quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SIMULADO DE HISTÓRIA – TERCEIRO ANO
01. "Acreditei que eram gente boa enviada, como afirmavam, por Tecsi Viracochan - isto é, Deus - mas parece que os acontecimentos tomaram o rumo oposto daquele que imaginei, pois vocês deveriam saber, meus irmãos, que, pelas provas que me deram desde que invadiram minhas terras, eles não são filhos de Viracocha, mas sim do diabo."
Manco Inca, citado em BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina: A América Latina Colonial. Volume I, São Paulo: EDUSP, Brasília: FUNAG, 1997, p. 228.
O alerta de um dos líderes incas sobre a ação dos conquistadores espanhóis revela uma das razões que facilitaram a vitória dos castelhanos sobre o Império Inca, ou seja, a idéia inicial dos incas de que os espanhóis eram deuses. Um outro fator que explica a conquista espanhola sobre o Império Incaico foi:
a) a superioridade da tecnologia militar espanhola, aliado ao fato de fazerem alianças com povos submetidos ao domínio do Inca e que desejavam se libertar.
b) a desarticulação das formas de produção tradicionais da sociedade incaica, que passou a produzir para suprir os desejos dos espanhóis, gerando fome, mas garantindo parte dos lucros para o Inca.
c) a violência indiscriminada exercida pelos espanhóis sobre as comunidades incas, especialmente com a utilização de torturas contra os que aceitavam a fé católica.
d) a utilização da fé católica, garantiu a dominação ideológica e pacífica sobre todos os povos presentes no interior do Império Incaico.
e) o envio de reforços, por Madri para Pizarro, que deu a este conquistador a superioridade numérica de que necessitava para garantir a vitória sobre os incas.
02. O que mudou no século XV com os descobrimentos? As transformações foram profundas. Alteraram as concepções de tempo de espaço. Um novo engenho simboliza muito bem essa passagem: o relógio. Dividir o dia em 24 partes iguais é um exercício matemático que exige uma nova forma de percepção da natureza.
SILVA, Janice T., da. Descobrimentos e colonização. São Paulo: Ática, 1989. p.26

Aos poucos, o relógio foi dominando a vida dos homens, o tempo, antes pensado como uma questão de claro e escuro num ritmo da natureza, foi substituído pela matemática das horas, expressando uma arquitetura da razão, e o tempo do sino da Igreja, do religioso, também foi atingido por essa nova concepção. No contexto desta importante transformação no início dos tempos modernos, também ocorreram outros fatos relevantes. Quais foram eles?
a) O processo de centralização do poder político e a ruralização crescente da vida européia.
b) A ascensão da burguesia no plano econômico e o enfraquecimento da autoridade dos reis.
c) O desenvolvimento das Grandes Navegações e a ruralização provocada pelo feudalismo.
d) A ascensão da burguesia no plano econômico e o desenvolvimento das atividades tipicamente urbanas.
e) O processo de centralização política nas mãos dos reis e a decadência econômica da burguesia.


03. (FUVEST) “A Idade Média européia é inseparável da civilização islâmica já que consiste precisamente na convivência, ao mesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma área comum impregnada pela cultura greco-romana.”
José Ortega y Gasset (1883-1955).

O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval,
a) formou-se uma civilização complementar à islâmica, pois ambas tiveram um mesmo ponto de partida.
b) originou-se uma civilização menos complexa que a islâmica devido à predominância da cultura germânica.
c) desenvolveu-se uma civilização que se beneficiou tanto da herança greco-romana quanto da islâmica.
d) cristalizou-se uma civilização marcada pela flexibilidade religiosa e tolerância cultural.
e) criou-se uma civilização sem dinamismo, em virtude de sua dependência de Bizâncio e do Islão.


04. (FUVEST) “Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas.”
Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do
a) liberalismo.
b) feudalismo.
c) mercantilismo.
d) escravismo.
e) corporativismo.


05 (FUVEST) Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à
a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.
b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.
c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.
d) neutralidade da Península Itálica frente à guerra generalizada na Europa.
e) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.


06. (FUVEST) “Os cosmógrafos e navegadores de Portugal e Espanha procuraram situar estas costas e ilhas da maneira mais convenientes aos seus propósitos. Os espanhóis situam-nas mais para o Oriente, de forma a parecer que pertencem ao Imperador (Carlos V). Os portugueses por sua
vez, situam-nas mais para o Ocidente, pois desse modo colocariam-nas em sua jurisdição.”
(carta de Robert Thorne, comerciante inglês, ao rei Henrique VIII, 1827)

O texto remete diretamente
a) à competição entre os países europeus, retardatários na corrida pelo descobrimento.
b) aos esforços dos cartógrafos para mapear com precisão as novas descobertas.
c) ao duplo papel da Marinha da Inglaterra, ao mesmo tempo, mercantil e corsária.
d) às disputas entre países europeus, decorrentes do Tratado de Tordesilhas.
e) à aliança das duas Coroas Ibéricas na exploração marítima.


07. (FUVEST) Segundo o historiador Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto dos construtores das catedrais medievais representava um grande progresso relativamente à condição miserável dos escravos que erigiram as Pirâmides e dos forçados que construíram os aquedutos romanos”. As catedrais medievais foram construídas por
a) artesãos livres e remunerados.
b) citadinos voluntários trabalhando em mutirão.
c) camponeses que prestavam trabalho gratuito.
d) mão de obra especializada e estrangeira.
e) servos rurais recompensados com a liberdade.
























08. (Unesp) Observe a foto da Catedral de Notre Dame de Paris, construída entre 1163 e 1250. (Adhemar Marques, Pelos caminhos da História: Ensino Médio.) Sobre o contexto histórico que levou ao surgimento das catedrais, pode-se afirmar: a) o papel dos monarcas foi decisivo, financiando a sua construção para glorificar o poder real. b) sua construção está associada ao reflorescimento e à prosperidade do mundo urbano. c) financiadas com os recursos do clero romano, ampliaram a influência do Papa no Oriente. d) surgiram como resposta do papado ao Cisma do Oriente, glorificando a Igreja Romana. e) eram templos destinados à alta nobreza, que assim evitava o contato com o povo da cidade

09. (UEL) "Dada a diversidade dos povos, a relativa escassez de fontes e a natureza das circunstâncias em que foram produzidas, seria temerário afirmar que os registros que chegaram até nós dão-nos a perspectiva 'indígena' da conquista. Mas fornecem, na verdade, uma série de evocações pungentes, filtradas pelas lentes da derrota, do impacto que provocou em certas regiões a súbita erupção de invasores estrangeiros, cuja aparência e comportamento estavam tão distantes da expectativa normal".
(ELLIOTT, J. H. A conquista espanhola e a colonização da América. In: BETHELL, L. (Org.) "História da América Latina". São Paulo: USP, 1998. p. 160.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema é, correto afirmar:
a) Os marinheiros espanhóis, logo que chegaram ao "Novo Mundo", constituíram famílias com as índias com o objetivo de introduzi-las, bem como a seus filhos, nas cortes européias.
b) A violência e a destruição causadas pela conquista espanhola impediram a sobrevivência física dos nativos americanos, obstaculizando, também, a manutenção de relações coletivas de trabalho.
c) A unidade étnica e política dos países americanos resultou do movimento indígena de
resistência à dominação dos países colonizadores.
d) A perspectiva indígena da conquista da América pelos europeus é um conjunto homogêneo de registros, porque as ações dos colonizadores, guiadas pelo respeito à diversidade, preservaram os escritos das populações nativas.
e) Um dos efeitos danosos da conquista da América Latina diz respeito à forma como o
sistema colonial estruturou-se, com a introdução do gado e do cultivo agrícola de produtos europeus, desorganizando as atividades e os modos de vida anteriores


GABARITO
01. A
02. D
03. C
04. C
05. E
6. D
07. A
08. B
09. E
SEGUNDO ANO

01. (FUVEST) Existem semelhanças entre as ditaduras militares brasileira (1964-1985), argentina (1976-1983), uruguaia (1973-1985) e chilena (1973-1990).
Todas elas
a) receberam amplo apoio internacional tanto dos Estados Unidos quanto da Europa Ocidental.
b) combateram um inimigo comum, os grupos esquerdistas, recorrendo a métodos violentos.
c) tiveram forte sustentação social interna, especialmente dos partidos políticos organizados.
d) apoiaram-se em idéias populistas para justificar a manutenção da ordem.
e) defenderam programas econômicos nacionalistas, promovendo o desenvolvimento industrial de seus países.
.
02. (Unesp) Já em 1973-74, alguns setores empresariais manifestavam suas críticas à “demasiada centralização das decisões” e à forte presença do Estado na economia, defendendo em seu discurso a “livre iniciativa” em oposição ao que chamavam de “estatização da economia”. (...) Para as classes médias urbanas, a crise atingiu seu padrão de vida com a queda dos salários e do poder aquisitivo, além da ameaça do desemprego. Parcelas cada vez maiores passaram a ver o regime com olhos críticos e a manifestar a sua oposição à ditadura. (...) Para a classe trabalhadora, a crise significou o aprofundamento do arrocho salarial, do desemprego, da miséria (...) (Nadine Habert, A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira.) Considerando os fragmentos, é correto afirmar que o processo de abertura política no Brasil. a) garantiu a união nacional, pois toda a sociedade passou a defender a maior presença do poder público na economia. b) trouxe benefícios especiais às classes trabalhadoras urbanas, pois a economia voltou a crescer a partir de 1980. c) envolveu interesses diversos em função das imensas desigualdades presentes na sociedade brasileira. d) sempre esteve nas mãos dos grupos de esquerda, gerando um processo rápido e com punições aos agentes da ditadura. e) contou com a oposição da classe operária, que se beneficiou com uma série de políticas afirmativas do governo militar.

03. (Cesgranrio) O processo de redemocratização brasileiro, no final da década de 1970, combinou pressões da sociedade civil e a estratégia de distensão/abertura do próprio regime militar, como pode ser observado na (no):
a) vitória do movimento popular das Diretas já, permitindo eleições gerais diretas em 1982.
b) concessão de anistia "ampla, geral e irrestrita", por lei de iniciativa do governo, mas que excluía as principais lideranças ligadas ao governo derrubado em 1964.
c) total autonomia do movimento sindical, forçada pelas greves do ABCD paulista.
d) revogação dos Atos Institucionais, por iniciativa do governo, após negociação com setores representativos da sociedade civil.
e) "pacote de abril", de 1977, que transformou o Congresso Nacional em Assembléia Constituinte.




04. (FGV-SP) A tabela a seguir fornece dados sobre as eleições de 1974:

Senado
Câmara dos
Deputados
Senado

Câmara dos
Deputados
ARENA
10.068.810
votos
11.866.482
votos
41%
52%

MDB
14.579.372
votos
10.954.440
votos
59%
48%


Essas eleições representaram uma importante mudança nos rumos da política brasileira porque:
a) a derrota do partido da situação na Câmara dos Deputados demonstrava o processo de desgaste do regime militar junto ao eleitorado brasileiro.
b) marcaram o início do bipartidarismo no Brasil e a vitória da oposição nas eleições para o Senado Federal.
c) apesar da adoção da Lei Falcão, que impedia os candidatos de discursar e expor suas idéias no rádio e na televisão, a oposição saiu-se amplamente vitoriosa.
d) a campanha pelo voto nulo, levada à frente pela oposição, mobilizou milhões de brasileiros que demonstraram seu descontentamento com a ditadura.
e) pela primeira vez desde a introdução do bipartidarismo, a oposição conseguiu uma votação maior do que o partido do governo nas eleições para o Senado


05. (IFSC) Diretas Já, há 25 anos – o apagar das luzes do regime militar e o restabelecimento da democracia no Brasil. (...) Os primeiros meses do ano de 1984 foram marcados pelos grandes comícios, por fortes mobilizações populares e que se espalharam pelas principais cidades do país, que tiveram suas ruas tomadas por milhares de pessoas que exigiam a realização de eleições diretas para Presidente da República. Era o Movimento “Diretas Já”. Infelizmente a emenda Dante de Oliveira foi derrotada no Congresso, que manteve a escolha do sucessor do general João Figueiredo pela via indireta.
Sobre o contexto do Movimento “Diretas Já”, assinale a alternativa CORRETA.
a) Desde o restabelecimento das eleições diretas para Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva foi o único Presidente da República eleito por dois mandatos consecutivos.
b) Apesar de toda mobilização popular, o movimento “Diretas Já”, de acordo com o texto, não obteve sucesso no primeiro processo eleitoral pós regime militar.
c) Com a morte do Presidente da República, Tancredo Neves, em 21 de abril de 1985, o Vice-presidente Ulysses Guimarães assume o mandato.
d) O primeiro presidente eleito após o regime militar foi Fernando Henrique Cardoso.
e) O General Emílio Garrastazu Médici foi o último presidente do regime militar.

06. (UFJF) Há 25 anos, em 12 de janeiro de 1984, um comício em Curitiba (PR) dava início à uma onda de manifestações das “Diretas Já”, movimento popular que ganharia as ruas das principais cidades do Brasil e seria o prenúncio do fim da ditadura militar (1964-1985). Sobre este importante acontecimento da história de nosso país, que nos permitiu viver a democracia atual e eleger um ex-metalúrgico a presidente da República NÃO é correto afirmar que:
a) Com a aprovação da emenda Dante de Oliveira, o país realizou em 1984 sua primeira eleição direta para presidente da República com a eleição de José Sarney pelo PMDB.
b) O PMDB lançou oficialmente uma campanha de apoio à emenda em abril de 1984 com o slogan pelo qual ficaria conhecido: “Diretas Já”.
c) A primeira eleição direta ocorreu em 1989, elegendo Fernando Collor como primeiro presidente escolhido pelo voto popular após 21 anos de regime militar.
d) A tentativa de eleger um presidente da República pelo voto direto começou em 1983, quando o deputado Dante de Oliveira (PMDB) apresentou ao Congresso a proposta – derrotada – de emenda à Constituição com essa finalidade.
e) O último grande comício antes da votação da emenda Dante de Oliveira, como ficou conhecida, se realizou no dia 16 de abril, no Vale do Anhangabaú e reuniu 1,5 milhão de pessoas.


07. (UFRJ) Observe o cartaz abaixo.

Apud OLIVA, Aluizio Mercadante (coord.).
Imagem da luta: 1965 1985 x 224
(adaptado).








Relacionando o cartaz da divulgação da campanha salarial do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema de 1982 e a história política do Brasil, pode-se afirmar que:
I. a história do movimento operário no Brasil tem sua origem com a industrialização e o
movimento migratório do final do séc. XIX e início do séc. XX.
II. houve períodos históricos em que o movimento operário ficou sob a tutela do Estado, como, por exemplo, o período parlamentarista de Juscelino Kubitschek.
III. a greve foi um instrumento de luta operária que se iniciou, no Brasil, sob orientação da Igreja.
IV. o cartaz nos possibilita compreender a importância política do movimento sindical no final da década de 70 que deu origem a novos líderes sindicais e políticos.
Estão corretas as afirmativas:
a) II e IV
b) I e III
c) I e IV
d) I e II
e) II e III

08. (UFRJ)

A charge acima, do cartunista Chico Caruso, diz respeito às dúvidas do general João Figueiredo no início do seu governo, sobre como deveria conduzir o principal projeto da sua administração: a “abertura política”. O novo presidente tanto poderia vestir a farda de militar e acentuara a face dura do regime, por meio de medidas discricionárias, como se compor com trajes civis dando prosseguimento à política de “distensão gradual e segura” desenvolvida pelo governo anterior. Ao longo do seu governo, João Figueiredo terminou por se utilizar de ambos os trajes: ora fez questão de demonstrar força por meio de medidas repressivas ora estimulou a aprovação de medidas que favoreceram a liberalização do regime.

A Lei de Anistia decretada no governo do presidente Figueiredo em 1979 possibilitou:
a) a libertação de praticamente todos os presos políticos e a volta ao país de pelo menos 5 000 exilados, inclusive líderes de esquerda, como Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luís Carlos Prestes.
b) a libertação de alguns presos políticos que haviam cometido atos contra o governo democrático de João Goulart.
c) a libertação de praticamente todos os presos políticos, inclusive os condenados pela prática de crimes de terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.
d) a libertação de alguns presos políticos, como Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luis Carlos Prestes, e a condenação dos militares que se envolveram em atos de tortura a presos políticos.
e) a libertação de todas as pessoas que foram detidas por crimes políticos a partir do início do governo Figueiredo (1979), e a redução das penas dos que foram presos entre 1964 e 1979.


GABARITO
01. B
02. C
03. D
04. C
05. B
06. A
07. C
08. A

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