Concurso Historiador 2009 (Vunesp)
21. Na Proposta Curricular para o Ensino Médio do Estado de São Paulo, consta o item “A vida na América antes da conquista europeia”. Ao fazerem um levantamento dos conceitos históricos fundamentais e das características socioculturais e materiais dos maias, astecas e incas, os alunos poderão identificar que esses povos
21. Na Proposta Curricular para o Ensino Médio do Estado de São Paulo, consta o item “A vida na América antes da conquista europeia”. Ao fazerem um levantamento dos conceitos históricos fundamentais e das características socioculturais e materiais dos maias, astecas e incas, os alunos poderão identificar que esses povos
(A) desenvolveram uma agricultura com excedentes, tinham rígidas divisões sociais e construíram grandes templos, pirâmides e cidades.
(B) articularam uma extensa rede comercial, com o uso de moedas, dividiam-se em grupos sociais fixos e baseavamse nas relações escravistas.
(C) tinham uma próspera economia manufatureira, privilegiavam os guerreiros e praticavam sacrifícios humanos a seus vários deuses.
(D) baseavam-se na agricultura do milho, viviam em sociedades igualitárias e alcançaram grande desenvolvimento científico e arquitetônico.
(E) praticavam a agropecuária em terras do Estado, dividiam a sociedade pelo critério do nascimento e fundamentavam-se no trabalho escravo.
(B) articularam uma extensa rede comercial, com o uso de moedas, dividiam-se em grupos sociais fixos e baseavamse nas relações escravistas.
(C) tinham uma próspera economia manufatureira, privilegiavam os guerreiros e praticavam sacrifícios humanos a seus vários deuses.
(D) baseavam-se na agricultura do milho, viviam em sociedades igualitárias e alcançaram grande desenvolvimento científico e arquitetônico.
(E) praticavam a agropecuária em terras do Estado, dividiam a sociedade pelo critério do nascimento e fundamentavam-se no trabalho escravo.
22. Trabalho é um conceito fundamental para a compreensão da formação e do fazer histórico da humanidade em toda a sua diversidade, indicado como um dos principais conceitos para os Ensinos Fundamental e Médio na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
Na América Colonial, o trabalho
(A) livre predominou nos núcleos da América Inglesa, enquanto na América de colonização ibérica o trabalho escravo africano fundamentou toda a economia.
(B) assalariado foi o exclusivo nas atividades urbanas, enquanto africanos e indígenas escravos constituíram a mão de obra básica da agropecuária.
(C) indígena foi explorado de diferentes formas: livre nas minas do México e Peru, escravo nas colônias inglesas e compulsório na América Portuguesa.
(D) escravo negro foi a base da agricultura e o indígena livre, da mineração em todo o continente; formas de servidão apareceram na América Inglesa.
(E) compulsório indígena predominou na mineração nas áreas espanholas, enquanto na América portuguesa o escravo negro foi a mão de obra principal.
(A) livre predominou nos núcleos da América Inglesa, enquanto na América de colonização ibérica o trabalho escravo africano fundamentou toda a economia.
(B) assalariado foi o exclusivo nas atividades urbanas, enquanto africanos e indígenas escravos constituíram a mão de obra básica da agropecuária.
(C) indígena foi explorado de diferentes formas: livre nas minas do México e Peru, escravo nas colônias inglesas e compulsório na América Portuguesa.
(D) escravo negro foi a base da agricultura e o indígena livre, da mineração em todo o continente; formas de servidão apareceram na América Inglesa.
(E) compulsório indígena predominou na mineração nas áreas espanholas, enquanto na América portuguesa o escravo negro foi a mão de obra principal.
23. A importância das imagens como recurso pedagógico tem sido destacada há mais de um século por editores e autores de livros escolares de História. (...)
“Ver as cenas históricas” era o objetivo fundamental que justificava, ou ainda justifica, a inclusão de imagens nos livros didáticos em maior número possível, significando que as ilustrações concretizam a noção altamente abstrata de tempo histórico.
(Circe Bittencourt, Livros didáticos entre textos e imagens, In O saber histórico na sala de aula)
“Ver as cenas históricas” era o objetivo fundamental que justificava, ou ainda justifica, a inclusão de imagens nos livros didáticos em maior número possível, significando que as ilustrações concretizam a noção altamente abstrata de tempo histórico.
(Circe Bittencourt, Livros didáticos entre textos e imagens, In O saber histórico na sala de aula)
(Vítor Meireles, Primeira Missa no Brasil, 1860, Museu Nacional de Belas Artes)
De acordo com as referências metodológicas para o trabalho
com imagens, ao usar essa pintura, o professor pode
I. destacar que a obra corresponde a uma idealização do passado, no qual interessava mostrar a harmonia entre portugueses e indígenas;
II. construir a aula teórica a partir da cena, considerando-a uma reprodução fiel do fato histórico para identificar as diferenças culturais entre os povos;
III. analisar o contexto histórico em que a pintura foi produzida, nela reconhecendo uma visão eurocêntrica;
IV. utilizar a imagem como mero elemento ilustrativo da aula, exaltando a integração de diferentes povos e a pacífica aceitação do cristianismo.
De acordo com as referências metodológicas para o trabalho
com imagens, ao usar essa pintura, o professor pode
I. destacar que a obra corresponde a uma idealização do passado, no qual interessava mostrar a harmonia entre portugueses e indígenas;
II. construir a aula teórica a partir da cena, considerando-a uma reprodução fiel do fato histórico para identificar as diferenças culturais entre os povos;
III. analisar o contexto histórico em que a pintura foi produzida, nela reconhecendo uma visão eurocêntrica;
IV. utilizar a imagem como mero elemento ilustrativo da aula, exaltando a integração de diferentes povos e a pacífica aceitação do cristianismo.
Estão corretas apenas as afirmações
(A) I e III.
(B) III e IV.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.
(E) II, III e IV.
(A) I e III.
(B) III e IV.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.
(E) II, III e IV.
24. No Ensino Fundamental, é relevante que os alunos reconheçam
que as sociedades indígenas no território brasileiro, em geral,
que as sociedades indígenas no território brasileiro, em geral,
(A) apresentavam grande diversidade cultural, mas forte unidade linguística, o que facilitou o contato com os portugueses.
(B) reconheciam as qualidades do indivíduo para conceder-lhe a terra, sobre a qual se exigia a prestação de trabalho.
(C) organizavam-se sob o sistema tribal, sendo a terra e o trabalho comunitários, o que os diferenciava dos europeus.
(D) estavam unidos pelo parentesco e pela obediência irrestrita a um chefe, considerado a encarnação de deus.
(E) desconheciam a metalurgia, a agricultura e a mineração, o que impediu sua escravização pelos portugueses.
(B) reconheciam as qualidades do indivíduo para conceder-lhe a terra, sobre a qual se exigia a prestação de trabalho.
(C) organizavam-se sob o sistema tribal, sendo a terra e o trabalho comunitários, o que os diferenciava dos europeus.
(D) estavam unidos pelo parentesco e pela obediência irrestrita a um chefe, considerado a encarnação de deus.
(E) desconheciam a metalurgia, a agricultura e a mineração, o que impediu sua escravização pelos portugueses.
25. Sobre os núcleos de colonização europeia na América, leia as afirmações:
I. a colonização espanhola concentrou-se, inicialmente, nas áreas de extração de ouro e prata, já a portuguesa, na região litorânea, com a produção de açúcar;
II. na América Inglesa, as colônias do Sul tinham uma economia baseada na policultura e na manufatura para o mercado interno, e nas do Norte desenvolveram-se plantations;
III. a estrutura político-administrativa da América Inglesa foi marcada por relativa autonomia, mas nos núcleos ibéricos predominou a tendência centralizadora.
I. a colonização espanhola concentrou-se, inicialmente, nas áreas de extração de ouro e prata, já a portuguesa, na região litorânea, com a produção de açúcar;
II. na América Inglesa, as colônias do Sul tinham uma economia baseada na policultura e na manufatura para o mercado interno, e nas do Norte desenvolveram-se plantations;
III. a estrutura político-administrativa da América Inglesa foi marcada por relativa autonomia, mas nos núcleos ibéricos predominou a tendência centralizadora.
Está correto o contido em
(A) I, II e III.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II e III, apenas.
(A) I, II e III.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) I e III, apenas.
(E) II e III, apenas.
26. O professor apresenta aos alunos o documento a seguir e orienta uma pesquisa a respeito do contexto da Europa, para discutir a influência dos movimentos político-sociais europeus sobre o espaço colonial americano: Jaime, pela graça de Deus, Rei da Inglaterra, Escócia, França e Irlanda, defensor da fé, etc. considerando que nossos dedicados e bem dispostos súditos (...) nos têm requerido humildemente e nós lhes concedemos nossa licença para fazerem habitação, plantação e iniciarem uma Colônia de vários representantes do nosso povo nesta parte da América, comumente denominada Virgínia (...).
(A primeira Carta da Virgínia, 1606, In Harold Syrett, Documentos
Históricos dos Estados Unidos)
(A primeira Carta da Virgínia, 1606, In Harold Syrett, Documentos
Históricos dos Estados Unidos)
É correto afirmar que o processo mencionado no documento, que prosseguiu no século XVII, relaciona-se diretamente
(A) à reação da Inglaterra ao surgimento da União Ibérica.
(B) às diferenças entre as colônias britânicas na América.
(C) aos conflitos religiosos e políticos ocorridos na Inglaterra.
(D) à Guerra dos Trinta Anos, que gerou disputas coloniais.
(E) à rivalidade franco-britânica na Guerra dos Sete Anos.
(A) à reação da Inglaterra ao surgimento da União Ibérica.
(B) às diferenças entre as colônias britânicas na América.
(C) aos conflitos religiosos e políticos ocorridos na Inglaterra.
(D) à Guerra dos Trinta Anos, que gerou disputas coloniais.
(E) à rivalidade franco-britânica na Guerra dos Sete Anos.
27. Assinale a alternativa correta
sobre as sociedades que se desenvolveram na parte da América colonizada por
Portugal e Espanha.
(A) A sociedade do Antigo Regime
foi marcada pelos privilégios de nascimento, o que influenciou a sociedade colonial
ibérica, na qual a concessão de títulos de nobreza pelos monarcas diferenciava
os senhores dos plebeus, e condicionou as sociedades latino-americanas.
(B) Na América de colonização
ibérica, criollos e homens bons eram os brancos, descendentes de
europeus, que exerciam cargos nas instituições administrativas locais, tinham
influência sobre a economia e acabaram por constituir as elites dos países
independentes.
(C) A intolerância religiosa
existente em Portugal e na Espanha, após a reativação dos Tribunais do Santo
Ofício, não repercutiu em suas colônias, onde predominou a liberdade de culto e
expressão, que se estendeu aos países recém independentes como um direito
assegurado por lei.
(D) Nas sociedades coloniais de
origem ibérica, a mestiçagem foi acompanhada por um notável processo de
integração racial dos mestiços de índio e negro, assegurando-lhes direitos
políticos e sociais no século XIX, quando se formaram os Estados nacionais sob
inspiração iluminista.
(E) As elites agrárias que
passaram a governar os países latino-americanos no século XIX estavam
vinculadas aos ideais liberais, sob influência dos movimentos europeus, e defendiam
a adoção de constituições, a extensão da cidadania aos pobres e a separação
entre a Igreja e o Estado.
28. Em linhas gerais, os processos de emancipação política do continente americano ocorreram a partir da década de 1770, estendendo-se até as primeiras décadas do século seguinte.
Comparando-se esses processos, é correto afirmar que
(A) o movimento norte-americano estimulou as demais colônias a declararem independência, sendo o modelo presidencialista e federalista de John Locke adotado nas repúblicas criadas nessa época em todos os territórios da América Latina.
(B) as colônias espanholas tiveram seu movimento de independência desencadeado pela expansão napoleônica na Europa, enquanto o Brasil não sofreu os reflexos desse contexto e a América Inglesa ainda preparava sua emancipação.
(C) a independência das colônias inglesas repercutiu em todo o continente, mas a emancipação da América Espanhola diferenciou-se das demais pela intensa participação popular e pela formação de governos democráticos.
(D) a independência política não ampliou a cidadania, pois, nos recém-formados países, a escravidão negra foi mantida e critérios censitários de participação política excluíram a maioria da população, fosse de origem inglesa ou ibérica.
(E) o enrijecimento dos princípios mercantilistas gerou as guerras pela independência em todo o continente, principalmente na América Portuguesa, levando as colônias a reagirem com a organização de milícias locais.
(A) o movimento norte-americano estimulou as demais colônias a declararem independência, sendo o modelo presidencialista e federalista de John Locke adotado nas repúblicas criadas nessa época em todos os territórios da América Latina.
(B) as colônias espanholas tiveram seu movimento de independência desencadeado pela expansão napoleônica na Europa, enquanto o Brasil não sofreu os reflexos desse contexto e a América Inglesa ainda preparava sua emancipação.
(C) a independência das colônias inglesas repercutiu em todo o continente, mas a emancipação da América Espanhola diferenciou-se das demais pela intensa participação popular e pela formação de governos democráticos.
(D) a independência política não ampliou a cidadania, pois, nos recém-formados países, a escravidão negra foi mantida e critérios censitários de participação política excluíram a maioria da população, fosse de origem inglesa ou ibérica.
(E) o enrijecimento dos princípios mercantilistas gerou as guerras pela independência em todo o continente, principalmente na América Portuguesa, levando as colônias a reagirem com a organização de milícias locais.
29.
BRASIL DESPEDAÇADO
Em uma situação de aprendizagem, o
professor apresenta esse mapa e propõe aos alunos uma reflexão: “Por que o
Brasil não ficou assim após a independência?”
Após o levantamento, a discussão
e a análise das respostas, será correto concluir que
(A) os interesses imperialistas
norte-americanos, expressos na Doutrina Monroe, impediram a fragmentação
política e a elite latifundiária brasileira apoiou a centralização política
desde o início do Império.
(B) a ação decisiva das camadas
médias urbanas, influenciadas por ideais liberais, dificultou qualquer
tentativa autonomista e a Inglaterra apoiou o processo de centralização, para
manter seus privilégios econômicos.
(C) as ideias socialistas
encontraram forte resistência por parte dos brasileiros, que repudiavam a
fragmentação política, e a aristocracia rural implantou um modelo centralista
inspirado no Império Britânico.
(D) as tentativas de separação
regional, apoiadas pelo governo sediado no Rio de Janeiro, foram vencidas e as
diferenças econômicas e políticas derivadas da colonização facilitaram a
imposição do centralismo.
(E) a modernização implementada
pela Corte portuguesa conferiu à nossa independência um caráter singular, com a
manutenção da unidade territorial, e as revoltas separatistas foram reprimidas
pelo governo central.
30. Uma das questões centrais do período da História do Brasil, conhecido como Populismo (1946-1964), foi a política desenvolvimentista.
Ao trabalhá-la com os alunos, o professor deve identificar as propostas orientadoras do desenvolvimentismo, que se caracterizaram, principalmente,
(A) pela intervenção estatal e pela defesa intransigente do nacionalismo econômico, como ocorreu no governo Dutra e no governo Vargas, quando foi criada a Petrobras.
(B) pela ampliação do setor de infraestrutura e pela combinação entre o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento nacional.
(C) pela estabilização da economia e pelo rompimento, durante o governo Jânio Quadros, com as diretrizes do Fundo Monetário Internacional, consideradas imperialistas.
(D) pelo liberalismo econômico e por uma política de contenção dos gastos públicos, que se mostrou eficaz no combate à inflação, cujo índice médio anual não ultrapassou 10%.
(E) pelo expressivo aumento da dívida externa e pela oposição entre o modelo nacionalista de Juscelino Kubitschek e o chamado entreguismo de João Goulart.
(A) pela intervenção estatal e pela defesa intransigente do nacionalismo econômico, como ocorreu no governo Dutra e no governo Vargas, quando foi criada a Petrobras.
(B) pela ampliação do setor de infraestrutura e pela combinação entre o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento nacional.
(C) pela estabilização da economia e pelo rompimento, durante o governo Jânio Quadros, com as diretrizes do Fundo Monetário Internacional, consideradas imperialistas.
(D) pelo liberalismo econômico e por uma política de contenção dos gastos públicos, que se mostrou eficaz no combate à inflação, cujo índice médio anual não ultrapassou 10%.
(E) pelo expressivo aumento da dívida externa e pela oposição entre o modelo nacionalista de Juscelino Kubitschek e o chamado entreguismo de João Goulart.
GABARITO
21 - A
22 - E
23 - A
24 - C
25 - D
26 - C
27 - B
28 - D
29 - E
30 - B
22 - E
23 - A
24 - C
25 - D
26 - C
27 - B
28 - D
29 - E
30 - B
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