terça-feira, 1 de maio de 2012

Confira a avaliação de História (segunda chamada do segundo bimestre)


AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA GERAL
SEGUNDA CHAMADA DO 2º BIMESTRE
 PRIMEIRA SÉRIE

 

1. (UFRN) Na Grécia Antiga, às vésperas da guerra entre Atenas e Esparta, dois personagens políticos rivais, um espartano e outro ateniense, referindo-se às motivações e intenções de suas respectivas cidades, assim se expressaram: Outros, com efeito, podem ter dinheiro em abundância e naus e cavalos, mas temos aliados valentes, que não devem ser entregues aos atenienses; votai, portanto, pela guerra, lacedemônios, como convém à dignidade de Esparta, e não permitais que Atenas se torne maior.
Discurso de Stenelaídas - éforo espartano. Apud TUCÍDIDES. "A Guerra do Peloponeso". 3. ed. Brasília: Editora UnB, 1999. p. 54-55.

Agora estes homens recém-chegados proclamam que devemos dar independência a todos os helenos. Nenhum de vós, porém, deve pensar que iremos entrar em guerra por motivos banais se nos recusarmos a revogar o decreto da cidade de Mégara [...]. Ide com a determinação de não ceder sob pretexto algum, grande ou pequeno e de não vivermos amedrontados por causa dos bens que possuímos.
Discurso de Péricles - líder ateniense. Apud TUCÍDIDES. "A Guerra do Peloponeso". 3. ed. Brasília: Editora UnB, 1999. p. 78.

Tomando como ponto de partida esses dois fragmentos de discursos proferidos no final do século V a. C., explique como Atenas chegou à situação de domínio quase total da comunidade helênica e estabeleça a relação existente entre democracia e imperialismo no mundo grego nesse período.


resposta:

A situação de domínio de Atenas:
a) Sistema de colonização grega - A partir do conflito entre a colonização grega e a colonização persa, dando origem às guerras médicas; Atenas conquistou a liderança do mundo  grego.
b) Criação da Confederação de Delos - Sob a liderança de Atenas, da qual participavam inúmeras cidades gregas que estabeleciam entre si relações comerciais e militares.

Relações entre Democracia e Imperialismo:
a) Atenas, como cidade preponderante na Liga de Delos, se beneficiava dos recursos da Liga para reformas urbanas e  políticas, fortalecendo sua democracia interna.
b) Péricles, no seu governo, ampliou a participação popular nos tribunais e nas magistraturas, fortalecendo a democracia  fundada por Clístenes.

2. (Ufv) A Grécia Antiga, no século V a.C., foi marcada por grandes disputas entre dois blocos rivais de cidades-Estado: a Liga de Delos, liderada por Atenas (a pólis democrática) e a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta (a pólis oligárquica e militarizada). Os confrontos entre essas ligas resultaram na Guerra do Peloponeso. Por que se pode dizer que a Guerra do Peloponeso levou ao esgotamento das cidades-Estado?



resposta: Porque enfraquecido pelo desgaste das guerras, o mundo grego foi conquistado pelos macedônios que  vinham de um processo de expansionismo territorial no  contexto das guerras gregas.


3. (FGV 2006) :"Ninguém cuidava de atingir um objetivo honesto, pois não se sabia se se ia viver o suficiente para realizá-lo. Ninguém era retido nem pelo temor dos deuses nem pelas leis humanas; não se cuidava mais da piedade do que da impiedade desde que se via todos morrerem indistintamente."
Tucídides. In WOLFF, Francis. "Sócrates". São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 31.

Sobre a crise provocada pela Guerra do Peloponeso é correto afirmar:
a) O final da guerra resultou em um período de florescimento cultural e político, denominado "Século de Péricles".
b) Após o tratado de paz assinado por atenienses e espartanos em 421 a.C., a guerra recomeçou com a traição de Péricles.
c) A primeira potência hegemônica da guerra foi Esparta, sucedeu-lhe Tebas e, por fim, Atenas.
d) A guerra que durou quase trinta anos e provocou uma terrível peste em Atenas, da qual foi vítima o próprio Péricles, criou as condições para a intervenção de Filipe da Macedônia.
e) A guerra foi um conflito entre os persas e os gregos e teve início com a invasão persa da cidade grega de Mileto em 430 a.C.


resposta:[D]

4. (Pucpr 2005) A Grécia formou brilhante civilização, apresentando, contudo, desunião política, com suas numerosas "polis" ou cidades-estados. Assim, analise as afirmações que se seguem:
I. Esparta, militarista, passou a ser uma democracia nos séculos V e IV a.C.
II. Atenas alcançou seu maior brilho após a Segunda Guerra Médica, na qual foi decisiva para a derrota dos persas.
III. Atenas chefiou a Liga do Peloponeso, enquanto Esparta organizou a Liga de Delos. IV. Subornadas pelo ouro e prata de Felipe da Macedônia, as cidades gregas aceitaram sua liderança sem nenhuma resistência.

São afirmações corretas:
a) I e II.
b) II, III e IV.
c) I, III e IV.
d) apenas III.
e) apenas I.


resposta:[E]

5. (Uel) Sobre o lugar social da mulher no contexto do pensamento dos filósofos gregos clássicos, é correto afirmar:
a) Na "Polis grega", as mulheres deveriam restringir-se à execução das tarefas domésticas, cabendo aos cidadãos a atuação na vida política, jurídica e administrativa.
b) Pelo fato de as mulheres possuírem habilidades diferentes em relação aos homens, Platão lhes concede tarefas menos exigentes, tais como o cuidado do lar e o exercício da filosofia.
c) Para Aristóteles, a justiça como eqüidade, se aplica também à esfera doméstica, devendo as mulheres receber tratamento baseado nos mesmos princípios válidos para os cidadãos.
d) Era consenso que a mulher deveria atuar, além da esfera privada, também na esfera pública, tendo o direito de influenciar nas decisões políticas.
e) Entendia-se que a tarefa das mulheres, que assumiam postos de liderança na Polis, era a de gerar filhos saudáveis para o Estado.


resposta:[A]

Questão extra
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 1, relacione os períodos históricos da civilização grega (coluna A) a suas respectivas características essenciais (coluna B).


Coluna A

1. Período Homérico
2. Período Arcaico
3. Período Clássico
4. Período Helenístico

Coluna B

( ) Consolidação das estruturas fundamentais da polis, a mais célebre das instituições gregas. O período é marcado pela expansão territorial e pela intensificação do comércio entre as cidades.

( ) Dissolução da comunidade gentilícia conhecida como génos, com a formação das cidades-estado. Grande parte do conhecimento sobre o período deve-se às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisséia.

( ) Difusão da cultura grega no Oriente, a partir das campanhas militares de Alexandre Magno, levando à fusão do racionalismo grego com o misticismo oriental. Ocorreu, no período, a progressiva ruptura na identificação do cidadão com sua polis de origem.

( ) Formação da Confederação de Delos, que consolidava a hegemonia comercial e política de Atenas. Verificou-se, neste período, o máximo desenvolvimento da filosofia, da poesia, das ciências e das artes.

A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
            a)        2 – 1 – 4 – 3
            b)        1 – 2 – 3 – 4
            c)        3 – 2 – 4 – 1
            d)        4 – 3 – 1 – 2
            e)        3 – 4 – 2 – 1

resposta:[A]



TERCEIRA SÉRIE

 

1. (UFRJ-2000) “Grande e bom amigo:
 Depois de quinze anos de sacrifícios consagrados à liberdade da América para obter um sistema de garantias que, tanto na paz como na guerra, seja o escudo de nosso novo destino, já é tempo de que os interesses e as relações que unem entre si as repúblicas americanas, antes colônias espanholas, tenham uma  base fundamental que eternize, se for possível, a duração destes governos.
 Organizar aquele sistema e consolidar o poder deste grande corpo político cabe ao exercício de uma autoridade sublime, que dirija a política de nossos governos, cuja ação mantenha a uniformidade de seus princípios e cuja simples evocação acalme nossas tempestades. Tão respeitável autoridade não pode existir a não ser numa assembléia de representantes nomeados por cada uma de nossas repúblicas e reunidos sob os auspícios da vitória obtida por nossas armas contra o poder espanhol”.
 (CARTA DE SIMON BOLÍVAR AOS GOVERNOS DAS REPÚBLICAS DA COLÔMBIA, MÉXICO, RIO DA PRATA, CHILE E GUATEMALA. Lima, 7/12/1824. IN:”BOLÍVAR”. Org.: M. L. Bellotto e A. M. M. Corrêa. Ed. Ática.)
 
 Entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX ocorreram em várias partes da América colonial processos de independência. Contextos históricos diversos, assim como personagens e agentes diferentes. Cenários com realidades econômicas variadas. Estavam em jogo políticas coloniais diferenciadas de franceses, ingleses, espanhóis e portugueses.
 No seu conjunto - guardando as especificidades - o processo de independência nas Américas ocorreu com lutas e muitos conflitos. Contudo, os desdobramentos dos vários processos de independência não seriam iguais. Estruturas de governo, organização política e divisões territoriais marcariam estas diferenças.
a) Caracterize o processo de independência do Haiti.
b) Apresente duas características dos processos de independência na América Espanhola e duas características deste processo na América Portuguesa.

 resposta:
a) O processo haitiano de independência caracterizou-se pelo estabelecimento de lutas anti-coloniais marcadas por um caráter racial (negros e mulatos contra brancos e escravos contra senhores). O movimento possui ligação com os ideais e desdobramentos da Revolução Francesa que estimularam os intuitos separatistas. A participação e liderança dos negros, deu ao movimento do Haiti uma expressividade de ruptura radical traçando objetivos de bases mais populares: fim do domínio   da   Metrópole, da escravidão e a busca   pela   posse   de   propriedades dos manifestantes .
b) Na América Espanhola instituiu-se o republicanismo; manteve-se a tradicional fragmentação territorial, o processo foi conduzido pelos  interesses das elites locais que mantiveram a estrutura econômica vigente até então. Diferentemente da América Portuguesa, os processos nas áreas hispânicas foram marcados por guerras de independência lideradas pela elite criolla com relativa participação das camadas populares.
 Na América Portuguesa estabeleceu-se o regime monárquico que  manteve  a unidade territorial e a estrutura econômica baseada no latifúndio monocultor-exportador de bases sociais escravistas. O processo de Independência do Brasil foi marcado pela confluência de interesses políticos e econômicos de setores portugueses e brasileiros desenrolando-se de forma pacífica. As massas nesse processo mantiveram-se alheias.


2. (Unesp) Além disso, brotavam na América os interesses regionais privilegiados das classes criollas, exportadoras e latifundiárias que geralmente, em relação ao Império Britânico, só pensavam em romper com a Espanha para poderem enriquecer à vontade."
(Jorge Abelardo Ramos. HISTÓRIA DA NAÇÃO LATINO-AMERICANA.)

Baseando-se na análise do autor, responda.
a) Por que se estabelece relação entre as classes criollas da América e o Império Britânico?
b) Aponte uma diferença entre os processos de independência da América espanhola e do Brasil.



 
resposta:

a) Para as elites criollas e para o Império Britânico a independência da América espanhola representava o fim do Pacto Colonial, dando aos primeiros a liberdade de ampliação dos lucros, controlando as atividades econômicas e para os ingleses o livre acesso ao comércio de produtos industrializados e à obtenção de matérias-primas.

b) Na América espanhola ocorreram lutas de independência com relativa participação popular. Já no Brasil a independência ocorreu de forma pacífica orientada de acordo com os interesses da elite agrária.


3. (Pucmg) Os anos iniciais do século XIX marcaram uma conjuntura na qual foram efetivados os processos de independência política e a formação dos Estados Nacionais dos países latino-americanos. Sobre esses processos, é correto afirmar que, EXCETO:
a) o ideário burguês liberal legitimou o discurso das lideranças emancipacionistas.
b) a abolição da escravidão e do tributo indígena ampliou a participação efetiva dos trabalhadores.
c) a liberdade foi a palavra de ordem, entendida de formas variadas pelos agentes sociais.
d) a pressão do imperialismo inglês forçou a derrubada de privilégios e restrições ao comércio.
e) os setores crioulos assumiram a direção política e acabaram com os monopólios régios.


resposta:[B]

4. (Uff) Ao final das guerras de independência na América Espanhola, o clima de instabilidade política alastrou-se por toda parte multiplicando-se as lutas de facções e a sucessão de governos frágeis em quase todos os territórios hispano-americanos. Assinale a opção que explica melhor a instabilidade política vigente na América Espanhola na primeira metade do século XIX.
a) Nesse período não foi possível a formação de blocos de poder hegemônicos que viabilizassem estruturas estatais sólidas nos países resultantes do esfacelamento do império hispano-americano. Isto favoreceu o poder pulverizado e efêmero de vários caudilhos.
b) As economias hispano-americanas estavam totalmente destruídas, rompendo-se por conseguinte, o comércio com a Europa, outrora vigoroso, e a possibilidade de alianças políticas no interior das classes dominantes.
c) A manutenção das heranças políticas coloniais, sobretudo a estrutura dos Vice-Reinados, favoreceu o caudilhismo e retardou a formação dos Estados Nacionais.
d) A opção pelo regime republicano, ao invés do monárquico, é a chave para se compreender não só a instabilidade política das jovens nações hispano-americanas, mas também a fragmentação territorial e a descentralização dos regimes nelas instauradas.
e) A instabilidade política hispano-americana deveu-se, basicamente, à multiplicação de regimes militares, a exemplo do pan-americanismo bolivariano, herança do pós-independência que marcaria a tradição política do continente.


resposta:[A]

(Ufu) Assinale a alternativa que contempla as características da maioria dos países da América Latina, durante a primeira metade do século XIX.
a) Houve decadência do poder político do caudilhismo, em decorrência da democratização da sociedade.
b) A formação de um pacto político entre federalistas e centralistas garantiu a implantação da república e a estabilidade política logo após a independência.
c) A adoção do direito de voto pata todo habitante maior de 21 anos, permitiu a ampliação da representatividade popular nos Congressos nacionais.
d) Foram implantadas repúblicas conservadoras e autoritárias, onde a instabilidade política e a marginalização social das camadas populares eram predominantes.
e) O modelo econômico foi reorganizado, direcionando a produção para o mercado interno de cada país, o que provocou a ampliação da renda média dos trabalhadores.


resposta:[D]

Questão extra
(Unesp) " Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa."
(Hobsbawm, E. J., "A Era das Revoluções", 1789-1848.)

Após a leitura do texto, responda.
a) Por que o autor denomina o período de 1789 a 1848 de "Era das revoluções"?
b) Em relação à América Latina, como se manifestou a dupla revolução apontada pelo autor?


resposta:
a) Esse período, compreendido entre o início da Revolução Francesa e a "Primavera dos Povos", corresponde à fase das Revoluções Burguesas que se opuseram ao Antigo Regime, no quadro da consolidação do sistema capitalista.
b) No plano econômico, pela eliminação do Pacto Colonial e pela passagem para a órbita do capitalismo inglês. No plano político-ideológíco, pela constituição de Estados Nacionais dotados de um discurso liberal, mas adequado aos interesses das classes dominantes.

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