Roteiro de estudos: Fontes Históricas
1. Leia o trecho a seguir:
O historiador é uma peça
fundamental em todo o tipo de cultura. Ele retira e preserva os tesouros do
passado, interpreta a História, aprofunda o conhecimento do presente. Um povo
sem História, e sem o historiador, é um povo sem memória.
http://www.educacaopublica.rj.gov.br
Sobre a arte de escrever a
História e sobre o trabalho dos historiadores, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os fatos do passado
pesquisados pelo historiador são apresentados de forma definitiva, pois a
História nunca muda.
b) A produção crítica da História
consiste em selecionar documentos oficiais, apurar os fatos históricos,
encadeá-los em ordem cronológica e descrevê-los.
c) O historiador não é um homem
neutro. Ele sofre as influências de sua época. Por isso, o pesquisador da
História não deve ter a pretensão de fixar verdades eternas.
d) Como o historiador muitas
vezes trabalha com material produzido há vários séculos, sua interpretação do
passado não sofre a interferência do presente.
2. “A grande parte das fontes
históricas é encontrada em instituições públicas ou privadas, tais como museus,
arquivos, igrejas, galerias de arte e outros espaços. Esse conjunto de fontes
históricas é chamado de patrimônio histórico e cultural de um povo”.
O ato de preservar algo relativo
a valores materiais ou que revelam a tradição artística ou histórica,
denomina-se:
a) Registro.
b) Fotografia.
c) Tombamento.
d) Filmagem.
3. Leia o texto abaixo e marque a
única opção CORRETA de acordo com o que se pede.
As novas fontes
A história nova ampliou o campo
do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente
nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação
de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de
escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de
preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen
fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira
ordem.
LE GOFF, Jaques. A história nova.
São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28.
O historiador utiliza, em seu
trabalho, fontes escritas, visuais, orais e sonoras.
São exemplos de fontes orais:
a) letras de músicas, poemas,
contratos, documentos oficiais;
b) relatos falados que passam de
uma pessoa a outra;
c) desenhos, esculturas,
pinturas, fotografias;
d) músicas e ritmos próprios da
cultura de um povo de uma determinada época.
4. (UFPR) Considere o excerto abaixo,
do historiador Marc Bloch: Ora, esse tempo verdadeiro é, por natureza, um continuum.
É também perpétua mudança. Da antítese desses dois atributos provêm os grandes
problemas da pesquisa histórica.
(BLOCH, Marc. Apologia da história ou O ofício
do historiador. RJ: Jorge Zahar, 2001, p. 55.)
O trecho acima se refere ao
seguinte problema da pesquisa histórica:
a) A tensão entre continuidade e
mudança dentro de uma dada duração ou período histórico, o que impede uma
divisão precisa entre passado e presente na investigação de um determinado
problema histórico.
b) A tensão entre continuidade e mudança na história, o que
promove uma separação definida entre passado e presente na investigação de um
tema histórico.
c) A mistura entre continuidades e transformações dos dados
históricos, o que permite uma diferenciação entre causas e consequências dos
fatos históricos.
d) A predominância das continuidades sobre as transformações
históricas, o que justifica o estudo da história como ciência do passado.
e) A
predominância das mudanças sobre as continuidades históricas em um dado período
histórico, o que leva à adoção da história-problema.
5. (UFPR) Sobre a abordagem pós-moderna da história,
considere as seguintes afirmativas:
1. Desconstrói os pressupostos e os
elementos do trabalho histórico profissional, desvelando e historicizando
mecanismos de poder que naturalizam os discursos históricos em diferentes
momentos.
2. Adota as grandes narrativas históricas, que partem de um eixo
eurocêntrico anglo-saxão e masculino.
3. Renega a metodologia reflexiva, que
reconhece a fragilidade epistemológica da história.
4. Pretende abarcar a
multiplicidade de relatos históricos, reconhecendo que a disciplina histórica
produz um entre tantos relatos possíveis.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente
a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e
4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
6. (UFPR) Considere o seguinte
excerto: O documento histórico é um texto no meio do caminho entre o arbítrio
de um historiador (e de uma sociedade) e seu próprio conteúdo.
(KARNAL,
Leandro; GALLI, Flávia T. “A memória evanescente” In PINSKY, C. B.; LUCA. T. R.
(orgs.). O Historiador e suas fontes. SP: Contexto, 2011, p. 23.)
Acerca da
relação entre o historiador e seu objeto de pesquisa, acessado através de
documentos, referenciado no excerto acima, identifique as afirmativas a seguir
como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O documento não é nem uma entidade
autônoma, que define completamente os rumos da pesquisa, nem é totalmente
sujeito à interpretação do historiador – há um constante diálogo entre o
sujeito pesquisador e o objeto pesquisado.
( ) Somente o historiador é quem
confere importância ao documento histórico, não importando o seu conteúdo
específico.
( ) A leitura do documento traz informações invariáveis à pesquisa
histórica, independentemente do olhar lançado pelo historiador.
( ) Os autores
do excerto defendem que, isoladamente, nem a visão positivista nem a abordagem
pós-estruturalista da história contemplam a complexidade do documento histórico
para o trabalho do historiador.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta, de cima para baixo.
a) V – V – F – F.
b) F – F – V – V.
c) V
– F – V – F.
d) V – F – F – V.
e) F – V – F – V.
7. (UFPR) A partir dos anos 1990, o
interesse de historiadores, antropólogos e sociólogos pela fotografia
alargou-se. Confluíram os usos sociais e científicos que a fotografia vinha
recebendo com os novos paradigmas das ciências humanas.
(LIMA, S. F.; CARVALHO,
V. C. “Fotografias - Usos sociais e historiográficos”. In PINSKY, C. B.; LUCA.
T. R. (orgs.). O Historiador e suas fontes. SP: Contexto, 2011, p. 41.)
A
respeito da análise historiográfica das fontes fotográficas, é correto afirmar:
a) Embora muitos estudos sobre os diversos tipos de fotografia fossem
realizados na academia, mediante os novos paradigmas das ciências humanas,
constatou-se que pouco se avançou no estudo das fotografias, frustrando as
expectativas levantadas com os estudos iniciados nos anos 1990.
b) As fontes
fotográficas passaram a ser analisadas dentro das práticas de cultura visual e
material da sociedade ocidental, como o fotojornalismo (dentre outras),
almejando compreender o papel social e os contextos de produção, de circulação
e de consumo da fotografia.
c) As fontes fotográficas obedeceram à tendência
geral de ampliação da variedade de fontes historiográficas iniciada com a
História Nova, sendo aplicadas ao estudo das sociedades ocidentais
fundamentalmente enquanto ilustrações de eventos históricos da era
contemporânea.
d) A análise das fontes fotográficas ampliou-se com os
paradigmas das ciências humanas, que visaram incluir as fotografias como
elementos de exposição em museus e galerias de arte.
e) As fontes fotográficas
ampliaram-se conforme o desenvolvimento da cultura visual a partir da
globalização, porém, após um grande interesse dos intelectuais das Ciências
Humanas por essas fontes, o seu estudo não logrou acompanhar a evolução
tecnológica das fotografias.
8. (UFPR) Algumas especificidades do
documento fílmico de recriação histórica do passado necessitam ser observadas
pelo historiador em suas análises. Considerando esse tema, assinale a
alternativa correta.
a) O filme histórico é um documento do presente que visa
recriar o passado com fins mercadológicos, o que pressupõe sempre uma distorção
das histórias originais. Por isso, essa categoria de fonte não é muito usada na
análise histórica.
b) O filme histórico é um produto do presente que torna o
passado acessível ao público da era contemporânea. Muitas vezes, é o único meio
pelo qual história e personagens de um passado distante podem se tornar
conhecidos a um grande público, o que faz dos filmes históricos uma importante
fonte para a divulgação do conhecimento histórico.
c) Os únicos filmes
históricos apropriados para a análise historiográfica são aqueles feitos por
diretores e roteiristas preocupados em buscar uma recriação histórica fiel aos
acontecimentos narrados, o que torna a análise fílmica bastante restrita para o
campo historiográfico.
d) Os melhores exemplares de filmes a serem trabalhados
pelo historiador são os filmes comerciais, pois neles podem ser exploradas
várias camadas de interpretação histórica, ao contrário dos filmes que se
anunciam como fiéis aos fatos históricos, que pouco se utilizam da complexidade
da linguagem cinematográfica.
e) Qualquer filme histórico é um documento que
demonstra um olhar do presente sobre o passado, o que por si só também deve ser
levado em conta na análise. Assim, o filme deve ser problematizado a partir do
seu contexto de produção (intenções e estilo do diretor, roteiro) e de
circulação (público-alvo, audiência etc.), além da própria história contada.
9. (UFPR) No que se refere à análise
historiográfica de pinturas, assinale a alternativa que demonstra aspectos que
devem ser considerados pelo historiador.
a) As intenções do pintor (quando
identificadas, assim como as intenções dos seus possíveis patronos e clientes),
a existência de convenções de representação pictórica no tempo estudado e a
presença de mentalidades, ideologias e identidades expressas nas fontes.
b)
Independentemente das intenções do pintor, é importante indagar sobre as
condições de produção dessa pintura e sua recepção em uma determinada época.
c)
As intenções do pintor e de seus patronos e a sua correspondência com os
objetos, pessoas e eventos retratados, que permitem investigar o grau de
distorção que as pinturas realizaram em relação à realidade retratada.
d) A
organização interna dos elementos presentes nas pinturas são o enfoque central
do trabalho historiográfico sobre pinturas, sob influência da iconologia.
e) A
iconografia oferece a base dos estudos de pinturas desde o período renascentista,
orientando o olhar do historiador para a análise de pinturas históricas e dos
retratos em detrimento das pinturas artísticas.
10. (UFPR) Levando em conta as
utilidades das fontes arqueológicas no estudo historiográfico, considere as
seguintes afirmativas:
1. As fontes arqueológicas restringem-se ao estudo de
determinadas sociedades sem cultura escrita, como as comunidades indígenas no
Brasil, e ao período antigo, em complementação aos vestígios escritos.
2. As
fontes arqueológicas oferecem uma grande variedade de informações para
historiadores de todos os períodos da História, permitindo analisar um passado
mais complexo, contraditório e múltiplo, em uma análise articulada a fontes escritas,
em sociedades em que tais fontes são encontradas.
3. As fontes arqueológicas
têm trazido à luz situações de resistência e de confronto de certos grupos
sociais, tais como práticas religiosas não cristãs de escravos que não foram
registradas pela cultura escrita produzida pelos senhores de escravos, em
países como os Estados Unidos.
4. As fontes arqueológicas permitem compreender
determinadas situações de mescla cultural que não foram relatadas em documentos
escritos, tais como no caso do Quilombo dos Palmares, cuja história passou a
ser problematizada após escavações arqueológicas terem encontrado uma grande
presença indígena, ignorada pelos documentos escritos do século XVII.
Assinale
a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b)
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2, 3 e
4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e)
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
GABARITO
resposta da questão 1:[C]
resposta da questão 2:[C]
resposta da questão 3:[D]
resposta da questão 4:[A]
resposta da questão 5:[B]
resposta da questão 6:[D]
resposta da questão 7:[B]
resposta da questão 8:[E]
resposta da questão 9:[A]
resposta da questão 10:[C]
Nenhum comentário:
Postar um comentário