quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Correção da P1 do 1º bimestre (1º ano do EM 2014)

Confira a correção da avaliação de História - P1 do 1º bimestre (Primeiro ano do EM 2014)

1. (FFFCMPA RS) Observe a charge.



NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo. Editora Ática, 2005.


A charge acima satiriza a exploração do território brasileiro pelos portugueses durante o Período Pré-Colonial. São características econômicas desse período:
a) Latifúndios – escravidão – monocultura – exportação.
b) Servidão coletiva – policultura – subsistência – sesmarias.
c) Escravidão – policultura – mercado externo – minifúndios.
d) Extrativismo – escambo – mercado externo – monopólio.
e) Monocultura – mercado externo – mercantilismo – escravidão.




resposta:[D]

Comentário da questão:

É chamado de pré-colonial o período da história do Brasil entre os anos de 1500 a 1530. Este nome é devido ao fato de que nestes 30 anos não houve colonização portuguesa no Brasil. Nessa época, os portugueses se limitaram a enviar expedições de reconhecimento e defesa e promoveram o extrativismo vegetal (pau-brasil).
Foram construídas, durante o período pré-colonial, diversas feitorias no litoral. Estas tinham como função armazenar madeira (pau-brasil), facilitando o transporte para as caravelas.
Os portugueses usaram mão-de-obra indígena na exploração do pau-brasil. Em troca de espelhos, chocalhos, facas e outras bugigangas, os índios eram convencidos a trabalharem no corte e carregamento do pau-brasil para os navios. Esta troca de trabalho por objetos é conhecida como escambo, esse aspecto é satirizado pela charge.



2. (UNESP) Observe a figura e leia o texto.

(Reprodução da tela Primeira Missa no Brasil. Vítor Meireles, 1861.)

Chantada a Cruz, com as Armas e a divisa de Vossa Alteza, que primeiramente lhe pregaram, armaram altar ao pé dela. Ali disse missa o padre Frei Henrique (...). Ali estiveram conosco (...) cinqüenta ou sessenta deles, assentados todos de joelhos, assim como nós. (...) [Na terra], até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal (...) Porém, o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.

(Pero Vaz de Caminha. Carta do Achamento do Brasil, 10.05.1500.)


A respeito da tela e do texto, é correto afirmar que

a) Demonstram a submissão da monarquia portuguesa à contra-reforma católica. 
b) Expressam o encantamento dos europeus com a exuberância natural da terra. 
c) Atestam, como documentos históricos, o caráter conflituoso dos primeiros contatos entre brancos e índios.
d) Representam o índio sem idealização, reservando-lhe lugar de destaque no quadro, o que era pouco comum.
e) Apresentam uma leitura do passado na qual os portugueses figuram como portadores da civilização.

resposta: [E]

Comentário da questão:

Tanto a imagem quanto o texto expressam a ideia da "missão civilizadora" dos portugueses por intermédio da difusão do cristianismo nas terras descobertas.

 3. (UFRRJ) "Eu, o rei, faço saber a vós, Tomé de Sousa, fidalgo de minha Casa, que vendo quanto serviço de Deus e meu é conservar e enobrecer as capitanias e povoações das Terras do Brasil (...), ordenei ora de mandar nas ditas terras fazer uma fortaleza e povoação grande e forte, em um lugar conveniente, para daí se dar favor e ajuda às outras povoações (...); e por ser informado que a Bahia de Todos os Santos é o lugar mais conveniente da costa do Brasil (...), que na dita Bahia se faça a dita povoação e assento, e para isso vá uma armada com gente (...) e tudo o mais que for necessário. E pela muita confiança que tenho em vós (...) vos enviar por governador às ditas terras do Brasil (...)."
 (Regimento de Tomé de Sousa,17 de dezembro de 1548)

A política administrativa do Estado português no início da colonização estruturou-se a partir da adoção do sistema de Capitanias Hereditárias e, posteriormente, da criação do Governo-geral. No entanto, o verdadeiro poder político na Colônia encontrava-se nas Câmaras Municipais, dominadas pelos "homens bons".

a) Explique uma razão para a adoção do sistema de capitanias hereditárias na colonização do Brasil.


resposta: 
O (a) aluno (a) deverá explicar uma razão da adoção do sistema de capitanias hereditárias no Brasil, considerando o interesse da metrópole em repassar a particulares os gastos com a colonização.
Entre as razões que justificam o sistema de capitanias hereditárias, podemos destacar que Portugal buscava resolver os constantes problemas sofridos com a invasão dos corsários estrangeiros no litoral brasileiro. De tal forma, o sistema de capitanias aparecia como uma solução para que o território fosse ocupado e os invasores fossem devidamente combatidos.




b) Apresente dois objetivos da criação do Governo Geral pelo Estado português.


resposta: 
O (a) aluno (a) deverá apresentar dois objetivos da criação do Governo Geral pelo Estado português em 1548, dentre os quais : centralizar a administração na colônia, buscar riquezas minerais no interior, coordenar esforços para a defesa do território, desenvolver a construção naval, visitar e fiscalizar as capitanias, estabelecer a política de relação com as comunidades indígenas.


4. (Ufjf) "(...) ponderando-se o acharem-se hoje as Vilas dessa Capitania tão numerosas como se acham, e que sendo uma grande parte das famílias dos seus moradores de limpo nascimento, era justo que somente as pessoas que tiverem essa qualidade andassem na governança delas..."

"Ordem Régia" (Para Câmara de Vila Rica-MG), 27 de janeiro de 1726.

"A Câmara e a Misericórdia podem ser descritas, apenas com um ligeiro exagero, como os pilares gêmeos da sociedade colonial desde Maranhão até Macau."

BOXER, C. R. "O império marítimo português". Lisboa: Edições 70, 1969, p. 267.

O mais significativo órgão político-administrativo implantado por Portugal nas vilas coloniais da América Portuguesa era a Câmara Municipal.

Baseando-se nas citações apresentadas, responda com suas próprias palavras:

a) Qual era a origem social daqueles que ocupavam os cargos nas Câmaras Municipais?

resposta: 
Aqueles que ocupavam os cargos proeminentes nas Câmaras Municipais eram membros da elite agrária, ricos proprietários de terras, os denominados "homens bons".

b) Cite três funções das Câmaras Municipais nas principais vilas coloniais.

resposta: 
As Câmaras Municipais eram responsáveis pela administração das vilas como um todo, deviam estabelecer a justiça, cobrar impostos, reproduzir o modelo metropolitano português na América.

5. (UFRJ) " O Reino de Portugal, enquanto reino e enquanto monarquia está, obrigado, não só de caridade, mas de justiça, a procurar efetivamente a conversão e salvação dos gentios... Tem esta obrigação Portugal enquanto reino, porque este foi o fim particular para que Cristo o fundou e instituiu, como consta da mesma instituição. E tem esta obrigação enquanto monarquia, porque este foi o intento e contrato com que os Sumos Pontífices lhe concederam o direito das conquistas, como consta de tantas bulas apostólicas" (...) Não só são apóstolos os missionários, senão também os soldados e capitães, porque todos vão buscar gentios e trazê-los ao lume da fé e ao grêmio da Igreja? Sim, porque muitas vezes é necessário que os soldados com suas armas abram e franqueiam a porta, para que por esta porta aberta e franqueada se comunique o sangue da Redenção e a água do Batismo ".
(Antônio Vieira. SERMÕES V e VIl)

Os jesuítas exerceram um papel importante na difusão do catolicismo no mundo colonial português. No Brasil, um missionário que se destacou foi o Padre Antônio Vieira, autor de OS SERMÕES.
a) Transcreva do documento apresentado a justificativa de Antônio Vieira para a função desempenhada pelo Estado português na colonização das terras conquistadas.
b) Relacione a catequização efetuada pela Companhia de Jesus no Brasil ao contexto de crise política e religiosa da Igreja Católica.


resposta:

a) " O reino de Portugal, enquanto reino e enquanto monarquia está obrigado, não só de caridade , mas de justiça, a procurar efetivamente a conversão e salvação dos gentios..."

b) A expansão do protestantismo na Europa abalava o prestígio político e religioso da Igreja Católica. Para conter essa expansão, a Igreja organizou um movimento que ficou conhecido como a Contra-Reforma. Em tal contexto, destaca-se a criação da Companhia de Jesus, idealizada por Ignácio de Loyola. " Os Soldados de Cristo " , como eram conhecidos os jesuítas, tinham a função de difundir o catolicismo com o objetivo de recuperar e conquistar novos fiéis. No Brasil Colonial, a política de difusão da fé católica se materializou na luta dos jesuítas pela conversão dos gentios ao catolicismo.



6. (G1) Explique a frase: "Com a escrita surgiu o nascimento da história".



resposta:
De acordo com a visão positivista da história que leva em consideração um critério teleológico, com o surgimento da escrita, o homem conseguiu relatar fatos e acontecimentos da sua história, marcando assim sua passagem pela Terra.

7. (G1) Como os sumérios conseguiram lidar com as grandes variações de volume de água nós rios Tigre e Eufrates?

resposta:
A construção de obras hidráulicas no Mundo Mesopotâmico foi uma necessidade, que teve como objetivo tornar produtivo os solos áridos para a prática da agricultura. As mesmas condições nas diversas sociedades do Antigo Oriente Próximo deram origem ao conceito de "Impérios Teocráticos de Regadio", caracterizados como Estados com rígida centralização do poder necessária para o desenvolvimento da agricultura de regadio,utilizando recursos dos rios.


8. (UFRS) O mapa a seguir apresenta a região da Mesopotâmia.
 
A planície do Eufrates e do Tigre não constitui, como o vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos. Por isso, a história da civilização mesopotâmica está marcada por uma sucessão de invasões violentas e de migrações pacíficas que deram lugar a um contínuo entrecruzamento de povos e culturas. Entre esses povos, destacam-se
a) egípcios, caldeus e babilônios.
b) fenícios, assírios e hebreus.
c) hititas, sumérios e fenícios.
d) sumérios, babilônios e assírios.
e) hebreus, egípcios e assírios.


resposta:[D]

Comentário da questão:






Na Mesopotâmia, região localizada no chamado Oriente Próximo, entre os rios Tigre e Eufrates, desenvolveram-se as primeiras grandes civilizações da História, entre elas a dos Sumérios, acádio, caldeus, babilônios e assírios.


9. (PUC PR) O Império Babilônico dominou diferentes povos como os sumérios, os acádios e os assírios. Para governar povos tão diferentes, o rei Hamurábi organizou o primeiro código de leis escritas, Código de Hamurábi.
• Se um homem acusou outro de assassinato mas não puder comprovar, então o acusador será morto.
• Se um homem ajudou a apagar o incêndio da casa de outro e aproveitou para pegar um objeto do dono da casa, este homem será lançado ao fogo.
• Se um homem cegou o olho de outro homem, o seu próprio será cegado. Mas se foi olho de um escravo, pagará metade do valor desse escravo.
• Se um escravo bateu na face de um homem livre, cortarão a sua orelha.
• Se um médico tratou com faca de metal a ferida grave de um homem e lhe causou a morte ou lhe inutilizou o olho, as suas mãos serão cortadas. Se a vítima for um escravo, o médico dará um escravo por escravo.
• Se uma mulher tomou aversão a seu marido e não quiser mais dormir com ele, seu caso será examinado em seu distrito. Se ela se guarda e não tem falta e o seu marido sai com outras mulheres e despreza sua esposa, ela tomará seu dote de volta e irá para a casa do seu pai.
Assinale a alternativa correta:
a) As leis aplicavam-se somente aos homens livres e que possuíssem propriedades.
b) Estabeleceu o princípio que todos eram iguais perante a lei e por isso um escravo teria os mesmos direitos que um homem livre.
c) O Código de Hamurábi representava os ideais democráticos do Império Babilônico.
d) O código tinha como princípio a “pena de talião” resumida na expressão “olho por olho, dente por dente”.
e)  O Código considerava a mulher propriedade do homem e sem direitos.

resposta:[D]

Comentário da questão:
Abordagem clássica a respeito do Código de Hámurabi, que expressava a lei do “olho por olho, dente por dente”, ou seja, o castigo era dado conforme o crime cometido.

10. (UECE) Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodenominavam "as cabeças negras" e a região na qual habitavam denominavam de "terra de Sumer". Sobre este povo, assinale o correto.
a) Eram nômades, voltados para a guerra e a conquista de novos territórios. Ao contrário de outros povos, repudiavam o comércio, não possuíam uma cultura definida ou uma religião organizada, com um panteão e seu ritos.

b) Oriundos de diversos grupos étnicos, vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar aos poucos nos territórios da região mesopotâmica em busca de terras agricultáveis. Eram conhecidos pela sua habilidade no comércio.

c) Eram sedentários. Agricultores, realizaram obras de irrigação e canalização dos rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.

d) Eram, sobretudo, comerciantes e artesãos. Sem nenhuma aquisição cultural significativa. Fundaram um império unitário com um regime político único. Descendentes dos semitas, foram os primeiros a buscar uma religião monoteísta.




resposta:[C]

Comentário da questão:
Os Sumérios eram um povo sedentário que desenvolveu uma importante agricultura baseada na utilização de obras hidráulicas ao longo dos rios Tigre e Eufrates. Além disso, edificaram importantes cidades-Estado, tais como Ur, Uruk, Nippur e Lagash. Possuíam ainda, um grande desenvolvimento metalúrgico e ainda caracterizaram-se pela utilização da escrita cuneiforme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário