Confira a correção das questões de História do vestibular 2013 do IFMT
Questão 41
No século XV, as transformações que ocorriam na Europa e as divergências internas na Igreja Católica impulsionavam os movimentos da Reforma Protestante no século XVI. A partir dessas informações, analise as afirmativas.
No século XV, as transformações que ocorriam na Europa e as divergências internas na Igreja Católica impulsionavam os movimentos da Reforma Protestante no século XVI. A partir dessas informações, analise as afirmativas.
I. O humanismo vinculado ao Renascimento questionou o excessivo comprometimento da Igreja Católica com os problemas mundanos e materiais.
II. O Estado Nacional (Rei) fortalecido limitou o poder do clero que se envolvia em acordos e golpes políticos nas regiões de influência.
III. A expansão comercial marítima tornou a classe mercantil insatisfeita com os conceitos defendidos pela Igreja de condenação da cobiça, do lucro e da usura.
IV. A venda de indulgências (o perdão dos pecados) e relíquias sagradas eram destinadas a financiar as obras da Igreja Católica.
V. A invenção da tipografia, no século XV, ampliou a divulgação da Bíblia e dos textos cristãos, nem sempre em harmonia com os ensinamentos do clero.
II. O Estado Nacional (Rei) fortalecido limitou o poder do clero que se envolvia em acordos e golpes políticos nas regiões de influência.
III. A expansão comercial marítima tornou a classe mercantil insatisfeita com os conceitos defendidos pela Igreja de condenação da cobiça, do lucro e da usura.
IV. A venda de indulgências (o perdão dos pecados) e relíquias sagradas eram destinadas a financiar as obras da Igreja Católica.
V. A invenção da tipografia, no século XV, ampliou a divulgação da Bíblia e dos textos cristãos, nem sempre em harmonia com os ensinamentos do clero.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) I, II, III, IV e V.
e) V, apenas.
a) I e II, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) III, IV e V, apenas.
d) I, II, III, IV e V.
e) V, apenas.
resposta:[D]
Questão 42
(...) O colonizador, como se fosse um escultor, talhou a América na forma em que havia imaginado. Destruía pirâmides para construir igrejas, derrubava habitações para obter o desenho da praça, jogava pedras nos canais para que os cavalos pudessem circular melhor na cidade. Reconstituía tudo o que era possível para que o núcleo urbano lembrasse a Europa.
(...) O colonizador, como se fosse um escultor, talhou a América na forma em que havia imaginado. Destruía pirâmides para construir igrejas, derrubava habitações para obter o desenho da praça, jogava pedras nos canais para que os cavalos pudessem circular melhor na cidade. Reconstituía tudo o que era possível para que o núcleo urbano lembrasse a Europa.
Os indígenas aprendiam a pintar e a construir para que a América cada dia mais se apresentasse com as formas, as cores e a vida europeia. Uma multidão de artífices indígenas se esforçava para imitar o desenho que via em precárias reproduções trazidas pelos europeus. Por todos esses motivos analisados, a harmonia presente nos quadros renascentistas transformava-se em desarmonia no Novo Mundo (...)
(In. História Global. Gilberto Cotrim e Joanice Teodoro. Descobrimento e Renascimento. SP. Contexto. 1991. pág. 56.)
(In. História Global. Gilberto Cotrim e Joanice Teodoro. Descobrimento e Renascimento. SP. Contexto. 1991. pág. 56.)
O texto acima refere-se
a) ao impacto da conquista da América e à influência renascentista no processo de ocupação e povoamento.
b) à dizimação dos povos americanos com a chegada dos europeus na América no século XVI.
c) ao descobrimento da América e a não influência da cultura europeia na vida dos povos indígenas.
d) à aceitação dos costumes europeus pelos povos indígenas que os confundiam com seus deuses e mitos.
e) à crítica ao “descobrimento” da América, e à exaltação das ações europeias pelos povos nativos do continente americano.
a) ao impacto da conquista da América e à influência renascentista no processo de ocupação e povoamento.
b) à dizimação dos povos americanos com a chegada dos europeus na América no século XVI.
c) ao descobrimento da América e a não influência da cultura europeia na vida dos povos indígenas.
d) à aceitação dos costumes europeus pelos povos indígenas que os confundiam com seus deuses e mitos.
e) à crítica ao “descobrimento” da América, e à exaltação das ações europeias pelos povos nativos do continente americano.
resposta:[A]
Questão 43
O atual sistema eleitoral brasileiro adota o voto secreto e informatizado, que permite ao eleitor uma escolha mais livre de pressões, no momento da votação. Na história do Brasil, por muito tempo, o direito ao voto foi utilizado como instrumento de poder e privilégio de alguns.
O atual sistema eleitoral brasileiro adota o voto secreto e informatizado, que permite ao eleitor uma escolha mais livre de pressões, no momento da votação. Na história do Brasil, por muito tempo, o direito ao voto foi utilizado como instrumento de poder e privilégio de alguns.
Considerando esse contexto, é INCORRETO afirmar:
a) Na história do Império só tinha direito a voto quem tivesse uma renda anual de, no mínimo 100 mil réis.
b) Na velha República, o voto aberto passou a ser um direito dos maiores de 21 anos, excluindo as mulheres, analfabetos, padres e soldados.
a) Na história do Império só tinha direito a voto quem tivesse uma renda anual de, no mínimo 100 mil réis.
b) Na velha República, o voto aberto passou a ser um direito dos maiores de 21 anos, excluindo as mulheres, analfabetos, padres e soldados.
c) O voto aberto era controlado pelos chefes políticos locais, “os coronéis”, que pressionavam os eleitores, na maioria seus agregados e dependentes (voto de cabresto).
d) No processo eleitoral da velha República, alianças eram firmadas entre os grupos políticos numa rede de compromissos e clientelismo, favorecendo a corrupção.
e) A Constituição Brasileira de 1988 aprovou o voto secreto obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos; e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 a 18 anos e pessoas com mais de 70 anos.
d) No processo eleitoral da velha República, alianças eram firmadas entre os grupos políticos numa rede de compromissos e clientelismo, favorecendo a corrupção.
e) A Constituição Brasileira de 1988 aprovou o voto secreto obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos; e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 a 18 anos e pessoas com mais de 70 anos.
resposta:[E]
Questão 44
No processo de ocupação do território de Mato Grosso, no século XVIII, a população se estabeleceu motivada pelos achados auríferos, na região dos rios Cuiabá e Coxipó. O abastecimento da região ficava a cargo das chamadas monções procedentes da capitania de São Paulo.
Sobre as monções é INCORRETO afirmar que
a) compunham-se de embarcações pesadas tocadas a remos que navegavam na época da cheia dos rios.
b) traziam a mercadoria: ferramentas, alimentos, medicamentos e escravos que eram vendidos aos trabalhadores das minas de Cuiabá em troca de ouro.
c) elas sofriam constantemente ataques dos índios paiaguás que se apoderavam do ouro, e estes efetuavam a troca por mercadorias nos domínios espanhóis na região de fronteira.
d) além do ouro, na viagem de volta à capitania de São Paulo, elas levavam a mão de obra indígena nativa que era vendida aos proprietários da lavoura do açúcar.
e) os monçoeiros comerciantes, mesmo enfrentando as dificuldades da viagem e do transporte, não repassavam os custos aos produtos que abasteciam as minas do Rio Cuiabá.
No processo de ocupação do território de Mato Grosso, no século XVIII, a população se estabeleceu motivada pelos achados auríferos, na região dos rios Cuiabá e Coxipó. O abastecimento da região ficava a cargo das chamadas monções procedentes da capitania de São Paulo.
Sobre as monções é INCORRETO afirmar que
a) compunham-se de embarcações pesadas tocadas a remos que navegavam na época da cheia dos rios.
b) traziam a mercadoria: ferramentas, alimentos, medicamentos e escravos que eram vendidos aos trabalhadores das minas de Cuiabá em troca de ouro.
c) elas sofriam constantemente ataques dos índios paiaguás que se apoderavam do ouro, e estes efetuavam a troca por mercadorias nos domínios espanhóis na região de fronteira.
d) além do ouro, na viagem de volta à capitania de São Paulo, elas levavam a mão de obra indígena nativa que era vendida aos proprietários da lavoura do açúcar.
e) os monçoeiros comerciantes, mesmo enfrentando as dificuldades da viagem e do transporte, não repassavam os custos aos produtos que abasteciam as minas do Rio Cuiabá.
resposta:[E]
Questão 45
Numa perspectiva social mais ampla, a independência do Brasil (1822) não foi uma ruptura significativa para a população brasileira da época, porque
a) apenas os grupos urbanos tinham um projeto político definido para o Estado brasileiro independente.
b) as revoltas internas contrárias à independência insistiam nos laços do antigo pacto colonial.
c) a estrutura social se manteve com base no trabalho escravo e a propriedade da terra continuou a ser privilégio de uma minoria.
d) a disputa política entre os partidos na Câmara impedia a aprovação de projetos públicos que atendessem à população em geral.
e) a Inglaterra, detentora de privilégios no mercado brasileiro, dificultava a expansão do mercado interno.
Numa perspectiva social mais ampla, a independência do Brasil (1822) não foi uma ruptura significativa para a população brasileira da época, porque
a) apenas os grupos urbanos tinham um projeto político definido para o Estado brasileiro independente.
b) as revoltas internas contrárias à independência insistiam nos laços do antigo pacto colonial.
c) a estrutura social se manteve com base no trabalho escravo e a propriedade da terra continuou a ser privilégio de uma minoria.
d) a disputa política entre os partidos na Câmara impedia a aprovação de projetos públicos que atendessem à população em geral.
e) a Inglaterra, detentora de privilégios no mercado brasileiro, dificultava a expansão do mercado interno.
resposta:[C]
Questão 46
A Revolução de 1930 não foi um movimento conduzido pelo povo, mas sim orquestrado por setores da sociedade que, embora mais jovens e arejados do que as velhas oligarquias regionais, faziam parte da elite.
Para o historiador Bóris Fausto, as oligarquias regionais foram arrastadas à luta pelos setores mais jovens, proporcionando transparência às disputas regionais.
(In: História Geral e Brasil – Vinci Moraes, pág. 58.)
A Revolução de 1930 não foi um movimento conduzido pelo povo, mas sim orquestrado por setores da sociedade que, embora mais jovens e arejados do que as velhas oligarquias regionais, faziam parte da elite.
Para o historiador Bóris Fausto, as oligarquias regionais foram arrastadas à luta pelos setores mais jovens, proporcionando transparência às disputas regionais.
(In: História Geral e Brasil – Vinci Moraes, pág. 58.)
O historiador Bóris Fausto atribui à Revolução de 1930, aos movimentos
a) tenentista, modernista e comunista.
b) iluminista, ativista e republicano.
c) federalista, tenentista e nacionalista.
d) nacionalista, getulista e sindicalista.
e) comunista, republicano e federalista.
a) tenentista, modernista e comunista.
b) iluminista, ativista e republicano.
c) federalista, tenentista e nacionalista.
d) nacionalista, getulista e sindicalista.
e) comunista, republicano e federalista.
resposta:[A]
Questão 47
(In: Revista Veja, nº 19, 09-05-2012, Abril – Arte, pág. 160.)
O painel artístico de Pablo Picasso (1937), conhecido como GUERNICA, é um importante símbolo da arte moderna. Pessoas se entrelaçam numa massa de dor e dilaceramento, em meio às figuras fantásticas de um cavalo e um minotauro.
Sobre essa obra de arte e seu contexto histórico, é INCORRETO afirmar:
a) O painel artístico de Picasso denuncia as atrocidades da Guerra Civil Espanhola, contrária à ditadura, entre 1936 a 1939, na cidade de Guernica , no norte da Espanha.
b) O ataque aéreo sobre Guernica contou com o apoio da aviação alemã que pôde testar suas armas, no período que antecedeu à Segunda Guerra Mundial.
c) O pacto de amizade e cooperação entre a Itália e a Alemanha, em 1936, não provocou nenhuma interferência na guerra civil espanhola.
d) Nos anos de 1940 a 1950, o painel de Picasso rodou o mundo em mostras que denunciavam o regime do ditador espanhol Francisco Franco.
e) Guernica tornou-se famosa, após o artista ter proibido a sua volta à Espanha, até a redemocratização do país, nos anos 70.
a) O painel artístico de Picasso denuncia as atrocidades da Guerra Civil Espanhola, contrária à ditadura, entre 1936 a 1939, na cidade de Guernica , no norte da Espanha.
b) O ataque aéreo sobre Guernica contou com o apoio da aviação alemã que pôde testar suas armas, no período que antecedeu à Segunda Guerra Mundial.
c) O pacto de amizade e cooperação entre a Itália e a Alemanha, em 1936, não provocou nenhuma interferência na guerra civil espanhola.
d) Nos anos de 1940 a 1950, o painel de Picasso rodou o mundo em mostras que denunciavam o regime do ditador espanhol Francisco Franco.
e) Guernica tornou-se famosa, após o artista ter proibido a sua volta à Espanha, até a redemocratização do país, nos anos 70.
resposta:[C]
Questão 48
O que Será (A Flor da Terra)
Chico Buarque
O que será que será Que andam suspirando
Pelas alcovas? Que andam sussurrando
Em versos e trovas? Que andam combinando
No breu das tocas? Que anda nas cabeças,
Anda nas bocas? Que andam acendendo
Velas nos becos? Estão falando alto
Pelos botecos. E gritam nos mercados
Que com certeza. Está na natureza
Será, que será? O que não tem certeza
Nem nunca terá! O que não tem conserto
Nem nunca terá! O que não tem tamanho...
O que será que Será? Que vive nas ideias
Desses amantes. Que cantam os poetas
Chico Buarque
O que será que será Que andam suspirando
Pelas alcovas? Que andam sussurrando
Em versos e trovas? Que andam combinando
No breu das tocas? Que anda nas cabeças,
Anda nas bocas? Que andam acendendo
Velas nos becos? Estão falando alto
Pelos botecos. E gritam nos mercados
Que com certeza. Está na natureza
Será, que será? O que não tem certeza
Nem nunca terá! O que não tem conserto
Nem nunca terá! O que não tem tamanho...
O que será que Será? Que vive nas ideias
Desses amantes. Que cantam os poetas
Mais delirantes. Que juram os profetas
Embriagados. Está na romaria
Dos mutilados. Está nas fantasias
Dos infelizes. Está no dia a dia
Das meretrizes. No plano dos bandidos
Dos desvalidos. Em todos os sentidos
Será? Que será? O que não tem decência
Nem nunca terá! O que não tem censura
Nem nunca terá! O que não faz sentido...
O que será? Que será?. Que todos os avisos
Não vão evitar. Porque todos os risos
Vão desafiar. Porque todos os sinos
Irão repicar. Porque todos os hinos
Irão consagrar . E todos os meninos
Vão desembestar. E todos os destinos
Irão se encontrar. E mesmo padre eterno
Que nunca foi lá. Olhando aquele inferno
Vai abençoar! O que não tem governo
Nem nunca terá! O que não tem vergonha
Nem nunca terá! O que não tem juízo...(2x)
(Canção: O que será (A flor da terra) Chico Buarque (1976). Disponível em http://letras.mus.br/chico-buarque. Acessado em ago de 2012.)
Embriagados. Está na romaria
Dos mutilados. Está nas fantasias
Dos infelizes. Está no dia a dia
Das meretrizes. No plano dos bandidos
Dos desvalidos. Em todos os sentidos
Será? Que será? O que não tem decência
Nem nunca terá! O que não tem censura
Nem nunca terá! O que não faz sentido...
O que será? Que será?. Que todos os avisos
Não vão evitar. Porque todos os risos
Vão desafiar. Porque todos os sinos
Irão repicar. Porque todos os hinos
Irão consagrar . E todos os meninos
Vão desembestar. E todos os destinos
Irão se encontrar. E mesmo padre eterno
Que nunca foi lá. Olhando aquele inferno
Vai abençoar! O que não tem governo
Nem nunca terá! O que não tem vergonha
Nem nunca terá! O que não tem juízo...(2x)
(Canção: O que será (A flor da terra) Chico Buarque (1976). Disponível em http://letras.mus.br/chico-buarque. Acessado em ago de 2012.)
Considerando o contexto político dos anos 70, no Brasil, a composição de Chico Buarque trata-se de uma crítica
a) ao programa do governo de desenvolvimento econômico e combate à inflação.
b) ao autoritarismo do regime militar nos anos 70.
c) ao fechamento da Câmara Federal nos anos 80.
d) à concessão da anistia restrita no Governo do Gal. Figueiredo.
e) ao programa de redemocratização do país no final dos anos 70 no governo de Gal. Ernesto Geisel.
a) ao programa do governo de desenvolvimento econômico e combate à inflação.
b) ao autoritarismo do regime militar nos anos 70.
c) ao fechamento da Câmara Federal nos anos 80.
d) à concessão da anistia restrita no Governo do Gal. Figueiredo.
e) ao programa de redemocratização do país no final dos anos 70 no governo de Gal. Ernesto Geisel.
resposta:[B]
Questão 49
O ano de 1989 tem um significado histórico importante para os países do leste europeu. É mais fácil ver esse ano como uma conclusão, do que como um começo, segundo Eric Hobbsbawn. Ele significa o fim da era em que a história girou em torno da Revolução Russa de 1917, e o temor da revolução social e do comunismo no ocidente.
(IN: Robin Blackburn. Depois da Queda. Paz e Terra. 1993. pág. 93)
Os acontecimentos desse ano histórico foram:
a) O atentado de 11 de setembro aos EUA, a postura beligerante dos americanos e o reforço da segurança do país.
b) O enfraquecimento da URSS, queda do muro de Berlim, unificação da Alemanha e eleições livres no leste.
c) Desaceleração da economia mundial e retraimento das multinacionais no ocidente europeu.
d) A liberação da economia, a queda de Saddam Hussein e eleições livres no extremo Oriente.
e) O avanço do capitalismo no leste europeu e a queda das ditaduras no norte da África e Ásia.
O ano de 1989 tem um significado histórico importante para os países do leste europeu. É mais fácil ver esse ano como uma conclusão, do que como um começo, segundo Eric Hobbsbawn. Ele significa o fim da era em que a história girou em torno da Revolução Russa de 1917, e o temor da revolução social e do comunismo no ocidente.
(IN: Robin Blackburn. Depois da Queda. Paz e Terra. 1993. pág. 93)
Os acontecimentos desse ano histórico foram:
a) O atentado de 11 de setembro aos EUA, a postura beligerante dos americanos e o reforço da segurança do país.
b) O enfraquecimento da URSS, queda do muro de Berlim, unificação da Alemanha e eleições livres no leste.
c) Desaceleração da economia mundial e retraimento das multinacionais no ocidente europeu.
d) A liberação da economia, a queda de Saddam Hussein e eleições livres no extremo Oriente.
e) O avanço do capitalismo no leste europeu e a queda das ditaduras no norte da África e Ásia.
resposta:[B]
Questão 50
A globalização levou os EUA a desenvolver uma participação mais intensa na política internacional. A partir dos atentados de 2001, o país, sem o aval da comunidade internacional, agiu agressivamente intervindo no Afeganistão e Iraque. Este país foi acusado de
a) esconder armas de destruição em massa e apoiar o terrorismo internacional.
b) desestabilizar a região produtora de petróleo com a invasão do Kuwait e Irã, nos anos 70.
c) usar armas químicas contra civis curdos para conter a ação guerrilheira no sul do Iraque.
d) participar de golpes políticos, levantes e rebeliões regionais.
e) conspirar contra os interesses políticos e os projetos norte-americanos no extremo oriente.
A globalização levou os EUA a desenvolver uma participação mais intensa na política internacional. A partir dos atentados de 2001, o país, sem o aval da comunidade internacional, agiu agressivamente intervindo no Afeganistão e Iraque. Este país foi acusado de
a) esconder armas de destruição em massa e apoiar o terrorismo internacional.
b) desestabilizar a região produtora de petróleo com a invasão do Kuwait e Irã, nos anos 70.
c) usar armas químicas contra civis curdos para conter a ação guerrilheira no sul do Iraque.
d) participar de golpes políticos, levantes e rebeliões regionais.
e) conspirar contra os interesses políticos e os projetos norte-americanos no extremo oriente.
resposta:[A]
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