AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA GERAL
SEGUNDA CHAMADA DO 2º BIMESTRE
PRIMEIRA SÉRIE
1. (UFRN) Na Grécia Antiga, às
vésperas da guerra entre Atenas e Esparta, dois personagens políticos rivais, um
espartano e outro ateniense, referindo-se às motivações e intenções de suas
respectivas cidades, assim se expressaram: Outros, com efeito, podem ter
dinheiro em abundância e naus e cavalos, mas temos aliados valentes, que não
devem ser entregues aos atenienses; votai, portanto, pela guerra, lacedemônios,
como convém à dignidade de Esparta, e não permitais que Atenas se torne maior.
Discurso
de Stenelaídas - éforo espartano. Apud TUCÍDIDES. "A Guerra do Peloponeso".
3. ed. Brasília: Editora UnB, 1999. p. 54-55.
Agora estes homens recém-chegados
proclamam que devemos dar independência a todos os helenos. Nenhum de vós, porém,
deve pensar que iremos entrar em guerra por motivos banais se nos recusarmos a
revogar o decreto da cidade de Mégara [...]. Ide com a determinação de não ceder
sob pretexto algum, grande ou pequeno e de não vivermos amedrontados por causa
dos bens que possuímos.
Discurso
de Péricles - líder ateniense. Apud TUCÍDIDES. "A Guerra do Peloponeso".
3. ed. Brasília: Editora UnB, 1999. p. 78.
Tomando como ponto de partida
esses dois fragmentos de discursos proferidos no final do século V a. C., explique
como Atenas chegou à situação de domínio quase total da comunidade helênica e
estabeleça a relação existente entre democracia e imperialismo no mundo grego
nesse período.
resposta:
A situação de domínio de Atenas:
a) Sistema de colonização grega -
A partir do conflito entre a colonização grega e a colonização persa, dando
origem às guerras médicas; Atenas conquistou a liderança do mundo grego.
b) Criação da Confederação de Delos
- Sob a liderança de Atenas, da qual participavam inúmeras cidades gregas que estabeleciam
entre si relações comerciais e militares.
Relações entre Democracia e
Imperialismo:
a) Atenas, como cidade
preponderante na Liga de Delos, se beneficiava dos recursos da Liga para
reformas urbanas e políticas, fortalecendo
sua democracia interna.
b) Péricles, no seu governo, ampliou
a participação popular nos tribunais e nas magistraturas, fortalecendo a
democracia fundada por Clístenes.
2. (Ufv) A Grécia Antiga, no
século V a.C., foi marcada por grandes disputas entre dois blocos rivais de
cidades-Estado: a Liga de Delos, liderada por Atenas (a pólis democrática) e a
Liga do Peloponeso, liderada por Esparta (a pólis oligárquica e militarizada). Os
confrontos entre essas ligas resultaram na Guerra do Peloponeso. Por que se
pode dizer que a Guerra do Peloponeso levou ao esgotamento das cidades-Estado?
resposta: Porque enfraquecido
pelo desgaste das guerras, o mundo grego foi conquistado pelos macedônios que vinham de um processo de expansionismo
territorial no contexto das guerras
gregas.
3. (FGV 2006) :"Ninguém
cuidava de atingir um objetivo honesto, pois não se sabia se se ia viver o
suficiente para realizá-lo. Ninguém era retido nem pelo temor dos deuses nem
pelas leis humanas; não se cuidava mais da piedade do que da impiedade desde
que se via todos morrerem indistintamente."
Tucídides. In WOLFF, Francis.
"Sócrates". São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 31.
Sobre a crise provocada pela
Guerra do Peloponeso é correto afirmar:
a) O final da guerra resultou em
um período de florescimento cultural e político, denominado "Século de
Péricles".
b) Após o tratado de paz assinado
por atenienses e espartanos em 421
a.C., a guerra recomeçou com a traição de Péricles.
c) A primeira potência hegemônica
da guerra foi Esparta, sucedeu-lhe Tebas e, por fim, Atenas.
d) A guerra que durou quase
trinta anos e provocou uma terrível peste em Atenas, da qual foi vítima o
próprio Péricles, criou as condições para a intervenção de Filipe da Macedônia.
e) A guerra foi um conflito entre
os persas e os gregos e teve início com a invasão persa da cidade grega de
Mileto em 430 a.C.
resposta:[D]
4. (Pucpr 2005) A Grécia formou
brilhante civilização, apresentando, contudo, desunião política, com suas
numerosas "polis" ou cidades-estados. Assim, analise as afirmações
que se seguem:
I. Esparta, militarista, passou a
ser uma democracia nos séculos V e IV a.C.
II. Atenas alcançou seu maior
brilho após a Segunda Guerra Médica, na qual foi decisiva para a derrota dos
persas.
III. Atenas chefiou a Liga do
Peloponeso, enquanto Esparta organizou a Liga de Delos. IV. Subornadas pelo
ouro e prata de Felipe da Macedônia, as cidades gregas aceitaram sua liderança
sem nenhuma resistência.
São afirmações corretas:
a) I e II.
b) II, III e IV.
c) I, III e IV.
d) apenas III.
e) apenas I.
resposta:[E]
5. (Uel) Sobre o lugar social da
mulher no contexto do pensamento dos filósofos gregos clássicos, é correto
afirmar:
a) Na "Polis grega", as
mulheres deveriam restringir-se à execução das tarefas domésticas, cabendo aos
cidadãos a atuação na vida política, jurídica e administrativa.
b) Pelo fato de as mulheres
possuírem habilidades diferentes em relação aos homens, Platão lhes concede
tarefas menos exigentes, tais como o cuidado do lar e o exercício da filosofia.
c) Para Aristóteles, a justiça
como eqüidade, se aplica também à esfera doméstica, devendo as mulheres receber
tratamento baseado nos mesmos princípios válidos para os cidadãos.
d) Era consenso que a mulher
deveria atuar, além da esfera privada, também na esfera pública, tendo o
direito de influenciar nas decisões políticas.
e) Entendia-se que a tarefa das
mulheres, que assumiam postos de liderança na Polis, era a de gerar filhos
saudáveis para o Estado.
resposta:[A]
Questão extra
INSTRUÇÃO: Para responder à
questão 1, relacione os períodos históricos da civilização grega (coluna A) a
suas respectivas características essenciais (coluna B).
Coluna A
1. Período Homérico
2. Período Arcaico
3. Período Clássico
4. Período Helenístico
Coluna B
( ) Consolidação das estruturas
fundamentais da polis, a mais célebre das instituições gregas. O período é
marcado pela expansão territorial e pela intensificação do comércio entre as
cidades.
( ) Dissolução da comunidade
gentilícia conhecida como génos, com a formação das cidades-estado. Grande
parte do conhecimento sobre o período deve-se às informações fornecidas pelos
poemas Ilíada e Odisséia.
( ) Difusão da cultura grega no
Oriente, a partir das campanhas militares de Alexandre Magno, levando à fusão
do racionalismo grego com o misticismo oriental. Ocorreu, no período, a
progressiva ruptura na identificação do cidadão com sua polis de origem.
( ) Formação da Confederação de
Delos, que consolidava a hegemonia comercial e política de Atenas. Verificou-se,
neste período, o máximo desenvolvimento da filosofia, da poesia, das ciências e
das artes.
A numeração correta na coluna B, de
cima para baixo, é
a) 2 – 1 – 4 – 3
b) 1 – 2 – 3 – 4
c) 3 – 2 – 4 – 1
d) 4 – 3 – 1 – 2
e) 3 – 4 – 2 – 1
resposta:[A]
TERCEIRA SÉRIE
1. (UFRJ-2000) “Grande e bom
amigo:
Depois de quinze anos de sacrifícios
consagrados à liberdade da América para obter um sistema de garantias que, tanto
na paz como na guerra, seja o escudo de nosso novo destino, já é tempo de que
os interesses e as relações que unem entre si as repúblicas americanas, antes
colônias espanholas, tenham uma base
fundamental que eternize, se for possível, a duração destes governos.
Organizar aquele sistema e consolidar o poder
deste grande corpo político cabe ao exercício de uma autoridade sublime, que
dirija a política de nossos governos, cuja ação mantenha a uniformidade de seus
princípios e cuja simples evocação acalme nossas tempestades. Tão respeitável
autoridade não pode existir a não ser numa assembléia de representantes nomeados
por cada uma de nossas repúblicas e reunidos sob os auspícios da vitória obtida
por nossas armas contra o poder espanhol”.
(CARTA DE SIMON BOLÍVAR AOS
GOVERNOS DAS REPÚBLICAS DA COLÔMBIA, MÉXICO, RIO DA PRATA, CHILE E GUATEMALA. Lima, 7/12/1824. IN:”BOLÍVAR”.
Org.: M. L. Bellotto e A. M. M. Corrêa. Ed.
Ática.)
Entre o final do século XVIII e as primeiras
décadas do século XIX ocorreram em várias partes da América colonial processos
de independência. Contextos históricos diversos, assim como personagens e
agentes diferentes. Cenários com realidades econômicas variadas. Estavam em
jogo políticas coloniais diferenciadas de franceses, ingleses, espanhóis e portugueses.
No seu conjunto - guardando as especificidades
- o processo de independência nas Américas ocorreu com lutas e muitos conflitos.
Contudo, os desdobramentos dos vários processos de independência não seriam
iguais. Estruturas de governo, organização política e divisões territoriais
marcariam estas diferenças.
a) Caracterize o processo de
independência do Haiti.
b) Apresente duas características
dos processos de independência na América Espanhola e duas características deste
processo na América Portuguesa.
resposta:
a) O processo haitiano de
independência caracterizou-se pelo estabelecimento de lutas anti-coloniais
marcadas por um caráter racial (negros e mulatos contra brancos e escravos
contra senhores). O movimento possui ligação com os ideais e desdobramentos da
Revolução Francesa que estimularam os intuitos separatistas. A participação e
liderança dos negros, deu ao movimento do Haiti uma expressividade de ruptura
radical traçando objetivos de bases mais populares: fim do domínio da
Metrópole, da escravidão e a busca
pela posse de
propriedades dos manifestantes .
b) Na América Espanhola instituiu-se
o republicanismo; manteve-se a tradicional fragmentação territorial, o processo
foi conduzido pelos interesses das
elites locais que mantiveram a estrutura econômica vigente até então. Diferentemente
da América Portuguesa, os processos nas áreas hispânicas foram marcados por
guerras de independência lideradas pela elite criolla com relativa participação
das camadas populares.
Na América Portuguesa estabeleceu-se o regime
monárquico que manteve a unidade territorial e a estrutura econômica
baseada no latifúndio monocultor-exportador de bases sociais escravistas. O
processo de Independência do Brasil foi marcado pela confluência de interesses
políticos e econômicos de setores portugueses e brasileiros desenrolando-se de forma
pacífica. As massas nesse processo mantiveram-se alheias.
2. (Unesp) Além disso, brotavam
na América os interesses regionais privilegiados das classes criollas, exportadoras
e latifundiárias que geralmente, em relação ao Império Britânico, só pensavam
em romper com a Espanha para poderem enriquecer à vontade."
(Jorge Abelardo Ramos. HISTÓRIA
DA NAÇÃO LATINO-AMERICANA.)
Baseando-se na análise do autor, responda.
a) Por que se estabelece relação
entre as classes criollas da América e o Império Britânico?
b) Aponte uma diferença entre os
processos de independência da América espanhola e do Brasil.
resposta:
a) Para as elites criollas e para
o Império Britânico a independência da América espanhola representava o fim do
Pacto Colonial, dando aos primeiros a liberdade de ampliação dos lucros, controlando
as atividades econômicas e para os ingleses o livre acesso ao comércio de
produtos industrializados e à obtenção de matérias-primas.
b) Na América espanhola ocorreram
lutas de independência com relativa participação popular. Já no Brasil a
independência ocorreu de forma pacífica orientada de acordo com os interesses
da elite agrária.
3. (Pucmg) Os anos iniciais do
século XIX marcaram uma conjuntura na qual foram efetivados os processos de
independência política e a formação dos Estados Nacionais dos países latino-americanos.
Sobre esses processos, é correto afirmar que, EXCETO:
a) o ideário burguês liberal
legitimou o discurso das lideranças emancipacionistas.
b) a abolição da escravidão e do
tributo indígena ampliou a participação efetiva dos trabalhadores.
c) a liberdade foi a palavra de
ordem, entendida de formas variadas pelos agentes sociais.
d) a pressão do imperialismo
inglês forçou a derrubada de privilégios e restrições ao comércio.
e) os setores crioulos assumiram
a direção política e acabaram com os monopólios régios.
resposta:[B]
4. (Uff) Ao final das guerras de
independência na América Espanhola, o clima de instabilidade política alastrou-se
por toda parte multiplicando-se as lutas de facções e a sucessão de governos
frágeis em quase todos os territórios hispano-americanos. Assinale a opção que
explica melhor a instabilidade política vigente na América Espanhola na
primeira metade do século XIX.
a) Nesse período não foi possível
a formação de blocos de poder hegemônicos que viabilizassem estruturas estatais
sólidas nos países resultantes do esfacelamento do império hispano-americano. Isto
favoreceu o poder pulverizado e efêmero de vários caudilhos.
b) As economias hispano-americanas
estavam totalmente destruídas, rompendo-se por conseguinte, o comércio com a
Europa, outrora vigoroso, e a possibilidade de alianças políticas no interior
das classes dominantes.
c) A manutenção das heranças
políticas coloniais, sobretudo a estrutura dos Vice-Reinados, favoreceu o
caudilhismo e retardou a formação dos Estados Nacionais.
d) A opção pelo regime
republicano, ao invés do monárquico, é a chave para se compreender não só a
instabilidade política das jovens nações hispano-americanas, mas também a
fragmentação territorial e a descentralização dos regimes nelas instauradas.
e) A instabilidade política
hispano-americana deveu-se, basicamente, à multiplicação de regimes militares, a
exemplo do pan-americanismo bolivariano, herança do pós-independência que
marcaria a tradição política do continente.
resposta:[A]
(Ufu) Assinale a alternativa que
contempla as características da maioria dos países da América Latina, durante a
primeira metade do século XIX.
a) Houve decadência do poder
político do caudilhismo, em decorrência da democratização da sociedade.
b) A formação de um pacto
político entre federalistas e centralistas garantiu a implantação da república
e a estabilidade política logo após a independência.
c) A adoção do direito de voto
pata todo habitante maior de 21 anos, permitiu a ampliação da
representatividade popular nos Congressos nacionais.
d) Foram implantadas repúblicas
conservadoras e autoritárias, onde a instabilidade política e a marginalização
social das camadas populares eram predominantes.
e) O modelo econômico foi
reorganizado, direcionando a produção para o mercado interno de cada país, o
que provocou a ampliação da renda média dos trabalhadores.
resposta:[D]
Questão extra
(Unesp) " Se a economia do
mundo do século XIX foi formada principalmente sob influência da revolução
industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente
pela Revolução Francesa."
(Hobsbawm, E. J., "A
Era das Revoluções", 1789-1848.)
Após a leitura do texto, responda.
a) Por que o autor denomina o
período de 1789 a
1848 de "Era das revoluções"?
b) Em relação à América Latina, como
se manifestou a dupla revolução apontada pelo autor?
resposta:
a) Esse período, compreendido
entre o início da Revolução Francesa e a "Primavera dos Povos", corresponde
à fase das Revoluções Burguesas que se opuseram ao Antigo Regime, no quadro da
consolidação do sistema capitalista.
b) No plano econômico, pela
eliminação do Pacto Colonial e pela passagem para a órbita do capitalismo
inglês. No plano político-ideológíco, pela constituição de Estados Nacionais
dotados de um discurso liberal, mas adequado aos interesses das classes
dominantes.
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