1968
Saiba mais sobre o ano que não quer acabar.
Orientação de estudos: 1968
1. (Unesp) "Logo após 1964, a comunidade teatral
conhecera um período de inesperada euforia, imaginando que poderia desempenhar
uma importante função como centro de oposição ao regime. Tiradentes passou a
ser um símbolo mal visto pelo governo e uma simples canção como Carcará,
cantada por Maria Bethânia com a energia de uma justiceira e implacável ave de
rapina - pega, mata e come - assumia ares de inflamado hino revolucionário. Mas
o que 1964 permitira, talvez como necessária e, no fundo, inofensiva válvula de
escape, 1968 acabara por sufocar."
(Décio de Almeida Prado, HISTÓRIA
DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA)
a) Relacione as duas datas - 1964 e 1968 - aos eventos políticos, cujo impacto sobre a cultura é descrito no texto.
b) Explique a afirmação "o
que 1964 permitira (...) 1968 acabara por sufocar".
resposta:
a) Implantação do regime
totalitário (1964) e o ano do AI-5 (1968).
b) O Golpe Militar de 1964
designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que
culminaram no dia 1º de abril de 1964, com um golpe de estado que encerrou o
governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como
Jango.E 1968 que marcou pelo acirramento da ditadura no país.
2. (Ufpr) Uma terceira guerra
mundial não é impossível, e sobretudo por causas todas muito más, todas mal
pensadas", afirma Jean-Paul Sartre em sua última entrevista (1980). Tal
receio liga-se às tensões vividas nas décadas de 1960/70, as quais abalaram a
tênue paz mundial e evidenciaram os profundos desequilíbrios sociais. Sobre
esse período, é correto afirmar que:
(01) O cenário político europeu
dos anos 60 foi marcado pelo movimento estudantil francês de maio de 1968, que
levou à renúncia de De Gaulle e à forte reação burguesa, elegendo o conservador
Georges Pompidou.
(02) A Europa foi abalada pela
invasão da Tchecoslováquia por parte das tropas do Pacto de Varsóvia, que
puseram fim à "Primavera de Praga" e impediram que aquele país
abandonasse os trilhos do comunismo.
(04) A criação da OTAN e do Pacto
de Varsóvia, que aprofundou a divisão da Europa em dois grandes blocos
antagônicos, ocorreu nesse período.
(08) O cenário norte-americano,
por sua vez, foi marcado pelas reações públicas à política de Lyndon Johnson e
de Richard Nixon no Vietnã, sobretudo em decorrência da desastrosa campanha
militar no Sudeste asiático. Os conflitos raciais nos Estados Unidos da América
atingiram seu auge, e o movimento negro pela defesa da cidadania perdeu seu
principal líder, Martin Luther King, assassinado em 1968.
(16) A América Latina foi
assolada por uma série de golpes militares. No Chile, por exemplo, o presidente
Salvador Allende foi deposto pelo golpe comandado pelo general Augusto
Pinochet, que, de modo violento, acabou com as liberdades democráticas.
Soma =
( )
resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27
3. (FGV) "Sejamos realistas,
que se peça o impossível" e "A imaginação no poder" são frases
que se tornaram conhecidas no mundo todo, lembrando o vigor dos revolucionários
da Comuna. Elas estão associadas
a) à revolta dos operários russos
de outubro de 1917.
b) ao movimento estudantil
francês de maio de 1968.
c) às passeatas dos cidadãos
tchecoslovacos de junho de 1969.
d) ao protesto das mães dos
desaparecidos argentinos de maio de 1983.
e) ao levante da população
berlinense de dezembro de 1989.
resposta:[B]
4. (Puc-sp) "Circo russo na
cidade: não alimentem os animais."
(graffiti nos muros de Praga em
1968)
"Os conselhos eram: ignorem
os soviéticos, tratem-nos como coisas, beijem e namorem sob seus narizes.
Vivam. Mas façam em torno deles barragens invisíveis."
(Godfelder, Sonia. A PRIMAVERA DE
PRAGA. S. Paulo, Brasiliense, 1981.)
A indisposição dos tchecos, em
relação aos soviéticos na circunstância indicada pelas citações anteriores, era
devida:
a) à grande presença, em
território nacional, de dissidentes soviéticos asilados pelo Estado, os quais
gozavam de privilégios não desfrutados pelos cidadãos tchecos.
b) à interrupção, por parte da
URSS, do fornecimento de gêneros alimentícios e material bélico, para que a
Tchecoslováquia mantivesse sua superioridade frente aos poloneses.
c) à histórica discriminação
dirigida pelos tchecos aos povos eslavos e que foi reativada com a atuação da
Igreja Ortodoxa Russa.
d) à intervenção militar
praticada pelo governo soviético na Tchecoslováquia, como resposta a uma
tentativa da sociedade tcheca de ampliar as liberdades individuais no interior
de um regime comunista.
e) à iniciativa tcheca de romper
com o regime comunista e negar a influência da URSS, optando pela aliança com o
governo americano e pela reorientação da economia, no sentido de sua
estatização.
resposta:[D]
5. (Unaerp) Em 1968, Caetano
Veloso, ao defender num festival a sua composição "É Proibido
Proibir", assim respondeu às vaias do público: "Mas é isso que é a
juventude que quer tomar o poder. Vocês tem coragem de aplaudir este ano uma
música que vocês não teriam coragem de aplaudir o ano passado! São a mesma
juventude que vai sempre, sempre matar o velhote inimigo que morreu ontem.
Vocês não estão entendendo nada, nada, nada Absolutamente nada (...) O problema
é o seguinte: estão querendo policiar a música brasileira. Mas eu e o Gil já
abrimos o caminho (...). Nós, eu e ele tivemos coragem de enfrentar em todas as
estruturas e sair de todas. E vocês? E vocês? Se vocês em política forem como
estética estamos feitos."
(HOLLANDA, Heloisa Buarque e
GONÇALVES, Marcos A. Cultura e Participação. Anos Sessenta, COLEÇÃO TUDO É
HISTÓRIA, vol.41, Brasiliense, são Paulo, 1982, p.6)
Quando Caetano fala sobre o
policiamento da música brasileira ele se refere a um conjunto de medidas
repressivas tomadas pelos governos militares, que culminaria:
a) na promulgação do Ato
Institucional n.º 05 (AI-5).
b) na criação do Departamento de
Censura.
c) no fechamento da UNE.
d) na criação do Departamento de
Ordem Política Social.
e) na extinção dos partidos
políticos.
resposta:[A]
6. (Unesp) "Estávamos, pois,
diante de três alternativas. A primeira ceder aos exaltados e mergulhar na
ditadura total (...) A segunda, era desamparar o presidente e deixá-lo a mercê
dos que haviam desencadeado a guerrilha de inspiração comunista. A terceira era
aceitar um Ato Institucional para conter a contra-revolução (...)." Depois
de participar ativamente do movimento de 1964, uma personagem do cenário
político atual, não obstante o diálogo da força, procura dissimular e amenizar
a "escolha" tomada em 1968, como a menos dolorosa para o povo
brasileiro conforme expressa o trecho anterior. Responda:
a) Indicando a
"alternativa" que prevaleceu.
b) Quem era o presidente militar
que governava o Brasil em 1968?
c) Procure caracterizar as
implicações e os desdobramentos políticos que decorreram daquela decisão
tomada.
resposta:
a) Foi decretado o AI n° 5.
b) Costa e Silva.
c) Implantação da
censura,suspensão do habeas corpus e etc.
7. (Mackenzie) A adoção de uma
forma mais liberal de comunismo - "Primavera de Praga" - levou os
tanques soviéticos e do Pacto de Varsóvia a depor o governo de Alexander
Dubcek, em agosto de 1968. Vinte e um anos depois, a "Revolução de Veludo"
criou um novo governo democrático, encarando desde o início a questão do
movimento autonomista eslavo. A afirmação anterior refere-se:
a) à guerra entre croatas e
bósnios.
b) ao fim do comunismo na antiga
Tchecoslováquia.
c) à fragmentação da União
Soviética.
d) à queda do "Muro de
Berlim".
e) às manifestações da
"Praça da Paz Celestial", em junho de 1989.
resposta:[B]
8. (Mackenzie) Em dezembro de
1968, o governo militar editou o Ato Institucional n.o 5 (AI-5), que
determinava:
a) que o Presidente da República
teria poderes para fechar o Congresso, intervir nos Estados e suspender os
direitos políticos de qualquer cidadão.
b) as eleições para Governadores
dos Estados e Presidente da República passariam a ser decididas no Colégio
Eleitoral.
c) a extinção dos partidos políticos
existentes até então, e a criação do Movimento Democrático Brasileiro - MDB - e
da Aliança Renovadora Nacional - ARENA.
d) a obrigatoriedade da
transmissão, por todas as emissoras de rádio, do programa "A Voz do
Brasil" e do horário eleitoral gratuito no rádio e TV.
e) a concessão de
"habeas-corpus" pelo Supremo Tribunal Federal e a cassação de
mandatos de deputados e senadores pelo Congresso Nacional.
resposta:[A]
9. (Mackenzie) O ano de 1968 foi
crucial. O movimento estudantil se espalhou por todo o país, sofrendo violenta
repressão do governo. Diante das pressões da sociedade, o governo militar
reagiu, decretando:
a) a deposição do Presidente João
Goulart, cujo modelo populista de governo dava sinais de esgotamento.
b) o Ato Institucional n.o 5, que
conferia ao Presidente Costa e Silva poderes totais para reprimir as oposições.
c) a Abertura Democrática, lenta
e gradual, que reconduzia o país à democratização.
d) a Anistia, que embora não
fosse irrestrita, permitiu o retorno de muitos exilados políticos.
e) a solução parlamentarista, que
possibilitou controlar a grave crise institucional em que vivia o país.
resposta:[B]
10. (Puccamp) "Intensa
radicalização política e cultural caracterizou o processo político brasileiro
entre 1964 e 1968". Essa afirmação pôde ser observada
a) nas manifestações artísticas e
culturais, e no movimento estudantil consubstanciado nas passeatas.
b) nos movimentos estudantis de
apoio à revisão constitucional e ao novo regime.
c) na formação da "Frente
Ampla", que abocanhava os Partidos de apoio ao Governo.
d) por meio da promulgação do
AI-5, que liberalizou o regime autoritário introduzido pelo AI-1.
e) na radicalização da política
externa, que se manifesta no afastamento em relação aos Estados Unidos.
resposta:[A]
11. (Ufrj) "Quando os
camponeses recebem fuzis, os velhos mitos empalidecem, as proibições desaparecem
uma por uma; a arma de um combatente é sua humanidade. Porque, nos primeiros
momentos da rebelião, é preciso matar: matar a um europeu é matar dois pássaros
com o mesmo tiro, suprimir de uma só vez a um opressor e a um oprimido: restam
um homem morto e um homem livre; o sobrevivente, pela primeira vez, sente um
solo nacional debaixo de seus pés."
(Jean-Paul Sartre - Prefácio do
livro "LOS CONDENADOS DE LA TIERRA" de Franz Fanon, 1 ed., 1961)
Em "Os Condenados da Terra",
Franz Fanon expõe o drama da luta de libertação nacional na Argélia e, no
prefácio do livro, Sartre defende a tese da "guerra justa". Em ambos
os textos, estão presentes idéias de solidariedade e justiça social; palavras
que incitam os protestos nas ruas de Paris em 1968 e justificam a luta de
Ernesto Che Guevara, guerrilheiro que se tornou o mito rebelde da geração dos
anos 60.
a) Cite um movimento cultural que
seja representativo dessas idéias no Brasil dos anos 60.
b) Explique duas características
da conjuntura política latino-americana às quais Che Guevara se contrapôs.
resposta:
a) O aluno deverá citar um
movimento cultural representativo da geração dosanos 60 no Brasil, tal como o
movimento do Cinema Novo, o Grupo Opinião,no teatro, a tropicália, nas artes
plásticas, o tropicalismo e a MPB (MúsicaPopular Brasileira), na música.
b) Grande concentração de
propriedade agrária, distribuição desigual dariqueza, subdesenvolvimento;
Golpes Militares e Ditaduras pró-imperialistas
12. (UnB) Os anos 60 foram
marcantes para a vida social e política do século XX. Década de contestação aos
padrões culturais da modernidade e de afirmação da rebeldia da juventude ante o
que considerava descaminhos da política, os anos 60 produziram um elenco de
temas e de convicções éticas que ainda hoje são discutidos. Com relação a esses
temas e sua vinculação ao tempo presente, julgue os seguintes itens.
(1) Os padrões de comportamento
dos jovens das grandes metrópoles mundiais na década de 60 são exatamente
iguais aos de hoje: espírito de rebeldia, contestação às instituições e crítica
aberta ao individualismo.
(2) A destruição ambiental, em
torno da qual se realizou o processo de modernização industrial, criticada
pelos radicais dos anos 60, deixou de ser, nas décadas seguintes, uma
preocupação das novas gerações e nações e dos novos governos.
(3) A chegada do homem à Lua, no
fim dos anos 60, limitou a imaginação das gerações das últimas décadas do
milênio, encerrando um ciclo de capacidade criadora, de utopias libertadoras e
de ambição de conhecer o universo.
(4) Enquanto, na França de 1968, as
jornadas estudantis abalavam o sistema universitário e as estruturas de poder
vigentes, a juventude brasileira assistia impassível e silenciosa ao rijo
regime militar e ao cerceamento da liberdade de expressão.
resposta:F F F F
13. (Unirio) Sei que ainda vou
voltar
Para o meu lugar
Foi lá E é ainda lá
Que eu hei de ouvir cantar
Uma sabiá
(Sabiá, de A.C. Jobim e Chico
Buarque)
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
(PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE
FLORES OU CAMINHANDO, de Geraldo Vandré)
Estávamos em 1968 e os ânimos
acirrados. A disputa entre as duas composições era mais que o resultado do
festival nacional de canção popular. A ditadura militar pouco depois introduziu
o Al-5 ao texto da Constituição. Entre as medidas drásticas adotadas pelo Al-5,
podemos citar a(o):
a) dissolução do CGT (Comando
Geral dos Trabalhadores), das Ligas Camponesas e da UNE (União Nacional dos
Estudantes).
b) Lei de imprensa, a Lei de
Segurança nacional e a dissolução dos Partidos Políticos.
c) eleição do presidente da
República pelo Congresso e a criação do CCC (Comando de Caça aos Comunistas).
d) criação de dois poderes
paralelos: um civil (Congresso) e um militar, composto pelas forças armadas.
e) fim das imunidades
parlamentares e a instituição da prisão perpétua e da pena de morte.
resposta:[E]
14. (Uerj) OS SONHOS QUE NÃO
ENVELHECERAM
"Por que 1968 resiste tanto
a sair de cena? Qual é o mistério de não querer ser passado e sim presente, de
permanecer como referência e mito de imaginários tão distantes? (...) a atitude
não tem ranço retrô ou passadista. Eles parecem estar buscando 98 em 68, o
presente no passado, inclusive porque, a primeira vista, 98 parece 68 de cabeça
para baixo. (...) O ruim é o riso de se idealizar o passado, de confundir tempo
verbal com tempo real, achando que existe na História um pretérito perfeito ou
mais-que-perfeito. Como se sabe, nem na vida nem na história o passado pode
tomar o lugar do presente ou do futuro. (...) O que não se discute é a certeza
de que algumas questões atuais germinaram derrotados politicamente, mas
vitoriosos culturalmente. Suas pequenas revoluções nos costumes e comportamento,
na arte e no sexo se fazem sentir até hoje. (...)" (VENTURA, Zuenir.
"Jornal do Brasil", 03/05/98)
O ano de 1968 significou, em todo
o mundo, um momento de profundo questionamento, principalmente da juventude. Entre
as palavras de ordem que marcaram os movimentos de 1968 e que são presentes até
hoje, encontramos:
a) pacifismo, feminismo e
ecologia
b) luta armada, drogas e
positivismo
c) liberalismo, cultura de massa
e neonazismo
d) nacionalismo, romantismo e
corporativismo
resposta:[A]
15. (Ufrrj) "A vontade geral
contra a vontade do general" (Censier) "Não tome o elevador, tome o
poder." (Avenida de Choisy, 107) "A imaginação toma o poder." (Escadaria
da Faculdade de Ciências Políticas de Paris) Os textos anteriores são pixações
realizadas pelos estudantes revoltados contra o governo do General Charles de
Gaulle a partir de maio de 1968. Esse movimento refletiu o clima de
transformações políticas, sociais e culturais ocorridas na época em diversos
países do mundo.
a) Cite um objetivo e um limite
das ações dos estudantes franceses.
b) Relacione os acontecimentos de
1968 em França, aos da mesma época no Brasil.
resposta:
18. (Ufsc) Caminhando e cantando
e seguindo a canção Somos todos iguais, braços dados ou não Nas escolas, nas
ruas, campos, construções Caminhando e cantando e seguindo a canção Vem, vamos
embora, que esperar não é saber Quem sabe faz a hora, não espera acontecer Vem,
vamos embora, que esperar não é saber Quem sabe faz a hora, não espera
acontecer "..."
VANDRÉ, Geraldo. "Pra não
dizer que não falei das flores". Apud ALMEIDA, Cláudio A. Cultura e
Sociedade no Brasil: 1964-1968. São Paulo, Atual, 1996. p.80.
Analisando a canção, sucesso de
Geraldo Vandré em 1968, o momento e as circunstâncias em que foi escrita, assinale
a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S).
01. "Pra não dizer que não
falei das flores" foi uma canção de protesto, surgida no período dos
governos militares, que sucederam ao governo do presidente João Goulart. 02. No
ano da divulgação da canção (1968), foi assinado o Ato Institucional número 5, que
suspendeu parcialmente a Constituição em vigor, e conferiu poderes excepcionais
ao Presidente da República.
04. O sucesso desta e de muitas
outras canções de protesto, as passeatas, greves e outras manifestações
populares, forçaram, em 1969,
a promulgação de nova Constituição, que restabeleceu as
eleições diretas, e os direitos e garantias individuais.
08. Os anos de 1967 e 1968 foram
anos de protestos em muitos países. Quando a música de Vandré fazia sucesso, uma
onda contra a opressão e em defesa da liberdade varria o mundo.
16. A oposição aos governos
militares, no Brasil, não se limitou a canções de protesto. Também surgiu a
luta armada.
resposta:01 + 02 + 08 + 16 = 27
19. (Ufc) Há 30 anos, em maio de 1968,
os estudantes manifestavam-se nas ruas de Paris em oposição ao governo do
general Charles De Gaulle; nos Estados Unidos os jovens protestavam contra a
Guerra do Vietnã e os hippies propagavam novas formas de vida. No Brasil, além
das passeatas estudantis contra os militares no poder, outras formas de
reivindicação se fizeram sentir no campo cultural como:
a) a atuação da atriz Leila Diniz
como símbolo de mudança comportamental na sociedade brasileira dos anos
sessenta.
b) a força do movimento
Tropicália, através de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que se opunham aos
partidos de esquerda.
c) o crescimento do movimento
carismático, entre os jovens católicos, como uma forma de promover mudanças
sociais.
d) a rejeição das guerrilhas
urbanas e rurais, pelas lideranças estudantis, substituindo-as pelas constantes
passeatas.
e) o apoio da maioria dos jornais
aos protestos da Música Popular Brasileira (MPB) contra o radicalismo da
esquerda.
resposta:[A]
20. (FGV) "Estoy aqui de
passagem/ Sei que adiantei/ Um dia vou morrer/ De susto, de bala ou vício/ No
precipício de luzes/ Entre saudades, soluço/ Eu vou morrer de bruços/ Nos
braços de uma mulher/ Mas apaixonado ainda/ Dentro dos braços da camponesa/ Guerrilheira,
manequim/ Ai de mim/ Nos braços de quem me queira/ Soy loco por ti, América/ Soy
loco por ti de amores."
("Soy loco por ti", América,Gilberto
Gil/Capinam, 1968.)
A década de 1960 foi marcada por
uma intensa movimentação política e cultural na qual a participação dos jovens
foi decisiva e registrada em diversos países do mundo. A esse respeito, é
CORRETO afirmar:
a) A contestação foi essencialmente
econômica e secundariamente política e cultural, como pode ser exemplificado
pela Revolução Cultural chinesa e pela revolta dos estudantes na França, em 1968,
movimentos contrários a qualquer culto a personalidades.
b) A vitória da Revolução Cubana
não influenciou a juventude latino-americana devido ao embargo econômico e à
política de isolamento sustentada pelos Estados Unidos contra o regime de Fidel
Castro.
c) A juventude estudantil
brasileira manteve-se distante do processo político até o final de 1968, quando
passou a organizar diversas manifestações de massas contra o regime militar.
d) A América Latina tornou-se uma
das únicas regiões não contaminadas pela Guerra Fria, graças ao estabelecimento
de ditaduras militares e regimes nacionalistas refratários a qualquer
vinculação com os Estados Unidos ou com o bloco soviético.
e) Liberdade sexual, contracultura,
revolução social, apologia à juventude e oposição à Guerra do Vietnã foram
elementos da contestação dos anos sessenta.
resposta:[E]
21. (Ufu) Leia e interprete o
trecho a seguir. Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Suíça, Inglaterra,
Dinamarca, Espanha, Turquia, Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia, Argélia,
Tunísia, Marrocos, Senegal, Madagascar, Mali, EUA, Argentina, Uruguai, Peru,
Chile, Venezuela, México, Japão, Brasil. [...] As imagens são as mesmas:
mortos, feridos, espancados. [...] a revolta estudantil não se limita à
contestação política, ela é portadora de uma contestação da Cultura. MATOS,
Olgária.
"Paris 1968: as barricadas
do desejo". São Paulo: Brasiliense, 1981.
Caracterize os movimentos
estudantis ocorridos em maio de 1968, quanto às motivações dos participantes e
quanto às formas de lutas empreendidas nos seguintes países:
a) França.
b) Estados Unidos.
resposta:
22. (Ufrs) Observe os cartuns e o
texto a seguir.
"Tempo negro. Temperatura
sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos.
Máx.: 38°, em Brasília. Mín.: 5°, nas Laranjeiras". "Jornal do Brasil",
14 dez. 1968
Com relação ao contexto histórico e às informações contidas nos cartuns
e texto apresentado, considere as seguintes afirmações.
I - O diálogo com os partidos de
orientação marxista foi uma característica da ditadura brasileira até a
imposição do AI-5, quando, efetivamente, a censura e a repressão começaram a
ser implementadas.
II - Durante o ano de 1968, a rearticulação e o
crescimento do movimento estudantil se transformaram, na percepção dos setores
que controlavam o poder, numa séria ameaça ao seu projeto de continuidade.
III - A informação sobre o tempo,
citada pelo Jornal do Brasil, indicava a existência de novos ventos e de uma
tempeatura insuportável, o que era uma clara alusão ao início de uma política
de distensão entre o governo e a oposição.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.
resposta:[B]
23. (Uerj) Em 1968, vários países
foram palco de movimentos que expressaram insatisfações em relação ao sistema
estabelecido. Tanto no Brasil quanto na França, estudantes e intelectuais se
destacaram nas manifestações públicas de protesto. Dois objetivos que esses
grupos pretendiam alcançar estão apontados em:
a) valorização da contracultura e
supressão dos organismos políticos
b) democratização de instituições
vigentes e crítica à cultura dominante
c) recuperação das propostas
stalinistas e contestação ao mundo burguês
d) unificação dos movimentos
sociais por meio da luta armada e combate às estruturas burocratizantes
resposta:[B]
24. (Uel) Leia os versos da
canção chamada "Tropicália", composta por Caetano Veloso, e observe
as imagens a seguir: "No pulso esquerdo o bang-bang Em suas veias corre
muito pouco sangue Mas seu coração Balança a um samba de tamborim Emite acordes
dissonantes Pelos cinco mil alto-falantes Senhoras e senhores Ele põe os olhos
grandes sobre mim"
(a) GUERCHMAN, R. Capa do disco "Tropicália",
ou "Panis anis et Circensis". 1968. (b) DIAS, A. Coração para amassar,
1966. (c) CLARK, L. Máscaras sensoriais. 1967.
Com base nos versos, nas imagens
e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o Movimento
Tropicalista:
a) Impôs-se pela música, cuja
preocupação era enaltecer as belezas do "país tropical, abençoado por Deus
e bonito por natureza", cantadas por Jorge Ben.
b) Propôs uma transformação estética
em que se valorizavam os temas nacionais como é o Boi Bumbá e o samba, aspectos
representativos de nossa cultura.
c) Foi uma conseqüência natural
do que a Bossa Nova havia proposto na década de 1960 no Brasil, sendo por isso
internacionalmente reconhecido.
d) Tinha a preocupação estética
de explorar os ritmos regionais, cuja principal referência é a música produzida
pelos chamados "Novos Baianos".
e) Propôs uma transformação
estética plena em que os problemas nacionais e os apelos sensoriais passaram a
integrar a expressão artística.
resposta:[E]
25. (Uel) Observe a figura a
seguir:
Considere as afirmativas sobre o
movimento cultural do século XX.
I. O movimento hippie realizou uma crítica à
sociedade de consumo, ao modelo industrial de produção e à ideologia do sucesso
individual a qualquer preço.
II. Jovens rebeldes russos, influenciados pelo
movimento de guerrilha latino-americana de inspiração guevarista, iniciaram a "glasnost"
e a "perestroika".
III. Estudantes e operários em Paris, no ano de 1968,
realizaram uma revolta criativa e espontânea, contestando o sistema político
tradicional.
IV. O movimento da Jovem Guarda no Brasil foi criado para combater
os efeitos contestadores da Tropicália, disseminando o lema "Brasil ame-o,
ou deixe-o".
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas
corretas.
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
resposta:[A]
26. (UFU) A respeito do cenário
sócio-cultural nos Estados Unidos entre as décadas de 1950-60, podemos afirmar
que:
I - a tecnologia foi amplamente
incorporada ao cotidiano das famílias. A propaganda tornou-se fundamental na
disseminação de uma sociedade de consumo e na criação de novas "necessidades",
por meio da utilização do rádio, do cinema e, principalmente, da TV.
II - a possibilidade real de uma
guerra nuclear, proveniente do estado de Guerra Fria, a Guerra do Vietnã, a
devastação da natureza e a poluição generalizada fomentaram a criação de
importantes movimentos e protestos de jovens que criticavam a sociedade
tecnológica, o consumo de massa e promovia o pacifismo.
III - o movimento feminista, impulsionado
pelas ativistas Simone de Beauvoir (O segundo sexo) da França e Betty Friedan (A
mística feminina) dos Estados Unidos, finalmente conseguiu estabelecer, nesta
época, o direito de voto e de ocupação de cargos públicos às mulheres norte-americanas.
IV - o movimento da contracultura,
idealizado pelos cantores Jimmi Hendrix, Janis Joplin e pelos The Beatles, impulsionou
a adoção de novos hábitos e valores entre os jovens. Esse movimento questionou
o mundo da velocidade e dos automóveis e defendeu os princípios anarquistas e
socialistas adotados no Leste Europeu.
Marque a alternativa correta.
a) Apenas I e II são corretas.
b) Apenas I e III são corretas.
c) Apenas II e IV são corretas.
d) Apenas III e IV são corretas.
resposta:[C]
26. (Uepg) A década de 1960 pode
ser considerada como uma das mais intensas e importantes no contexto do século
XX. Foi durante essa década que o homem chegou à Lua, que os movimentos de
estudantes espalharam-se por todo o mundo, que a ditadura militar foi
implantada no Brasil e que o rock n roll tomou conta da juventude. Foi também
na década de 1960 que o movimento hippie surgiu e ganhou força. A respeito dos
hippies, assinale o que for correto.
(01) Eram parte do que se
convencionou chamar de movimento de contracultura dos anos 60.
(02) Adotaram um modo de vida
comunitário, eram contrários à Guerra do Vietnã e abraçaram alguns aspectos de
religiões orientais como o budismo e o hinduísmo.
(04) Defendiam o amor livre e a
não-violência.
(08) Os homens geralmente usavam
barbas e cabelos longos. Também era comum usar calças boca-de-sino, camisas
tingidas e roupas de inspiração indiana.
resposta:1 + 2 + 4 + 8 = 15
28. (Ufrs) Considere o enunciado
a seguir e as três propostas para completá-lo. Na década de 1960, os EUA foram
abalados, na política interna, pelo surgimento e crescimento de movimentos de
contestação que denunciavam a discriminação racial, a atitude belicosa do
Pentágono contra o Terceiro Mundo e a pressão de grandes empresas impondo seus
interesses corporativos em detrimento da sociedade civil. Entre esses
movimentos de contestação, é correto citar
1 - as diversas manifestações
promovidas por organizações sociais, tais como o Movimento pelos Direitos Civis,
vinculado a Martin Luther King, o Black Power e os Panteras Negras.
2 - a organização liderada pelo senador
Joseph McCarthy e apoiada por Richard Nixon e Ronald Reagan, que defendia a
tolerância racial, a liberdade sexual e o respeito à autodeterminação dos povos
do sudeste asiático.
3 - as modalidades de
questionamentos indentificadas como contracultura, fenômeno político, cultural
e comportamental que abrangia, entre outas, a denominada música de protesto, representada
por Bob Dylan, as manifestações pacifistas contra as guerras promovidas pelos
EUA e o movimento hippie.
Quais propostas estão corretas?
a) Apenas 1.
b) Apenas 1 e 2.
c) Apenas 1 e 3.
d) Apenas 2 e 3.
e) 1, 2 e 3.
resposta:[C]
29. (Mackenzie) O sonho acabou. John
Lennon Assinale a alternativa que NÃO apresenta elementos relacionados com o
imaginário juvenil ocidental da década de 60, a que se referia o ex-beatle.
a) Fim dos valores tradicionais
que reprimiam e alienavam a individualidade, valorização da sexualidade, tomada
de consciência de que as mulheres deveriam ter os mesmos direitos que os homens.
b) Aceitação pelos jovens dos
desígnios da sociedade, vontade e determinação de ajustar-se ao sistema, crença
na sociedade de consumo.
c) Minissaia, guerrilha, rock, liberdade
sexual, cabelos compridos, feminismo, passeatas, protestos juvenis, movimento
negro.
d) Roupas coloridas que
expressavam a rebeldia, contestação dos valores estabelecidos, proposta de "paz
e amor" e alimentação vegetariana.
e) Liberdade para o amor, para o
sexo e para determinar sua própria vida, uso de imagens psicodélicas, contracultura,
rebeliões estudantis e marchas pacifistas.
resposta:[B]
30. (Pucmg) A foto adiante
reproduzida apresenta dois membros do Partido Panteras Negras, fundado nos EUA
em 1966. Sua análise e contextualização histórica permitem afirmar:
a) Esse movimento abandonou a via
pacífica, pregando a necessidade de a população negra norte-americana se armar
para garantir sua segurança.
b) O partido cresceu em todo o
país aglutinando, em torno do discurso da autodefesa, diferentes grupos étnicos,
fazendo muitos adeptos junto à população branca.
c) Ultra-radicais de direita, os
Panteras Negras acabaram entrando em choque com outras organizações que lutavam
pelos direitos civis para os negros.
d) Após conquistarem várias
cadeiras no Senado, o movimento perdeu seu ímpeto inicial e assumiu uma postura
mais moderada e conciliatória.
resposta:[A]
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