sábado, 22 de fevereiro de 2014

Roteiro de estudos: Antiguidade Oriental - parte 1


Roteiro de estudos: Antiguidade Oriental - parte 1

Antiguidade Oriental


More PowerPoint presentations from Edenilson


Lista de questões nº 3 História Geral
Foto: Treine Gramática com estes exercícios sobre Análise Sintática: http://bit.ly/1c9zPuB
Teste seus conhecimentos sobre a Antiguidade Oriental

1. (Unesp 2013) [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados. 
       (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.) 

Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a

(A) internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo. 
(B) utilização de prisioneiros de guerra como artesãos ou pastores de grandes rebanhos de gado bovino e caprino. 
(C) escravidão definitiva dos filhos mais velhos das famílias de camponeses, o que caracterizava o sistema econômico mesopotâmico como escravista. 
(D) servidão por dívidas, que provocava a submissão total, pelo resto da vida, dos devedores aos credores. 
(E) obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.      


Resposta da questão 1:[E]    
Comentário da questão:
 A Mesopotâmia e o Egito constituem os melhores modelos do Modo de Produção Asiático, praticado por determinadas civilizações da Antiguidade Oriental. Nesse sistema, além das comunidades camponesas submetidas ao regime de servidão coletiva, o restante da população pertencente aos estamentos inferiores podia ser mobilizado pelo Estado para a realização de obras de interesse comum




2.  (UEG) O primeiro código de leis de que se tem conhecimento foi estabelecido pelos babilônicos por volta de XVIII a.C. Quais os princípios fundamentais do chamado “Código de Hamurábi”?


resposta da questão 2:

Em linhas gerais, o Código de Hamurábi foi baseado na anterior Lei de Talião, que preconizava o princípio do “olho por olho, dente por dente”. Dessa forma, podemos perceber que, em diversos casos, as leis escritas por Hamurábi privilegiavam a adoção de uma pena similar ao tipo de crime realizado pelo seu infrator. No entanto, quando estavam envolvidos indivíduos originários de classes sociais distintas, essas penas poderiam ser bastante variadas.



3. (UFCSPA/RS) A Mesopotâmia atual situa-se no Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates, que ficam no atual Iraque, na região conhecida como Crescente Fértil. Seu nome vem do grego (meso = meio e potamos = água) e significa “terra entre rios”. A fertilidade desta região, localizada em meio a montanhas e desertos, deve-se à presença dos rios.
Sobre a civilização mesopotâmica, na Antiguidade Oriental, analisar os itens abaixo:
I – A estrutura social baseava-se na existência de uma pequena elite, controladora de uma vasta população que estava submetida ao trabalho compulsório, característica de um governo despótico, de fundamento teocrático, que domina todos os grupos sociais.
II – O Estado era responsável pelas obras hidráulicas necessárias para a sobrevivência da população, bem como pela cobrança de impostos e pela administração de estoques de alimentos.
III – Na religião mesopotâmica, o governante era representado e compreendido por seus súditos mais como uma divindade viva do que como um representante dos deuses.
IV – Em termos políticos, a Mesopotâmia caracterizou-se por ter, na instituição monárquica, personificada no governante, o seu principal fator de unidade.

Está(ão) CORRETO(S):
A - Somente o item I.
B - Somente os itens I e II.
C - Somente os itens I, III e IV.
D - Somente os itens II e IV.
E - Todos os itens.


resposta da questão 3:[B]


Comentário da questão:
Na religião mesopotâmica, o governante era visto como um representante dos deuses.
 Em termos políticos, cabe ressaltar que a Mesopotâmia caracterizou-se pelo desenvolvimento de diversas cidades-estado que disputavam a controle da região e alternaram períodos hegemônicos.

4. (PUC-PR) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo da coluna I e depois assinale a opção que contém a sequência correta.

COLUNA I

(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.

(2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.

(3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.

(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.

(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.

COLUNA II

( ) Civilização Hebraica

( ) Civilização Feudal

( ) Civilização Árabe

( ) Civilização Egípcia

( ) Civilização Romana

( ) Civilização Grega

( ) Civilização Fenícia

a) 4 – 5 – 3 – 1 – 2.

b) 5 – 4 – 1 – 3 – 2.

c) 4 – 5 – 2 – 1 – 3.

d) 3 – 5 – 4 – 2 – 1.

e) 5 – 4 – 3 – 1 – 2.







resposta da questão 4:[A]



Comentário da questão:

Civilização Hebraica = Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.
Civilização Fenícia = Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
Civilização Egípcia = Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.

Civilização Romana = Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.

Civilização Feudal = Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.




5.(Fgv 2001)  Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:


a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;  
b) o monoteísmo e a agricultura;  
c) o comércio e o politeísmo;  
d) as Cidades-estados e o monoteísmo  
e) a agricultura e a forma de Estado centralizado.   

resposta da questão 5:[C]

Comentário da questão:
Os fenícios se notabilizaram pela organização política descentralizada e pelo comércio marítimo, além disso desenvolveram o alfabeto.




6.  (Ufsm 2004)  A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de


a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.  
b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.  
c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.  
d) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.  
e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.


resposta da questão 6:[D]

Comentário da questão:
A Mesopotâmia se constituiu como um local bastante favorável ao desenvolvimento agrícola, potencializado pela construção de obras hidráulicas.








7. (Pucpr)  Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os assírios sitiaram a cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus.

Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a religião dos hebreus:

a) Os hebreus consideravam Deus como soberano absoluto, fonte de todo o Universo e dono de uma vontade suprema.   

b) O Deus hebreu era transcendente, não se identificava com nenhuma força natural; estava acima da natureza.

c) Os hebreus consideravam Deus bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do Oriente Próximo, Deus não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal.  



d) Deus para os hebreus era uno, soberano, transcendente e bom.  

e) Para os hebreus o poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza e fazia parte dela. 



  Resposta da questão 7: [E]










8. (UPF 2012) Com relação à civilização hebraica é incorreto afirmar: 

a) O denominado “Cativeiro da Babilônia” constituiu-se no processo de diáspora dos hebreus da região da Palestina. Esse processo os tornou um povo vagante desde aquela migração forçada e consequente dispersão de sua civilização - situação só reparada com a criação do Estado de Israel em 1948. 

b) Suas leis foram sistematizadas a partir de reelaborações de códigos de várias civilizações do Oriente Próximo, todavia, apresentaram uma novidade em relação às demais ao defender os pobres, viúvas e órfãos. 

c) A defesa de um deus uno, transcendente e bom implicava a vivência ética e moral visando à salvação futura de cada um. 

d) A consideração de si mesmos como “povo eleito” incutia nos hebreus a responsabilidade de serem exemplos de moralidade e vivência para as demais civilizações antigas. 

e) A importância dedicada à história devia-se à compreensão de que é na atuação temporal/cotidiana que se está constituindo o caminho para a salvação futura. 




Resposta da questão 8:[A]


Comentário da questão:
O “cativeiro da Babilônia” se refere ao período em que os hebreus do Reino de Judá foram dominados pelos assírios e milhares foram deportados para a Babilônia e parcialmente escravizados.  


9. Em toda a Baixa Mesopotâmia (...), por volta de meados do terceiro milênio [a.C] (...), encontramos cidades-estados independentes. Cada uma delas, em seu redor urbano compreendia três partes: a cidade (...) amuralhada; (...) cidade externa, situada fora dos muros, que entremeava zonas residenciais, terras cultivadas e estábulos (...); e o porto fluvial (...), onde se concentrava o comércio exterior e onde viviam mercadores estrangeiros, proibidos de instalar-se na cidade amuralhada. O setor urbano servia de núcleo a um território de extensão variável, mas nunca muito grande, que continha cidades menores, povoamentos, aldeias numerosas, campos, pastagens, bosques de 

tamareiras. 
CARDOSO, Ciro Flamarion S. Antiguidade Oriental. Política e religião. São Paulo: Contexto, 1990, p 24-26) 

Esse texto apresenta características das cidades da Mesopotâmia. Dentre essas características podemos destacar 
a) a existência de cidades autônomas política e economicamente livres; 
b) a presença de um governo central forte que promovia a interação entre as cidades; 
c) o sentimento de união, respeito, tolerância e harmonia entre as diferentes cidades; 
d) o predomínio de agrupamentos de pessoas que viviam da agricultura;

resposta da questão 9:[D]

10. (UFRGS) Principal governante do primeiro império babilônico, o rei Hamurábi (1792-1750 a.C.) destacou-se pelas conquistas territoriais e pela forma de administração dos territórios conquistados. Em seu legado, podemos incluir a:


a) construção de um complexo conjunto arquitetônico em seu palácio suntuoso, conhecido como Os Jardins Suspensos da Babilônia;
b) criação de um sistema coerente de escrita para ser utilizada nos cultos religiosos praticados no império, denominada acádica-cuneiforme;
c) fixação, por escrito, dos costumes jurídicos num dos primeiros códigos de leis de que se tem notícia, o Código de Hamurábi;
d) organização de um exército permanente composto por guerreiros profissionais assalariados, armados com equipamentos de ferro;
e) realização da célebre Torre de Babel, construção de altura descomunal, mencionada no Antigo Testamento.

resposta da questão 10:[C]

Comentário da questão
O principal legado do rei Hamurábi foi o estabelecimento do mais antigo código de leis que se tem notícia, o denominado Código de Hamurábi, baseado no princípio do "olho por olho, dente por dente". 

11. (UFAM)  “Se um homem alugar um boi ou um asno, e se nos campos o leão matar o gado, é o proprietário do gado quem sofrerá a perda. Se um homem bater em seu pai, terá as mãos cortadas. Se um homem furar o olho de um homem livre, ser-lhe-á furado o olho”. Sendo um dos primeiros códigos de lei de que se tem conhecimento, este texto está associado:
A - Ao Império Babilônico sob o reinado de Hamurabi.
B - Ao Império Persa sob a dinastia de Talião.
C - Ao Império Persa sob o reinado de Cambises ll.
D - Ao Egito sob o reinado de Amenófis l.
E - A Sociedade ateniense sob a direção de Péricles.

resposta da questão 11:[A]


12. (UFES)  O surgimento do Estado no Oriente Próximo, no decorrer da segunda metade do IV milênio a.C., foi marcado por um conjunto de transformações tecnológicas, entre as quais não se inclui:
A - a construção de templos e palácios, a exemplo dos zigurantes mesopotâmicos e das pirâmides egípcias;
B - a agricultura irrigada, baseada na exploração das águas do Tigre, do Eufrates e do Nilo;
C - a utilização da escrita hieroglífica, no Egito, e da escrita cuneiforme, na Mesopotâmia;
D - o advento da metalurgia do bronze, na Mesopotâmia, e do cobre, no Egito;
E - o predomínio da economia pastoril, na Mesopotâmia, e da cultura da oliveira, no Egito.

resposta da questão 12:[C]

13. (UFSC/SC)  “Bagdá – O famoso tesouro de Nimrud, desaparecido há dois meses em Bagdá, foi encontrado em boas condições em um cofre no Banco Central do Iraque em Bagdá, submerso em água de esgoto, segundo informaram autoridades do exército norte-americano. Cerca de 50 itens, do Museu Nacional do Iraque, estavam desaparecidos desde os saques que seguiram à invasão de Bagdá pelas forças da coalizão anglo-americana.
Os tesouros de Nimrud datam de aproximadamente 900 a.C. e foram descobertos por arqueólogos iraquianos nos anos 80, em quatro túmulos reais na cidade de Nimrud, perto de Mosul, no norte do país. Os objetos, de ouro e pedras preciosas, foram encontrados no cofre do Banco Central, em Bagdá, dentro de um outro cofre, submerso pela água da rede de esgoto.
Os tesouros, um dos achados arqueológicos mais significativos do século 20, não eram expostos ao público desde a década de 90. Uma equipe de pesquisadores do Museu Britânico chegará na próxima semana em Bagdá para estudar como proteger os objetos.”
O ESTADO DE SÃO PAULO. Versão eletrônica. São Paulo: 07 jun. 2003. Disponível em:

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) em relação às sociedades que se desenvolveram naquela região na Antiguidade:
1 - A região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se localizam os territórios do Iraque, do Kweite (Kwait) e parte da Síria, era conhecida como Mesopotâmia.
2 - Na Mesopotâmia viveram diversos povos, entre os quais podemos destacar os sumérios, acádios, assírios e babilônios.
4 - A religião teve notável influência na vida dos povos da Mesopotâmia. Entre eles surgiu a crença em uma única divindade (monoteísmo).
8 - Os babilônios ergueram magníficas construções feitas com blocos de pedra, das quais são exemplos as pirâmides de Gizé.
16 - Os povos da Mesopotâmia, além da significativa contribuição no campo da Matemática, destacaram-se na Astronomia e entre eles surgiu um dos mais famosos códigos de leis da Antiguidade, o de Hamurábi.
32 - Muitos dos povos da Mesopotâmia possuíram governos autocráticos. Entre os caldeus surgiu o sistema democrático de governo.

resposta da questão 13:[1 + 2 + 16 = 19]

14. (Pucpr 2010) Na Antiguidade muitos povos consideravam que as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os assírios sitiaram a  cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião, Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus. 

Nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA sobre a  religião dos hebreus:
a) Os hebreus consideravam Deus como soberano absoluto,  fonte de todo o Universo e dono de uma vontade suprema.
b) O Deus hebreu era transcendente, não se identificava com nenhuma força natural; estava acima da natureza.
c) Os hebreus consideravam Deus bom e que fazia exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do Oriente Próximo, Deus não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal.
d) Deus para os hebreus era uno, soberano, transcendente e bom. e) Para os hebreus o poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza e fazia parte dela.


resposta da questão 14:[E]

Comentário da questão:
Os hebreus, diferentemente dos demais povos do Oriente Antigo, eram monoteístas e de acordo com suas tradições, consideravam Deus (Iiavé ou Javé) o criador supremo do Universo, descaracterizando-se a afirmação de que o poder de Deus vinha de um poder preexistente. Alguns estudiosos, no entanto, crêem que Iavé trata-se de uma divindade tribal, que apenas posteriormente será elevada ao status de Deus único.

15. (UFPI) A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que: 
a) a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa. 
b) a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa. 
c) os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e,consequentemente, do comércio. 
d) de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos. 
e) a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.



resposta da questão 15:[A]

16. (UNESP) Os clamores da revolta e da destruição de Nínive, registrados na Bíblia, devem-se:
a) ao pacifismo do povo assírio.
b) às soluções arquitetônicas dos sumérios.
c) ao modo de produção asiático dos caldeus.
d) aos atos despóticos e militaristas dos assírios.
e) à religião politeísta dos mesopotâmicos.


resposta da questão 16:[D]

17. (UFSC) "Subitamente, entreabria-se o quadro sonoro para irromper o coro das lamentações. Acabavam no ar, lucíolas extintas, os derradeiros sons da harpa de David; perdia-se em ecos a derradeira antístrofe de Salomão; [...]. Clamavam as imprecações do dilúvio, os desesperos de Gomorra; flamejava no firmamento a espada do anjo de Senaqueribe; dialogavam em concerto tétrico as súplicas do Egito, os gemidos de Babilônia, as pedras condenadas de Jerusalém." 
(POMPÉIA, Raul. "O Ateneu". São Paulo: Ática, 1990. p. 37.) 

Sobre os hebreus e os judeus, é CORRETO afirmar que:
(01) David foi considerado o primeiro patriarca hebreu.
(02) Senaqueribe foi o rei responsável pela retirada dos hebreus de Jerusalém para a Babilônia, fato este conhecido como Êxodo.
(04) no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, com a criação do Estado de Israel pela ONU, os judeus voltaram a se reunir em um território.
(08) no primeiro milênio a.C., os hebreus foram retirados à força de Canaã pelos egípcios, que os levaram ao vale do rio Nilo e os fizeram escravos. 
(16) o dilúvio, narrado no Antigo Testamento, provavelmente foi inspirado em um relato muito mais antigo, conhecido pelos sumérios. 
(32) a construção do Templo de Jerusalém por Salomão foi um marco na centralização política dos hebreus durante o período monárquico. 
(64) a religião dos hebreus não teve qualquer importância na construção da identidade daquele povo.


resposta da questão 17:[4 + 16 + 32 = 52]

Comentário da questão:
Abraão é considerado o primeiro patriarca dos hebreus. Ciro é o rei persa que libertou os hebreus do "cativeiro da Babilônia". Os hebreus se dirigiram ao Egito para fugir da seca que assolava Canaã e entraram pacificamente em território egípcio. Moisés liderou a saída dos hebreus do Egito em direção à Terra Prometida, episódio conhecido como Êxodo. 


18. (UFRS) Em relação aos povos da Antiguidade, é correto afirmar que
a) os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
b) os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
c) os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
d) os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
e) os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.


resposta da questão 18:[B]

19. (FATEC) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1.o código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
b) durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldéia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.


resposta da questão 19:[B]


20. (UEL) " ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..." O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.


resposta da questão 20:[A]


21. (UFRN) Na Antiguidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de
a) incorporarem a cultura sumeriana, especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes.
b) arregimentarem entre os caldeus, após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das províncias imperiais.
c) libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o culto a Iavé.
d) difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu origem ao maniqueísmo.


resposta da questão 21:[C]


22. (UFPE) Os hebreus construíram uma forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias, Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:
( ) ao período em que Moisés tinha grande liderança política, livrando os hebreus da dominação egípcia.
( ) à época em que os hebreus estiveram dominados pelos caldeus e construíram o início do culto a Iavé.
( ) ao período histórico em que a religião hebraica seguiu os rituais semelhantes aos da religião persa, cultuando o deus Mazda.
( ) ao crescimento do significado político da religião, quando ela ajudou os imperadores hebreus a construírem seus impérios.
( ) ao período em que Iavé tornou-se Deus de todos os homens, e a religião ganhou um conteúdo ético importante.


resposta da questão 22:F - F - F - F - V


23. (UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o
a) império dos persas durante o reinado de Dario.
b) império babilônico durante o governo de Hamurábi.
c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
d) reino de Israel sob o comando de Davi.
e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.


resposta da questão 23:[A]


24. (UFPR) "O exército persa era bem visível. Mesmo assim, Alexandre avançou, em formação, com passo firme, evitando um avanço muito rápido que pudesse afetar a linha de ataque, deixando flancos em aberto. (...) Alexandre à frente de suas tropas, no flanco direito, correu, colocando toda a atenção na velocidade de ataque". "A cavalaria persa, diante dos tessálios de Alexandre, iniciada a batalha, decide atacar violentamente os tessálios. A cavalaria atacava com grande furor e os persas foram superados quando souberam que os mercenários gregos estavam sendo destroçados pela infantaria macedônica e que o próprio Dario estava em debandada. Este foi o sinal para a fuga generalizada e aberta. Os cavalos com equipamento pesado sofreram particularmente e os milhares de homens que fugiam em pânico, desordenados, buscando a fuga nas trilhas e nas elevações locais, morreram pela ação do inimigo (...)".
(ARRIANO, "A Batalha de Íssus". 2, p. 10-11.)

Os trechos apresentados são dois momentos distintos da narrativa de Arriano sobre a Batalha de Íssus, em que Alexandre, o Grande venceu o general persa Dario em 333 a.C. A partir desses relatos de Arriano, é correto afirmar:
a) As guerras na Antigüidade exigiam pouca participação pessoal dos comandantes nos combates travados, como se evidencia nos relatos de Arriano.
b) No texto de Arriano, há uma valorização da figura de Alexandre perante a de Dario, para reforçar as virtudes morais e militares do general macedônico.
c) Arriano desconhecia as estratégia e práticas de guerra da época de Alexandre, elaborando apenas uma ficção a respeito das batalhas.
d) Essa vitória sobre Dario teve pouca repercussão nas conquistas do jovem Alexandre.
e) Na Antiguidade, as guerras não desempenhavam papel significativo nas relações políticas.


resposta da questão 24:[B]


25. (IFPR) Cronologicamente, a Idade Antiga se estendeu desde as primeiras formas de desenvolvimento das civilizações humanas (formação de classes sociais, Estado e divisão social do trabalho), por volta de 4000 anos antes de Cristo, até o ano de 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente. Sobre esse período é INCORRETO afirmar que:
a) no campo das ciências, os mesopotâmios desenvolveram a astronomia, elaborando cartas astronômicas e estudando as diferenças entre estrelas e planetas e fixaram os doze signos do zodíaco.
b) o Zend-Avesta, o Livro dos Mortos e o Pentateuco foram textos considerados sagrados, respectivamente, pelos persas, egípcios e hebreus.
c) os romanos assimilaram muitos aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos. Dotados de notável senso prático, souberam reelaborar essas influências, nas quais introduziram inovações que levaram à formação de uma cultura original.
d) com a criação da democracia e da filosofia, os gregos nos deram as principais bases do pensamento científico, além dos mais importantes fundamentos da arte ocidental.
e) a civilização fenícia estruturou-se em bases agrícolas, constituindo um Estado centralizado e teocrático.


resposta da questão 25:[E]

26. (UFPEL) No esquema a seguir, os algarismos I, II, III e IV correspondem às civilizações da Antiguidade.



Assinale a alternativa que denomina corretamente as civilizações indicadas, respectivamente, por I, II, III e IV.
a) Fenícia, Hebraica, Egípcia e Persa.
b) Egípcia, Fenícia, Persa e Hebraica.
c) Persa, Fenícia, Hebraica e Egípcia.
d) Egípcia, Persa, Fenícia e Hebraica.
e) Hebraica, Egípcia, Fenícia e Persa.


resposta da questão 26:[B]


27. (UFES) Na Antiguidade Oriental, o MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO caracterizou-se fundamentalmente pelo(a) 
a) fracionamento da propriedade fundiária em partes entregues a nobres da Casa Real. 
b) concentração do controle da produção num partido político. 
c) apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado. 
d) emprego da força de trabalho escravo, com um comércio operoso, controlado por uma burguesia ativa e numerosa. 
e) industrialização acentuada, calcada sobre uma farta e barata força de trabalho servil, amplamente dominada pela aristocracia fundiária.


resposta da questão 27:[C]


28. (UNESP) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil.
b) Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção.
c) No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-Estado da Grécia.
d) A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes.
e) O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subsequentes.


resposta da questão 28:[D]


29. (Unesp 2003) Na região onde atualmente se encontra o  Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que  passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas.Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.


O contido nesse parágrafo refere-se ao povo
a) fenício.
b) hebreu.
c)sumério.
d) hitita.
e) assírio


resposta da questão 29:[A]


30. (FUVEST) Na Antiguidade, a Europa mediterrânea e o Oriente Próximo viram o surgimento e o esfacelamento de diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar que
a) a unidade política acabou depois de algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade religiosa.
b) a diversidade racial e cultural enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que pretendiam estabelecer urna real unidade.
c) os centros políticos coincidiam sempre com os centros econômicos.
d) com exceção do Império Romano, todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante luta interna.
e) seus centros dinâmicos localizavam-se nas zonas litorâneas, por terem economias essencialmente mercantis.


resposta da questão 30:[D]



31. (UFTM 2012) Leia os excertos da obra 100 textos de História Antiga, organizada por Jaime Pinsky, de 1980.

Eu sou o rei que transcende entre os reis,
Minhas palavras são escolhidas,
Minha inteligência não tem rival.
(Hamurábi, 1792-1750 a.C. Autopanegírico.)

O fundamento do regime democrático é a liberdade [...]. Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno [...]. Outra é viver como se quer; pois dizem que isto é resultado da liberdade, já que o próprio do escravo é viver como não quer.
(Aristóteles, 384-322 a.C. Política.)

A partir dos textos, pode-se afirmar que
(A) os fundamentos do poder político eram os mesmos para Hamurábi e Aristóteles.
(B) a democracia, segundo Aristóteles, impôs o abandono do regime escravista.
(C) Hamurábi considerava que o governante deveria ser escolhido entre os mais sábios.
(D) expressam diferentes concepções sobre as relações entre governantes e governados.
(E) a dinastia esclarecida, com doses de despotismo e liberdade, era defendida por ambos.

resposta da questão 31:[D]


Comentário da questão:
São apresentados no enunciado da questão dois fragmentos de discursos proferidos por líderes políticos da Antiguidade.
 Um dos textos é de Hamurábi, rei da Babilônia que se tornou célebre por conta da compilação do código de leis mais antigo que se tem registro, tecendo um comentário acerca das atribuições do governante. O outro fragmento é parte do discurso de Aristóteles, filósofo grego do século IV a.C., comentando sobre a democracia na Grécia antigo. Portanto, é possível concluir que ambos abordam as diferentes concepções entre governantes e governados.



32. (UFRN 2008) As civilizações da Mesopotâmia e a do Egito desenvolveram-se em regiões semi-áridas, onde se construíram grandes obras hidráulicas. Em razão disso, a estrutura sociopolítica assumiu a forma de Estado, que passou a

a) organizar a produção comunitária das aldeias, controlar diques e canais de irrigação e apropriar-se dos excedentes produtivos.
b) desenvolver as atividades econômicas com base nas comunidades coletivistas e na propriedade comum da terra e dos canais de drenagem.
c) estimular a formação de grandes latifúndios, utilizar a escravidão individual e administrar as obras de drenagem e de irrigação.
d) definir, como diretriz para a vida econômica, o desenvolvimento do artesanato e do comércio, o que implicava a construção de portos bem equipados.


resposta da questão 32:[A]


33. (UECE 2008/2) Os fenícios viviam numa faixa de duzentos quilômetros de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Semitas, provinham do litoral setentrional do mar Vermelho. Assinale a principal contribuição
desse povo para as sociedades atuais.

a) O alfabeto.
b) Os templos.
c) A escrita hieroglífica.
d) A escrita cuneiforme.
e) A invenção do comércio.



resposta da questão 33:[A]

34. (UECE 1991) Assinale a afirmação falsa sobre a Pérsia antiga:

a) Foi formada por povos, que, por volta do ano 2000 a C, migraram do Sul da Rússia e começaram a se fixar no Planalto Iraniano, atual Irã.
b) Os iranianos primitivamente, se dividiam em dois grupos principais – os medos e os persas – que formaram reinos independentes.
c) A política de conquista e dominação dos persas se caracterizava pelo uso de saques e terror sistemático, como era comum na época.
d) As nações conquistadas pelos persas eram obrigadas a pagar tributos e a fornecer homens para trabalhos no exército persa.
e) Difundiram a escrita cuneiforme dos babilônios, a moeda criada pelos lídios, a arquitetura dos povos da Mesopotâmia e o calendário egípcio.



resposta da questão 34:[C] 

35. (UFRN 2003) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou: 
“Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” 
(Isaías 10:1-2) 

Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!” 
(Isaías 5:8) 

Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre

a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.


resposta da questão 35:[C]

36. (UECE 2007/2) Leia, atentamente, o texto: 
“Daqueles mortos nas Termópilas, gloriosa é a sorte, belo o destino... dele é testemunha Leônidas, o rei de Esparta, que, de valor, deixou um grande ornamento e a fama eterna”. Com essas palavras, o poeta grego, Simônides (556- 460 a.C.), lembra a luta do heróico contingente de trezentos soldados espartanos e seu rei. 

Dentre as consequências da batalha de Termópilas, podemos citar:

a) Esparta mostrou sua disposição para a guerra e conseguiu sua vitória gloriosa sobre o reino persa.
b) Evitou-se a ocupação de Atenas com a perda de um número relativamente pequeno de soldados mortos, banindo-se completamente Xerxes e seu exército.
c) Os persas, derrotados, foram obrigados a retirar-se e renunciar à conquista da Ática e do Peloponeso.

d) A derrota de Leônidas e os 300 soldados inseriu o rei e seu pequeno exército como heróis das narrativas lendárias em torno da coragem guerreira espartana.


Resposta correta da questão 36: [D]

Comentário da questão 36:
A vitória dos persas, comandados por Xerxes, na Batalha das Termópilas, transformou o espartano Leônidas e os seus bravos 300 soldados em heróis, pois mesmo em condições adversas, o rei dos espartanos sacrificou a si próprio e a sua guarda de honra em prol da defesa da cidade.
A bravura e o militarismo espartano estavam, pois, encarnados na ação de Leônidas e a história lhe reservou lugar privilegiado junto aos grandes heróis.



37. (UECE) As relações entre o Estado e a religião, existentes entre os povos da Antiguidade, caracterizaram diferentes formas de organização político-social. Sobre essas relações, é correto afirmar que:
a)    o politeísmo implantado pelas monarquias hebraicas restringia a concepção do rei como ser humano, tornando-o, ungido de Deus.
b)    a monarquia teocrática, no Egito antigo, ocorria através da personificação de Deus e do Estado na figura do faraó.
c)     a teocracia egípcia, concepção divina de poder, personificada no faraó como próprio Deus, limitou-se ao período do Novo Império.
d)    o Código de Hamurábi era um manual de orientação espiritual, que autorizava os fiéis a fazer justiça com as próprias mãos.


resposta da questão 37:[B]


Comentário da questão:
Nas civilizações orientais, havia uma íntima relação entre a política e a religião. Em regra, as religiões eram politeístas, excetuando-se a hebraica, que seguiu uma tradição monoteísta, e, por um curto período, a egípcia, que, durante o Novo Império, passou por uma Reforma Religiosa, vivenciando um momento monoteísta. No Egito Antigo, o faraó era considerado o próprio deus, respaldando um modelo de Estado conhecido por teocrático, em que o poder político é fundamentado no religioso. Na Mesopotâmia, a partir da Babilônia, o Código de Hamurábi representava um importante referencial jurídico, inspirado na Lei de Talião, cujo ponto central era "olho por olho, dente por dente".

38. (UFSM) "Bernardo conversa em rã como quem conversa em Aramaico. Pelos insetos que usa ele sabe o nome das chuvas." 
("O guardador de águas", de Manoel de Barros.) 

Bernardo, a personagem de "O guardador de águas", vive num território pantanoso (provavelmente no Mato Grosso do Sul), como a região entre os rios Tigre e Eufrates, berço da civilização sumeriana. Aproximando os dois ambientes naturais, analise as seguintes afirmações: 

I. Nesse espaço geográfico, as sociedades se organizam a partir do ciclo das águas, e o tempo das cheias marca a vida econômica. 
II. Na antiga Mesopotâmia, o controle das cheias foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura e das cidades-estados. 
III. A paisagem aquática serve para elaborações poéticas, como evidenciam a lenda do Dilúvio, na antiga Mesopotâmia, e a poesia de Manoel de Barros, na cultura mato-grossense. 
IV. Na região do Pantanal, os fazendeiros se ajustaram às cheias e desenvolveram uma pecuária semi-extensiva, semelhante à da Campanha Gaúcha. 

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I, II e III.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.



resposta da questão 38:[E]



39. Cronologicamente, a Idade Antiga se estendeu desde as primeiras formas de desenvolvimento das civilizações humanas (formação de classes sociais, Estado e divisão social do trabalho), por volta de 4000 anos antes de Cristo, até o ano de 476 d.C., com a queda do Império Romano do Ocidente. 
Sobre esse período é INCORRETO afirmar que:

a) no campo das ciências, os mesopotâmios desenvolveram a astronomia, elaborando cartas astronômicas e estudando as diferenças entre estrelas e planetas e fixaram os doze signos do zodíaco.
b) o Zend-Avesta, o Livro dos Mortos e o Pentateuco foram textos considerados sagrados, respectivamente, pelos persas, egípcios e hebreus.
c) os romanos assimilaram muitos aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos. Dotados de notável senso prático, souberam reelaborar essas influências, nas quais introduziram inovações que levaram à formação de uma cultura original.
d) com a criação da democracia e da filosofia, os gregos nos deram as principais bases do pensamento científico, além dos mais importantes fundamentos da arte ocidental.
e) a civilização fenícia estruturou-se em bases agrícolas, constituindo um Estado centralizado e teocrático.



resposta da questão 39:[E]


40. (Ufsm) "(...) E a  situação sempre mais ou menos / Sempre uns com mais e outros com menos / A cidade não pára, a cidade só cresce / O de cima sobe e o de baixo desce / (...)"

Este trecho da música do pernambucano Chico Science (1966-1997) e grupo Nação Zumbi nos remete à vida em cidades, processo que passou a ser significativo na história, a partir do 4º milênio a.C., na Mesopotâmia. Sobre esse processo, é correto afirmar:
a) Com o surgimento e crescimento das cidades, houve um progressivo aumento da especialização do trabalho e da igualdade social, enfraquecendo o poder político.
b) A diminuição da produção agrícola assegurou excedentes para a manutenção de especialistas, desenvolvendo a urbanização em cidades-Estado socialmente desiguais.
c) Apesar da urbanização e das novas tecnologias de irrigação, mantém-se um Estado de caráter exclusivamente político e que não intervém na economia, conservando a ordem social hierarquizada.
d) A sedentarização do homem, o desenvolvimento de cidades, a especialização do trabalho e uma sociedade socialmente desigual levaram à constituição de polos de poder como o Templo e o Palácio.
e) Mesmo se legitimando através de conquistas militares ou como mediadores entre o mundo terreno e o mundo divino, os soberanos separaram a esfera política da religiosa no intuito de conservar uma sociedade desigual.



resposta da questão 40:[D]


41. (Unesp 2003)  O palácio real constitui naturalmente, na vida da cidade mesopotâmica, um mundo à parte. Todo um grupo social o habita e dele depende, ligado ao soberano por laços que não são somente os de parente a chefe de família, ou de servidor a senhor. (...) Este grupo social é numeroso, de composição muito variada, abrangendo trabalhadores de todas as profissões, domésticos, escribas, artesãos, homens de negócios, agricultores, pastores, guardiões dos armazéns, etc., colocados sob a direção de um intendente. É que a existência de um domínio real, dotado de bens múltiplos e dispersos, faz do palácio uma espécie de vasta empresa econômica, cujos benefícios contribuem para fundamentar solidamente a força material do soberano.

(Aymard/Auboyer, "O Oriente e a Grécia - As civilizações imperiais".)

a) Como se organizava a vida social e política na Mesopotâmia?

b) Um dos grandes legados da Mesopotâmia foi a criação do Código de Hamurabi. Quais os principais aspectos desse Código?



Resposta da questão 41:
 a) As civilizações que ocuparam a antiga Mesopotâmia eram organizadas em termos sociais em sociedades estamentais e politicamente, em monarquias teocráticas.

b) Trata-se do primeiro código de leis escritas da História, atribuído ao rei babilônico Hamurábi.
Baseava-se no princípio do "olho por olho, dente por dente", a chamada "Lei do Talião".  




42. (G1) "Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda."

O texto faz referência:
a) à Sátira das Profissões
b) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV
c) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta
d) à Lei de Talião e ao Código de Hamurábi
e) ao Livro dos Mortos



resposta da questão 42:[D]

Comentário da questão:
O texto faz referência ao famoso Código de Hamurábi, o mais antigo código de leis conhecido.



43. (ENG. SOROCABA) A grande faixa de terra produtiva que se estende para o noroeste do Golfo Pérsico, daí descendo pela costa do Mediterrâneo até quase o Egito, região que foi o berço das mais antigas culturas históricas, chama-se:
a) Vale Crescente
b) Vale do Nilo
c) Crescente Fértil
d) Vale da Produtividade
e) Planície Nilótica


resposta da questão 43:[C]

Comentário da questão:
O Crescente Fértil, região que abrange os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, e dos rios Orontes e Jordão, respectivamente na Síria e na Palestina, permitiu um grande desenvolvimento agrícola, beneficiando portanto os povos que habitavam aquelas áreas.




44. (PUC) Na História Antiga, os sumérios são necessariamente lembrados quando se estuda:
a) a evolução econômica da civilização fenícia.
b) a base religiosa das civilizações iranianas.
c) o caráter religioso da astronomia caldaica.
d) a base cultural da civilização mesopotâmica.
e) as origens culturais do povo egeu.



resposta da questão 44:[D]

Comentário da questão:
A primeira civilização da Mesopotâmia foi a dos sumérios, que criaram toda a base da organização cultural da região, assimilada pelos povos que a conquistaram posteriormente.

45. (FATEC) O primeiro exército organizado do mundo, com recrutamento obrigatório e que se tornou uma força  permanente após o reinado de Teglafalasar III (745 - 728 a. C.), foi uma criação dos:
a) acádios
b) caldeus
c) egípcios
d) assírios
e) sumérios


resposta da questão 45:[D]

Comentário da questão:
Estabelecidos no vale do Alto Tigre, os assírios foram os maiores representantes do militarismo mesopotâmico. Eram temidos por seu notável desenvolvimento na arte da guerra, com carros, aríetes, catapultas, cercos de cidades e uma enorme crueldade no trato dos prisioneiros.





46. (FUVEST) A escrita cuneiforme dos mesopotâmios, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era:
a) uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais;
b) baseada em agrupamentos de letras formando sílabas;
c) composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais;
d) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios;
e) uma representação figurada evocando a coisa ou o ser.


resposta da questão 46:[E]

Comentário da questão:
A escrita mesopotâmica era gravada em tabletes de argila com um estilete,  sendo denominada cuneiforme. Em geral, eram sinais que representavam uma ideia, a partir da qual o leitor chegava ao objeto representado. As lendas do herói Gilgamesh, que depois passaram à Bíblia, e as ordens, relatórios, inquéritos e leis arquivadas na "Biblioteca de Assurbanípal" são algumas obras representativas dessa escrita.



47. (UNISA) Os assírios destacaram-se
a) pelas suas realizações científicas no campo da astronomia.
b) pelo notável intercâmbio comercial realizado com os fenícios.
c) pelo militarismo organizado e cruel.
d) pela codificação do antigo direito consuetudinário.
e) pela construção de tumbas monumentais para seus reis.


resposta da questão 47:[C]

Comentário da questão:
Os assírios se notabilizaram como grandes guerreiros, possuíam um exército permanente, bem treinado, disciplinado e extremamente cruel.



48. (UNESP 2006) Quando Anu, o Sublime, Rei dos Deuses, com Enlil, o Senhor do Céu e da Terra, o Mestre do Destino do País,atribuíram a Marduk, o primogênito de Enki, poder sobre todos os povos, fazendo-o prevalecer sobre todosos outros Deuses, quando pronunciaram meu nome, Hamurabi, príncipe devoto, adorador dos Deuses, para queeu fizesse reluzir a ordem no país, aniquilasse os malfeitores e malvados, proibisse os poderosos de oprimir osfracos e, alçando-me como o Sol sobre os homens, iluminasse todo o país (...).


(Código de Hamurabi.)


Escrito por volta de 1750 a.C., esquecido durante mais de 3 mil anos e encontrado em 1902, o Código deHamurabi, hoje no Museu do Louvre, é uma estela de pedra dura, mais ou menos cilíndrica, de 2,25 m de alturapor 1,80 m de circunferência média.
(Jean Bottero, História Viva, ano III, nº- 29.)

a) A partir do primeiro texto, relacione poder e religião na sociedade babilônica.

b) Justifique, historicamente, a presença do Código de Hamurabi no Museu do Louvre, em Paris, França.


resposta da questão 48:


a) Segundo o texto, na sociedade babilônica a religião era usada para legitimar a autoridade política: o poder dos reis é apresentado, sobretudo, como uma delegação divina.

b) O processo de expansão imperialista, principalmente a partir do século XIX, levou as grandes potências industriais (notadamente as europeias  a ocupar e explorar vastos territórios da Ásia e da África. Desse processo fez parte o saque a monumentos arqueológicos e a objetos históricos e artísticos, com a justificativa de sua preservação, estudo e apresentação a um grande público.


49. (UNESP) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios. O contido nesse parágrafo refere-se ao povo
a) fenício.
b) hebreu.
c) sumério.
d) hitita.
e) assírio.



resposta da questão 49:[A]

Comentário da questão:
Uma estreita faixa de terra, representada hoje pela República do Líbano, estendia-se por aproximadamente 200 km, comprimida do lado leste pelos contrafortes das montanhas do Líbano e a oeste pelo Mar Mediterrâneo. Nessa região se estabeleceram os fenícios que edificaram importantes cidades-estado e ficaram conhecidos como grandes navegadores e comerciantes, chegando inclusive a constituir diversas colônias ao longo da região banhada pelo Mediterrâneo.

50. (UFBA 2013) Acerca das primeiras civilizações é correto afirmar.

I- A Suméria expandiu seu império através da conquista de grande parte da Mesopotâmia.
II- De acordo com as interpretações marxistas, uma característica central do modo de produção asiático é a exploração estatal das comunidades coletivas produtoras.
III- O divórcio já estava previsto no Código de Hamurabi.
IV- Gilgamesh foi um herói lendário, visto que não existe nenhuma documentação indicadora de sua existência.
V- Antes de Ciro, rei dos persas, a Pérsia era dividida em várias tribos independentes.
VI- O Zoroastrismo opunha duas grandes forças divinas: Ahuramazda e Arimã.

Estão corretos os itens.
a) I, II, IV e V.
b) II, III, V e VI.
c) I, III, IV e V
d) II, IV, V e VI.
e) III, IV, V e VI.


resposta da questão 50 :[B]



51. 05) (UFC) Leia com atenção as afirmativas a seguir sobre as condições sociais, políticas e econômicas da Mesopotâmia. 

I - As condições ecológicas explicam porque a agricultura de irrigação era praticada através de uma organização individualista. 
II - Na economia da baixa Mesopotâmia, a fome e crises de subsistência eram frequentes, causadas pela irregularidade das cheias e também pelas guerras. 
III - Na Suméria, os templos e zigurates foram construídos graças à riqueza que os sacerdotes administravam à custa do trabalho de grande parte da população. 
IV - A presença dos rios Tigre e Eufrates possibilitou o desenvolvimento da agricultura e da pecuária e também a 
formação do primeiro reino unificado da História. 

Sobre as afirmativas anteriores, é correto afirmar: 
a) I e II são verdadeiras. 
b) III e IV são verdadeiras. 
c) I e IV são verdadeiras. 
d) I e III são verdadeiras. 
e) II e III são verdadeiras.


resposta da questão 51:[E]

52. (UFPE) Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto.

0-0) A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião.
1-1) O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos.
2-2) Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antiguidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância.
3-3) O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antiguidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas.
4-4) A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito antigo.





Resposta da questão 52: FFVFV


Comentário da questão:
Uma das mais notáveis invenções do homem, o alfabeto pode ser definido como um “sistema de sinais capazes de exprimir os sons elementares da língua”. O Alfabeto fenício possui 22 letras consonantais, escritas em linhas horizontais da direita para a esquerda.

0 0 - A criação do alfabeto fenício está ligada à atividade comercial.
1 1 Os fenícios eram hábeis navegantes e as principais rotas do seu comércio eram marítimas. Comercializavam por todo o litoral do Mar Mediterrâneo e algumas rotas do litoral atlântico europeu. 
2 2 - Aproveitando-se de sua posição geográfica bastante favorável, os fenícios orientavam sua vida para o comércio e para a navegação, constituindo poderosa frota mercante que levava os seus produtos aos mais longínquos lugares.
3 3 - O alfabeto fenício deu origem aos seguintes alfabetos: hebraico, árabe, grego, etrusco e latino. Foram os gregos que acrescentaram as vogais.
4 4 - Tal iniciativa deveu-se, antes de tudo, ao grande desenvolvimento da atividade mercantil, bem como à fundação de inúmeras colônias, o que tornou imperativa a adoção de um sistema gráfico de comunicação, único e de fácil compreensão.




52. (UECE/2012) Entre os séculos VII e VI a.C., Zaratustra, que  os gregos chamavam de Zoroastro, promoveu uma profunda reforma religiosa; suas ideias foram adotadas pela casa real dos persas, os aquemênidas. O soberano que, por razões políticas, apoiou o zoroastrismo foi 
A) Cambises. 
B) Ciro. 
C) Dario. 
D) Xerxes. 


resposta da questão 52:[C]



53. (UFPB/2010) O Império Persa foi um dos maiores da Antiguidade. Depois de conquistado por Alexandre, o Grande, a cultura grega foi introduzida nos antigos domínios persas e naqueles posteriormente conquistados pelo rei macedônio, ensejando a configuração da cultura helenística.

Sobre a cultura helenística, é correto afirmar:
A) Destacou-se por uma campanha sistemática de destruição de 
bibliotecas e combate às culturas dos povos conquistados.
B) Caracterizou-se por uma religião monoteísta e o desprezo ao 
culto dos deuses oriundos da cultura grega.
C) Distinguiu-se pela aversão à filosofia e, inversamente, por uma visão de mundo fortemente pragmática e distante do pensamento abstrato.
D) Resultou da imposição da cultura grega sobre as demais culturas das regiões conquistadas, a exemplo da egípcia e da persa.
E) Celebrizou-se pelo predomínio do monumentalismo e da grandiosidade no estilo arquitetônico, com o exemplo marcante do Farol de Alexandria.

resposta da questão 53:[E]



54. (UFC CE/2008)





Com base no texto acima e em seus conhecimentos, responda as questões que seguem.
A) Qual a ligação histórica entre os povos iraniano e persa?
B) Como ficaram conhecidas as guerras entre gregos e persas na Antiguidade?
C) Qual a motivação principal das guerras mencionadas no item anterior?
D) Cite dois motivos do conflito diplomático entre Irã e EUA nos dias de hoje.


resposta da questão 54:


O povo iraniano descende dos antigos persas, que estabeleceram no planalto iraniano, no período compreendido entre os séculos VI a.C e IV a.C, um poderoso império. No final do século V a.C, o Império Persa dominou as colônias gregas na Ásia Menor e tentou conquistar a Grécia Continental, dando origem a um longo conflito que ficou conhecido como Guerras Médicas ou Guerras Persas. Uma das batalhas mais famosas deste conflito foi a “Batalha das Termópilas” (retratada no filme 300 de Esparta), na qual trezentos guerreiros espartanos enfrentaram o gigantesco exército do rei persa Xerxes.
O conflito entre gregos e persas tinha como móvel fundamental a disputa pela supremacia marítimocomercial do Mundo Antigo, que tinha como uma de suas rotas primordiais o mar Egeu. No século XX (década de 1950), o Xá (rei) do Irã, Reza Pahlevi, empreendeu um movimento de modernização do país, que ficou conhecido como 
“Revolução Branca”. Nesse período, foram estabelecidos vários acordos políticos e comerciais com os EUA, especialmente no campo da exploração de petróleo. Esse movimento entrou em choque com a cultura muçulmana, levando a uma série de conflitos entre o governo e religiosos. Em 1979, a “Revolução Islâmica”, liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, transformou o país numa República Islâmica e rompeu todos os acordos comerciais com os EUA. Desde então, a Casa Branca vem tentando retomar, por meio de pressões diplomáticas e sanções comerciais, a influência política e econômica (sobretudo no campo da exploração de petróleo) que exercia sobre o Irã ao tempo do Xá. Nos últimos anos, o conflito diplomático foi agravado por denúncias feitas pelo Presidente George W. Bush de que o Irã favorece organizações terroristas e tenta desenvolver armas nucleares, bem como pelas declarações do Presidente Mahmud Ahmedinejad a favor da destruição do Estado de Israel, principal aliado dos EUA no Oriente Médio.


55. (UEG GO/2008) O filme 300, que fez grande sucesso nos cinemas de todo o mundo em 2007, tematiza uma das batalhas mais importantes das Guerras Médicas. Tal evento pode ser caracterizado como um conflito que
A) foi causado pelo processo de expansão territorial do império persa, que ambicionava expandir seus domínios sobre os gregos.
B) enfraqueceu as cidades-Estado gregas e persas, facilitando o domínio macedônico sobre a região.
C) culminou no domínio dos gregos sobre os persas e no florescimento cultural de Esparta.
D) marcou o processo de unificação entre medas e persas, garantindo a sua supremacia econômica na região da Mesopotâmia.




resposta da questão 55:[A]

56. (UFAM/2008) Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura é possível afirmar que:
A) A vitória de Dario I sobre os Gregos marcou o início da ascensão Persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas.
B) Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande.
C) Famosos por suas obras arquitetônicas, os Persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império. 
D) O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os Assírios na batalha de Susa. 
E) Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta,  bem e o mal, os Persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor.



resposta da questão 56:[B]


57. (UESC BA/2006) A “estrada real” construída por Dario I media perto de 2400 quilômetros de comprimento e cortava o império, unindo Sardes, nas proximidades do mar Egeu (Ásia Menor) ao palácio de Susa, no golfo Pérsico. A segurança da estrada era garantida por uma constante patrulha imperial e possuía mais de 100 postos onde os mensageiros reais faziam a troca de cavalos e passavam o correio, um trajeto que durava apenas uma semana em todo o seu percurso. O historiador grego Heródoto chegou a apontar a rapidez do correio persa como inigualável, ao dizer que “não há ninguém no mundo capaz de percorrer um itinerário mais rapidamente do que estes mensageiros, graças ao hábil sistema persa”. 
(VICENTINO, p. 50).

De acordo com o texto e os conhecimentos sobre a civilização persa, pode-se afirmar:
01. A eficiente administração dos persas esteve fundamentada na harmonia cultivada por Dario I, que evitou confrontos com as colônias gregas do mar Egeu.
02. A preocupação com a eficiência nas comunicações justificava-se pelo interesse de monetarizar aquela economia ainda baseada no escambo.
03. O envolvimento dos persas com as atividades artesanais e o 
comércio interno impediu que, no Império, fossem direcionados investimentos no setor das grandes obras públicas nas cidades e no campo.
04. O sistema de comunicação interligando províncias e cidades-sedes de governo garantiu a arrecadação dos impostos devidos ao império.
05. A eficiente administração implementada na Pérsia de Dario I contribuiu para a permanência ininterrupta daquela civilização até os dias atuais.




resposta da questão 57:[01+ 03 =04]




58. (UECE/2011) Os Fenícios ocuparam uma estreita faixa de terra situada entre o Mar Mediterrâneo e o atual Líbano. Tiveram prósperas cidades como Ugarit, Biblos, Beritos, Sídon e Tiros. Essas, por estarem localizadas em uma área de intensa circulação dos povos da Ásia, da África e da Europa foram invadidas e conquistadas sucessivamente por vários impérios. 

Sobre os Fenícios, assinale o correto. 
A) Com o objetivo de aumentar suas riquezas e solucionar 
problemas causados pela baixa produção agrícola tentaram conquistar novas terras e povos. 
B) Esta civilização está relacionada aos cananeus, e teve um comércio bastante desenvolvido, sendo expert na navegação marítima. Criou o alfabeto. 
C) A religião fenícia foi muito conhecida no mundo antigo, tendo sido reformada por Zoroastro, também chamado de Zaratrusta. 
D) Sua administração foi configurada por um forte regime monárquico e centralizador, sua riqueza cobria os gastos da rica corte.


resposta da questão 58:[B]


59. (PUC PR/2006) Algumas civilizações da Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja, sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de algumas cidades.

São exemplos desse enunciado as civilizações:
A) persa e egípcia.
B) romana e hebraica.
C) sumeriana e romana.
D) acadiana e persa.
E) grega e fenícia.



resposta da questão 59:[E]


60. (UFTM MG/2006) Na Antiguidade, a civilização fenícia particularizou-se por:
A) formar um império teocrático, em que se fundiram as culturas grega e asiática. 
B) elaborar o primeiro código de leis escritas, baseado em punições severas.
C) desenvolver o comércio marítimo, fundando colônias na bacia do Mediterrâneo.

D) ter uma crença monoteísta, o que modificou as sociedades do Oriente Próximo.
E) organizar-se em cidades-Estados, sob influência da democracia ateniense.



resposta da questão 60:[C]


61. (UFPB/2006) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:
A) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
B) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
C) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
D) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
E) A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.


resposta da questão 61:[C]



62. (UFC CE/2005) Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta). 

Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo. 
A) Viviam num sistema político teocrático. 
B) Suas principais atividades econômicas eram agrícolas. 
C) Praticavam uma religião maniqueísta. 
D) Eram especializados no comércio marítimo. 
E) Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego. 



resposta da questão 62:[D]


63. (UECE/2011) Canaã foi a palavra utilizada na Antiguidade para referir-se à região que, grosso modo, compreende os territórios atuais do Líbano, Palestina, Israel, e partes da Síria e da Jordânia. Palco de inúmeras invasões, em especial por parte dos hebreus que acreditaram que lá seria o local prometido por Deus a eles. Sobre Canaã é correto afirmar-se que 

A) era um local muito disputado e, quando da chegada dos hebreus, era habitada também pelos filisteus. 
B) era uma denominação fictícia para narrativas romanceadas oriundas da Mesopotâmia. 
C) após a ocupação hebraica, descrita no Livro de Juízes, a região recebeu o nome de Fenícia. 
D) não resistiu às invasões, especialmente à dos hebreus, pois também professava o monoteísmo.




resposta da questão 63:[A]




64. (UFAL/2011) A busca por melhores condições de vida – tanto espaciais quanto socioculturais – tem sido uma constante na história de homens e mulheres em todos os tempos.
A) O que significou para o povo hebreu o episódio da sua história reconhecido como o Êxodo?
B) Como podem ser classificadas as migrações quanto ao seu espaço de deslocamento?




resposta da questão 64:


A) O episódio reconhecido como Êxodo significou, para o povo hebreu, a libertação de sua condição de povo escravo, submisso aos caprichos dos mandatários egípcios, e, contrariamente, a possibilidade de acesso a uma vida social, político-religiosa, e econômica, livre, autônoma e produtiva.

B) As migrações podem ser classificadas como internas, quando ocorrem dentro de um mesmo país, e, externas ou internacionais, quando implicam a travessia de uma ou mais fronteiras.



65. (UEMS/2008) A cultura hebraica (marcada por um profundo senso de religiosidade que perpassou sua arte e sua literatura) deixou raízes profundas em toda a Europa e, por extensão, na civilização ocidental, porque foi responsável pelo desenvolvimento do:
A) Ateísmo.
B) Cristianismo.
C) Judaísmo.
D) Budismo.
E) Maometismo.


resposta da questão 65:[C]



66. (UNCISAL AL/2008) As civilizações ocidentais herdaram aspectos da cultura construída por vários povos da Antiguidade Clássica e da Antiguidade Oriental. Dentre as afirmações a seguir, identifique as que associam o povo à criação cultural, cuja herança permanece ainda presente na sociedade Ocidental atual.

I. Os fenícios criaram o código de Hamurabi que se espalhou por regiões do Mar Mediterrâneo, influenciando os princípios jurídicos dos gregos e dos romanos.
II. Os gregos realizavam festas em homenagem a Dionísio, que era um dos seus deuses, tradição que posteriormente tornou-se conhecida por carnaval.
III. Os egípcios idealizaram os jogos olímpicos que eram momentos especiais de competição, porém condicionados à homenagem ao Deus do rio Nilo.
IV. Os hebreus, ao criarem os princípios de uma religião monoteísta, acabaram exercendo forte influência na constituição do pensamento cristão.


São corretas apenas as afirmações
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.



resposta da questão 66:[D]

67. (UFMS/2005) Sobre a Bíblia e a história dos hebreus, é correto afirmar que:
A) a Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.
B) o povo hebreu, do qual a Bíblia é originária, desde seus primórdios manifestou total desprezo pelas suas tradições escritas. Isso significa que, para eles, a tradição oral teve mais importância na transmissão de conhecimentos e costumes, enfim, para a manutenção de sua identidade.
C) na Bíblia, a história dos hebreus começa em Gênesis, quando Moisés, um dos patriarcas, recebeu a ordem de deixar a sua terra natal para ir rumo à terra que Deus lhe mostrou para nela se estabelecer.
D) embora a Bíblia seja considerada um livro sagrado, ela não deve ser vista como um documento que possa ser estudado por historiadores, pois religião e ciência são diferentes esferas do conhecimento.
E) a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento, é considerada integralmente um livro sagrado para cristãos, judeus e muçulmanos.


resposta da questão 67:[A]



68. (UESPI/2004) A sociedade hebraica teve a religião como suporte fundamental para a construção da identidade cultural. 
Não se pode esquecer também, na época dos profetas, entre os séculos VIII e VII a.C., que a religião:
A) era politeísta, tendo em Abraão seu grande líder e intermediário nas revelações divinas.
B) adotou a monoteísmo, com a liderança corajosa de Moisés, que enfrentou a perseguição egípcia.
C) dividiu-se em três: a dos essênios, a dos saduceus e a dos fariseus.
D) sofreu influência dos persas, acreditando na ressurreição da alma e no paraíso.
E) adquiriu um conteúdo ético, pois os profetas denunciaram as injustiças sociais.


resposta da questão 68:[E]


69. (UPE/2004) Entre os povos que se destacaram na Antiguidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade. 
Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é incorreto afirmar que:
A) havia escravidão, porém o escravo poderia alcançar sua liberdade, caso o patrão, castigando-o, inutilizasse seu olho ou lhe arrancasse um dente.
B) durante o governo de Salomão, o reino conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes monarquias orientais, empreendendo, inclusive, a construção do Templo de Jerusalém.
C) é no Antigo Testamento que se encontra sua história, especialmente a fase da escravidão no Egito, narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio.
D) houve a presença de mulheres como dirigentes militares na época dos Juízes, cuja autoridade era fundamentada na ideologia religiosa.
E) durante muitos séculos, utilizou a língua hebraica, mas a substituiu pelo aramaico, língua semita do ramo ocidental, tornada oficial na época do domínio persa.


resposta da questão 69:[C]

70. (UFRN/2003) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2) Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)

Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre:
A) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
B) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
C) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
D) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.



resposta da questão 70:[C]


71. (FURG RS/2000) O povo hebreu, que se desenvolveu às  margens do rio Jordão, vivenciou no seu processo histórico as  seguintes experiências:
I. religião politeísta, a descentralização política, o retorno do  Egito (êxodo) no século IX a.C.;
II. religião politeísta com a predominância do deus Javé, a descentralização política, o êxodo da Palestina;
III. religião monoteísta, cujo deus era Zoroastro, a centralização política no reinado de Salomão, o cativeiro da Babilônia;
IV. religião monoteísta, o cisma que dividiu as tribos em Israel e Judá, a centralização política, a conquista e destruição empreendida pelos assírios.


Quais afirmativas estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas IV.
D) Apenas I e III.
E) Apenas II e IV.


resposta da questão 71:[C]

72. (UFSC/2000) Entre as civilizações da antiguidade, que tiveram o Mar Mediterrâneo como cenário do seu desenvolvimento, destacaram-se os hebreus (Judeus, Israelitas), por terem sido o primeiro povo conhecido que afirmou sua fé em um único Deus. As bases da história, da filosofia, da religião e das leis hebraicas estão contidas na Bíblia, cujos relatos, em parte confirmados por achados arqueológicos, permitem traçar a evolução histórica e cultural do povo hebreu e identificar suas influências sobre outras civilizações. 
Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) nas suas referências à cultura hebraica.

01. Os hebreus destacaram-se em diferentes áreas do conhecimento humano e nos legaram os livros do Antigo Testamento (Tora).
02. O vínculo visível das influências do judaísmo sobre o cristianismo está na pessoa de Cristo, considerado O Messias pelas duas religiões.
04. Entre os princípios religiosos contidos na Bíblia está o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses.
08. O cristianismo e o islamismo, religiões que têm hoje milhões de seguidores, receberam influências do judaísmo.
16. O Pentateuco, o Talmud e o Alcorão representam o conjunto dos escritos que reúnem os preceitos do judaísmo.


resposta da questão 72:[01+08= 09]

73. (UFPB/2000) Com relação ao Império Persa, é incorreto afirmar:
A) Os persas desenvolveram uma administração relativamente descentralizada, com base nas satrapias.
B) As estradas e os correios foram bastante aperfeiçoados durante esse Império.
C) A religião persa era o zoroastrismo, que pregava a existência de uma luta entre o mal e o bem, na qual o bem só seria vencedor no dia do juízo final.
D) Os persas perseguiram ferozmente as religiões de outros povos, matando sacerdotes e destruindo templos, como foi o caso do templo de Salomão em Jerusalém.
E) Os povos dominados pelos persas eram obrigados a pagar tributos e fornecer homens para os exércitos do Grande Rei.


resposta da questão 73:[D]


74. (FURG RS/2000) Aprimorando a administração, viabilizou os sistemas de impostos e estimulou o intercâmbio comercial com a criação da moeda de ouro, transformada na primeira unidade monetária internacional confiável e aceita no mundo antigo [...]. Continuava a existir o uso local das tradicionais moedas de cobre e prata, cunhadas pelos sátrapas, porém sem a importância da moeda 
imperial.
                                                    (Cláudio Vicentino, História Geral)

O texto acima refere-se aos:
A) gregos.
B) macedônios.
C) medos.
D) assírios.
E) persas.

resposta da questão 74:[E]


75. (UFMS/2001) Dos muitos legados que os povos da Antiguidade Oriental deixaram ao Mundo Ocidental, é correto afirmar que:
01. os hebreus em muito influenciaram o Ocidente, sobretudo do ponto de vista religioso, por meio do monoteísmo ético, quer dizer, da crença em um único deus que dita normas de comportamento e exige uma conduta ética por parte de seus seguidores, base de grandes religiões como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
02. os fenícios legaram o alfabeto que, aperfeiçoado pelos gregos, deu origem a várias escritas usadas no Ocidente, em especial o alfabeto latino.
04. os persas foram responsáveis pelo aperfeiçoamento das técnicas de navegação, posteriormente usadas por fenícios e gregos por todo o Mediterrâneo e oceano Atlântico.
08. os egípcios influenciaram outros povos antigos no campo das artes, ciências, filosofia, escrita e religião, os quais, por seu turno, influenciaram em maior ou menor grau as civilizações ocidentais como um todo.
16. os hititas legaram técnicas arquitetônicas empregadas na construção de grandes obras de engenharia, posteriormente utilizadas pelos egípcios para a construção de pirâmides e canais de irrigação, bem como pelos chineses para a edificação da muralha da China.

resposta da questão 75:[11]

76. (FGV/2001) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:
A) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;
B) o monoteísmo e a agricultura;
C) o comércio e o politeísmo;
D) as Cidades-estados e o monoteísmo;
E) a agricultura e a forma de Estado centralizado



resposta da questão 76:[C]



77. (Fuvest 2014) [Na Mesopotâmia,] todos os bens produzidos pelos próprios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento.
Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados.
       (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)
Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a
(A) internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo.
(B) utilização de prisioneiros de guerra como artesãos ou pastores de grandes rebanhos de gado bovino e caprino.
(C) escravidão definitiva dos filhos mais velhos das famílias decamponeses, o que caracterizava o sistema econômico mesopotâmico como escravista.
(D) servidão por dívidas, que provocava a submissão total, pelo
resto da vida, dos devedores aos credores.
(E) obrigação de prestar serviços, devida por toda a população livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.





Resposta da questão 77:[E]
 
Comentário da questão:
A Mesopotâmia e o Egito constituem os melhores modelos do Modo de Produção Asiático, praticado por determinadas civilizações da Antiguidade Oriental. Nesse sistema, além das comunidades camponesas submetidas ao regime de servidão coletiva, o restante da população pertencente aos estamentos inferiores podia ser mobilizado pelo Estado para a realização de obras de interesse comum.


78. (FGV) “Uma civilização, via de regra, implica uma organização política formal com regras estabelecidas para governantes e governados (mesmo que autoritários e injustos); implica projetos amplos que demandem trabalho conjunto e administração centralizada (como canais de irrigação, grandes templos, pirâmides, portos, etc.); implica a criação de um corpo de sustentação do poder (como a burocracia de funcionários públicos ligados ao poder central, militares, etc.); implica a incorporação das crenças por uma religião vinculada ao poder central, direta ou indiretamente (os sacerdotes egípcios, o templo de Jerusalém, etc.); implica uma produção artística que tenha sobrevivido ao tempo e ainda nos encante (o passado não existe em si, senão pelo fato de nós o reconstruirmos); implica a criação ou incorporação de um sistema de escrita (os incas não preenchem esse quesito, e nem por isso deixam de ser civilizados); implica finalmente, mas não por último, a criação de cidades.”

J. Pinsky. As Primeiras Civilizações.

Com base nessa conceituação podemos afirmar que:

a) na América pré-colombiana não havia civilizações.
b) as tribos ameríndias, entre elas, Incas, Maias e Astecas apesar de não terem desenvolvido um sistema de escrita são, por esses critérios, civilizações.
c) trata-se de um modelo utilizado para diferenciar as muitas experiências humanas e tem como síntese a ideia de que toda e qualquer forma de organização social é uma civilização.
d) considerando esses critérios, Incas, Egípcios, Gregos, Romanos, Mesopotâmios, Hebreus, Maias e Astecas são civilizações.
e) trata-se de uma conceituação que vincula a noção de não-violência à existência de povos civilizados.







resposta da questão 78:[D]

79. (Fuvest) A partir do III milênio a.C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, Estados teocráticos, fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento é:

a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição dos governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e) a introdução de instrumentos de ferro e a consequente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.


resposta da questão 79:[B]


Comentário da questão:

A questão, em seu enunciado, enfoca o surgimento dos Estados teocráticos do Oriente Próximo, caracterizados pela definição da estrutura burocrática e pelo centralismo político.
Com base no conjunto das opções apresentadas, o enunciado solicita a você que identifique um argumento que justifique a caracterização desses Estados teocráticos do Oriente Próximo possuírem, na atividade agrícola, a base econômica de suas respectivas sociedades.



80. (Ufrs) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.

Estas características identificam o:

a) império dos persas durante o reinado de Dario.
b) império babilônico durante o governo de Hamurabi.
c) antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
d) reino de Israel sob o comando de Davi.
e) estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.



resposta da questão 80:[A]

Comentário da questão:

Dario I dividiu o império em províncias, definidas como satrápias, governadas por representantes do rei (sátrapas); criou moedas de ouro e prata (dáricos); promoveu ainda a integração do império através de uma extensa rede de estradas e aperfeiçoou o sistema de correios.



81. (Ufpe) Entre os povos do Oriente Médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta.

a. Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b. As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta dos reis.
c. Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d. A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e. Os hebreus se organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.




resposta da questão 81:[E]

Comentário da questão:

Diáspora (dispersão): Por se rebelarem contra o domínio romano, em 70 d.C., os judeus foram expulsos da Palestina por ordem do imperador Tito.



82. (FUVEST) Um historiador afirmou que “os persas substituíram a dominação assíria, fundada no terror, por um regime de ordem, de paz e de administração regular”.

a) Como os persas administravam os territórios ocupados?

b) Como os persas agiam para conseguir uma convivência sem grandes conflitos com os povos vencidos?


resposta da questão 82:

a) Dividindo-os em províncias, definidas como satrápias, governadas por representantes do rei (sátrapas); criou moedas de ouro e prata (dáricos); promoveu ainda a integração do império através de uma extensa rede de estradas e aperfeiçoou o sistema de correios.

b) Praticando a tolerância religiosa e o respeito às leis, à língua e aos costumes dos povos dominados. Não obstante, os povos dominados eram obrigados a pagar tributos e fornecer soldados para o exército persa.

83. (Ueg 2012)
Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente. 
Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar pagará um terço de uma mina de prata. 
Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi. 

CÓDIGO DE HAMURÁBI. In: VICENTINO; DORIGO. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001. p. 47. 


Estes artigos pertencem ao célebre Código de Hamurábi, primeiro registro escrito de leis de que se tem notícia. Com base na leitura dos exemplos apresentados, conclui-se que 
a) a pena pelo delito cometido pode variar de acordo com a posição social da vítima e do agressor. 
b) para a legislação de Hamurábi, a Lei de Talião era absoluta, sempre “olho por olho, dente por dente”. 
c) Hamurábi conseguiu unificar a Babilônia a partir da implantação de um só código de leis para todo o território. 
d) os antigos babilônios consideravam que agredir a face de um homem era mais grave do que arrancar seu dente. 



Resposta da questão 83: [A]

Comentário da questão:
O Código de Hamurábi, sintetizado na frase "olho por olho, dente por dente", tratava agressor e agredido de formas diferentes, considerando a classe social a que pertenciam.

84. (FUVEST) O código de Hamurábi dispunha em um de seus artigos: “Se um homem deixar de reforçar o seu dique, se isto provocar uma ruptura e as águas inundarem os campos, este homem será condenado a restituir o cereal destruído por sua negligência”.

a) A qual civilização pertence esse código?

b) Que relação há entre o dispositivo citado anteriormente e essa mesma civilização?


resposta da questão 84:
a) Mesopotâmica (amoritas ou neobabilônicos).

b) O objetivo deste código era homogeneizar o reino juridicamente e garantir uma cultura comum. No seu epílogo, Hamurabi afirma que elaborou o conjunto de leis "para que o forte não prejudique o mais fraco, a fim de proteger as viúvas e os órfãos" e "para resolver todas as disputas e sanar quaisquer ofensas".
Durante o período de hegemonia do império babilônico sobre a Mesopotâmia (1800-1500 a.C.) o rei Hamurabi foi responsável por uma das mais importantes contribuições culturais daquele povo: a compilação de um código de leis escrito quando ainda prevalecia a tradição oral, ou seja, em época em que as leis eram transmitidas oralmente de geração em geração ou de forma consuetudinária - costumeira. O código é muitas vezes indicado como o primeiro exemplo do conceito legal de que algumas leis são tão básicas que mesmo um rei não pode modificá-las. Ao escrever as leis na pedra, elas se tornaram imutáveis.

Um comentário:

  1. Uma fonte de estudos e de pesquisa excelente. Muito útil para alunos e professores.

    ResponderExcluir