quarta-feira, 9 de março de 2011

Conheça as atividades secundárias do Brasil Imperial

CNDL - Colégio Notre Dame de Lourdes
Segundo Ano - Primeiro Bimestre
Coleção Pitágoras
Capítulo 2 - A economia no Brasil Imperial

Outras atividades econômicas


Outras atividades econômicas no Brasil Imperial
View more presentations from Edenilson

Outras atividades econômicas

Observe o mapa a seguir.


Como você deve ter observado no mapa, outras atividades econômicas desenvolveram-se no Brasil do século XIX. Elas podem não ter tido a importância que teve o café na pauta das exportações brasileiras, mas também foram significativas, principalmente a borracha.

O látex, retirado das seringueiras da região amazônica, só começou a ser extraído em quantidades significativas a partir de 1850. Com a invenção do processo de vulcanização da borracha e, mais tarde, com o desenvolvimento da produção de veículos e pneus, o látex passou a ser um dos produtos mais procurados no mercado mundial.

Para alcançar altos preços no mercado externo, a extração do látex passou a ser uma atividade bastante lucrativa e, entre 1890 e 1910, contribuiu decisivamente para a pauta de exportações brasileira.

A mão de obra utilizada na extração do látex era predominantemente de nordestinos, retirantes da seca e da miséria em que se encontrava o Nordeste brasileiro. Os métodos de extração eram rudimentares, basicamente manuais.

Durante o período da euforia da borracha, grandes fortunas se formaram no Norte do país. Manaus e Belém se urbanizaram. Entretanto, a euforia durou pouco. A partir dos primeiros anos da década de 1910, a produção começou a declinar e se acelerou com a concorrência da borracha extraída na Ásia.

O cacau foi outro produto significativo para a pauta de exportações brasileira no final do século XIX e primeiras décadas do século XX. Cultivado primeiramente na Amazônia, onde já existia em estado natural, o cacau passou para o Pará e, depois, foi levado para a Bahia onde se aclimatou e desenvolveu, favorecido pela mão de obra farta e barata de migrantes e ex-escravos. Assim como a borracha na Amazônia, o cacau gerou fortunas na Bahia, principalmente em Ilhéus e Itabuna, criou uma nova elite política de plantadores de cacau que passou a comandar a política regional baiana.

Além dos produtos, havia a produção de subsistência espalhada pelas várias regiões do país; a pecuária no Sul; a produção de açúcar e algodão no Nordeste; manufaturados têxteis; a produção de ferro em Minas Gerais e cimento em Juiz de Fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário