terça-feira, 11 de setembro de 2012

Confira a resolução do NOTREVEST (Segundo Ano)

Confira a resolução do NOTREVEST


(terceiro bimestre)
Segundo Ano
História do Brasil

 

1. (Fuvest) "(...) é fenômeno das regiões atingidas pela intensificação do processo de urbanização. Estabelece suas raízes mais fortes em São Paulo, região de mais intenso desenvolvimento industrial no país (...) é, no essencial, a exaltação do poder público; é o próprio Estado colocando-se através do líder, em contato direto com os indivíduos reunidos na massa. (...) A massa se volta para o Estado e espera dele o sol ou a chuva ou seja, entrega-se de mãos atadas aos interesses dominantes."

Este texto de F. Weffort:
a) faz considerações sobre o coronelismo no Brasil.
b) caracteriza a política brasileira pós-64.
c) descreve uma forma de dominação política que emergiu com a revolução constitucionalista de 1932.
d) caracteriza a forma de poder oligárquico na República Velha.
e) trata do populismo no Brasil.




resposta:[E]
O texto apresentado no enunciado da questão apresenta algumas das principais características do fenômeno político do populismo vivenciado na América Latina entre os anos 1930 e meados da década de 1960.


2. (Uel) O populismo no Brasil, do ponto de vista da camada dirigente, pode ser caracterizado como
a) o estabelecimento de alianças entre os operários e camponeses no plano de representação política urbana e rural.
b) a forma assumida pelo Estado para dar conta dos anseios populares e, simultaneamente, elaborar mecanismos de seu controle.
c) uma política de clientelismo onde o coronel monopoliza a liderança política regional.
d) um movimento de representatividade das elites intelectuais locais.
e) o compadrismo entre os partidos políticos que buscavam estabelecer coligações.





resposta:[B]
Do ponto de vista da classe dominante pode-se conceber o populismo como um mecanismo de controle das massas populares mediante a concessão de alguns direitos trabalhistas e do atrelamento dos sindicatos trabalhistas ao órgãos e instituições estatais, impedindo assim, a autonomia do movimento operário e mantendo os trabalhadores controlados pelo Estado.



3. (Puccamp) "O populismo foi (...) a expressão política do desenvolvimento do pólo dinâmico da economia - do setor agrário para o urbano -, através do processo de desenvolvimento industrial, em grande parte impulsionado pela revolução de 1930. No plano social, tais transformações econômicas implicaram a emergência das classes populares urbanas (...). Chama-se de populismo, nesse contexto, a forma de manifestação das insatisfações da massa popular urbana e, ao mesmo tempo, o seu reconhecimento e (...) manipulação pelo Estado." 

O populismo, ao qual o texto se refere, é o que caracterizou
a) o Estado Novo, em que as classes populares atingiram um alto grau de autonomia e participação no processo político.
b) predominantemente a política desenvolvimentista adotada durante o governo de Juscelino Kubitschek.
c) o descontentamento popular que levou à renúncia do presidente Jânio Quadros em 1961.
d) o período da história repúblicana do Brasil que vai da ditadura Vargas ao golpe militar de 1964.
e) a inexistência de conflitos entre os vários segmentos sociais no modelo de Estado do período de 1954 a 1964.





resposta:[D]
A contextualização histórica do populismo no Brasil corresponde ao governo de Getúlio Vargas, ao longo do Estado Novo, bem como em seu retorno democrático ao poder na década de 1950, além dos governo de Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, estes últimos representando a fase de colapso dessa política no país.


4. (FGV) A gestão do Presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada:
a) a aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.
b) a aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.
c) a extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado.
d) a implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.
e) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.e) a recusa de participação na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.





resposta:[D]
O governo Dutra (1946-1950) se caracterizou pelo atrelamento do Brasil à política externa norte-americana no contexto da chamada Guerra Fria, o que por sua vez acabou contribuindo para o rompimento das relações diplomáticas com a União Soviética e o bloco socialista, além do fechamento do Partido Comunista Brasileiro e a consequente cassação de seus parlamentares. Também no governo de Dutrinha ocorre a promulgação da constituição de 1946 e a elabolação de um plano que visava o atendimento de setores estratégicos, o Plano Salte, sigla que significava saúde, alimentação, transporte e energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário