sábado, 31 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA P2 DO QUARTO BIMESTRE

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA P2 DO QUARTO BIMESTRE






PRIMEIRA SÉRIE


1. (ENEM)




ECKHOUT, A. Índio tapuia (1610-1666). Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2009

A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.
CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2009.

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que
a) ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.
b) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.
c) a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.
d) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.
e) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.

2. (Mackenzie) Entre as funções desempenhadas pela Igreja Católica no período colonial, destaca-se:
a) o incentivo à escravização dos nativos, pelos colonos, por meio da qualificação de todos os índios como criaturas sem alma.
b) a tentativa de restringir a utilização de mão-de-obra escrava indígena, apenas aos serviços agrícolas nas áreas de extração do ouro e da prata.
c) a orientação da educação indígena, no sentido de estimular a formação, na colônia, de uma elite intelectual católica.
d) a imposição dos princípios cristãos por meio da catequese, favorecendo o avanço do processo colonizador.
e) a promoção da plena alfabetização com a conversão de todos os índios e negros à fé católica.


3. (G1) “Tantas foram as formas que a família colonial assumiu, que a historiografia recente tem explorado em detalhe suas origens e o caráter das uniões, enfatizando-lhe a multiplicidade e especificidades em função das características regionais da colonização e da estratificação social dos indivíduos.”
           AGRANTI, Leila M. Famílias e Vida Doméstica. In: SOUZA, Laura de M. História da Vida Privada no Brasil. Vol.1: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.87.

Sobre a organização familiar nas grandes propriedades açucareiras durante o período colonial, é correto afirmar que:
a) os grandes proprietários constituíam núcleos familiares estáveis e restritos, onde os agregados não existiam nem os escravos podiam aproximar-se.
b) nas fazendas, em função do desenvolvimento tecnológico dos engenhos, reproduzia-se o modelo de família nuclear burguesa característico da Europa.
c) os escravos, pela localização das senzalas nas proximidades da casa grande, não constituíam relações familiares duradouras e/ou estáveis.
d) a família extensa, que incluía agregados e até escravos, era característica dos ricos proprietários das grandes fazendas de cana de açúcar.
e) os agregados nas fazendas constituíam de grupos indígenas que habitavam a propriedade dos grandes senhores de engenhos e em retribuição ao uso da terra efetuavam os serviços de capitães do mato.

4. (PITÁGORAS)
Os historiadores são quase unânimes em reconhecer que a atividade mineradora do século XVIII resultou numa forma específica de colonização que a diferenciava do resto do Brasil.
FARIA, Sheila de Castro. Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, p. 397

Destaque as diferenças entre a sociedade açucareira e a mineradora.

5. Com base na observação das imagens, caracterize os aspectos principais do modo de viver na América Portuguesa.
Diferentes tipos de escravos






Aleijadinho: Cristo. Santuário de Matosinhos – Congonhas.






DEBRET, Jean-Baptiste. Um funcionário a passeio com sua família, 1839.




RUGENDAS. Festa do Rosário.

GABARITO
resposta da questão 1:[C]
Comentário da questão
Conforme o que diz a alternativa C, ambos os textos verbal e não verbal – a pintura de Eckhout e o texto de Pero Vaz de Caminha – tratam do índio, povo nativo encontrado na América, o qual seria colonizado e explorado pelos povos europeus. A pintura parece ilustrar exatamente o que diz Caminha, apresentando o índio completamente despido, em posição de extrema naturalidade, com seus instrumentos típicos.

resposta da questão 2:[D]
Comentário da questão
A missão desempenhada pelos padres da Companhia de Jesus esteve relacionada à catequização dos povos ameríndios, além de se responsabilizar também pela educação dos colonos, mediante a fundação e manutenção dos primeiros colégios da América portuguesa.
resposta da questão 3{D]
Comentário da questão
No centro de sua família, o senhor de engenho devia irradiar autoridade, respeito e ação. Sob seu comando dobravam-se filhos, parentes pobres, irmãos, bastardos, afilhados, agregados e escravos. Uma esposa, às vezes bem mais jovem, movia-se em sua sombra. Ela vivia para gerar filhos, desenvolvendo, entretempo, uma atividade doméstica – costura, doçaria, bordados – alternada com práticas de devoção piedosa. Na sua ausência, contudo, assumia as responsabilidades de trabalho com vigor igual ao do marido. Sua família era a formulação exterior de uma sociedade, mas não o domínio do prazer sexual. A possibilidade de se servirem de escravas criou no mundo dos senhores uma divisão racial do sexo. A esposa branca era a dona de casa, a mãe dos filhos. A indígena, e depois a negra e a mulata, o território do prazer.

resposta da questão 4
Na sociedade açucareira, tipicamente rural, a atividade escrava ficou restrita à lavoura e ao beneficiamento da cana. Na sociedade mineradora, a atividade comercial levou à formação de centros urbanos com uma economia diversificada da qual os escravos passaram a participar ativamente.
resposta da questão 5
O aluno deverá destacar a família patriarcal, a presença e a contribuição cultural dos indígenas e africanos, a religiosidade e o Barroco.






SEGUNDA SÉRIE
1. (ENEM) Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo! 
Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis, 1992. 
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à 
a) supressão das diferenças socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes. 
b) orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana. 
c) adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos. 
d) propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira. 
e) defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários á política varguista.

2. (FATEC) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,
a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
c) estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as ideias liberais de Vargas.
e) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

3. (UNICAMP) O ato mais importante do Estado Novo foi a construção de uma usina siderúrgica em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1938, Vargas declarou que a indústria do aço era uma necessidade urgente. Embora o Estado Novo levasse quase dois anos e meio para decidir-se por uma fórmula apropriada à indústria siderúrgica, o projeto parecia bem concebido.
(Adaptado de Warren Dean, A industrialização de São Paulo, Difel, 1971, p.230-231)
a) Qual o contexto internacional que propiciou a construção da indústria siderúrgica no Brasil?

b) Qual foi a política internacional adotada pelo governo Vargas para a criação da usina de Volta Redonda?

4. (UERJ/adaptada)

Reprodução da primeira Carteira Profissional emitida no Brasil, em nome de Getúlio Vargas. 
("O Globo", 22/08/2004)

Cite três características da legislação trabalhista-sindical aprovada durante a Era Vargas.


5. (PUCRS) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino Kubitschek
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Castelo Branco
d) Jânio Quadros
e) Getúlio Vargas




GABARITO
resposta da questão 1:[C]
Comentário da questão
A queima de Bandeiras estaduais realizada durante o Estado Novo é reflexo da política varguista de centralização do poder e estabelecimento de uma ditadura pessoal. A proibição dos símbolos estaduais, nesse sentido, reforçava o nacionalismo em detrimento de possíveis regionalismos que pudessem se opor ao governo de Vargas, como aconteceu na Revolução de 1932, em São Paulo. 

resposta da questão 2:[E]
Comentário da questão
O DIP era responsável pela propaganda oficial do governo, assim como pela censura aos meios de comunicação. A propaganda era realizada por meio de cartilhas, jornais, revistas, livros, música, rádio e cinema. Censurava-se qualquer oposição e promovia-se um tipo de cultura que exaltava o Brasil, a paz social, a cooperação e a liderança carismática e paternidade de Getúlio.

resposta da questão 3:
a) A Companhia Siderúrgica Nacional começou a ser construída no ano de 1942, durante o período do chamado Estado Novo. O contexto internacional é o da Segunda Guerra Mundial e da entrada dos Estados Unidos na guerra contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). 

b) Getúlio Vargas, durante o final da década de 1930, mantinha intensas relações militares e comerciais com a Alemanha nazista e também com os Estados Unidos, declarando-se neutro no início do conflito e mantendo uma política dúbia entre os beligerantes. Em 1942, o torpedeamento de navios brasileiros resulta na declaração de guerra aos países do Eixo. O Brasil passa a compor o bloco dos Aliados; é organizada a FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutará na Itália. Getúlio Vargas utiliza sua aproximação com os americanos e consegue o financiamento para a construção da siderúrgica. 

resposta da questão 4:
• criação do salário mínimo 
• criação da Justiça do Trabalho 
• implantação da carteira de trabalho 
• regulamentação do trabalho feminino 
• fixação do direito a férias remuneradas 
• proibição do trabalho do menor de 14 anos 
• unicidade sindical por categoria profissional 
• estabelecimento da data-base por categoria profissional 
• estabelecimento da jornada de trabalho de 48 horas semanais 
• criação do imposto sindical obrigatório para todos os trabalhadores 

resposta da questão 5:[E]
Comentário da questão
A música popular, representada pelo choro, o maxixe, a marchinha e o samba, até então considerada marginal, integrou-se à propaganda do governo de Getúlio Vargas, à medida que vários compositores se subordinaram às orientações do DIP. O samba tornou-se a música oficial do país, é o que pode ser verificado nesta canção de conotação ufanista composta por Ary Barroso durante o período do Estado Novo, e que atendia às expectativas de construção da nacionalidade brasileira.

TERCEIRA SÉRIE

(FUVEST)
 
Os dados apresentados na tabela se explicam, dentre outros fatores,
a) pela industrialização significativa em estados do Nordeste do Brasil, sobretudo aquela ligada a bens de consumo.
b) pela forte demanda por força de trabalho criada pela expansão cafeeira nos estados do Sudeste do Brasil.
c) pela democracia racial brasileira, a favorecer a convivência pacífica entre culturas que, nos seus continentes de origem, poderiam até mesmo ser rivais.
d) pelos expurgos em massa promovidos em países que viviam sob regimes fascistas, como Itália, Alemanha e Japão.
e) pela supervalorização do trabalho assalariado nas cidades, já que no campo prevalecia a mão de obra de origem escrava, mais barata.

2. (UNICAMP) Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo.
(Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.)

a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil?


b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

3. (PUC RIO)  Analise o discurso de Antônio Conselheiro, em Canudos, em 1890:
“(...) a república é o ludibrio [zombaria ou desprezo] da tirania para os fiéis (...) e por mais ignorante que seja o homem, conhece que é impotente o poder humano para acabar com a obra de Deus (...). O presidente da república, porém, movido pela incredulidade que tem atraído sobre ele toda sorte de ilusões, entende que pode governar o Brasil como se fora um monarca legitimamente constituído por Deus; tanta injustiça os católicos contemplam amargurados.”
Prédica “Sobre a república” Apud Jacqueline Hermann. Religião e Política no Alvorecer da República In: O Brasil Republicano. Volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 147-148.

a) INDIQUE a crítica central que o documento apresenta ao governo republicano.

b) IDENTIFIQUE um grupo social e sua principal motivação para se fixar em Canudos.

4. (ENEM)
Charge capa da revista “O Malho”, de 1904. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com.

A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela
a) a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária.
b) a consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.
c) a garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.
d) o planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral.
e) o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite.

5. (ENEM) É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930
MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).
O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de
a) valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas.
b) resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia.
c) criticar a política educacional adotada durante a República Velha.
d) legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.
e) destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.



GABARITO
resposta da questão 1:[B]
Comentário da questão
A questão está relacionada ao processo de imigração ocorrido entre as décadas de 1980 e 1920. Após a crise da mão de obra escrava, privilegiou-se a entrada de imigrantes, sobretudo para a produção cafeeira no oeste paulista.

Com base nestas informações, a única alternativa correta é a B.

resposta da questão 2.
a) Segundo o texto, "O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano.
Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo".

b) O período que se estende de 1889 a 1894 é conhecido como República da Espada, por designar a época em que a República recém-fundada foi governada sucessivamente pelos militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
No período de Deodoro, foi promulgada a Constituição republicana de 1891, que consagrava uma república presidencialista, federativa, com o sufrágio universal masculino.
Já o período de Floriano foi caracterizado pelo seu autoritarismo político e pela dura repressão a movimentos que contestavam sua autoridade, bem como a sua intervenção na chamada Revolta Federalista no Sul. Observa-se que nos dois governos ocorrem as Revoltas da Armada, que contestavam as autoridades constituídas.

resposta da questão 3.
a) O aluno deverá mencionar como crítica central do documento a ideia de que a República era um tipo de governo que não respeitava as leis de Deus, representando, assim, a “tirania para os fiéis”. O presidente “movido por sua incredulidade”, realizava uma série de “injustiça aos católicos”, de que são exemplos a instituição do casamento civil e as eleições, que, segundo o Conselheiro, seriam manifestações do Anticristo. Para Antônio Conselheiro, o legítimo poder emanava da vontade divina, explicando-se, assim, a sua defesa pela volta do regime monárquico no Brasil. 

b) O candidato poderá identificar um dos seguintes grupos sociais: sertanejos pobres, ex-escravos e indígenas. A principal motivação que levou essas pessoas a seguirem Antônio Conselheiro e a se fixarem em Canudos era a situação difícil de suas vidas. Uma população pobre, sem terra (em decorrência da injusta situação fundiária do país), desassistida pelo governo. Os moradores de Canudos acreditavam que, após o Juízo Final, viveriam um momento de justiça e prosperidade. 

resposta da questão 4:[A]
Comentário da questão
Entre os anos de 1902 e 1906, a cidade do Rio de Janeiro passou por um processo de modernização. A primeira ação do então prefeito Pereira Passos foi derrubar vários cortiços no centro da cidade que eram utilizados como moradias populares. Já em 1904, foi aprovada a vacina obrigatória da varíola, tal medida foi o estopim da Revolta da Vacina, movimento em que a população foi às ruas para protestar contra todas essas medidas autoritárias do governo.

resposta da questão 5:[D]
Comentário da questão
Ao colocar fim a Primeira República, a Revolução de 1930 além de representar a insatisfação de grupos oligárquicos dissidentes – principalmente dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul – pretendia obter o apoio de classes que estavam gradativamente mais presentes em uma sociedade cada vez mais urbanizada, estes eram os proletariados e a classe média (representados principalmente pelo tenentismo). Sendo assim, ao chegar ao poder Getúlio Vargas; iniciando neste período a Era Vargas; busca criticar e desqualificar todo o período caracterizado como República Velha, para legitimar nova ordem política e buscar adesão desses novos segmentos da sociedade.




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