sábado, 1 de dezembro de 2012

Correção da avaliação de recuperação (Segundo ano)



Confira a correção da avaliação de recuperação de História (Segundo Ano 2012) 

1. (Uerj) " (...) a guerra de 1914-18 foi, de ambos os lados, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de pilhagem, de pirataria), uma guerra pela partilha do mundo, pela distribuição e redistribuição das colônias, das zonas de influência do capital financeiro , etc. ...O capitalismo se transformou num sistema universal de opressão colonial e de asfixia financeira da imensa maioria da população do globo por um punhado de países avançados. E a partilha deste saque faz-se entre duas ou três aves de rapina, com importância mundial, armadas até os dentes (América, Inglaterra, Japão), que arrastam consigo toda a Terra na sua guerra pela partilha de seu saque".
(LENIN, Vladimir I. "O imperialismo: fase superior do capitalismo". São Paulo, Global, 1985. p.9-11.)

a) Explique uma das principais características da fase monopolista do capitalismo.
b) Relacione capitalismo monopolista à Primeira Guerra Mundial.



resposta:
a) Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro.
b) As potências imperialistas do século XIX começaram uma briga por domínios que garantiriam as empresas sediadas em suas nações mercados e fontes de matérias primas. Quando não havia mais como os monopólios industriais de cada país se expandirem, estas empresas começaram a pressionar seus governos a entrarem em disputas com outras nações, tais atritos transformaram a Europa em um barril de pólvora e quando Francisco Ferdinando foi assassinado, isso serviu de desculpa para se iniciar esta guerra sangrenta.



2. (Fuvest) Como se deu a ascensão de Hitler na conjuntura alemã, no período entre guerras, e quais as conseqüências do nazismo?



resposta:
Hitler surgiu com um discurso nacionalista e salvacionista para uma Alemanha mergulhada em grave crise econômica e social. Trouxe consigo a reconstrução da Alemanha e a II Guerra Mundial.




3. (UFBA)
TEXTO I: "O caráter intolerável atingido pelo desemprego entre as duas guerras, na Grã-Bretanha, deve-se à conjugação da sua amplitude com a sua duração. O desemprego devastou regiões inteiras: (...) Por toda a parte, lojas fechadas, casas arruinadas, janelas com tábuas e cartão no lugar de vidros. Únicos ofícios prósperos: o dos corretores de apostas. Nesta existência sem esperança, recorre-se desesperadamente ao jogo, às apostas."
(Bedarida apud MARQUES, p. 33)

TEXTO II: "Alemanha, 1923: dinheiro vira papel de parede (...) em 1923, no auge da crise econômica, iniciou-se o ano com o dólar valendo 18.000 marcos. Em julho, a moeda americana chegou a 160.000 marcos e, em novembro, os alemães precisavam amontoar 2,5 trilhões de marcos para comprar 1 dólar. Naquele mês, em Berlim, um pão, que no começo do ano já valia fantásticos 250 marcos, passou a custar 200 bilhões de marcos. As donas-de-casa passaram a ir às compras carregando baldes de dinheiro. " 
(Veja apud MARQUES, p. 40)

TEXTO III: "Na Rússia a revolução da classe trabalhadora teve êxito. Mas a desilusão, a fome e a miséria, que se seguiram à I Guerra Mundial, atraíram muitos recrutas às fileiras dos revolucionários, em toda parte. (...) Isso ocorreu particularmente na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiveram pela frente uma classe trabalhadora revolucionária que lhes ameaçava o poder."
(Huberman apud MARQUES, p. 36)

Tomando-se por base a análise dos textos e os conhecimentos sobre o período entre guerras, pode-se afirmar:
a) O texto I retrata a situação de sociedades em crise, nas quais as necessidades básicas não são satisfeitas, e a desesperança leva à busca de dinheiro fácil através do jogo.
b) No texto II, as referências à utilização do dinheiro como papel de parede e à quantidade de dinheiro utilizado pelas donas-de-casa nas compras demonstram a desvalorização da moeda e a crise inflacionária vivida pelos alemães, nos anos subseqüentes à Primeira Guerra Mundial.
c) As "fileiras dos revolucionários", referidas no texto III, que ameaçavam o poder dos capitalistas da Itália e da Alemanha possibilitaram a afirmação do poder socialista na Europa Central, nos anos trinta.
d) Os textos I, II e III prenunciam em sociedades diferentes, a evolução da crise econômica que afetou o mundo nos anos vinte deste século, provocando significativas transformações econômico-financeiras e sociopolíticas.

e) Os textos I, II e III retratam as condições sociais que ampliaram a contestação à democracia liberal e favoreceram o desenvolvimento da proposta fascista como alternativa válida.







resposta:[C]




4. (Puccam) Considere os excertos a seguir.
I. "As crises políticas e sociais nos países liberados (da dominação nazista), proporcionavam aos russos uma excelente oportunidade para influir na transformação de seus regimes políticos."
II. "Com este Plano, adotado entre 1948 a 1952, e que consistia na aplicação maciça de capitais norte-americanos na reconstrução européia, pretendia-se conter a ameaça comunista e consolidar a influência dos Estados Unidos na Europa Ocidental."
III. "A Grande Depressão (...) levou a Europa a revisar não apenas seu papel de economia periférica face às nações industriais do Atlântico sul, mas, igualmente, sua crença nos padrões de transformação econômica sem o recurso à prática revolucionária levada a cabo na União Soviética."

Os problemas políticos e estratégicos que resultariam na chamada Guerra Fria tiveram sua origem ainda nas relações entre os Aliados durante a Guerra, mas foi somente no fim dos anos 40 que assumiram sua forma mais característica. Estes problemas estão identificados em:
a) apenas II
b) apenas I e II
c) apenas I e III
d) apenas II e III
e) I, II e III





resposta:[B]




(Ufes) Em agosto de 1961, na "Conferência Econômica e Social de Punta Del Este", o presidente John Kennedy apresentou aos países latino-americanos o projeto da "Aliança para o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições democráticas, mediante a autodeterminação dos povos, a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos, a erradicação do analfabetismo e a garantia aos trabalhadores de uma justa remuneração e adequadas condições de trabalho. Situando a "Aliança para o Progresso" no contexto das relações internacionais vigentes no Pós-Guerra, constatamos que sua criação se deveu ao desejo do governo norte-americano de
a) bloquear a acentuada evasão de capitais latino-americanos, resultante da importação maciça de bens de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do "Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de 50.
b) conter o avanço dos movimentos revolucionários na América Latina, reafirmando assim a liderança exercida pelos EUA sobre o Continente, numa conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta da Revolução Cubana.
c) desviar, para a América Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África insustentável.
d) impedir que a República Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.
e) reabilitar os acordos diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas, fortalecendo assim a OEA.









resposta:[B]




(Unesp 2013) Durante o regime militar brasileiro (1964-1985), ocorreram:
(A) fim do intervencionismo estatal na economia, ampliação da autonomia dos estados e controle militar do sistema de informações.
(B) ampliação dos programas sociais voltados à saúde e à educação, crescimento industrial e saneamento completo das contas públicas.
(C) limitação dos investimentos estrangeiros no país, erradicação da inflação e pagamento da dívida externa brasileira.
(D) fortalecimento do poder executivo, relativo esvaziamento do legislativo e do judiciário e aumento da participação estatal na economia.
(E) modernização tecnológica nas comunicações, incremento dos transportes aéreo e ferroviário e maior equilíbrio na distribuição de renda.







resposta:[D]

 A Ditadura Militar brasileira constituiu-se em um regime autoritário que, apesar de todas as concessões feitas à iniciativa privada e ao capital internacional, buscou ampliar a participação do Estado na economia. Esta participação ocorreu por meio da fundação de empresas estatais em setores estratégicos, na construção das chamadas “obras faraônicas” que ampliaram consideravelmente a divida externa brasileira e na revisão de diferentes benefícios trabalhistas, tais como a substituição da estabilidade no emprego pela criação do FGTS. Apesar do crescimento expressivo durante ochamado Milagre Econômico, a péssima distribuição de renda acabou legando para a década seguinte uma sociedade marcada pela forte desigualdade social. Tratando-se de uma ditadura, obviamente os poderes legislativo e judiciário teriam sua atuação limitada  pelo fortalecimento do poder executivo representado pelos marechaispresidentes, apesar da confirmação da divisão dos três poderes garantida na Constituição de 1967. A possibilidade de recorrerem aos atos institucionais para impor os ditames do Poder Executivo praticamente anulava o suposto equilíbrio entre os três poderes.



 7. (PITÁGORAS) Observe a caricatura a seguir.


“Os cinco generais-presidentes foram mais ou menos um a cópia do outro”.


ASSINALE a opção que CONTRARIA o parágrafo anterior:

A) Foram escolhidos sem o voto popular e tinham poderes ditatoriais.
B)  Reprimiram as oposições e afastaram o povo das eleições.
C)  Adotaram o binômio segurança/desenvolvimento da economia.
D) Foram responsáveis pela adoção de uma política externa protecionista.




resposta:[D] 

 8. (PITÁGORAS) Observe a charge a seguir.

 
A charge satiriza a política econômica dos governos militares que acreditavam que o Estado seria capaz de promover o desenvolvimento econômico e o chamado “Milagre Econômico”.
a) Identifique um efeito positivo do “Milagre Econômico”.


b) Indique o custo humano do milagre. 



resposta:
a) O crescimento da economia do país devido à entrada de capital estrangeiro, o que por sua vez contribuiu para a elevação do PIB brasileiro ao 8º posto no ranking das principais economias mundiais.

b) O milagre econômico foi sustentado pelo esforço da população, visto que ocorrera no período um arrocho salarial e um significativo aumento da concentração de renda no país, além do crescimento da dívida externa e de nossa dependência econômica. 

 9. (PITÁGORAS) Analise a charge a seguir.

 

APRESENTE o contexto histórico em que se insere o que a imagem anterior e EXPLIQUE o que ela procura ironizar.


5. (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir:

“Um, dois, três, quatro, cinco, mil, queremos eleger o presidente do Brasil.” Foi com essas palavras de ordem, sob a chuva que castigava a Praça da Sé, que ganhou corpo a maior manifestação política da história brasileira: a campanha pela eleição direta para presidente, as Diretas Já. Difícil saber quantos participaram do comício de 25 de janeiro de 1984. Um mar de gente, estimado em 300 mil pessoas. No palanque, estavam o presidente do PT, Luiz Inácio da Silva, o senador Fernando Henrique Cardoso e o governador Leonel Brizola, entre outros. Os artistas também compareceram – Fafá de Belém, Gilberto Gil, Alceu Valença, Chico Buarque, Regina Duarte e Fernanda Montenegro, para citar alguns. O governador Franco Montoro, idealizador do comício, não se conteve diante da multidão: “Me perguntaram se aqui estão 300 ou 400 mil pessoas. Mas a resposta é outra: aqui estão presentes as esperanças de 130 milhões de brasileiros”.
YUDENITSCH, Natália. Diretas já, já. Disponível em http://historia.abril.com.br/politica/diretas-ja-ja-434199.shtml


A Campanha pelas eleições diretas se insere no contexto de pressão da sociedade civil pela abertura política e pela efetivação da cidadania.

RELACIONE a Campanha das Diretas com a Emenda Dante de Oliveira.





resposta:
A campanha das Diretas Já (1983-1984) que promoveu uma das maiores mobilizações populacionais registradas na História do Brasil resultou da apresentação da Emenda Dante de Oliveira (PMDB-MT) que propunha a realização de eleições diretas para presidente do país ao final do regime militar brasileiro.

QUESTÕES EXTRAS

1. (tjsc) Sobre o período da Ditadura Militar, leia as afirmativas abaixo:
I. Ao assumir o governo, os militares procuraram reprimir as oposições, para isso utilizaram os Atos Institucionais, alterando a Constituição e tornando legais as medidas ditatoriais.

II. O Marechal Castelo Branco foi o primeiro presidente do Regime Militar.
III. Durante o governo de Costa e Silva foi decretado o Ato Institucional n.º 5, o AI 5, o qual dava poderes ao presidente de fechar o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras municipais.
IV. Durante o governo do General Médici o Brasil passou pelo período mais repressivo de todos os governos militares, porém, o modelo econômico adotado gerou um rápido crescimento, fazendo com que os surgisse a ideia da existência de um “milagre econômico” no país, trazendo euforia ao empresariado nacional e estrangeiro.

Assinale a alternativa correta:
 a) Todas estão corretas
 b) Apenas I, e IV estão corretas
 c) Apenas III e IV estão corretas
 d) Apenas I está correta
 e) Apenas I, II e IV estão corretas






resposta:[A]

  

2.(UFMG) A experiência nazista alemã inaugurou uma nova modalidade na política: as grandes manifestações de massa. Todas as alternativas apresentam afirmações que contêm estratégias utilizadas na mobilização das massas no período nazista, EXCETO:
a) O Fuhrer estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenças sociais e projetar a imagem dos alemães como uma nação coesa.
b) O governo alemão atribuía enorme importância à política de rua pela capacidade de ela transmitir sensação de conforto e encorajamento à multidão.
c) O governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair a multidão aos eventos públicos.
d) O governo alemão estimulou linchamentos e execuções em praça pública visando ao incitamento ideológico e à difusão do ódio racial contra os muçulmanos.
e) Os nazistas organizaram paradas, desfiles e concentrações de rua como grandes espetáculos, com a intenção de emocionar e contagiar a multidão.






resposta:[D]



3. (UFU) "Como se explica que um período de tanto progresso pudesse levar o Velho Continente, berço da civilização ocidental, a experimentar novamente a barbárie, como se viu durante a Primeira Guerra Mundial? (...) Em 11 de novembro (1918), terminava a Grande Guerra. Morreram 8 milhões de pessoas, 20 milhões ficaram inválidas, sem falar nos prejuízos econômicos e financeiros que atingiram os países europeus envolvidos diretamente com a guerra".

(REZENDE, Antônio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. "Rumos da História: nossos tempos" - O Brasil e o mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 1996. v.3.)

Tomando como referência a citação acima e os seus conhecimentos sobre os antecedentes e a eclosão da 1ª Guerra Mundial, podemos afirmar que

I - no campo das artes, a velocidade, a máquina, o movimento, a energia foram os grandes temas do futurismo no início do século, evocados como símbolos da beleza e da tecnologia da sociedade industrial moderna, provocando, entretanto, mais tarde, grande desilusão por causa da carnificina da guerra.
II - o discurso internacionalista do movimento operário, que procurava negar as disputas entre os Estados-nações, fez com que os trabalhadores se recusassem a pegar em armas no início da guerra, tal como se verificou na negativa de participação da Rússia e nos motins liderados pelo Partido Comunista Francês em 1914.
III - entre os fatores que levaram as nações européias à guerra estavam as disputas imperialistas por novos territórios, os ideais expansionistas incentivados por teorias raciais e a formação gradual de alianças entre as grandes potências, conhecida como Paz Armada.
IV - como resultado da derrota alemã, o Tratado de Versalhes, assinado depois da guerra, pôs fim ao ódio racial e ao clima de revanchismo na Europa, e a Inglaterra garantiu a sua supremacia no capitalismo internacional.

Assinale a alternativa correta.
a) II e IV são corretas.
b) I e IV são corretas.
c) II e III são corretas.
d) I e III são corretas.





resposta:[D]








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