sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Roteiro de estudos: Pré-História Brasileira

Roteiro de estudos: Pré-História Brasileira

1. (Fuvest) As comemorações dos 500 anos do Descobrimento trouxeram à tona duas concepções históricas opostas sobre o Brasil: uma admite que a história do Brasil começou com a chegada dos portugueses, em 1500; outra considera que a chegada dos portugueses foi um marco inaugural falso, criado pela visão eurocêntrica do passado brasileiro.
O que pode justificar esta última concepção?

2. (1ª Olimpíada Nacional de História do Brasil – Unicamp 2009)
Nos últimos 20 anos vários pesquisadores vêm sugerindo que a ocupação da América seria mais antiga, mas, há pouco tempo, surgiram provas convincentes. Entre elas está Luzia, cujos estudos trouxeram ainda outras novidades.
No município de Pedro Leopoldo, região de Lagoa Santa, Minas Gerais, um grupo de arqueólogos brasileiros e franceses encontrou, em 1975, partes de um esqueleto em uma gruta chamada Lapa Vermelha IV. As informações iniciais sugeriam que o esqueleto (de uma mulher entre 20 e 25 anos de idade – Luzia) deveria ser muito antigo, mas naquela época não foi possível datar com precisão o material. (…)
Só a partir das pesquisas feitas [por] Walter Neves, da Universidade de São Paulo, Luzia teve sua idade revelada. O resultado foi surpreendente: ela tinha vivido em Minas Gerais há 11.500 anos! Essa data, junto com outros vestígios de populações pré-históricas que teria vivido há mais de 11.000 anos nas Américas do Sul e do Norte, revelou que o povoamento do nosso continente ocorreu antes do que se pensava. Apesar de existir muita discussão sobre o tempo necessário para que todo o continente tenha sido ocupado, a presença de humanos na América do Sul há 11.500 anos indica que os primeiros migrantes teriam chegado no continente americano há pelos menos 14.000 ou 15.000 anos.
Hoje, muitos cientistas já admitem que a primeira migração deva ter ocorrido entre 15.000 e 20.000 anos. Mas há pesquisadores que admitem até 50.000 anos! Os dados que existem ainda não são suficientes para que possamos chegar a uma conclusão.

 Assinale a alternativa incorreta. O texto sobre descobertas arqueológicas no atual território brasileiro revela que:
A) Existe uma pré-história na América do Sul.
B) Assim como em outras áreas do conhecimento histórico, uma nova descoberta permite novas interpretações sobre o passado.
C) A datação de Luzia permitiu retroceder a época da presença humana no continente americano.
D) O conhecimento sobre o passado remoto não tem base científica e por isso as datas podem apresentar enormes diferenças.

3. (2ª Olimpíada Nacional de História do Brasil Unicamp-SP 2010)
Em meados do século XX, era consenso entre muitos arqueólogos que os primeiros povoamentos das Américas teriam ocorrido durante o período final da Era Glacial, em torno de 12 mil anos atrás. Povos oriundos do norte da Ásia, seguindo a caça de grande porte, atravessaram o Estreito de Bering até o atual Estado do Alasca, assentaram-se primeiramente nos planaltos norte-americanos (há cerca de 11.500 anos) e, continuando em direção ao sul, através da América Central, chegaram aos Andes por volta de 10.500 anos Antes do Presente (AP)¹ . A colonização completa da América do Sul foi datada em torno de 10 mil anos atrás. (…)
Porém, as importantes coleções de esqueletos da Lagoa Santa, em Minas Gerais, foram datadas pelo carbono 14 e também analisadas por antropólogos físicos. Os resultados revelam que há 10 mil anos AP teria existido na região uma grande população (…). Deste modo, supõe-se que teria existido quase que simultaneamente uma população humana no norte da América e no Sul do continente. Os artefatos da Lagoa Santa podem colocar em xeque a proposta do povoamento da América vindo do norte em direção ao sul do país.
Nota explicativa: 1. Antes do Presente (AP) é uma expressão usada para a datação de períodos arqueológicos. Convencionou-se como data inicial para o início do Presente o ano de 1950. A indicação a.C (antes de Cristo) continua também a ser utilizada.

Assinale a alternativa incorreta.
A) Até o meio do século passado, arqueólogos aceitavam a hipótese de que a América teria sido povoada há mais ou menos 12 mil anos, a partir da migração de povos oriundos da Ásia.
B) A simultaneidade do povoamento no norte e no sul do continente, pressuposta pela datação do carbono 14, em Lagoa Santa, enfraquece a hipótese de um foco único de origem do Homem Americano.
C) As pesquisas arqueológicas realizadas no Brasil não contribuem para a compreensão do povoamento da América, já que os achados brasileiros são contemporâneos aos encontrados nos planaltos da América do Norte.
D) Quanto mais distantes os eventos históricos, menos precisas são as informações e maior a necessidade de recorrer a abordagens interdisciplinares para interpretá-los.


4. (3ª Olimpíadas Nacional de História do Brasil Unicamp – 2011)
“Aos poucos se vem corrigindo uma série de ideias errôneas, infelizmente enraizadas na cabeça de muita gente – e às vezes ensinadas nas escolas. Uma delas é que os primeiros ocupantes do território que hoje chamamos Brasil, como qualquer homem pré-histórico, teriam vivido num mundo frio e povoado por mamutes ou dinossauros. Refugiando-se dentro de cavernas (mas também nômades, sem domicílio fixo), disporiam essencialmente da pedra para fabricar seus instrumentos e passariam muita fome. Seriam primitivos que não imaginavam uma sociedade racionalmente organizada como a nossa. Esta é obviamente, uma fantasia oriunda das pesquisas realizadas na Europa no século XIX, dentro de uma perspectiva evolucionista.
Com efeito, as regiões tropicais não conheceram glaciações durante o Pleistoceno, e os mamutes – adaptados ao frio – nunca existiram no Brasil. Quanto a viver nas cavernas, teria sido estúpido instalar-se em lugares escuros, pouco arejados e onde não se poderia fazer fogo sem ficar defumado. Algumas populações utilizaram os abrigos bem abertos ou as entradas de grutas, mas, mesmo assim, sobretudo para fins ritualísticos ou para preservação de matérias perecíveis. Em geral, estabeleciam suas moradias a céu aberto. Por outro lado, instrumentos de pedra são perfeitamente dispensáveis onde há recursos disponíveis suficientemente variados, como vegetais, conchas e ossos (…) Enfim, em vez de formar grupos numerosos, tornando difícil a obtenção de alimentos para todos, muitas populações limitaram sua densidade, garantindo uma relativa abundância dentro de um território fixo, cujos recursos eram perfeitamente conhecidos.”

Vocabulário:
Pleistoceno: Período geológico entre 2.000.000 e 10.000 anos atrás; foi marcado por grandes mudanças climáticas no mundo todo; nas latitudes altas ocorreram fenômenos conhecidos como glaciações; nas regiões quentes, as oscilações afetaram sobre tudo a pluviosidade; no final do Pleistoceno, por exemplo, o clima de Minas Gerais era muito mais seco que o atual, enquanto o Piauí era bem mais úmido; as temperaturas eram também mais baixas, mas não a ponto de haver geadas em Minas Gerais, a não ser, talvez, nos pontos mais altos das serras do Mar e do Espinhaço; grandes animais pastavam então nas imensas extensões de cerrado e de pastos.

Em: André Prous. O Brasil antes dos brasileiros – a pré-história do nosso país. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed., 2006, pp. 136-137.


Assinale a alternativa incorreta.
A) As populações pré-históricas organizadas adaptam-se de diferentes maneiras ao meio em que vivem.
B) A imagem estereotipada do homem pré-histórico criada no século XIX ainda é difundida pelos meios de comunicação como cinema e televisão.
C) O estereótipo europeu do homem pré-histórico não é aplicável aos primeiros habitantes do território hoje chamado de Brasil.
D) O homem pré-histórico de regiões tropicais vivia em um clima ameno, sem inimigos naturais e com muitos materiais a sua disposição.

5. (ENEM 2007) 
A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa 
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil. 
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros. 
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil. 
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos. 
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.


6. (FGV) Sobre os povos dos sambaquis, é incorreto afirmar que: 
a) sendo nômades, ocuparam a faixa amazônica, deslocando-se durante milhares de anos, do Marajó a Piratininga; 
b) sedentários, viviam da coleta de recursos marítimos e de pequenas caças; 
c) as pesquisas arqueológicas demonstram que tais povos desenvolveram instrumentos de pedra polida e de ossos; 
d) na chegada dos primeiros invasores europeus, esses povos já se encontravam subjugados por outros grupos sedentários; 
e) esses povos viveram na faixa litorânea, entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul, basicamente dos recursos que o mar oferecia.


7. (UFLA 2006) Observe o mapa.
a) O mapa justifica a hipótese de o homem americano apresentar características mongolóides ou pré-mongolóides, povos oriundos da Mongólia e Sibéria que penetraram no continente americano pelo Estreito de Bering. 
b) Segundo o que demonstra o mapa, o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo Pacífico, vindo da Ásia, Polinésia e Oceania. 
c) Segundo o mapa, o homem americano é Autóctone, ou seja, surgiu no próprio continente, embora não exista nenhum fóssil anterior ao Homo Sapiens Sapiens. 
d) Observando o mapa, fica evidente que o Ser Humano não chegou no continente americano pelo oceano Atlântico, apesar de esse ser o caminho mais"curto". 
e) No continente sul-americano, o fóssil mais antigo é de uma mulher conhecida por Luzia, encontrada em 1975 próximo a Lagoa Santa/MG, datada de 11500 anos.


8. (UFPE) O conhecimento sobre as formas de sobrevivência humana, na pré-história brasileira, é um grande quebra-cabeça que vem sendo estudado por pré-historiadores e arqueólogos. 
Sobre a pré-história brasileira, assinale a alternativa correta. 
a) Os habitantes dos sambaquis sepultavam os seus mortos, colocando os corpos em urnas funerárias e os enterravam sob suas cabanas.
b) Denomina-se arte rupestre o conjunto de pinturas corporais, em cerâmica e em artefatos de madeira, produzidos na pré-história brasileira. 
c) O estudo da cultura material, incluindo a arte rupestre, pode gerar conhecimento sobre aspectos da vida material e espiritual dos povos que a produziram. 
d) As recentes pesquisas arqueológicas realizadas no Nordeste brasileiro comprovam a tese defendida na década de sessenta: o homem mais antigo do Brasil teria existido por volta de doze mil anos atrás. 
e) Através de escavações realizadas nos Estados de Goiás e Mato Grosso, foi comprovada a tese de que, nestas regiões, habitavam povos descendentes de incas bolivianos.

9. (Ufg 2010) As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois 
a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 
e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 

10. (UFPI) Nas últimas décadas o Piauí vem figurando como um tema obrigatório nas discussões sobre o primitivo povoamento do território americano, o que decorre, principalmente, dos achados arqueológicos da Serra da Capivara, no município piauiense de São Raimundo Nonato. 
Sobre esse assunto, assinale, nas alternativas a seguir, aquela que está INCORRETA: 
a) Os municípios de São Raimundo Nonato, no Piauí, e de Central, na Bahia, detêm os mais antigos vestígios da presença humana na região nordeste. 
b) O acervo arqueológico de São Raimundo Nonato é administrado pela FUMDHAM - Fundação Museu do Homem Americano. 
c) A arqueóloga Niede Guidon, personalidade mais conhecida entre os profissionais que atuam junto ao acervo arqueológico de São Raimundo Nonato, tem protagonizado, ao longo dos anos, vários conflitos e polêmicas com o governo do Piauí, com órgãos federais como o IBAMA e até mesmo, com nativos do município de São Raimundo Nonato. 
d) Os achados arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Piauí, assim como aqueles encontrados na Bahia, impõem uma revisão das teorias sobre o povoamento da América e não deixam dúvidas quanto à natureza autóctone do homem americano. 
e) Hoje, apesar de ainda ser forte a tese do povoamento da América ter-se dado através do Estreito de Behring, os estudiosos, a partir de acervos arqueológicos como os do Piauí, consideram seriamente a hipótese de múltiplas correntes de povoamento. Quanto à data da chegada dos primeiros povoadores, ainda há muitas controvérsias, não estando, em rigor, nada definitivamente estabelecido.



GABARITO


resposta da questão 1:
A afirmação de que a história do Brasil tenha apenas 500 anos é claramente eurocêntrica, pois parte do princípio de que apenas com a chegada da esquadra de Cabral teve início o processo histórico nas terras que hoje formam o Estado brasileiro.
Quando os primeiros portugueses aqui aportaram, encontraram populações nativas (as estimativas, bastante díspares, falam de 2 a 5 milhões de ameríndios). Os europeus, como conquistadores, denominaram estes povos de índios por considerá-los incivilizados e praticamente os exterminaram.
Hoje, negar um passado anterior a 1500 para essas populações é negar a sua existência, é considerar apenas os europeus como detentores do processo histórico. O mito que se tenta criar com as comemorações oficiais e oficiosas dos 500 anos procura esconder uma história que foi escrita com extermínio de índios, exploração de escravos negros e exclusão das camadas populares.

resposta da questão 2:[D]

resposta da questão 3:[C]

resposta da questão 4: [D]

resposta da questão 5:[C] 

É fundamental o conhecimento de que as pinturas rupestres, realizadas em cavernas, são características de povos da pré-história, caracterizados pelo nomadismo e pela ausência de produção – viviam da caça, pesca e coleta. O principal sítio arqueológico no Brasil, onde se identificam tais características, fica em São Raimundo Nonato, no Piauí.

resposta da questão 6: 
Por volta de 6 mil anos atrás, parte do litoral (dos atuais estados do Espírito Santo ao Rio Grande dos Sul) foi habitada por povos sem-nômades, que compartilhavam certas características culturais ligadas ao ambiente litorâneo. 

resposta da questão 7: [C] 
O homem americano não é autóctone, ou seja não surgiu no próprio continente, mas para cá se dirigiu em sucessivas ondas migratórias como demonstrado pelo mapa.

resposta da questão 8:[C]

Resposta da questão 9: [A] 
O enunciado propõe uma crítica à ideia tradicional de que a História se inicia com a escrita, pressupõe que se inicia antes, com as próprias pinturas no interior de cavernas na chamada “pré-história”, pois nos transmitem informações, usadas para entender o grupo humano que a produziu.

resposta da questão 10:[D]


Nenhum comentário:

Postar um comentário