Colégio Notre Dame de Lourdes (CNDL)
Professor Edenilson Morais
Avalição de História
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – 1º ANO
01. (CNDL) Explique em que contexto se inseriu a Inconfidência Mineira de 1789 e mencione quais foram as suas peculiaridades.
02. (CNDL) Observe atentamente as imagens abaixo.
Pedro Américo. Tiradentes Esquartejado.
Cândido Portinari. Despojos de Tiradentes.
Apresente a leitura das obras mencionadas acima enfatizando o tema em comum retratado nas mesmas e explicando os motivos que levaram a Coroa Portuguesa a estabelecer uma pena tão severa contra esta personagem da História do Brasil.
03. (CNDL) Compare os revoltosos da Conjuração Baiana com os da Inconfidência Mineira, apontando os grupos sociais envolvidos, as influências externas e as propostas defendidas por cada um desses movimentos.
04. (UFCE)
Texto 1
Animai-vos, povo bahiense! Esta por chegar o tempo feliz da nossa libertação! O tempo que seremos todos irmãos; tempo que seremos todos iguais. Vamos lutar para que não haja mais diferença entre a cor branca, parda e preta. Seremos todos felizes, sem exceção de pessoas.
(Fonte: PAIVA, Miguel e SCHWARCZ, Lilia Moritz. Da Colônia ao Império: um Brasil para Inglês ver... e latifundiário nenhum botar defeito. São Paulo, Brasiliense, s/d, p. 27.)
Texto 2
Cada um, soldado e cidadão, mormente os homens pardos e pretos que vivem encornados e abandonados, serão iguais, não haverá diferença, só haverá li¬berdade, igualdade e fraternidade.
(Fonte: NADAI, Elza e NEVES, Joana. História do Brasil: da Colônia a República. São Paulo, Saraiva, 1993. p. 119.)
Os textos 1 e 2 são parte integrante de panfletos de líderes revolucionários que expressam o ideário de um importante movimento social ocorrido no Brasil, no contexto da crise do sistema colonial, e que contou corn expressiva participação popular. Estamos nos referindo a:
a) Balaiada.
b) Sabinada.
c) Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates.
d) Revolta dos Cabanos.
e) Revolta dos Escravos Malês.
05. (FMTM-MG) - A Conjuração Baiana ou dos Alfaiates (1798) distinguiu-se da Mineira (1789) porque:
a) sofreu influência dos ideais iluministas.
b) foi um movimento de ricos e intelectuais.
c) defendia a emancipação política da colônia.
d) propôs o fim da escravidão e dos privilégios dos mais ricos.
e) aderiu às ideologias republicana e socialista.
Resolução Comentada:
Resposta da questão 1:
A Inconfidência Mineira foi a primeira rebelião colonial com a clara intenção de romper com os laços de dominação colonial, foi comandada pela elite de Minas Gerais, apesar de contar com a participação de elementos de outras classes sociais. Esse movimento tinha por objetivo além da Independência, a proclamação de uma República.
Resposta da questão 2:
As telas mostram a morte e esquartejamento de Tiradentes. A punição da Coroa portuguesa foi severa para desencorajar a eclosão de novas revoltas coloniais.
Resposta da questão 3:
Enquanto a Inconfidência Mineira tinha um cunho mais elitita, era influenciada pelas idéias iluministas e pela Independência dos Estados Unidos e não visava a abolição da escravatura, a Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaites teve uma composição social mais heterogênia, com a participação ativa das camadas populares, tinha influência da Revolução Francesa, sobretudo de sua fase mais radical e visava a abolição do trabalho escravo.
Resposta da questão 4:[C]
Os fragmentos apresentam característica da Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates.
Resposta da questão 5:[D]
Entre os pontos discrepantes envolvendo essas duas rebeliões coloniais podemos citar a causa da abolição da escravatura.
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 2º ANO
01. (CNDL) No início da década de 1930 ocorreu a emergência de uma nova ordem no Brasil a partir do movimento de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder. Contudo, a implantação dessa nova ordem foi precedida por uma década – a de 1920 – que trazia em si os prenúncios dessas profundas mudanças.
Explique por que a década de 1920 foi o prenúncio de uma nova ordem no Brasil e mencione o nome de três importantes movimentos ocorridos nessa época no país.
02. (UTFPR) Dá-se o nome de “Tenentismo” ao movimento político desencadeado durante a década de 1920 por jovens oficiais, a maioria tenentes e capitães, em oposição ao governo e à alta oficialidade, que defendiam os interesses da oligarquia.
Sobre o Tenentismo pode-se afirmar que, em linhas gerais:
a) os tenentes desejavam reformas econômicas e sociais de caráter socialista que acarretassem a superação da República oligárquica e elitista.
b) os tenentes apoiavam as lideranças operárias e camponesas contra a violência praticada pelos governos republicanos controlados pelas oligarquias paulista e mineira.
c) os tenentes apoiaram o governo Epitácio Pessoa, cuja política repressiva desencadeou o movimento de intervenção federal nos estados oposicionistas.
d) os tenentes reivindicavam maior centralização do Estado, uniformização da legislação e do sistema tributário, algumas reformas sociais e a implantação do voto secreto.
d) os tenentes colocaram-se na luta pela superação de caráter espoliativo e dependente da economia brasileira, visando obter maior prestígio no cenário internacional.
03. (UFSC/adaptada) Na década de 1920, eclode no Brasil um descontentamento de um setor militar, o qual ficou conhecido como “tenentismo”. Em relação a este assunto, é CORRETO afirmar que:
a) o movimento tenentista pregava a moralização da vida pública, o combate a corrupção e a defesa dos interesses nacionais e da implantação do voto secreto.
b) dentre sua liderança destacou-se Luís Carlos Prestes, que liderou a “Coluna Prestes” e percorreu mais de 24.000 km pelo interior do Brasil. Seu maior objetivo era depor o governo de Getúlio Vargas.
c) a “Coluna Prestes” propunha criar mecanismos de sustentação ao presidente Artur Bernardes e da República Oligárquica.
d) o movimento tenentista foi fortalecido no sertão nordestino com o apoio decisivo de “Lampião”, líder dos cangaceiros.
e) a “Coluna Prestes” sempre foi derrotada pelas tropas do exército, por esse motivo, internou-se na Bolívia onde se dispersou em 1927. Seu líder maior, Luís Carlos Prestes, ficou conhecido como “Cavaleiro da Esperança”.
04. (UNESP) Entre 11 e 16 de fevereiro de 1922, realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo a Semana de Arte Moderna. Segundo Mário de Andrade, as mudanças ocorridas a partir da Semana de 22 e do Movimento Modernista significaram a fusão de três princípios: o direito permanente à pesquisa estética, a atualização da inteligência artística brasileira e a estabilização de uma consciência criadora nacional. Está inteiramente correto considerar como consequências da Semana de Arte Moderna:
a) a formação de uma geração de artistas que romperam com a arte barroca; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do Renascimento Italiano; a formação de grupos de artistas e salões de arte moderna em todo o Brasil.
b) a formação de uma geração de artistas acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas da Missão Artística Francesa; a formação de grupos de artistas e de salões de arte neoclássicos.
c) a formação de uma geração de artistas que romperam com a estética modernista; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas contemporâneas; a formação de grupos de artistas e salões de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro destinados a exposições de arte moderna.
d) a formação de uma geração de artistas que romperam com os ditames acadêmicos; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas dos primitivos; a formação de grupos de artistas, tais como o Clube dos Artistas Modernos e a Sociedade Pró Arte Moderna de São Paulo.
e) a formação de uma geração de artistas que romperam com o estilo clássico; o reconhecimento e a valorização das expressões artísticas do estilo Rococó; a formação de grandes exposições de Arte, como a Bienal de São Paulo.
05. (CNDL) Leia a seguir, o trecho da declaração dos princípios dos líderes da Coluna Prestes.
Somos contra: os impostos exorbitantes, a incompetência administrativa, a falta de justiça, a mentira do voto, o amordaçamento da imprensa, as perseguições políticas, o desrespeito à autonomia dos estados, a falta de legitimação social, o estado de sítio.
Somos a favor: do ensino primário gratuito, da instrução profissional e técnica, da liberdade de pensamento e autonomia da justiça, da reforma da lei eleitoral e do fisco, do voto secreto e obrigatório, da liberdade sindical, do castigo aos defraudadores do patrimônio do povo e aos políticos corruptos e do auxílio estatal às forças econômicas.
In: Darcy Ribeiro. Aos trancos e barrancos. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1985. nº 531.
Analise as semelhanças e diferenças entre a sociedade brasileira da década de 1920 e a de hoje. Com base no depoimento, responda:
a) Quais itens mencionados procuram caracterizar a situação política da época?
b) Quais dos itens apontados já foram, de certa forma, incorporados à atual democracia brasileira?
6. (Fgv 2008) "Foi regulamentada a atividade dos jogadores estrangeiros no Brasil, não pelas entidades do futebol e sim pelo DIP. De fato. Segundo a imprensa carioca, 'os jogadores estrangeiros só poderão ingressar no futebol brasileiro desde que tenham contrato firmado com um clube nacional, sendo o documento visado pelo consulado, no país de origem'. Assim, o controle pelo Departamento será perfeito, pois ele ficará de posse da 2a via do contrato, ao mesmo tempo, a do documento de entrada em nosso país, exigido pela lei, o que provará a situação legal do profissional. O que se deprende é que os profissionais estrangeiros continuarão a ser equiparados aos artistas contratados. Findo o prazo de permanência, estipulado em contrato, são obrigados a retornar aos seus países.
("A Gazeta", 03.12.1940)
Além do apresentado, esse departamento tinha ainda como funções
a) centralizar a censura e popularizar a imagem do presidente Vargas.
b) controlar a ação dos sindicatos e estabelecer metas para a educação básica.
c) definir programas de assistência social e organizar a Juventude Brasileira.
d) gerir o imposto sindical e garantir a autonomia e a liberdade dos sindicatos.
e) reprimir os opositores do regime ditatorial e assessorar os interventores estaduais.
7. (G1 - cftmg 2008) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado pelo Estado Novo (1937-1945), para controlar e enquadrar a produção cultural no País. Sobre suas práticas, é INCORRETO afirmar que
a) reprimiam manifestações culturais das comunidades das periferias urbanas.
b) exaltavam a harmonia social brasileira resultante da miscigenação racial.
c) incentivavam o discurso nacionalista e ufanista sobre as riquezas naturais.
d) censuravam produções artísticas incentivadoras dos confrontos trabalhistas.
8. (Ufpi 2008) Os acontecimentos históricos ocorrem, sempre, em conexão com outros acontecimentos, de modo que, quando falamos de uma época estamos nos referindo a um ambiente dentro do qual os acontecimentos expressam limitam as ações dos sujeitos. Pode-se dar o seguinte exemplo para essa afirmação: em 1932, sob a liderança do literato Plínio Salgado, foi organizado, no Brasil, um movimento político cuja inspiração vinha da Europa, sendo profundamente influenciado por um movimento político europeu em ascensão na época, o qual apresentava como uma de suas metas prioritárias combater um outro movimento político em expansão na Europa. Os três movimentos referidos são, respectivamente:
a) O Integralismo, o Fascismo e o Nazismo.
b) O Liberalismo, o Socialismo e o Comunismo.
c) O Integralismo, o Nazi-Fascismo e o Comunismo.
d) O Expansionismo, o Nacionalismo e Anarquismo.
e) O Anarquismo, o Comunismo e o Integralismo.
9. (Enem 2009) A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).
Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para
a) conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados por seu esforço, após anos de lutas sindicais.
b) promover a autonomia dos grupos sociais, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento.
c) estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas.
d) consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas.
e) aumentar os grupos de discussão política dos trabalhadores, estimulados pelas palavras do ministro.
10. (Fuvest 2010) O conceito de revolução, aplicado ao movimento de 1930 no Brasil, e alvo de polêmica entre historiadores. Independentemente da controvérsia, não ha como negar que houve mudanças importantes, nessa década, com relação as diretrizes da política econômica e a questão social.
Explique as mudanças no que se refere a
a) política econômica.
b) questão social.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
Resposta da questão 2:[D]
Resposta da questão 3:[A]
Resposta da questão 4:[D]
Resposta da questão 5:
a) A corrupção política, incompetência administrativa, a falta de liberdade de imprensa, etc.
Resposta da questão 6:[A]
Resposta da questão 7:[A]
Resposta da questão 8:[C]
Resposta da questão 9:[D]
Getúlio Vargas foi a expressão maior do populismo, fenômeno político na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960, no Brasil. A manipulação das massas trabalhadoras em proveito político utilizando-se dos meios de comunicação de massa, e em particular o rádio, era uma característica básica do populismo. O programa de rádio a “Hora do Brasil”, foi criado durante o Estado Novo para difundir as realizações do governo e contribuiu pra promover a imagem positiva de Vargas como o “Pai dos pobres” junto aos trabalhadores.
Resposta da questão 10:
a) Durante a Era Vargas, decorrente do movimento de 1930, a política econômica concentrou-se no estimulo a diferentes atividades produtivas, visando minimizar os efeitos da hegemonia da cafeicultura e, sobretudo promover a industrialização com vistas à substituição das importações.
b) No plano social, no início do governo Vargas foram concedidos os primeiros direitos trabalhistas e mais tarde, foram criadas a Previdência Social e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Também foram legalizados os sindicatos, porém mantidos sob a tutela do Estado no que se convencionou chamar de “peleguismo”. Verifica-se ainda na Era Vargas, o início da aceleração do processo de urbanização.
AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA - 3º ANO
01. (ENEM)
DOCUMENTO I
O cômputo da Idade da Terra
Da Criação até o Dilúvio__1.656 anos
Do Dilúvio até Abraão_____292
Do Nascimento de Abraão
até Êxodo do Egito_____503
Do Êxodo até a Construção
do Templo___________481
Do Templo até o Cativeiro__414
Do Cativeiro até o Nascimento
de Jesus Cristo ________614
Do Nascimento de Jesus Cristo
até hoje ____________1.560
Idade da Terra_________5.520 anos
DOCUMENTO II
Avalia-se em cerca de quatro e meio bilhões de anos a idade da Terra, pela comparação entre a abundância relativa de diferentes isótopos de urânio com suas diferentes meias-vidas radioativas.
Considerando os dois documentos, podemos afirmar que
a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza
a) científica no primeiro e mágica no segundo.
b) social no primeiro e política no segundo.
c) religiosa no primeiro e científica no segundo.
d) religiosa no primeiro e econômica no segundo.
e) matemática no primeiro e algébrica no segundo.
02. (ENEM) Para o registro de processos naturais e sociais, devem ser utilizadas diferentes escalas de tempo. Por exemplo, para a datação do sistema solar, é necessária uma escala de bilhões de anos, enquanto para a história do Brasil basta uma escala de centenas de anos. Assim, para os estudos relativos ao surgimento da vida no planeta e para os estudos relativos ao surgimento da escrita, seria adequado utilizar, respectivamente, escalas de:
a) milhares de anos; centenas de anos
b) milhões de anos; centenas de anos
c) milhões de anos; milhares de anos
d) bilhões de anos; milhões de anos
e) bilhões de anos; milhares de anos
03. (ENEM) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering, há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade. Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí
a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.
b) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.
c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering.
d) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos.
e) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.
04.(ENEM)
Pintura rupestre da Toca do Pajaú – PI. Internet:
A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
05. (CNDL) Observe as imagens abaixo.
Detalhe da obra “A criação”, de Michelangelo.
Evolução do Homem.
Com base nas imagens acima explique as duas maneiras tradicionalmente usadas para se abordar a origem da vida, bem como a origem do planeta e do universo.
6. (Fuvest 2009) A expressão "política do café com leite" é muito utilizada para caracterizar a Primeira República no Brasil.
Sobre essa política, descreva:
a) seu funcionamento;
b) seu colapso na década de 1920.
7. (Unifesp 2009) "Nesse regime, (...) a verdadeira força política, que no apertado unitarismo do Império residia no poder central, deslocou-se para os Estados. A política dos Estados, isto é, a política que fortifica os vínculos de harmonia entre os Estados e a União é, pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinião. O que pensam os Estados, pensa a União."
(Campos Salles. "Mensagem" (3 de maio de 1902). In: "Manifestos e mensagens".
São Paulo: Fundap / Imprensa Oficial, 2007.)
Ao defender a "política dos Estados" (ou política dos governadores) e associá-la às ideias de "harmonia", "soma" e "soberania da opinião", o então presidente da República Campos Salles defendia:
a) O fim da autonomia dos estados e o início de um período de centralização política, que caracterizou a República como uma ditadura.
b) Uma perspectiva de democratização para a recente República brasileira, impedindo que novos protestos políticos e armados irrompessem.
c) A relação diplomática com os demais países sul-americanos e se dispunha a obter alianças e acordos comerciais no exterior.
d) Um pacto entre o governo federal e os governos estaduais, que teriam autonomia econômica, mas assegurariam apoio político ao Presidente.
e) O modelo político adotado como capaz de democratizar o Brasil e de obter, sem lutas, a unidade política e territorial ainda inexistente.
8. (Fatec 2010) Considere a charge para responder à questão.
A charge é uma alusão ao voto
a) secreto, uma conquista dos sindicatos operários durante a era Vargas.
b) censitário, em que havia a exigência de uma renda anual para votar e para se candidatar a cargos públicos.
c) da mulher, fruto da luta feminina nos anos 30.
d) da mandioca, em que votar era permitido apenas para homens livres e com uma renda igual ou superior ao valor de 1,5 toneladas de mandioca.
e) do cabresto, uma característica do coronelismo o qual foi combatido pelos tenentistas e derrubado pela “revolução de 30”.
9. (Cesgranrio 2010) “Socialmente, o coronel exerce uma série de funções que o fazem temido e obedecido. (...)
Aos agregados, ele dispensa favores, dá-lhes terras, tira-os da cadeia e ajuda-os, quando doentes; em compensação, exige fidelidade, serviços, permanência infinita em suas terras, participação nos grupos armados etc... Aos familiares e amigos, ele distribui empregos públicos, empresta dinheiro, obtém crédito, protege-os das autoridades policiais e jurídicas, ajuda-os a fugir dos compromissos fiscais do Estado etc. ...”
CARONE, Edgard. A República Velha. SP: Difel, p 106.
Analisando o texto acima e considerando o fenômeno político-social característico da República Velha no Brasil, conclui-se que o coronel
a) constituiu, através do exercício de um poder político local ilimitado, o suporte das oligarquias que controlavam a política estadual.
b) representou a consolidação de uma economia agroexportadora nordestina, na qual os subsídios do governo federal beneficiavam os trabalhadores rurais do sertão semiárido.
c) foi o sustentáculo de todas as intervenções realizadas pelo Exército na história republicana brasileira desde a ascensão e a deposição de Vargas até o golpe militar de 1964.
d) era o grande fazendeiro cujo poder local cresceu tanto que o governo republicano decidiu criar a Guarda Nacional para combater esse poder paralelo.
e) foi o responsável pela reorganização política dos anos 30 do século XX, com o objetivo de aumentar o controle sobre a terra agricultável.
10. (Fuvest 2010) O conceito de revolução, aplicado ao movimento de 1930 no Brasil, e alvo de polêmica entre historiadores. Independentemente da controvérsia, não ha como negar que houve mudanças importantes, nessa década, com relação as diretrizes da política econômica e a questão social.
Explique as mudanças no que se refere a
a) política econômica e social.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
Resposta da questão 2:
Resposta da questão 3:
Resposta da questão 4:
Resposta da questão 5:
Resposta da questao 6:
a) A "política do café com leite", surgida no governo do presidente Campos Sales, foi uma política de revezamento do poder nacional executada na República Velha pelos estados de São Paulo - mais poderoso economicamente, principalmente devido à produção de café - e Minas Gerais - maior polo eleitoral do país da época e produtor de leite.
b) A "política do café com leite" foi quebrada quando o então presidente paulista Washington Luís apoiou a candidatura do também paulista Júlio Prestes, o que desagradou a elite mineira, que se aliou à elite do Rio Grande do Sul, juntamente com a Paraíba, para a criação da Aliança Liberal, dissidência oligárquica que lançaria Getúlio Vargas como candidato à presidência. Outro fator para a queda desta política foi a Crise de 1929, quando os preços do café brasileiro despencaram no mercado internacional, retirando dos barões do café seu poder político.
Resposta da questao 7:
[D]
Resposta da questao 8:
[E]
A expressão “Voto de cabresto” designa o controle dos coronéis sobre eleitores durante a Velha República (1889-1930), em razão de o voto ser aberto. Essa prática foi fundamental para a sustentação das oligarquias nas diferentes esferas do poder político.
Resposta da questao 9:
[A]
Devido o poder econômico que lhes permitia exercer grande influência sobre as populações sertanejas, os coronéis controlavam as eleições em suas regiões fosse pelo “voto de cabresto” ou pelas fraudes eleitorais. Sua atuação era fundamental para a manutenção das oligarquias no poder durante a República Velha.
Resposta da questão 10
O aluno poderá mencionar os aspectos relativos ao nacionalismo econômico e ao incentivo à industrialização do país e no aspecto social a promulgação dos direitos trabalhistas.
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