quarta-feira, 1 de maio de 2013

Concurso Historiador 2009 (Vunesp)

 Concurso Historiador 2009 (Vunesp) 
 
31. [Há uma] grande modificação do equilíbrio demográfico e geoeconômico do país no curso da segunda metade do século [XIX]. Este fato já foi assinalado quando se estudou o desenvolvimento das regiões cafeicultoras do Centro-Sul (...) e a decadência do Nordeste. Do empobrecimento deste último setor, densamente povoado desde a colônia, vão resultar correntes demográficas fortes e constantes que dali se dirigem em demanda de regiões com melhores perspectivas.
Este movimento de populações tornar-se-á particularmente ativo depois da grande seca de 1877-80, que despovoará o interior nordestino do Ceará até a Bahia.
                             
(Caio Prado Júnior, História econômica do Brasil)
O mais importante polo de atração dessa migração nordestina foi
(A) o vale amazônico, em função da extração da borracha.
(B) o Triângulo Mineiro, com o desenvolvimento da pecuária.
(C) a cidade do Recife, maior centro industrial do Brasil.
(D) o Maranhão, com o auge da produção de cacau.
(E) a zona de Goiás e Mato Grosso, devido à mineração aurífera.
 



32. Itália bela, mostre-se gentil
e os filhos não a abandonarão
senão vamos todos para o Brasil,
e não se lembrarão de retornar.
Aqui mesmo ter-se-ia no que trabalhar
Sem ser preciso para a América emigrar.
O século presente já nos deixa.
o mil e novecentos se aproxima.
A fome está estampada em nossa cara
e para curá-la remédio não há
A todo momento se ouve dizer:
eu vou lá, onde existe a colheita do café.
(Canção Italia bella, mostrati gentile. Em Zuleika M. F. Alvim. Brava gente!)
 
A partir dessa canção, originária da Itália do fim do século XIX, é correto concluir que
(A) a grande imigração italiana para o Brasil se deu, essencialmente, em meados do século XIX e está associada a questões religiosas, pois a criação do Estado do Vaticano gerou práticas de intolerância contra os não católicos.
(B) o processo imigratório de várias regiões italianas para o Brasil deve ser compreendido dentro de toda a sua complexidade, na qual é necessário que se avalie o espaço de origem como expulsor e o de destino como atraente.
(C) a maior parte dos imigrantes italianos era originária do sul da Itália, em função do forte desenvolvimento econômico, de base industrial, que produziu um forte êxodo rural e o consequente desemprego estrutural.
(D) não interessava ao governo italiano a saída da mão de obra em massa, porém a emigração para o Brasil foi facilitada pelo fácil acesso à pequena e média propriedade rural, o que não ocorria na Itália.
(E) com o processo de unificação nacional na Itália, as diversidades
regionais foram eliminadas e a pobreza dos camponeses foi superada com o incentivo do Estado à imigração para o Brasil.



 33. O processo de independência (...) teve originalmente caráter econômico, político e social. Surgiu das contradições sociais existentes na colônia, mas não foi unicamente uma rebelião de escravos nem apenas o resultado da luta dos mulatos para conquistar a igualdade anunciada na Revolução Francesa. Foi um amplo movimento em que a força decisiva estava nas massas dirigidas pela elite mulata e pelos elementos revolucionários da classe de escravos, com o objetivo de estabelecer uma nova ordem econômica sob controle democrático. Representou um golpe definitivo no modo de produção escravista implantado na era colonial, apesar do caráter contraditório dos primeiros tempos da nova república, em que, ao lado das sobrevivências escravistas, instalava-se um capitalismo dependente.
             (Rubim Aquino et alii, História das Sociedades Americanas)
 
O fragmento refere-se
(A) a Cuba.
(B) a Porto Rico.
(C) ao Haiti.
(D) a Honduras.
(E) a Costa Rica.
 

34. (...) Em 1820, a Europa, mais uma vez aberta às livres importações da ilha, adquiriu 128 milhões de jardas de tecidos de algodão britânicos; a América, fora os EUA, a África e a Ásia adquiriram 80 milhões; mas por volta de 1840, a Europa adquiriu 200 milhões de jardas, enquanto as áreas “subdesenvolvidas” adquiriram 529 milhões.
Pois dentro destas áreas a indústria britânica tinha estabelecido um monopólio por meio de guerras, revoluções locais e de seu próprio domínio imperial.
(Eric Hobsbawm, A Era das revoluções)
Nesse contexto, pode-se afirmar que um dos efeitos da revolução
industrial inglesa foi
(A) o desenvolvimento e a transferência de tecnologia industrial para as regiões mais pobres da África e da América, desde o início do século XIX.
(B) um retrocesso na organização da agricultura inglesa, a partir da anulação dos cercamentos e do restabelecimento das propriedades coletivas.
(C) a excessiva e rápida concentração de capitais no campo, associada a uma desorganização dos espaços coloniais ingleses na Ásia e na África.
(D) a progressiva dependência britânica da tecnologia francesa de produção de tecidos de algodão mais refinados, a partir de teares mecânicos.
(E) a desorganização da indústria de tecidos da Índia, que passou de região exportadora de tecidos para importadora desse tipo de mercadoria.
 



35. A repercussão, no Brasil, dos acontecimentos políticos da Europa de fins do século XVIII e começo do seguinte, se por um lado acelerou a evolução política do país, por outro contribuiu para prolongar a etapa de dificuldades econômicas que se iniciara com a decadência do ouro.
                                (Celso Furtado, Formação econômica do Brasil)
 
A presença da Corte portuguesa no Brasil “contribuiu para prolongar a etapa de dificuldades econômicas” do Brasil, pois
(A) os banqueiros ingleses destinaram vultosos empréstimos à administração portuguesa no Brasil, para modernizar alguns espaços urbanos – como o Rio de Janeiro e Recife –, com projetos de iluminação pública e abastecimento de água.
(B) os britânicos exigiram que os lusos abrissem mão do controle de áreas fornecedoras de escravos na África, que passaram para o domínio de comerciantes ingleses, para continuar apoiando Portugal contra o avanço militar das tropas napoleônicas.
(C) uma série de empréstimos de bancos públicos da Inglaterra foram feitos ao Brasil com o intuito de financiar a expansão territorial praticada pelo príncipe-regente Dom João, o que permitiu a conquista da Província Cisplatina e parte do Mato Grosso.
(D) os interesses econômicos ingleses foram concretizados, por meio dos Tratados de 1810, que ofereceram tarifas alfandegárias privilegiadas à Grã-Bretanha, trazendo prejuízos às finanças e ao desenvolvimento da manufatura no Brasil.
(E) a burguesia industrial britânica exigiu que a importação de mercadorias primárias brasileiras – especialmente café, borracha e tabaco – ficasse vinculada à renúncia da produção brasileira de manufaturas que concorressem com as da Grã-Bretanha.


 36. O primeiro ministro do Trabalho, nomeado quando da criação do ministério, foi Lindolfo Collor. (…) Pelo Decreto n° 19.770, foi estabelecida a Lei de Sindicalização. A nova lei tinha como objetivo geral fazer com que as organizações sindicais de empresários e trabalhadores se voltassem para a sua função precípua de órgãos de colaboração do Estado. A intenção, portanto, era colocar em prática um modelo sindical baseado no ideário do corporativismo.
(www.cpdoc.fgv.br, acessado em 09.11.09)
 
Assinale a alternativa que apresente corretamente o conceito de corporativismo.
(A) Doutrina defensora da organização social baseada na representação de empresários e trabalhadores, com a arbitragem do Estado, para conciliar os interesses do capital e do trabalho, neutralizando a luta de classes.
(B) Filosofia que privilegia a ação do Estado no sentido da planificação econômica, visando uma reprodução mais justa do capital produtivo e da elaboração de legislação de apoio ao trabalho.
(C) Conjunto de princípios, elaborados pelo Estado, representante dos interesses do grande capital, em detrimento dos interesses trabalhistas, uma vez que se privilegia o desenvolvimento econômico e não o social.
(D) Concepção política que se fundamenta na importância dos sindicatos como base das relações entre capital e trabalho, gerando as condições necessárias para a organização de uma futura sociedade socialista.
(E) Ideologia que aponta para uma concepção de sociedade mais igualitária, em que as diferenças socioeconômicas são superadas pela ação disciplinadora do Estado e das associações de auxílio mútuo.
 



37. Dominada a Revolução Constitucionalista, no final do ano de 1932 e começo de 1933, a campanha eleitoral para a Assembleia Nacional Constituinte tomou conta do país. As forças políticas se reorganizaram para aquela que seria a primeira eleição desde a vitória da Revolução de 1930. Novos procedimentos haviam sido introduzidos pelo Código Eleitoral de 1932: o voto secreto, o voto feminino – pela primeira vez na história brasileira – e a Justiça Eleitoral, encarregada de organizar e supervisionar a eleição política. O Código previa ainda a formação de uma bancada classista (...)
(www.cpdoc.fgv.br, acessado em 09.11.09)
 
A bancada classista referia-se
(A) ao conjunto de representantes das entidades empresariais ligadas aos proprietários fundiários.
(B) aos dirigentes das associações de ajuda mútua, escolhidos pelo Ministério do Trabalho.
(C) aos representantes eleitos nos sindicatos – de trabalhadores e empresários – legalizados pelo Ministério do Trabalho.
(D) à delegação de dois representantes escolhidos em cada uma das Assembleias Legislativas estaduais.
(E) ao grupo de magistrados e juristas, representantes dos estados brasileiros e referendados pelo Ministério da Justiça.
 



38. Naquele dia 11 de setembro de 1973, o Chile via assim substituir o máximo de democracia que havia conseguido estabelecer em sua história, pelo regime mais cruel que havia conhecido. 
 [Emir Sader, Chile (1818-1990)]
O sucesso no golpe desferido contra o governo de Salvador Allende pode ser atribuído
(A) à inabilidade das autoridades chilenas em termos econômicos, pois a atividade produtiva foi paralisada diante de um processo de privatizações dos serviços públicos.
(B) à interferência desse governo em assuntos internos de nações da América do Sul, inclusive com a declaração de apoio a governos autoritários.
(C) à radical conversão do Chile à economia de mercado, que gerou a desorganização das atividades industriais e o consequente desemprego em massa.
(D) a uma ampla aliança com a participação das Forças Armadas, do Partido Democrata Cristão e do movimento Patria y Liberdad, apoiada pelo governo dos Estados Unidos.
(E) aos movimentos revolucionários chilenos, em aliança com o Partido Socialista e as principais lideranças sindicais do campo e das cidades.


 
39. Pode ser apontado como reflexo da Guerra Fria no Brasil, durante o governo Dutra (1946-51),
(A) a postura de afastamento do Brasil da influência norteamericana e soviética e a decorrente identificação com o chamado Terceiro Mundo.
(B) a cassação do registro do Partido Comunista e a consequente perda de mandatos de todos os parlamentares comunistas eleitos.
(C) a concretização de um tratado de transferência tecnológica com os Estados Unidos, que permitiu a criação da Petrobras.
(D) o importante apoio diplomático do governo brasileiro à vitoriosa Revolução Comunista Chinesa, liderada por Mao Tsé Tung.
(E) a aproximação diplomática e cultural com a União Soviética e a ampliação das práticas de nacionalismo econômico. 



 40. A chamada Operação Condor constituiu-se numa
(A) organização secreta, nascida após Revolução Cubana, que patrocinava ações revolucionárias nas denominadas nações subdesenvolvidas, em especial na América Latina, e que contou com o apoio estratégico da União Soviética.
(B) instituição político-militar, estabelecida no Brasil no final dos anos 1960, que congregava países sul-americanos interessados no combate aos grupos paramilitares de extrema direita, que inviabilizavam o retorno à normalidade democrática.
(C) organização ilegal, criada nos anos 1960 e dirigida pela CIA, que tinha como objetivo desestabilizar regimes democráticos e populares da América Latina, criando um clima favorável à intervenção das forças armadas nesses países.
(D) organização supranacional, criada e dirigida pelos Estados Unidos durante a presidência de Jimmy Carter, que lutava para desmantelar as estruturas autoritárias presentes em grande parte dos países da América do Sul.
(E) conexão anticomunista, criada nos anos 1970, entre as polícias políticas de nações da América do Sul sob a vigência de regimes autoritários – como Argentina, Brasil, Chile e Uruguai – que perseguiu os seus opositores.
 
GABARITO


31 - A
32 - B
33 - C
34 - E
35 - D
36 - A
37 - C
38 - D
39 - B
40 - E





Nenhum comentário:

Postar um comentário