sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Roteiro de estudos: Persas

Roteiro de estudos: Persas
1. A Festa do Fogo é um dos rituais da antiga religião persa, o zoroastrismo, e representa uma homenagem à Ahura-Mazda, o deus do bem, da luz, que é era contraposto ao deus Arimã, representante do mal, das forças das trevas. O culto do zoroastrismo não requeria templos e seus fundamentos ficaram registrados no livro sagrado conhecido como:
a) Corão.
b) Torá.
c) Mahabharata.
d) Zend-Avesta.
e) Vedas.


2. (UFPB/2000) Com relação ao Império Persa, é incorreto afirmar:
A) Os persas desenvolveram uma administração relativamente descentralizada, com base nas satrapias.
B) As estradas e os correios foram bastante aperfeiçoados durante esse Império.
C) A religião persa era o zoroastrismo, que pregava a existência de uma luta entre o mal e o bem, na qual o bem só seria vencedor no dia do juízo final.
D) Os persas perseguiram ferozmente as religiões de outros povos, matando sacerdotes e destruindo templos, como foi o caso do templo de Salomão em Jerusalém.
E) Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar tributos e fornecer homens para os exércitos do Grande Rei.


3. (UESC BA/2006) A “estrada real” construída por Dario I media perto de 2400 quilômetros de comprimento e cortava o império, unindo Sardes, nas proximidades do mar Egeu (Ásia Menor) ao palácio de Susa, no golfo Pérsico. A segurança da estrada era garantida por uma constante patrulha imperial e possuía mais de 100 postos onde os mensageiros reais faziam a troca de cavalos e passavam o correio, um trajeto que durava apenas uma semana em todo o seu percurso. O historiador grego Heródoto chegou a apontar a rapidez do correio persa como inigualável, ao dizer que “não há ninguém no mundo capaz de percorrer um itinerário mais rapidamente do que estes mensageiros, graças ao hábil sistema persa”. 
(VICENTINO, p. 50).

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a civilização persa, pode-se afirmar:
01. A eficiente administração dos persas esteve fundamentada na harmonia cultivada por Dario I, que evitou confrontos com as colônias gregas do mar Egeu.
02. A preocupação com a eficiência nas comunicações justificava-se pelo interesse de monetarizar aquela economia ainda baseada no escambo.
03. O envolvimento dos persas com as atividades artesanais e o 
comércio interno impediu que, no Império, fossem direcionados investimentos no setor das grandes obras públicas nas cidades e no campo.
04. O sistema de comunicação interligando províncias e cidades-sedes de governo garantiu a arrecadação dos impostos devidos ao império.
05. A eficiente administração implementada na Pérsia de Dario I contribuiu para a permanência ininterrupta daquela civilização até os dias atuais.


4. (UFAM/2008) Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura é possível afirmar que:
A) A vitória de Dario I sobre os Gregos marcou o início da ascensão Persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas.
B) Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande.
C) Famosos por suas obras arquitetônicas, os Persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império. 
D) O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os Assírios na batalha de Susa. 
E) Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta,  bem e o mal, os Persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor.



5. (UEG GO/2008) O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que
A) foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.
B) enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio macedônico sobre a região.
C) culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento cultural de Esparta.
D) marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a sua supremacia econômica na região da Mesopotâmia.



6. (UFC CE/2008)



Com base no texto acima e em seus conhecimentos, responda as questões que seguem.
A) Qual a ligação histórica entre os povos iraniano e persa?
B) Como ficaram conhecidas as guerras entre gregos e persas na Antiguidade?
C) Qual a motivação principal das guerras mencionadas no item anterior?
D) Cite dois motivos do conflito diplomático entre Irã e EUA nos dias de hoje.






7. (FUVEST) Um historiador afirmou que “os persas substituíram a dominação assíria, fundada no terror, por um regime de ordem, de paz e de administração regular”.

a) Como os persas administravam os territórios ocupados?

b) Como os persas agiam para conseguir uma convivência sem grandes conflitos com os povos vencidos?

8. (UFPB/2010) O Império Persa foi um dos maiores da Antiguidade. Depois de conquistado por Alexandre, o Grande, a cultura grega foi introduzida nos antigos domínios persas e naqueles posteriormente conquistados pelo rei macedônio, ensejando a configuração da cultura helenística.

Sobre a cultura helenística, é correto afirmar:
A) Destacou-se por uma campanha sistemática de destruição de 
bibliotecas e combate às culturas dos povos conquistados.
B) Caracterizou-se por uma religião monoteísta e o desprezo ao 
culto dos deuses oriundos da cultura grega.
C) Distinguiu-se pela aversão à filosofia e, inversamente, por uma visão de mundo fortemente pragmática e distante do pensamento abstrato.
D) Resultou da imposição da cultura grega sobre as demais culturas das regiões conquistadas, a exemplo da egípcia e da persa.
E) Celebrizou-se pelo predomínio do monumentalismo e da grandiosidade no estilo arquitetônico, com o exemplo marcante do Farol de Alexandria.



9. (UECE/2012) Entre os séculos VII e VI a.C., Zaratustra, que  os gregos chamavam de Zoroastro, promoveu uma profunda reforma religiosa; suas ideias foram adotadas pela casa real dos persas, os aquemênidas. O soberano que, por razões políticas, apoiou o zoroastrismo foi 
A) Cambises. 
B) Ciro. 
C) Dario. 
D) Xerxes. 



10. (PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratrusta, é:
a) o politeísmo caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos.
b) o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.
c) o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.
d) a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas

e) a descrença na imortalidade da alma e na ressureição.


GABARITO
resposta da questão 1:[D]

Os demais livros são das seguintes religiões: a) islamismo; b) judaísmo; c) bramanismo; e) hinduísmo.

resposta da questão 2:[D]

resposta da questão 3:[01+ 03 =04]

resposta da questão 4:[B]

resposta da questão 5:[A]

resposta da questão 6:

O povo iraniano descende dos antigos persas, que estabeleceram no planalto iraniano, no período compreendido entre os séculos VI a.C e IV a.C, um poderoso império. No final do século V a.C, o Império Persa dominou as colônias gregas na Ásia Menor e tentou conquistar a Grécia Continental, dando origem a um longo conflito que ficou conhecido como Guerras Médicas ou Guerras Persas. Uma das batalhas mais famosas deste conflito foi a “Batalha das Termópilas” (retratada no filme 300 de Esparta), na qual trezentos guerreiros espartanos enfrentaram o gigantesco exército do rei persa Xerxes.
O conflito entre gregos e persas tinha como móvel fundamental a disputa pela supremacia marítimocomercial do Mundo Antigo, que tinha como uma de suas rotas primordiais o mar Egeu. No século XX (década de 1950), o Xá (rei) do Irã, Reza Pahlevi, empreendeu um movimento de modernização do país, que ficou conhecido como 
“Revolução Branca”. Nesse período, foram estabelecidos vários acordos políticos e comerciais com os EUA, especialmente no campo da exploração de petróleo. Esse movimento entrou em choque com a cultura muçulmana, levando a uma série de conflitos entre o governo e religiosos. Em 1979, a “Revolução Islâmica”, liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, transformou o país numa República Islâmica e rompeu todos os acordos comerciais com os EUA. Desde então, a Casa Branca vem tentando retomar, por meio de pressões diplomáticas e sanções comerciais, a influência política e econômica (sobretudo no campo da exploração de petróleo) que exercia sobre o Irã ao tempo do Xá. Nos últimos anos, o conflito diplomático foi agravado por denúncias feitas pelo Presidente George W. Bush de que o Irã favorece organizações terroristas e tenta desenvolver armas nucleares, bem como pelas declarações do Presidente Mahmud Ahmedinejad a favor da destruição do Estado de Israel, principal aliado dos EUA no Oriente Médio.



resposta da questão 7:

a) Dividindo-os em províncias, definidas como satrápias, governadas por representantes do rei (sátrapas); criou moedas de ouro e prata (dáricos); promoveu ainda a integração do império através de uma extensa rede de estradas e aperfeiçoou o sistema de correios.

b) Praticando a tolerância religiosa e o respeito às leis, à língua e aos costumes dos povos dominados. Não obstante, os povos dominados eram obrigados a pagar tributos e fornecer soldados para o exército persa.

resposta da questão 8:[E]

resposta da questão 9:[C]

resposta da questão 10:[C]
O dualismo da religião persa estava ligado aos deuses Ahura-Mazda, deus do bem e representante da luz, por um lado; e por outro lado, por Arimã, deus do mal e representante das trevas. A adoração do fogo era uma forma de impedir o domínio das trevas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário