sábado, 29 de agosto de 2015

Roteiro de estudos: Período Pombalino

Roteiro de estudos: Período Pombalino

Questão 1
(UFG) Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal. A administração pombalina destacou-se pela:

a) aproximação diplomática com o reino espanhol, em nome do interesse comum, contendo os abusos ingleses.
b) adoção da escolástica, promovendo o desenvolvimento científico.
c) valorização da gramática normativa portuguesa, resgatando o prestígio do latim.
d) distensão do despotismo esclarecido, afirmando uma administração política e econômica liberal.
e) redefinição da estrutura do ensino português, implementando o financiamento estatal.



Questão 2
(UFPE) Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal (1699 - 1782), dirigiu durante 27 anos a vida política e econômica de Portugal, como ministro do Rei D. José I. Em razão da atuação de Pombal, é correto fazer as seguintes afirmações.

(  ) Durante o seu governo, foram criadas comissões encarregadas de fazer a demarcação das fronteiras entre terras do domínio português e terras do domínio espanhol, no território americano. 
( ) Na sua luta contra os jesuítas, Pombal tentou atingi-los estendendo a lei de liberdade dos índios (1755) a todo o Brasil.
(  ) O antijesuitismo, desenvolvido na época, foi uma estratégia de Pombal para acusar a Companhia de Jesus de ser um estado dentro de outro estado e, dessa maneira, justificar a expulsão dos jesuítas do Brasil.
( ) As rigorosas leis pombalinas acabaram por incentivar a "reforma geral no ensino", tornando-o mais complexo e multiplicando as escolas e as ordens responsáveis por elas, o que deu maior desenvolvimento à cultura colonial.
(  ) Os jesuítas não se submeteram às ordens de Pombal e reagiram apoiando o governo de D. José I.


Questão 3
(FGV) A longa administração pombalina (1750-1777) causou controvérsias ao expulsar os jesuítas de Portugal e de todos seus domínios, em 1759. Tal expulsão, que implicava o confisco dos bens dos religiosos, pode ser atribuída:

a) ao enorme déficit do Tesouro português, provocado pelas despesas feitas com construção de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755.
b) à antipatia que o ministro, seguidor da filosofia iluminista, nutria pelos jesuítas, responsáveis pelo atraso cultural do país. 
c) à vontade de igualar-se à monarquia francesa que praticava o despotismo esclarecido.
d) ao processo de centralização administrativa que exigia a eliminação da Companhia de Jesus, acusada de formar um estado à parte.
e) à não aceitação de Pombal da política do despotismo esclarecido, que era bastante defendida pelos inacianos.



Questão 4
(UEA) “Os motivos internos do despotismo esclarecido estavam na emergência de novas forças sociais que se impunham com valores próprios e cada vez mais conscientes de sua importância.” – Mendes Jr., Roncari, Maranhão.

Assinale a afirmativa ERRADA sobre as tentativas de modernização do absolutismo português.

a) Antes de Pombal, a modernização da tecelagem portuguesa visava reduzir a subordinação econômica à Inglaterra, mas foi frustrada com o Tratado de Methuen, em 1703, aumentando a dependência.
b) Para Pombal, aumentar o poder absoluto do rei implicava reduzir a influência dos jesuítas, limitando a sua ação, na metrópole e na colônia, sobre a educação e as missões religiosas.
c) O reforço do absolutismo no plano econômico resultou na criação de companhias de comércio, como a do Grão-Pará e Maranhão, restringindo a já então pequena liberdade comercial.
d) A essência da política pombalina consistia na aplicação rigorosa de princípios iluministas e fisiocráticos, que o caracterizaram como déspota esclarecido.
e) Apesar do incentivo às culturas de exportação e da criação de companhias monopolistas para o Norte, a extinção do Estado do Maranhão e Grão-Pará e a localização da capital do Brasil no Rio de Janeiro refletiram o maior interesse pombalino pela mineração e pela pecuária do Extremo Sul.



Questão 5
(Pucpr) "Foi o grande Pombal o único a perceber que a raça semítica, assim como os colaterais da orla oriental do Mediterrâneo, poderiam fecundar a terra virgem do seu império americano... abriu a imigração aos muçulmanos que quisessem se transferir para o Brasil... Foi então que vieram os primeiros sírios, libaneses, persas, egípcios - quase todos nacionais do Mediterrâneo oriental, que o povo engloba sob o nome genérico de "turco"... 
(Dornas Filho, João - "Aspectos da Economia Colonial "- Biblioteca do Exército-Editora, 1958, pág. 75.) 

Sobre a conjuntura política do século XVIII, Governo Pombalino e o texto, assinale a única alternativa INCORRETA.
a) O Marquês de Pombal, aplicando a filosofia Iluminista ao Absolutismo Real, se fez inserir na política denominada Despotismo Esclarecido.
b) Sírios e libaneses foram denominados "turcos" porque suas terras de origem, parte do Império Árabe, tinham sido dominadas pelos turcos e os passaportes eram expedidos pelo Governo Turco.
c) Os judeus, também de raça semítica, antecederam os islamitas no Brasil Colonial e os dois, preferencialmente, dedicaram-se ao comércio.
d) O Governo de Pombal, no que se refere ao Brasil, foi marcado pela transferência da capital colonial de Salvador para o Rio de Janeiro.
e) Tendo em vista diferenças religiosas e interesses econômicos, judeus, muçulmanos e seus descendentes tiveram constantes atritos no Brasil, na fase Colonial e Imperial.



Questão 6
(APROVAR) O reinado de D. José I foi marcado pela atuação do ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal.
Sobre esse período, leia as afirmativas abaixo:
I. A política de Pombal tinha em vista, de um lado, o fortalecimento do Estado.
II. Para conseguir fortalecer o Estado, Pombal tratou de aumentar a
influência da nobreza e do clero, sobretudo dos jesuítas.
III. Pombal foi representante do despotismo esclarecido.
IV. O período pombalino coincidiu com a época do auge da mineração no Brasil.
V. Pombal transferiu a capital do Brasil para o Rio de Janeiro, o que mostrou sua preocupação em manter a “cabeça administrativa” bem próxima à economia mineira.

Assinale a única alternativa que aponta somente afirmativas INCORRETAS:
a) I, III e V
b) II e IV
c) I, II e III
d) III e IV
e) II e V

Questão 7
(UFJF-2009) Entre 1750 e 1777, o primeiro-ministro português Sebastião de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, comandou a política e a economia portuguesas.
A respeito desse período da história portuguesa e do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) o período pombalino pode ser caracterizado como de “Despotismo Esclarecido”, visto que foi marcado por medidas modernizantes, mas também manteve a centralização e o fortalecimento do poder real.
b) Pombal adotou práticas típicas do mercantilismo, visando a fortalecer os comerciantes portugueses para que pudessem competir com os ingleses e, também, combater os contrabandistas.
c) a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro foi motivada pela crescente importância das regiões mineradoras do sudeste.
d) a expulsão dos jesuítas de Portugal e dos domínios portugueses, inclusive do Brasil, visava a centralizar a administração e redefinir o projeto educacional.
e) o governo pombalino reforçou a escravidão indígena, visando a solucionar o problema da mão-de-obra nas colônias e reduzir a dependência do tráfico atlântico.


Questão 8
(UFU 2007) Considere as informações a seguir. 
Uma das figuras mais proeminentes da História Política de Portugal no século XVIII foi Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como marquês de Pombal, ministro de Dom José I. Sobre as políticas pombalinas, o historiador Boris Fausto diz o seguinte: "Sua obra, realizada ao longo de muitos anos (1750-1777), representou um grande esforço para tornar mais eficaz a administração portuguesa e introduzir modificações no relacionamento metrópole-colônia." 
FAUSTO, B. "História concisa do Brasil". São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 59. 

Em relação às políticas pombalinas que diziam respeito direta ou indiretamente ao Brasil, assinale a correta.
a) Pombal introduziu princípios do liberalismo no comércio do Brasil com vistas a recuperar a economia da colônia: extinguiu as companhias privilegiadas de comércio que existiam no Maranhão e em Pernambuco, flexibilizou o "pacto colonial" e permitiu a presença de companhias comerciais inglesas na região das Minas.
b) Um dos traços marcantes das políticas pombalinas no Brasil foi o confronto com a elite colonial. Os "brasileiros" foram impedidos de ocupar cargos políticos, jurídicos e administrativos na Colônia. Isso gerou muitas revoltas, como a de Felipe dos Santos, em Vila Rica, e a Guerra dos Mascates, em Pernambuco.
c) Dentre as principais características da política pombalina, pode-se destacar a forte adoção de princípios mercantilistas na economia e de ideais iluministas na educação. Os esforços de Pombal visavam tornar o colonialismo português mais preparado para enfrentar a "crise do Antigo Regime", como hoje a chamamos.
d) A política absolutista de Pombal baseava-se na origem divina do poder dos reis e de seus ministros. Por isso, ele buscou o total apoio da Igreja, favorecendo as ordens missionárias que atuavam no Brasil, como mercedários e jesuítas, às quais delegou responsabilidades sobre a tutela dos índios e sobre o ensino na colônia.

Questão 9
(FGV) Ao contrário do que se verificou na monarquia absolutista francesa do século XVIII, houve diversos Estados absolutistas nos quais os respectivos monarcas e seus ministros tentaram de alguma forma pôr em prática certos princípios da Ilustração, sem abrir mão, é claro, do próprio absolutismo - tal foi, em essência, o absolutismo ilustrado. 
(Francisco José Calazans Falcon, "Despotismo Esclarecido") 

O rei D. José I e seu primeiro ministro Sebastião José de Carvalho e Melo - futuro marquês de Pombal, são considerados os representantes do despotismo esclarecido em Portugal. Acerca do chamado período pombalino, é correto afirmar que
a) se reorganizaram as estruturas administrativas por meio da recriação das Câmaras Municipais e do restabelecimento do poder dos donatários.
b) houve a criação de companhias de comércio na colônia e estabeleceu-se a cobrança de 100 arrobas anuais de ouro para Minas Gerais.
c) se criou um tributo exclusivo para o ouro - quinto - com a intenção de evitar o contrabando e aumentar a arrecadação do fisco português.
d) por meio de uma legislação específica, ampliou-se o poder da nobreza portuguesa, além da distribuição de cargos públicos e de pensões vitalícias.
e) o Brasil obteve ganhos, como o direito de comercializar diretamente com as colônias portuguesas na África, o que significou o fim do pacto colonial.

Questão 10
(Puccamp) Ao Brasil, dentre as várias medidas adotadas pelo Marquês de Pombal, foi particularmente importante
a) a autorização do livre-comércio entre o Brasil e as demais nações aliadas, que mudou o equilíbrio das relações colônia-metrópole a favor da colônia e de sua autonomia.
b) o decreto que suspendeu a proibição de atividades industriais na colônia e a isenção tarifária para as importações de matérias-primas necessárias às manufaturas.
c) o decreto que autorizou a abertura de um Jardim Botânico no Rio de Janeiro, para apoiar o trabalho de naturalistas brasileiros ou estrangeiros na pesquisa da flora na colônia.
d) a criação do centro de estudos técnicos e científicos destinado à preparação de pessoal especializado para atuar nas áreas de engenharia, artilharia, geografia e topografia.
e) a mudança da sede do governo-geral de Salvador para o Rio de Janeiro por razões econômicas e estratégicas, ligadas à crescente importância do centro-sul da colônia.

Questão 11
(UFV) No início do período colonial, havia mais de trezentas línguas indígenas na América portuguesa e a difusão da língua dos colonizadores deu-se muito lentamente. Somente na segunda metade do século XVIII, durante a administração do Marquês de Pombal, a metrópole adotou o que se poderia chamar de uma política de língua. Passou-se, a partir de então, a coibir o uso do "nheengatu", a estimular-se e a impor-se o ensino da gramática e da língua portuguesa.

a) Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, indique uma razão que levou a metrópole lusitana a impor a língua portuguesa na Colônia.

b) Cite outra medida da administração pombalina que afetou os povos indígenas


Questão 12
(UFPE) A colonização portuguesa fez-se sob a tutela dos princípios econômicos mercantilistas, que priorizavam a atuação do Estado e destacavam o metalismo. No Brasil, houve participação de companhias de comércio com a finalidade de agilizar os negócios metropolitanos. Essas companhias:
a) no século XVIII, tiveram apoio do Marquês de Pombal, que era o secretário do rei D. José I.
b) restringiram suas atividades à importação do algodão e do café no século XVIII.
c) tentaram livrar, no século XVIII, a economia do monopólio do açúcar, incentivando a livre concorrência.
d) tiveram êxito nas suas tentativas de dinamizar o comércio colonial do Sudeste, no século XVII.
e) restringiram-se ao comércio do algodão, sendo extintas no século XVII.



Questão 13
(UFC) Em 1750, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, tornou-se primeiro ministro português e procurou dinamizar a administração colonial. Dentre as medidas por ele adotadas, destacam-se:
a) o controle do ensino e da política de aldeamento entregue às ordens religiosas.
b) a extinção do Estado do Grão-Pará Maranhão, por ser o centralismo a tônica de sua administração.
c) a reforma e a ampliação da justiça, possibilitando, assim, o acesso da elite colonial aos cargos administrativos e fiscais.
d) a expulsão dos Jesuítas da colônia, favorecendo os povos indígenas, que passaram a ter maior autonomia sobre os aldeamentos.
e) a retomada do controle dos mecanismos comerciais e fiscais do mundo colonial por parte da metrópole, o que resultou em autonomia para as companhias de comércio.


Questão 14
(FGV) Entre as mudanças operadas no Brasil pela intervenção do Marquês de Pombal estão a/o:
a) criação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão, a exploração direta das minas de diamante e o incentivo à ampliação dos colégios jesuíticos;
b) expulsão da Companhia de Jesus, a extinção das capitanias hereditárias e a redução dos impostos coloniais;
c) exploração direta das minas de diamante, a extinção da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a criação do Estado do Maranhão.
d) apoio e financiamento da Companhia de Jesus, a redução de impostos coloniais e a extinção da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão;
e) incentivo às instalações manufatureiras na Colônia, a expulsão da Companhia de Jesus e a criação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão.



Questão 15
(FGV) Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas europeus adotaram princípios do Iluminismo buscando reafirmar, a partir destes, seus poderes absolutos. Considerando essa afirmação não é correto afirmar que:
a) Entre esses déspotas esclarecido estava Frederico II, seguidor de Voltaire, que permitiu a liberdade de culto na Prússia;
b) Os monarcas mais destacados desta corrente foram Frederico II (Prússia), Catarina II (Rússia) e José II (Áustria);
c) Catarina II (Rússia) não apenas manteve os direitos dos proprietários da terra sobre os servos como permitiu aos primeiros o direito de condenação à morte dos segundos;
d) Em Portugal, o Marquês de Pombal, ministro de José I, foi o responsável pela perseguição à nobreza e ao clero buscando fortalecer o poder real;
e) José II (Áustria) foi o mais descompromissado dos monarcas na aplicação dos princípios iluministas.


Questão 16
(UECE) Dentre as principais medidas tomadas pelo Marquês de Pombal com relação à colonização do Brasil, pode-se assinalar corretamente:
a) permissão para a criação de manufaturas e indústrias no Brasil, liberalização dos impostos alfandegários sobre os produtos brasileiros e maior controle sobre as atividades religiosas.
b) criação de Companhias de Comércio, expulsão dos jesuítas e maior pressão fiscal sobre as áreas produtoras de ouro.
c) transferência da capital da colônia do Rio de Janeiro para Salvador, expulsão da Companhia de Jesus dos territórios portugueses e criação de mesas de negociação de impostos com os produtores de ouro.
d) extinção dos monopólios comerciais estatais, assinatura de acordos com a Igreja sobre a ação dos jesuítas e transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.



Questão 17
(UFV) O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal. O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
a) Despotismo Esclarecido.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
e) Parlamentarismo Monárquico.


Questão 18
(Unirio) A liderança do governo português pelo Marquês de Pombal repercutiu em vários aspectos da política colonial no Brasil, como o(a):
a) recuo das ações portuguesas de expansão territorial no sul e centro-oeste.
b) apoio à ação missionaria da Igreja como forma de consolidar a conquista do território.
c) subsídio à lavoura canavieira nordestina, reforçando o caráter monocultor da economia colonial.
d) incentivo ao ensino e sua liberalização sob a direção das Ordens Religiosas.
e) política de rigoroso fiscalismo sobre a economia mineradora.


Questão 19
(UFRS) Considere a seguir, a nota de 1776 do Marquês de Pombal ao Embaixador da França em Lisboa: 
"1º) as colônias devem estar debaixo da imediata dependência de proteção dos fundadores; 2º) o comércio e a agricultura delas devem ser exclusivos dos mesmos fundadores; 3º) aos fundadores pertencem também privativamente os úteis provenientes da agricultura, comércio e navegação das colônias; 4º) para que prestem a utilidade desejada, as colônias não podem ter o necessário para subsistir por si sem dependência da metrópole; 5º) quando entretém algum comércio com estrangeiros, tudo o que importa esse comércio clandestino e essas mercadorias introduzidas é um verdadeiro furto que se faz à respectiva metrópole e um furto punível pelas leis dos respectivos soberanos [...]; 6º) portanto, não atentam contra a liberdade do comércio as potências que o restringem nas colônias a favor dos seus vassalos, e todo o governo que por indiferença tolere nos seus portos a contravenção dos cinco princípios anteriores pratica uma política destrutiva do comércio e da riqueza da sua nação ." 

Com relação a essa nota, são feitas as seguintes afirmativas: 
I - A liberdade de comércio é a base de todo o antigo sistema colonial. 
II - A subordinação das colônias às metrópoles abrange a política, a agricultura, o comércio e a navegação. 
III - O comércio entre as colônias e metrópoles não estabelece dependência, tornando a colônia livre em termos de política econômica. 

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III


Questão 20
(UFPR) Em 1776, o primeiro ministro do reino português, Marquês de Pombal, escrevia: "Para que prestem a utilidade desejada, as colônias não podem ter o necessário para subsistir por si sem dependência da metrópole". 
(LAPA, J.R.A. O ANTIGO SISTEMA COLONIAL. São Paulo, Brasiliense, 1982.) 

As palavras de Pombal denotam a "lógica colonialista" que comandava as relações Brasil-Portugal. A respeito de tais relações, é correto afirmar:

(01) O comércio e a navegação da colônia independiam das atividades comerciais da metrópole.
(02) Cabia à colônia o papel de suprir a metrópole de matérias-primas necessárias ao seu enriquecimento.
(04) A colônia deveria oferecer mercado consumidor às manufaturas produzidas pela metrópole.
(08) O sistema de monopólio comercial funcionava como um dos eixos do mecanismo colonial. 
(16) Para a satisfação do mercado externo, a produção colonial foi organizada com base na policultura e nas pequenas propriedades. 

soma = ( )


Questão 21
(FUVEST) Entre 1750, quando assinaram o Tratado de Madrid, e 1777, quando assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, Portugal e Espanha discutiram os limites entre suas colônias americanas. Neste contexto, ganhou importância, na política portuguesa, a ideia da necessidade de:
a) defender a colônia com forças locais, daí a organização dos corpos militares do centro-sul e a abolição das diferenças entre índios e brancos.
b) fortificar o litoral para evitar ataques espanhóis e isolar o marquês de Pombal por sua política nitidamente pró-bourbônica.
c) transferir a capital da Bahia para o Rio de Janeiro, para onde fluía a maior parte da produção açucareira, ameaçada pela pirataria.
d) afastar os jesuítas da colônia por serem quase todos espanhóis e, nesta qualidade, defenderem os interesses da Espanha.
e) aliar-se política e economicamente à França para enfrentar os vizinhos espanhóis, impondo-lhes suas concepções geopolíticas na América.





Respostas

resposta da questão 1:[E]
Comentário da questão:
Sendo um dos mais importantes representantes do despotismo esclarecido, o Marquês de Pombal empreendeu uma série de medidas interessadas em modernizar a estrutura político-administrativa do Império Português. Nesse sentido, modernizou e financiou as instituições de ensino do país com o objetivo de criar uma leva de indivíduos que estivessem preparados para assumir vários cargos públicos que se mostravam essenciais no projeto de modernização empreendido por esse estadista




resposta da questão 2: V-V-V-F-F
Comentário da questão:
 Ao longo desse período, observamos que o Marquês de Pombal foi grande responsável por medidas interessadas na ampliação do controle sob o ambiente colonial. De tal modo, buscou a resolução sobre os constantes impasses sobre os limites territoriais que demarcavam os domínios coloniais espanhol e português. Ao mesmo tempo, determinou a autonomia dos índios para que assim os conflitos entre colonizadores e jesuítas chegassem ao fim. Ainda sobre os jesuítas, esse mesmo administrador perseguiu  tal ordem religiosa, alegando que a mesma exercia uma influência capaz de ameaçar a autoridade a ser exclusivamente tomada pelo Império Português.




resposta da questão 3:[D]
Comentário da questão: 
Tendo em vista o grande número de terras postas em seus domínios e a influência exercida no interior de inúmeras comunidades indígenas, o Marquês de Pombal determinou que os jesuítas fossem prontamente expulsos do espaço colonial. Dessa forma, ele pretendia centralizar o poder do governo português sob o espaço colonial e explorar economicamente as propriedades confiscadas que se encontravam anteriormente sob o uso da Ordem de Jesus.




resposta da questão 4:[A]
Comentário da questão:
As ações políticas de Pombal foram as primeiras que buscaram modernizar a economia nacional e estabelecer a diminuição das relações de dependência com relação à Inglaterra. Deste modo, não podemos afirmar que houveram outras tentativas de reorganização econômica anteriores que tiveram suas intenções frustradas pela assinatura do Tratado de Methuen (1703).

resposta da questão 5:[E]
Comentário da questão:
É incorreto afirmar que ocorreram graves conflitos envolvendo judeus e muçulmanos em território brasileiro ao longo dos períodos colonial e imperial, fase em que os referidos contingentes populacionais começaram a migrar para o nossos país.

resposta da questão 6:[B]
Comentário da questão:
Para conseguir fortalecer o Estado português e racionalizar a administração pública, Pombal tratou de neutralizar a influência da nobreza e do clero, perseguindo, sobretudo dos jesuítas.
O período pombalino (1750-1777) corresponde à fase da decadência da atividade mineradora na América portuguesa e pelo arrocho fiscal nessa área do território brasileiro.


resposta da questão 7:[E]
Comentário da questão:
Em 1757, Pombal havia decretado o fim da escravidão indígena. Pombal tentou acentuar o aumento do tráfico negreiro, o tráfico indígena era um empecilho para isso. Os jesuítas sempre reclamaram da escravidão indígena, no entanto os índios eram os principais trabalhadores em suas terras, com a proibição da escravidão indígena, eles teriam ou que serem pagos ou libertos. Isso também afetou senhores de engenho e comerciantes da região amazônica que dependiam muito da mão de obra indígena. 


resposta da questão 8:[C]
Comentário da questão:
Desdo o início, a gestão de Pombal foi caracterizada por um esforço bem-sucedido visando diminuir a presença da Inglaterra na economia portuguesa. Pombal eliminou os muitos intermediários britânicos que havia nas atividades comerciais, as quais submeteu ao controle direto da Coroa e dos portugueses. Além disso, criou políticas de estímulo às atividades manufatureiras e apoiou grandes comerciantes e a nobreza ligada à burocracia e às letras, em oposição àquela ligada à posse de terras e à agricultura.


resposta da questão 9:[B]
Comentário da questão:
O Marquês de Pombal determinou a criação da Companhia de comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755) e da Companhia de Comércio de Pernambuco e Paraíba (1759), além de aumentar a política fiscal na região mineradora, através da criação da cobrança da cota mínima anual (100 arrobas de ouro) e ainda determinou a cobrança da derrama toda vez em que tal cota não fosse atingida.


resposta da questão 10:[E]
Comentário da questão:
O Marquês de Pombal determinou a transferência da capital da América portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1763, com o objetivo de estabelecer um maior controle sobre a extração aurífera no Brasil.


resposta da questão 11:
a) No século XVIII, além das populações indígenas, vários outros segmentos sociais não utilizavam o português para se comunicar, mas sim a língua geral,  falada por moradores de várias regiões da Colônia. Esta situação levou a Coroa a buscar meios de impor o português nos seus domínios americanos.
 Além dos idiomas indígenas, nesta época também vigoravam línguas africanas, amplamente usadas pelos escravos e seus descendentes.
Apesar de não terem sido tão intensamente utilizadas como as línguas gerais indígenas e, tampouco, objeto de uma política específica de extinção neste período, as línguas africanas também significavam entraves ao projeto de exclusividade do português.
A perspectiva de impor aos índios o uso da língua portuguesa, no entanto, tinha um objetivo bem claro neste período: buscava transformá-los em vassalos iguais aos demais colonos. Isto se fazia necessário num momento no qual foram intensificados os conflitos territoriais entre Portugal e Espanha, acarretando a necessidade de o Rei de Portugal possuir um contingente populacional suficiente para habitar as suas fronteiras, garantindo assim a permanência dos seus domínios.
O uso da língua portuguesa seria empregado como um critério nas disputas de fronteira entre Portugal e Espanha, baseadas no princípio do uti possidetis.
 A língua portuguesa teria, então, dois papéis principais: interferiria na identidade dos índios, tentando transformá-los em portugueses, o que, por sua vez, comprovaria a efetiva ocupação lusitana daquelas terras

b) A determinação da expulsão dos padres da Companhia de Jesus em 1759.


resposta da questão 12:[A]
Comentário da questão: 
Pombal criou duas importantes companhias de comércio estatais que atuaram no Brasil durante a segunda metade do século XVIII.

resposta da questão 13:[C]
Comentário da questão: 
Mesmo sendo o centralismo a tônica da administração, as reformas pombalinas combinavam o absolutismo ilustrado com a tentativa de aplicação consequente das práticas mercantilistas, a exemplo das reformas bourbônicas na Espanha. No sentido de tornar mais eficaz a administração portuguesa e introduzir modificações na relação metrópole/colônia, mantinham a essência do sistema colonial mercantilista. Entretanto, elas concediam à elite colonial algum direito, como o acesso a certos cargos administrativos, fiscais, à magistratura e a instituições militares.

resposta da questão 14:[E]
Comentário da questão:
Na visão do governo português, a administração da colônia devia ter sempre como meta a geração de riquezas para o reino. Esse princípio não mudou sob a administração de Pombal. O regime de monopólio comercial, por exemplo, não só se manteve, como foi acentuado para se obter maior eficiência na administração colonial.
Em 1755 e 1759, foram criadas, respectivamente, a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba, empresas monopolistas destinadas a dinamizar as atividades econômicas no Norte e Nordeste da colônia. Na região mineira, Pombal instituiu a derrama em 1765, com a finalidade de obrigar os mineradores a pagarem os impostos atrasados.
As maiores alterações, porém, ocorreram na esfera político-administrativa e na educação. Em 1759, o regime de capitanias hereditárias foi definitivamente extinto, com a incorporação de todas elas aos domínios da Coroa portuguesa. Quatro anos depois, em 1763, a sede do governo-geral da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, cujo crescimento sinalizava o deslocamento do eixo econômico do Nordeste para a região Centro-Sul.


resposta da questão 15:[E]
Comentário da questão:

Na área social, José II aboliu a servidão (Novembro de 1781) e a tortura (1785). Fundou novos hospitais, asilos e orfanatos. A educação passou a ser encarada como responsabilidade do Estado, tendo sido decretado em 1773 o ensino primário obrigatório.

resposta da questão 16:[B]
Comentário da questão:
Em 1755 e 1759, foram criadas, respectivamente, a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba, empresas monopolistas destinadas a dinamizar as atividades econômicas no Norte e Nordeste da colônia.
 Diminuiu o poder da Igreja, subordinando o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) ao Estado e, em 1759, expulsou os jesuítas da metrópole e da colônia, confiscando seus bens, sob a alegação de que a Companhia de Jesus agia como um poder autônomo dentro do Estado português.


resposta da questão 17:[A]
Comentário da questão:
Em sua gestão, Pombal pôs em prática um vasto programa de reformas, cujo objetivo era racionalizar a administração sem enfraquecer o poder real. Para atingir essa meta, o ministro incorporou as novas ideias divulgadas na Europa pelos iluministas, mas ao mesmo tempo conservou aspectos do absolutismo e da política mercantilista. 


resposta da questão 18:[E]
Comentário da questão:
 Na região mineira, Pombal instituiu a derrama em 1765, com a finalidade de obrigar os mineradores a pagarem os impostos atrasados.


resposta da questão 19:[B]
Comentário da questão:
Apenas o item II encontra-se correto.

resposta da questão 20: 02 + 04 + 08 = 14
Comentário da questão:

resposta da questão 21:[A]
Comentário da questão:
 Uma das principais preocupações do ministro Marquês de Pombal era a defesa do território colonial português na América para consolidar a posse do território e garantir sua proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário