Todo o poder criativo da mente se
reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir
os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em
uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes,
ouro e montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso,
porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios
sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que
nos é familiar.
HUME, D. Investigação sobre o
entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995.
Hume estabelece um vínculo entre
pensamento e impressão ao considerar que
a) os conteúdos das ideias no
intelecto têm origem na sensação.
b) o espírito é capaz de
classificar os dados da percepção sensível.
c) as ideias fracas resultam de
experiências sensoriais determinadas pelo acaso.
d) os sentimentos ordenam como os
pensamentos devem ser processados na memória.
e) as ideias têm como fonte
específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria.
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