Confira uma vídeo-aula sobre a origem do Homem
Video aula de História sobre A Origem do Homen com o Prof. Zé Lir.
1. (PITÁGORAS) Foi tão grande o impacto da publicação e divulgação de A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859, que sua teoria passou a constituir uma espécie de paradigma de época.
Leia o texto a seguir:
“Numa tarde de junho de 1860, ao ouvir a insinuação de que a espécie humana era descendente de macacos, conta-se que a esposa do bispo de Worcester teria exclamado: Barbaridade, descendentes dos macacos! Esperamos que não seja verdade, mas se o for, rezemos para que isso não venha a se tornar amplamente conhecido. Na verdade ela não precisava ficar tão preocupada, nós não somos descendentes dos macacos, embora de fato, tenhamos com eles um ancestral comum”.
LEAKLEY, Richard E., LEWIN, Roger – Origens, 1982.
a) IDENTIFIQUE a ideia central da teoria da evolução darwiniana.
b) EXPLIQUE por que esta teoria significou uma ruptura com as idéias religiosas dominantes na época.
resposta da questão 1:
a) As espécies sofreram contínua evolução (evolucionismo) por meio da seleção natural, com a sobrevivência dos mais aptos.
b) Porque, até então, prevalecia a concepção religiosa cristã de que o homem era obra direta de Deus, a partir da criação de Adão e Eva.
2. (UNESP 2011) Se me mostrarem um único ser vivo que não tenha ancestral, minha teoria poderá ser enterrada.
(Charles Darwin)
Sobre essa frase, afirmou-se que:
I. Contrapõe-se ao criacionismo religioso.
II. Contrapõe-se ao essencialismo de Platão, segundo o qual todas as espécies têm uma essência fixa e eterna.
III. Sugere uma possibilidade que, se comprovada, poderia refutar a hipótese evolutiva darwiniana.
IV. Propõe que as espécies atuais evoluíram a partir da modificação de espécies ancestrais, não aparentadas entre si.
V. Nega a existência de espécies extintas, que não deixaram descendentes.
É correto o que se afirma em
(A) IV, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) III e IV, apenas.
(D) I, II e III, apenas.
(E) I, II, III, IV e V.
resposta da questão 2:[D]
3. (UNESP) Apesar do acúmulo dos estudos sobre evolução dos seres vivos e de uma série de evidências coletadas desde a época de Darwin, observa-se uma onda de posicionamentos contrários às teorias evolucionistas.
Em vários estados dos EUA e em um estado do Brasil, por exemplo, foi incluído o ensino do criacionismo, por decisão governamental. Um dos professores que ensinará o criacionismo em uma destas escolas brasileiras afirmou: Tenho certeza de que minha avó não era macaca.
("Ciência Hoje", outubro de 2004).
No entanto, a partir dos estudos de evolução dos primatas, em particular, podemos afirmar que:
a) macacos originaram-se tanto na América quanto na África, assim como os humanos, o que reforça a hipótese da existência de um ancestral comum.
b) humanos e macacos têm um mesmo ancestral, uma vez que o tamanho do cérebro dos macacos é muito próximo do tamanho do cérebro dos humanos.
c) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
d) humanos e macacos têm um ancestral comum, pois em suas regiões de origem apresentam hábitos alimentares muito semelhantes.
e) o fato de apenas macacos e humanos apresentarem as mãos com cinco dedos é a maior evidência de ancestralidade comum.
resposta da questão 3:[C]
4. (PITÁGORAS) Estamos comemorando 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação da obra “A origem das espécies”. Sobre a evolução humana analise a provável árvore filogenética apresentada a seguir.
Analisando a árvore filogenética, você PODE CONCLUIR que
a) os macacos antropóides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra anteriormente ao Homem.
b) alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem diretamente dos macacos antropóides.
c) na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.
d) inexiste qualquer relação de parentesco genético entre os macacos antropóides e os homens.
e) a árvore filogenética de Darwin não corresponde à árvore genealógica que relaciona descendentes.
resposta da questão 4: [C]
5. (ENEM) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade e que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano — o calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.
Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
resposta da questão 5: [E]
Resolução:
Apesar de não fornecer os dados referentes ao aparecimento dos primeiros hominídeos, o gabarito da questão é número 5. Pois, se o mês de dezembro corresponderia aos últimos 1,25 bilhões da História do Universo e os primeiros Homo sapiens tivessem surgido a 120 mil anos atrás, as primeiras manifestações da arte rupestre seriam correspondentes aos últimos quatro minutos do mês de dezembro.
6. (UFRS) Recentemente, no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização.
Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.
I - As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como comprovam os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.
II - Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo Sapiens , existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.
III - As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades técnicas e de conhecimentos que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e IIl.
resposta da questão 6:[D]
7. (Unicamp) Foi tão grande o impacto da publicação e divulgação de "A origem das espécies", de Charles Darwin, em 1859, que sua teoria passou a constituir uma espécie de paradigma de época, diluindo antigas disputas.
(Texto adaptado de Lilia M. Schwarcz, "O espetáculo das raças". São Paulo, Cia. das Letras, 1993, p. 54.).
a) Qual a tese central da teoria de Charles Darwin?
b) Por que esta teoria significou uma ruptura com as idéias religiosas dominantes na época?
c) No final do século XIX, quais aspectos da política de imigração para o Brasil estavam relacionados às teses darwinistas?
resposta da questão 7:
a) Evolução das espécies (evolucionismo) por meio da seleção natural, com a sobrevivência dos mais aptos.
b) Porque, até então, prevalecia a concepção religiosa cristã de que o homem era obra direta de Deus, a partir da criação de Adão e Eva.
c) Incentivo à vinda de imigrantes europeus, notadamente para a lavoura cafeeira, numa tentativa de promover o "branqueamento" da população brasileira. Porém há que se observar que a teoria darwinista não é exatamente racista, apesar de abrir possibilidades de interpretação dessa natureza para autores posteriores.
8. (UFPE) Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é correto afirmar:
a) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos.
b) A história da humanidade teve início na região conhecida na Antigüidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.
c) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.
d) Entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.
e) O elemento preponderante no reconhecimento dos homens e mulheres como seres históricos é a invenção da linguagem, há 2 milhões de anos, no continente europeu.
resposta da questão 8:[D]
Documento II
Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza
a) científica no primeiro e mágica no segundo.
b) social no primeiro e política no segundo.
c) religiosa no primeiro e científica no segundo.
d) religiosa no primeiro e econômica no segundo.
e) matemática no primeiro e algébrica no segundo.
Resposta da questão 9: [C]
Muito bom estudar a origem dos seres vivos. Charles Darwin foi um grande naturalista e seus estudos revolucionaram a ciência.
ResponderExcluirValeu, Antônio.
ResponderExcluir