Confira a correção da P1 do Quarto Bimestre (Terceiro ano)
Terceiro ano
1. (Unicamp 2012) No dia 14 de
dezembro de 1968, os leitores mais atentos do Jornal do Brasil puderam perceber
que o jornal apresentava mudanças. Apesar do sol de dezembro, por exemplo, a
previsão meteorológica anunciava no alto da primeira página, à esquerda: “Tempo
negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido
por fortes ventos”. Pela primeira vez, no lugar dos editoriais, eram publicadas
fotos: na maior, um lutador de judô, gigante, dominando um garoto. O título da
foto: “Força hercúlea”.
(Adaptado de Zuenir Ventura,1968:
o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988, p. 288-289.)
a) Por que o Jornal do Brasil
apresentava alterações no dia seguinte à edição do Ato Institucional 5 (AI-5),
de 13/12/1968?
b) Que relação o jornal quis
estabelecer entre o contexto político e a foto do lutador e o garoto?
resposta:
b) O lutador simboliza a ditadura
militar, enquanto o garoto representa a sociedade civil, impotente diante do
poder discricionário imposto pelo AI-5.
2. (Unicamp 2009) Em 1980, num show comemorativo ao Primeiro de
Maio, o cantor Chico Buarque apresentou uma canção intitulada "Linha de
Montagem", que fazia referência às recentes greves do ABC:
As cabeças levantadas,
Máquinas paradas,
Dia de pescar,
Pois quem toca o trem pra frente
Também, de repente,
Pode o trem parar.
(http://www.chicobuarque.com.br/letras/linhade_80.htm)
a) Qual foi a importância das
greves do ABC nos últimos anos do regime militar brasileiro, que vigorou de 1964 a 1985?
b) Aponte duas mudanças políticas
que caracterizaram o processo de abertura do regime militar.
resposta:
a) As greves promovidas pelos metalúrgicos do
ABC paulista em 1979, assinalaram o início da reorganização do movimento
sindical brasileiro em novas bases, sem a tutela do Estado. Essas greves
representaram um desafio ao autoritarismo do Regime Militar e o sindicalismo
delas surgido, daria origem ao Partido dos Trabalhadores (PT), fundado em 1980.
E durante essas greves que emergiu para a cena política brasileira o
sindicalista Luis Inácio da Silva, o Lula, que se tornou Presidente da
República em 2002.
b) Extinção do Ato Institucional
nº 5 (AI-5), no final do Governo Geisel; Lei da Anistia (1979) e
restabelecimento do Pluripartidarismo (1980) no governo Figueiredo.
resposta:
4. (Unifesp 2009) "Nossa geração tem consciência: sabe o que deseja. Queremos fazer filmes antiindustriais; queremos fazer filmes de autor, quando o cineasta passa a ser um artista comprometido com os grandes problemas do seu tempo; queremos os filmes de combate na hora do combate e filmes para construir no Brasil um patrimônio cultural."
3. (Uerj) No decorrer da década de
1970, medidas econômicas implementadas pelos governos militares afetaram de
maneiras variadas as condições de vida dos brasileiros, como ilustram a
propaganda e a charge. Indique duas dessas medidas econômicas e dois dos seus
efeitos sociais
resposta:
Ao longo da década de 1970, a sociedade
brasileira vivenciou os efeitos de ações dos governos militares, centradas na
perspectiva de promover o desenvolvimento nacional. Houve, nos termos da época,
o milagre econômico, então caracterizado pelas elevadas taxas de crescimento do
produto interno bruto e pela contenção da inflação. O milagre econômico, contudo,
gerou efeitos variados sobre os diversos segmentos sociais do Brasil da época. Como
ilustram a propaganda e a charge, setores da classe média ampliaram seu poder
de consumo de bens duráveis, como os automóveis; ao passo que, os grupos
populares mantiveram condições precárias de trabalho e de vida. Assistiu-se ao
aumento da riqueza e, em paralelo, à maior concentração de renda.
Entre as medidas do milagre econômico,
destacaram-se, igualmente:
- o favorecimento do grande
capital;
- o controle cambial pelo poder
do Estado;
- a facilitação do crédito
destinado ao consumo de bens duráveis, além dos insumos para a expansão desse
setor produtivo, com destaque para a indústria de automóveis e de
eletrodomésticos;
- o controle da mão de obra por
meio da repressão ao movimento sindical e pela implementação de políticas de
arrocho salarial.
Entre os efeitos do milagre
econômico, relacionados à maior concentração de renda, identificam-se a perda
da estabilidade de emprego e o aumento das desigualdades sociais e regionais e
da concentração da propriedade rural e urbana.
4. (Unifesp 2009) "Nossa geração tem consciência: sabe o que deseja. Queremos fazer filmes antiindustriais; queremos fazer filmes de autor, quando o cineasta passa a ser um artista comprometido com os grandes problemas do seu tempo; queremos os filmes de combate na hora do combate e filmes para construir no Brasil um patrimônio cultural."
(Glauber Rocha, citado por Heloísa
Buarque de Hollanda e Marcos A. Gonçalves. "Cultura e participação nos
anos 60". São Paulo: Brasiliense, 1987.)
A frase de Glauber Rocha indica
alguns princípios do Cinema Novo que, juntamente com outras manifestações
artísticas, produziu uma significativa mudança no panorama cultural e político
brasileiro dos anos 1960. Cite e analise:
a) Dois movimentos da mesma
década que, em outros campos artísticos, se preocuparam com as questões
apontadas por Glauber Rocha.
b) A forma como o regime militar
brasileiro tratou esses movimentos de renovação cultural.
resposta:
a) O Tropicalismo que se caracterizou
por associar numa mistura antropofágica elementos da cultura pop, como o rock,
e da cultura de elite, como o concretismo, além de fazer uso muitas vezes de um
discurso politicamente engajado e de protesto contra a ditadura militar que se
instaurou na época, gerando perseguições e obrigando alguns de seus integrantes
ao exílio, como foi o caso de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
O Teatro de Arena foi um dos mais
importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60, tendo promovido
uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro. Teatro de Arena foi
fundado, como uma alternativa à cena teatral da época. A intenção dos seus
fundadores era nacionalizar o palco brasileiro em contraposição ao tipo de
teatro que se via praticado pelo TBC - Teatro Brasileiro de Comédia,
considerado elitista e alienado. O objetivo era produzir espetáculos de baixo
custo, de autores nacionais e incentivar o surgimento de diretores brasileiros.
b) Por seu discurso contra a
ditadura, esses movimentos foram considerados subversivos e seus integrantes
alvo das mais variadas formas de perseguição e repressão. Muitos optaram pelo
exílio, tendo retornado ao país já durante o processo de abertura iniciado
pelos últimos presidentes militares.
5. (Ufrj 2006) Geisel - [...] O Brasil hoje em dia é
considerado um oásis [...].
Coutinho - [...] Ah, o negócio
melhorou muito. Agora, melhorou, aqui entre nós, foi quando nós começamos a
matar. Começamos a matar.
Geisel - Porque antigamente você
prendia o sujeito e o sujeito ia lá para fora. [...] Ó Coutinho, esse troço de
matar é uma barbaridade, mas eu acho que tem que ser.
Fonte: GASPARI, Elio. "A
ditadura derrotada". São Paulo, Companhia das Letras, 2003, p. 324.
O diálogo acima, ocorrido no dia
16 de fevereiro de 1974 entre os generais Ernesto Geisel e Dale Coutinho, se
deu um mês antes da posse do primeiro como Presidente da República e do segundo
como Ministro do Exército.
a) Cite uma medida do Governo
Geisel (1974-1979) que o aproximava das aspirações de parte da sociedade
brasileira pela volta ao regime democrático.
b) Indique duas ações do mesmo
governo que reforçaram o padrão autoritário do regime militar inaugurado em
1964.
resposta:
a) O fim do AI-5; a suspensão da censura
prévia a parte da imprensa; e a demissão de membros da alta hierarquia militar
ligados à linha-dura do regime.
b) A elaboração de uma nova
legislação eleitoral - a Lei Falcão; o fechamento do Congresso Nacional; a
formulação do Pacote de Abril; a cassação de parlamentares; e o combate a
organizações de esquerda como o PCB e o PC do B, dentre outras, inclusive
assassinando militantes destas organizações.
Questões extras
1. (Uerj) "A Lei da Anistia
foi a coroação de uma luta e o início de um processo irreversível de
democratização. (...). Não foi concessão. Foi conquista. (...)"
(Deputado Sigmaringa
Seixas)
"Não vimos a anistia como
perdão, mas como esquecimento. Passaram um borrão na História".
(Deputado Ricardo Zarattini)
("O Globo", 08/08/2004)
Os posicionamentos dos deputados
acima refletem diferenças observadas na sociedade civil brasileira no tocante à
redação final da Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso Nacional, em 28 de
agosto de 1979.
Apresente duas críticas feitas
por segmentos da sociedade brasileira ao conteúdo do projeto de lei de anistia
enviado ao Congresso pelo governo Figueiredo.
resposta:
resposta:
a) Duas
dentre as críticas:
· ausência do caráter amplo, geral
e irrestrito proposto pelos movimentos sociais
· presença de dificuldades na
reintegração de servidores públicos civis e militares anistiados
· proposta de benefícios aos
agentes da repressão acusados de crimes cometidos em nome da segurança nacional
· exclusão do perdão aos condenados
por crimes de terrorismo, assalto, seqüestro e atentado pessoal, mesmo sem
mortes
b) Duas dentre as prerrogativas:
·
cassar mandatos parlamentares
·
privar cidadãos de seus direitos políticos
· demitir / aposentar
funcionários públicos
· decretar o recesso do Congresso
Nacional
2. (Unicamp) O movimento das Diretas-Já em 1984 chegou a reunir centenas e milhares de pessoas na Praça da Sé em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Ao final de cada comício, cantava-se o Hino Nacional, que expressava o descontentamento da sociedade civil com o regime político, cada vez mais, antipopular e deslegitimado.
a) O que foi o movimento
Diretas-Já?
b) De que maneira o Hino
Nacional, cantado nas praças públicas, marcava uma nova relação entre o estado
e a nação?
resposta:
a) Mobilização popular em prol da emenda do deputado Dante
de Oliveira pelas eleições direitas.
b) Era o clamor popular exigindo, pela maioria, a
democratização plena do país.
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