackenzie/2009) "A
natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma,
a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se esse ser
moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se
realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser
semelhante a Deus."
(Erasmo de Roterdã)
No trecho anterior, datado de 1529,
do filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a
presença do pensamento:
a) teocentrista, priorizando a
ideia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo
e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica.
c) escolasticista, doutrina que
admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando
o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma
postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
resposta:[D]
Erasmo de Roterdã é considerado
uma das maiores expressões do Humanismo na Idade Moderna e o seu texto citado valoriza a figura humana,
configurando-se em uma obra de perfil antropocêntrico.
19. (Unifesp) O Renascimento
Cultural se iniciou na Itália no século XIV, expandindo-se para outras partes
da Europa nos séculos seguintes. Uma de suas características foi:
a) a adoção de temas religiosos, com
o objetivo de auxiliar o trabalho da catequese.
b) a pesquisa técnica e
tecnológica na busca de novas formas de representação.
c) a rejeição dos valores da
nobreza devido à valorização da cultura popular.
d) a manutenção dos padrões
culturais medievais na busca da imitação da Natureza.
e) a rejeição da tradição
clássica e de seu principio antropocêntrico.
resposta:[B]
20. (Ufba) O Renascimento, como
expressão de concepções inovadoras de artistas, escritores e cientistas, marcou
o campo cultural e o científico da civilização europeia ocidental.
Partindo dos conhecimentos sobre
o movimento renascentista, indique uma concepção, relativa a cada grupo
indicado, responsável por modificações na mentalidade da época.
Concepção inovadora de
• artistas:
• escritores:
• cientistas:
resposta:
Concepções
inovadoras de artistas:
• técnicas de perspectiva, de
tridimensionalidade, introduzindo a impressão de realismo;
• inclusão de paisagens da
natureza;
• influência do humanismo na
reprodução de formas humanas;
• temas religiosos revestidos de
percepção humanista.
Concepções inovadoras de
escritores:
• humanismo, destacando-se as
emoções humanas;
• textos em línguas nacionais, abordando
temas profanos e das culturas locais;
• revisão crítica de textos
clássicos;
• inclusão de temas políticos.
Concepções inovadoras de
cientistas:
• valorização da observação e da
experiência;
• influência do humanismo, libertando
o estudo do universo e da Terra;
• abordagens de estudos no campo
da física e no da medicina.
qual a resposta da questão 9 ?
ResponderExcluirOlá, Gabriel, a resposta para a sua dúvida já foi publicada no Mestres da História. Grande abraço e volte sempre.
Excluir