domingo, 4 de outubro de 2015

Governos Lula e Dilma

Roteiro de estudos: Governos Lula e Dilma
1. (Uepg 2010) A respeito da atual política nacional, assinale o que for correto.

01) Dilma Roussef, ministra da Casa Civil, tem aparecido na mídia como possível candidata do Partido dos Trabalhadores à sucessão do presidente Lula.
02) José Sarney e Michel Temer, ambos do PMDB, ocupam, respectivamente, a presidência do Senado e da Câmara dos Deputados.
04) A partir de 1º de janeiro de 2009 novas regras ortográficas entraram em vigor no Brasil. Contudo, o Ministério da Educação estipulou que livros didáticos terão até 2012 para se adaptar a essas novas regras.
08) A cidade italiana de Áquila, capital da província de mesmo nome, foi atingida por um forte terremoto que atingiu 6,3 graus na escala Richter. Surpreendentemente, não houve nenhum registro de morte nesse episódio.

2. (Pucmg 2010) O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula), lançado em 2007 pela Ministra da Casa Civil Dilma Rouseff, tem inspiração nas teses de desenvolvimentistas criadas na década de 60:
a) pela OEA (Organização dos Estados Americanos).
b) pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
c) pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina).
d) pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

3. (Ufu 2006)

 

A foto anterior, publicada na "Folha de S. Paulo", em 07 de maio de 2005, mostra imagens de uma marcha dos trabalhadores sem-terra, entre Goiânia e Brasília. Ao final da marcha, representantes do movimento foram recebidos em audiência pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre os significados políticos dessa marcha e sobre o relacionamento entre o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e o governo Lula, assinale a alternativa correta.
a) A defesa do "impeachment" do Presidente Lula, em função das denúncias de corrupção no seu governo, foi a principal bandeira levantada pelo movimento dos trabalhadores sem-terra, na marcha de Goiânia à Brasília.
b) Na audiência com o Presidente da República, os representantes do movimento dos trabalhadores sem-terra entregaram-lhe um documento que continha, entre outras reivindicações, a necessidade do governo aumentar significativamente o número de famílias assentadas até o fim de seu mandato, além de liberar crédito especial para os trabalhadores assentados.
c) A marcha de Goiânia à Brasília unificou as organizações dos trabalhadores sem-terra que externaram, em documento, a sua completa desconfiança em relação ao Presidente da República, considerando-o representante dos setores conservadores da sociedade brasileira, portanto, sem nenhuma credibilidade para implementar os assentamentos de reforma agrária pretendidos.
d) A decisão do Presidente Lula de compor seu governo com ministros do campo progressista foi determinante para lhe assegurar maioria no Congresso Nacional, possibilitando o cumprimento das promessas de campanha relativas ao número de assentamentos de reforma agrária e colocando fim aos conflitos e à violência no campo. Por isso, a marcha objetivou explicitar o apoio do movimento ao Presidente da República.   

4. (Cftce 2005) Em relação à Nova República, é COERENTE afirmar que:
a) o Plano Cruzado, no governo Sarney, marcou o processo de estabilização da economia brasileira, pondo fim à especulação financeira e à centralização da renda
b) no processo eleitoral de 1989, confirmou-se a implantação da democracia no Brasil, com a participação de candidatos de várias tendências políticas, em que o vencedor, no final do segundo turno, foi o candidato do PT, Lula, que assumiu a presidência pela primeira vez
c) o Plano Real, lançado no primeiro ano de governo de Fernando Henrique Cardoso, deixou o povo brasileiro num período de expectativa de consumo; após as eleições de 1998, foi substituído por outro plano que causou grande frustração na população, com a perda do poder aquisitivo
d) o Plano Collor, que ficou marcado pelo confisco das poupanças, tanto garantiu a segurança dos direitos sociais dos trabalhadores como rejeitou as imposições neoliberais do FMI
e) no governo Lula, um dos principais aspectos da política social é o programa Fome Zero, que caracteriza muito claramente a preocupação do governo com as camadas mais humildes do país

5. (Pucrs 2005) Considere as afirmativas a seguir, sobre fatos relacionados à política interna do Governo Luís Inácio Lula da Silva.
I. Foi criado o programa "Primeiro Emprego", como forma de combater o trabalho infantil e o escravo, em expansão em várias regiões do país.
II. Ampliaram-se, através do ProUni, as vagas no ensino superior, para acolher alunos provenientes do ensino público e com renda familiar reduzida.
III. O Programa Fome Zero, taxado por vários representantes da sociedade civil de assistencialista, tem sido criticado pelos entraves burocráticos e pela forma de controle adotada para a concessão dos benefícios, que dificultam a expansão do programa.
IV. O Governo Federal reduziu significativamente os impostos visando a diminuir a carga tributária sobre a classe média e a produção industrial.

Estão corretas as afirmativas
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

6. (Ufsc 2004) Assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S) referente(s) a acontecimentos históricos relevantes ocorridos no Brasil nos primeiros anos do século XXI.
FOLHA DE SÃO PAULO. São Paulo: 29 jun. 2003 p. A2

 


01) No Brasil um cidadão nordestino e metalúrgico foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores, aliado a outros partidos, para ocupar o cargo de Presidente da República.
02) Com a eleição de um presidente filiado ao Partido dos Trabalhadores, as mulheres passaram a ter seus salários equiparados aos dos homens quando no exercício da mesma profissão. E os estudantes negros passaram a ter direito a cotas nas universidades públicas.   
04) Mesmo pertencendo aos quadros do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, já no exercício da presidência, não conseguiu impedir que as lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, descontentes com o ritmo da reforma agrária, promovessem invasões de propriedades rurais.
08) Os trabalhadores, empresários e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra demonstraram publicamente seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitando críticas, greves e invasões de propriedades rurais após sua posse.
16) Os servidores públicos descontentes com a proposta de reforma da Previdência, encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestaram publicamente o seu descontentamento.

7. O primeiro ano de Dilma Rousseff na Presidência teve dois grandes destaques:
a) O aumento descontrolado da inflação, sobretudo nos produtos de linha branca e eletrônicos e o crescimento nas vendas de produtos importados.
b) O grande crescimento da classe média e o aumento do desemprego.
c) A diminuição das vendas dos produtos importados e o desemprego.
d) o lançamento de programas sociais e econômicos e a saída de ministros do governo.
e) maiores investimentos na educação e na saúde pública.

8. A Presidente Dilma criticou guerra cambial feita por países desenvolvidos.
Ela afirmou que desenvolvidos agem de forma “perversa” com emergentes e disse também que países desenvolvidos fazem:
a) 'tsunami monetário'
b) aumentar o valor da importação
c) diminuir o dólar comercial
d) aumentar o dólar comercial
e) a estabilização do dólar comercial no Brasil

9. Foi publicada no Diário Oficial da União do dia cinco de março de 2012 a resolução que diminui o imposto de importação do dissocianato de tolueno. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior para:
a) que o dólar não continue subindo
b) evitar o possível desabastecimento do produto
c) que seja possível um aumento salarial para os funcionários
d) que o dólar se estabilize em R$: 1,70
e) que seja contratado mais funcionários nas fabricas

10. Durante a discussão da 66ª sessão da ONU a presidente do Brasil defendeu também
a) o acordo global para combater a mudança climática.
b) O fim das queimadas na floresta Amazônica.
c) O combate ao tráfego de armas químicas e nucleares.
d) A união dos povos e a criação de um único governo mundial.

e) De um acordo de paz mundial

11. (Uerj) 
Um slogan busca divulgar uma ideia importante de forma simples e direta, além de traduzir valores e intenções, sobretudo se utilizado para fins de propaganda política.
As propostas do governo Médici e do governo Lula relacionadas aos slogans acima estão identificadas, respectivamente, na seguinte alternativa:
(A) defesa da segurança nacional - integração sociocultural
(B) distribuição equilibrada de renda - socialização da riqueza
(C) diminuição das desigualdades jurídicas - democracia racial
(D) qualificação da mão de obra fabril - desenvolvimentismo econômico

12. (UEM) Depois de perder três eleições consecutivas à presidência, finalmente o candidato do Partido dos Trabalhadores, Luis Inácio Lula da Silva, venceu o pleito em 2002 e elegeu-se Presidente da República. 
A respeito do Governo de Luis Inácio Lula da Silva, assinale a alternativa correta. 
A) Assim que assumiu o governo, o presidente Lula desencadeou um amplo programa de privatização e, por isso, passou a ser acusado, pelos partidos de oposição, de prática de corrupção. 
B) A proposta de acabar com a fome no Brasil, divulgada como Fome Zero, foi uma das principais bandeiras de campanha do presidente Luis Inácio Lula da Silva. 
C) Por sua orientação socialista, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva enfrentou muitas dificuldades para iniciar seu governo, uma vez que os militares de direita tentaram de várias maneiras impedir que ele tomasse posse. 
D) Ao assumir o governo, o presidente Luis Inácio Lula da Silva tomou medidas imediatas para mudar radicalmente a política econômica praticada por seu antecessor e suspendeu unilateralmente o pagamento da dívida externa brasileira. 
E) Na gestão do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o Brasil tem sido atuante no campo da política externa, participando, inclusive, da força de coalizão que hoje ocupa o Iraque.

13. (Instituto Cidades) Acerca dos oito anos de mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva no Brasil, assinale a única alternativa incorreta:

a) O presidente Lula é considerado um exemplo de governante que se identifica com a esquerda mas que, no entanto, aplica políticas distantes das tradicionais bandeiras socialistas.
b) Ao aplicar uma "receita" econômica conservadora, de caráter mais moderado, o governo brasileiro não tem entrado em rota de colisão forte contra o governo norte-americano.
c) Desde o seu primeiro mandato, a política externa do governo Lula mantém um tom de conciliação. Apesar de ser um governo que se diz ligado às questões populares e às esquerdas, Lula mantém uma boa relação com o governo dos Estados Unidos.
d) O governo Lula tem se mostrado abertamente favorável às pretensões do presidente venezuelano Hugo Chaves de promover a Integração Bolivariana da América Latina. Fato que comprova isso foi a ratificação da entrada do Brasil no grupo da ALAB - Aliança Latino-americana Bolivariana.
e) Desde 2004 o Brasil chefia as tropas da missão de paz da ONU no Haiti, assumindo um papel que os Estados Unidos teriam certa dificuldade em desempenhar, em virtude do esforço que já despende com as guerras do Iraque e do Afeganistão.

14. (Unemat) Em uma reportagem de uma revista de circulação nacional publicou-se: “Lula, defende uma constituinte, é acusado de golpismo, mas a ideia em si não é má”. Acerca da constituinte assinale a alternativa CORRETA.
a. Constituinte significa que o Brasil será governado pela câmara dos deputados durante 4 anos.
b. Constituinte significa que o Brasil passa a ter o regime de parlamentarismo.
c. A assembleia constituinte significa que o Brasil será governado pelo Congresso Nacional durante 4 anos.
d. A Assembleia Constituinte tem seus membros eleitos e tem um mandato para fazer as reformas mais urgentes que o País precisa.
e. A Assembleia Constituinte é formada pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional.

15. (Unemat) Faz algumas décadas que a política externa brasileira tenta garantir ao Brasil um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Este conselho é: 
a. o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas oito nações mais ricas do planeta e rotativamente por algumas nações. 
b. um órgão secundário da ONU, onde se discute sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas cinco nações nucleares rotativamente por algumas nações. 
c. o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas cinco nações nucleares rotativamente por algumas nações. 
d. é o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os conflitos bélicos entre as nações, é formado permanentemente pelas cinco nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial e rotativamente por algumas nações. 
e. é o órgão máximo da ONU, onde se discute e decide sobre os acordos comerciais entre as nações, é formado permanentemente pelas oito nações mais ricas do planeta e rotativamente por algumas nações.



GABARITO
resposta da questão 1: Soma: 1 + 2 + 4 = 7
resposta da questão 2:[C]
resposta da questão 3:[B]
resposta da questão 4:[E]
resposta da questão 5:[C]
resposta da questão 6: Soma: 1 + 8 + 16 = 25
resposta da questão 7:[D]
resposta da questão 8:[A]
resposta da questão 9:[B]
resposta da questão 10:[A]
resposta da questão 11:[A]
Comentário da questão 12:
Durante o governo Médici, ampliaram-se consideravelmente as práticas autoritárias e repressoras com relação aos grupos de oposição, viabilizadas pelos atos institucionais, pelas alterações na constituição e, em especial, pela aplicação da Lei de Segurança Nacional de 1969. O slogan “Brasil, ame-o ou deixe-o”, amplamente veiculado na época, fortalecia, nesse contexto, as justificativas para o cerceamento das liberdades políticas, no caso, a defesa da segurança do país e o combate aos cidadãos considerados uma ameaça à nação. Conjuntura diversa veio a se estabelecer com o processo de democratização, consolidado entre 1990 e 2010, no que se refere aos direitos de participação e de exercício da cidadania política. O slogan publicitário do governo Lula – “Brasil, um país de todos” – simboliza a ênfase nas políticas de inclusão e integração sociocultural.
resposta da questão 12:[B]
resposta da questão 13:[D]
resposta da questão 14:[D]
resposta da questão 15:[D]




Nenhum comentário:

Postar um comentário