Confira a correção da avaliação de recuperação de História (Segundo Ano 2012)
1. (Uerj) " (...) a guerra de 1914-18 foi, de ambos os lados, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de pilhagem, de pirataria), uma guerra pela partilha do mundo, pela distribuição e redistribuição das colônias, das zonas de influência do capital financeiro , etc. ...O capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados. E a partilha deste saque faz-se entre duas ou três aves de rapina, com importância mundial, armadas até os dentes (América, Inglaterra, Japão), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pela partilha de seu saque".
(LENIN, Vladimir I. "O
imperialismo: fase superior do capitalismo". São Paulo, Global, 1985.
p.9-11.)
a) Explique uma das principais
características da fase monopolista do capitalismo.
b) Relacione capitalismo
monopolista à Primeira Guerra Mundial.
resposta:
a) Iniciada no século XX, esta
fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no
mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este
período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. Grande parte dos
lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro.
b) As potências imperialistas do
século XIX começaram uma briga por domínios que garantiriam as empresas
sediadas em suas nações mercados e fontes de matérias primas. Quando não havia
mais como os monopólios industriais de cada país se expandirem, estas empresas
começaram a pressionar seus governos a entrarem em disputas com outras nações,
tais atritos transformaram a Europa em um barril de pólvora e quando Francisco
Ferdinando foi assassinado, isso serviu de desculpa para se iniciar esta guerra
sangrenta.
2. (Fuvest) Como se deu a
ascensão de Hitler na conjuntura alemã, no período entre guerras, e quais as
conseqüências do nazismo?
resposta:
Hitler surgiu com um discurso
nacionalista e salvacionista para uma Alemanha mergulhada em grave crise
econômica e social. Trouxe consigo a reconstrução da Alemanha e a II Guerra
Mundial.
3. (UFBA)
TEXTO I: "O caráter
intolerável atingido pelo desemprego entre as duas guerras, na Grã-Bretanha,
deve-se à conjugação da sua amplitude com a sua duração. O desemprego devastou
regiões inteiras: (...) Por toda a parte, lojas fechadas, casas arruinadas,
janelas com tábuas e cartão no lugar de vidros. Únicos ofícios prósperos: o dos
corretores de apostas. Nesta existência sem esperança, recorre-se
desesperadamente ao jogo, às apostas."
(Bedarida apud MARQUES, p. 33)
TEXTO II: "Alemanha, 1923:
dinheiro vira papel de parede (...) em 1923, no auge da crise econômica,
iniciou-se o ano com o dólar valendo 18.000 marcos. Em julho, a moeda americana
chegou a 160.000 marcos e, em novembro, os alemães precisavam amontoar 2,5
trilhões de marcos para comprar 1 dólar. Naquele mês, em Berlim, um pão, que no
começo do ano já valia fantásticos 250 marcos, passou a custar 200 bilhões de
marcos. As donas-de-casa passaram a ir às compras carregando baldes de
dinheiro. "
(Veja apud MARQUES, p. 40)
TEXTO III: "Na Rússia a
revolução da classe trabalhadora teve êxito. Mas a desilusão, a fome e a
miséria, que se seguiram à I Guerra Mundial, atraíram muitos recrutas às
fileiras dos revolucionários, em toda parte. (...) Isso ocorreu particularmente
na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiveram pela frente uma
classe trabalhadora revolucionária que lhes ameaçava o poder."
(Huberman apud MARQUES, p. 36)
Tomando-se por base a análise dos
textos e os conhecimentos sobre o período entre guerras, pode-se afirmar:
a) O texto I retrata a situação
de sociedades em crise, nas quais as necessidades básicas não são satisfeitas,
e a desesperança leva à busca de dinheiro fácil através do jogo.
b) No texto II, as referências à
utilização do dinheiro como papel de parede e à quantidade de dinheiro
utilizado pelas donas-de-casa nas compras demonstram a desvalorização da moeda
e a crise inflacionária vivida pelos alemães, nos anos subseqüentes à Primeira
Guerra Mundial.
c) As "fileiras dos
revolucionários", referidas no texto III, que ameaçavam o poder dos
capitalistas da Itália e da Alemanha possibilitaram a afirmação do poder
socialista na Europa Central, nos anos trinta.
d) Os textos I, II e III
prenunciam em sociedades diferentes, a evolução da crise econômica que afetou o
mundo nos anos vinte deste século, provocando significativas transformações
econômico-financeiras e sociopolíticas.
e) Os textos I, II e III retratam
as condições sociais que ampliaram a contestação à democracia liberal e
favoreceram o desenvolvimento da proposta fascista como alternativa válida.
resposta:[C]
4. (Puccam) Considere os excertos
a seguir.
I. "As crises políticas e
sociais nos países liberados (da dominação nazista), proporcionavam aos russos
uma excelente oportunidade para influir na transformação de seus regimes
políticos."
II. "Com este Plano, adotado
entre 1948 a 1952, e que consistia na aplicação maciça de capitais
norte-americanos na reconstrução européia, pretendia-se conter a ameaça
comunista e consolidar a influência dos Estados Unidos na Europa
Ocidental."
III. "A Grande Depressão
(...) levou a Europa a revisar não apenas seu papel de economia periférica face
às nações industriais do Atlântico sul, mas, igualmente, sua crença nos padrões
de transformação econômica sem o recurso à prática revolucionária levada a cabo
na União Soviética."
Os problemas políticos e
estratégicos que resultariam na chamada Guerra Fria tiveram sua origem ainda
nas relações entre os Aliados durante a Guerra, mas foi somente no fim dos anos
40 que assumiram sua forma mais característica. Estes problemas estão
identificados em:
a) apenas II
b) apenas I e II
c) apenas I e III
d) apenas II e III
e) I, II e III
resposta:[B]
(Ufes) Em agosto de 1961, na
"Conferência Econômica e Social de Punta Del Este", o presidente John
Kennedy apresentou aos países latino-americanos o projeto da "Aliança para
o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeiçoamento e
fortalecimento das instituições democráticas, mediante a autodeterminação dos
povos, a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos países
latino-americanos, a erradicação do analfabetismo e a garantia aos
trabalhadores de uma justa remuneração e adequadas condições de trabalho.
Situando a "Aliança para o Progresso" no contexto das relações
internacionais vigentes no Pós-Guerra, constatamos que sua criação se deveu ao
desejo do governo norte-americano de
a) bloquear a acentuada evasão de
capitais latino-americanos, resultante da importação maciça de bens de consumo
japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do
"Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de
50.
b) conter o avanço dos movimentos
revolucionários na América Latina, reafirmando assim a liderança exercida pelos
EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta
da Revolução Cubana.
c) desviar, para a América
Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de
Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de
Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África
insustentável.
d) impedir que a República
Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade
de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que
havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.
e) reabilitar os acordos
diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido
rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas,
fortalecendo assim a OEA.
resposta:[B]
(Unesp 2013) Durante o regime
militar brasileiro (1964-1985), ocorreram:
(A) fim do intervencionismo
estatal na economia, ampliação da autonomia dos estados e controle militar do
sistema de informações.
(B) ampliação dos programas
sociais voltados à saúde e à educação, crescimento industrial e saneamento
completo das contas públicas.
(C) limitação dos investimentos
estrangeiros no país, erradicação da inflação e pagamento da dívida externa
brasileira.
(D) fortalecimento do poder
executivo, relativo esvaziamento do legislativo e do judiciário e aumento da
participação estatal na economia.
(E) modernização tecnológica nas
comunicações, incremento dos transportes aéreo e ferroviário e maior equilíbrio
na distribuição de renda.
resposta:[D]
A Ditadura Militar brasileira constituiu-se em
um regime autoritário que, apesar de todas as concessões feitas à iniciativa
privada e ao capital internacional, buscou ampliar a participação do Estado na
economia. Esta participação ocorreu por meio da fundação de empresas estatais
em setores estratégicos, na construção das chamadas “obras faraônicas” que
ampliaram consideravelmente a divida externa brasileira e na revisão de
diferentes benefícios trabalhistas, tais como a substituição da estabilidade no
emprego pela criação do FGTS. Apesar do crescimento expressivo durante ochamado
Milagre Econômico, a péssima distribuição de renda acabou legando para a década
seguinte uma sociedade marcada pela forte desigualdade social. Tratando-se de
uma ditadura, obviamente os poderes legislativo e judiciário teriam sua atuação
limitada pelo fortalecimento do poder
executivo representado pelos marechaispresidentes, apesar da confirmação da
divisão dos três poderes garantida na Constituição de 1967. A possibilidade de
recorrerem aos atos institucionais para impor os ditames do Poder Executivo
praticamente anulava o suposto equilíbrio entre os três poderes.
7. (PITÁGORAS) Observe a caricatura a seguir.
“Os cinco generais-presidentes foram mais ou menos um a cópia do
outro”.
ASSINALE a opção que CONTRARIA
o parágrafo anterior:
A) Foram escolhidos sem o voto
popular e tinham poderes ditatoriais.
B) Reprimiram as oposições
e afastaram o povo das eleições.
C) Adotaram o binômio
segurança/desenvolvimento da economia.
D) Foram responsáveis pela adoção
de uma política externa protecionista.
resposta:[D]
8. (PITÁGORAS) Observe a charge a seguir.
8. (PITÁGORAS) Observe a charge a seguir.
A charge satiriza a política
econômica dos governos militares que acreditavam que o Estado seria capaz de
promover o desenvolvimento econômico e o chamado “Milagre Econômico”.
a) Identifique um efeito positivo
do “Milagre Econômico”.
b) Indique o custo humano do
milagre.
resposta:
a) O crescimento da economia do país devido à entrada de capital estrangeiro, o que por sua vez contribuiu para a elevação do PIB brasileiro ao 8º posto no ranking das principais economias mundiais.
b) O milagre econômico foi sustentado pelo esforço da população, visto que ocorrera no período um arrocho salarial e um significativo aumento da concentração de renda no país, além do crescimento da dívida externa e de nossa dependência econômica.
9. (PITÁGORAS) Analise a charge a seguir.
APRESENTE o contexto histórico em
que se insere o que a imagem anterior e EXPLIQUE o que ela procura ironizar.
5. (PITÁGORAS) Leia o texto a
seguir:
“Um, dois, três, quatro, cinco,
mil, queremos eleger o presidente do Brasil.” Foi com essas palavras de ordem,
sob a chuva que castigava a Praça da Sé, que ganhou corpo a maior manifestação
política da história brasileira: a campanha pela eleição direta para
presidente, as Diretas Já. Difícil saber quantos participaram do comício de 25
de janeiro de 1984. Um mar de gente, estimado em 300 mil pessoas. No palanque,
estavam o presidente do PT, Luiz Inácio da Silva, o senador Fernando Henrique
Cardoso e o governador Leonel Brizola, entre outros. Os artistas também
compareceram – Fafá de Belém, Gilberto Gil, Alceu Valença, Chico Buarque,
Regina Duarte e Fernanda Montenegro, para citar alguns. O governador Franco
Montoro, idealizador do comício, não se conteve diante da multidão: “Me
perguntaram se aqui estão 300 ou 400 mil pessoas. Mas a resposta é outra: aqui
estão presentes as esperanças de 130 milhões de brasileiros”.
YUDENITSCH, Natália. Diretas já, já. Disponível em
http://historia.abril.com.br/politica/diretas-ja-ja-434199.shtml
A Campanha pelas eleições diretas
se insere no contexto de pressão da sociedade civil pela abertura política e
pela efetivação da cidadania.
RELACIONE a Campanha das Diretas
com a Emenda Dante de Oliveira.
resposta:
A campanha das Diretas Já (1983-1984) que promoveu uma das maiores mobilizações populacionais registradas na História do Brasil resultou da apresentação da Emenda Dante de Oliveira (PMDB-MT) que propunha a realização de eleições diretas para presidente do país ao final do regime militar brasileiro.
QUESTÕES EXTRAS
1. (tjsc) Sobre o período da Ditadura Militar, leia as afirmativas abaixo:
I. Ao assumir o governo, os militares procuraram reprimir as oposições, para isso utilizaram os Atos Institucionais, alterando a Constituição e tornando legais as medidas ditatoriais.
II. O Marechal Castelo Branco foi
o primeiro presidente do Regime Militar.
III. Durante o governo de Costa e
Silva foi decretado o Ato Institucional n.º 5, o AI 5, o qual dava poderes ao
presidente de fechar o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras
municipais.
IV. Durante o governo do General
Médici o Brasil passou pelo período mais repressivo de todos os governos
militares, porém, o modelo econômico adotado gerou um rápido crescimento,
fazendo com que os surgisse a ideia da existência de um “milagre econômico” no
país, trazendo euforia ao empresariado nacional e estrangeiro.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas estão corretas
b) Apenas I, e IV estão corretas
c) Apenas III e IV estão corretas
d) Apenas I está correta
e) Apenas I, II e IV estão corretas
resposta:[A]
2.(UFMG) A experiência nazista
alemã inaugurou uma nova modalidade na política: as grandes manifestações de
massa. Todas as alternativas apresentam afirmações que contêm estratégias
utilizadas na mobilização das massas no período nazista, EXCETO:
a) O Fuhrer estimulou o uso do
uniforme para dissimular as diferenças sociais e projetar a imagem dos alemães
como uma nação coesa.
b) O governo alemão atribuía
enorme importância à política de rua pela capacidade de ela transmitir sensação
de conforto e encorajamento à multidão.
c) O governo nazista musicou,
filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair a multidão aos eventos
públicos.
d) O governo alemão estimulou
linchamentos e execuções em praça pública visando ao incitamento ideológico e à
difusão do ódio racial contra os muçulmanos.
e) Os nazistas organizaram
paradas, desfiles e concentrações de rua como grandes espetáculos, com a
intenção de emocionar e contagiar a multidão.
resposta:[D]
3. (UFU) "Como se explica que um período de tanto
progresso pudesse levar o Velho Continente, berço da civilização
ocidental, a experimentar novamente a barbárie, como se viu durante a Primeira
Guerra Mundial? (...) Em 11 de novembro (1918), terminava a Grande Guerra.
Morreram 8 milhões de pessoas, 20 milhões ficaram inválidas, sem falar nos
prejuízos econômicos e financeiros que atingiram os países europeus envolvidos
diretamente com a guerra".
(REZENDE, Antônio Paulo; DIDIER,
Maria Thereza. "Rumos da História: nossos tempos" - O Brasil e o
mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 1996. v.3.)
Tomando como referência a citação
acima e os seus conhecimentos sobre os antecedentes e a eclosão da 1ª Guerra
Mundial, podemos afirmar que
I - no campo das artes, a
velocidade, a máquina, o movimento, a energia foram os grandes temas do
futurismo no início do século, evocados como símbolos da beleza e da tecnologia
da sociedade industrial moderna, provocando, entretanto, mais tarde, grande
desilusão por causa da carnificina da guerra.
II - o discurso internacionalista
do movimento operário, que procurava negar as disputas entre os Estados-nações,
fez com que os trabalhadores se recusassem a pegar em armas no início da
guerra, tal como se verificou na negativa de participação da Rússia e nos
motins liderados pelo Partido Comunista Francês em 1914.
III - entre os fatores que
levaram as nações européias à guerra estavam as disputas imperialistas por
novos territórios, os ideais expansionistas incentivados por teorias raciais e
a formação gradual de alianças entre as grandes potências, conhecida como Paz
Armada.
IV - como resultado da derrota
alemã, o Tratado de Versalhes, assinado depois da guerra, pôs fim ao ódio racial
e ao clima de revanchismo na Europa, e a Inglaterra garantiu a sua supremacia
no capitalismo internacional.
Assinale a alternativa correta.
a) II e IV são corretas.
b) I e IV são corretas.
c) II e III são corretas.
d) I e III são corretas.
resposta:[D]
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