sábado, 1 de dezembro de 2012

Confira a correção da avaliação de recuperação (Primeiro ano)

Correção da avaliação de História de recuperação (Primeiro Ano 2012)


1. (Unicamp) No ano de 1070, os habitantes da cidade de Mans revoltaram-se contra o duque da Normandia.  O bispo fugiu e relatou: “Fizeram então uma associação a que chamam comuna, uniram-se por um juramento e forçaram os senhores dos campos circundantes a jurar fidelidade à comuna. Cheios de audácia, começaram a cometer inúmeros crimes. Até queimaram os castelos da região durante a Quaresma e, o que é pior, durante a Semana Santa”.
Adaptado de J. Le Goff,  A Civilização do Ocidente Medieval,  Lisboa, Estampa, 1984, vol. 2, p. 57

a) Qual é o conflito social que está representado nesse texto?
b) Relacione esse conflito ao renascimento das cidades a partir do século XII.
c) Por que a Igreja costumava se opor à associação das comunas?




Resolução:
a) O texto descreve as Revoluções Urbanas conhecidas como  Movimento Comunal.
b) Os movimentos comunais estão diretamente relacionados ao Renascimento Comercial e Urbanos da Baixa Idade Média.
Comandados pela nova classe burguesa o conflito entre  campo (senhores) e  cidade (burgueses) passou a ser latente.
Tivemos neste quadro a luta entre o feudalismo, que se encontrava em decadência, e o capitalismo, que estava em formação.
c) A Igreja legitimava as relações políticas, sociais e econômicas do Feudalismo. A Igreja era e defendia a Ordem Feudal. As
Comunas buscavam sua inserção na ordem feudal, o que explica a oposição Igreja e Movimento Comunal.


2. (Unicamp 97) "Já fiz planos de pontes muito leves (...). Conheço os meios de destruir seja que castelo for (...). Sei construir bombardas fáceis de deslocar, carros cobertos, inatacáveis e seguros, armados com canhões. Estou (...) em  condições de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifícios públicos ou privados como para conduzir água de um lugar para outro. E, em trabalhos de pintura ou na lavra do mármore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente suportarão o confronto com as de qualquer outro, seja ele quem for."
[Leonardo da Vinci (retirado de Jean Delumeau, A CIVILIZAÇÃO DO RENASCIMENTO, Lisboa, Editorial Estampa, 1984, vol. 1, p. 154)]
O texto  lido é parte da carta com que Leonardo da Vinci, em 1482, pedia emprego na corte de Ludovico, o Mouro. No trecho, estão alguns dos elementos principais que caracterizam o Renascimento como movimento cultural.
a) Identifique três desses elementos.
b) Como se dava o patrocínio dos artistas e técnicos do Renascimento?



Resolução:
a) universalismo, humanismo e racionalismo.
b) através de proteção e pagamento de custos de pesquisa e produção.


3. (Uel) Considere os itens adiante.
I. "... a busca da perfeição no retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-seestudos de anatomia, técnicas de cores, perspectivas..."
II. ”... o teocentrismo, o coletivismo, a tradição marcaram as obras de arte do período e estiveram presentes na pintura, na arquitetura e na escultura..."
III. “... procuram explicar o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do período anterior. O grande destaque é a utilização  do método experimental...”.

O Renascimento é identificado em
a) somente II
b) somente I e II
c) somente I e III
d) somente II e III
e) I, II e III





resposta:[C]


4. (Ueg)
 

"O POPULAR", Goiânia, 23 abr 2005. Magazine

A personagem Hagar, criada pelo cartunista Dick Browne, pode ser considerada um guerreiro viking que viveu na Europa durante a Idade Média. Analise as proposições a seguir acerca desse período histórico:

I. Do ponto de vista histórico, a situação mostrada na tira está correta, pois a expressão "Idade das Trevas" era de uso corrente na sociedade medieval.
II. A expressão "Idade das Trevas", utilizada na tira, é imprópria para designar a Idade Média, pois ela só surgiu durante a Idade Moderna.
III. Expressões como "Idade das Trevas" ou "longa noite dos mil anos", referindo-se à Idade Média, são historicamente coerentes, pois nesse período houve uma completa estagnação econômica, cultural e social na Europa.

Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
b) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas a proposição II é verdadeira.
e) Apenas a proposição III é verdadeira.



resposta:[D]


5. (FGV) (...) apesar de flutuações no tempo e desigualdades regionais, a população da Europa Ocidental passou de 18 milhões de pessoas por volta do ano 800, para 22 (em torno do ano 1000), quase 26 (ano 1100), mais de 34 (ano 1200) e mais de 50 (cerca do ano 1300). Apesar de paralelamente ter havido o desbravamento, a conquista e a ocupação de vastos territórios, a densidade populacional quase dobrou de fins do século VIII a fins do século XIII. (Hilário Franco Jr., "O feudalismo") Sobre o crescimento demográfico, apresentado no texto, é correto afirmar que
a) foi conseqüência direta da manutenção de um clima sempre muito úmido e quente, além dos fortes fluxos migratórios oriundos do norte da África, desde o século VII, trazendo mão-de-obra abundante e qualificada.
b) devido à passagem da servidão para a escravidão - por meio de um processo longo e progressivo -, melhoraram de maneira considerável as condições de vida dos trabalhadores rurais e urbanos a partir do século X.
c) apesar da diminuição da produtividade e da quantidade das terras agriculturáveis, houve o aumento da resistência da população européia a várias doenças contagiosas, além de um importante avanço nas práticas médicas.
d) tem uma forte ligação com o incentivo para o aumento da natalidade patrocinado pela Igreja Católica, desde o século IX, como mecanismo de defesa contra o avanço da presença árabe no sul da Europa e norte da África.
e) entre outros fatores, há a ausência de epidemias no Ocidente entre os séculos X e XIII, os limites da guerra medieval - recorrente, mas pouco destruidora - e as inovações técnicas que favoreceram o aumento da produção agrícola.


resposta:[E]




6. (PITÁGORAS) Observe a imagem a seguir.




 
 

Pedro I sendo aclamado pela população após a proclamação da independência - Óleo sobre tela de François-René Moreau (Museu Imperial, Petrópolis).
http://novahistorianet.blogspot.com/

O processo de Independência do Brasil foi concluído no dia 7 de setembro de 1822. Mas, apesar disso, o país manteve a mesma estrutura social e econômica. EXPLIQUE  essa situação.



resposta:
O Brasil permaneceu um país agroexportador baseado na monocultura de produtos exportados, latifúndios e trabalho escravo.

 


(PITÁGORAS) Observe a charge a seguir:
 
FONTE: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César: História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas. São Paulo: Ática. 2007. p.150.

A charge satiriza o contexto da abdicação de D. Pedro I.
a) Determine três (3) razões que tornaram D. Pedro I um imperador impopular.



b) Explique qual foi a solução adotada após a renúncia de D. Pedro I.
  



resposta:
a) O autorismo do imperador manifesto no exercício do poder moderador, a outorga da Constituição de 1824, a violênta repressão da Confederação do Equador, a perda da Guerra da Cisplatina, a crise econômica, a concessão de privilégios aos portugueses no Brasil, a intromissão na crise sucessória em Portugal, entre outras. 




3. (UNESP 2013) O Brasil assistiu, nos últimos meses de 1822 e na primeira metade de 1823,
a) ao reconhecimento da Independência brasileira pelos Estados Unidos, pela Inglaterra e por Portugal.
b) ao esforço do imperador para impor seu poder às províncias que não haviam aderido à Independência.
c) à libertação da Província Cisplatina, que se tornou independente e recebeu o nome de Uruguai.
d) à pacífica unificação de todas as partes do território nacional, sob a liderança do governo central, no Rio de Janeiro.
e) à confirmação, pelas Cortes portuguesas e pela Assembleia Constituinte, do poder constitucional do imperador.





resposta:[B]

 A questão remete ao processo de consolidação da independência do Brasil, mais especificadamente às resistências locais operadas contra o reconhecimento ao poder do Imperador D. Pedro I. A exemplo, temos a resistência na Bahia, exercida pelos portugueses, que foram expulsos, definitivamente, apenas em 2 de Julho de 1823. O movimento ficou conhecido, pois marcou o fim das resistências, bem como pode ser considerado por alguns historiadores como a data legítima da Independência do Brasil.






4. (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir:

“Logo que tomou a decisão de abdicar da Coroa, D. Pedro recuperou as energias e saiu do abatimento em que mergulhara, desde a volta de Minas. No palácio, à sua volta, no entanto, o clima era de desolação: ministros, oficiais da casa imperial, a guarda de corpo, de joelhos e chorando, apavorados diante das incertezas sobre seu futuro, imploravam-lhe que reconsiderassem seu ato. A todas estas súplicas resistiu com “extraordinária firmeza e dignidade”, afirmando que de modo algum recuaria da decisão tomada. (…) Segundo o diplomata francês, que a tudo assistiu D. Pedro soube abdicar melhor do que soubera reinar.”
LUSTOSA, Isabel. D. Pedro I: um herói sem nenhum caráter. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. P. 304.
Escolha a alternativa que apresenta fatos que levaram ao descontentamento com o reinado de D. Pedro I:
A) a abolição da escravidão, o enfrentamento às ideias da igreja católica e a severa crise econômica no país.
B) a promulgação da constituição, o perdão aos revoltosos da Confederação do Equador e o envolvimento com a sucessão em Portugal.
C) a outorga da Constituição, a derrota na Guerra da Cisplatina, a questão sucessória portuguesa, a crise econômica.
D) o estabelecimento do voto censitário, o apoio à independência do Uruguai, a abolição da escravidão e a crise econômica.
E) a adoção de um governo democrático e que promoveu importantes transformações econômicas e sociais.



resposta:[C]








5. (PITÁGORAS) Observe a charge a seguir.

FONTE: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César: História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas. São Paulo: Ática. 2007. p.150.

A charge satiriza o poder atribuído a D. Pedro I pela Constituição de 1824.  Sobre este documento é INCORRETO afirmar que:
A) permitiu ao imperador ter o controle da vida política do país através do Poder Moderador.  
B) caracterizava-se por mesclar aspectos do liberalismo e do absolutismo.
C) excluiu a maioria da população do direito de participação política.
D) foi promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em março de 1824. 


resposta:[D]


QUESTÕES EXTRAS


1. (ENEM) Após o retorno de uma viagem a Minas Gerais, onde Pedro I fora recebido com grande  frieza, seus partidários prepararam uma série de manifestações a favor do imperador  no Rio de Janeiro, armando fogueiras e luminárias na cidade. Contudo, na noite de 11  de  março, tiveram início os conflitos que ficaram conhecidos como a Noite das  Garrafadas, durante os quais os “brasileiros” apagavam as fogueiras “portuguesas” e  atacavam as casas iluminadas, sendo respondidos com cacod de garrafas jogadas
das janelas.
VAINFAS, R. (Org.) Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 (adaptado).
 
Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da  tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas  Gerais e no Rio de Janeiro revela
 
A) estímulos ao racismo.
B) apoio ao xenofobismo.
C) críticas ao federalismo.
D) repúdio ao republicanismo.
E) questionamentos ao autoritarismo.


resposta:[E

 Após a Guerra da Cisplatina, o desgaste da imagem de D. Pedro I se intensifica e o  episódio da Noite das Garrafadas se insere nesse  contexto da queda da  popularidade do imperador. O embate entre portugueses e brasileiros foi uma  demonstração de oposição da elite imperial ao governo de caráter autoritário de  Pedro I, marcado pelo fechamento da Assembleia Constituinte de 1823, outorga da Constituição de 1824, repressão violenta à Confederação do Equador (1824) e pelo  assassinato do jornalista Líbero Badaró.



(Fuvest) Justifique a afirmativa: A Itália foi o berço do Renascimento.




resposta:


A Itália foi o berço do Renascimento devido aos seguintes fatores:

- proteção dos mecenas: papas, bispos, reis, príncipes, banqueiros, que reuniam obras clássicas, amparavam os estudiosos da Literatura grega e latina, fundavam bibliotecas, embelezavam seus palácios e igrejas;
- fuga dos sábios bizantinos para as cidades italianas. Profundos conhecedores da cultura clássica, muito influenciaram os italianos. Destacaram-se: Miguel Crisólaras e Basílio Besarion;
- tradição clássica. A Itália, como centro do Império Romano, guardava o mais importante conjunto de monumentos, representando a tradição da cultura latina;
- progresso econômico das cidades.









3. (UFPI) O período compreendido entre o final da Idade Média e o início da Idade Moderna foi caracterizado pela criação de alianças entre os monarcas europeus e a burguesia. Sobre as referidas alianças, podemos afirmar que tinham como objetivos centrais:

a) A criação de barreiras protecionistas que dificultassem a circulação das mercadorias no mercado europeu.

b) A valorização das autoridades religiosas evangélicas e a submissão do Estado à Igreja.

c) A unificação de moedas, de pesos e medidas que facilitassem as transações comerciais, assim como a construção de uma estrutura política que rompesse com os particularismos feudais.
d) A criação de uma nova estrutura política em que as atividades e a lógica de produção das corporações de ofício medievais seriam totalmente preservadas.
e) A preservação das práticas políticas e econômicas medievais que haviam possibilitado o surgimento da burguesia.






resposta:[C]
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário