segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Confira a correção do TP ( A América Espanhola)



 Correção do Trabalho Produtivo de História
Segundo Ano AB



1. (Unicamp) Uma vez terminada a Reconquista, o ímpeto espanhol encontrou na colonização americana o campo amplo onde aplicar sua energia; e nas cidades regulares do fim da Idade Média, como Granada, estava o esboço da grande tarefa urbanística, que encheu um continente de cidades traçadas com rigor geométrico muito superior ao da metrópole.
(Adaptado de Fernando Chueca Goitia, Breve História do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presença, 1982, p. 99).
a) Segundo o texto, qual foi a grande tarefa urbanística hispano-americana?

b) Explique o que foi a Reconquista.
 
c) Indique duas edificações que caracterizavam a colonização ibérica no Novo Mundo.


resposta:

a) Para responder esta questão, o candidato poderia utilizar parte do enunciado, observando que a tarefa urbanística foi formar cidades com rigor geométrico, em geral mais elaborado que na metrópole.
b) Para definição de Reconquista, poderia mencionar que esta é a denominação de uma guerra ocorrida na Península Ibérica entre os séculos XI e XV, na qual se enfrentaram  reinos cristãos e muçulmanos, ou árabes, motivada pela disputa do domínio territorial da Península e também por questões religiosas.
c) Dentre as edificações da colonização ibérica no Novo Mundo, figuram igrejas, conventos, palácios da administração espanhola, cabildos, fortalezas, cadeias, portos, colégios católicos, universidades, casas de fundição e fazendas.

comentários:
Esta questão enfocava a transferência de um modelo construtivo e urbanístico, da Península Ibérica para o Novo Mundo, passando pela Reconquista deste território para reinos cristãos.
De um lado, abordava a herança política e cultural cristã e européia na América Hispânica e Portuguesa. Por outro lado, esta questão sobre organização urbana enfatizava a importância dos edifícios em uma dada localidade, tal qual se via na presença da igreja na Idade Média na questão aborda-se o ponto de vista da elaboração de um conceito (herança histórica e suas retomadas), seja na interpretação de um objeto arquitetônico como um documento histórico, ou ainda nas relações e mediações entre a Europa, o Oriente, e o Novo Mundo.



2. (UERJ)
  
 
O gráfico mostra as flutuações da população das Américas entre meados do século XIII e fins do século XVIII.
a) Cite dois fatores que contribuíram para a acentuada queda da população americana a partir do século XVI.

b) Indique dois fatores que contribuíram para a recuperação da população americana a partir do século XVIII.







resposta:
a) O candidato poderá mencionar, dentre outros, a Conquista, o choque microbiano resultante, as mudanças nos ritmos de trabalho impostos aos aborígines, a desestruturação cultural das sociedades nativas e os deslocamentos espaciais impostos pelos conquistadores aos indígenas.
b) O candidato poderá mencionar, dentre outros, a adaptação dos nativos à esfera microbiana resultante da conquista, a recuperação das taxas de natalidade dos aborígines, a migração para a América de milhares de habitantes das metrópoles européias e o incremento do tráfico de escravos africanos.


3. (Unicamp 2007) "Depois da conquista da América pelos espanhóis, ocorreu uma explosão populacional de gado, porcos, carneiros e cabras, os quais causaram grandes danos às plantações de milho indígenas, que não eram protegidas. As medidas tomadas pela população indígena eram, muitas vezes, ineficazes. Os conquistadores preferiam o gado. Bois e carneiros eram protegidos pela lei, pelos costumes e pelo sentimento espanhóis. As leis que protegiam a pecuária na Península Ibérica foram exportadas para o México e permitiam que o gado pastasse em propriedade alheia. Os animais destruidores eram, afinal, propriedade dos vitoriosos; a agricultura, dos derrotados."
(Adaptado de Kenneth Maxwell, Morte e sobrevivência. "Folha de S. Paulo", 11/08/2002, Mais!, p. 8.)
a) Segundo o texto, por que a agricultura indígena foi prejudicada após a conquista da América?
 
b) Indique dois outros efeitos da conquista da América sobre as populações indígenas.

c) O que foi a "encomienda", utilizada pela colonização espanhola na América?



resposta:


a) De acordo com o texto, a agricultura indígena foi prejudicada pela prioridade dada pelos colonizadores espanhóis às criações de gado, porcos, carneiros e cabras. A pecuária foi estimulada, com leis e subsídios dados pela Coroa, em detrimento das culturas agrícolas locais, que sofreram graves danos.

b) Podem também ser citados como efeitos da conquista: a destruição das civilizações pré-colombianas; a redução acelerada da população nativa, submetida ao trabalho excessivo e exposta a doenças; o empobrecimento e a marginalização dos indígenas. Além disso, a colonização contribuiu para a formação de uma oligarquia latifundiária que, por meio da violência e do caudilhismo, por longo tempo impossibilitou a democracia.

c) A encomienda se constituiu numa relação produtiva servil imposta aos indígenas pelos espanhóis, na colonização da América. Caracterizava-se por ser um privilégio concedido pelo rei da Espanha a um colono que, em troca do direito de explorar o trabalho dos índios, recebia a incumbência de cristianizá-los.






4. (UFMG) "Quando, em 1556, os soberanos da Espanha proibiram o uso das palavras conquista e conquistadores em relação à América, elas desapareceram dos atos oficiais, mas ficaram nos fatos".
(Romano, Ruggiero. REVOLUÇÕES. São Paulo. Ed. Três, 1974. v.2. n°16)

Com respeito à colonização espanhola da América, INDIQUE
a) Dois aspectos relativos à imposição de novas estruturas políticas nas colônias.


b) Duas estratégias adotadas na organização econômica das colônias.



resposta:
a) Divisão da América em vice-reinados e capitanias gerais e Implantação de audiências e de Casas de Contratação.
b) Estruturação das colônias no modelo de exploração.
c) Expansão do catolicismo.





5. (Uerj) Uma comparação superficial entre as sociedades ibéricas e ibero-americanas por volta de 1700 sugere que os ibéricos haviam logrado reproduzir no México, no altiplano andino e ao longo das costas brasileiras, uma réplica (pelo menos um simulacro) de suas próprias sociedades.
(STANLEY, J. S. e STEIN, B. A Herança Colonial na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.)
a) Cite duas características da sociedade colonial da América portuguesa.

b) Estabeleça uma diferença quanto à participação política dos "chapetones" e "criollos" nas colônias espanholas da América.


 resposta:
a) Sociedade aristocrática,escravidão.
b) Os chapetones eram colonos nascidos na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos.Já os criollos, embora constituíssem as aristocracias regionais no universo colonial, não lhes eram permitidos tais cargos.



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