terça-feira, 18 de março de 2014

Correção da P2 de História do 1º bimestre (Terceira série 2014)


Confira a correção da P2 de História do primeiro bimestre 
(Terceira série  do Ensino Médio 2014)
Foto: #Agenda

- UFPR recebe inscrições para reopção de curso http://abr.ai/1oiUbZy

- Inscrições para o vestibular 2014/2 da Unemat estão abertas http://abr.ai/1ecFYdu

- Candidatos podem manifestar interesse nas vagas remanescentes da UFG até amanhã (18) http://abr.ai/1ecG98J

1. (PUC-RS 2010) Entre 1500 e 1530, os interesses da coroa portuguesa, no Brasil, focavam o pau-brasil, madeira abundante na Mata Atlântica e existente em quase todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. A extração era feita de maneira predatória e assistemática, com o objetivo de abastecer o mercado europeu, especialmente as manufaturas de tecido, pois a tinta avermelhada da seiva dessa madeira era utilizada para tingir tecidos. A aquisição dessa matéria-prima brasileira era feita por meio da
a) exploração escravocrata dos europeus em relação aos índios brasileiros.
b) criação de núcleos povoadores, com utilização de trabalho servil.
c) utilização de escravos africanos, que trabalhavam nas feitorias.
d) exploração da mão de obra livre dos imigrantes portugueses, franceses e holandeses.
e) exploração do trabalho indígena, no estabelecimento de uma relação de troca, o conhecido escambo.


Resposta da questão 1:[E]
Comentário da questão:
O Período Pré-Colonial foi caracterizado pelo caráter predatório da extração de pau-brasil no litoral da América Portuguesa, pela construção de feitorias ao longo da costa para comercializar a madeira. A mão de obra utilizada foi a indígena por meio do sistema de escambo, ou seja, a troca do trabalho por objetos de pouco valor como as quinquilharias que encantavam os índios.


2. (UNICAMP) – “Ao desembarcar na América, em 1500, o colonizador português deparou-se com um meio geográfico completamente diferente do seu. Contudo, é exagerado afirmar que o colono europeu teve muitas dificuldades para adaptar-se às áreas tropicais. Realmente, povos oriundos de climas frios, e por isso afeiçoados a eles, geralmente sofrem mais nas zonas climáticas quentes. Entretanto, o europeu encontrou fortes estímulos que compensaram esse desconforto climático. Ele não veio para a zona tropical a fim de ser trabalhador, mas para ser dirigente da produção mercantil.”
(Adaptado de: Caio Prado Júnior. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1961. p. 13-26.)

a) Quais foram os estímulos encontrados pelo colonizador português para vir ao Brasil e aqui permanecer?

b) Caracterize a relação de trabalho fundamental que se estabeleceu na colônia.

c) Por que, durante a maior parte do Período Colonial, a população de origem portuguesa no Brasil se concentrou no litoral?




resposta da questão 2:
a) O colonizador português encontrou no Brasil vastas extensões de terra propícia à lavoura canavieira e uma população indígena que poderia fornecer mão de obra para aquela atividade. Esses fatores, segundo se esperava, favoreceriam o enriquecimento dos europeus que aqui viessem a se estabelecer.

b) A relação de trabalho predominante foi o escravismo, tendo em vista a falta de mão de obra europeia e sobretudo a ausência de disposição dos colonizadores para o trabalho braçal. Foi utilizada principalmente a escravidão de africanos, devido aos elevados lucros proporcionados pelo tráfico negreiro; entretanto, não se pode esquecer o largo emprego de mão de obra indígena nos dois primeiros séculos da colonização.

c) Porque a lavoura canavieira — principal atividade econômica do período — estava localizada na porção costeira da colônia, e também porque os contatos com a metrópole se faziam a partir do litoral.

3. (Unesp 2012) Nas primeiras três décadas que se seguiram à passagem da armada de Cabral, além das precárias guarnições das feitorias [...], apenas alguns náufragos [...] e “lançados” atestavam a soberania do rei de Portugal no litoral americano do Atlântico Sul.
(Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil:uma interpretação, 2008.)

Os lançados citados no texto eram
(A) funcionários que recebiam, da Coroa, a atribuição oficial de gerenciar a exploração comercial do pau-brasil e das especiarias encontradas na colônia portuguesa.
(B) militares portugueses encarregados da proteção armada do litoral brasileiro, para impedir o atracamento de navios de outros países, interessados nas riquezas naturais da colônia.
(C) comerciantes portugueses encarregados do tráfico de escravos, que atuavam no litoral atlântico da África e do Brasil e asseguravam o suprimento de mão de obra para as colônias portuguesas.
(D) donatários das primeiras capitanias hereditárias, que assumiram formalmente a posse das  novas terras coloniais na América e implantaram as primeiras lavouras para o cultivo da cana-de-açúcar.
(E) súditos portugueses enviados para o litoral do Brasil ou para a costa da África, geralmente como degredados, que acabaram por se tornar precursores da colonização.


resposta da questão 3:[E]

Comentário da questão:
É importante perceber que o texto trata do chamado período pré-colonial brasileiro, marcado pela relativa negligência da coroa portuguesa com sua colônia americana devido aos grandes lucros proporcionados pelo comércio com o Oriente. Essa questão trata justamente dos primeiros colonos que foram enviados ao Brasil, no caso um conjunto de degredados, ou seja, pessoas que não eram desejadas no reino e que se tornaram assim os responsáveis por representar a posse do território colonial nos primeiros trinta anos. Vale destacar que a letra a e a b tratam de personagens qualificados da colonização, logo não podem ser considerados “lançados” como se refere o texto.
Na letra c e d, as atividades citadas só seriam implementadas posteriormente ao período pré-colonial do qual o texto trata.

(UNESP 2012) No processo de ocupação portuguesa do atual território do Brasil, as primeiras três décadas que se seguiram à passagem da armada de Cabral podem ser caracterizadas como um período em que:
(A) Portugal não se dedicou regularmente à sua colonização, pois estava voltado prioritariamente para a busca de riquezas no Oriente.
(B) prevaleceram as atividades extrativistas, que tinham por principal foco a busca e a exploração de ouro nas regiões centrais da colônia.
(C) Portugal estabeleceu rotas regulares de comunicação, interessado na imediata exploração agrícola das férteis terras que a colônia oferecia.
(D) prevaleceram as disputas pela colônia com outros países europeus e sucessivos episódios de invasão holandesa e francesa no litoral brasileiro.
(E) Portugal implantou fortificações ao longo do litoral e empenhou- se em estender seus domínios em direção ao sul, chegando até a região do Prata.



Resposta da questão 4:[A]
Comentário da questão:
O aluno que respondeu a questão anterior não teve dificuldade nenhuma em responder essa outra, pois ela trata da característica geral que marcou o período abordado pelo texto. Como dito anteriormente, Portugal se dedicou nos primeiros trinta anos que seguiram a viagem de Cabral ao seu comércio com as Índias, devido aos altos dividendos que ele proporcionava, relegando sua colônia na América a um segundo plano.

5. (UNESP 2005) A cana de açúcar começou a ser cultivada igualmente em São Vicente e em Pernambuco, estendendo-se depois à Bahia e ao Maranhão a sua cultura, que onde logrou êxito – medíocre como em São Vicente ou máximo como em Pernambuco, no Recôncavo e no Maranhão – trouxe em consequência uma sociedade e um gênero de vida de tendências mais ou menos aristocráticas e escravocratas.
(Gilberto Freyre, Casa-Grande e Senzala.)

Tendo por base as afirmações do autor,
a) cite um motivo do maior sucesso da exploração da cana de açúcar em Pernambuco do que em São Vicente.
b) Explique por que o autor definiu “o gênero de vida” da sociedade constituída pela cultura da cana de açúcar como apresentando “tendências mais ou menos aristocráticas”.


Resposta da questão 5:
a) Entre os elementos responsáveis pelo maior sucesso da exploração da cana-de-açúcar em Pernambuco, encontramos: o solo de massapé, a maior proximidade geográfica com Portugal e a utilização de mão-de-obra escrava africana.
b) Gilberto Freyre, ao mencionar “tendências mais ou menos aristocráticas” na sociedade canavieira, está se referendo à concentração fundiária, ao caráter excludente de uma sociedade pautada no escravismo e na imobilidade social.


(FUVEST adaptada) Leia o texto e responda as questões 6 e 7.
"De hoje em diante, os continentes americanos, pela condição livre e independente que assumem e mantêm, não devem estar sujeitos a futuras colonizações por nenhuma potência europeia."

Neste trecho da mensagem anual ao Congresso dos Estados Unidos, em 1823, o Presidente James Monroe estabeleceu princípios básicos da política externa norte-americana.

6. A que "futuras colonizações" se refere o Presidente Monroe?

Resposta da questão 6:
Às futuras colonizações europeias.

7. Qual a frase que resume a chamada "Doutrina Monroe"?

resposta da questão 7:
A frase que resume a doutrina é: "América para os americanos"
O seu pensamento consistia em três pontos: a não criação de novas colônias nas Américas; a não intervenção nos assuntos internos dos países americanos; a não intervenção dos Estados Unidos em conflitos relacionados aos países europeus como guerras entre estes países e suas colônias.


8. (FUVEST) A população que, em 1790, era de quase 4 milhões de habitantes passou para cerca de 31 milhões em 1860. Dez anos depois, alcançava os 40 milhões. Boa parte desse contingente era formado por estrangeiros: entre 1830 e 1860 entraram no país quase 5 milhões de imigrantes europeus.
José Robson de A. Arruda e Nelson Piletti
A História dos Estados Unidos da América, no que diz respeito à fase do expansionismo interno e à ocupação e ao povoamento do atual território norte-americano, teve como justificativa a Doutrina do Destino Manifesto, sobre a qual é INCORRETO afirmar que:
a) explicitava uma visão racista que agia como alimento moral para o desenvolvimento da nação.
b) seus objetivos nunca foram utilizados para legitimar invasões, intervenções ou conquistas territoriais em países do continente americano.
c) baseava-se em um sentimento de superioridade do imigrante europeu branco, diante dos índios e dos mexicanos.
d) contém elementos inspirados no Darwinismo Social, no qual as relações sociais destacam a sobrevivência dos mais capazes.
e) os norte-americanos tinham sido predestinados por Deus à conquista dos territórios situados entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Resposta da questão 8:[B]
Comentário da questão:
O México, que perdeu para os Estados Unidos cerca de 1/3 de seu território, em 1848, constitui o exemplo mais clamoroso de aplicação da doutrina do “Destino Manifesto” no continente americano.

9. (UFV) Leia os trechos de notícias de jornais publicados nos Estados Unidos no século XIX:

(1) (...) um espírito de interferência hostil [de outras nações] para conosco, com o objetivo confesso de deformar nossa política e prejudicar nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização de nosso Destino Manifesto, que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que ano após ano se multiplicam.
(Democratic Review)
(2) A universal nação ianque pode regenerar e libertar o povo do México em poucos anos; e cremos que é parte de nosso destino civilizar esse belo país e capacitar seus habitantes para apreciar algumas das numerosas vantagens e bênçãos de que dispõem.
(New York Herald)
(Citados por AQUINO, R.S.L. et al. "História das sociedades americanas". Rio de Janeiro: Livraria Eu e Você, 1981. p.140 e 141.)
Quanto à história do expansionismo norte-americano no século XIX, pode-se afirmar que:
a) na época, os Estados Unidos apossaram-se de várias áreas do território mexicano sem o pagamento de indenizações e, da mesma forma, apropriaram-se de colônias da França, da Inglaterra e da Rússia, orientados por seu "Destino Manifesto" .
b) as ações expansionistas dos Estados Unidos visavam empurrar suas fronteiras até o Oceano Pacífico e excluir a região sul do país porque nela predominava uma economia agrário-exportadora que impedia o avanço da industrialização.
c) o expansionismo norte-americano sobre as colônias espanholas contou com o apoio da Santa Aliança porque ela pretendia ver instauradas repúblicas, livres e democráticas, nas metrópoles europeias e em suas colônias.
d) por força de seu "Destino Manifesto", a descoberta do ouro nas colinas californianas estreitou as relações entre mexicanos e americanos evitando novos conflitos e disputas nas fronteiras, o que permitiu o acesso dos Estados Unidos ao Oceano Pacífico.
e) a imprensa dos Estados Unidos, na época, acreditava que eles tinham uma predestinação: a missão de civilizar povos inferiores do continente americano por causa de seu "Destino Manifesto", ou seja, o seu domínio representava a vontade de Deus.


Resposta da questão 9:[E]
Comentário da questão:
A doutrina do "Destino Manifesto" é uma filosofia que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos foi eleito por Deus para comandar o mundo, sendo o expansionismo geopolítico norte-americano apenas uma expressão desta vontade divina.


10. (FUVEST 2014) A ideia de ocupação do continente pelo povo americano teve também raízes populares, no senso comum e também em fundamentos religiosos. O sonho de estender o princípio da “união” até o Pacífico foi chamado de “Destino Manifesto”.

Nancy Priscilla S. Naro. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1986, p. 19.

A concepção de “Destino Manifesto”, cunhada nos Estados Unidos da década de 1840,

a) difundiu a ideia de que os norte-americanos eram um povo eleito e contribuiu para justificar o desbravamento de fronteiras e a expansão em direção ao Oeste.
b) tinha origem na doutrina judaica e enfatizava que os homens deviam temer a Deus e respeitar a todos os semelhantes, independentemente de sua etnia ou posição social.
c) baseava-se no princípio do multiculturalismo e impediu a propagação de projetos ou ideologias racistas no Sul e no Norte dos Estados Unidos.
d) derivou de princípios calvinistas e rejeitava a valorização do individualismo e do aventureirismo nas campanhas militares de conquista territorial, privilegiando as ações coordenadas pelo Estado.
e) defendia a necessidade de se preservar a natureza e impediu o prosseguimento das guerras contra indígenas, na conquista do Centro e do Oeste do território norte-americano.


Resposta da questão 10: [A]
Comentário da questão:
Os Estados Unidos, após sua Independência, em 1776, começaram a receber milhares de imigrantes de várias regiões da Europa. Para abrigar esses imigrantes, cresceu a necessidade de novas terras, a oeste, além dos Montes Apalaches.
                 Tal Marcha para o Oeste (Far West) necessitava de uma ideologia. Melhor ainda se fosse uma ideologia de base religiosa e de grande aceitação popular.
                 O Destino Manifesto (“Deus se manifestou e ainda deu um destino ao povo americano”) era o de conquistar todas as terras a Oeste, até o Pacífico, nem que para isso fosse preciso dizimar as tribos indígenas nativas. Nasceu um novo ditado popular, complementar ao Destino manifesto, reproduzido na frase que afirmava: “Índio bom é índio morto”. O ideal do "povo eleito" ou do "cowboy" desbravador, isto é, o "Destino Manifesto", cumpriu seu papel: conquistaram todas as terras até o Oceano Pacífico, descobriram ouro na Califórnia (1848) e cometeram o genocídio de quase todos os povos nativos e parte do povo mexicano para ficarem com suas terras, além da grande destruição da natureza, em nome do progresso.


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