sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Saiba mais sobre o ano que não quer acabar


  1968

 
Saiba mais sobre o ano que não quer acabar.

Orientação de estudos: 1968

1. (Unesp) "Logo após 1964, a comunidade teatral conhecera um período de inesperada euforia, imaginando que poderia desempenhar uma importante função como centro de oposição ao regime. Tiradentes passou a ser um símbolo mal visto pelo governo e uma simples canção como Carcará, cantada por Maria Bethânia com a energia de uma justiceira e implacável ave de rapina - pega, mata e come - assumia ares de inflamado hino revolucionário. Mas o que 1964 permitira, talvez como necessária e, no fundo, inofensiva válvula de escape, 1968 acabara por sufocar."
(Décio de Almeida Prado, HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA)

a) Relacione as duas datas - 1964 e 1968 - aos eventos políticos, cujo impacto sobre a cultura é descrito no texto.
b) Explique a afirmação "o que 1964 permitira (...) 1968 acabara por sufocar".


resposta:
a) Implantação do regime totalitário (1964) e o ano do AI-5 (1968).
b) O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram no dia 1º de abril de 1964, com um golpe de estado que encerrou o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango.E 1968 que marcou pelo acirramento da ditadura no país.

2. (Ufpr) Uma terceira guerra mundial não é impossível, e sobretudo por causas todas muito más, todas mal pensadas", afirma Jean-Paul Sartre em sua última entrevista (1980). Tal receio liga-se às tensões vividas nas décadas de 1960/70, as quais abalaram a tênue paz mundial e evidenciaram os profundos desequilíbrios sociais. Sobre esse período, é correto afirmar que:
(01) O cenário político europeu dos anos 60 foi marcado pelo movimento estudantil francês de maio de 1968, que levou à renúncia de De Gaulle e à forte reação burguesa, elegendo o conservador Georges Pompidou.
(02) A Europa foi abalada pela invasão da Tchecoslováquia por parte das tropas do Pacto de Varsóvia, que puseram fim à "Primavera de Praga" e impediram que aquele país abandonasse os trilhos do comunismo.
(04) A criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, que aprofundou a divisão da Europa em dois grandes blocos antagônicos, ocorreu nesse período.
(08) O cenário norte-americano, por sua vez, foi marcado pelas reações públicas à política de Lyndon Johnson e de Richard Nixon no Vietnã, sobretudo em decorrência da desastrosa campanha militar no Sudeste asiático. Os conflitos raciais nos Estados Unidos da América atingiram seu auge, e o movimento negro pela defesa da cidadania perdeu seu principal líder, Martin Luther King, assassinado em 1968.
(16) A América Latina foi assolada por uma série de golpes militares. No Chile, por exemplo, o presidente Salvador Allende foi deposto pelo golpe comandado pelo general Augusto Pinochet, que, de modo violento, acabou com as liberdades democráticas. 
Soma = ( )


resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

3. (FGV) "Sejamos realistas, que se peça o impossível" e "A imaginação no poder" são frases que se tornaram conhecidas no mundo todo, lembrando o vigor dos revolucionários da Comuna. Elas estão associadas
a) à revolta dos operários russos de outubro de 1917.
b) ao movimento estudantil francês de maio de 1968.
c) às passeatas dos cidadãos tchecoslovacos de junho de 1969.
d) ao protesto das mães dos desaparecidos argentinos de maio de 1983.
e) ao levante da população berlinense de dezembro de 1989.


resposta:[B]

4. (Puc-sp) "Circo russo na cidade: não alimentem os animais."
(graffiti nos muros de Praga em 1968)
"Os conselhos eram: ignorem os soviéticos, tratem-nos como coisas, beijem e namorem sob seus narizes. Vivam. Mas façam em torno deles barragens invisíveis."
(Godfelder, Sonia. A PRIMAVERA DE PRAGA. S. Paulo, Brasiliense, 1981.)

A indisposição dos tchecos, em relação aos soviéticos na circunstância indicada pelas citações anteriores, era devida:
a) à grande presença, em território nacional, de dissidentes soviéticos asilados pelo Estado, os quais gozavam de privilégios não desfrutados pelos cidadãos tchecos.
b) à interrupção, por parte da URSS, do fornecimento de gêneros alimentícios e material bélico, para que a Tchecoslováquia mantivesse sua superioridade frente aos poloneses.
c) à histórica discriminação dirigida pelos tchecos aos povos eslavos e que foi reativada com a atuação da Igreja Ortodoxa Russa.
d) à intervenção militar praticada pelo governo soviético na Tchecoslováquia, como resposta a uma tentativa da sociedade tcheca de ampliar as liberdades individuais no interior de um regime comunista.
e) à iniciativa tcheca de romper com o regime comunista e negar a influência da URSS, optando pela aliança com o governo americano e pela reorientação da economia, no sentido de sua estatização.


resposta:[D]

5. (Unaerp) Em 1968, Caetano Veloso, ao defender num festival a sua composição "É Proibido Proibir", assim respondeu às vaias do público: "Mas é isso que é a juventude que quer tomar o poder. Vocês tem coragem de aplaudir este ano uma música que vocês não teriam coragem de aplaudir o ano passado! São a mesma juventude que vai sempre, sempre matar o velhote inimigo que morreu ontem. Vocês não estão entendendo nada, nada, nada Absolutamente nada (...) O problema é o seguinte: estão querendo policiar a música brasileira. Mas eu e o Gil já abrimos o caminho (...). Nós, eu e ele tivemos coragem de enfrentar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês? E vocês? Se vocês em política forem como estética estamos feitos."
(HOLLANDA, Heloisa Buarque e GONÇALVES, Marcos A. Cultura e Participação. Anos Sessenta, COLEÇÃO TUDO É HISTÓRIA, vol.41, Brasiliense, são Paulo, 1982, p.6)
Quando Caetano fala sobre o policiamento da música brasileira ele se refere a um conjunto de medidas repressivas tomadas pelos governos militares, que culminaria:
a) na promulgação do Ato Institucional n.º 05 (AI-5).
b) na criação do Departamento de Censura.
c) no fechamento da UNE.
d) na criação do Departamento de Ordem Política Social.
e) na extinção dos partidos políticos.


resposta:[A]


6. (Unesp) "Estávamos, pois, diante de três alternativas. A primeira ceder aos exaltados e mergulhar na ditadura total (...) A segunda, era desamparar o presidente e deixá-lo a mercê dos que haviam desencadeado a guerrilha de inspiração comunista. A terceira era aceitar um Ato Institucional para conter a contra-revolução (...)." Depois de participar ativamente do movimento de 1964, uma personagem do cenário político atual, não obstante o diálogo da força, procura dissimular e amenizar a "escolha" tomada em 1968, como a menos dolorosa para o povo brasileiro conforme expressa o trecho anterior. Responda:
a) Indicando a "alternativa" que prevaleceu.
b) Quem era o presidente militar que governava o Brasil em 1968?
c) Procure caracterizar as implicações e os desdobramentos políticos que decorreram daquela decisão tomada.


resposta:
a) Foi decretado o AI n° 5.
b) Costa e Silva.
c) Implantação da censura,suspensão do habeas corpus e etc.

7. (Mackenzie) A adoção de uma forma mais liberal de comunismo - "Primavera de Praga" - levou os tanques soviéticos e do Pacto de Varsóvia a depor o governo de Alexander Dubcek, em agosto de 1968. Vinte e um anos depois, a "Revolução de Veludo" criou um novo governo democrático, encarando desde o início a questão do movimento autonomista eslavo. A afirmação anterior refere-se:
a) à guerra entre croatas e bósnios.
b) ao fim do comunismo na antiga Tchecoslováquia.
c) à fragmentação da União Soviética.
d) à queda do "Muro de Berlim".
e) às manifestações da "Praça da Paz Celestial", em junho de 1989.


resposta:[B]

8. (Mackenzie) Em dezembro de 1968, o governo militar editou o Ato Institucional n.o 5 (AI-5), que determinava:
a) que o Presidente da República teria poderes para fechar o Congresso, intervir nos Estados e suspender os direitos políticos de qualquer cidadão.
b) as eleições para Governadores dos Estados e Presidente da República passariam a ser decididas no Colégio Eleitoral.
c) a extinção dos partidos políticos existentes até então, e a criação do Movimento Democrático Brasileiro - MDB - e da Aliança Renovadora Nacional - ARENA.
d) a obrigatoriedade da transmissão, por todas as emissoras de rádio, do programa "A Voz do Brasil" e do horário eleitoral gratuito no rádio e TV.
e) a concessão de "habeas-corpus" pelo Supremo Tribunal Federal e a cassação de mandatos de deputados e senadores pelo Congresso Nacional.


resposta:[A]

9. (Mackenzie) O ano de 1968 foi crucial. O movimento estudantil se espalhou por todo o país, sofrendo violenta repressão do governo. Diante das pressões da sociedade, o governo militar reagiu, decretando:
a) a deposição do Presidente João Goulart, cujo modelo populista de governo dava sinais de esgotamento.
b) o Ato Institucional n.o 5, que conferia ao Presidente Costa e Silva poderes totais para reprimir as oposições.
c) a Abertura Democrática, lenta e gradual, que reconduzia o país à democratização.
d) a Anistia, que embora não fosse irrestrita, permitiu o retorno de muitos exilados políticos.
e) a solução parlamentarista, que possibilitou controlar a grave crise institucional em que vivia o país.


resposta:[B]

10. (Puccamp) "Intensa radicalização política e cultural caracterizou o processo político brasileiro entre 1964 e 1968". Essa afirmação pôde ser observada
a) nas manifestações artísticas e culturais, e no movimento estudantil consubstanciado nas passeatas.
b) nos movimentos estudantis de apoio à revisão constitucional e ao novo regime.
c) na formação da "Frente Ampla", que abocanhava os Partidos de apoio ao Governo.
d) por meio da promulgação do AI-5, que liberalizou o regime autoritário introduzido pelo AI-1.
e) na radicalização da política externa, que se manifesta no afastamento em relação aos Estados Unidos.


resposta:[A]

11. (Ufrj) "Quando os camponeses recebem fuzis, os velhos mitos empalidecem, as proibições desaparecem uma por uma; a arma de um combatente é sua humanidade. Porque, nos primeiros momentos da rebelião, é preciso matar: matar a um europeu é matar dois pássaros com o mesmo tiro, suprimir de uma só vez a um opressor e a um oprimido: restam um homem morto e um homem livre; o sobrevivente, pela primeira vez, sente um solo nacional debaixo de seus pés."
(Jean-Paul Sartre - Prefácio do livro "LOS CONDENADOS DE LA TIERRA" de Franz Fanon, 1 ed., 1961)
Em "Os Condenados da Terra", Franz Fanon expõe o drama da luta de libertação nacional na Argélia e, no prefácio do livro, Sartre defende a tese da "guerra justa". Em ambos os textos, estão presentes idéias de solidariedade e justiça social; palavras que incitam os protestos nas ruas de Paris em 1968 e justificam a luta de Ernesto Che Guevara, guerrilheiro que se tornou o mito rebelde da geração dos anos 60.
a) Cite um movimento cultural que seja representativo dessas idéias no Brasil dos anos 60.
b) Explique duas características da conjuntura política latino-americana às quais Che Guevara se contrapôs.


resposta:
a) O aluno deverá citar um movimento cultural representativo da geração dosanos 60 no Brasil, tal como o movimento do Cinema Novo, o Grupo Opinião,no teatro, a tropicália, nas artes plásticas, o tropicalismo e a MPB (MúsicaPopular Brasileira), na música.
b) Grande concentração de propriedade agrária, distribuição desigual dariqueza, subdesenvolvimento; Golpes Militares e Ditaduras pró-imperialistas


12. (UnB) Os anos 60 foram marcantes para a vida social e política do século XX. Década de contestação aos padrões culturais da modernidade e de afirmação da rebeldia da juventude ante o que considerava descaminhos da política, os anos 60 produziram um elenco de temas e de convicções éticas que ainda hoje são discutidos. Com relação a esses temas e sua vinculação ao tempo presente, julgue os seguintes itens.

(1) Os padrões de comportamento dos jovens das grandes metrópoles mundiais na década de 60 são exatamente iguais aos de hoje: espírito de rebeldia, contestação às instituições e crítica aberta ao individualismo.
(2) A destruição ambiental, em torno da qual se realizou o processo de modernização industrial, criticada pelos radicais dos anos 60, deixou de ser, nas décadas seguintes, uma preocupação das novas gerações e nações e dos novos governos.
(3) A chegada do homem à Lua, no fim dos anos 60, limitou a imaginação das gerações das últimas décadas do milênio, encerrando um ciclo de capacidade criadora, de utopias libertadoras e de ambição de conhecer o universo.
(4) Enquanto, na França de 1968, as jornadas estudantis abalavam o sistema universitário e as estruturas de poder vigentes, a juventude brasileira assistia impassível e silenciosa ao rijo regime militar e ao cerceamento da liberdade de expressão.


resposta:F F F F

13. (Unirio) Sei que ainda vou voltar
Para o meu lugar
Foi lá E é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá
(Sabiá, de A.C. Jobim e Chico Buarque)
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
(PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES OU CAMINHANDO, de Geraldo Vandré)

Estávamos em 1968 e os ânimos acirrados. A disputa entre as duas composições era mais que o resultado do festival nacional de canção popular. A ditadura militar pouco depois introduziu o Al-5 ao texto da Constituição. Entre as medidas drásticas adotadas pelo Al-5, podemos citar a(o):
a) dissolução do CGT (Comando Geral dos Trabalhadores), das Ligas Camponesas e da UNE (União Nacional dos Estudantes).
b) Lei de imprensa, a Lei de Segurança nacional e a dissolução dos Partidos Políticos.
c) eleição do presidente da República pelo Congresso e a criação do CCC (Comando de Caça aos Comunistas).
d) criação de dois poderes paralelos: um civil (Congresso) e um militar, composto pelas forças armadas.
e) fim das imunidades parlamentares e a instituição da prisão perpétua e da pena de morte.


resposta:[E]

14. (Uerj) OS SONHOS QUE NÃO ENVELHECERAM
"Por que 1968 resiste tanto a sair de cena? Qual é o mistério de não querer ser passado e sim presente, de permanecer como referência e mito de imaginários tão distantes? (...) a atitude não tem ranço retrô ou passadista. Eles parecem estar buscando 98 em 68, o presente no passado, inclusive porque, a primeira vista, 98 parece 68 de cabeça para baixo. (...) O ruim é o riso de se idealizar o passado, de confundir tempo verbal com tempo real, achando que existe na História um pretérito perfeito ou mais-que-perfeito. Como se sabe, nem na vida nem na história o passado pode tomar o lugar do presente ou do futuro. (...) O que não se discute é a certeza de que algumas questões atuais germinaram derrotados politicamente, mas vitoriosos culturalmente. Suas pequenas revoluções nos costumes e comportamento, na arte e no sexo se fazem sentir até hoje. (...)" (VENTURA, Zuenir. "Jornal do Brasil", 03/05/98)

O ano de 1968 significou, em todo o mundo, um momento de profundo questionamento, principalmente da juventude. Entre as palavras de ordem que marcaram os movimentos de 1968 e que são presentes até hoje, encontramos:
a) pacifismo, feminismo e ecologia
b) luta armada, drogas e positivismo
c) liberalismo, cultura de massa e neonazismo
d) nacionalismo, romantismo e corporativismo


resposta:[A]

15. (Ufrrj) "A vontade geral contra a vontade do general" (Censier) "Não tome o elevador, tome o poder." (Avenida de Choisy, 107) "A imaginação toma o poder." (Escadaria da Faculdade de Ciências Políticas de Paris) Os textos anteriores são pixações realizadas pelos estudantes revoltados contra o governo do General Charles de Gaulle a partir de maio de 1968. Esse movimento refletiu o clima de transformações políticas, sociais e culturais ocorridas na época em diversos países do mundo.
a) Cite um objetivo e um limite das ações dos estudantes franceses.
b) Relacione os acontecimentos de 1968 em França, aos da mesma época no Brasil.


resposta:

18. (Ufsc) Caminhando e cantando e seguindo a canção Somos todos iguais, braços dados ou não Nas escolas, nas ruas, campos, construções Caminhando e cantando e seguindo a canção Vem, vamos embora, que esperar não é saber Quem sabe faz a hora, não espera acontecer Vem, vamos embora, que esperar não é saber Quem sabe faz a hora, não espera acontecer "..."
VANDRÉ, Geraldo. "Pra não dizer que não falei das flores". Apud ALMEIDA, Cláudio A. Cultura e Sociedade no Brasil: 1964-1968. São Paulo, Atual, 1996. p.80.
Analisando a canção, sucesso de Geraldo Vandré em 1968, o momento e as circunstâncias em que foi escrita, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).
01. "Pra não dizer que não falei das flores" foi uma canção de protesto, surgida no período dos governos militares, que sucederam ao governo do presidente João Goulart. 02. No ano da divulgação da canção (1968), foi assinado o Ato Institucional número 5, que suspendeu parcialmente a Constituição em vigor, e conferiu poderes excepcionais ao Presidente da República.
04. O sucesso desta e de muitas outras canções de protesto, as passeatas, greves e outras manifestações populares, forçaram, em 1969, a promulgação de nova Constituição, que restabeleceu as eleições diretas, e os direitos e garantias individuais.
08. Os anos de 1967 e 1968 foram anos de protestos em muitos países. Quando a música de Vandré fazia sucesso, uma onda contra a opressão e em defesa da liberdade varria o mundo.
16. A oposição aos governos militares, no Brasil, não se limitou a canções de protesto. Também surgiu a luta armada.


resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27

19. (Ufc) Há 30 anos, em maio de 1968, os estudantes manifestavam-se nas ruas de Paris em oposição ao governo do general Charles De Gaulle; nos Estados Unidos os jovens protestavam contra a Guerra do Vietnã e os hippies propagavam novas formas de vida. No Brasil, além das passeatas estudantis contra os militares no poder, outras formas de reivindicação se fizeram sentir no campo cultural como:
a) a atuação da atriz Leila Diniz como símbolo de mudança comportamental na sociedade brasileira dos anos sessenta.
b) a força do movimento Tropicália, através de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que se opunham aos partidos de esquerda.
c) o crescimento do movimento carismático, entre os jovens católicos, como uma forma de promover mudanças sociais.
d) a rejeição das guerrilhas urbanas e rurais, pelas lideranças estudantis, substituindo-as pelas constantes passeatas.
e) o apoio da maioria dos jornais aos protestos da Música Popular Brasileira (MPB) contra o radicalismo da esquerda.


resposta:[A]

20. (FGV) "Estoy aqui de passagem/ Sei que adiantei/ Um dia vou morrer/ De susto, de bala ou vício/ No precipício de luzes/ Entre saudades, soluço/ Eu vou morrer de bruços/ Nos braços de uma mulher/ Mas apaixonado ainda/ Dentro dos braços da camponesa/ Guerrilheira, manequim/ Ai de mim/ Nos braços de quem me queira/ Soy loco por ti, América/ Soy loco por ti de amores."
("Soy loco por ti", América,Gilberto Gil/Capinam, 1968.)
A década de 1960 foi marcada por uma intensa movimentação política e cultural na qual a participação dos jovens foi decisiva e registrada em diversos países do mundo. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
a) A contestação foi essencialmente econômica e secundariamente política e cultural, como pode ser exemplificado pela Revolução Cultural chinesa e pela revolta dos estudantes na França, em 1968, movimentos contrários a qualquer culto a personalidades.
b) A vitória da Revolução Cubana não influenciou a juventude latino-americana devido ao embargo econômico e à política de isolamento sustentada pelos Estados Unidos contra o regime de Fidel Castro.
c) A juventude estudantil brasileira manteve-se distante do processo político até o final de 1968, quando passou a organizar diversas manifestações de massas contra o regime militar.
d) A América Latina tornou-se uma das únicas regiões não contaminadas pela Guerra Fria, graças ao estabelecimento de ditaduras militares e regimes nacionalistas refratários a qualquer vinculação com os Estados Unidos ou com o bloco soviético.
e) Liberdade sexual, contracultura, revolução social, apologia à juventude e oposição à Guerra do Vietnã foram elementos da contestação dos anos sessenta.


resposta:[E]

21. (Ufu) Leia e interprete o trecho a seguir. Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Dinamarca, Espanha, Turquia, Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia, Argélia, Tunísia, Marrocos, Senegal, Madagascar, Mali, EUA, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Venezuela, México, Japão, Brasil. [...] As imagens são as mesmas: mortos, feridos, espancados. [...] a revolta estudantil não se limita à contestação política, ela é portadora de uma contestação da Cultura. MATOS, Olgária.
"Paris 1968: as barricadas do desejo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

Caracterize os movimentos estudantis ocorridos em maio de 1968, quanto às motivações dos participantes e quanto às formas de lutas empreendidas nos seguintes países:
a) França.
b) Estados Unidos.


resposta:

22. (Ufrs) Observe os cartuns e o texto a seguir.
"Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx.: 38°, em Brasília. Mín.: 5°, nas Laranjeiras". "Jornal do Brasil", 14 dez. 1968 

Com relação ao contexto histórico e às informações contidas nos cartuns e texto apresentado, considere as seguintes afirmações.
I - O diálogo com os partidos de orientação marxista foi uma característica da ditadura brasileira até a imposição do AI-5, quando, efetivamente, a censura e a repressão começaram a ser implementadas.
II - Durante o ano de 1968, a rearticulação e o crescimento do movimento estudantil se transformaram, na percepção dos setores que controlavam o poder, numa séria ameaça ao seu projeto de continuidade.
III - A informação sobre o tempo, citada pelo Jornal do Brasil, indicava a existência de novos ventos e de uma tempeatura insuportável, o que era uma clara alusão ao início de uma política de distensão entre o governo e a oposição.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

resposta:[B]

23. (Uerj) Em 1968, vários países foram palco de movimentos que expressaram insatisfações em relação ao sistema estabelecido. Tanto no Brasil quanto na França, estudantes e intelectuais se destacaram nas manifestações públicas de protesto. Dois objetivos que esses grupos pretendiam alcançar estão apontados em:

a) valorização da contracultura e supressão dos organismos políticos
b) democratização de instituições vigentes e crítica à cultura dominante
c) recuperação das propostas stalinistas e contestação ao mundo burguês
d) unificação dos movimentos sociais por meio da luta armada e combate às estruturas burocratizantes

resposta:[B]

24. (Uel) Leia os versos da canção chamada "Tropicália", composta por Caetano Veloso, e observe as imagens a seguir: "No pulso esquerdo o bang-bang Em suas veias corre muito pouco sangue Mas seu coração Balança a um samba de tamborim Emite acordes dissonantes Pelos cinco mil alto-falantes Senhoras e senhores Ele põe os olhos grandes sobre mim"
(a) GUERCHMAN, R. Capa do disco "Tropicália", ou "Panis anis et Circensis". 1968. (b) DIAS, A. Coração para amassar, 1966. (c) CLARK, L. Máscaras sensoriais. 1967. 

Com base nos versos, nas imagens e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o Movimento Tropicalista:
a) Impôs-se pela música, cuja preocupação era enaltecer as belezas do "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza", cantadas por Jorge Ben.
b) Propôs uma transformação estética em que se valorizavam os temas nacionais como é o Boi Bumbá e o samba, aspectos representativos de nossa cultura.
c) Foi uma conseqüência natural do que a Bossa Nova havia proposto na década de 1960 no Brasil, sendo por isso internacionalmente reconhecido.
d) Tinha a preocupação estética de explorar os ritmos regionais, cuja principal referência é a música produzida pelos chamados "Novos Baianos".
e) Propôs uma transformação estética plena em que os problemas nacionais e os apelos sensoriais passaram a integrar a expressão artística.

resposta:[E]

25. (Uel) Observe a figura a seguir:
Considere as afirmativas sobre o movimento cultural do século XX. 
I. O movimento hippie realizou uma crítica à sociedade de consumo, ao modelo industrial de produção e à ideologia do sucesso individual a qualquer preço. 
II. Jovens rebeldes russos, influenciados pelo movimento de guerrilha latino-americana de inspiração guevarista, iniciaram a "glasnost" e a "perestroika". 
III. Estudantes e operários em Paris, no ano de 1968, realizaram uma revolta criativa e espontânea, contestando o sistema político tradicional. 
IV. O movimento da Jovem Guarda no Brasil foi criado para combater os efeitos contestadores da Tropicália, disseminando o lema "Brasil ame-o, ou deixe-o". 

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

resposta:[A] 



26. (UFU) A respeito do cenário sócio-cultural nos Estados Unidos entre as décadas de 1950-60, podemos afirmar que:
I - a tecnologia foi amplamente incorporada ao cotidiano das famílias. A propaganda tornou-se fundamental na disseminação de uma sociedade de consumo e na criação de novas "necessidades", por meio da utilização do rádio, do cinema e, principalmente, da TV.
II - a possibilidade real de uma guerra nuclear, proveniente do estado de Guerra Fria, a Guerra do Vietnã, a devastação da natureza e a poluição generalizada fomentaram a criação de importantes movimentos e protestos de jovens que criticavam a sociedade tecnológica, o consumo de massa e promovia o pacifismo.
III - o movimento feminista, impulsionado pelas ativistas Simone de Beauvoir (O segundo sexo) da França e Betty Friedan (A mística feminina) dos Estados Unidos, finalmente conseguiu estabelecer, nesta época, o direito de voto e de ocupação de cargos públicos às mulheres norte-americanas.
IV - o movimento da contracultura, idealizado pelos cantores Jimmi Hendrix, Janis Joplin e pelos The Beatles, impulsionou a adoção de novos hábitos e valores entre os jovens. Esse movimento questionou o mundo da velocidade e dos automóveis e defendeu os princípios anarquistas e socialistas adotados no Leste Europeu.

Marque a alternativa correta.
a) Apenas I e II são corretas.
b) Apenas I e III são corretas.
c) Apenas II e IV são corretas.
d) Apenas III e IV são corretas.


 resposta:[C]

26. (Uepg) A década de 1960 pode ser considerada como uma das mais intensas e importantes no contexto do século XX. Foi durante essa década que o homem chegou à Lua, que os movimentos de estudantes espalharam-se por todo o mundo, que a ditadura militar foi implantada no Brasil e que o rock n roll tomou conta da juventude. Foi também na década de 1960 que o movimento hippie surgiu e ganhou força. A respeito dos hippies, assinale o que for correto.
(01) Eram parte do que se convencionou chamar de movimento de contracultura dos anos 60.
(02) Adotaram um modo de vida comunitário, eram contrários à Guerra do Vietnã e abraçaram alguns aspectos de religiões orientais como o budismo e o hinduísmo.
(04) Defendiam o amor livre e a não-violência.
(08) Os homens geralmente usavam barbas e cabelos longos. Também era comum usar calças boca-de-sino, camisas tingidas e roupas de inspiração indiana.


resposta:1 + 2 + 4 + 8 = 15




28. (Ufrs) Considere o enunciado a seguir e as três propostas para completá-lo. Na década de 1960, os EUA foram abalados, na política interna, pelo surgimento e crescimento de movimentos de contestação que denunciavam a discriminação racial, a atitude belicosa do Pentágono contra o Terceiro Mundo e a pressão de grandes empresas impondo seus interesses corporativos em detrimento da sociedade civil. Entre esses movimentos de contestação, é correto citar
1 - as diversas manifestações promovidas por organizações sociais, tais como o Movimento pelos Direitos Civis, vinculado a Martin Luther King, o Black Power e os Panteras Negras.
2 - a organização liderada pelo senador Joseph McCarthy e apoiada por Richard Nixon e Ronald Reagan, que defendia a tolerância racial, a liberdade sexual e o respeito à autodeterminação dos povos do sudeste asiático.
3 - as modalidades de questionamentos indentificadas como contracultura, fenômeno político, cultural e comportamental que abrangia, entre outas, a denominada música de protesto, representada por Bob Dylan, as manifestações pacifistas contra as guerras promovidas pelos EUA e o movimento hippie.

Quais propostas estão corretas?
a) Apenas 1.
b) Apenas 1 e 2.
c) Apenas 1 e 3.
d) Apenas 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.


resposta:[C]

29. (Mackenzie) O sonho acabou. John Lennon Assinale a alternativa que NÃO apresenta elementos relacionados com o imaginário juvenil ocidental da década de 60, a que se referia o ex-beatle.
a) Fim dos valores tradicionais que reprimiam e alienavam a individualidade, valorização da sexualidade, tomada de consciência de que as mulheres deveriam ter os mesmos direitos que os homens.
b) Aceitação pelos jovens dos desígnios da sociedade, vontade e determinação de ajustar-se ao sistema, crença na sociedade de consumo.
c) Minissaia, guerrilha, rock, liberdade sexual, cabelos compridos, feminismo, passeatas, protestos juvenis, movimento negro.
d) Roupas coloridas que expressavam a rebeldia, contestação dos valores estabelecidos, proposta de "paz e amor" e alimentação vegetariana.
e) Liberdade para o amor, para o sexo e para determinar sua própria vida, uso de imagens psicodélicas, contracultura, rebeliões estudantis e marchas pacifistas.


resposta:[B]

30. (Pucmg) A foto adiante reproduzida apresenta dois membros do Partido Panteras Negras, fundado nos EUA em 1966. Sua análise e contextualização histórica permitem afirmar:

a) Esse movimento abandonou a via pacífica, pregando a necessidade de a população negra norte-americana se armar para garantir sua segurança.
b) O partido cresceu em todo o país aglutinando, em torno do discurso da autodefesa, diferentes grupos étnicos, fazendo muitos adeptos junto à população branca.
c) Ultra-radicais de direita, os Panteras Negras acabaram entrando em choque com outras organizações que lutavam pelos direitos civis para os negros.
d) Após conquistarem várias cadeiras no Senado, o movimento perdeu seu ímpeto inicial e assumiu uma postura mais moderada e conciliatória.

resposta:[A]

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