sábado, 26 de março de 2011

De olho no vestibular

CNDL - Colégio Notre Dame de Lourdes
Primeiro Ano - Primeiro Bimestre
Coleção Pitágoras
Capítulo 2 - A Plantation Escravista
De olho no vestibular




Recife, por Franz Post.

1. (UESPI) “O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos”. (Antonil,1711). Tais prerrogativas facultariam ao senhor de engenho, no período colonial brasileiro:

a) participar das câmaras municipais, independente da exigência de pertencer à nobreza.

b) exercer todas as funções das câmaras municipais sem ser eleito pelos pares ou indicado pelo rei.

c) votar e ser votado para participar das câmaras municipais, atendendo à exigência de pureza de sangue.

d) criar câmaras municipais e erigir vilas e paróquias;

e) não pagar fintas (contribuições “voluntárias”) ou dízimos ao município.

Resposta [C]

2. (UESPI) O tráfico de escravos se constituiu, entre os séculos XVI e XIX, uma das atividades comerciais mais lucrativas, tanto para Portugal como para o Brasil. Segundo Luis Felipe de Alencastro, a cidade de Lisboa, já nos fins do século XVI, configurava-se como a “capital negreira do Ocidente”.

Sobre o tráfico negreiro, analise as afirmativas abaixo.

1. Entre os séculos XVI e XIX, o vinho, depois a cachaça e o tabaco foram produtos utilizados pelos traficantes, portugueses e brasileiros, como moeda de troca para escravização dos africanos.

2. O controle do tráfico negreiro no “mundo atlântico” foi uma forte motivação para que os holandeses invadissem Pernambuco em 1630.

3. A abolição do tráfico de escravos para o Brasil se deu oficialmente pela publicação da Lei inglesa de 1845.

4. O tráfico de africanos para o Brasil foi oficialmente extinto pela Lei de 4 de setembro de 1850, conhecida pelo nome de Lei Eusébio de Queiroz.

Estão corretas

a) 1, 3 e 4 apenas.

b) 1, 2 e 3 apenas.

c) 2, 3 e 4 apenas.

d) 1, 2 e 4 apenas.

e) 1, 2, 3 e 4.

Resposta: [E]

3. (UFMT) Sobre a questão agrária e a cana-de-açúcar no Brasil, assinale a afirmativa correta.

a) A demanda crescente nos mercados interno e externo por combustíveis renováveis, especialmente o álcool, atrai novos investimentos para o setor no Brasil, embora esse fato não signifique uma tendência concentradora do setor canavieiro.

b) A possibilidade de aumento da área plantada de cana-de-açúcar devida ao crescimento da demanda por biocombustíveis foi neutralizada por pressões internacionais.

c) A Zona da Mata do Nordeste é uma faixa territorial historicamente marcada pelo domínio da monocultura canavieira, muitas vezes utilizando o emprego de mão-de-obra assalariada de baixa remuneração.

D) Após sua expulsão de Pernambuco, os holandeses pilharam a produção açucareira nas Antilhas, marcando o início do apogeu da produção nordestina de açúcar.

E) A criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, devido ao crescimento da indústria alcooleira, marcou o fim do controle pelo Estado da produção e distribuição do produto.

Resposta: [B]

4. (FATEC) Em relação ao período da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, afirma-se:

I. A invasão deveu-se aos interesses dos comerciantes holandeses pelo açúcar produzido na região, interesses esses que foram prejudicados devido à União Ibérica (1580-1640). II. Foi, também, uma conseqüência dos conflitos econômicos e políticos que envolviam as relações entre os chamados Países Baixos e o Império espanhol.

III. As medidas econômicas de Nassau garantiam os lucros da Companhia das Índias Ocidentais e os lucros dos senhores de engenho, já que aumentaram a produção do açúcar.

IV. A política adotada por Nassau para assentar os holandeses na Bahia acabou por deflagrar sua derrota e o fim da ocupação holandesa, graças à resistência dos índios e portugueses expulsos das terras que ocupavam. São verdadeiras as proposições:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) II, III e IV.

d) I, III e IV.

e) II e IV.

resposta:[B]

5. (FGV) A administração de Maurício de Nassau sobre parte do Nordeste do Brasil, no século XVII, caracterizou-se

a) por uma forte intolerância religiosa, representada, principalmente, por meio do confisco das propriedades dos judeus e dos católicos.

b) pela proteção às pequenas e médias propriedades rurais, o que contribuiu para o aumento da produção de açúcar e tabaco em Pernambuco.

c) por uma ocupação territorial limitada a Pernambuco, em função da proteção militar efetuada por Portugal nas suas colônias africanas.

d) por inúmeras vantagens econômicas aos colonos e pela ausência de tolerância religiosa, representada pela imposição do calvinismo.

e) pela atenção aos proprietários luso-brasileiros, que foram beneficiados com créditos para a recuperação dos engenhos e a compra de escravos.

Resposta:[E]

6. (PUC) As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido

a) pela política de monopólio comercial da Coroa Portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anticolonial dos grandes proprietários de terra.

b) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre o Brasil e Portugal.

c) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria colônia, com apoio dos ingleses.

d) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar.

e) pela Guerra de Independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus conseqüentes reflexos na colônia portuguesa, devido à União Ibérica.

Resposta:[E]

7. (PUC) Em 1640, com o fim da União Ibérica, Portugal se defronta com vários problemas e desafios para administrar o Brasil Colonial e desenvolver a sua economia. Entre esses problemas, NÃO pode ser arrolada

a) a expulsão dos holandeses da região açucareira do Nordeste.

b) a destruição do Quilombo de Palmares, que desafiava a ordem escravista.

c) a escassez de metais preciosos e a queda dos preços do açúcar.

d) a expulsão dos jesuítas que dificultavam a escravização dos indígenas no estado do Grão-Pará.

e) a reorganização administrativa da colônia e de sua defesa.

resposta:[D]

8. (UFPE) A presença holandesa no Brasil colonial é tema que se destaca nos estudos historiográficos. Sobre o governo de Nassau (1637-44) e sua época, sempre surgem comentários e debates; porém, podemos afirmar que:

a) a recuperação da autonomia política de Portugal, nesse período, deu mais condições para este país desenvolver relações com os holandeses no Brasil.

b) Nassau não teve qualquer conflito com os nativos; apenas se desentendeu com o comando europeu da Companhia das Índias.

c) a atuação de Nassau em nada modificou as relações dos holandeses com os senhores de engenho, fracassando, porém, na expansão militar e na exportação de açúcar.

d) sua administração se restringiu a fazer benefícios à parte central do Recife, onde habitava com a sua família e onde construiu as obras mais importantes.

e) não houve na sua administração nenhuma preocupação com as conquistas militares; seus interesses se voltavam sobretudo para a arte renascentista.

resposta:[A]

9. (UFPE) União Ibérica durou 60 anos e teve influência na colonização portuguesa do Brasil. Durante o período da união entre Portugal e Espanha, o Brasil:

a) atingiu o auge da sua produção açucareira com ajuda de capitais espanhóis.

b) foi invadido pela Holanda, interessada na produção do açúcar.

c) conviveu com muitas rebeliões dos colonos contra o domínio espanhol.

d) registrou conflitos entre suas capitanias, insatisfeitas com a instabilidade econômica.

e) conseguiu ficar mais livre da pressão dos colonizadores europeus.

resposta:[B]

10. (UFC) Por aproximadamente três séculos, as relações de produção escravistas predominaram no Brasil, em especial nas áreas de plantation e de mineração. Sobre este sistema escravista, é correto afirmar que:

A) impediu as negociações entre escravos e senhores, daí o grande número de fugas.

B) favoreceu ao longo dos anos a acumulação de capital em razão do tráfico negreiro.

C) possibilitou a cristianização dos escravos, fazendo desaparecer as culturas africanas.

D) foi combatido por inúmeras revoltas escravas, como a dos Malês e a do Contestado.

E) foi alimentado pelo fluxo contínuo de mão-de-obra africana até o momento de sua extinção em 1822.

Resposta: [B]


Nenhum comentário:

Postar um comentário