Questão 2
Na sociedade contemporânea, onde
as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um
indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor
econômico na medida de seu incremento técnico: amplitude do espelhamento e da
atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é
falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que
acena democraticamente para as massas com supostos “ganhos distributivos” (a
informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a
velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais,
a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são índices
do desejo de “espelhamento”.
SODRÉ, M. Disponível em:
http://alias.estadao.com.br. Acesso em: 9 fev. 2015 (adaptado).
A crítica contida no texto sobre
a sociedade contemporânea enfatiza
a) a prática identitária
autorreferente.
b) a dinâmica política
democratizante.
c) a produção instantânea de notícias.
d) os processos difusores de
informações.
e) os mecanismos de convergência
tecnológica.
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