sábado, 23 de outubro de 2010

Segundo Ano - CNDL
Quarto Bimestre - História do Brasil
Colégio Notre Dame de Lourdes
Coleção Pitágoras
Unidade - O Período Populista
Capítulo 1 - O Governo Dutra
Veja abaixo algumas charges alusivas ao governo do Presidente Dutra.



Eurico Gaspar Dutra e Harry Truman

Depois de 15 anos conduzindo a nação, Getúlio Vargas é sucedido na presidência da República em 1946 pelo general Eurico Gaspar Dutra. O militar logo aproxima o País das nações europeias e, principalmente, dos Estados Unidos. Em tempos de Guerra Fria e em vias de redemocratização, o Brasil se alinha com nossos vizinhos do norte. Numa visita do presidente Harry Truman ao Brasil, em 1947, conta-se que Dutra teria cometido uma jocosa gafe - ou seria fruto da fértil imaginação de seus conterrâneos? Ao ver o presidente brasileiro esperando seu desembarque no aeroporto, Truman lançou a saudação: How do you do, Dutra? (Como vai, Dutra?). Visivelmente confuso, Dutra decide improvisar: How tru you tru, Truman?

Fonte: Almanaque Brasil.

Análise e interpretação: versões, opiniões e fontes



A4. Explique o conteúdo dessa charge.
Resposta: Na charge, Nássara mostra que, apesar de ter sido eleito pela coligação PSD-PTB, Dutra inclinou-se, em seu governo para a UDN, desagradando os setores que os elegeram.
O tema em foco
Leia o texto
A constituição


Jorge Amado, já romancista de renome em 1946, eleito deputado pelo Partido Comunista, comenta, em seu livro de lembranças, Navegação de Cabotagem (1992), o clima festivo em que foram realizados os trabalhos da Assembleia Constituinte. Segundo o autor, durante uma semana, parlamentares se revezaram na tribuna em discursos inflamados, onde as críticas ao Estado Novo se sucediam, assim como a celebração da vitoriosa democracia. Segundo conta, como deputado eleito pelo Partido Comunista por São Paulo, fora designado, junto a Carlos Marighela, para escrever o discurso da bancada desse partido, que deveria ser lido por Claudino José da Silva, deputado pelo estado do Rio e primeiro brasileiro negro na Câmara Federal. Decidiram escrever em separado, uma parte cada um, para depois juntá-las. Feito isso, resultou um veemente discurso, lido por Claudino e acompanhado pelos congressistas, que não se atreviam a arredar o pé, imbuídos do momento histórico que viviam, durante quatro horas e vinte e cinco minutos!
Salvo algum exagero do autor, tal aplicação se justificava. Pela quinta vez, desde que se tornara independente, o Brasil teria uma nova Constituição. Apenas duas haviam sido feitas de forma democrática, com a participação de representantes do povo. A primeira fora outorgada pelo imperador, em 1824. A Constituição republicana de 1891 e a de 1934, esta já no governo de Getúlio Vargas, foram as únicas feitas por Assembleias Constituintes. Mas esta última tinaha conhecido vida breve, suspensa com a instalação do Estado Novo, em 1937, que trouxera com seus objetivos autoritários. Agora, a convocação da Constituinte se afigurava como o riunfo do ideais democráticos.
A versão final ficou pronta em setembro de 1946 [...]
O texto constitucional teve um caráter conservador, na medida em que manteve muito da situação anterior, embora tenha trazido algumas mudanças importantes. A presença marcante do Executivo foi conservada, ainda que garantida a independência e a harmonia dos três poderes. Assegurou a existência das eleições livres e garantiu direitos individuais, de acordo com aspirações generalizadas após anos de ditadura e da guerra, nos quais o arbítrio e a violências foram marcantes.
A participação popular na vida política continuou restrita, já que o direito de voto não foi estendido aos analfabetos. Garantiu-se o direito de greve, mas sujeito a limitações que possibilitaram sua restrição em prol de alegados interesses do Estado. Manteve-se, ainda, a estrutura sindical controladora, herdada do Estado Novo.
BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. O Brasil na década de 1940. Autoritarismo e democracia. São Paulo: Ática, 1999, p. 68-70.
A5. Apresente as características mais marcantes da Constituição de 1946, segundo a opinião da autora.
Resposta: O texto constitucional teve um caráter conservador. Manteve-se a presença do Executivo, ainda que garantida a independência e harmonia dos três poderes. Assegurou a existência de eleições livres e garantiu os direitos individuais. O voto aos analfabetos permaneceu proibido, restringindo-se a participação política. O direito de greve foi garantido, sujeito a limitações e foir mantida a estrutura sindical controladora, herdada do Estado Novo.
De olho no vestibular
Q1."Queremos nossa liberdade/ Liberdade para pensar e falar/ queremos escola para nossas crianças/ E queremos mais casas para o nosso povo... queremos: Leite, carne e pão/ E mais casas para o povo... Queremos/ Viver sem opressão/ Queremos progresso para nosso país."
Ataulfo Alves compôs, após a queda de Getúlio Vargas, em 1946, o samba "Isto é o que nós queremos", sobre o qual é correto afirmar:

a) O compositor expressa seu apoio ao governo varguista, cumprindo as determinações do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
*b) Ataulfo, para pensar no Brasil como uma nação em desenvolvimento, apropriou-se do nome do movimento queremista e tomou emprestada a retórica do regime de Vargas sobre prover o básico em alimentação e moradia aos trabalhadores.
c) O samba de protesto foi um gênero bastante difundido durante o Estado Novo e teve por intuito criticar o regime e estimular a deposição de Vargas.
d) Os protestos do letrista pela falta de moradia, alimentação e educação são um apelo estético, distante das dificuldades enfrentadas pela população no período pós-Getúlio.
e) O apelo ao progresso restringe-se à implantação de um sistema político democrático moderno no Brasil, que venha substituir a ditadura varguista.
RESPOSTA: B

Q2. (FAPEID) Entre 1945 e 1964, a conjuntura conhecida como o período populista no Brasil, havia intensa competição partidária.
Sobre os partidos existentes nesse período, é correto afirmar que
a) a UDN (União Democrática Nacional) aglutinava a oposição liberal aos partidos formados por Vargas no final do Estado Novo.
b) o PSD (Partido Social Democrático) aglutinava setores dos trabalhadores comunistas fabris, em razão da ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
c) o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) foi formado pelas Ligas Camponesas para fazer oposição ao governo de viés industrialista de Juscelino Kubtschek.
d) o PRP (Partido Republicano Paulista) congregava os dissidentes de São Paulo que se opunham ao projeto nacionalista e estatizande de João Goulart.
RESPOSTA: A
Q3. (FGV) Foram características do populismo no Brasil:

a) hegemonia das massas populares, no governo federal, em associação aos industriais, promovendo o aparecimento de lideranças populistas.
b) soberania plena e completa autonomia do Estado brasileiro frente todos os setores sociais.
c) inclusão de setores populares no processo político e a aparente identificação entre Estado e presidente da República.
d) atuação do Estado nacional brasileiro como árbitro dos conflitos internacionais.
e) ausência de laços entre o chefe do Estado e os interesses particulares dos diversos setores sociais.
Resposta: C
Resolução: O populismo no Brasil se desenvolveu a partir do Governo de Getúlio Vargas, num período marcado por rápida urbanização. Caracterizou-se pela tentativa do Estado em incorporar as massas trabalhadoras à vida política, para manipular suas reivindicações, através de uma política paternalista e assistencialista.

Q4. (MACKENZIE) Sobre os partidos políticos criados no final do Estado Novo e que comandaram a vida política nacional até 1964, não podemos afirmar:

(A) a UDN representava classes médias e elites e, quanto mais se aproximava do fim do Populismo, mais se convertia num partido conservador, com uma parcela significativa de seus membros favorável ao golpe militar.
(B) o PSD, partido varguista, tinha suas bases nas oligarquias e burocracia federal, levantando a bandeira conservadora.
(C) o PTB, também varguista e apoiado por sindicatos e massas urbanas, cresceu muito durante os governos Juscelino e João Goulart, ameaçando o equilíbrio no Congresso, crescendo os temores conservadores.
(D) o PCB sai da clandestinidade em 1945, mas é novamente cassado em 1947 pelo governo Dutra, em função da Guerra Fria.
(E) o PDC tinha expressão nacional em razão do carisma de seu líder Adhemar de Barros.
RESPOSTA: E
Q5. (ALMG) Os anos compreendidos entre o fim do Estado Novo (1945) e o segundo Governo Vargas (1951) representam um interregno para as tendências estatizantes até então vigentes no campo da política econômica, em nome da euforia 'democratizante' que se opunha a todos os vestígios de autoritarismo.
Considerando-se a política-econômica do Governo Dutra, é correto afirmar que ela
a) aumentou a capacidade intervencionista do Estado.
b) contemplou as empresas públicas como estratégicas na economia.
c) reintegrou o Brasil no livre comércio internacional.
d) rejeitou a associação com capitais privados estrangeiros.
RESPOSTA: C
Para saber mais
www2.uol.com.br/historiaviva
BERCITO, Sonia de Deus Rodrigues. O Brasil na década de 1940. Autoritarismo e democracira. São Paulo: Ática, 1999 (Série Princípios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário