terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Correção da P 1 de História do Primeiro Bimestre (Terceira Série 2014)


Confira a correção da avaliação de História - P1 do 1º bimestre (Terceira Série do EM 2014)
Foto: Matriculados nas duas primeiras chamadas da Unicamp devem fazer confirmação da matrícula hoje http://abr.ai/1glGNPD

A não confirmação da matrícula causa perda definitiva da vaga.
1. (PITÁGORAS)
“O Plano Cruzado constitui uma imprudência que, fatalmente, levará o país ao caos econômico e às trevas.” 
Leonel Brizola, ex-governador do Rio de Janeiro, ao criticar, em março de 1986, o plano econômico lançado pelo então presidente José Sarney.
In: Guia do Estudante – Vestibular 2010. São Paulo: Editora Abril, 2009. pág. 138. 

A fala do governador Leonel Brizola opondo-se ao Plano Cruzado destoava em muito da ampla maioria da população brasileira que aderiu e acreditou nas medidas econômicas tomadas pelo governo.

a) EXPONHA e EXPLIQUE o elemento fundamental do Plano que atingiu de forma efetiva a vida cotidiana dos brasileiros e os fez acreditar na possibilidade de melhorias sociais.

b) DETERMINE o resultado do plano Cruzado.

 Resposta da questão 1:
a) O Plano Cruzado promoveu o congelamento de preços, tarifas e serviços, dentre outras medidas. A população, especialmente as donas de casa, estimulada a agir como “fiscais do Sarney” acreditou que o Plano conseguiria conter a inflação.

b) O plano teve sucesso inicialmente, mas fracassou em menos de um ano devido ao desabastecimento e à pressão por aumentos nos preços.


2. (UNESP) A respeito da Constituição de 1988, é correto afirmar que
a) o direito de promover ações de inconstitucionalidade foi retirado do Ministério Público, que se enfraqueceu.
b) o direito de voto foi assegurado a todos os brasileiros e brasileiras, a partir dos dezesseis anos, desde que alfabetizados.
c) os direitos civis foram amplamente assegurados, sendo a prática de racismo classificada como crime inafiançável.
d) o direito do poder público intervir nos sindicatos foi assegurado, aumentando o controle do Estado sobre os trabalhadores.
e) o direito à informação ampliou-se, ainda que o governo possa impor censura prévia à imprensa.



resposta:[C]

Comentário da questão
 Na nova Carta Constitucional, os direitos dos cidadãos foram ampliados, a tortura e o racismo definidos como crimes inafiançáveis.

3. (FGV)”[A Década Perdida] 1980, mas pode ser também uma década ‘expandida’, começando em 1982, com a moratória mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando mesmo antes, em 1979, quando teve início, com o catastrófico episódio da pré-fixação da correção monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão mais madura seriam os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até porque foi sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano político.”
(FRANCO, Gustavo. A década perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000)
O sofrimento no campo econômico e as frustrações no plano político a que o autor se refere são:
a) os altos índices de inflação que o país apresentava na época, o desemprego e a crise social, aliados ao fortalecimento da ditadura militar no governo João Figueiredo.
b) a sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate ao processo inflacionário, o alto índice de desemprego no período e a decepção provocada pela eleição direta de Tancredo Neves.
c) a escalada inflacionária e a recessão, gerando desemprego e crise social, o que levou o governo a adotar medidas repressivas para controlar a escalada de violência, como o fechamento do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.
d) a estagnação da economia do país, o desemprego e os altos índices inflacionários, no campo econômico, e, no plano político, as sucessivas vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas e executivas no início da década.
e) o descontrole inflacionário, os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e, no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.


Resposta da questão 3:[E]

Comentário da questão:
O texto do enunciado refere-se à época de crise e colapso do regime militar tanto no plano político como no plano econômico e este quadro crítico se estende durante os primeiros governos após o término do regime militar, especialmente na época dos governos Sarney e Collor.


4. (PITÁGORAS) Observe a imagem:

Disponível em: http://observadoressociais.blogspot.com/2009_11_01_archive.html.
Página acessada em maio de 2010.

A imagem mostra a capa de uma “edição histórica” da Revista Veja sobre o impeachment de Fernando Collor de Melo.
a) Considerando a definição histórica de “Revolução”, pode-se afirmar que a manchete da Revista é correta? JUSTIFIQUE.
b) A queda de Collor representou ao mesmo tempo uma razão para a desilusão dos brasileiros em relação à democracia e outra para o fortalecimento deste regime. JUSTIFIQUE a afirmativa.




resposta da questão 4:
a) O conceito de Revolução pressupõe uma mudança radical na estrutura social, política e econômica, o que de fato não ocorreu no país na queda de Collor. Portanto, o uso do termo na manchete não se adéqua ao significado histórico.

b) O governo Collor representou uma desilusão por ser o primeiro presidente eleito diretamente após o período de Ditadura Militar e deixa o cargo envolvido em denúncias de corrupção, através do impeachment. No entanto, apesar de toda a crise que envolveu sua saída do governo, as instituições democráticas foram respeitadas e o vice-presidente assumiu o poder como determina a lei.




5. (ENEM) 
Movimento dos Caras-Pintadas
Movimento juvenil dos Caras Pintadas

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em 17 abr. 2010 (adaptado).

O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,
A) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
B) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
C) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
D) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
E) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.



Resposta: [E]

Comentário da questão:
Após uma série de denúncias de corrupção que resultaram na formação de uma comissão parlamentar de inquérito, ganhou corpo uma forte pressão popular sobre o governo Fernando Collor (1990-92). Jovens que ficariam conhecidos como caras-pintadas tomaram as ruas de diversas cidades do Brasil, em defesa da ética e da transparência na condução dos interesses públicos.



6. (G1) Explique, por que podemos dizer que o Congresso de Viena (1815) foi uma tentativa de voltar ao Antigo Regime?


Resposta da questão 6:
Porque restabelecia na França revolucionária a volta da dinastia real dos Bourbons e garantia no resto da Europa Continental as estruturas do Antigo Regime.

7. (G1) Explique resumidamente as ideias contidas nas obras dos autores  do Socialismo Científico
Resposta da questão 7:
Luta de Classes se refere ao conflito entre possuidores e não possuidores dos meios de produção, pela manutenção ou transformação da sociedade. Assim, Marx apresenta que em toda a História existiram os dominantes e os dominados (patrícios X plebeus; senhores feudais X servos, etc.)
Mais-Valia, caracteriza a exploração do burguês sobre o trabalhador e corresponde às horas  trabalhadas, mas não pagas, pelo empregador.
Dessa forma, a mais-valia torna-se o lucro do burguês, visto que é a parte da produção que não é remunerada.

8. (Fuvest 94) "O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária".
"Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contrarrevolução".
[Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política."

Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam
a) a revolução comercial e a reforma protestante.
b) o feudalismo e o liberalismo.
c) a revolução industrial e a revolução francesa.
d) o capitalismo e a contrarreforma.
e) o socialismo e a revolução russa.

Resposta da questão 8:[C]
Comentário da questão:
A formação da classe operária de acordo com o historiador marxista, E. P. Thompson ocorre no contexto das revoluções burguesas, ou seja, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa que promovem uma série de transformações econômicas, políticas, sociais e culturais.

9. (UFRS) A onda revolucionária que abalou a Europa em 1848, também conhecida como "Primavera dos Povos", significou
a) o avanço das ideias liberais e nacionalistas, a consolidação da burguesia no poder e a entrada do proletariado industrial no cenário político.
b) a vitória das diversas correntes socialistas que fundaram, a seguir, a Comuna de Paris.
c) a expansão dos setores conservadores que restauraram o Antigo Regime na Áustria, Prússia e Rússia, afastados do poder desde o Congresso de Viena.
d) a conquista do Estado pela aliança constituída pela burguesia financeira e pelo proletariado industrial em detrimento dos setores conservadores do Antigo Regime.
e) um retrocesso que retardou, na Europa ocidental, a ascensão do liberalismo político e do nacionalismo, ideologias características das burguesias nacionais.

Resposta da questão 9:[A]

Comentário da questão:
Em 1848, a Europa foi varrida por uma nova onda de revoluções que, pela primeira vez, contaram com ativa participação política da classe operária. Nesse ano, enquanto o continente era sacudido pela 'primavera dos povos', ocorreu a publicação do Manifesto Comunista, assinalando o surgimento do socialismo científico, cujos fundadores foram Karl Marx e Friedrich Engels. A passagem do socialismo utópico para o científico representou a passagem da infância para a maturidade política do proletariado industrial.

10. (Mackenzie) "(...) agiam em grupos de cinquenta e desciam rápidos a uma aldeia após outra para destruir as máquinas de malhas, desaparecendo tão silenciosamente como tinham vindo (...)"
(Henderson, W.O. - A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL)
O texto refere-se a qual movimento operário decorrente da Revolução Industrial?
a) Socialismo
b) Ludismo
c) Reformismo
d) Cartismo
e) Liberalismo


Resposta da questão 10:[B]

Comentário da questão:
O ludismo foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial. O nome deriva de "Ned Ludd", personagem criada a fim de disseminar o ideal do movimento operário entre os trabalhadores. Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo os luditas, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, movimentos operários e duras horas de jornada de trabalho. Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".

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