sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Roteiro de estudos: Revolução Neolítica

Roteiro de estudos: Revolução Neolítica

1. (UFMS) A respeito da “Revolução Neolítica”, também conhecida como “Revolução Agrícola”, é correto afirmar que:
a) significou uma radical mudança no modo de vida das sociedades humanas, haja vista que elas se tornaram menos sedentárias e mais dependentes da caça e da coleta para a sua sobrevivência;
b) nas Américas, a “Revolução Neolítica” corresponde ao período chamado de “Paleoíndio”, ou seja, aquele referente aos primeiros povoados do continente;
c) teve início devido a vários fatores, entre os quais as mudanças climáticas de repercussão planetária e o aumento da população humana em certas regiões do globo;
d) o desenvolvimento da agricultura se deu de forma independente e dissociada do processo de domesticação de animais como bois, carneiros, porcos e patos, entre outros, seja nas Américas, seja na África e na Eurásia;
e) via de regra, tanto nas Américas como na Eurásia, mulheres tiveram pouco ou nenhum papel relevante no processo de produção de vegetais domesticados e na criação de animais.

2. (FUVEST) Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:
a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita;
b) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América;
c) como tantas outras invenções, teve origem na China, de onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América;
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru);
e) de todas as invenções fundamentais, a metalurgia e o comércio foram as que menos contribuíram para o ulterior progresso material do homem.


3. (UFMS) O texto a seguir refere-se à Revolução Neolítica, ocorrida na Pré-História: 
“A primeira revolução que transformou a economia humana deu ao homem o controle sobre o abastecimento de sua alimentação. O homem começou a plantar, cultivar e aperfeiçoar, pela seleção, as ervas, raízes e árvores comestíveis. E conseguiu domesticar e colocar sobre sua dependência certas espécies de animais, em troca do alimento, da produção e da previsão que podia oferecer. Os passos estão intimamente relacionados.”
CHILDE, Vere Gordon. A Evolução Cultural do Homem. 5ª ed, Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p.770.

Sobre esse assunto, é correto que:
01. a domesticação de cabras, gado de chifre, ovelhas e porcos não fez parte da Revolução Neolítica no Velho Mundo.
02. o cultivo da cevada e do trigo também favoreceu um aumento da produção de alimentos e, por conseguinte, um significativo crescimento da população humana no vale do Nilo, região localizada no continente africano.
04. há cerca de 100.000 anos, aproximadamente 25% da população humana existe no planeta passou a adotar uma economia baseada na produção de vegetais e na criação de animais, abolindo a caça e a coleta de suas atividades econômicas.
08. o cultivo de batatas, cucurbitáceas, feijões e milhos, somando à criação de Lhamas e porcos da Índia, também marcaram a economia neolítica em algumas regiões da América do Sul e constituem um dos legados dos povos ameríndios à humanidade.
16. as revoluções econômicas ocorridas na Pré-história só foram possíveis porque os homens dispunham de um conjunto de experiências e conhecimentos acumulados ao longo de várias gerações.


Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.


4. Estabeleça a relação entre as revoluções do Período Neolítico e o surgimento do modo de produção asiático.

5. (G1) "De um estado de barbárie homogêneo e mais ou menos estático, vai nascer a complexidade de aspectos do mundo moderno. Esta transformação, de consideráveis consequências, foi extraordinariamente rápida e começou durante o  quarto milênio a. C. Longe de ser geral, ela se produziu em algumas regiões onde as condições de vida lhe eram favoráveis. Nessas regiões, a vida do homem modificou-se muito rapidamente, enquanto na maior parte do mundo o modo de existência primitivo persistiu durante séculos, talvez milênios." 
(J. Hawkes, Histoire de l'Humanité, Ed. UNESCO)

O texto refere-se à fase final do Neolítico, quando o homem desenvolveu novas técnicas e aprimorou seus conhecimentos. Identifique as transformações ocorridas nesse período.



6. (UFRN) A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas.
Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, o(a)
a) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
b) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
c) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
d) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.

7. (FGV-SP) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar que:
a) ocorreu no final do Paleolítico, graças à utilização de pedra polida pelo homem.
b) representou a intensificação do nomadismo.
c) começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.
d) ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.
e) está ligada ao aparecimento da magia.


GABARITO

resposta da questão 1:[C]
Com a última glaciação, mudanças climáticas ocorreram em todo o planeta, levando a migrações e ocupações de diversas regiões do globo e contribuindo posteriormente para o processo de sedentarização dos seres humanos. Essas mudanças favoreceram o desenvolvimento da agricultura (Revolução Agrícola) e ocasionaram mais tarde o surgimento das primeiras civilizações complexas.

resposta da questão 2:[D]

resposta da questão 3: 26

resposta da questão 4: 
O modo asiático, definido a partir da propriedade estatal das terras e do poder teocrático, configurou-se no Oriente Médio e Próximo como produto das Revoluções Agrícola e Urbana, ocorridas no Período Neolítico.

resposta da questão 5: 

Surgimento da agricultura e vida urbana.

resposta da questão 6:[D]

resposta da questão 7:[D]

Nenhum comentário:

Postar um comentário