Confira a correção das questões de História do vestibular da Unicamp 2016
Questão 55
A teoria da perspectiva, iniciada com o arquiteto Filippo
Bruneleschi (1377-1446), utilizou conhecimentos
geométricos e matemáticos na representação artística
produzida na época. A figura a seguir ilustra o estudo da
perspectiva em uma obra desse arquiteto.
É correto afirmar
que, a partir do Renascimento, a teoria da perspectiva
a) foi aplicada nas artes e na arquitetura, com o uso de
proporções harmônicas, o que privilegiou o domínio
técnico e restringiu a capacidade criativa dos artistas.
b) evidencia, em sua aplicação nas artes e na arquitetura,
que as regras geométricas e de proporcionalidade
auxiliam a percepção tridimensional e podem ser
ensinadas, aprendidas e difundidas.
c) fez com que a matemática fosse considerada uma arte
em que apenas pessoas excepcionais poderiam usar
geometria e proporções em seus ofícios.
d) separou arte e ciência, tornando a matemática uma
ferramenta apenas instrumental, porque essa teoria
não reconhece as proporções humanas como base de
medida universal.
resposta da questão 55:[B]
Comentário da questão:
A arte renascentista deve ser considerada a partir da perspectiva da valorização da racionalidade humana, sua
capacidade em interpretar a natureza, moldar as criações humanas a partir de inovações técnicas, como a utilização
da perspectiva e das proporcionalidades geométricas para atingirem os objetivos esperados por artistas e arquitetos.
Desse tipo de preocupação saem projetos arquitetônicos como de Filippo Bruneleschi.
Questão 56
Quanto seja louvável a um príncipe manter a fé, aparentar
virtudes e viver com integridade, não com astúcia, todos o
compreendem; contudo, observa-se, pela experiência, em
nossos tempos, que houve príncipes que fizeram grandes
coisas, mas em pouca conta tiveram a palavra dada, e
souberam, pela astúcia, transtornar a cabeça dos homens,
superando, enfim, os que foram leais (...). Um príncipe
prudente não pode nem deve guardar a palavra dada
quando isso se lhe torne prejudicial e quando as causas
que o determinaram cessem de existir.
(Nicolau Maquiavel, O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1997, p.
73-85.)
A partir desse excerto da obra, publicada em 1513, é
correto afirmar que:
a) O jogo das aparências e a lógica da força são algumas
das principais artimanhas da política moderna
explicitadas por Maquiavel.
b) A prudência, para ser vista como uma virtude, não
depende dos resultados, mas de estar de acordo com
os princípios da fé.
c) Os princípios e não os resultados é que definem o
julgamento que as pessoas fazem do governante, por
isso é louvável a integridade do príncipe.
d) A questão da manutenção do poder é o principal
desafio ao príncipe e, por isso, ele não precisa cumprir
a palavra dada, desde que autorizado pela Igreja.
resposta da questão 56:[A]
Comentário da questão:
O pensamento político de Maquiavel é uma aposta na astúcia, na aparência e na força. Os princípios não podem ser inflexíveis, mas submetidos às circunstâncias.
Questão 57
Por que a ética voltou a ser um dos temas mais
trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos
anos 1960 a política ocupava esse lugar e muitos
cometeram o exagero de afirmar que tudo era político.
(José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em
Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p.
239.)
A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento
filosófico, é correto afirmar que:
a) O tema foi relevante na obra de Aristóteles e apenas
recentemente voltou a ocupar um espaço central na
produção filosófica.
b) Os impasses morais e éticos das sociedades
contemporâneas reposicionaram o tema da ética
como um dos campos mais relevantes para a
Filosofia.
c) O pensamento filosófico abandonou sua postura
política após o desencanto com os sistemas
ideológicos que eram vigentes nos anos 1960.
d) Na atualidade, a ética é uma pauta conservadora, pois
nas sociedades atuais, não há demandas éticas
rígidas.
resposta da questão 57:[B]
Comentário da questão:
A ética pode ser considerada como uma das grandes preocupações dos sistemas filosóficos, independentemente do
momento considerado. Atualmente, a grande importância dada para este tema deve ser relacionada com novas
questões suscitadas pelo desenvolvimento da ciência (como as pesquisas com células-tronco), levando ao
surgimento, por exemplo, de um novo campo de estudos denominado bioética.
Questão 58
Reproduz-se, abaixo, trecho de um sermão do bispo Cesário de Arles (470-542), dirigido a uma paróquia rural. “Vede,
irmãos, como quem recorre à Igreja em sua doença obtém a saúde do corpo e a remissão dos pecados. Se é possível,
pois, encontrar este duplo benefício na Igreja, por que há infelizes que se empenham em causar mal a si mesmos,
procurando os mais variados sortilégios: recorrendo a encantadores, a feitiçarias em fontes e árvores, amuletos, charlatães,
videntes e adivinhos?”
(Fonte: http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=co_content&view=article&id=1397:sao-cesario-de-arles-sermao-13-paraumaparoquia-rural&catid=28:outros-artigos&Itemid=285.)
A partir desse sermão, escrito no sul da atual França, é correto afirmar que:
a) A Igreja Católica assumia funções espirituais e deixava à nobreza o cuidado da saúde dos camponeses, através de
ordens religiosas e militares.
b) O cristianismo tinha penetrado em todas as categorias sociais e era interpretado da mesma forma através da autoridade
dos bispos.
c) Práticas consideradas menos ortodoxas por Cesário de Arles ainda encontravam espaço em setores da sociedade e a
elite da Igreja tentava se afirmar como o único acesso ao sagrado.
d) O avanço do materialismo estava afastando da Igreja os camponeses, que, com isto, deixavam de pagar os dízimos
eclesiásticos.
resposta da questão 58:[C]
Comentário da questão:
O sermão do bispo Cesário se inscreve no período em que a Igreja Cristã, então recém-fundada no Concílio de Niceia (324) buscava se afirmar como única instituição legítima na difusão dos ensinamentos de Cristo. Dentro deste
processo era essencial demonizar as práticas populares de origem pagã ou mesmo outras correntes cristãs
independentes que ainda sobrevivam em meio à nova sociedade feudal que lentamente ia tomando forma. Posto
isso, a alternativa "C" é a que de forma mais clara descreve o contexto no qual o sermão se insere.
Questão 59
“Uma categoria inferior de servidores que coexiste nas
grandes casas com os domésticos livres são os escravos.
Um recenseamento enumera em Gênova, em 1458, mais
de 2 mil. As mulheres estão em uma proporção
esmagadora (97,5%) e 40% não têm ainda 23 anos. São
totalmente desamparadas; todos na casa a repreendem,
todos batem nela (patrão, mãe, filhos crescidos) e os
testemunhos de processos em que elas comparecem
mostram-nas vivendo, frequentemente no temor de
pancadas. Em Gênova e Veneza, a escrava-criada é
essencial no prestígio das nobres e ricas matronas.
(Adaptado de Charles De la Roncière, “A vida privada dos notáveis
toscanos no limiar da Renascença”, em Georges Duby (org.), História
da vida privada - da Europa feudal à Renascença, vol 2. São Paulo:
Companhia das Letras, 1990, p. 235-236.)
Sobre o trabalho nas cidades italianas do período em
questão, podemos afirmar corretamente que:
a) O declínio da escravidão está ligado ao novo conceito
antropocêntrico do ser humano e a uma nova
dignidade da condição feminina no final da Idade
Média.
b) O trabalho servil era predominantemente feminino e
concorria com o trabalho escravo. A escravidão
diminuiu com essa concorrência, desdobrando-se no
trabalho livre.
c) Conviviam inúmeras formas de trabalho livre,
semilivre e escravo no universo europeu e a
sobreposição não era, em si, contraditória.
d) O uso do castigo corporal igualava as escravas a
outros trabalhadores e foi o motivo das rebeliões
camponesas do período (jacqueries) e agitações
urbanas.
resposta da questão 59:[C]
Comentário da questão:
A questão aborda a dinâmica do trabalho nas cidades europeias na transição da Idade Média para a Moderna. O
texto é fundamental para a resolução, pois demonstra a variedade de relações de trabalho presente na sociedade da
época. Como a alternativa D evidencia, coexistiam inúmeras formas de trabalho nas cidades mercantis europeias,
tais como o trabalho livre assalariado, o semilivre (uma herança das tradições feudais) e o trabalho escravo, inserido
na nascente lógica mercantilista.
Questão 60
Os estudos históricos por muito tempo explicaram as
relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de
pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito,
é correto afirmar que:
a) Trata-se de uma característica central do sistema
colonial moderno e um elemento constitutivo das
práticas mercantilistas do Antigo Regime, que
considera fundamental a dinâmica interna da
economia colonial.
b) Definia-se por um sistema baseado em dois polos: um
centro de decisão, a metrópole, e outro subordinado,
a colônia. Esta submetia-se à primeira através de uma
série de mecanismos político-institucionais.
c) Em mais de uma ocasião, os colonos reclamaram e
foram insubordinados diante do pacto colonial, ao
exigirem sua presença e atuação nas Cortes dos reis
ou ao pedirem a presença do Marquês de Pombal na
colônia.
d) A noção de pacto colonial é um projeto embrionário de
Estado que acomodava as tensões surgidas entre os
interesses metropolitanos e coloniais, ao privilegiar as
experiências do “viver em colônia”.
resposta da questão 60:[B]
Comentário da questão:
A questão exigia do vestibulando o conhecimento sobre as estruturas do Antigo Sistema Colonial, sobretudo em
relação ao exclusivismo metropolitano, chamado popularmente de pacto-colonial. Dentro da lógica mercantilista,
típica do estado moderno europeu, a metrópole era o centro de decisão, impondo medidas às áreas coloniais, que,
no aspecto político-institucional, ficavam subordinadas.
O vestibulando poderia se confundir com a alternativa A. Contudo, deve-se atentar com a parte que a afirma a
importância da “dinâmica interna da economia colonial.” Essa afirmação inviabiliza a alternativa, já que na lógica
mercantilista, a economia era focalizada muito mais para a dinâmica externa do que interna.
Questão 61
As revoluções de independência na América hispânica
foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo
de mudança política e uma rebelião popular.
(Rafael Rojas, Las repúblicas de aire. Buenos Aires: Taurus, 2010, p.
11.)
São características dos processos de independência nas
ex-colônias espanholas na América:
a) o descontentamento com o domínio colonial e a
agregação de grupos que expressavam a
heterogeneidade étnica, regional, econômica e
cultural do continente.
b) o caudilhismo, sob a liderança política criolla, e o
discurso revolucionário de uma nova ordem política,
que assegurou profundas transformações econômicas
na América.
c) o uso dos princípios liberais de organização política
republicana e a criação imediata de exércitos
nacionais que lutaram contra as forças espanholas.
d) a participação de indígenas e camponeses,
determinante para a consolidação do processo de
independência em regiões como o México, e sua
ausência nas ações comandadas por Bolívar.
resposta da questão 61:[A]
Comentário da questão:
O processo de independência da América Hispânica esteve diretamente relacionado com a prisão do Rei D.
Fernando IV em 1808 e a reação dos colonos ao não reconhecer a legitimidade do novo governante José Bonaparte.
O descontentamento dos colonos já vinha se apresentando anteriormente, observa-se a falta de representatividade
dos criollos nos cargos administrativos, a expulsão dos jesuítas da América Hispânica e a política comercial adotada
pela Metrópole precipitaram os movimentos de independência. A heterogeneidade dos movimentos de independência
pode ser exemplificada com o processo peculiar ocorrido no México em que o padre Miguel Hidalgo se uniu à
indígenas e mestiços contra o domínio dos fazendeiros abastados espanhóis.
Questão 62
“O Rio civiliza-se!” eis a exclamação que irrompe de todos
os peitos cariocas. Temos a Avenida Central, a Avenida
Beira Mar (os nossos Campos Elíseos), estátuas em toda a
parte, cafés e confeitarias (…), um assassinato por dia, um
escândalo por semana, cartomantes, médiuns, automóveis,
autobus, autores dramáticos, grandmonde, demi-monde,
enfim todos os apetrechos das grandes capitais.
(“O Chat Noir”, em Fon-Fon! Nº 41, 1907. Extraído de
www.objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/fonfon/fonfon1907.)
A partir do excerto, que se refere ao período da Belle
Époque no Brasil, no início do século XX, é correto afirmar
que:
a) O Rio de Janeiro procurava apagar aspectos da
época do Império e impulsionar a cultura francesa,
renegada por D. Pedro II.
b) A cidade expressava as contradições de um processo
de transformações urbanas, sociais e políticas nas
primeiras décadas da República.
c) Os costumes franceses eram elementos incorporados
pela sociedade carioca como sinônimo da
modernização republicana obtida pelo tenentismo.
d) A modernização representou um processo de
exclusão social e cultural, patrocinado pelo governo
francês, que financiava obras públicas e impunha os
produtos franceses à população brasileira.
resposta da questão 62:[B]
Comentário da questão:
A proclamação da República trouxe a construção de um novo imaginário social, dentro do qual a capital do país, a
cidade do Rio de Janeiro, devia se afastar de seu passado imperial para se revestir de um ar mais moderno e
contemporâneo. Empossado como prefeito do Rio de Janeiro, o arquiteto Pereira Passos inicia um profundo
processo de reforma urbana entre 1902 e 1906, responsável por acentuar as contradições internas daquela
sociedade. Se por um lado a elite carioca mantinha sua preferência pelos costumes e hábitos importados da França,
como os cafés e os estilos arquitetônicos, os bairros periféricos ainda conviviam com a violência e a precariedade
impostas pela desigualdade social gritante.
Questão 63
Muitos intelectuais, boa parte da imprensa e dos meios de
comunicação, e a sociedade em geral usam o termo
populismo para caracterizar uma prática política
contemporânea que relaciona as massas e o governante.
Sobre o populismo, é correto afirmar que:
a) A figura do líder é fundamental no populismo, a
exemplo de Getúlio Vargas e Jânio Quadros, sendo
muito forte no Brasil entre 1930 e 1964. Tal prática
requer carisma do líder, a fim de diminuir
a participação da massas e impedir o nacional-desenvolvimentismo.
b) As massas, em suas expectativas, alinham-se às
camadas médias, que são ressentidas por não se
tornarem classes dominantes. Surgem, nesse
processo, líderes vindos das camadas médias que
manipulam as massas, destituídas de vontade
política.
c) Ocorre uma associação entre as massas urbanas e o
dirigente político carismático que exerce o papel de
liderança. É um fenômeno de participação política das
classes populares urbanas pouco atingidas pelo
desenvolvimento industrial e pelas migrações.
d) O termo é muito usado para nomear um fenômeno
político comum na América Latina entre as décadas
de 1930 e 1960, sendo associado aos processos de
industrialização, urbanização e à emergência de
líderes carismáticos.
resposta da questão 63:[D]
Comentário da questão:
O termo populismo vem sendo amplamente usado para descrever relações entre governantes e seus governados.
Temos que pensar o populismo como um fenômeno característico dos governos modernizadores da América Latina
dos anos 1930 até 1960, aproximadamente. Estes governos usavam sua liderança carismática para modernizar de
forma conservadora seus países, ou seja, trazer industrialização sem alterar significativamente as estruturas sociais
da sociedade. São líderes com estas características Getúlio Vargas, Juan Domingo Perón e Lázaro Cárdenas.
Questão 64
Desde a queda do império comunista na Europa, nos anos
1989-1991, assiste-se a uma nova forma de messianismo
político que consiste em impor o regime democrático e os
direitos humanos pela força.
(Adaptado de Tzvetan Todorov, Os inimigos íntimos da democracia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 55.)
O quadro descrito pelo texto pode ser analisado
a) como herança das lutas anticoloniais exemplificada na
organização em torno do Estado multiétnico, como
ocorreu na África do Sul.
b) como parte da nova ordem mundial sob a liderança
dos EUA e seu poder bélico em regiões como a Síria
e o Afeganistão.
c) como o estabelecimento de um princípio que
desestabiliza as lógicas internas de organização,
como ocorreu no Iraque e na ex-Iugoslávia.
d) como herança da Guerra Fria e como utilização da
lógica militar que inviabiliza a adoção da democracia
em regiões como a Ucrânia.
resposta da questão 64:[B]
Comentário da questão:
A questão apresenta uma resolução mais complicada e permite mais de uma interpretação levando-se em conta as
múltiplas facetas da nova ordem mundial que se impôs ao fim da Guerra Fria. Com a ruptura do bloco soviético, os
Estados Unidos emergiram como a nova liderança mundial, exercendo um poder de natureza hegemônica no campo
militar mesclado a uma ordem econômica multipolar. Com o discurso de defesa dos ideais democráticos e dos
direitos humanos, os Estados Unidos buscam impor seu modelo político-econômico em ações militares em regiões
como a Síria e o Afeganistão, muitas vezes através de coalizão com outras potências europeias, como a França e a
Inglaterra. É importante ressaltar, no entanto, que a alternativa "C" possui certa lógica, quando faz referência à
desestabilização das lógicas internas que levam à ruptura institucional, ainda que tal processo não tenha sido uma
estratégia deliberada dos Estados Unidos nos casos do Iraque e da ex-Iugoslávia. Nestes dois últimos casos, a ação
americana se deu na forma de uma invasão direta e a intervenção ocidental nas ex-repúblicas iugoslavas ocorre tão
somente após a intensificação do processo de limpeza étnica impetrada pelas tropas sérvias.
Questão 65
A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida,
dialoga com a pintura de Pedro Américo, “Tiradentes
esquartejado” (1893).
Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de uma
revista em 2015, é possível afirmar que:
(revistadehistoria.com.br edição nº 118)
a) Trata-se de uma obra baseada em um quadro do
gênero da pintura histórica, sendo que no trabalho de
Pedro Américo o corpo de Tiradentes no patíbulo
afasta-se da figura do Cristo, exemplo maior de mártir.
b) Utilizando-se das mesmas formas do corpo
esquartejado de Tiradentes pintado por Pedro
Américo, o autor limita o número de sujeitos
esquartejados e acentua o tom conservador da
aquarela.
c) A imagem fala sobre seu contexto de produção na
atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes,
e procura ampliar a presença de negros como sujeitos
sociais nas lutas coloniais e antiescravistas.
d) Tiradentes consolidou-se como um mártir nacional no
quadro de Pedro Américo, daí a necessidade do pintor
de retratar seu corpo esquartejado. A obra de João
Teófilo mostra que os mártires, embora negros, são
um tema do passado.
resposta da questão 65:[C]
Comentário da questão:
A obra de João Teófilo é uma releitura da imagem de Pedro Américo e de uma fotografia dos cangaceiros derrotados
pelas tropas republicanas. Na obra de Pedro Américo o que se procura é justamente aproximar a figura de Tiradentes
da imagem de Jesus Cristo, com o crucifixo, as barbas e cabelos longos, esta interpretação da Inconfidência Mineira
(ou Conjuração Mineira) é característica dos primeiros anos da República, que está construindo seu imaginário e
seus heróis. Na fotografia temos as cabeças dos cangaceiros cortadas, depositadas sobre os degraus de uma
escada de forma a demonstrar a força republicana em combater aquela população nordestina que reagia com
violência às péssimas condições de vida a que eram submetidos. João Teófilo, ao produzir essa obra, nos convida a
pensar o papel dos heróis nacionais e os mártires negros e pobres anônimos da história do Brasil.
Questão 65
Indique a afirmação correta a respeito dos grandes fluxos migratórios atuais no contexto da globalização.
a) Envolvem imigrantes da América Latina, do norte da África e do Oriente Médio, atraídos pela industrialização
fordista da Europa e dos Estados Unidos, que gera trabalho nas fábricas e na construção civil.
b) Direcionam-se para os países ricos ou em crescimento econômico e envolvem aquelas áreas de expulsão, cujas
populações de origem sempre tiveram culturalmente vocação para a realização de grandes deslocamentos.
c) Resultam das diferenças entre a situação econômica dos países pobres e ricos e se direcionam para os lugares
em que as populações falam a mesma língua ou possuem proximidades culturais.
d) Assumem distintas direções, sendo que uma das rotas dos imigrantes para a Europa inicia-se em países do
Oriente Médio e da costa oriental do norte da África, indo até a Grécia, com travessia pelo mar Mediterrâneo.
resposta da questão 65:[D]
Comentário da questão:
Macedônia e outros países do sul e leste europeus tornaram-se a principal porta de entrada de imigrantes dos países
da África e Oriente Médio, assolados pela guerra e por problemas sócio-econômicos.
Questão 67
País da África Austral que se tornou independente em
1975 após séculos de colonialismo europeu. No período
posterior à independência, a terra passou a ser
propriedade do Estado, com predomínio de uso pela
população camponesa e com forte participação das
mulheres na produção agrícola familiar. De 1976-1992
vivenciou intensos conflitos produzidos pela guerra civil
envolvendo dois dos principais grupos armados do país.
O texto acima faz referência ao seguinte país:
a) Congo.
b) África do Sul.
c) Moçambique.
d) Nigéria
resposta da questão 67:[C]
Comentário da questão:
O texto trata da descolonização de Moçambique em relação à Portugal em 1975. Segue-se ao fato um grande conflito interno em
que se opuseram as guerrilhas FRELIMO (socialista) e RENAMO (anti-socialista).
Fonte: Oficina do Estudante
Fonte: Oficina do Estudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário