domingo, 15 de agosto de 2010

Segundo Ano - CNDL
Terceiro Bimestre - História do Brasil

Coleção Pitágoras
Capítulo 2: Os prenúncios de uma nova ordem: a década de 1920 e a Revolução de 1930




A Revolução de 1930 contra São Paulo e os paulistas
Confira nos videos abaixo uma interessante leitura do cenário político nacional do início da década de 1930. Na primeiro video temos uma canção enfocando a turbulenta definição do candidato da oligarquia cafeeira à sucessão de Washingon Luis. A escolha de Júlio Prestes, da oligarquia paulista acabou contribuindo para o rompimento definitivo da política do café-com-leite.

O candidato dos paulistas Dr. Júlio Prestes vence as eleições mas não leva. Na abertura uma multidão sauda Júlio Prestes.

A guerra contra os paulistas

Narrando as eleições de 1930 ao estilo de futebol. A revolução de 1930 contra são paulo e os paulistas, júlio prestes ganha mas não leva.
Neste video temos uma canção que enfoca a disputa presidencial de 1930 que apresentava Júlio Prestes, candidato da situação e Getúlio Vargas, pela Aliança Liberal. Também é enfoca o desencadear da chamada Revolução de 1930, golpe que levou à deposição de Washington Luis, o impedimento da posse de Júlio Prestes e que conduziu o gaúcho Getúlio Vargas ao Palácio do Catete.

2 comentários:

  1. Muito interessante essas músicas que enfocam o panorama político do final da década de 20 e início da década de 30.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, são músicas que ilustram bem o panorama político brasileiro do início do século passado.

    ResponderExcluir