quarta-feira, 1 de maio de 2013

Concurso Historiador 2009 (Vunesp)

Concurso Historiador 2009 (Vunesp)


51. Para o historiador Marcos Napolitano (Em: C. Pinsky. Novos temas nas aulas de História), desde os anos 1960, ao menos, a cultura massificada, os meios de comunicações e a indústria cultural são os principais pólos de difusão de valores e ideologias. Obviamente, tal como a escola, são espaços perpassados por contradições, pois, ainda que visem a reprodução do “sistema” de valores dominantes e dos interesses das grandes corporações capitalistas (...), podem contribuir para o debate, para a emergência de valores alternativos, para a disseminação de informações nem sempre controláveis
(...).
 
Para ilustrar o exposto, seguem os seguintes textos e imagens:
I.

(www.sarauxyz.blogspot.com)
II. A mão que toca um violão
Se for preciso faz a guerra
Mata o mundo, fere a terra
A voz que canta uma canção
Se for preciso canta um hino
Louva a morte
Viola em noite enluarada
No sertão, é como espada 
 Esperança de vingança
(trecho de Viola Enluarada – Música de Marcos e Paulo Sérgio Valle – 1967)
 
III. Sinopse do filme Pra frente Brasil:
Em 1970, o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e desaparece.
(www.interfilmes.com)
 

IV. Foto de Guinaldo Nikolaevscky, 1979
(www.rodrigostoledo.com)
 
Partindo-se da análise de Marcos Napolitano, para abordar os movimentos de resistência à ditadura no Brasil, está correto tratar como documento histórico o material contido em
(A) IV, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) III e IV, apenas.
(D) I, II e III, apenas.
(E) I, II, III e IV.

 
52. Graças à cooperação da mão, dos órgãos da linguagem e do cérebro, não só em cada indivíduo, mas na sociedade como um todo, os homens foram se desenvolvendo cada vez mais, tornando-se capazes de executar operações complexas e alcançar objetivos mais elevados. O próprio trabalho foi se diversificando, aperfeiçoando-se a cada geração, e estendendo-se a novas atividades. A agricultura surgiu como alternativas para a caça e pesca; e mais tarde a fiação e a tecelagem, a manipulação de metais, a olaria e a navegação. Concomitantemente ao comércio e aos ofícios (hoje profissões) apareceram as artes e a ciência; das tribos saíram as nações e os Estados.
(F. Engels, Dialética da Natureza)
 
O autor identifica o desenvolvimento da espécie humana por meio
(A) do surgimento da agricultura, que tirou o homem do nomadismo, possibilitando o desenvolvimento das mãos e depois do cérebro.
(B) do desenvolvimento do tamanho do cérebro nos antropoides, ocasionado pelas mudanças geoclimáticas.
(C) da diversidade de alternativas de sobrevivência, aprimorando
o cérebro de alguns homens, capacitando-os para a formação de sociedades biologicamente evoluídas.
(D) da capacidade de adquirir e desenvolver cultura e dos dotes físicos e mentais adquiridos no decorrer de sua evolução biológica.
(E) da formação das nações e dos Estados, que proporcionou a evolução humana mental e biológica, concomitantemente.
 

53. A relação existente entre a Revolução Agrícola e a formação das tribos e das primeiras civilizações pode ser explicada pelo
I. início da sedentarização do homem, no período Neolítico;
II. fato de a mulher ser biologicamente inferior ao homem, o que levou as comunidades naturalmente à divisão sexual de trabalho na sociedade neolítica;
III. aumento populacional e pelo excedente da produção agropecuária;
IV. trabalho em conjunto, trocando conhecimentos e gerando tecnologias para trabalhar o solo, formando as cidades;
V. processo de formação de uma liderança com poder teocrático,
capaz de controlar a população política, econômica e socialmente.
Estão corretas as afirmativas
(A) I, II, III e IV, apenas.
(B) I, III, IV e V, apenas.
(C) II, III, IV e V, apenas.
(D) II, III e V, apenas.
(E) I, II, III, IV e V.
 

54. Observe as figuras.

 
Fig. 1: Moinho – Id. Média – Anônimo

 
Fig. 2: As Fiandeiras – Velásquez
A diversificação do trabalho fez com que o uso da mão de obra infantil se tornasse um hábito ao longo da história. Podese problematizar as permanências e as transformações sobre o trabalho feminino infantil por meio da noção de tempo histórico de
(A) curta duração, sendo as meninas levadas ao trabalho por questões econômicas e sociais imediatas.
(B) longa duração, por estar inserido nos comportamentos coletivos mais enraizados e em crenças religiosas e ideológicas.
(C) média duração, pois está inserido na conjuntura dos processos revolucionários significativos como o Renascimento Comercial e Urbano, da Revolução Industrial.
(D) longa duração, marcado pela divisão sexual do trabalho familiar e doméstico, do crescimento da população feminina nos períodos de guerra e de epidemias nas sociedades ocidentais.
(E) breve duração, por estar inserido em processos de flutuações econômicas e sociais bem definidas, como o Renascimento Comercial e Urbano, a Revolução Industrial.

As questões de números 55 e 56 estão relacionadas à ilustração
seguinte.
 
55. Ao analisar a pirâmide social do Egito Antigo, pode-se justificar
a posição ocupada pelo faraó pelo fato de ele
I. representar em terra um dos deuses do panteão egípcio e ter apenas um poder metafórico;
II. não ser arrendatário de um deus, mas exatamente o próprio
deus;
III. manter o domínio de todas as regiões do Egito;
IV. ser imortalizado por ritos mágicos que garantiam a fecundidade
dos rebanhos e do solo;
V. subir ao trono por meio dos votos concedidos pelo vizir, sacerdotes, nobres, engenheiros e escribas, representantes dos estratos sociais detentores das leis.
São corretas apenas as afirmativas
(A) I e III.
(B) I, III e V.
(C) II, III e IV.
(D) II e IV.
(E) II e V.
 
56. Os escribas aparecem em um estrato social acima dos artesãos e dois acima dos soldados, operários e camponeses; assim, tanto nas civilizações da Mesopotâmia como na do Egito Antigo, pode-se identificar a importância da escrita por ser
(A) um acordo de significados atribuídos aos símbolos pela sociedade que deles se utilizava, podendo transmiti-los de uma geração para as outras, sem interpretações diversificadas das leis e dos conhecimentos, como ocorria por meio da transmissão oral.
(B) comum a todos os segmentos sociais, servindo como parâmetro para a participação política direta nas assembléias e representando também a orientação divina aos profetas que a sacramentaram em textos sagrados.
(C) desenvolvida por meio da prática do comércio entre as duas civilizações, caracterizada por vinte e dois símbolos tradicionais, convertidos em diagramas formadores do alfabeto, difundido no ocidente pelos gregos
(D) oriunda de sociedades com economia agropastoril e comercial, que necessitavam de uma forma de comunicação formal e comum para expandirem seus mercados consumidores.
(E) constituída de signos indoeuropeus, trazidos pelos movimentos populacionais inerentes ao aumento populacional provocado pela Revolução Agrícola, há dez mil anos antes de Cristo.
 
57. No processo de formação da cidade-estado de Atenas e do Direito Romano, as primeiras leis escritas em cada sociedade foram, respectivamente,
(A) a elaborada pelo legislador Drácon, que estabeleceu normas comuns para todos os cidadãos e a Lei das Doze Tábuas, concedendo igualdade jurídica aos plebeus.
(B) as reformas de Sólon, que introduziu um sistema censitário, e a Lei Canuleia, que autorizou o casamento entre patrícios e plebeus.
(C) as reformas de Psístrato, que instituiu um sistema de empréstimos para os pequenos agricultores e a Lei Licínia, que garantiu aos plebeus o direito de eleger representantes para as magistraturas.
(D) as reformas de Clístenes, que inauguraram o regime democrático, e a Lei Agrária de Tibério Graco, autorizando a distribuição de terras para os desempregados.
(E) a restrição à cidadania feita por Péricles, que ficou possível apenas aos filhos de pai e mãe atenienses, e a reforma agrária de Caio Graco, que contou com o apoio dos cavaleiros, por meio de uma lei judiciária que aumentou a participação destes no Estado.

 
Considere o texto a seguir, para responder à questão de número 58.
A agricultura nasceu de maneira simultânea em diferentes áreas do planeta. Alguns estudiosos acreditam que a escassez de animais e vegetais contribuiu para buscarmos fontes alternativas de alimento. Talvez uma alteração climática tenha escasseado a caça e coleta. (...) O fato é que desenvolvemos a agricultura e, assim, conhecemos o lado agressivo de novos microrganismos.
(...) Uma nova história infecciosa iniciou-se há cerca de dez mil anos. Surgiram epidemias de malárias transmitidas pela picada de mosquitos. (...) Desmatamos o meio para criarmos áreas agrícolas e de moradia. Construímos canais de irrigação para nutrirmos os solos plantados. Erguemos represas para acúmulo de água necessária e controlarmos seu fornecimento. Essas áreas alagadas eram propícias para que os mosquitos depositassem seus ovos.
Assim, o número de mosquitos aumentou e eles passaram a preferir o sangue humano em vez dos animais no interior das matas.
(Stefan Cunha Ujvari, A História da Humanidade Contada pelos Vírus. Adaptado)
 

58. O texto sugere ao professor um tema de trabalho, que oferece,
(A) uma proposta de estudo factual da história, explicitada por meio de acontecimentos que marcaram o deslocamento humano pelo mundo, concomitante ao nascimento das primeiras civilizações há cerca de dez mil anos atrás.
(B) as trilhas dos primeiros humanos pela Ásia em busca de caça e coleta, as causas naturais do nascimento das primeiras civilizações e do surgimento da malária, que até hoje aflige os países desenvolvidos do planeta.
(C) o deslocamento dos antepassados do Homo sapiens pelo mundo atrás de terras cultivada ao redor de lagos, rios e represas, dando origem às cidades e à consequente gênese do plasmódium falciparum.
(D) um modelo de estudo de História Integrada, apontando para os antepassados humanos, infectados pela malária africana que, ao se deslocarem por outros continentes em busca de melhores condições de vida, acabaram disseminando a doença pelo planeta.
(E) uma proposta científica e interdisciplinar dos movimentos populacionais na pré-história, suas transformações ambientais com os avanços tecnológicos e as possíveis causas de doenças e epidemias fatais.
 

Observe as figuras e leia o texto para responder às questões de números 59 e 60.
 
(www.botecoliterario.wordpress.com)
 
(www.sites.google/home/amulher)
Os homens e as mulheres não são iguais
No Afeganistão, Hamid Karzai fez aprovar uma lei que permite, aos homens casados, submeterem as mulheres à fome se estas, por qualquer capricho, se recusarem a ter relações sexuais (com os ditos maridos).
(www.sites.google.com/.../home/amulher. Postado: out. de 2009)

 
59. Considerando a utilização das figuras e do texto para iniciar em sala de aula uma reflexão acerca das permanências e mudanças das diferenças entre homens e mulheres quanto ao direito de liberdade de expressão, dos desejos e do corpo, avalie as seguintes possibilidades de análise.
I. A primeira figura pertence à arte no período do Renascimento europeu, representando uma mulher da sociedade italiana, cuja sensualidade está retratada nas expressões faciais.
II. A segunda figura representa uma releitura da primeira, reforçando a crença medieval de que o rosto feminino pode expressar a vontade do diabo.
III. O texto aborda a temática da segunda figura, argumentando os avanços sociais e jurídicos da mulher afegã, dentro dos princípios da democracia constitucional.
IV. A temática do texto refere-se a uma sociedade marcada pela crença de que a mulher é inferior ao homem por princípios religiosos e ideológicos.
As afirmativas corretas são, apenas
(A) I, II e III.
(B) I, II e IV.
(C) I, III e IV.
(D) II, III e IV.
(E) III e IV.
 

60. O Heliocentrismo, de Nicolau Copérnico e a obra O Príncipe de Maquiavel, são fundamentais para o estudo cultural da
(A) mentalidade medieval, da ética protestante e do espírito capitalista, presentes na expansão marítima ibérica e na formação do Absolutismo italiano.
(B) divisão do mundo feita no Tratado de Tordesilhas e da progressão aritmética da produção alimentícia e geométrica da densidade demográfica na Terra.
(C) superioridade científica das cidades-estados italianas durante o processo da expansão marítima, do desenvolvimento do metalismo e do liberalismo absolutista.
(D) órbita elíptica das estrelas do modelo ptolomaico, que influenciou a expansão marítima européia, e do princípio da circulação do sangue nas artérias.
(E) expansão ultramarina superando a visão medieval e católica de mundo e da formação do Absolutismo, com base na identificação física entre o rei e o Estado.




GABARITO


51 - E

52 - D

53 - B

54 - B

55 - C

56 - A

57 - A

58 - E

59 - B

60 - E


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