domingo, 9 de agosto de 2015

Roteiro de estudos: Guerra Civil Espanhola

Roteiro de estudos: Guerra Civil Espanhola


1. Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:

a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
e) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.


02. (FUVEST) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:

a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.

03. (UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:

a) democrático com tendências capitalistas;
b) democrático com tendências socialistas;
c) populista de esquerda;   
d) totalitário de direita;
e) totalitário de esquerda.

04. (FGV) Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:

a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;
b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de Israel;
c) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição  de presidentes socialistas na França e em Portugal e a constituição do Pacto de Varsóvia;
d) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha;
e) ascensão do fascismo italiano, a criação do Mercado Comum Europeu e a invasão do Afeganistão pela União Soviética.

05. (ENEM) As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.
SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)
a) crítica ao stalinismo.
b) combate ao fascismo.
c) rejeição ao federalismo.
d) apoio ao corporativismo.
e) adesão ao anarquismo.


06. (Ufes 96) A Guerra Civil Espanhola (1936-1939), em que perderam a vida mais de 1 milhão de pessoas, terminou com a derrota dos Republicanos e com a subida ao poder de Francisco Franco, militar espanhol. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como: 
a) Democrático com tendências capitalistas. 
b) Democrático com tendências socialistas. 
c) Populista de esquerda. 
d) Totalitário de direita. 
e) Totalitário de esquerda. 

07. (Unesp 96) "Guernica", a obra-prima de Pablo Picasso, é uma representação das atrocidades fascistas cometidas na 
a) Primeira Grande Guerra. 
b) Guerra Civil Espanhola. 
c) Revolta dos Boxers. 
d) Guerra Franco-Prussiana. 
e) Batalha de Estalingrado.

08. (Mackenzie 96) As Brigadas Internacionais, formadas por voluntários de vários países, inclusive do Brasil, lutando ao lado dos republicanos juntamente com anarcossindicalistas e liberais de esquerda contra o clero e oficiais fascistas apoiados pela Itália e Alemanha, confrontaram-se: 
a) na Guerra Civil Russa. 
b) na Revolução Cubana. 
c) na Guerra Franco-Prussiana. 
d) na Guerra Civil Espanhola. 
e) na Revolução dos Cravos, em Portugal.

09. (G1) É considerada a mais importante obra de Pablo Picasso e reflete os horrores dos ataques nazistas à sua cidade natal, durante a Guerra Civil Espanhola: 
a) Senhoritas de Avignon. 
b) Impressão: nascer do Sol. 
c) Persistência da Memória. 
d) Guernica. 
e) O Grito.


10. (Ufrs 97) " 'Foi o senhor quem fez isso?', perguntou a Picasso o embaixador alemão em Paris, durante a Segunda Guerra Mundial, diante de uma foto do quadro Guernica. 'Não, foram vocês', respondeu o artista". 
"Um momento, senhores: vocês falam de Guernica? Ah, sim, lembro. Foi uma espécie de banco de provas da Luftwaffe. [...] Sim, foi lamentável. Mas não podíamos fazer outra coisa. Naquela época, experiências assim não podiam ser feitas em outra parte." 

(Hermann W. Goering, interrogado em Nüremberg.) 

Os relatos anteriores referem-se à questão da internacionalização da Guerra Civil Espanhola. Paradoxalmente, um dos elementos mais importantes para se entender o desfecho do conflito foi 
a) o apoio soviético aos comunistas do POUM, o que provocou profundas divisões entre os setores republicanos. 
b) a total ausência de solidariedade internacional com a República espanhola, contrastando com o apoio explícito de Hitler e Mussolini à sublevação da direita antidemocrática. 
c) a "política de não-intervenção" anglo-francesa, justificada pelo que aquelas potências consideravam ser um conflito interno dos espanhóis. 
d) a incorporação militar da Espanha ao Eixo, no início da Segunda Guerra Mundial. 
e) a falta de espírito de luta dos setores republicanos que, mesmo tendo armamento soviético, claudicaram rapidamente. 



11. (Fuvest 98) O regime franquista espanhol (1939 - 1975) pode ser caracterizado como 
a) uma ditadura de tipo misto, que se baseou tanto no poder do general Franco, quanto na figura carismática do rei. 
b) uma ditadura fascista, semelhante à de Mussolini, procurando converter a região do Mediterrâneo em área sob sua influência. 
c) uma ditadura pessoal, baseada exclusivamente na figura do general Franco, que recusou a formação de instituições coletivas. 
d) uma ditadura fascista, idêntica à de Mussolini e de Hitler, a ponto de o general Franco enviar tropas para combater a União Soviética. 
e) uma ditadura fascista, que evitou amplas mobilizações de massa, com forte influência católica. 

12. (Unb 97) "Criamos o nosso mito. O mito é uma fé, é uma paixão. Não é preciso que seja uma realidade. (...) O nosso mito é a nação, o nosso mito é a grandeza da nação". 

(Benito Mussolini, ÓPERA OMNIA.) 

Com referência às idéias e às práticas fascistas, julgue os itens seguintes. 
(1) O nacionalismo fascista foi essencialmente conservador e agressivo, o que acabou por justificar sua política de expansão imperialista. 
(2) Os regimes fascistas defendiam o primado da ação, assentada na férrea disciplina e na total obediência ao comando do Estado: crer, obedecer, combater. 
(3) "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado", lema mussoliniano, traduz uma concepção totalitária da História que se manteve restrita à Itália. 
(4) As doutrinas totalitárias influenciaram movimentos como os liderados por Oliveira Salazar (Portugal) e por Francisco Franco (Espanha), além da Ação Integralista Brasileira, que teve em Plínio Salgado seu fundador e figura de maior expressão.

13.  (Unb 97) Leia o seguinte texto, retirado de uma declaração do prefeito de Guernica, em 1937. 

"Guernica foi ferida, mas não morrerá. Da árvore brotarão novas folhas verdes em toda primavera, seus filhos a ela retornarão, suas casas serão reconstruídas, suas igrejas escutarão novamente seus hinos e preces (...) Guernica, símbolo de nossas liberdades nacionais e símbolo da ferocidade do fascismo internacional, não pode morrer". 
 (Editora Abril, HISTÓRIA DO SÉCULO XX.) 

Julgue os itens adiante, referentes ao período entre guerras (1918-1939). 

(0) A década de 1930, marcada por uma das maiores crises econômicas mundiais - a Grande Depressão - assistiu a uma vigorosa e tensa polarização ideológica entre esquerda (frentes populares) e direita (partidos fascistas). 
(1) O caráter periférico da Espanha, especialmente em função de seu atraso econômico, impediu que a Guerra Civil Espanhola (1936-39) tivesse uma possível vinculação com o quadro político europeu da época. 
(2) O impacto da implantação de regimes fascistas em países como Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Japão acabou por fazer refluir a trajetória socialista da União Soviética, minando seu esforço de consolidação. 
(3) Liderada pelos Estados Unidos, a Liga das Nações foi uma experiência vitoriosa de ordenamento das relações internacionais, tendo inclusive impedido que os regimes totalitários praticassem a política expansionista que preconizavam.


14. (Uece 99) A Guerra Civil espanhola é considerada por muitos autores como um "ensaio para a Segunda Guerra Mundial". Assinale a alternativa que indica corretamente esta ideia. 

a) ao experimentarem novas armas, em mãos espanholas, tanto americanos quanto soviéticos testaram seu poderio militar em estratégias modernas de guerra. 
b) o conflito político espanhol, ao colocar lado a lado liberais e anarquistas, atestou a possibilidade de união desses grupos contra a expansão da URSS. 
c) a intervenção dos fascistas italianos e dos nazistas alemães contra as forças republicanas espanholas serviu de teste para as armas que seriam usadas contra os aliados. 
d) a vitória do General Franco serviu para demonstrar a fragilidade das armas e da diplomacia alemãs. 


15. (Ufu 99) Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que 
I - os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas. 
II - a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola. 
III - com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, abrindo caminho para a expansão dos regimes totalitários na Europa e instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975. 
IV - entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, aglutinados no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936. 

Assinale 
a) se apenas I e III são corretas. 
b) se apenas I, II e III são corretas. 
c) se apenas II é correta. 
d) se todas são corretas. 
e) se apenas II, III e IV são corretas.


16. (FGV 2000) "Calcule-se que 35 mil homens combateram nas Brigadas Internacionais, sendo que nunca houve mais do que 15 mil brigadistas ao mesmo tempo na Espanha. Em nome da luta antifascista, quase 10 mil voluntários pró- republicanos morreram na Guerra Civil Espanhola (...) A Espanha, por sua vez, ficou sob domínio da ditadura franquista de 1939 até a morte do caudilho, em 20 de novembro de 1975 (...) Estima-se (...) que entre 28 mil e 30 mil pessoas que lutaram contra os nacionalistas tenham morrido depois da guerra, executadas ou nos cárceres. 300 mil exilados e os 8 mil republicanos entregues aos nazistas (...)." 
(adap. de Gisela Beiguelman - Messina) 

Entre as muitas razões da derrota republicana/socialista na Espanha está: 
a) o apoio alemão aos brigadistas, que rompeu a unidade no campo socialista; 
b) o Comitê de Não-intervenção Europeu, que permitiu não somente o avanço franquista, mas também o fortalecimento da Alemanha nazista e da Itália fascista; 
c) o excessivo profissionalismo militar das Brigadas, que as afastaram do apoio popular; 
d) o caráter da reforma agrária, via Lei dos Bens Comunais, proposta pelos republicanos espanhóis, que descontentou em muito os camponeses; 
e) a forte resistência nacionalista-franquista na região da Catalunha, principalmente em Barcelona. 


17. (Ufes 2000) Picasso vai à guerra MAM mostra amor e política na obra do gênio catalão A exposição "Picasso - Anos de Guerra, 1937-1945" apresenta no Rio pinturas, esculturas, desenhos e gravuras do gênio catalão no período em que a Espanha foi arrasada.... 

O Globo" - 14/7/99 
A obra de Picasso reflete momentos históricos marcantes entre eles o retratado em "Guernica", um de seus quadros mais conhecidos. Esse momento está relacionado com 
a) movimentos operários na Espanha, durante a Guerra Civil, que reivindicam o fortalecimento do governo de Franco, ocasionando a destruição de Guernica pelo general Rivera. 
b) conflitos em prol da anexação da cidade espanhola de Guernica pela França, os quais causaram o bombardeio da cidade. 
c) movimentos de nacionalistas monarquistas, que lançaram bombas em Guernica com fim de enfraquecer as tropas do ditador Franco na Espanha. 
d) operações de bombardeio realizadas pela aviação alemã, que destruíram Guernica na Guerra Civil Espanhola. 
e) lutas de guerrilheiros sediados na cidade de Guernica, durante a Segunda Guerra Mundial, contra o avanço do imperialismo norte-americano na Espanha.

18. (Ufrn 2003) A pintura a seguir, de autoria do artista Pablo Picasso, é a representação subjetiva de um acontecimento histórico específico.


Considerando o contexto histórico da época de sua produção, vemos que a tela, 
a) utilizando-se de imagens que contrariam os convencionalismos estéticos da época, representa um protesto indignado contra a burocracia estatal e os aparelhos de repressão presentes nos países comunistas. 
b) enfatizando formas geométricas para representar seres que explodem, gritam, choram, constitui-se num protesto contra o bombardeio a uma pequena cidade basca, o qual, dada a sua selvageria, abalou a reputação internacional de Franco. 
c) valendo-se da psicologia moderna, em suas figuras racionalmente desordenadas, denuncia a reforma agrária proposta pelos republicanos, que venceram as eleições na Espanha e implantaram a República Socialista Espanhola. 
d) apresentando imagens fragmentadas da vida rural e urbana, critica o desrespeito ao mundo rural decorrente do avanço do capitalismo industrial, com seu acelerado processo de industrialização, desde os acordos firmados entre Franco e Hitler.

19. (Ufrs 2004) A Guerra Civil Espanhola iniciada em 1936, tradução sangrenta do confronto de duas Espanhas e ponto focal de uma atormentada história, tornou-se o mito fundador da luta internacional contra o fascismo. Assinale a alternativa correta sobre esse tema. 
a) A Espanha, que jamais vivera um regime republicano ou a vitória eleitoral de partidos de esquerda, observou em 1936 um golpe de Estado desencadeado pelos comunistas. Foi o começo da guerra civil. 
b) Os regimes autoritários da época, como a Itália de Mussolini e a Alemanha de Hitler, preferiram não colaborar materialmente com a facção nacionalista espanhola, temendo a reação das democracias europeias. 
c) A Guerra Civil terminou com o triunfo dos nacionalistas sobre os republicanos. A era franquista estava aberta. A Espanha vermelha, derrotada. Os militantes de esquerda, antigos combatentes republicanos, foram perseguidos no quadro da feroz repressão do "terror branco". 
d) Após a vitória, o general Francisco Franco proclamou a República e extinguiu a monarquia em nome da democracia. Instituiu-se o sufrágio universal, com extensão do voto, inclusive, às mulheres e aos soldados. 
e) Os nacionalistas espanhóis, agrupados na Falange e adeptos de práticas fascistas, ao serem derrotados na guerra civil, partiram para outros países a fim de divulgar sua causa.


20. (Pucpr 2005) O General Francisco Franco, líder final da Falange, partido político de direita, foi vitorioso na Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e criou um Estado Totalitário. Teve ajuda militar significativa: 
I - dos Estados Unidos que, como sempre, temiam o avanço do socialismo. 
II - da Alemanha, cujo governo era liderado por Adolf Hitler. 
III - da Inglaterra, temerosa do progresso do socialismo em região tão próxima de seu país. 
IV - da Itália, então monarquia, mas chefiada por Benito Mussolini. 
V - da U.R.S.S., à frente da qual estava o ditador Stálin. 

Estão corretas as opções: 
a) I, III e V 
b) apenas II e III 
c) I, II e III 
d) III, IV e V 
e) II e IV


21. (Ufsm 2007) 

Os cartazes utilizados durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) buscaram mobilizar a população a favor da República. A respeito desse conflito, é correto afirmar: 
a) O apoio de Hitler (Alemanha) e Mussolini (Itália) foi decisivo para derrotar a Monarquia e Instalar novamente a República, regime político que se mantém até hoje na Espanha. 
b) As tropas de Franco esbarraram na força da Igreja Católica espanhola, que detinha controle sobre a educação e possuía muitas riquezas, sendo proprietária de grande parcela de terras. 
c) A Igreja Católica e o exército foram as duas instituições que eram sustentação ao movimento republicano e defenderam reformas como a agrária e o estabelecimento de um ensino laico. 
d) O discurso nacionalista e anticomunista, bem como a defesa de um Estado autoritário, correspondem às forças políticas vitoriosas em 1939 sob a liderança de Franco e se inserem no contexto de crise do capitalismo liberal após 1929. 
e) Voluntários de diversos países, inclusive do Brasil, sem o aval da Internacional Comunista, Formaram as Brigadas Internacionais em apoio à luta fascista e nacionalista.


22. (FUVEST 2005) "... velhos poloneses de bigodes nietzschianos e jovens com caras de filme soviético, alemães de cabeça raspada, argelinos, italianos... ingleses mais pitorescos do que todos os outros, franceses parecidos com Maurice Thorez ou com Maurice Chevalier... Estavam aproximando-se das casernas e começaram a cantar: e, pela primeira vez no mundo, os homens de todas as nações misturadas em formação de combate cantavam a Internacional". 

O texto, extraído do romance "A Esperança" (1937), de André Malraux,
a) expressa o auge do movimento estético conhecido como surrealismo.
b) descreve o ambiente cosmopolita existente em Paris, no entre guerras.
c) evoca as brigadas internacionais durante a Guerra Civil espanhola.
d) retrata o internacionalismo existente entre os comunistas em Moscou.
e) representa o expressionismo estético dominante em toda a Europa.

23. (UFU) :Em julho de 1936, o general Francisco Franco, sob o pretexto de um avanço comunista, liderou uma revolta militar para derrubar a República, dando início à guerra civil espanhola. Do seu lado estavam a maioria da Igreja Católica e setores da classe média e do Exército. A respeito dessa guerra é correto afirmar que 

I - os russos se mantiveram neutros enquanto Alemanha e Itália lutaram contra Franco ao lado dos republicanos, sendo derrotados pelas Brigadas Internacionais de comunistas e anarquistas. 
II - a mais sensível imagem dos horrores da guerra civil espanhola pode ser vista na obra do artista plástico Pablo Picasso, que retratou, em Guernica, toda sua indignação perante o bombardeio alemão à cidade espanhola. 
III - com a ajuda militar da Itália e da Alemanha e o apoio da Igreja Católica, o general Franco conseguiu, em 1939, derrubar a resistência republicana, abrindo caminho para a expansão dos regimes totalitários na Europa e instalando na Espanha, uma ditadura que duraria até 1975. 
IV - entre os fatores de insatisfação dos setores conservadores, aglutinados no grupo da Falange e liderados por Franco, estava a vitória da coligação da Frente Popular e dos movimentos de esquerda nas eleições de 1936. 

Assinale
a) se apenas I e III são corretas.
b) se apenas I, II e III são corretas.
c) se apenas II é correta.
d) se todas são corretas.
e) se apenas II, III e IV são corretas.

24. (Mackenzie) "No dia 26/04/1937... às 4:40 da tarde, começaram a surgir os Heinkel III bombardeando a cidade e metralhando as ruas. Depois dos Heinkel III, vieram os Junkers 52,... A população começou a abandonar a cidade, sendo metralhada na fuga. Bombas incendiárias e outros explosivos foram lançados por vagas de aviões a cada 20 minutos, até as 7:45. A destruição foi total." 
(Thomas Hugh) 

O massacre de Guernica, que foi retratado pelo pintor Pablo Picasso relaciona-se com:
a) Cuba - (invasão da Baía dos Porcos, apoiada pelos americanos)
b) Espanha - (auxílio nazista aos nacionalistas)
c) Portugal - (intervenção fascista na Revolução dos Cravos)
d) Itália - (conflito entre republicanos e comunistas)
e) Inglaterra - (batalha da Grã-Bretanha na II Guerra Mundial)

25. (FUVEST) Em 1937, o pintor Pablo Picasso retratou, em um famoso quadro, o massacre da aldeia de Guernica.

a) O que estava ocorrendo na Espanha naquele momento?

b) Qual a condição imposta pelo pintor para a exposição da obra na Espanha?


26. (IFMT 2013)


(In: Revista Veja, nº 19, 09-05-2012, Abril – Arte, pág. 160.) 

O painel artístico de Pablo Picasso (1937), conhecido como GUERNICA, é um importante símbolo da arte moderna. Pessoas se entrelaçam numa massa de dor e dilaceramento, em meio às figuras fantásticas de um cavalo e um minotauro.   
Sobre essa obra de arte e seu contexto histórico, é INCORRETO afirmar: 
a) O painel artístico de Picasso denuncia as atrocidades da Guerra Civil Espanhola, contrária à ditadura, entre 1936 a 1939, na cidade de Guernica , no norte da Espanha. 
b) O ataque aéreo sobre Guernica contou com o apoio da aviação alemã que pôde testar suas armas, no período que antecedeu à Segunda Guerra Mundial. 
c) O pacto de amizade e cooperação entre a Itália e a Alemanha, em 1936, não provocou nenhuma interferência na guerra civil espanhola. 
d) Nos anos de 1940 a 1950, o painel de Picasso rodou o mundo em mostras que denunciavam o regime do ditador espanhol Francisco Franco. 
e) Guernica tornou-se famosa, após o artista ter proibido a sua volta à Espanha, até a redemocratização do país, nos anos 70.








GABARITO
resposta da questão 01: [C]
resposta da questão 02: [E]    
resposta da questão 03: [D]    
resposta da questão 04:[D]      
resposta da questão 05: [B] 
Comentário da questão:
Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas e liberais. A direita era formada, sobretudo, por membros da Falange, um partido fascista que tinha como líder o general Francisco Franco, estes se definiam como Nacionalistas. O conflito entre os nacionalistas e os republicanos teve início em 1936 e atraiu voluntários provenientes de vários países que lutaram em ambos os lados do conflito. Do lado da esquerda, os voluntários formaram as Brigadas Internacionais, que tinham como principal objetivo a luta contra o fascismo franquista.
resposta da questão 06:[E]
resposta da questão 07:[D]
resposta da questão 08:[D]
resposta da questão 09:[D]
resposta da questão 10:[C]
resposta da questão 11:[E]
resposta da questão 12: V V F V
resposta da questão 13: V F F F
resposta da questão 14:[C]
resposta da questão 15:[E]
resposta da questão 16:[B]
resposta da questão 17:[D]
resposta da questão 18:[B]
resposta da questão 19:[C]
resposta da questão 20:[E]
resposta da questão 21:[D]
resposta da questão 22:[C]
resposta da questão 23:[E]
resposta da questão 24:[B]
resposta da questão 25:  
a) Guerra civil espanhola. 
b) Restauração do Estado de Direito Pleno na Espanha. 
resposta da questão 26:[C]

Nenhum comentário:

Postar um comentário