sábado, 2 de outubro de 2010

Terceiro Ano - CNDL
Quarto Bimestre - História do Brasil
Colégio Notre Dame de Lourdes
Coleção Pitágoras
Avaliação de História Geral
1. (UEL) No período medieval a ordem social era organizada segundo as funções de orar, guerrear e trabalhar. Ou seja, uma sociedade hierarquicamente estratificada da seguinte maneira:
a) Evangélicos, exércitos e negociantes.
b) Padres, soldados e artífices urbanos.
c) Clero, nobreza e camponeses.
d) Santos, guerreiros e pastores.
e) Monges, oficiais e operários

2. (UFSM) A respeito do feudalismo na Europa Medieval, pode-se afirmar:
a) O trabalho era fundado na servidão, o que mantinha os trabalhadores presos à terra e subordinados a uma série de obrigações como impostos e serviços.
b) A utilização da tecnologia mais avançada no século V até o VII, como o uso do arado e a rotação de culturas, permitiu uma produção agrícola em larga escala, comercializada entre os reinos.
c) O cultivo da terra, a qual era propriedade dos servos, atendia ao consumo local; áreas restritas eram exploradas em benefício dos senhores feudais.
d) A sociedade feudal era dividida em dois grupos sociais, senhores e servos, que repartiam a terra, de forma que cada grupo ficasse com a parte que conseguia explorar.
e) O capital comercial acumulado com a produção agrícola permitiu que os Estados nacionais europeus se lançassem às grandes navegações no século XIII.

3. (Unicamp) O historiador Pierre Deyon diz: "O mercantilismo foi definido e batizado por seus adversários", ou seja, o mercantilismo, enquanto sistema de pensamento e intervenção na vida econômica, foi definido pelos liberais do século XVIII. Cite três características da política mercantilista e explique por que o liberalismo critica o mercantilismo.


4. (FGV) Analise as afirmações sobre o Ocidente na Idade Moderna.
I. Em muitos relatos, a América foi representada como o Paraíso Terrestre dada a abundância de recursos e sua população, em uma visão etnocêntrica, foi considerada bárbara, devendo ser catequizada.
II. A colonização da América Latina baseou-se, fundamentalmente, em princípios liberais cabendo às colônia fornecer metais preciosos, ferramentas e produtos primários para dinamizar o comércio europeu e enriquecer suas metrópoles.
III.Na América espanhola, predominaram formas de trabalho compulsório dos indígenas, sob o sistema de “encomienda e mita”; já na América portuguesa, a escravidão, principalmente dos negros, foi a base da economia agroexportadora e mineradora.
IV.O tráfico negreiro modificou as sociedades africanas, não apenas porque tirou do continente milhões de pessoas, mas também porque lá introduziu novos produtos, por exemplo o tabaco, que eram trocados por escravos.
V. Como resultado da rivalidade entre Espanha e Holanda e da União Ibérica, os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro e regiões da África, a fim de controlarem a produção açucareira e fontes de mão-de-obra.

São corretas as afirmações
a) I, III e V, apenas.
b) II, IV e V, apenas.
c) I, III, IV e V, apenas
d) I, II, III e IV, apenas.
e) I, II, III, IV e V.

5. Maquiavel aconselhou aos governantes do início da Idade Moderna formas de como manter o poder:
"É de notar-se, aqui, que, ao apoderar-se de um Estado, o conquistador deve determinar as injúrias que precisa levar a efeito, e executá-las todas de uma só vez, para não ter que renová-las dia-a-dia. Deste modo, poderá incutir confiança nos homens e conquistar-lhes o apoio, beneficiando-os. Quem age por outra forma, ou por timidez ou por força de maus conselhos, tem sempre necessidade de estar com a faca na mão e não poderá nunca confiar em seus súditos, porque estes, por sua vez, não se podem fiar nele, mercê das suas recentes e contínuas injúrias. As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, tornando-se-lhes menos o gosto, ofendam menos. E os benefícios devem ser realizados pouco a pouco, para que sejam melhor saboreados."
(MAQUIAVEL, Nicolau. "O Príncipe". (Coleção Os Pensadores) 1. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 44).
Suas ideias são características da conjuntura histórica que, na Europa, favoreceu:
a) a Escolástica e as Corporações de Ofício nas cidades.
b) o Teocentrismo e a fragmentação política do Império Romano.
c) o Renascimento e a centralização política que levou à formação dos Estados Nacionais.
d) o Iluminismo e o Liberalismo Econômico.
e) o Despotismo Esclarecido e a Revolução Industrial.
RESPOSTAS
1. C
2. A
3. Intervenção do Estado na economia, protecionismo alfandegário, manutenção de balança comercial favorável.
4. C
5. C

Nenhum comentário:

Postar um comentário