Simulado 2 Terceiro ano
História
Conteúdo programático: A plantation escravista
QUESTÃO 31
(ENEM 2012) Em um engenho sois imitadores de Cristo
crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor
padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois
madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque
duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e
outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi
de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas
noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e
vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros,
as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe
a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento
de martírio.
VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951
(adaptado).
O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma
relação entre a Paixão de Cristo e
a) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos
brasileiros.
b) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana.
c) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios.
d) o papel dos senhores na administração dos engenhos.
e) o trabalho dos escravos na produção de açúcar.
RESPOSTA DA QUESTÃO 31:[E]
Comentário da questão:
O Padre Antonio Vieira – o maior orador sacro da língua portuguesa – estabelece um paralelismo entre a Paixão de Cristo e o sofrimento dos escravos nos trabalhos da produção de açúcar no Brasil Colônia. E, embora demonstre compaixão pelos maus tratos infligidos aos cativos, o jesuíta encerra sua fala conclamando os negros a ter paciência, pois sua resignação os aproximaria ainda mais do martírio de Jesus. Ou seja, os métodos de trabalho vigentes são criticados duramente, mas o sistema escravista acabava sendo admitido.
QUESTÃO 32
(ENEM 2012) Torna-se claro que quem descobriu a África no
Brasil, muito antes dos europeus, foram os próprios africanos trazidos como
escravos. E esta descoberta não se restringia apenas ao reino linguístico,
estendia-se também a outras áreas culturais, inclusive à da religião.
Há razões para pensar que os africanos, quando misturados e
transportados ao Brasil, não demoraram em perceber a existência entre si de
elos culturais mais profundos.
SLENES, R. Malungu, ngoma vem! África coberta e descoberta
do Brasil. Revista USP, n. 12, dez./jan./fev. 1991-92 (adaptado).
Com base no texto, ao favorecer o contato de indivíduos de
diferentes partes da África, a experiência da escravidão no Brasil tornou
possível a
a) formação de uma identidade cultural afro-brasileira.
b) superação de aspectos culturais africanos por antigas
tradições europeias.
c) reprodução de conflitos entre grupos étnicos africanos.
d) manutenção das características culturais específicas de
cada etnia.
e) resistência à incorporação de elementos culturais
indígenas.
RESPOSTA DA QUESTÃO 32:[A]
Comentário da questão:
QUESTÃO 33
(UFSCAR) Por sua vez, Caio Prado
Jr., em sua obra clássica, Formação do Brasil Contemporâneo, via o recurso ao
trabalho africano como uma “exigência” da colonização europeia nos trópicos ao
lado da grande propriedade monocultural; o trabalho forçado e, por conseguinte,
o tráfico enquadravam-se ao sentido da colonização. Aprofundando a análise de
Caio Prado Jr., Fernando Novais relacionou a escravidão e o tráfico de escravos
ao processo de acumulação primitiva de capitais na Europa. O tráfico de
africanos controlado pelo capital mercantil metropolitano era, ao lado do
exclusivo, um dos elementos fundamentais da acumulação exógena, já que garantia
a transferência para a Metrópole do excedente econômico produzido pelo braço
cativo na América.
(Gustavo Acioli e
Maximiliano M. Menz. Hierarquias continentais e economia mundo. In:
www.gpepsm.ufsc.br)
O fragmento discute as razões para
a) a substituição do escravo indígena pelo africano.
b) o fracasso da política mercantilista no Brasil colonial.
c) a proibição do tráfico negreiro pela Inglaterra.
d) o avanço da liberalização econômica na colônia.
e) a antecipação dos movimentos abolicionistas no Brasil.
RESPOSTA DA QUESTÃO 33:[A]
Comentário da questão:
Temos no enunciado da questão
alguns fatores que explicam a substituição da mão de obra escrava indígena pela
importação de mão de obra escrava proveniente do continente africano, em
virtude de o tráfico negreiro ser uma atividade altamente lucrativa que proporcionou
a acumulação primitiva de capitais por parte de algumas nações europeias.
QUESTÃO 34
(UFSCAR) Observadores jesuítas
estimaram em 300 mil o número de índios capturados apenas nas missões do
Paraguai. (...) muitos foram vendidos como escravos em São Vicente e
principalmente no Rio de Janeiro, onde a produção de açúcar desenvolveu-se ao
longo do século XVII. (...) Devemos também levar em conta a conjuntura de
escassez de suprimento de escravos africanos, entre 1625 e 1650 (...). Não é
uma simples coincidência que naqueles anos tenha ocorrido uma ativação das
bandeiras.
(Boris Fausto. História
do Brasil)
A conjuntura de escassez de escravos africanos, a que se
refere o texto, ocorreu por ocasião do episódio
(A) da Guerra da Cisplatina.
(B) da Revolução Liberal do Porto.
(C) da invasão napoleônica à metrópole portuguesa.
(D) dos movimentos nativistas no Brasil Colonial.
(E) das invasões holandesas no Nordeste do Brasil.
RESPOSTA DA QUESTÃO 34:[E]
Durante o domínio holandês, o
fornecimento de escravos africanos para a América Portuguesa ficou seriamente
comprometido em razão do controle dos mercados fornecedores de escravos no
litoral africano, exercido pelos Países Baixos, Uma alternativa para a carência
de mão de obra escrava africana foi a substituição pelos índios
"ladinos", ou seja, aqueles já acostumados ao trabalho sistemático,
principalmente nas lavouras, como era o caso dos indígenas dos aldeamentos jesuíticos.
Sociologia
Conteúdo Programático: Globalização
QUESTÃO 45
(MACKENZIE)
A crise imobiliária norte-americana, que despontava desde
2006, deu origem a uma crise de crédito que afeta o mercado em escala global,
observada principalmente em 2008, já que as relações econômicas do mundo atual
baseiam-se em relações de interdependência. Comparadas, a crise mundial vivida
entre 1929-1934 e a atual, assinale a alternativa que NÃO apresenta
característica comum a ambos os momentos.
a) A confiança, depositada por grande parte da população
norte-americana, no crescimento econômico do país, em ambos os momentos, levou
a sociedade a consumir cada vez mais.
b) Tanto a cotação das ações de empresas norte-americanas
nas Bolsas de Valores, em 1929, quanto os títulos hipotecários repassados no
mercado nos últimos anos, não apresentavam o seu valor real de mercado.
c) Em épocas de recessão aguda, o governo norte-americano
perde grande parte de sua capacidade de importar produtos, prejudicando o
comércio internacional.
d) Nos dois momentos, assistimos a uma crise de liquidez do
mercado, necessitando, em ambos os casos, da intervenção do governo para
reerguer a economia
e) Em 1929, os Estados Unidos eram a nação mais próspera do
mundo, não existindo nenhum problema social, diferente da atualidade, em que a
crise vai atingir exclusivamente os imigrantes ilegais que trabalham e vivem no
país.
RESPOSTA DA QUESTÃO 45:[E]
Comentário da questão:
Em 1929, quando ocorreu o "crack" da Bolsa de Valores de Nova York, os EUA eram a nação mais próspera do planeta, consolidando o chamado "american way of life", não obstante haviam inúmeros problemas sociais no país, afinal nem toda a população estava incluída nessa fase de prosperidade. A crise desencadeada pela bolha imobiliária em 2008 espalhou-se pelo mundo devido à interdependência de mercados na economia mundializada.
QUESTÃO 46
(UESPI) Os eventos mundiais consagram as novas
tecnologias e transformam a sociedade
numa aldeia global. Mobilizam-se
investimentos fabulosos e há disputas
entre as multinacionais. A Copa do Mundo (2010), na África do Sul, por
exemplo, provocou:
1) o desenvolvimento econômico dos africanos e de seus
programas contra a miséria e o analfabetismo.
2) o fim dos preconceitos sociais, com uma melhor
distribuição dos lucros nas empresas e nas comunidades negras.
3) a divulgação de meios de comunicação sofisticados,
garantindo transmissões esportivas de alta qualidade.
Está(ão) correta(s):
A) 1, 2 e 3
B) 1 apenas
C) 2 apenas
D) 3 apenas
E) 1 e 2 apenas
RESPOSTA DA QUESTÃO 46:[D]
Comentário da questão:
Competições esportivas de grande magnitude, tais como, a Copa do Mundos e os Jogos Olímpicos são transmitidos em tempo real para todo o planeta, e por esta razão necessitam de tecnologia da informação avançadas para alcançar seus objetivos.
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