Confira as questões de História do Vestibular UFAL 2016
Questão 1
BRASIL. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS. Selo comemorativo do tricentenário da
Restauração Pernambucana. 1954. Disponível em: .
Acesso em: 02 nov. 2015.
O selo comemorativo mostra a face de quatro dos líderes da
Restauração Pernambucana de 1654 cuja consequência direta foi a
A) expansão do comércio de escravos.
B) propagação dos engenhos de açúcar.
C) extinção do período colonial no Brasil.
D) expulsão dos holandeses do Nordeste.
E) finalização da Batalha dos Guararapes
Questão 2
Paratodos
O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antônio Brasileiro
[...]
Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2015.
O trecho da letra da música Paratodos, de Chico Buarque,
retrata uma dimensão brasileira muito importante para
compreender a
A) dispersão migratória interna.
B) transitoriedade da identidade.
C) miscigenação histórica da nação.
D) diversidade social, racial e étnica.
E) ancestralidade genealógica do povo.
Questão 3
Banco de horas
O chamado banco de horas é uma possibilidade admissível
de compensação de horas, vigente a partir da Lei nº 9.601/1998.
Trata-se de um sistema de compensação de horas extras mais
flexível, mas que exige autorização por convenção ou acordo
coletivo, possibilitando à empresa adequar a jornada de trabalho
dos empregados às suas necessidades de produção e demanda
de serviços.
Esse sistema de banco de horas pode ser utilizado, por
exemplo, nos momentos de pouca atividade da empresa para
reduzir a jornada normal dos empregados durante um período,
sem redução do salário, permanecendo um crédito de horas para
utilização quando a produção crescer ou a atividade acelerar.
Se o sistema começar em um momento de grande atividade
da empresa, a jornada de trabalho poderá ser estendida além da
jornada normal (até o limite máximo da décima hora diária)
durante o período em que o alto volume de atividade permanecer
e deverá ser compensada posteriormente com a redução da
jornada de trabalho.
Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2015.
O banco de horas é uma inovação que surgiu no modelo de
produção
A) fordista, buscando diminuir a formação de estoques.
B) toyotista, com o objetivo de adequar a produção à demanda.
C) taylorista, que tenta aumentar a produção sem aumentar os
custos.
D) keynesiano, objetivando aumentar a influência do estado na
economia.
E) socialista, buscando garantir os empregos e a continuidade
da produção.
Questão 4
Desde o advento da Ciência, no século XVII, que rejeitamos
a mitologia como um produto das mentes supersticiosas e
primitivas. Contudo, só agora conseguimos ter uma perspectiva
mais profunda e completa da natureza e do papel do mito na
história do Homem. [...] Os mitos despertam no Homem
pensamentos que lhe são desconhecidos.
LEVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 2007. p. 5 e 8.
A redescoberta do papel do mito no mundo contemporâneo tem
possibilitado
A) uma maior interação entre as religiões ocidentais e as
crenças dos povos nativos da América e da África.
B) uma maior afirmação da ciência como fonte válida de
interpretação do real e raiz da inteligibilidade.
C) a separação entre ciência e metafísica, evidenciando o
caráter pueril do conhecimento do senso comum.
D) a valorização do conhecimento primitivo e lançado um novo
olhar sobre os hábitos e tradições dos povos indígenas.
E) o reconhecimento do saber primitivo como uma forma de
compreensão do real tão fundamentada quanto o saber
científico.
Questão 5
[...] a tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe
de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não
dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de
nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante,
as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência.
O espaço da chefia não é o lugar do poder [...]. A propriedade
mais notável do chefe indígena consiste na ausência quase
completa de autoridade. [...] O chefe é um fazedor de paz; ele é a
instância moderadora do grupo [...]. Ele deve apaziguar as
disputas, regular as divergências, não usando de uma força que
não possui e que não seria reconhecida. [...] Os meios que o
chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao
uso exclusivo da palavra: não para arbitrar entre as partes
opostas, pois o chefe não é um juiz e não pode se permitir tomar
partido por um ou por outro, mas para, armado apenas de sua
eloquência, tentar persuadir as pessoas da necessidade de se
apaziguar [...].
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. São Paulo: COSAC NAIFY, 2012 (adaptado).
O texto enfatiza uma característica dos povos nativos da América
que, em geral, era interpretada pelos colonizadores como
A) uma alternativa ao modelo de estado absolutista despótico.
B) um modelo de organização social avançado que prescindia a
existência do estado.
C) uma fraqueza, pois denotava a falta de organização política
nos moldes europeus.
D) uma forma de organização social mais útil aos interesses
colonialistas do que o modelo africano.
E) um modelo perigoso e que deveria ser submetido aos
interesses e padrões do colonialismo europeu.
Questão 6
O Bonde São Januário
Composição: Wilson Batista e Ataulfo Alves
Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde São Januário
Leva mais um operário: Sou eu que vou trabalhar
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês:
Sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
Passe bem!
ALVES, A.; BATISTA, W. O Bonde São Januário, 3 min, 17 seg. 1940.
Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2015.
A letra do samba “O Bonde São Januário” sofreu intervenção da
censura durante o governo de Getúlio Vargas como parte de seu
projeto de
A) difusão da propaganda.
B) valorização do trabalho.
C) qualificação dos artistas.
D) regulação da informação.
E) integração das ideologias.
Questão 7
O ciclo da borracha foi um importante momento da história
econômica e social do Brasil. Esse período está relacionado com a
extração e a comercialização da borracha. [...] Seu marco ocorreu
na região amazônica, proporcionando a expansão da colonização.
Tal fato acarretou grandes transformações socioculturais,
formando vilas e povoados, na beira de rios, que depois se
transformaram em cidades. Manaus, Porto Velho e Belém, entre
outras, foram algumas das cidades que enriqueceram
expressivamente durante o breve ciclo.
D’AGOSTINI, S. et al. Ciclo econômico da borracha – seringueira. Páginas do Inst. Biol., São Paulo,
v. 9, n.1, p. 6-14, jan./jun., 2013.
Esse ciclo econômico provocou
A) o estabelecimento de uma política de ocupação territorial
para a Amazônia baseada na preocupação com o meio
ambiente.
B) o aumento da demanda brasileira por equipamentos
industriais necessários à extração do látex.
C) a reordenação do espaço amazônico, que passou a ter sua
economia voltada para o mercado interno.
D) a inserção do Brasil no mercado mundial de borracha,
dominado até então pelos ingleses.
E) a “Questão do Acre”, resolvida com a assinatura do tratado
de Petrópolis.
Questão 8
Disponível em: .
Acesso em: 31 out. 2015.
A tirinha nos remete às ideias do pensador Walter Benjamim, que
refletiu sobre o surgimento da propaganda na Paris do século
XIX e sobre o surgimento da nova sociedade de consumidores.
Sob essa ótica, ao analisar o “palco da política”, ele evidencia o
lado ruim do processo eleitoral, como é demonstrado na tirinha,
em que
A) a busca pela verdade dos fatos é obscurecida pelos novos
recursos de propaganda.
B) as imagens ganham maior importância que o discurso na
apresentação das ideias.
C) as qualidades dos políticos são expostas sem filtros, através
dos modernos meios de comunicação.
D) a facilidade de comunicação com as massas leva o
candidato a se adaptar aos novos meios de comunicação.
E) a política se transforma em encenação e as ideias são
substituídas por imagens produzidas para seduzir o eleitor.
Questão 9
O trabalhador se torna tão mais pobre quanto mais riqueza
produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e
extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata
quanto mais mercadorias cria. Com a valorização do mundo das
coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo
dos homens.
MARX, K. A Consciência revolucionária da História. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 148.
Segundo Marx, as mudanças nas relações descritas no texto,
devido ao sistema capitalista, levaram à
A) alienação da perda do objeto e do produto.
B) apropriação das propriedades comunitárias.
C) exploração ampla e injusta da mão de obra.
D) superação da divisão social do proletariado.
E) contestação dos ganhos erários da burguesia.
resposta:[A]
Questão 10
Entre os diversos movimentos políticos e intelectuais que
marcaram a crise do sistema colonial no Brasil, esse apresenta
algumas características especiais. Diferentemente de outros
movimentos – idealizados por advogados, magistrados, militares,
padres e ricos contratantes –, teve na liderança representantes
das camadas populares do Brasil colonial: brancos, pobres,
mulatos, negros livres, escravos. O movimento foi pautado por
preocupações sociais e raciais de igualdade de raça e cor, fim da
escravidão e abolição de todos os privilégios sociais e
econômicos. Foi a nossa mais importante revolta anticolonial.
Não lutava apenas para que o Brasil se separasse de Portugal;
advogava também a modificação interna da sociedade, que era
preconceituosa, baseada nos privilégios dos grandes
proprietários e na exploração do trabalho escravo.
COSTA, L. C. A.; MELLO, L. I. A. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999 (adaptado).
O movimento político descrito no texto se refere à
A) Revolta dos Alfaiates.
B) Inconfidência Mineira.
C) Revolução Farroupilha.
D) Confederação do Equador.
E) Insurreição Pernambucana.
Questão 11
O esforço (economia) de guerra
Em 1940 havia 8 milhões de norte-americanos
desempregados. Em 1943, praticamente não se falava em
desemprego e até faltava mão de obra em alguns setores.
A semana de trabalho média na indústria de bens duráveis
passou de 38 horas, em 1939, para 47 horas em 1943. [...]
O produto nacional bruto cresceu em ritmo sem precedentes, de
91 bilhões de dólares em 1939 para 214 bilhões em 1945, isto é,
235%. Do outro lado do Oceano Pacífico, a economia de guerra
japonesa era essencialmente uma “economia de escassez”.
No início de 1942, cada cidadão recebia uma cota de arroz de
apenas 330 gramas por dia. A escassez de alimentos trouxe
consequências desastrosas, sobretudo para as crianças e os
idosos. Houve surtos de tuberculose e outras doenças que
vitimaram a população.
WILLMOTT, H. P. et al. Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008 (adaptado).
O contraste entre os países retratados no texto pode ser
explicado
A) pelo maior domínio tecnológico dos EUA, superando, em
muito, a tecnologia de guerra japonesa.
B) pelas distâncias desses países em relação aos centros
produtores de alimentos e matérias primas industriais mais
favoráveis aos EUA.
C) pelo fato de a guerra não ter chegado efetivamente ao
território norte-americano e pelos constantes bombardeios
ao arquipélago japonês.
D) pela diferença cultural entre os dois países, marcada pela
disciplina nipônica, que ajuda a superar os desafios, e pelo
consumismo norte-americano, que dinamiza a economia.
E) pelo padrão alimentar de cada nação, já que os
norte-americanos possuem uma alimentação baseada em
produtos industriais e os japoneses em produtos mais
naturais como o arroz.
Questão 12
Os pesquisadores que têm se aproximado das questões que
envolviam o Império Romano no reinado de Constantino I (306-
337), encontram grande diversidade de ideias e imagens ao
retratá-lo. Ora visto como um político astuto, pragmático em suas
decisões, ora visto como um imperador com preocupações
místicas religiosas. Mas uma coisa é inegável, “um dos
acontecimentos decisivos da história ocidental, e mesmo
mundial, se produziu em 312, no imenso Império Romano”, sob o
governo de Constantino.
SILVA, Diogo Pereira da. As abordagens historiográficas sobre Constantino I (306-337): uma revisão.
Dimensões, Vitória, vol. 25, p. 32-45, 2010 (adaptado).
O texto faz referência a acontecimentos importantes do governo
de Constantino, entre os quais se destaca
A) o fim da escravidão e a adoção de um amplo processo de
reforma agrária e econômica.
B) o combate à revolta dos escravos e a divisão do Império
Romano em Oriental e Ocidental.
C) a adoção de um novo sistema de cobrança de impostos, que
reorganizou a economia do Império.
D) a instalação da república romana e a criação de uma
hierarquia administrativa baseada na tetrarquia.
E) o estabelecimento de outra capital para o Império, em
Constantinopla, e a liberdade de culto aos cristãos.
Questão 13
Tenho razão em concluir que aquele que me colocasse sob
seu poder sem meu consentimento me usaria como lhe
aprouvesse quando me visse naquela situação e prosseguiria até
me destruir; pois ninguém pode desejar ter-me em seu poder
absoluto, a não ser para me obrigar à força a algo que vem
contra meu direito de liberdade, ou seja, fazer de mim um
escravo. Escapar de tal violência é a única garantia de minha
preservação.
LOCKE, John. Segundo Tratado do Governo Civil. Cap. 3, tópico 17. [s/p].
Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2015.
Na relação entre Indivíduo e Governo, o Liberalismo de John
Locke, como expresso no texto, estabelece que a
A) legitimação do poder deva advir do estado de medo.
B) subordinação ao poder do governo deva ser limitado.
C) separação dos poderes deva ser a base da igualdade.
D) subjugação deva provocar desejos libertários de poder.
E) ação soberana deva resguardar a segurança do cidadão.
Questão 14
Remanescentes Florestais da Mata Atlântica em 1500 e hoje.
Disponível em: .
Acesso em: 02 nov. 2015.
O mapa faz referência à existência da mata atlântica entre 1500
e nos dias atuais cujo desaparecimento foi decorrente da
A) exploração do pau-brasil e das práticas de plantation.
B) urbanização e crescimento desordenado das cidades.
C) devastação econômica e étnica dos grupos indígenas.
D) expansão da pecuária e da agricultura de subsistência.
E) colonização portuguesa nas regiões de mata litorâneas.
Questão 15
Muitos são os fatores que tornam a Revolução do Haiti um
acontecimento único; a ex-colônia francesa foi uma das primeiras
a realizar a independência diante da metrópole, utilizando-se,
inclusive, das ideias de libertação da própria França, sua
colonizadora, além disso, a Revolução foi levada a cabo por
escravos, quando que na maior parte das colônias europeias na
América Latina o processo de independência fora encabeçado
por membros de uma elite crioula e, embora tenha havido
participação popular, esta foi muito diminuta.
SOARES, Ana Loryn; SILVA, Elton Batista da. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804).
Ameríndia, v.1, 2006, p.4. Disponível em: .
Acesso em: 05 nov. 2015.
A luta pela conquista da independência política do Haiti se tornou
singular, pois Liberdade, para eles, implicava
A) acabar com a escravidão.
B) findar com a discriminação.
C) agenciar a igualdade racial.
D) lutar pela divisão das terras.
E) buscar a livre comercialização.
Questão 16
Apesar de apoiados por africanos não muçulmanos, que
também entraram na luta, os malês foram os responsáveis por
planejar e mobilizar os rebeldes. Suas reuniões – feitas nas casas
de libertos, nas senzalas urbanas, nos cantos de trabalho –
misturavam conspiração, rezas e aulas em que se exercitavam a
recitação, a memorização e a escrita de passagens do Corão, o
livro sagrado do islamismo. O próprio levante foi marcado para
acontecer no final do mês sagrado do Ramadã, o mês do jejum
dos muçulmanos. Os malês foram para as ruas guerrear usando
um abadá branco, espécie de camisolão tipicamente muçulmano,
além de também carregar em volta do pescoço e nos bolsos
amuletos protetores, que eram cópias em papel de rezas e
passagens do Corão dobradas e enfiadas em bolsinhas de couro
ou pano.
REIS, João J. A Revolta dos Malês em 1853. Universidade Federal da Bahia. 2008, p. 4.
Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2015.
A coesão dos negros na Revolta dos Malês, segundo o texto, foi
decorrente da sua
A) origem africana.
B) visão ideológica.
C) crença religiosa.
D) prática esotérica.
E) identidade étnica.
Questão 17
Segundo Aristóteles, o ser humano é um animal racional, ou
seja, um ser capaz de raciocínio. Mas o que quer dizer
“raciocinar”? Raciocinar quer dizer dar razões, isto é,
justificações coerentes e dotadas de sentido, numa palavra,
“argumentar”. [...] Cabe à filosofia a tarefa de manter viva a luz
da razão contra os enganos que procedem da aceitação ingênua
e acrítica de qualquer discurso, especialmente se escrito ou
recitado nos meios de comunicação de massa. [...] Nos seus
apontamentos que remontam à década de 30, eis o que escrevia
Wittgenstein: “Filosofar é: descartar argumentações erradas”.
PENCO, Carlo. Introdução à filosofia da linguagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. p. 13.
O texto faz uma reflexão sobre o uso da linguagem para
expressar o raciocínio e o papel da filosofia.
Nesse contexto, a
filosofia deve
A) auxiliar a criação de discursos eficazes em alcançar seus
objetivos.
B) enunciar elementos capazes de dar sustentação à ideia
defendida.
C) estimular o raciocínio, criando dúvidas onde antes somente
havia certezas.
D) priorizar a clareza e objetividade com o intuito de expressar
ou descobrir a verdade.
E) buscar convencer o interlocutor da importância da
comunicação de massa.
Questão 18
Henrique VIII estava casado havia 18 anos com Catarina de
Aragão e tinha apenas uma filha. A rainha era princesa
espanhola e tia de Carlos V, rei da Espanha. Henrique VIII temia
que após sua morte os espanhóis dominassem a Inglaterra, pois
sua filha estava prometida em casamento a Filipe, filho de Carlos
V e herdeiro do trono espanhol. Para evitar esse destino deveria
ter um filho homem, mas Catarina havia se tornado estéril.
Assim, Henrique VIII decidiu separar-se de Catarina de Aragão e
casar-se com Ana Bolena, dama de honra da corte. Para tanto,
solicitou ao papa Clemente VII a anulação de seu casamento, o
que foi negado.
RAMOS NETO, João Oliveira. Henrique VIII... Revista Tempo de Conquista. dez. 2010.
Disponível em: .
Acesso em: 01 nov. 2015 (adaptado).
Dentre os acontecimentos decorrentes do fato citado no texto,
destaca-se
A) a noite de São Bartolomeu.
B) o surgimento da Igreja Anglicana.
C) a rejeição à reforma protestante luterana.
D) a aceitação do calvinismo como religião oficial inglesa.
E) o confronto entre católicos romanos e católicos ortodoxos na
Inglaterra.
GABARITO
1. resposta:[D]
2. resposta:[A]
3. resposta:[B]
4. resposta:[D]
5. resposta:[C]
6. resposta:[B]
7. resposta:[E]
8. resposta:[E]
9. resposta:[A]
10. resposta:[A]
11. resposta:[C]
12. resposta:[E]
13. resposta:[B]
14. resposta:[A]
15. resposta:[A]
16. resposta:[C]
17. resposta:[D]
18. resposta:[B]
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