Saiba mais sobre a expansão dos EUA no século XIX
Teste seus conhecimentos sobre os Estados Unidos no século
XIX
Vá para o oeste, jovem, e cresça
com o país.
Essa expressão, criada por Horace
Greeley, em 1851, simboliza a expansão territorial realizada pelos Estados
Unidos ao longo do século XIX.
1. (UERJ – 2001) Relacione a
marcha para o oeste” com a doutrina do Destino Manifesto”.
resposta: Depois de conquistar a
independência em 1776, a
nova nação inicou sua expansão territorial tendo como justificativa a ideologia
do Destino Manifesto, ou seja, a certeza de que o povo norte-americano fora
predestinado por Deus a ocupar e colonizar as terras que se estendiam até o
Pacífico; havia sido escolhido por Deus para levar seus valores a territórios
sob o poder de outros Estados ou dos “peles vermelhas”. A maior parte dos
primeiros habitantes dos EUA eram protestantes que viam o lucro e as riquezas
como consequência de uma escolha divina e do trabalho, e não como um pecado.
Essa ética protestante foi um importante fator cultural que justificou a
expansão territorial norte-americana sendo considerada natural e benéfica, e
não uma agressão aos povos que já habitavam o território. Na realidade, a
doutrina do Destino Manifesto justificou, no inicio, a conquista de terras até
o limite natural imposto pelo Rio Mississipi (área original das Treze Colônias
inglesas); posteriormente, foram conquistados novos territórios que se estendem
até o oceano Pacífico. A incorporação de novos territórios fez parte do periodo
do imperialismo interno, que se iniciou na independência que a nação americana
obteve em relação à Inglaterra em 1776, e continuou durante o século XIX, no
período conhecido como Marcha para o Oeste. A fome de terras dos imigrantes e
as agressões cometidas em nome do Destino Manifesto dos EUA contribuíram para empurrar
suas fronteiras desde o rio Mississípi até a costa oeste.
2. (UFRRJ) 1899 Nova lorque
MARK TWAIN PROPÕE MUDAR A
BANDEIRA
(...) Em plena euforia imperial,
os Estados Unidos celebram a conquista das ilhas do Havaí, Samoa e as
Filipinas, Cuba, Porto Rico e uma ilhota que se chama, eloquentemente, dos
Ladrões. O oceano Pacífico e o mar das Antilhas viraram lagos norte-americanos,
e está nascendo a United Fruit Company; mas o escritor Mark Twain, velho
estraga-festas, propõe que se mude a bandeira nacional: que sejam negras, diz,
as listas brancas, e que umas caveiras com tíbias cruzadas substituam as
estrelas.(...)"
(GALEANO, Eduardo.
"As Caras e as Máscaras". Nova Fronteira, Rio, 1985. p.341.)
Há exatos cem anos, os Estados
Unidos da América estavam inseridos em um processo de dominação territorial e
econômica que afetou, igualmente, as grandes potências européias e o Japão.
a) Nomeie esse processo e cite
uma de suas principais características econômicas.
resposta: Imperialismo, cuja
principal característica econômica é utilizar os territórios dominados como
mercado consumidor cativo dos interesses do país dominante.
b) Explique as razões de Mark
Twain para sua proposta.
resposta: Identificava os efeitos
nefastos e desumanos do expansionismo norte-americano para as nações dominadas.
3. (UFMG) Leia este trecho de
documento: Odeio-a porque impede a nossa República de influenciar o mundo pelo
exemplo da liberdade; oferece possibilidade aos inimigos das instituições
livres de taxar-nos, com razão, de hipocrisia e faz com que os verdadeiros
amigos da liberdade nos olhem com desconfiança. Mas, sobretudo, porque obriga
tantos entre nós, realmente bons, a uma guerra aberta contra os princípios da
liberdade civil. Discurso de Abraham Lincoln, em 1859. Nesse trecho de
discurso, Abraham Lincoln, que seria eleito Presidente dos Estados Unidos no
ano seguinte, faz referência
a) à política de segregação
racial existente nos estados do sul dos Estados Unidos, que gerou a formação de
organismos voltados ao extermínio dos negros, à destruição de suas propriedades
e a atentados constantes contra suas comunidades.
b) à posição dos estados do sul
de defesa intransigente de tarifas protecionistas, o que levava os Estados
Unidos a comprometer a crença na liberdade de mercado, numa conjuntura de
predomínio do capitalismo liberal.
c) à questão da escravidão, que
levou a uma guerra civil, nos Estados Unidos, entre o Norte, industrializado, e
o Sul, que lutava para preservar a mão-de-obra escrava nas suas plantações de
produtos para a exportação.
d) à defesa, pelos imigrantes, do
extermínio dos índios nas terras conquistadas a oeste, especialmente após a
edição do "Homestead Act", visando ao desenvolvimento da agricultura
e da pecuária naquelas áreas.
resposta:[C]
4. (FUVEST) Entre as mudanças
ocorridas nos Estados Unidos, após a Guerra de Secessão (1861-1865),
destacam-se:
a) a garantia de direitos civis e
políticos aos negros - incluindo o direito ao sufrágio universal - e o
reconhecimento da cidadania dos imigrantes recém-chegados.
b) a consolidação da unidade
nacional, a chegada de novas levas de imigrantes, o aumento do mercado interno
e um grande desenvolvimento industrial.
c) graves desentendimentos em
relação às fronteiras com o México, levando a uma nova guerra, na qual os
Estados Unidos ganharam metade do território mexicano.
d) o incentivo à vinda de
imigrantes e a definitiva ocupação do oeste, cujas fronteiras, em 1865, ainda
estavam nas Montanhas Rochosas.
e) o empobrecimento e a
humilhação do Sul, que, derrotado pelo Norte, foi alijado das esferas do poder
federal e teve sua reconstrução impedida.
resposta:[B]
5. (Mackenzie) Dentre as razões
que determinaram a elaboração do Dispositivo separatista da Carolina do Sul,
que deu origem à Guerra Civil Americana, destacamos:
a) as leis intoleráveis e a
Independência dos Estados Unidos da América.
b) a adoção de tarifas
protecionistas e a eleição de Abraham Lincoln.
c) a ocupação das terras do Oeste
e a Guerra dos Sete Anos.
d) os interesses dos Estados
industriais do sul, contrários aos latifundiários do norte.
e) a eleição do abolicionista
Jefferson Davis, o fim da escravidão e a Guerra Civil.
resposta:[B]
6. (UFSM) :"Tinha de haver
uma luta (...). Os estados do sul e os do norte trabalhavam de maneira
diferente, pensavam diferente, viviam diferente. No norte a lavoura em pequena
escala, o transporte por navios, as manufatura que cresciam, tudo produzido
pelo trabalho branco; no sul havia a monocultura com o trabalho negro. (...)
Essa luta se arrastou por 60 anos, e finalmente eclodiu com a guerra
civil."
(HUBERMANN, Leo.
"História da Riqueza dos Estados Unidos." Ed. São Paulo: 1983.)
Esse texto remete à Guerra de
Secessão Norte-Americana (1861-1865) que teve como conseqüência(s):
I. a marginalização do negro que,
após a escravidão, passou a sofrer uma série de pressões, inclusive de
organizações, como Ku-Klux-Klan.
II. a aprovação de tarifas
protecionistas que levaram ao avanço do processo capitalista norte-americano.
III. a vitória da industrialização,
a desorganização econômica do sul escravocrata, o rompimento do isolacionismo e
o início da política imperialista.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.
resposta:[E]
7. (UFES) Mil pormenores da vida
cotidiana mostrariam facilmente como as vantagens políticas concedidas aos
negros se revelaram vãs. Os direitos políticos foram contornados e o negro
mantido em seu "lugar inferior". Tanto assim que ele não deixou o
Sul...
(BRAUDEL, Fernand.
"Gramática das civilizações". São Paulo: Martins Fontes, 1989, p.
431.)
Esse quadro delineia-se nos
Estados Unidos da América após a Guerra da Secessão (1861-1865), que colocou em
conflito os estados americanos do Sul e do Norte. Explique a questão da
escravidão como uma das causas do conflito.
resposta: A Guerra de Secessão
consistiu na luta entre 11 Estados Confederados do Sul latifundiário,
aristocrata e defensor da escravidão, contra os Estados do Norte
industrializado, onde a escravidão tinha um peso econômico bem menor do que no
Sul. Estas diferenças estão entre as principais causas da guerra e têm origem
ainda no período colonial: enquanto o desenvolvimento do Norte estava ligado à
necessidade de crescimento do mercado interno e do estabelecimento de barreiras
protecionistas, o crescimento Sulista era baseado precisamente no oposto, ou
seja: o liberalismo econômico que abria todo o Mundo às agro-exportações e com
mão-de-obra escrava (de origem africana) como base da produção.
7. (Uece) "O que opõe o
Norte industrial ao Sul agrícola é uma divergência mais de ordem econômica: o
primeiro é protecionista, o segundo quer a liberdade de comércio. Não é,
portanto, a questão do escravismo que pode explicar a origem das hostilidades e
de um conflito que causará a morte de mais de 600 mil americanos".
Fonte: KERSAUDY,
François. Estados Unidos: o nascimento de uma nação. Trad. Ana Montoia. In:
"Revista História Viva". São Paulo: Duetto, nov. 2003, p. 28. No. 1.
De acordo com o texto, podemos reconhecer
como fator que desencadeou a Guerra de Secessão americana:
a) a pretensão dos nortistas de
impedir a expansão do escravismo nos territórios do Oeste, ainda não
constituídos em estados.
b) o radicalismo anti-escravista
de Abraão Lincoln, eleito presidente da República, ameaçava os direitos dos
proprietários de escravos.
c) a ação da sociedade secreta Ku
Klux Klan, que acabou com a segregação racial ao conceder o igual direito de
voto aos negros.
d) a manutenção do escravismo nos
Estados do Sul propiciava a industrialização nos Estados do Norte, devido à
mão-de-obra barata.
resposta:[A]
8. (Ufv) "Os Estados
Confederados podem adquirir novo território. [...] Em todos esses territórios,
a instituição da escravidão negra, tal como ora existe nos Estados
Confederados, será reconhecida e protegida pelo Congresso e pelo governo
territorial; e os habitantes dos vários Estados Confederados e Territórios
terão o direito de levar para esse território quaisquer escravos legalmente
possuídos por eles em quaisquer Estados ou Territórios dos Estados Confederados
[...]."
("Constituição dos
Estados Confederados da América", Art. IV, seção 3, 1861.)
O texto acima reflete um dos
pontos centrais de discórdia que geraram a Guerra Civil Americana. Esta guerra
civil foi o resultado:
a) da ação imperialista americana
que, a partir da Doutrina Monroe, passou a intervir na América Latina.
b) da luta entre os colonos e a
Metrópole Inglesa, o que redundaria na independência dos Estados Unidos.
c) da Grande Depressão, intensificando
a pobreza e o desemprego nas grandes cidades americanas.
d) da luta pelos direitos civis,
particularmente dos negros, forçando uma reinterpretação da Constituição
Americana.
e) da oposição dos interesses dos
Estados do Sul e do Norte em torno da questão da escravidão e da expansão para
o Oeste.
resposta:[E]
9. (Uem) Sobre a história dos
Estados Unidos da América, ao longo do século XIX, assinale a(s) alternativa(s)
correta(s).
01) Em 1823, foi divulgada a
Doutrina Monroe, que estabelecia o direito dos Estados Unidos de intervirem nos
assuntos internos dos outros países. A sedimentação dessa forma de pensamento
deu o substrato ideológico que legitimou a invasão norteamericana ao Iraque .
02) A partir do início do século
XIX, os Estados Unidos iniciaram a Marcha para o Oeste, comprando ou anexando
territórios e ampliando sua extensão geográfica. A partir da costa do
Atlântico, a expansão territorial atingiu a costa do Pacífico, dando dimensões
continentais ao novo país.
04) A expansão territorial
norte-americana levou a um enfrentamento com as tribos indígenas, que resultou
na derrota das populações nativas e na ocupação das terras indígenas pelos
colonos.
08) A Guerra de Secessão,
conhecida como a Guerra Civil norte-americana, foi motivada exclusivamente pela
questão da liberdade dos escravos. Enquanto o Norte, agrícola, era favorável ao
fim da escravidão, o Sul, mais industrializado, lutava pela manutenção dessa
relação de trabalho.
16) Uma significativa parte do
atual território dos EUA foi conquistada como decorrência da Guerra contra o
México. Pelo tratado firmado em 1848, foram anexados aos EUA Texas, Califórnia,
Novo México, Utah, Nevada e Arizona.
resposta:22
10. (Ufsm) A Guerra de Secessão
nos EUA, retratada também no filme "E o vento levou", ocasionou
a) a independência das Treze
Colônias da Inglaterra e a formação dos Estados Unidos da América.
b) o retorno da unidade política
norte-americana, com o domínio da elite do norte sobre a do sul.
c) a iniciativa de expansão ao
oeste e ao leste, conquistando novas terras e anexando áreas da América do Sul
com o fim de torná-las colônias.
d) um levante social na região do
México, levando Morelos e Hidalgo ao poder por mais de 10 anos.
e) a abolição da escravatura nos
EUA e a retomada do poder pelos unitaristas do sul.
resposta:[B]
11. (Pucrs) Para responder à
questão, considere o texto abaixo, uma análise feita por Euclides da Cunha do
livro O ideal americano, de Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos
no começo do século XX. "O ideal americano não é um livro para os Estados
Unidos, é um livro para o Brasil. Os nossos homens públicos devem (...)
decorar-lhe as linhas mais incisivas, como os arquitetos decoram as fórmulas
empíricas da resistência dos materiais. É um compêndio de virilidade social e
de honra política incomparável. Traçou-o (...) um fanático da força, um tenaz
propagandista do valor sobre todos os aspectos (...). Daí a sua utilidade, não
nos iludamos. Na pressão atual da vida contemporânea, a expansão irresistível das
nacionalidades deriva-se, como a de todas as forças naturais, segundo as linhas
de menor resistência. A absorção de Marrocos ou do Egito, ou de qualquer uma
outra raça incompetente, é (...) um fenômeno natural, e, diante dele, (...) o
falar-se no Direito é extravagância idêntica a quem procura discutir (...)
sobre a moralidade de um terremoto.(...) Aprendamos, enquanto é tempo, esta
admirável lição de mestre."
CUNHA, Euclydes da.
"Contrastes e confrontos". Rio de Janeiro: Record, 1975, pp. 170-171.
Considerando-se o contexto
intelectual e político do início do século XX no Brasil, conclui-se que
Euclides da Cunha, a partir de uma perspectiva
a) idealista, pregava a
necessidade de o Brasil, por meio de sua elite política, posicionar-se contra a
dominação de países pobres, a exemplo dos Estados Unidos de Roosevelt.
b) positivista, defendia o uso do
Direito Internacional como única forma de defesa dos países pobres contra a
agressividade natural dos mais ricos, expressa no texto de Roosevelt.
c) racista, exaltava a
superioridade dos Estados Unidos de Roosevelt, defendendo que o Direito
Internacional legitimasse juridicamante a intervenção em países de raças
supostamente inferiores, como o Brasil, o Egito e o Marrocos.
d) cientificista, alertava a
elite política brasileira, a partir do texto de Roosevelt, sobre a necessidade
de o país construir meios de resistência eficazes frente à realidade do
imperialismo.
e) romântica, elogiava o texto de
Roosevelt como um exemplo de defesa dos ideais de honra e virilidade no mundo
contemporâneo, então esquecidos pelas elites políticas brasileiras.
resposta:[D]
12. (Pucrs) Responder à questão
com base nas afirmativas abaixo, sobre a expansão territorial dos Estados
Unidos no século XIX.
I. A expansão territorial para o
Oeste foi o principal fator de isolamento político do Sul escravista, pois
todos os novos Estados proibiam a escravidão, seguindo o texto original da
Constituição de 1787.
II. Sob o impulso inicial da
iniciativa privada, a expansão para o Oeste efetivou-se com diferentes
modalidades de participação do Estado, como a conquista militar e a compra de
territórios.
III. A chamada "corrida do
ouro" foi o principal fator da ocupação inicial do extremo Oeste, na
primeira metade do século e, na segunda metade, a expansão ferroviária foi
fundamental para a ocupação efetiva do Centro-Oeste.
IV. O processo político de
incorporação de um novo Estado à União contrariava o espírito federativo, pois
esses novos Estados tinham suas constituições outorgadas pelo Congresso, com
aprovação da Suprema Corte e do Presidente da República.
Pela análise das afirmativas,
conclui-se que somente estão corretas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
resposta:[C]
13. (Uff) Imbuídos da moral
protestante e movidos pelo sonho de uma nova vida proveniente das
transformações industriais européias, os pioneiros da marcha para o oeste
iniciaram a grande obra de povoamento do território norte-americano e de
reconhecimento de suas riquezas. Considerando-se o aspecto histórico do
alargamento de fronteiras nos Estados Unidos, pode-se dizer que a marcha para o
oeste:
a) foi o marco inicial da
expansão da economia norte-americana, uma vez que os pioneiros eram organizados
pelo Estado e deveriam auxiliá-lo na eliminação dos índios;
b) significou a abertura de um
conflito entre os vários tipos de pioneiros e teve como conseqüências a Guerra
de Secessão e a autonomia dos Estados da federação norte-americana;
c) teve como repercussões,
apenas, a matança dos índios e a fabricação de heróis dos filmes de far-west;
d) revelou um território rico que
teve condições de ser ocupado graças à aliança entre os pioneiros e os índios;
e) constituiu um dos marcos da
identidade homem-terra na construção da nação norte-americana, possibilitando o
alargamento do território.
resposta:[E]
14. (Ufg) A Conquista do Oeste,
que marcou a história dos Estados Unidos no século XIX, tema dileto do cinema
hollywoodiano, tem para os norte-americanos o peso de uma epopéia e constitui
elemento da imagem dos EUA no mundo. A Marcha para o Oeste implicou um
movimento de expansão que
( ) protegeu as populações
indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as
verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
( ) patrocinou anexações
territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações
entre os EUA e o México.
( ) foi alimentado pela
imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos
agrícolas e metais preciosos.
( ) formulou uma imagem negativa
dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à
ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade
norte-americana.
resposta:F F V V
15. (Unirio) "... era como
se os Estados Unidos tivessem como objetivo uma missão civilizatória junto aos
povos da América Latina."
(Hervert Croly, "The
Promisse of American Life")
A consolidação do capitalismo nos
Estados Unidos da América, ao longo do século XIX, identificou-se em seu
processo de expansão territorial, que se relaciona corretamente com o(a):
a) Destino Manifesto, que
fundamentava a distinção política e econômica entre os estados sulistas
escravocratas e os nortistas industriais.
b) fim da guerra hispano-americana
que acarretou a incorporação da Flórida, de Cuba e da zona do Canal do Panamá.
c) vitória no conflito contra o
México, que resultou na anexação dos territórios do Texas, Novo México e
Califórnia.
d) Marcha para o Pacífico, que
estendeu o território americano até a costa oeste, com a invasão e a ocupação
do Alasca e dos territórios do noroeste do Canadá.
e) Doutrina Monroe, que ratificou
a compra dos territórios franceses e ingleses na América, tais como a Luisiana
e o Oregon.
resposta:[C]
16. (Uerj) Precisamos manter para
sempre o princípio de que só o povo deste continente tem o direito de decidir o
próprio destino. Se, porventura, uma parte desse povo, constituindo um estado
independente, pretendesse unir-se à nossa Confederação, esta seria uma questão
que só a ele e a nós caberia determinar, sem qualquer interferência estrangeira.
(Primeira mensagem
anual do presidente Polk ao Congresso dos Estados Unidos.) In: SYRETT, H.C., org.
Documentos Históricos dos Estados Unidos, Cultrix, s/d.
O discurso acima, de 2 de
dezembro de 1845, reafirmava a crença do presidente Polk na expansão do
território americano. O conjunto de idéias que melhor explicita essa crença é:
a) o New Deal
b) a Doutrina Truman
c) o Destino Manifesto
d) a Política de Boa Vizinhança
resposta:[C]
18. (Mackenzie) A Doutrina Monroe
e a política do "Big Stick" tinham por objetivo:
a) montar uma infra-estrutura
econômica nos países latino-americanos, assegurando o desenvolvimento
industrial e autodeterminação dos povos.
b) implementar o papel dos E.U.A.
como nação guardiã da América, com o direito de intervir no continente
americano através do disfarce "missão civilizadora".
c) criar a Liga das Nações para
mediar conflitos e evitar futuros choques entre os países da América, assegurando
à O.E.A. o direito de intervir militarmente.
d) barrar a penetração das idéias
comunistas na América, reforçando a ligação dessas regiões com o capitalismo
através da Aliança para o Progresso.
e) consolidar a "Doutrina de
Segurança Nacional" e apoiar militares nos governos dos países latino-americanos
nas décadas de 1960 e 70.
resposta:[B]
19. (FGV) "Fale macio e use
um porrete", dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt para
justificar a política externa dos EUA. A respeito da política conhecida como "Big
Stick", podemos afirmar:
a) Significou uma medida
pragmática dos norte-americanos logo após a independência, buscando superar o
isolamento diplomático, ao mesmo tempo que combatia o exército britânico.
b) Era o lema dos Estados do
Norte durante a Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados,
como forma de enfraquecer as forças sulistas.
c) Diz respeito à política norte-americana
com relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e
militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de
regimes comunistas semelhantes ao de Cuba.
d) Foi uma continuidade do
expansionismo interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de
Secessão, que implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que
transformaram o Caribe em sua área de influência.
e) Foi a orientação dada pelo
serviço secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países
da chamada Cortina de Ferro no Leste europeu.
resposta:[D]
20. (Ufsm)
As imagens ilustram dois momentos
da política externa dos EUA: em 1903, no governo de Theodore Roosevelt, os EUA
apoiaram o Panamá no rompimento com a Colômbia; em 2003, George W. Bush decidiu
invadir e ocupar o Iraque. Considerando a política externa norte-americana, analise
as seguintes afirmações:
I. No governo de Theodore
Roosevelt (1901-1909), os EUA assumem o papel de potência policial ocupando
vários Estados-nações do Caribe e da América Central.
II. O isolacionismo e o respeito
pela autodeterminação dos povos marcam a política externa dos EUA desde o
início do século XX.
III. A política do big stick, proposta
por Theodore Roosevelt, baseava-se na idéia de que os EUA estavam autorizados a
impor seu estilo de vida aos países latino-americanos. IV. A nova fase da
política externa dos EUA, inaugurada por George W. Bush, baseia-se no complexo
industrial militar e no fundamentalismo cristão.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I e II.
b) apenas II e III.
c) apenas I, III e IV.
d) apenas II, III e IV.
e) apenas IV.
resposta:[C]
21. (Pucmg) A expansão norte-americana
não é uma questão que perturba somente o nosso tempo. Desde o final do século
XIX que a política externa ianque vem dando sinal de ser insaciável na obtenção
de vantagens comerciais e políticas sobre o resto do mundo. Tendo em vista essa
vocação, é CORRETO afirmar:
a) A doutrina Monroe foi a
principal peça política engendrada pelo governo americano para justificar seu
expansionismo a partir da primeira metade do século XIX.
b) A política do Big Stick, do
Governo Franklin Delano Roosevelt, foi criada para fazer oposição ao modelo
protagonizado pela doutrina Monroe.
c) Os americanos nunca propuseram
oficialmente um imperialismo nas Américas. Somente tentaram conter os avanços
do capitalismo europeu nesse continente.
d) Semelhante na postura, mas
diferente na ação, a invasão do Iraque hoje é um desdobramento da doutrina
Monroe.
resposta:[A]
22. (PASUSP) O Canal do Panamá foi
construído em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram sua administração por
quase um século e só devolveram a soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do
canal visa permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados
com mais freqüência, em decorrência do aumento do volume do comércio
internacional nas últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo
passam pelo Canal do Panamá, sendo uma das principais aquela que liga o Extremo
Oriente à costa leste dos Estados Unidos.
Com base em seus conhecimentos, no
mapa e no texto, indique a alternativa correta:
a) O Canal do Panamá reduziu
sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimas entre as
costas leste e oeste dos EUA.
b) As rotas mais beneficiadas com
a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental
à costa leste dos EUA.
c) A ampliação do Canal do Panamá
não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os
navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje.
d) O Canal do Panamá apresenta
importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância
econômica referente às rotas comerciais marítimas.
e) O Canal do Panamá não teve um
papel significativo na circulação marítima internacional nem na estratégia de
defesa militar dos EUA.
resposta:[A]
23.(Uerj-2010)
A caricatura acima, de 1904, e o cartaz publicitário da Coca-Cola,
de 1944, apontam para contextos diferenciados das relações do governo dos EUA
com países da América Latina.
Cite uma ação da política externa norte-americana para a
América Latina decorrente da política do Big Stick - “Grande Porrete”. Em
seguida, nomeie e explique a nova orientação diplomática dos EUA para essa
região durante a Segunda Guerra Mundial.
Resposta:
Uma das ações:
• interferência norte-americana
na independência de Cuba e sua posterior intervenção políticae econômica nesse
país, por meio da Emenda Platt
• apoio norte-americano à
independência do Panamá, viabilizando a conclusão da construção do canal e sua
cessão aos EUA, bem como sua interferência comercial e financeira na região Política
da Boa Vizinhança. Essa política baseou-se nos princípios da amizade, da
cooperação e da reciprocidade como garantia da abertura de mercados e da
diminuição da influência dos países do Eixo no continente americano.
A expressão Big Stick (Grande
Porrete) resultou de uma frase de efeito dita pelo presidente estadunidense
Theodore Roosevelt para descrever o estilo de diplomacia norte-americana para a
América Latina e é considerada como corolário da Doutrina Monroe. Ambas
caracterizam a postura imperialista dos Estados Unindo no continente.
A imposição da Emenda Platt, um
dispositivo legal inserido na Constituição de Cuba, que autorizava os Estados
Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses
recíprocos de ambos os países fossem ameaçados, bem como as intervenções norte-americanas
na Nicarágua visando a construção de um canal interoceânico, são exemplos da
execução do Big Stick .
A partir do governo Franklin
Roosevelt, teve início a Política da Boa Vizinhança (ou Good Neighbor Policy) que
consistia em investimentos e venda de tecnologia norte-americana para os países
latino-americanos, mas em troca, estes deviam dar apoio a política norte americana.
Essa política promoveu o
estreitamento das relações culturais entre os Estados Unidos América Latina.
muito bom! espero que me ajude na prova de hoje!
ResponderExcluirValeu, Elisia, espero que o blog lhe tenha sido útil e que você obtenha êxito em sua prova de História. Volte sempre.
ExcluirForte abraço.
Edenilson Morais
Material muito Rico, Extremamente fiel ao contexto histórico e com uma abordagem bem dinâmica.
ResponderExcluirSei q já faz tempo q vc postou isso,mas eu preciso de ajuda.
ResponderExcluirSobre o "Destino manifesto", há algum filme q retrate essa doutrina!??
Alguém me ajuda nessa, os ideias dos eua eram pra todos que habitavam suas terras conquistadas?
ResponderExcluir