Abordagens de História da África
no Enem
As abordagens de História da
África no Enem frequentemente se relacionam com análises dos aspectos culturais
africanos na composição da identidade brasileira.
A capoeira é uma das
manifestações culturais brasileiras que derivam de elementos da cultura
africana.
Olá pessoal, como vai?!
Este texto destaca a importância
do estudo da História da África para as provas do Enem, bem como analisa uma
das abordagens sobre este tema que, geralmente, o Enem vem desenvolvendo nas
suas últimas provas – trata-se dos aspectos africanos na cultura brasileira.
Entretanto, é necessário, inicialmente, conhecer um pouco das diretrizes que
orientam a elaboração das provas do Enem, as quais se relacionam com os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estes parâmetros têm por objetivo
sugerir perspectivas pedagógicas para o ensino escolar e, também, elaborar
estratégias de inserção destas perspectivas na sociedade.
Nos PCNs, a História, assim como
a Sociologia, a Filosofia e a Geografia, está inclusa num grupo específico de
disciplinas intitulado “Ciências Humanas e suas tecnologias” - termo este que
vigora do Enem para indicar as questões relacionadas à área de Humanas. Essas
disciplinas geralmente se inter-relacionam nas provas do Enem, e, muitas vezes,
alguns temas delas também aparecem relacionados às disciplinas de outros
grupos, tal como as do grupo intitulado: “Ciências da Natureza e suas
tecnologias”. A interdisciplinaridade, vale notar, é uma das características
principais do Enem. Fique atento a isso!
No que se refere às “tecnologias”
esperadas com relação à disciplina de História, os PCNs são bem específicos: as
ciências humanas têm o potencial de fornecer capacidade de compreensão e
contextualização de problemas da sociedade como um todo, bem como preparar os
estudantes para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. O Enem
estabelece um tipo de abordagem da História em suas questões que leva em
consideração esta forma de pensar. Sendo assim, o estudo de História da África, além de possibilitar ao estudante
uma melhor compreensão dos aspectos sociais, políticos e culturais daquele
continente, possibilita também um tipo de comportamento, junto à sociedade, que
o libera de perspectivas preconceituosas ou discriminatórias relacionadas à
África e à cultura africana; como é o caso do racismo, por exemplo. Desde o ano de 2003, o ensino de História da
África é obrigatório no Brasil. Esta medida foi motivada exatamente pelo
potencial de promoção da compreensão, da cidadania e da tolerância que o estudo
de História em geral, e da História da África em particular, pode fornecer.
É importante, então, para se
fazer uma boa prova do Enem, saber os pontos principais sobre a história
africana. Isso implica estudar temas que vão desde a Pré-história até a Idade
Contemporânea, passando pela Idade Antiga, na qual se destacam as civilizações
egípcia, núbia e cartaginesa – todas elas desenvolvidas em território africano
–; pela Idade Média, na qual merece destaque os reinos africanos do Congo, do
Mali, de Benin, e a expansão islâmica pelo norte africano; e, também, pela
Idade Moderna, que, para o Brasil e para Portugal, constitui um momento de suma
importância, já que foi nessa época que se iniciou o processo de colonização em
terras brasileiras e o subsequente emprego de mão de obra escrava, comprada ou
conquistada dos reinos da África. Para maiores detalhes, consulte os links
seguintes:África, África Pré-colonial, Primeiros povos africanos, Escravidão na
África, África Portuguesa, Comércio de escravos na África, Descolonização da
África. Tomaremos, agora, um destes temas e analisaremos a forma como ele foi
abordado na prova do Enem de 2013. Trata-se da contribuição dos aspectos da
cultura africana para a formação histórica do Brasil.
Na imagem abaixo você poder
observar a questão 38, do caderno 1, de cor azul, do Enem de 2013, com a
alternativa correta marcada na cor verde:
Ao ler o texto da questão,
extraído dos “Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais”, do Arquivo
Público Mineiro, você pode perceber que há nele uma concepção de História que
reprova um simples “resgate ingênuo do passado” ou “seu cultivo nostálgico”. Ao
contrário, no texto, a História está associada à compreensão da complexidade do
tema, que é a contribuição dos aspectos culturais africanos à cultura
brasileira, e a importância que este tema tem na formação da identidade brasileira,
como fica patente na frase “perceber o rosto cultural brasileiro”.
Logo após o texto, a questão
exige que o candidato aponte a alternativa que leve em consideração a “análise
das manifestações culturais de origem africana, como o candomblé e a capoeira”,
claro, pautando-se pelo texto. Como dissemos no parágrafo anterior, essa
“análise” se vincula a uma concepção de História muito específica, que associa
compreensão histórica e a construção da identidade do Brasil. É esta concepção de História que direciona o
candidato que lê a questão a assinalar a alternativa “C”, ou seja, os aspectos
referidos, explicitados nos exemplos dados (capoeira e candomblé) “derivam da
interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira”.
Veja bem que a leitura atenta e
cuidadosa dos textos é decisiva para ter uma visão completa da estrutura da
questão. É essa leitura que irá te fornecer segurança e fundamentos para
analisar as cinco alternativas propostas
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