domingo, 17 de abril de 2011

De olho no vestibular

CNDL – Colégio Notre Dame de Lourdes Primeiro Ano – Primeiro Bimestre Coleção Pitágoras Capítulo 3 A descoberta do ouro e a ocupação das regiões mineradoras


De olho no vestibular


Q1. (UFMT) Sejam quais forem as causas da preferência ou da facilidade com que o europeu se transformava em ‘pai de mamelucos bárbaros’, explique-se isso sexualmente ou socialmente, o caso é que a mestiçagem se fez em larga escala.


(RICARDO, C. A marcha para o Oeste. 4ª ed., vol. 1. Rio de Janeiro/São Paulo:Livraria


José Olympio Editora/Editora da Universidade de São Paulo, 1970, p.79.)


O texto acima revela uma das formas pela qual os índios foram incorporados à América Portuguesa. Considerando a importância das Bandeiras nesse contexto, analise atentamente as afirmativas.


I - A ação das Bandeiras foi fundamental para a preservação da cultura indígena no Brasil.


II - Norteados pelos princípios cristãos, muitos casamentos foram celebrados entre índios e europeus.


III - A violência sexual contra mulheres índias foi um dos desdobramentos das expedições bandeirantes.


IV - As Bandeiras foram responsáveis pela incorporação dos índios ao mundo dos brancos como mão-de-obra.


Estão corretas as afirmativas


a) III e IV, apenas.


b) II, III e IV, apenas.


c) II e III, apenas.


d) I e II, apenas.


e) I, II, III e IV.



Q2. (PUC) A extração de ouro na região das Minas, no século XVIII, produziu várias rotas de circulação e de comércio. Entre elas podemos destacar a ligação por terra das Minas com


a) o Norte, que permitia a chegada de trabalhadores indígenas da Amazônia e de especiarias.


b) a Europa, que facilitava o escoamento do ouro e a entrada de matérias-primas e alimentos.


c) o Rio de Janeiro, que permitia acesso mais rápido e fácil dos minérios aos portos.


d) a Bolívia, que articulava a produção de ouro para Portugal à extração da prata boliviana para a Espanha.


e) o Sul, que abastecia a região mineradora de produtos industrializados, de gado e de açúcar.






Q3. (UECE) "A corrida do ouro, entre o final do século XVII e a primeira década do século XVIII, foi talvez a maior migração de homens brancos livres na América Portuguesa ao longo de todo o período colonial. Não há nada na história do Brasil que se compare a este movimento".


Fonte: ROMEIRO, Adriana. A Febre do Ouro. "Revista Nossa História". Rio de Janeiro: ano III, n. 36, outubro, 2006, p 13/21.


No que compete à situação vivida pelos moradores das Gerais na época da corrida do ouro, considere as seguintes afirmativas:


I - Nos primeiros tempos, a fome foi companheira fiel dos povoadores que, desconhecendo a pobreza da zona mineradora, se lançavam na aventura do ouro. Nas ondas de fome, ocorridas em períodos críticos, os trabalhadores recorriam à caça para garantir algum sustento.


II - O sal era raro, mas a cachaça era farta. Nas condições em que trabalhavam (escravos, na maioria) a aguardente proporcionava um estado de semi-embriaguez que tornava mais suportáveis as condições de trabalho.


III - A imagem caótica típica dos relatos dessa época, não correspondia à realidade, uma vez que a fluidez geográfica dos trabalhadores dava-se ao sabor das novas descobertas e do esgotamento das velhas lavras.



São corretas


a) apenas I e II


b) apenas I e III


c) apenas II e III


d) I, II e III






Q4. (UEL) Os principais produtos econômicos exportados pelo Brasil colônia do século XVIII foram:


a) Ouro, açúcar e madeira.


b) Açúcar, diamantes e erva-mate.


c) Madeira, ouro e gado.


d) Açúcar, madeira e erva-mate.


e) Diamantes, ouro e gado.






Q5. (UFPI) Assinale a alternativa correta sobre a exploração de metais preciosos no Brasil Colonial.


a) A Metrópole portuguesa permitiu o livre acesso de ordens religiosas e a construção de templos católicos na região das minas.


b) A busca pelo ouro intensificou a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre e provocou a diminuição do preço do escravo africano no Brasil.


c) A arrecadação de tributos possibilitou à Coroa Portuguesa reduzir a entrada de escravos na Colônia e a investir na lavoura açucareira no Nordeste brasileiro.


d) A exploração de diamantes democratizou, aos setores pobres da população colonial, o acesso às riquezas e diminuiu a importação de escravos africanos em Portugal.


e) As atividades mineradoras promoveram uma grande imigração de Portugal para o Brasil e intensificaram o recolhimento de tributos por parte da Coroa Portuguesa.







Q6. (UFU) A indústria mineradora no Brasil nunca foi além, na verdade, desta aventura passageira que mal tocava um ponto para abandoná-lo logo em seguida e passar adiante. É esta a causa principal por que, apesar da riqueza relativamente avultada que produziu, drenada aliás toda para fora do país, deixou tão poucos vestígios, a não ser a prodigiosa destruição de recursos naturais que semeou pelos distritos mineradores, e que ainda hoje fere a vista do observador; e também este aspecto geral de ruína que em princípio do século passado [XIX] Saint-Hilaire notava consternado, e que não se apagou ainda de todo em nossos dias.


PRADO JÚNIOR, Caio. "Formação do Brasil Contemporâneo", São Paulo: Brasiliense, 1942. p. 171.



No trecho acima, o historiador Caio Prado Júnior refere-se a uma das causas do declínio da mineração do Brasil entre o final do século XVIII e o início do século XIX. A respeito desse assunto e considerando a citação acima, marque a alternativa correta.


a) Viajantes naturalistas que estiveram na região das minas no início do século XIX tenderam a relatar o aspecto decadente da civilização e da paisagem que lá se originaram a partir do século XVIII. Esses relatos são marcados por uma visão eurocêntrica de mundo e por uma crítica ambiental de base cientificista.


b) A indústria mineradora era uma atividade manufatureira clandestina no período colonial, por isso, ela era realizada sem a devida fiscalização do Estado, o que acarretava em práticas predatórias da natureza. Também em razão de sua clandestinidade, não há muitos vestígios que comprovem sua existência histórica.


c) A região mineradora do Brasil entre os séculos XVIII e XIX restringia-se às adjacências de cidades mineiras que hoje são consideradas patrimônio histórico, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina, por exemplo. Caio Prado Júnior e Saint-Hilaire as consideram ruínas, negando-lhes, assim, os seus valores histórico e estético.


d) O declínio da mineração no Brasil é tratado, no trecho anterior, como resultado da exploração sistemática dos recursos naturais. Isso se deu em função de a indústria mineradora ser altamente poluente, pois eliminava gases tóxicos na atmosfera, decorrentes da fusão do aço, do cobre e do alumínio.






Q7. (UFV) A exploração de depósitos auríferos nas Minas Gerais provocou uma série de mudanças na Colônia e nas suas relações com a Metrópole. Com relação aos efeitos da economia mineradora, é INCORRETO afirmar que:


a) contribuiu para o deslocamento do centro econômico colonial das capitanias do Nordeste para a região das minas, onde a ação fiscal e administrativa do governo se tornou menos rígida.


b) deu origem a uma sociedade com maior mobilidade social e distribuição de riqueza do que aquela que se formou no Nordeste em função da produção açucareira.


c) foi acompanhada da eclosão de diversas rebeliões, sendo a mais conhecida a Inconfidência Mineira, considerada o principal movimento de contestação do estatuto colonial.


d) atraiu legiões de imigrantes de vários pontos do Império Português e de outros países, contribuindo também para o aumento das importações de escravos africanos.


e) incentivou as artes em geral, com destaque para o estilo barroco, que não tinha a exuberância do barroco europeu, mas denotava a busca de uma expressão artística própria.



GABARITO


Q1. resposta: [A]


Q2. resposta:[C]


Q3. resposta:[A]


Q4. resposta:[A]


Q5. resposta:[E]


Q6. resposta:[B]


Q7. resposta:[A]


3 comentários:

  1. ridículo vc material do pitágoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridículo é você que vem aqui aqui no meu blog me criticar. Qual é o problema das questões serem retiradas do material do Pitágoras? Por acaso eu não fiz menção à fonte consultada?

      Excluir