(SILVA, Eduardo. As camélias do Leblon e a abolição da escravatura. São Paulo:Companhia das Letras, 2003, p. 44.)
2. (UERJ) Na ilustração anterior, o imperador Pedro II está recebendo buquês de camélias. Segundo Eduardo Silva, essa flor é vista como um emblema do movimento abolicionista radical, que reivindicava o fim da escravidão de forma imediata e incondicional.
a) Aponte duas medidas legais do governo imperial, anteriores à "Lei Áurea", que tenham contribuído para a emancipação dos escravos no Brasil.
Resposta 2 a: Poderiam ser citadas as seguintes medidas: aprovação pelo parlamento brasileiro da Lei Eusébio de Queirós, proibindo o tráfico internacional de escravos para o Brasil, a Lei do Ventre Livre, que libertava os filhos de mães escravas nascidos a partir da promulgação dessa lei no ano de 1871, e ainda a Lei dos Sexagenários (1885), que libertava os escravos maiores de 60 anos.
b) Apesar da abolição da escravidão em 1888, o escritor Lima Barreto comentava, em 1919: "ninguém quer ser negro no Brasil". Indique dois motivos que confirmem o comentário do autor.
Resposta 2 b: O aluno poderia mencionar o fato que os ex-escravos não foram efetivamente incluídos na sociedade brasileira como cidadãos verdadeiros, sofreram com a exclusão social e o preconceito.
3. (ENEM) Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta.
a) O processo abolicionista foi rápido porque recebeu a adesão de todas as correntes políticas do país.
b) O primeiro passo para a abolição da escravatura foi a proibição do uso dos serviços das crianças nascidas em cativeiro.
c) Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertação dos cativos mais velhos.
d) Assinada pela princesa Isabel, a Lei Áurea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravidão no Brasil.
e) Ao abolir o tráfico negreiro, a Lei Eusébio de Queirós bloqueou a formulação de novas leis antiescravidão no Brasil.
Resposta 3: D. Pela análise da linha do tempo pode-se concluir que o processo abolicionista foi lento atendendo aos interesses da aristocracia escravista brasileira. A Lei Áurea, promulgada em 1888 pela princesa Isabel representa a conclusão do referido processo.
4. (UFMG) Analise esta charge:
Na bandeira, lê-se: "Abaixo a Monarquia abolicionista! Viva a República com indenização!" Considerando-se as informações dessa charge, é CORRETO afirmar que, nela, se faz referência
a) à intensa mobilização das camadas populares a favor de uma transição da Monarquia para a República.
b) à adesão de muitos fazendeiros escravocratas à República, logo após a abolição da escravatura.
c) aos movimentos republicano e abolicionista no Brasil, que se fortaleceram desde a década de 1870.
d) à decidida opção do regime monárquico pela abolição da escravatura, apesar da oposição republicana.
Resposta 4: B. Pela análise da charge pode-se concluir que após a abolição sem indenização, muitos escravocratas passaram a apoiar a causa republicana.
5. (UFV) A Lei Áurea de 13 de maio de 1888 libertou os escravos mas não extinguiu totalmente a escravidão, no Brasil.
Dê dois exemplos, um sobre a época da abolição e outro sobre os dias atuais, coerentes com a afirmativa acima.
Resposta 5: A não inclusão dos negros na sociedade brasileira como cidadãos plenos e o forte preconceito social sofrido pelos ex-escravos nos primeiros anos pós-abolição. Atualmente o racismo velado que existe no Brasil é um tema bastante polêmico o que por sua vez faz surgir debates acalorados entre os contrários e os defensores da adoção de cotas racias nas universidades públicas e nos órgãos públicos no Brasil.
Questão desafio
(UFSCAR) Observe os versos da canção.
(...) Mesmo depois de abolida a escravidão
Negra é a mão de quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão, é a mão da pureza
Negra é a vida consumida ao pé do fogão
Negra é a mão nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com água e sabão
(...) Êta branco sujão
(Gilberto Gil, "A mão da limpeza")
a) Que origens históricas desencadearam a realidade descrita na letra de música apresentada? Resposta: As origens históricas remontam aos séculos de escravidão a que os negros estiveram sujeito no Brasil.
b) Que elementos da atual realidade brasileira estão presentes nessa letra de música? Resposta: O preconceito racial, a exclusão social dos negros, a necessidade da adoção de políticas públicas que venham superar os problemas enfrentados pelos afodescendentes no país.
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