Confira a correção do Simula Enem do terceiro bimestre 2012
Segundo Ano
História
1. (Ufrn) Observe a charge a seguir.
No contexto da evolução do cenário político mundial, esta
charge faz alusão
a) à radicalização integralista do estado Novo.
b) ao processo de esquerdização de Getúlio Vargas.
c) ao dogmatismo político de Getúlio Vargas.
d) à inflexibilidade ideológica do Estado Novo.
e) ao pragmatismo político de Getúlio Vargas.
resposta:[E]
2. (Ufg) O bonde de São Januário
leva mais um sócio otário sou eu que não vou trabalhar. BATISTA, W.; ALVES, A.
In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. "Nos tempos de Getúlio": Da
Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 43.
O trecho acima é um samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves,
composto em 1940, cuja letra evidencia uma forma de resistência política ao
a) contrapor-se à cultura do trabalho, principal foco de
intervenção estadonovista.
b) associar trabalho e música na constituição da identidade
nacional.
c) conciliar trabalho e cultura popular, articulando as
relações entre Estado autoritário e trabalhadores.
d) estabelecer relação entre símbolos da modernização com a
valorização do trabalhador.
e) criar uma relação de cumplicidade entre o Estado
autoritário e os dissidentes da sociedade brasileira.
resposta:[A]
3. (ENEM) A partir de 1942 e
estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e
Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente,
por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era
esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao
trabalho.
GOMES, A. C. A
invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo:
Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).
Os programas “Hora do Brasil”
contribuíram para
a) conscientizar os trabalhadores
de que os direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de
lutas sindicais.
b) promover a autonomia dos
grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento.
c) estimular os movimentos
grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas.
d) consolidar a imagem de Vargas
como um governante protetor das massas.
e) aumentar os grupos de
discussão política dos trabalhadores, estimulados pelas palavras do ministro.
resposta: [D]
4. (PITÁGORAS) Observe a charge
abaixo.
NOVAES, Carlos Eduardo
& LOBO César. História de Brasil para principiantes. Ática. 2003, p.
230.
Assinale a alternativa que
explica a importância do rádio durante o Estado Novo (1937-1945).
a) O rádio era um bem de consumo
de fácil acesso, portanto um meio de comunicação de massa.
b) O rádio divulgava, em todo o território
nacional os novos produtos que surgiam com a industrialização.
c) O rádio levava as mensagens de
Vargas ao povo brasileiro, criando uma imagem positiva do presidente.
d) O rádio contribuiu para
popularizar a música norte-americana em todo o país.
e) O rádio foi responsável pela
divulgação de programas jornalísticos, diante da falta de novelas e programas
humorísticos.
resposta: [C]
5. (PITÁGORAS) Veja a imagem
abaixo:
Trabalhadores
homenageiam Vargas na Esplanada do Castelo, 1940. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/
CDA Vargas)
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos37-45/ev_poladm_estadonovo.htm
A partir de sua análise e do que foi estudado
sobre a Era Vargas no Brasil, é INCORRETO afirmar que
a) Getúlio Vargas era visto como
o “Pai dos Pobres”, uma vez que “presenteou” os brasileiros, em 1943, com a
CLT, instituindo os direitos trabalhistas.
b) não obstante à sua expressiva
importância para a classe trabalhadora, os benefícios assegurados pela CLT não
se estendiam ao trabalhador do campo.
c) a CLT representou o
paternalismo do Estado em relação ao movimento operário.
d) o Estado Novo caracterizou-se
pelo reconhecimento dos trabalhadores garantindo à estes importantes conquistas
sociais.
e) a Consolidação das Leis
Trabalhistas (CLT) garantia liberdade de associação sindical aos trabalhadores
brasileiros.
resposta:[E]
Nenhum comentário:
Postar um comentário