sábado, 15 de setembro de 2012

Teste seus conhecimentos sobre o início da colonização espanhola no Novo Mundo



Orientação de estudos: A América Espanhola
Teste seus conhecimentos sobre o início da colonização espanhola no Novo Mundo

 
1. (Unicamp) Uma vez terminada a Reconquista, o ímpeto espanhol encontrou na colonização americana o campo amplo onde aplicar sua energia; e nas cidades regulares do fim da Idade Média, como Granada, estava o esboço da grande tarefa urbanística, que encheu um continente de cidades traçadas com rigor geométrico muito superior ao da metrópole.
(Adaptado de Fernando Chueca Goitia, Breve História do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presença, 1982, p. 99).

a) Segundo o texto, qual foi a grande tarefa urbanística hispano-americana?
b) Explique o que foi a Reconquista.
c) Indique duas edificações que caracterizavam a colonização ibérica no Novo Mundo.



resposta:
a) Para responder esta questão, o candidato poderia utilizar parte do enunciado, observando que a tarefa urbanística foi formar cidades com rigor geométrico, em geral mais elaborado que na metrópole.
b) Para definição de Reconquista, poderia mencionar que esta é a denominação de uma guerra ocorrida na Península Ibérica entre os séculos XI e XV, na qual se enfrentaram  reinos cristãos e muçulmanos, ou árabes, motivada pela disputa do domínio territorial da Península e também por questões religiosas.
c) Dentre as edificações da colonização ibérica no Novo Mundo, figuram igrejas, conventos, palácios da administração espanhola, cabildos, fortalezas, cadeias, portos, colégios católicos, universidades, casas de fundição e fazendas.

comentários:
Esta questão enfocava a transferência de um modelo construtivo e urbanístico, da Península Ibérica para o Novo Mundo, passando pela Reconquista deste território para reinos cristãos.
De um lado, abordava a herança política e cultural cristã e européia na América Hispânica e Portuguesa. Por outro lado, esta questão sobre organização urbana enfatizava a importância dos edifícios em uma dada localidade, tal qual se via na presença da igreja na Idade Média na questão aborda-se o ponto de vista da elaboração de um conceito (herança histórica e suas retomadas), seja na interpretação de um objeto arquitetônico como um documento histórico, ou ainda nas relações e mediações entre a Europa, o Oriente, e o Novo Mundo.


2. (UFOP) Leia atentamente o texto abaixo sobre a conquista e a colonização da América Espanhola.
A conquista espanhola funda uma sociedade nova, porque institui o mercado mundial e porque permite a acumulação primitiva do capital. Esta sociedade, contudo, só pode desenvolver-se se contar com novas estruturas de produção e novas relações sociais. Contudo, as classes dirigentes espanholas realizaram a conquista do Novo Mundo como fizeram a Reconquista: ocupando as terrras, reduzindo os homens à servidão, arrombando os tesouros.
(VILAR, Pierre. Crescimento e desenvolvimento. Barcelona: Ariel, 1983. p. 339)

Com base no texto e em seus conhecimentos, caracterize as etapas do processo de conquista e suas conseqüências sobre as populações ameríndias.




resposta:
A conquista espanhola da América teve início com as viagens de Cristóvão Colombo. Em seguida vieram novos exploradores, como Hernan Cortês e Francisco Pizarro, que se apoderaram da Confederação Asteca e do Império Inca, respectivamente. A partir das descobertas de ouro e prata, os espanhóis passaram a explorar as populações indígenas em trabalhos na mineração e outras atividades produtivas. Além disso, a religião católica foi imposta aos grupos ameríndios. Com isso, ocorreu a desestruturação social, política, econômica e cultural das antigas sociedades nativas da América.



3. (G1) Leia o texto abaixo e, depois faça o que se pede.


Ao longo dos primeiros duzentos anos de dominação colonial, os espanhóis desenvolveram um setor mineiro que permitiu a manutenção da economia metropolitana (...). Os enclaves necessitavam de grande quantidade de mão-de-obra indígena que, recrutada por sorteio, era encaminhada periodicamente às minas, retornando a seguir às comunidades de origem para ser substituída por novos contingentes requisitados de igual maneira.
(PINSKY, Jaime (coord.). História da América: através de textos. Campinas: Editora da Unicamp, 1986.)

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o tema, descreva a organização do trabalho na mineração na América colonial.



resposta:
Na América espanhola, a mineração foi uma das atividades que mais contribuíram para a exploração intensa da mão de obra indígena e a desestruturação social das comunidades locais. Por meio de diferentes sistemas de servidão coletiva e da exploração do trabalho compulsório, como a encomienda e a mita, em geral, os índios ficavam submetidos a péssimas condições de trabalho, à insalubridade, a maus-tratos e à subnutrição.


4. (G1) Leia o texto a seguir e responda às questões propostas.

 No seio da própria minoria branca havia clara divisão: os chapetones ou brancos nascidos na Espanha, aos quais se reservava o monopólio das altas funções dirigentes na administração, Igreja, justiça e nas forças militares; os criollos ou brancos nascidos na América, verdadeira aristocracia econômica, proprietária de terras, minas, mas excluída do comércio externo e ocupando cargos de nível inferior no aparelho administrativo, eclesiástico, judiciário e militar da colônia.

a) Como se deu a formação da hierarquia social estabelecida com a colonização na América espanhola?


b) Qual a situação social dos grupos que não eram formados por brancos descendentes de europeus?



resposta:
a) De modo semelhante ao que ocorria na Espanha, na América, aos poucos, uma sociedade aristocrática e hierarquizada se formou. Ocupando as posições mais elevadas da administração colonial, estavam os peninsulares, também conhecidos como chapetones. Em seguida, vinham os criollos, brancos, descendentes de espanhóis, formando uma espécie de elite política local, representada por fazendeiros, mineradores, comerciantes, etc.

b) Os mestiços ocupavam uma posição híbrida na sociedade. Sem direitos políticos, tornavam-se capatazes das fazendas, vaqueiros, etc. Por fim, os ameríndios constituíam a grande maioria da população, encarregada dos trabalhos mais pesados e do pagamento de tributos.



5. (G1) Leia o texto abaixo e responda às questões apresentadas.

O desenvolvimento da educação superior foi um aspecto essencial de uma política geral de tratar os vassalos do novo reino em pé de igualdade com os da Península Ibérica.

BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: a América Latina colonial II. São Paulo/Brasília: Edusp/Fundação Alexandre Gusmão, 1999. v.2.

Comente o desenvolvimento cultural da América espanhola e, especialmente a questão do Ensino Superior. Que diferenças podem ser verificadas em relação à questão educacional na América Porguesa no mesmo período histórico? 



resposta:
Ao contrário da América portuguesas, onde as primeiras instituições de Ensino Superior surgiram apenas no século XIX, desde cedo, a América espanhola contou com a presença de universidades. Em parte, a forte presença da Igreja Católica nos domínio hispânicos pode explicar essa diferença. Surgiu assim, nas terras de língua espanhola, uma cultura elitista, fortemente marcada por seus aspectos religiosos.





6. (UERJ)

 
 O gráfico mostra as flutuações da população das Américas entre meados do século XIII e fins do século XVIII.
a) Cite dois fatores que contribuíram para a acentuada queda da população americana a partir do século XVI.
b) Indique dois fatores que contribuíram para a recuperação da população americana a partir do século XVIII.





resposta:
a) O candidato poderá mencionar, dentre outros, a Conquista, o choque microbiano resultante, as mudanças nos ritmos de trabalho impostos aos aborígines, a desestruturação cultural das sociedades nativas e os deslocamentos espaciais impostos pelos conquistadores aos indígenas.
b) O candidato poderá mencionar, dentre outros, a adaptação dos nativos à esfera microbiana resultante da conquista, a recuperação das taxas de natalidade dos aborígines, a migração para a América de milhares de habitantes das metrópoles européias e o incremento do tráfico de escravos africanos.




7. (UFSCAR/2006)
Foi portanto como (...) prêmio de vitória que foram dados os índios aos espanhóis (...) Como, depois de ganho o Novo Mundo, ficasse tão distante do Rei, não podia de modo algum mantê-lo em seu poder se os mesmos que o tinham descoberto e conquistado não o guardassem (...) acostumando os índios às nossas leis (...) Segue-se que tratemos do serviço pessoal dos índios, no qual se compreende toda a utilidade que pode obter o encomendadero do trabalho do índio. 

Este texto foi escrito pelo cronista José da Costa, no século XVI. Para entendê-lo, é importante considerar que, na sociedade colonial hispano-americana, no período da conquista da América, os índios

a) tinham uma posição social semelhante aos guachupines, que eram brancos pobres trazidos da Europa para trabalhar na lavoura, com direito também de exercer ofícios artesanais.
b) eram considerados como simples instrumentos de trabalho e podiam ser comprados, vendidos e doados, sendo utilizados na agricultura, nas minas, no transporte de mercadorias e nos serviços domésticos.
c) permaneceram no regime de trabalho existente antes entre os incas, chamado de cuatequil, no qual eram submetidos a uma servidão na agricultura, com fixação na terra e na comunidade originária.
d) foram utilizados como mão de obra a partir da encomienda e da mita, sendo que no primeiro caso eram confiados a um espanhol a quem pagavam tributo sob a forma de prestação de serviço.
e)  transformaram-se em súditos do rei da Espanha e deviam pagar a ele tributos, através da entrega periódica de metais preciosos e da prestação de serviços em terras comunais, inclusive mulheres e crianças.







resposta:[D]

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