segunda-feira, 5 de março de 2012

Confira a correção das avaliações de História - Segunda chamada do primeiro bimestre

Confira a correção das avaliações do História
(2ª chamada) do Primeiro bimestre 2012 do Colégio Notre Dame de Lourdes
PRIMEIRA SÉRIE

Atenção: As questões de números 01 a 02 referem-se aos versos que seguem.

Erro de português

Quando o português chegou

Debaixo duma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português

(Oswald de Andrade. Poesias reunidas. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)

01. Os versos descrevem um momento histórico ligado à:

a) Expansão Marítima Europeia.

b) Revolução Industrial Inglesa.

c) Crise do Antigo Regime.

d) Guerra dos Cem Anos.

e) Partilha Afro-Asiática.

Resposta: [A]

2. Sobre o contexto histórico em que se insere o fenômeno que os versos identificam é correto afirmar que

a) a descoberta de metais preciosos favoreceu o estabelecimento das primeiras relações econômicas entre portugueses e indígenas.

b) a agressividade demonstrada pelos nativos despertou o interesse metropolitano pela ocupação efetiva das novas terras.

c) a conquista da América pelos portugueses contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena no Brasil.

d) no chamado período pré-colonial, o plantio e a exploração do pau-brasil incentivaram o tráfico africano.

e) apesar de ter tomado posse da terra em nome do rei de Portugal, o interesse da monarquia estava voltado para o Oriente.

Resposta: [E]

3. “Dos 12 donatários, quatro jamais estiveram no Brasil. Dos oito que vieram, três morreram em circunstâncias dramáticas; um outro (Pero de Campos Tourinho) foi acusado de heresia, preso e enviado para tribunais de inquisição em Portugal; três pouco se interessaram por suas propriedades e apenas Duarte Coelho – que foi o primeiro navegador europeu a chegar na Tailândia – realizou uma administração brilhante, em Pernambuco.”

(Bueno, Eduardo, Brasil: Uma História – A incrível saga de um país, São Paulo: Editora Ática, p.42)

Com base no texto, é possível afirmar que o sistema de capitanias hereditárias no Brasil:

a) fracassou em razão da falta de experiência e do desinteresse de todos os donatários.

b) foi um sucesso, pois apesar de não haver adesão de muitos donatários, todas as capitanias prosperaram.

c) representou uma experiência nova para Portugal, e apresentou relativo sucesso.

d) foi mal sucedido devido à falta de investimentos e da participação efetiva dos donatários.

Resposta: [D]

4. (PITÁGORAS) Observe a charge abaixo.

Fonte: NOVAES, Carlos E. LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática. 2003, p. 27.

INTERPRETE, dentro do contexto histórico do Brasil colonial, o problema retratado pela charge.

Resposta: O contexto histórico do Brasil colonial diz respeito à implantação do sistem de Governo Geral pela Coroa Portuguesa em 1548 com o objetivo de centralizar a administração colonial em virtude do fracasso das Capitanias Hereditárias que devido à diversos fatores acabaram fracassando. Esperava-se que o governador geral coordenasse o trabalho das capitanias contribuindo assim para a reversão desse quadro.

5. (PITÁGORAS) Observe a charge e responda:


Fonte: NOVAES, Carlos E. LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo: Ática. 2003, p. 25.

CITE e COMENTE o tratado que marcou a rivalidade entre portugueses e espanhóis.

Resposta: A rivalidade entre portugueses e espanhóis quanto à posse do Novo Mundo foi solucionada com a assinatura do Tratado de Tordesilhas que estabelecia uma linha imaginária traçada à 370 léguas à oeste das ilhas de Cabo Verde. O território à leste desse meridiano seria destinado à Portugal, enquanto as terras à oeste pertenceriam à Espanha.

Questão desafio

(Ufjf) "(...) ponderando-se o acharem-se hoje as Vilas dessa Capitania tão numerosas como se acham, e que sendo uma grande parte das famílias dos seus moradores de limpo nascimento, era justo que somente as pessoas que tiverem essa qualidade andassem na governança delas..."

"Ordem Régia" (Para Câmara de Vila Rica-MG), 27 de janeiro de 1726.

"A Câmara e a Misericórdia podem ser descritas, apenas com um ligeiro exagero, como os pilares gêmeos da sociedade colonial desde Maranhão até Macau."

BOXER, C. R. "O império marítimo português". Lisboa: Edições 70, 1969, p. 267.

O mais significativo órgão político-administrativo implantado por Portugal nas vilas coloniais da América Portuguesa era a Câmara Municipal.

Baseando-se nas citações apresentadas, responda com suas próprias palavras:

a) Qual era a origem social daqueles que ocupavam os cargos nas Câmaras Municipais?

Resposta: Aqueles que ocupavam os cargos proeminentes nas Câmaras Municipais eram membros da elite agrária, ricos proprietários de terras, os denominados "homens bons".

b) Cite três funções das Câmaras Municipais nas principais vilas coloniais.

Resposta: As Câmaras Municipais eram responsáveis pela administração das vilas como um todo, deviam estabelecer a justiça, cobrar impostos, reproduzir o modelo metropolitano português na América.

SEGUNDA SÉRIE

1. (FUVEST) Explique o Golpe de Maioridade em 1840.

Resposta: O Golpe da Maioridade consistiu em uma manobra política que antecipou a posse do herdeiro ao trono brasileiro o que permitiu que D. Pedro II assumisse o poder como imperador aos 14 anos de idade. Foi uma medida à principiou apoiada apenas pelos Liberais que desejavam o retorno ao poder, posteriormente tal medida também foi apoiada pelos Conservadores que viam no referido golpe uma possibilidade de pacificar as revoltas regenciais, acabar com a instabilidade política e garantir a manutenção da integridade territorial brasileira ameaçada por movimentos separatistas, tais como a Revolução Farroupilha.

2. (UNESP) Os dois grandes partidos imperiais (...) completaram sua formação (...) como agremiações políticas opostas. Mas havia mesmo diferenças ideológicas ou sociais entre eles? Não passariam no fundo de grupos quase idênticos, separados apenas por rivalidades pessoais? Muitos contemporâneos afirmam isso. Ficou célebre uma frase atribuída ao político pernambucano Holanda Cavalcanti: nada se assemelha mais a um saquarema do que um luzia no poder .

(B. Fausto, "História do Brasil".)

A transcrição refere-se aos partidos

a) Radical e Justicialista, que formaram a estrutura bipartidária vigente na Regência.

b) Republicano e Democrático, que deram o tom político ao longo do Primeiro Reinado.

c) Progressista e Ruralista, que se constituíram nas duas forças políticas em ação no Segundo Reinado.

d) Trabalhista e Positivista, que moldaram a vida política no Antigo Regime.

e) Conservador e Liberal, que dominaram a cena política até a proclamação da República.

Resposta: [E]

3. (UFRJ) "Ficou célebre uma frase atribuída ao político pernambucano Holanda Cavalcanti: - Nada se assemelha mais a um saquarema do que um luzia no poder. Saquarema , nos primeiros anos do Segundo Reinado, era o apelido dos conservadores [...] Luzia era o apelido dos liberais [...] A idéia de indiferenciação dos partidos parecia também confirmar-se pelo fato de ser freqüente a passagem de políticos de um campo para o outro"

Fonte: Fausto, Boris. Histórias do Brasil. São Paulo, Edusp, 1995, p. 180

O texto dá conta de algumas características das correntes políticas que predominavam no Segundo Reinado (1840-1889).

a) Identifique um aspecto comum e outro divergente entre as correntes políticas mencionadas no texto.

Resposta: Pode-se mencionar o fato de os dois partidos representarem os interesses das camadas dominantes da sociedade brasileira. Entre as divergências entre os citados grupos, pode-se mencionar o fato de que os Liberal defendia maior autonomia para as províncias brasileiras, ao passo que os Conservadores eram mais favoráveis à centralização política.

b) Explique uma diferença entre a experiência parlamentarista brasileira do Segundo Reinado e o modelo liberal inglês da mesma época.

Resposta: O modelo implantado em 1847 no Brasil passou a ser denominado de "parlamentarismo às avessas" devido ao fato de que o imperador através da utilização do Poder Moderador assumia toda a condução política nacional, nomeando o presidente do Conselho de Ministros (primeiro ministro) podendo depô-lo à qualquer momento, diferentemente do modelo inglês onde o Parlamento tem a autonomia na eleição do Primeiro ministro.


4. (UFC) A manutenção do Parlamentarismo, durante quase todo o Segundo Reinado, esteve relacionada:

a) ao apoio dado pelos liberais ao monarca, de forma a manter o poder dos conservadores circunscrito às áreas interioranas do país.

b) à concessão de muitos poderes ao imperador e à alternância dos partidos liberal e conservador no governo.

c) à inexistência de eleições para a escolha dos senadores e deputados, todos nomeados pelo imperador.

d) à estabilidade do cargo de presidente do Conselho de Estado, escolhido pela Câmara dos Deputados.

e) à difusão dos ideais revolucionários franceses, adotados pelo monarca na condução da política imperial.

Resposta:[A]

5. (Unesp) “Diante do Trono vazio defrontavam-se as províncias, com a propriedade territorial lhes ditando a contextura política, sequiosas de comandar o governo-geral, espreitadas por um gigante tolhido, mas ameaçador: o elemento monárquico, agarrado, em parte, ao manto roto de D. Pedro I e às fraldas do Imperador menino.”

Identifique o período de nossa história a que se refere o texto acima e ofereça subsídios adequados à compreensão dos motivos para as agitações políticas e sociais.

Resposta: O texto alude ao agitado período regencial (1831-1840), marcado por grandes disputas políticas e pela eclosão de diversas revoltas em várias províncias brasileiras.


Questões extras

1.(UERJ) Essa ilustração foi publicada em 1865, durante a Guerra do Paraguai, e reflete o posicionamento de vários membros das elites intelectuais brasileiras favoráveis à guerra. Apresente dois argumentos, utilizados na época, para justificar a participação do Brasil nesse conflito.

Resposta: Dentre os argumentos: o caráter heróico, civilizador e libertador da guerra contra o tirano Solano Lopez, uma vez que o Brasil levaria a civilização a um país que era identificado como a expressão da barbárie. A guerra ocorreu num contexto de mudanças na América Latina, em virtude dos investimentos britânicos, que permitiam o desenvolvimento da infra-estrutura nos países. O Brasil afim de obter benefícios desses investimentos, teve que se aproximar dos interesses britânicos, ou seja, manter livre a navegação da bacia platina. O Estado imperial temia que a política expansionista paraguaia viesse a colocar em xeque a integridade territorial do Brasil, uma vez que, apesar da expansão da malha ferroviária, a ligação do restante do país com a atual região Centro-Oeste e do oeste da região Sul fazia-se predominantemente pela via fluvial.

2. (UNESP 2011) A Guerra do Paraguai (1864-1870), foi definida por alguns historiadores, como um momento de apogeu do império brasileiro. Outros preferiram considera-la como uma demonstração de seu declínio. Tal discordância se justifica porque o conflito sul-americano:

a) estabeleceu pleno domínio militar brasileiro na região do Prata, mas provocou grave crise financeira no Brasil.

b) abriu o mercado paraguaio para as manufaturas brasileiras, mas não evitou a entrada no Paraguai de mercadorias contrabandeadas.

c) freou o crescimento econômico dos países vizinhos, mas permitiu o aumento da influência americana na região.

d) ajudou a profissionalizar e politizar o Exército brasileiro, mas contribuiu na difusão, entre suas lideranças, do abolicionismo.

e) fez do imperador brasileiro um líder continental, mas gerou a morte de milhares de soldados brasileiros.

A guerra do Paraguai (1864-1870) marcou o início da decadência da monarquia brasileira. Em primeiro lugar, por representar a afirmação política dos oficiais do exército, em detrimento da tradicional influência da marinha. Em segundo, a convivência do alto oficialato brasileiro com seus pares argentinos e uruguaios trouxelhes a percepção da grande influência do exército nos regimes republicanos da América do Sul. Por fim, houve forte identificação com o movimento abolicionista dada a grande quantidade de soldados negros, brasileiros para morrerem pelo Brasil, mas não para viverem livres no país.
Resposta: D

TERCEIRA SÉRIE

1. (CNDL) Plantation é um sistema agrícola que ficou bastante conhecido na época do colonialismo europeu. As metrópoles, visando seu próprio lucro, exploravam as colônias por meio do plantation, originando as chamadas colônias de exploração.

Apresente as características gerais da Plantation açucareira implantada pelos portugueses no Brasil durante o século XVI.

Resposta: Monocultura de produtos tropicais, cultivada em grandes extensões de terra (latifúndios), visando o abastecimento do mercado externo e utilizando-se de mão de obra escrava, primeiramente indígena e depois africana.

2. (CNDL) O cultivo da cana-de-açúcar deu-se pela necessidade imperativa de colonizar e explorar um território até então sem muita importância econômica para Portugal.

Apresente três fatores que influenciaram a Coroa Portuguesa a introduzir a lavoura de cana de açúcar no Brasil, dando início a colonização efetiva da América Portuguesa.

Resposta: A experiência portuguesa no cultivo de cana de açúcar nas ilhas da Madeira e dos Açores, a grande lucratividade que o açúcar proporcionava para a Coroa Portuguesa, o grande mercado consumidor na Europa, as condições geográficas favoráveis que o Brasil reunia, e o apoio financeiro exercido pelos comerciantes holandeses que financiavam a produção de açúcar na América portuguesa.

3. A organização político administrativa do Brasil tinha um caráter central, tendo como base o Governo Geral. Entretanto, essa administração centralizadora tinha um poder mais formal do que prático. Efetivamente, o poder estava descentralizado pelas vilas e municípios, ficando em geral nas mãos dos grandes proprietários.

Essa administração de âmbito local ficava a cargo das (dos):

a) Capitanias Hereditárias

b) Centros Administrativos

c) Conselhos Ultramarinos

d) Câmaras Municipais

Resposta: [D]

4. (CNDL) Leia os versos da canção abaixo.

(...)

Olhe a nossa história

Os nossos ancestrais

O Brasil colonial não era igual a Portugal

A raiz do meu país era multirracial

Tinha Índio, Branco Amarelo, Preto

Nascemos da mistura, então por que preconceito?

Barrigas cresceram

O tempo passou...

Nasceram brasileiros cada um com sua cor

Uns com pele clara outros, mais escura

Mas todos viemos da mesma mistura

Então presta atenção nessa sua babaquice

Pois como eu já disse

Racismo é burrice

Dê a ignorância um ponto final

Faça uma lavagem cerebral.

(Gabriel, o Pensador, Lavagem Cerebral, 1993)

A letra da música de Gabriel, o pensador faz referência a idéia de um Brasil multirracial. Podemos entender esse termo como:

a) um fenômeno fruto do processo de miscigenação que tem origem, ainda no período colonial, a partir da fusão de negros, índios e brancos.

b) um processo de curta duração iniciado no final do século XVIII com as idéias iluministas e o fim do sistema colonial.

c) a mistura de culturas, com predomínio da visão de mundo dos europeus, principalmente, escandinavos.

d) uma mera expressão do racismo, uma vez que o Brasil, historicamente, sempre foi dividido em raças que viviam harmoniosamente.

Resposta: [A]

5. (PITÁGORAS) Observe a figura.

(Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo, Ática, 1998. P. 56.)

O sistema de Capitanias Hereditárias foi criado em 1534 pelo rei de Portugal para promover a colonização do Brasil. Com relação ao sistema de capitanias é INCORRETO afirmar

a) as capitanias eram lotes de terras que iam do litoral até Tordesilhas, linha imaginária criada pelas coroas portuguesa e espanhola.

b) o sistema de capitanias era um modelo de colonização que já tinha sido adotado por Portugal na Ilha da Madeira.

c) o Brasil foi dividido em quinze lotes de terras que foram doados às pessoas importantes da nobreza portuguesa.

d) as capitanias brasileiras que mais prosperaram foram aquelas que receberam investimentos ou recurso do tesouro português.

e) o sistema de capitanias foi uma experiência positiva para a colonização do Brasil, pois elas contribuíram para o desenvolvimento do comércio e para a segurança da colônia.

Resposta:[E]

Questão extra

1. (UFRJ)

a) DETERMINE o fato histórico retratado no mapa acima.

Resposta: O tráfico negreiro da África para o Brasil.

b) EXPLIQUE os fatores econômicos que contribuíram para a ocorrência de tal fato.

Resposta: A implantação da plantation açucareira na América portuguesa que tornou necessária a utlização de mão de obra escrava, o fato desse vil comércio ser extremamente lucrativo para a Coroa portuguesas e para os traficantes de escravos.


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