Confira a correção da prova de recuperação de História do Segundo Ano 1º Bimestre- 2013
1. (Enem)
(...) Depois de longas
investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de
planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além
dos planetas principais, há outros de
segunda ordem que circulam
primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor
do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se
quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas
duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns
homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar
alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os
seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por
matemáticos.
(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus
orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática
sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre
a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma
regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências
produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar
verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo
da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em
ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar
a Deus.
c) a limitação da ciência pelos
princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e
da observação.
e) o princípio da autoridade e da
tradição.
resposta:[D]
O uso da razão (racionalismo) foi
uma das características do Renascimento Cultural. A questão utiliza comentários
de dois grandes representantes deste período – o astrônomo Nicolau Copérnico e
o artista e “faz-tudo” Leonardo Da Vinci. Ambos utilizaram a capacidade de
observação em suas obras.
2. (FEI) As principais
características do Renascimento foram:
a) teocentrismo, realismo e
intensa espiritualidade;
b) romantismo, espírito crítico
em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas;
c) ausência de perspectiva e
adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores
espirituais;
d) uso de temas ecológicos
evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos
de personalidades da época.
e) antropocentrismo, humanismo e
inspiração greco-romana.
resposta:[E]
3. (G1) Em substituição aos
valores dominantes da Idade Média, a mentalidade moderna formulou novos
princípios, exceto:
a) Humanismo
b) Antropocentrismo
c) Racionalismo
d) Individualismo
e) Teocentrismo
resposta: [E]
4. (G1) O renascimento
caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas
também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que
influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:
a) Desenvolvimento dos metais
b) O uso da roda
c) Desenvolvimento da agricultura
moderna
d) Aumento na produção
agropecuária.
e) Desenvolvimento da imprensa.
resposta: [E]
5. (UEL) O Renascimento, amplo
movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica
por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é
correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista
reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos
intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do
catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a
ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de
identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias
absolutas.
d) o humanismo pregou a
determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a
capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e
interesse.
e) os estudiosos do período
buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a
natureza e o ser humano.
resposta:[E]
6. (Mackenzie) O Rei Henrique
VIII, aclamado defensor da fé pela Igreja Católica, rompeu com o Papa Clemente
VII em 1534, por:
a) opor-se ao Ato de Supremacia
que submetia a Igreja Anglicana à autoridade do Papa.
b) rever todos os dogmas da
Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade do sagrado matrimônio, através
do Ato dos Seis Artigos.
c) aceitar as 95 teses de
Martinho Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja Católica.
d) ambicionar assumir as terras e
as riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência na Inglaterra.
e) defender que o trabalho e a
acumulação de capital são manifestações da predestinação à salvação eterna como
professava Santo Agostinho.
resposta:[D]
7. (Cesgranrio) No contexto dos
diversos conflitos religiosos que eclodiram na Europa, ao longo do século XVI, identificamos
a convocação pela Igreja Católica, a partir de 1545, do Concílio de Trento. Dentre
suas determinações, destacamos corretamente o (a):
a) reconhecimento da autoridade
política e teológica da Igreja anglicana frente ao papado, encerrando os
conflitos provocados na Inglaterra devido à luta de Henrique VIII contra o
Vaticano.
b) fim do clero regular como
solução para conter os abusos cometidos pela Igreja, tais como a venda de
indulgências e sacramentos.
c) oficialização da doutrina
calvinista que admitia o lucro comercial como uma dádiva divina e não mais como
um pecado usurário, como um novo dogma católico.
d) submissão da Igreja católica
aos Estados imperiais laicos e a validade da livre interpretação da Bíblia.
e) reafirmação da hierarquia
eclesiástica católica e a reativação do tribunal do Santo Ofício da Inquisição.
resposta:[E]
8. (Fgv) Foram elementos da
Reforma Católica no século XVI:
a) A tradução da Bíblia para as
diversas línguas nacionais, a defesa do princípio da infalibilidade da Igreja e
a proibição do casamento dos clérigos.
b) A afirmação da doutrina da
predestinação, a condenação das indulgências como instrumento para a salvação e
a manutenção do celibato dos clérigos.
c) A manutenção do latim como
língua litúrgica, a reafirmação do livre-arbítrio e a eliminação do batismo
como um dos sacramentos.
d) A tradução da Bíblia para as
diversas línguas nacionais, a abolição da confissão e a crítica ao culto das
imagens.
e) A manutenção do latim como
língua litúrgica, o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício e a criação da
Companhia de Jesus.
9. (Fuvest) "Depois que a
Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem, ou melhor, todo rapaz e toda
rapariga, capaz de ler o inglês, convenceram-se de que falavam com Deus
onipotente e que entendiam o que Ele dizia".
Esse comentário de Thomas Hobbes (1588-1679)
a) ironiza uma das consequências
da Reforma, que levou ao livre exame da Bíblia e à alfabetização dos fiéis.
b) alude à atitude do papado, o
qual, por causa da Reforma, instou os leigos a que não deixassem de ler a
Bíblia.
c) elogia a decisão dos reis
Carlos I e Jaime I, ao permitir que seus súditos escolhessem entre as várias
igrejas.
d) ressalta o papel positivo da
liberdade religiosa para o fortalecimento do absolutismo monárquico.
e) critica a diminuição da
religiosidade, resultante do incentivo à leitura da Bíblia pelas igrejas
protestantes.
resposta:[A]
10. (Uel) Dentre os fatores que
contribuíram para a difusão do Movimento Reformista Protestante, no início do
século XVI, destaca-se
a) o cerceamento da liberdade de
crítica provocado pelo Renascimento Cultural.
b) o declínio do particularismo
urbano que veio a favorecer o aparecimento das Universidades.
c) o abuso político cometido pela
Companhia de Jesus.
d) o conflito político observado
tanto na Alemanha como na França.
e) a inadequação das teorias
religiosas católicas para com o progresso do capitalismo comercial.
resposta:[E]
resposta:[E]
11. (Unirio) "Deus chama
cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O
comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o
trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando
de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."
(João Calvino. In: Mousnier, Roland.
História Geral das Civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da
civilização europeia. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1.)
A opção que correlaciona a
citação acima com o contexto da reforma protestante, no século XVI, que pregava
mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica é o
a) calvinismo, a condenação da
doutrina da predestinação absoluta formulada pelo pensamento tomista medieval.
b) anglicanismo, a supressão do
clero e dos sacramentos na vida religiosa como forma de enfraquecimento do
papado.
c) luteranismo e no calvinismo, a
pregação teológica de submissão do Estado à Igreja reformada.
d) luteranismo, a defesa do
princípio da salvação do homem pela fé sem a necessidade de intermediação da
Igreja e da realização de obras pias.
e) anglicanismo e no luteranismo,
a substituição do latim pelo alemão nos cultos religiosos.
resposta:[D]
resposta:[D]
12. (Pucsp) A doutrina calvinista
estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada ao
trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação. Esse código de conduta
levou alguns autores a considerar esses princípios do calvinismo como fatores
que favoreceriam o processo de acumulação capitalista. Dentro dessa doutrina, apoiada
numa interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a
esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus resultados
visíveis - o sucesso material - dariam ao eleito a confirmação do estado de
graça.
Esse código de conduta
fundamentava-se no princípio doutrinário que pregava
a) a justificação pela fé, ou
seja, a fé como meio de obtenção da graça e da salvação.
b) a predestinação à salvação, ou
seja, a ideia de que alguns já nascem escolhidos por Deus para serem salvos, estado
impossível de ser modificado, passível, apenas, de ser reconhecido pelos "sinais"
presentes na vida dos "eleitos".
c) a salvação pelas obras, ou
seja, a redenção por um ato voluntário do indivíduo, que deveria cumprir os
mandamentos divinos, praticar a caridade, intensificar orações e peregrinações.
d) a vocação missionária e a
opção pelos pobres, ou seja, a missão de pregar o evangelho e difundir a
doutrina especialmente entre aqueles que se achavam destituídos das riquezas
terrenas.
e) a valorização do ascetismo, a flagelação
do corpo e a negação da posse de riquezas materiais como meios de alcançar a
graça divina, afastando da mente e da alma aquilo que seria considerado "tentação
da carne".
resposta:[B]
resposta:[B]
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