segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Roteiro de estudos: Antiguidade Oriental - parte 2

Roteiro de estudos: Antiguidade Oriental -  parte 2 - Egito Antigo

civilização egípcia


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Lista de questões nº 4 História Geral
Foto: #Agenda

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1. (ENEM 2009) O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.

O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois
a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.
b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.
c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.
d) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.
e) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.

resposta da questão 1:[A]

 Comentário da questão: 
As pirâmides, tumbas e templos na Antiguidade Oriental representavam também a autoridade e o poder dos governantes, sempre associados a divindades. Tal estrutura política denomina-se Teocracia.
No Egito Antigo, os faraós usavam seu poder para subjugar a população e eventualmente escravizar povos conquistados.
Cabe ressaltar que, na civilização egípcia, a principal forma de trabalho era a servidão coletiva.

2. (UNIFESP) A arte do Egito Antigo, além de estar inteiramente ligada às crenças religiosas, apresenta muitas informações sobre a sociedade da época.


a) Qual fator geográfico propiciava, numa região cercada por deserto, a atividade produtiva representada pela imagem?
b) Que significado religioso tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos?


resposta da questão 2:

a) a presença do Rio Nilo. É celebre a frase do historiador grego Heródoto, “O Egito é uma dádiva do Nilo”, que procura sintetizar a importância do rio para a produção na região. O processo de cheias e vazantes bastante regular garantia a fertilização da terra e água em abundância para as comunidades camponesas.
b) Um dos fundamentos da religiosidade egípcia era a crença na vida após a morte. Por isso havia uma grande preocupação com os rituais de passagem e com a próxima vida. Nos túmulos eram representadas cenas do cotidiano e colocados objetos pessoais que parte da preparação para a vida eterna.

3. (UFRS 2011) Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente  conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores.

Esse império
a) legou a humanidade códigos e compilações de leis.
b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade.
c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível.
d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna.
e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura.



resposta da questão 3:[E]

Comentário da questão:
Esse enunciado refere-se ao Egito, Estado Teocrático organizado por volta de 3200 a.C., a partir de comunidades de camponeses estabelecidas ao longo do rio Nilo. O Egito desenvolveu uma economia agrária extremamente dependente do regime de cheias e vazantes do rio, daí ser considerado uma sociedade hidráulica.


4. (ENEM 2008) Ao visitar o Egito do seu tempo, o historiador grego Heródoto (484 – 420/30 a.C.) interessou-se por fenômenos que lhe pareceram incomuns, como as cheias regulares do rio Nilo. A propósito do assunto, escreveu o seguinte:

“Eu queria saber por que o Nilo sobe no começo do verão e subindo continua durante cem dias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa, assim que termina esse número de dias, sendo que permanece baixo o inverno inteiro, até um novo verão. Alguns gregos apresentam explicações para os fenômenos do rio Nilo. Eles afirmam que os ventos do noroeste provocam a subida do rio, ao impedir que suas águas corram para o mar. Não obstante, com certa freqüência, esses ventos deixam de soprar, sem que o rio pare de subir da forma habitual. Além disso, se os ventos do noroeste produzissem esse efeito, os outros rios que correm na direção contrária aos ventos deveriam apresentar os mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque eles todos são pequenos, de menor corrente.”
(Heródoto. História (trad.). livro II, 19-23. Chicago: Encyclopaedia Britannica Inc. 2.ª ed. 1990, p. 52-3 (com adaptações)).

Nessa passagem, Heródoto critica a explicação de alguns gregos para os fenômenos do rio Nilo. De acordo com o texto, julgue as afirmativas abaixo.

I- Para alguns gregos, as cheias do Nilo devem-se ao fato de que suas águas são impedidas de correr para o mar pela força dos ventos do noroeste.
II- O argumento embasado na influência dos ventos do noroeste nas cheias do Nilo sustenta-se no fato de que, quando os ventos param, o rio Nilo não sobe.
III- A explicação de alguns gregos para as cheias do Nilo baseava-se no fato de que fenômeno igual ocorria com rios de menor porte que seguiam na mesma direção dos ventos.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

resposta da questão 4:[A]

Comentário da questão:
 Esta questão mistura conhecimentos de História e Geografia. Ao utilizar a fala de Heródoto, a questão foge da frase clássica que se tornou lugar comum – “O Egito é uma dádiva do Nilo” – e busca uma outra abordagem. O candidato deve buscar, sem muita dificuldade, a resposta na fala de historiador grego.


5. (UFSM 2011)
 
Pintura mural no túmulo de Sennedjem, em Tebas (1306 - 1290 a.C.) In: ARRUDA e PILETTI. Toda a História. São Paulo: Ática, 2008. p.21

A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar:

I - Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social.
II. O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens.
III. As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema.
IV - A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias.


Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas III.
d) apenas III e IV.
e) apenas IV.

resposta da questão 5:[B]

Comentário da questão:

Podemos dizer que na base da economia encontrava-se o Nilo e o aproveitamento de suas águas exigiu o aperfeiçoamento técnico. A pintura, como expressão de arte no Egito antigo, foi caracterizada pelo realismo e pela preocupação de retratar a vida cotidiana e suas crenças na vida após a morte.


6. (Ufscar) Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.C.

 
a) Que atividades de trabalho desses povos podem ser identificadas nas imagens e objetos retratados?
b) Identifique e analise duas mudanças e duas permanências entre as atividades e técnicas do antigo Egito e as praticadas no Brasil contemporâneo.

resposta da questão 6:
a) Agricultura, artesanato e comércio.
b) Mudanças:
-  O uso da terra na agricultura egípcia baseado na servidão coletiva e no Brasil em moldes capitalistas.
- O comércio baseado nas trocas no Antigo Egito e comércio de base monetária no Brasil.
Permanências:
- O uso do arado com tração animal ainda persiste em muitas regiões do Brasil, apesar da modernização nas técnicas agrícolas.
- O comércio por meio fluvial através do rio Nilo no Antigo Egito é muito comum na Amazônia brasileira.


7. (Unesp 2007) Um dos mais antigos registros escritos conhecidos surgiu no Egito. A região foi também berço do Estado e da diferenciação social. Escrever requeria anos de aprendizado e apenas alguns poucos, como os escribas, dedicavam-se a essa tarefa. Nos dias atuais, o conceito de analfabetismo mudou. A Unesco adota a noção de analfabeto funcional: pessoa capaz de escrever e de ler frases simples, mas que não consegue usar informações escritas para satisfazer suas necessidades diárias e para desenvolver seu conhecimento. Explique para que servia a escrita no Egito antigo e relacione o conceito contemporâneo de analfabetismo com a idéia de exclusão social.


resposta da questão 7:
No Egito Antigo, a escrita tinha uma grande importância para o desenvolvimento de atividades sagradas e do cotidiano. Poucos tinham o privilégio de dominá-la e estes trabalhavam para o Estado. Atualmente, os analfabetos funcionais são aqueles que não desenvolvem habilidades de interpretação e de fazer operações matemáticas.


8. (Ufpel) Observe atentamente as colunas a seguir sobre a História do Egito e as relacione:

1ª Coluna

(1) Período Pré-Dinástico
(2) Antigo Império
(3) Médio Império
(4) Novo Império

2ª Coluna
( ) expansão territorial com anexação da Etiópia, Síria e Fenícia.
( ) unificação do Alto e do Baixo Egito efetuada pelo faraó Menés.
( ) formação dos nomos.
( ) invasão dos hicsos.

A ordem que relaciona corretamente a segunda coluna, em relação à primeira, é a seguinte:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 3, 1, 4, 2.
c) 2, 4, 1, 3.
d) 4, 2, 1, 3.
e) 4, 3, 2, 1.


resposta da questão 8:[D]

9. (Uece 2007) As relações entre o Estado e a religião, existentes entre os povos da Antiguidade, caracterizaram diferentes formas de organização político-social. Sobre essas relações, é correto afirmar que
a) o politeísmo implantado pelas monarquias hebraicas restringia a concepção do rei como ser humano, tornando-o, ungido de Deus.
b) a teocracia egípcia, concepção divina de poder, personificada no faraó como próprio Deus, limitou-se ao período do Novo Império.
c) a monarquia teocrática, no Egito antigo, ocorria através da personificação de Deus e do Estado na figura do faraó.
d) o Código de Hamurábi era um manual de orientação espiritual, que autorizava os fiéis a fazer justiça com as próprias mãos.


resposta da questão 9:[C]

10. (Fuvest 2007) Tendo em vista a economia, a sociedade, a política e a religião, os manuais de História Antiga agrupam, de um lado, as civilizações do Egito e da Mesopotâmia, e, de outro, as da Grécia e de Roma. Indique e descreva dois aspectos comuns aos pares indicados, isto é, às civilizações

a) egípcia e mesopotâmica.
b) grega e romana.


resposta da questão 10:
a)  As civilizações egípcia e mesopotâmica constituíram-se como sociedades do modo de produção asiático, característico das civilizações designadas como impérios de regadio ou sociedades hidráulicas. A produção baseava-se na servidão coletiva e na propriedade das terras pelo Estado. A monarquia teocrática era a forma de governo predominante nas duas civilizações.

b) As civilizações grega e romana constituíram-se como sociedades do modo de produção escravista, ou seja, toda a produção era realizada basicamente por escravos.
Outro elemento comum às duas civilizações era a cultura antropocêntrica, que considera homem o centro de tudo.

11. (UFSC) Sobre o Egito antigo, é CORRETO afirmar que:
(01) o rio Nilo foi de suma importância em vários aspectos da vida dos antigos egípcios. Não só a agricultura foi possível devido ao seu ciclo de cheias, como também a noção de tempo cíclico, base do pensamento egípcio, levou à crença na vida após a morte.
(02) a construção das pirâmides atendia às necessidades da vida após a morte dos faraós. Esse tipo de construção foi característica da arquitetura funerária durante todo o período do Egito antigo e só foi possível graças à enorme mão-de-obra escrava existente desde o Antigo Reino.
(04) os egípcios antigos acreditavam em vários deuses que se relacionavam entre si e formavam seu sistema mitológico.
(08) a despeito da influência islâmica, o Egito atual mantém as mesmas crenças religiosas do Egito antigo.


resposta da questão 11:01 + 04 = 05


12. (UFRN) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos mágicos e religiosos. A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que
a) as práticas médicas estavam voltadas apenas para o tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos deuses.
b) as técnicas desenvolvidas na medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a morte.
c) os médicos, recrutados entre as mais altas camadas sociais, acumulavam também a função de promover o culto religioso.
d) os médicos queriam prolongar a existência terrena, estimulados pelas crenças religiosas que negavam a imortalidade da alma.


resposta da questão 12:[B]


13. (UFPE) Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
a) a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
b) a religião no antigo Egito, como nos demais povos da Antiguidade  não tinha grande influência, já que estes povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
d) o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade.
e) a religião do povo no antigo Egito era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso à escola e a outros saberes só permitidos à família real.


resposta da questão 13:[A]

14. (UFPE) Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as idéias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era um arte abstrata de difícil interpretação.


resposta da questão 14:[C]


15. (Fuvest) No antigo Egito e na Mesopotâmia, assim como nos demais lugares onde foi inventada, a escrita esteve vinculada ao poder estatal. Este, por sua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e se desenvolver. Considerando as afirmações acima, explique as relações entre:
a) escrita e Estado;
b) Estado e economia.


resposta da questão 15:

a) Na Antiguidade  a escrita foi um dos fatores que permitiu organizar a estrutura burocrática do Estado. Por  meio dela, foi possível ter controle sobre as propriedades e os benefícios gerados pelos trabalhadores de uma sociedade rigorosamente hierarquizada.

b) O Estado se constituiu numa forma complexa de organização social, que empreendeu junto a rios grandes obras de irrigação, aumentando as áreas agricultáveis. Favoreceu ainda o comércio, regulamentando-o e, por  ação militar, garantindo a sua segurança.


16. (Fuvest) Caracterize as relações entre os camponeses e o Estado no Egito antigo.

resposta da questão 16:
O Estado é proprietário das terras, planejando a economia e a organização da produção feita pelos camponeses. O Estado armazena e distribui a produção.


17. (Fuvest ) A partir do III milênio a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é
a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e) a introdução de instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à
centralização do poder.


resposta da questão 17:[B]

18. (RICAFONTE) Leia atentamente as afirmativas abaixo:
I - No início, o Egito estava dividido em um grande número de aldeias, denominadas nomos.
II - No Egito Antigo as mulheres eram respeitadas, podendo até adquirir propriedades.
III - O Egito se localiza na Ásia, é banhada pelo Oceano Indico e possui extensa área desértica.

Assinale:
a) Se I, II e III estiverem corretas.
b) Se II e III estiverem corretas.
c) Se apenas a I estiver correta.
d) Se I e II estiverem corretas.

resposta da questão 18:[D]

19. (RICAFONTE) Observe a linha do tempo do Egito Antigo.

Relacione os períodos da coluna da esquerda com as respectivas características na coluna da direita.
 
1. Período Pré-Dinástico
2. Antigo Império
3. Médio Império
4. Novo Império                                                                          

 (   ) Expansão territorial com anexação de regiões vizinhas.
 (   ) Período de relativa paz e estabilidade política.
 (   ) Formação dos nomos.
(  ) Construção das grandes pirâmides de Quéops, Quefrem e Miquerinos (2600 a.C.)
(   ) Expansão das atividades comerciais e domínio dos hicsos.

A alternativa que contém a correspondência CORRETA é:
a)  4       2        1          2          3
b)  3       2        1          4          2
c)  3       1        4          2          3
d)  2       4        3          1          4

resposta da questão 19:[A]

20. (RICAFONTE) A sociedade egípcia estava dividida em dois grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários administrativos) e os não-privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e escravos).

Em relação à sociedade egípcia, a alternativa CORRETA é:

a) Como a religiosidade no Egito Antigo era pequena, os sacerdotes possuíam pouca influência sobre a sociedade.
b)Os escribas atuavam em todos os níveis da administração, fiscalizavam o controle das despesas do Estado e a arrecadação dos impostos.
c) Os camponeses eram minoria na sociedade egípcia, eram muitos respeitados, já que forneciam alimentos para a população.
d)  Os vizires e os nomarcas eram muito explorados, já que pagavam impostos altíssimos.



resposta da questão 20:[B]


21.(RICAFONTE) A ilustração refere-se

 hieroglifos-cursivos-no-papiro-de-ani1.jpg
FONTE: (MELLA, Frederico A., “O Egito dos Faraós: história, civilização, cultura”. 3ª. ed. São Paulo. Hermes Ed. 1998. p. 18)

a)  à escrita Cuneiforme, usados pelos mesopotâmios
b)  aos Hieróglifos, escrita utilizada pelos egípcios antigos.
c)  à pedra da Roseta, cujos caracteres ajudaram na decifração da escrita egípcia.
d)  ao alfabeto fenício, divulgado pelos egípcios no delta do Nilo.

 resposta da questão 21:[B]

22. (RICAFONTE) 

A partir da figura acima, podemos afirmar que a escrita egípcia

a)  apresentava, normalmente, caracteres em forma de cunha.
b)  usava, na sua maioria, símbolos sem nenhuma relação com a realidade.
c)   possuía um alfabeto muito próximo do alfabeto utilizado por nós hoje em dia.
d)   era formada por figuras que representavam os objetos a que se referiam.

 resposta da questão 22:[D]

23. (RICAFONTE) Há, no Egito, pessoas encarregadas por lei de embalsamar corpos e que fazem disso uma profissão. Esses profissionais utilizam-se de vinho de palmeira e óleos aromáticos, especiarias (mirra, canela). Salgam o corpo e cobrem com náilon por setenta dias. Após este tempo, lavam, envolvem-no com faixas de tela de algodão embebidas em commi, uma espécie de cola.
Existem vários tipos de embalsamamento. Esse apresentado é o mais caro. Nos tipo médio e inferior  são utilizados processos mais simples e mais baratos. O preço é combinado com a família.
Se se encontra um cadáver abandonado, seja alguém que foi atacado por um crocodilo ou morto por afogamento no Rio Nilo, a cidade em cujo território foi encontrado, é obrigada a embalsamá-lo. Não é permitido parentes ou amigos tocar no cadáver, apenas os sacerdotes do Nilo têm esse privilégio. É algo mais precioso do que o simples cadáver de um homem.”

Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta:

a)  Os egípcios recebiam o mesmo tratamento após a morte.
b)  O egípcio morto no Rio Nilo recebia o tratamento igual a um mendigo.
c)  O egípcio de classe alta era embalsamado pelo Faraó.
d) O egípcio após a morte recebia um tratamento diferente, de acordo com a sua condição social.



resposta da questão 23:[D]



24. (RICAFONTE) Leia atentamente o texto.

FARAÓ, DIVINDADE TERRENA

A palavra faraó, em egípcio, significava a grande morada. Herdeiro dos deuses, o faraó era responsável pelo equilíbrio da natureza e o único que podia se aproximar das forças divinas. Sua imagem era vista nas cenas religiosas das paredes dos templos.
O Faraó só participava das cerimônias mais importantes dos templos do Egito. Eram os sacerdotes, em seu nome, que celebravam as cerimônias de menos importância.
Fora dos templos, o faraó era um defensor do Egito. Com a ajuda dos deuses, mantinha a ordem universal diante de seu povo. Era responsável pela diplomacia com os adversários do  país. À frente dos exércitos, o faraó se responsabilizava pela segurança do território egípcio e comandava toda e qualquer invasão.

PILETTI, Nelson e Claudino. História e Vida. São Paulo: Editora Ática, 3º vol., 1997, p. 59.

Com base no texto e em seus conhecimentos, CITE duas funções do faraó.


resposta da questão 24:
* Controlava o Estado e os Tribunais de Justiça.
* Comandava o exército.
* Participava das cerimônias mais importantes do templo.
* Era responsável pela diplomacia.
* Era responsável pela segurança do território.

25. (RICAFONTE) Leia com atenção o texto que se segue:

A religião desempenhava um papel muito importante na vida dos antigos egípcios. Todos os aspectos da vida das pessoas eram regulados por normas religiosas. (...) No Antigo Egito, a religião deixou sua marca em quase todos os setores da vida: a arte era uma expressão de simbolismo religioso; a literatura e a filosofia estavam repletas de ensinamentos religiosos.

PILETTI, Nelson e Claudino. História e Vida. São Paulo: Editora Ática, 3º vol., 1997, p. 65.

Os egípcios acreditavam na existência da vida após a morte. Para eles, depois de julgada e absolvida pelo tribunal de Osíris, a alma vinha em busca do corpo.

Qual a relação existente entre a religião e o processo de mumificação no Egito Antigo?

resposta da questão 25:
Os egípcios acreditavam que após a morte a alma seguiria para o “Tribunal de Osíris” para ser julgado.
Se as suas boas ações pesassem mais do que as más, a sua alma seria convidada para viver eternamente no reino de Osíris. Porém, para que ela se tornasse de fato imortal, era necessário que o corpo de onde saiu fosse igualmente eternizado.




26. (RICAFONTE) A sociedade egípcia era hierarquizada, ou seja, apresentava grupos sociais que iam dos mais pobres e submissos até os mais poderosos.
Entre outros grupos sociais, existiam os agricultores, os escribas, o faraó, os artesãos e os sacerdotes.

Preencha a pirâmide do poder do Egito Antigo conforme os grupos sociais citados:

 

 resposta da questão 26:


 FARAÓ
                                                             
                        SACERDOTES


                                           ESCRIBAS


                                                       ARTESÃOS


                                                                   AGRICULTORES
 



27. (RICAFONTE) Leia o texto abaixo.

O verdadeiro Egito

     Muito do que aprendemos na escola vem das idéias equivocadas, herdadas de gregos e romanos, que consideravam os egípcios um povo fúnebre.
     Os egípcios eram agricultores, mas sua civilização também era rica em artesãos, arquitetos, escultores e escribas de qualidade excepcional (...).
No campo da escrita, chegou até nós uma enorme quantidade de texto, descrevendo transações burocráticas do império, histórias com motivo religioso encontradas em tumbas, poesias e romances épicos. "Os egípcios produziam tanto ou mais textos quanto os gregos e os romanos", conta Brancaglion. Entre as poesias que exaltam o amor; chamam atenção àquelas em que a mulher toma a iniciativa, elogiando a beleza do parceiro (...). Não se sabe ao certo se foram escritas por mulheres.
A mulher; por sinal, vivia em situação confortável para a época. "Elas tinham direitos legais e, portanto, uma identidade própria", conta a egiptóloga Lise Manniche, da Universidade de Copenhague. Em caso de separação, por exemplo, era a mulher que ficava com tudo. A herança vinha também pelo lado feminino. Era freqüente que o faraó se casasse com suas primas ou irmãs. Por esse motivo também, havia brigas e assassinatos na família que ficaram para a História, como o assassinato dos irmãos por Cleópatra [rainha do Egito que viveu entre 69 a. C. e 3 O a. C.] (...)
Em alguns períodos, as mulheres da nobreza usavam perucas de cabelos verdadeiros e perfumes com essências raras; as menos ricas e influentes usavam fibras vegetais e perfumes comuns. Uma pintura preta, chamada Kohl, era também de uso generalizado nos olhos e faces de homens e mulheres. "Alguns egípcios costumavam passar sombra verde nos olhos e rouge", diz Manniche. Eram vaidosos e alegres. Se ficaram com uma imagem diferente, o problema não é deles. Como diz Brancaglion, não foram às múmias dos faraós que nos amaldiçoaram. Fomos nós que as condenamos.

(Fonte: FERRONI, Marcelo. "O verdadeiro Egito: o mundo moderno, que só conhecia o povo das tumbas de faraós,agora descobre como ele valoriza a vida". In: Galileu.São Paulo, Globo, ano 11, n° 118, maio/ 2001.
p. 25-6.)

a)  IDENTIFIQUE o papel da mulher, segundo o texto.
b) RETIRE informações do texto que contradizem a visão transmitida a nós a respeito dos egípcios.


resposta da questão 27:
a) “A mulher; por sinal, vivia em situação confortável para a época. "Elas tinham direitos legais e, portanto, uma identidade própria".(...) A herança vinha também pelo lado feminino”.

b) Os egípcios eram agricultores, mas sua civilização também era rica em artesãos, arquitetos, escultores e escribas de qualidade excepcional (...) No campo da escrita, chegou até nós uma enorme quantidade de texto, descrevendo transações burocráticas do império, histórias com motivo religioso encontradas em tumbas, poesias e romances épicos. Os egípcios eram alegres e vaidosos. Homens e mulheres usavam pinturas nos olhos e nas faces.



 28.(Vunesp) Os estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características  comuns e peculiaridades culturais. Os Egípcios  desenvolveram a prática de embalsamar o corpo  humano porque:
a) Se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) Os seus deuses, sempre prontos para castigar os  pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) Depois da morte a alma podia voltar ao corpo  mumificado.
d) Construíram, túmulos, em forma de pirâmides  truncadas, erigidos para a eternidade.
e) Os camponeses constituíam categoria social  inferior.

resposta da questão 28:[C]

29. (UEL) No Novo Império Egípcio (1580 - 525 a.C., aproximadamente), a revolução promovida por Amenófis IV (também chamado de Aquenaton) teve grande significado, porque consistiu na:
a) Expulsão dos Hicsos, povos semitas, que dominavam o Egito desde o Antigo Império.
b) Unificação das diferentes províncias - nomos - evitando, assim, a fragmentação do estado.
c) Realização de modificações na estrutura social do Egito para eliminar as oligarquias agrárias.
d) Promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses.
e) Introdução do monoteísmo religioso, a fim de controlar a influência política dos sacerdotes.

resposta da questão 29:[E]

30. (UFPB)  Leia, sobre o Antigo Império egípcio, o texto a seguir:
“O fortalecimento da monarquia tornou possível o fortalecimento de uma espécie de aristocracia, constituída pelos altos funcionários
reais, pelos chefes locais e pelos governadores de províncias (os nomarcas), que possuíam na prática a propriedade efetiva das terras em troca de tributos e serviços ao faraó. O crescimento dessa aristocracia, somado à consolidação da monarquia, determinou o aumento da demanda de serviços, que exigiu o desenvolvimento do que se poderia chamar de uma ‘classe média’, constituída pelos artesãos e funcionários. Sabe-se que o contingente de trabalhadores era constituído pelos egípcios pobres e livres e por escravos, que eram em geral estrangeiros prisioneiros de guerra. Não há, porém, concordância quanto ao peso específico de cada um desses grupos nem na produção econômica nem na estrutura social”.

(NADAI, Elza e NEVES, Joana.  História Geral.  Antiga e Medieval. 5 ed., São Paulo: Saraiva, 1994, pp. 50-51)
 
A partir do texto, afirma-se:
a) A vida social do Egito antigo era marcada pela dominação de uma elite ao mesmo tempo burocrática e religiosa, congregada em torno do faraó.
b) Os estudos arqueológicos e históricos não são capazes de indicar qualquer descrição acerca da estrutura social do Egito antigo.
c) A lenta evolução econômica, o pouco desenvolvimento das ciências e a ausência de riquezas explicam as duras condições sociais dos agricultores.
d) A vida social precária do Antigo Império foi contrastante com o apogeu da civilização do Baixo Império.
e) A economia egípcia não se baseava na agricultura, pois a indústria e o extrativismo mineral eram as atividades mais importantes.




resposta da questão 30:[A]

31. (UECE  2006) O nome do rei egípcio Amenófi s IV (c. 1377 a.C. – c. 1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:

a) Limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
b) Reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.
c) Pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) Reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.


resposta da questão 31:[A]

32. (UECE 2004/2) “O ofício do escriba não é condição suficiente para se pertencer à classe social mais elevada; todavia, se situa ao nível de um artesão. Embora não seja dotado de meios autônomos de subsistência e a sua situação seja a de um assalariado da administração, a retórica contemporânea diz que, ao contrário de todas as outras ocupações equivalentes, não está subordinado a ninguém.”
(Fonte: ROCATTI, Alessandro. O Escriba in DONADONI, Sergio (Direcção de) O Homem Egípcio.Lisboa: Editorial Presença, 1994, p. 68)

De acordo com o comentário apresentado, é correto afirmar:
a) a facilidade do sistema de escrita egípcio mantinha o escriba numa posição social superior a dos sacerdotes
b) o trabalho do escriba subordinava-se às imposições da nobreza , tornando sua função desprestigiada
c) o prestígio desfrutado pelos escribas lhes permitia serem considerados contestadores da posição oficial do Estado
d) a complexidade da utilização dos recursos gráficos garantia um certo espaço social aos escribas, mesmo sendo dependentes da nobreza


resposta da questão 32:[D]





33. (SIMULADO ENEM) Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.C.

A partir da análise das imagens, podemos afirmar que
a) representam cenas da vida religiosa dos egípcios.
b) destacam a atividade sacerdotal.
c) apresentam diversas atividades profissionais.
d) denunciam a submissão dos camponeses.
e) exaltam o poder teocrático dos faraós.


resposta da questão 33:[C]

Comentário da questão:
As imagens contidas na questão apresentam diversos ofícios exercidos pelos egípcios das camadas inferiores da sociedade: ferreiros, artesãos, lavrador e pescador.


34. (FAAP) A Astronomia e a Matemática foram os primeiros ramos da ciência que ocuparam a atenção dos  egípcios. Ambas se desenvolveram com fins práticos. Cite dois resultados para os quais essas ciências deram sua contribuição.

resposta da questão 34:

O calendário, fundamental para o desenvolvimento das práticas agrícolas, e os cálculos matemáticos, essenciais para a construção de canais, diques e principalmente templos e túmulos.


35. (PUC) A atuação do Estado na vida econômica dos povos da Antiguidade Oriental, principalmente em relação à agricultura, foi bastante acentuada, sendo justificada por eles como:

a) forma de garantir a produção de gêneros de primeira necessidade sem excedentes lucrativos;
b) necessária para assegurar as provisões para consumo do Exército;
c) decorrente da necessidade de controlar a produção em tempo de guerra;
d) única maneira de garantir a distribuição equitativa da riqueza entre os súditos;
e) responsabilidade atribuída aos governantes para zelarem pelo bem comum.

resposta da questão 35:[E]

Comentário da questão:
Nas chamadas "civilizações hidráulicas", que caracterizaram a Antiguidade Oriental e se definiam pelo modo de produção asiático, a posse da terra era coletiva, mas sua propriedade era reservada ao Estado (rei). Esta circunstância justificava a preponderância do governante, na medida em que se lhe atribuía a missão de zelar pelo bem comum. Por outro lado, a origem divina da autoridade real constitui um importante fator de consolidação do poder do soberano.

36. (FCC) No Novo Império Egípcio (1580 - 525 a. C.), a revolução promovida por  Amenófis IV (também chamado Akhnaton) teve grande significado porque consistiu na:

a) expulsão dos hicsos, povo semita que dominava o Egito desde o Antigo Império;
b) unificação das diferentes províncias - nomos - evitando assim a fragmentação do Estado;
c) realização de modificações na estrutura social do Egito, para eliminar as oligarquias agrárias;
d) promoção de ampla reforma agrária, de modo a atenuar a miséria dos camponeses;
e) introdução de uma religião monoteísta, a fim de limitar a influência política dos sacerdotes.

resposta da questão 36:[E]

Comentário da questão:
A revolução religiosa realizada pelo faraó Amenófis IV tinha também um caráter político, pois, ao substituir o culto politeísta pelo monoteísmo de Aton, simbolizado pelo disco solar, o faraó pretendia fortalecer sua própria autoridade, em detrimento do poder político desfrutado pela camada sacerdotal.
Observação:  O Novo Império Egípcio terminou em 664 a.C., com a conquista do país pelos assírios. O período compreendido entre a expulsão dos assírios (657 a.C.) e a conquista do Egito pelos persas (525 a.C.) é denominado Renascimento Saíta (da nova capital egípcia - Saís).


37. (FAC. MED. AMIN) "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."

O trecho acima celebra:

a) o Egito, região quente e seca como o Saara;
b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do parto;
c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
e) o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

resposta da questão 37:[E]


38. (UNIMEP) Parte da geração de riquezas do Egito Antigo estava ligada às enchentes do rio Nilo que propiciavam uma excelente agricultura à época da vazante. Todas essas terras que margeavam o rio eram

a) divididas m pequenos lotes e vendidas aos camponeses.
b) de propriedade do Estado.
c) cultivados pelos sacerdotes.
d) grandes propriedades pertencentes à nobreza egípcia.
e) formadas por pequenas propriedades pertencentes aos félas.


resposta da questão 38:[B]

39. (Unesp 2005)  Observe e compare as imagens seguintes.

a) Cite uma diferença na forma de representação do corpo humano numa e noutra escultura.
b) Explique a importância da escrita para o Estado egípcio na época dos faraós e a dos jogos olímpicos para as cidades gregas do século VIII a.C. ao V a.C.



 Resposta da questão 39:
 a)  Quanto a anatomia humana, o "Escriba Sentado" revela uma representação estilizada e simplista, enquanto o "Discóbolo" evidencia maior fidelidade. O segundo revela ainda a sensação de movimento e o primeiro um caráter estático.

b) A escrita era fundamental para as questões administrativas e fiscais para o Estado Egípcio, sobretudo na elaboração dos relatórios relativos à coleta e  armazenamento dos cereais nos depósitos do  Estado e sua posterior distribuição entre a população. Os Jogos Olímpicos constituíam, além de significativo evento religioso, um fator de confraternização entre as cidades gregas.



40. (UNESP) O historiador grego Heródoto (484 – 420 a . C) viajou muito e deixou  vivas descrições com reflexões sobre os povos e as terras que conheceu . Deve-se a ele a seguinte afirmação: “ o Egito, para onde de dirigem os navios gregos, é uma dádiva  do rio Nilo”.

A partir da afirmação acima, ofereça subsídios adequados à compreensão da realidade meio físico/ ação humana na formação da Civilização Egípcia.


resposta da questão 40:

A civilização egípcia localizou-se em uma região inóspita, cercada por desertos. Em função disso, a presença do Nilo era marcante para o desenvolvimento sedentário da população. O comércio, a alimentação e o transporte dependiam muito dele. Além disso, outro fator ambiental foi fundamental para a civilização: os desertos. A aridez da região dificultava o ataque de outros povos, que, para derrotá-los, deveriam andar vários quilômetros marcados por escassez hídrica e por climas extremamente oscilantes: muito calor ou muito frio.


(VUNESP) As questões de números 41 e 42 estão relacionadas à ilustração seguinte.
 

41. (VUNESP) Ao analisar a pirâmide social do Egito Antigo, pode-se justificar
a posição ocupada pelo faraó pelo fato de ele
I. representar em terra um dos deuses do panteão egípcio e ter apenas um poder metafórico;
II. não ser arrendatário de um deus, mas exatamente o próprio deus;
III. manter o domínio de todas as regiões do Egito;
IV. ser imortalizado por ritos mágicos que garantiam a fecundidade
dos rebanhos e do solo;
V. subir ao trono por meio dos votos concedidos pelo vizir, sacerdotes, nobres, engenheiros e escribas, representantes dos estratos sociais detentores das leis.
São corretas apenas as afirmativas
(A) I e III.
(B) I, III e V.
(C) II, III e IV.
(D) II e IV.
(E) II e V.



resposta da questão 41:[C]


42. (VUNESP) Os escribas aparecem em um estrato social acima dos artesãos e dois acima dos soldados, operários e camponeses; assim, tanto nas civilizações da Mesopotâmia como na do Egito Antigo, pode-se identificar a importância da escrita por ser
(A) um acordo de significados atribuídos aos símbolos pela sociedade que deles se utilizava, podendo transmiti-los de uma geração para as outras, sem interpretações diversificadas das leis e dos conhecimentos, como ocorria por meio da transmissão oral.
(B) comum a todos os segmentos sociais, servindo como parâmetro para a participação política direta nas assembleias e representando também a orientação divina aos profetas que a sacramentaram em textos sagrados.
(C) desenvolvida por meio da prática do comércio entre as duas civilizações, caracterizada por vinte e dois símbolos tradicionais, convertidos em diagramas formadores do alfabeto, difundido no ocidente pelos gregos
(D) oriunda de sociedades com economia agropastoril e comercial, que necessitavam de uma forma de comunicação formal e comum para expandirem seus mercados consumidores.
(E) constituída de signos indoeuropeus, trazidos pelos movimentos populacionais inerentes ao aumento populacional provocado pela Revolução Agrícola, há dez mil anos antes de Cristo.


resposta da questão 42:[A]

43. (UFBA 2013) Acerca das civilizações da Antiguidade Oriental é correto afirmar.
I- A história do Egito, na Antiguidade, inclui períodos de centralização política, intercalados por momentos de dispersão em pequenos principados
II- No Egito Antigo, o trabalho agrícola era, predominantemente, desenvolvido por escravos.
III- O Deus dos hebreus já existia entre grupos nômades politeístas, com os mesmos nomes adotados no Judaísmo
IV- O Muro das Lamentações é importante tanto para os hebreus quanto para os judeus, pois se trata de um monumento histórico que se tornou símbolo religioso para esses dois povos.
V- A Fenícia, além de desenvolver intensa atividade comercial, produzia alimentos para suprir suas necessidades, não havendo necessidade de importá-los.
VI- Os povos da Antiguidade, em geral, mantinham pouco contato entre si e estabeleciam pequena atividade comercial externa.


Estão corretos:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) IV, V e VI
e) II, IV e VI


resposta da questão 43:[C]




44. (PUC) Relacione o texto às proposições a seguir colocadas, assinalando a correta:

“Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decisões mais distantes fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (...). Tu estás em meu coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu filho Aknaton.”



a) Destaca a função geradora da vida do Deus Amon e do faraó, responsáveis por tudo que existia no Egito.
b) Mostra que o Sol, Áton, era encarnado na terra pelo faraó Aknaton.
c) Evidencia que o alimento e a vida do homem dependiam do grande Deus Tebano.
d) O texto acima assinala o caráter ideológico na sociedade egípcia, destacando a figura do faraó ligada ao Deus principal e reforçando seu papel político.
e) Mostra a profunda ligação mística entre o faraó e o Deus que dominou o Egito no Médio Império.


resposta da questão 44:[D]


45. (G1) Analise a alternativa que indica semelhança entre o Modo de Produção Primitivo e o Modo de Produção Asiático:
a) O solo pertencia apenas à comunidade.
b) A unidade das diversas comunidades se fazia através do poder do Estado.
c) O trabalho agrícola era realizado para produzir excedentes.
d) Existia o coletivismo na agricultura.
e) O uso da moeda era limitado.



resposta da questão 45:[D]



46. (UFRN) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
d) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.



resposta da questão 46:[C]



47. (FEI) Podem ser consideradas características das civilizações da Antiguidade Oriental:
a) o monoteísmo e uma rígida divisão social
b) o politeísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária
c) o politeísmo e uma rígida divisão social
d) o monoteísmo e uma sociedade organizada de maneira igualitária
e) o politeísmo e uma sociedade de classes



resposta da questão 47:[C]


48. (UnB) Se tomarmos como referência a antiguidade oriental, é correto afirmar-se sobre a sociedade egípcia que
01. os faraós, apesar de estarem no topo da hierarquia social, deviam obediência aos sacerdotes, que detinham o poder teocrático.
02. a alta nobreza era constituída pelos parentes do faraó, pelos altos funcionários do palácio, pelos oficiais superiores do exército, pelos chefes locais da administração e pelos sacerdotes. 04. os escribas, homens letrados, eram considerados os "olhos e ouvidos" do faraó.
08. os camponeses e os artesãos constituíam uma camada social dinâmica que controlava a economia agroindustrial egípcia.
16. os escravos não recebiam proteção dos seus senhores e eram maltratados em todas as situações.



resposta da questão 48: F V V F F


49. Em relação à arte do Egito Antigo, assinale a alternativa correta.
a) Visava à valorização individual do artista.
b) Manifestava as ideias estéticas com representações da natureza, evitando a representação da figura humana.
c) Estava destinada à glorificação do faraó e à representação da vida de além-túmulo.
d) Aproveitava os hieróglifos como ornamentação.
e) Era um arte abstrata de difícil interpretação.



resposta da questão 49:[C]


50. (UEL) A arquitetura dos templos do antigo Egito forneceu para a posteridade a mais fértil e expressiva documentação sobre a cultura egípcia. Entre suas principais características pode-se indicar a

a) ausência de telhados, uma vez que a chuva era muito rara.
b) utilização de tijolos de argila queimada na construção de paredes, escadarias e de colunas.
c) grandeza nas dimensões e construções sólidas.
d) adoção de diversos tipos de materiais, conforme as figuras retratadas.
e) preocupação em atrelar arte e ciência em uma mesma construção.



resposta da questão 50:[C]




51. (UFPel 2004) As pirâmides de Gizé, de base quadrada, as estátuas colossais, os obeliscos e os templos imponentes que surpreenderam os visitantes gregos e romanos, tal como surpreendem ainda hoje os turistas modernos, as jóias finamente trabalhadas, os linhos finíssimos, as alfaias e os utensílios de todo gênero, atualmente dispersos em coleções por todo o mundo – em suma, toda a herança deixada pelo Egito à humanidade tem, na sua base, o suor do rosto do camponês.
CAMINOS, R. O camponês. In: O homem egípcio. Lisboa: Editora
Presença. 1994. [adapt.]

A partir do texto e dos seus conhecimentos, analise as afirmativas.

I. As pirâmides mais conhecidas – formas que apresentam seu apótema definido pela altura relativa à base de um triângulo retângulo – foram construídas no Egito, onde predominava a religião monoteísta, na qual havia um só deus: o faraó.
II. As pirâmides – construídas no período do Antigo Egito, que se caracterizou também por grandes obras públicas, tais como construção de diques, reservatórios e canais de irrigação – são poliedros cuja base é uma região poligonal, e cujas faces laterais são regiões triangulares.
III. A sociedade do Egito Antigo tinha na agricultura a atividade econômica principal; contudo, neste período, a mão-de-obra camponesa também foi utilizada para a construção das “grandes pirâmides”, que apresentam base quadrangular e faces laterais, regiões triangulares isósceles e congruentes.
IV. No período do Egito Antigo, por ser o faraó tido como um deus, o estado era teocrático. As três grandes pirâmides – construções intimamente relacionadas com a crença religiosa dos antigos egípcios – apresentam base quadrangular, cujo apótema pode ser calculado pelo quadrado do lado da base.

Estão corretas as afirmativas
(a) I e IV.
(b) I e III.
(c) II e IV.
(d) II e III.
(e) I e II.


resposta da questão 51:[D]

Comentário da questão:
II. Além da construção de obras hidráulicas, como diques e barragens, os egípcios dedicaram-se à construção das pirâmides, que serviam como túmulos aos faraós, abrigando no sarcófago, as roupas, os alimentos, os objetos pessoais e as riquezas desses faraós. Os egípcios acreditavam que após a morte, a alma poderia voltar ao corpo e, se ele estivesse intacto, a vida duraria para sempre. Quanto à definição de pirâmide, podemos concluir que ela é um poliedro cuja base é uma região poligonal e cujas faces laterais são regiões triangulares.
III. Os egípcios produziam trigo, linho, papiro, cevada, algodão, uva etc., aproveitando a fertilização das terras feita pelo húmus depositado nas margens do Nilo durante suas enchentes.
Pelo enunciado e pela afirmativa sabemos que as pirâmides de Gizé são de base quadrada. Admitindo que elas sejam pirâmides regulares, podemos afirmar que suas faces laterais são regiões triangulares isósceles e congruentes entre si.



52. (UFC) As pirâmides de Gizé, de base quadrada, as estátuas colossais, os obeliscos e os templos imponentes que surpreenderam os visitantes gregos e romanos, tal como surpreendem ainda hoje os 
turistas modernos, as jóias finamente trabalhadas, os linhos finíssimos, as alfaias e os utensílios de todo gênero, atualmente dispersos em coleções por todo o mundo – em suma, toda a herança deixada pelo Egito à humanidade tem, na sua base, o suor do rosto do camponês. 
CAMINOS, R. O camponês. In: O homem egípcio. Lisboa: Editora 
Presença. 1994. [adapt.] 


Relacione as ideias do texto anterior com a organização socioeconômica do Egito Antigo.




resposta da questão 52:

A maioria da população era campesina, desprovida de posses e explorada nas terras pertencentes ao faraó, aos nobres ou aos sacerdotes. Suas principais atividades estavam determinadas pelo calendário do Nilo. No período de cheia, os camponeses espalhavam limo, aravam, semeavam e irrigavam. Na primavera, promoviam a colheita, separavam os grãos, armazenavam  e faziam reparos necessários nos diques e canais. No período do inverno, os camponeses eram requisitados pelo Estado para a prestação de serviços em obras públicas.


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