Confira a correção da avaliação
de História - P1 do 1º bimestre (Terceira Série do EM 2014)
1. (PITÁGORAS)
“O Plano Cruzado constitui uma
imprudência que, fatalmente, levará o país ao caos econômico e às trevas.”
Leonel Brizola, ex-governador do
Rio de Janeiro, ao criticar, em março de 1986, o plano econômico lançado pelo
então presidente José Sarney.
In: Guia do Estudante –
Vestibular 2010. São Paulo: Editora Abril, 2009. pág. 138.
A fala do governador Leonel
Brizola opondo-se ao Plano Cruzado destoava em muito da ampla maioria da
população brasileira que aderiu e acreditou nas medidas econômicas tomadas pelo
governo.
a) EXPONHA e EXPLIQUE o elemento
fundamental do Plano que atingiu de forma efetiva a vida cotidiana dos
brasileiros e os fez acreditar na possibilidade de melhorias sociais.
b) DETERMINE o resultado do plano
Cruzado.
Resposta da questão 1:
a) O Plano Cruzado promoveu o
congelamento de preços, tarifas e serviços, dentre outras medidas. A população,
especialmente as donas de casa, estimulada a agir como “fiscais do Sarney”
acreditou que o Plano conseguiria conter a inflação.
b) O plano teve sucesso
inicialmente, mas fracassou em menos de um ano devido ao desabastecimento e à
pressão por aumentos nos preços.
2. (UNESP) A respeito da
Constituição de 1988, é correto afirmar que
a) o direito de promover ações de
inconstitucionalidade foi retirado do Ministério Público, que se enfraqueceu.
b) o direito de voto foi
assegurado a todos os brasileiros e brasileiras, a partir dos dezesseis anos,
desde que alfabetizados.
c) os direitos civis foram
amplamente assegurados, sendo a prática de racismo classificada como crime
inafiançável.
d) o direito do poder público
intervir nos sindicatos foi assegurado, aumentando o controle do Estado sobre
os trabalhadores.
e) o direito à informação
ampliou-se, ainda que o governo possa impor censura prévia à imprensa.
resposta:[C]
Comentário da questão
3. (FGV)”[A Década Perdida] 1980,
mas pode ser também uma década ‘expandida’, começando em 1982, com a moratória
mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando mesmo antes, em 1979,
quando teve início, com o catastrófico episódio da pré-fixação da correção
monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão mais madura seriam os
choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais
assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até porque foi
sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano político.”
(FRANCO, Gustavo. A
década perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000)
O sofrimento no campo econômico e
as frustrações no plano político a que o autor se refere são:
a) os altos índices de inflação
que o país apresentava na época, o desemprego e a crise social, aliados ao
fortalecimento da ditadura militar no governo João Figueiredo.
b) a sucessão de planos
econômicos que fracassaram no combate ao processo inflacionário, o alto índice
de desemprego no período e a decepção provocada pela eleição direta de Tancredo
Neves.
c) a escalada inflacionária e a
recessão, gerando desemprego e crise social, o que levou o governo a adotar
medidas repressivas para controlar a escalada de violência, como o fechamento
do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.
d) a estagnação da economia do
país, o desemprego e os altos índices inflacionários, no campo econômico, e, no
plano político, as sucessivas vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas
e executivas no início da década.
e) o descontrole inflacionário,
os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e,
no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo,
entre outros fatos.
Resposta da questão 3:[E]
Comentário da questão:
O texto do enunciado refere-se à
época de crise e colapso do regime militar tanto no plano político como no
plano econômico e este quadro crítico se estende durante os primeiros governos
após o término do regime militar, especialmente na época dos governos Sarney e
Collor.
4. (PITÁGORAS) Observe a imagem:
Disponível em:
http://observadoressociais.blogspot.com/2009_11_01_archive.html.
Página acessada em maio de 2010.
A imagem mostra a capa de uma
“edição histórica” da Revista Veja sobre o impeachment de Fernando Collor de
Melo.
a) Considerando a definição
histórica de “Revolução”, pode-se afirmar que a manchete da Revista é correta?
JUSTIFIQUE.
b) A queda de Collor representou
ao mesmo tempo uma razão para a desilusão dos brasileiros em relação à
democracia e outra para o fortalecimento deste regime. JUSTIFIQUE a afirmativa.
resposta da questão 4:
a) O conceito de Revolução
pressupõe uma mudança radical na estrutura social, política e econômica, o que
de fato não ocorreu no país na queda de Collor. Portanto, o uso do termo na
manchete não se adéqua ao significado histórico.
b) O governo Collor representou
uma desilusão por ser o primeiro presidente eleito diretamente após o período
de Ditadura Militar e deixa o cargo envolvido em denúncias de corrupção,
através do impeachment. No entanto, apesar de toda a crise que envolveu sua
saída do governo, as instituições democráticas foram respeitadas e o
vice-presidente assumiu o poder como determina a lei.
5. (ENEM)
Movimento dos Caras-Pintadas
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em 17 abr. 2010 (adaptado).
Movimento dos Caras-Pintadas
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em 17 abr. 2010 (adaptado).
O movimento representado na
imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude,
movida por um forte sentimento cívico,
A) aliou-se aos partidos de
oposição e organizou a campanha Diretas Já.
B) manifestou-se contra a
corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
C) engajou-se nos protestos
relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
D) espelhou-se no movimento
estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
E) tornou-se porta-voz da
sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.
Resposta: [E]
Comentário da questão:
Após uma série de denúncias de
corrupção que resultaram na formação de uma comissão parlamentar de inquérito,
ganhou corpo uma forte pressão popular sobre o governo Fernando Collor
(1990-92). Jovens que ficariam conhecidos como caras-pintadas tomaram as ruas
de diversas cidades do Brasil, em defesa da ética e da transparência na
condução dos interesses públicos.
6. (G1) Explique, por que podemos
dizer que o Congresso de Viena (1815) foi uma tentativa de voltar ao Antigo
Regime?
Resposta da questão 6:
Porque restabelecia na França
revolucionária a volta da dinastia real dos Bourbons e garantia no resto da
Europa Continental as estruturas do Antigo Regime.
7. (G1) Explique resumidamente as
ideias contidas nas obras dos autores do
Socialismo Científico
Resposta da questão 7:
Luta de Classes se refere ao
conflito entre possuidores e não possuidores dos meios de produção, pela manutenção
ou transformação da sociedade. Assim, Marx apresenta que em toda a História
existiram os dominantes e os dominados (patrícios X plebeus; senhores feudais X
servos, etc.)
Mais-Valia, caracteriza a
exploração do burguês sobre o trabalhador e corresponde às horas trabalhadas, mas não pagas, pelo empregador.
Dessa forma, a mais-valia torna-se
o lucro do burguês, visto que é a parte da produção que não é remunerada.
8. (Fuvest 94) "O fato
relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária".
"Os vinte e cinco anos após
1795 podem ser considerados como os anos da contrarrevolução".
[Durante esse período] "o
povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis
de relação: a exploração econômica e a opressão política."
Essas frases, extraídas de A
FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se
ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se
situam
a) a revolução comercial e a
reforma protestante.
b) o feudalismo e o liberalismo.
c) a revolução industrial e a
revolução francesa.
d) o capitalismo e a contrarreforma.
e) o socialismo e a revolução
russa.
Resposta da questão 8:[C]
Comentário da questão:
A formação da classe operária de
acordo com o historiador marxista, E. P. Thompson ocorre no contexto das
revoluções burguesas, ou seja, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa
que promovem uma série de transformações econômicas, políticas, sociais e
culturais.
9. (UFRS) A onda revolucionária
que abalou a Europa em 1848, também conhecida como "Primavera dos
Povos", significou
a) o avanço das ideias liberais e
nacionalistas, a consolidação da burguesia no poder e a entrada do proletariado
industrial no cenário político.
b) a vitória das diversas correntes
socialistas que fundaram, a seguir, a Comuna de Paris.
c) a expansão dos setores conservadores
que restauraram o Antigo Regime na Áustria, Prússia e Rússia, afastados do poder
desde o Congresso de Viena.
d) a conquista do Estado pela
aliança constituída pela burguesia financeira e pelo proletariado industrial em
detrimento dos setores conservadores do Antigo Regime.
e) um retrocesso que retardou, na
Europa ocidental, a ascensão do liberalismo político e do nacionalismo, ideologias
características das burguesias nacionais.
Resposta da questão 9:[A]
Comentário da questão:
Em 1848, a Europa foi varrida por
uma nova onda de revoluções que, pela primeira vez, contaram com ativa
participação política da classe operária. Nesse ano, enquanto o continente era
sacudido pela 'primavera dos povos', ocorreu a publicação do Manifesto
Comunista, assinalando o surgimento do socialismo científico, cujos fundadores
foram Karl Marx e Friedrich Engels. A passagem do socialismo utópico para o
científico representou a passagem da infância para a maturidade política do proletariado
industrial.
10. (Mackenzie) "(...) agiam
em grupos de cinquenta e desciam rápidos a uma aldeia após outra para destruir
as máquinas de malhas, desaparecendo tão silenciosamente como tinham vindo
(...)"
(Henderson, W.O. - A
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
O texto refere-se a qual
movimento operário decorrente da Revolução Industrial?
a) Socialismo
b) Ludismo
c) Reformismo
d) Cartismo
e) Liberalismo
Resposta da questão 10:[B]
Comentário da questão:
O ludismo foi um movimento que ia
contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial.
O nome deriva de "Ned Ludd", personagem criada a fim de disseminar o ideal do
movimento operário entre os trabalhadores. Os luditas chamaram muita atenção
pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo os
luditas, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos,
requerendo, contudo, movimentos operários e duras horas de jornada de trabalho.
Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".
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