segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Trabalho Produtivo de História (Primeiro Ano)



 Confira a correção do Trabalho Produtivo de História Geral
Primeiro Ano AB

1. (Ufla) Observe o mapa.
 
Assinale a alternativa que NÃO se relaciona com as diversas hipóteses de origem do homem americano.
a) O mapa justifica a hipótese de o homem americano apresentar características mongolóides ou pré-mongolóides, povos oriundos da Mongólia e Sibéria que penetraram no continente americano pelo Estreito de Bering.                         
b) Segundo o que demonstra o mapa, o homem chegou à América em migrações esporádicas, navegando pelo Pacífico, vindo da Ásia, Polinésia e Oceania.                                          
c) Segundo o mapa, o homem americano é Autóctone, ou seja, surgiu no próprio continente, embora não exista nenhum fóssil anterior ao Homo Sapiens Sapiens.                                          
d) Observando o mapa, fica evidente que o Ser Humano não chegou no continente americano pelo oceano Atlântico, apesar de esse ser o caminho mais"curto".                                           
e) No continente sul-americano, o fóssil mais antigo é de uma mulher conhecida por Luzia, encontrada em 1975 próximo a Lagoa Santa/MG, datada de 11500 anos.



resposta:[C]


2. (G1) Justifique com suas palavras a seguinte frase da música: "Todo dia, era dia de índio, mas agora ele só tem o dia 19 de abril".                                                                          (Jorge Benjor)

 


resposta:


A frase assinala o contraste entre a vida dos índios antes da chegada dos portugueses e os dias de hoje, quando os índios são lembrados em uma data comemorativa, embora no passado tenham vivido como os senhores do Brasil.




3. (EJM) Responda às questões propostas.
a) Como se deram as trocas culturais entre indígenas e portugueses durante a colonização.
b) Descreva as características que mais lhe chamaram a atenção sobre os primeiros habitantes do Brasil.


resposta:

a) Os europeus que passaram a viver na América aprenderam muito com os indígenas, como o cultivo das culturas de milho, mandioca, feijão, tabaco e cacau, o hábito de dormir em redes, do banho diário, o uso de armadilhas de caça e pesca, ervas medicinais, ceras e resinas.
b) resposta pessoal coerente com o que foi solicitado no enunciado.

4. (EJM) Comente os direitos dos povos indígenas assegurados pela Constituição Federal de 1988. 



resposta:



O candidato deverá citar um argumento usado na atualidade contra os direitos indígenas assegurados na Constituição Federal de 1988 dentre os quais:o de não serem índios (“aculturados”); a relação entre as grandes extensões de terras e a baixa densidade populacional; o da não competência no gerenciamento dos recursos naturais existentes nas reservas; a maior vulnerabilidade do território nacional face à presença estrangeira, notadamente na Amazônia e nas áreas de fronteiras; o fato de não serem cidadãos de pleno direito.



5. (RICAFONTE) Leia o trecho a seguir:
“Assim como os demais habitantes das Américas na época do “descobrimento”, os incas, maias e astecas foram, de forma geral, chamados de índios pelos europeus. No entanto, apesar de muitas diferenças, havia semelhanças entre esses povos.”
                                                  http://cienciahoje.uol.com.br    
CITE pelo menos duas (02) semelhanças entre os povos astecas, incas e maias.



resposta:
Eram povos que valorizavam o sentimento religioso, adoravam vários deuses, portanto eram politeístas; a base da economia era a agricultura.


6. (RICAFONTE) A civilização maia se desenvolveu na América Central, numa região onde estão hoje o sul do México, a Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras (veja o mapa). Os maias não formaram um império. A maioria deles vivia em aldeias nômades independentes.
 

 fonte: http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/0702420.jpg

CARACTERIZE a civilização Maia nos aspectos econômico, política e cultural.



resposta:

A economia dos Maias baseava-se principalmente no cultivo de milho, feijão e batata-doce. Eles não conheciam o uso do ferro, da roda, do arado e do transporte por animais. A sociedade era dirigida por poderosos sacerdotes. Construíram grandes templos, pirâmides e observatórios de astronomia; criaram um calendário  e um sistema de escrita; desenvolveram a pintura mural e a arte cerâmica.



7. (RICAFONTE) Leia o texto a seguir.
O sacrifício humano é um dos pilares da religião e da sociedade asteca. (...) A sua dimensão é verificada pela existência de diversos templos construídos para sua prática, e pela estrita regulamentação, que exige sacerdotes especializados. É preciso poupar as vítimas de um sofrimento inútil e ofensivo aos deuses.
Entre as modalidades de sacrifício, a mais comum é a morte florida, quando a vítima, vestida com uma tanga de papel branco, é pintada com giz, e depois, levada ao cume do templo, onde lhe arrancam o coração. O mais espetacular deles, entretanto, é o sacrifício dos gladiadores (...) O cativo é amarrado a uma corda que limita seus movimentos. Ele deve se esquivar do golpe dos guerreiros. Ao primeiro ferimento, é sacrificado.
AUTOR. História Viva. Duetto Editorial, nº 6, Abril 2004. p.80
 
a) COPIE do texto o trecho que mostra que com sacrifício não era um inimigo que se eliminava, mas um mensageiro que se enviava aos deuses para alimentá-los.
b) RESPONDA: Por que os astecas promoviam os sacrifícios humanos?



resposta:

a) ... exige sacerdotes especializados. É preciso poupar as vítimas de um sofrimento inútil e ofensivo aos deuses.

b) Para merecer os benefícios divinos.



8. (RICAFONTE) Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros."
(KARNAL, Leandro. A Conquista do México. São Paulo: FTD, 1996. p. 13)
A partir da leitura do trecho acima, EXPLIQUE a estrutura da sociedade asteca, no século XV.



resposta:

- A sociedade dos astecas era hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal.

- Sua religião era politeísta.

- Seu comércio era comandado pelos pochtecas.
- Seus sacerdotes se entregavam a penitências e jejuns.
- Dividiam o ano em 18 meses de 20 dias.



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